portfólio digital- ´pdpa 2015.2

16
PORTFÓLIO DIGITAL Aluno: Jamerson Gustavo Laurentino Santos Email: [email protected]

Upload: jamerson-gustavo

Post on 06-Apr-2017

60 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

PORTFÓLIO DIGITAL

Aluno: Jamerson Gustavo Laurentino SantosEmail: [email protected]

Page 2: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

QUEM SOU EU?

Jamerson Gustavo Laurentino Santos é graduando em licenciatura em matemática na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.

Page 3: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

SOBRE A PROFESSORA

Maria Lúcia Serafim possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983) e mestrado em Ciências da sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). É professora efetiva da Universidade Estadual da Paraíba, departamento de educação, centro de Educação- CEDUC, líder do grupo de pesquisa Tecnológicas Educação mídias e Artes- GPTEMA. Tem experiência na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação e tecnologias digitais, TIC e processos educativos, Ead, Internet e formação de professores.

Doutoranda em epistemologia e História da Ciência pela UNTREF- Buenos Aires.

Page 4: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

SOBRE O PORTFÓLIO

Esse portfólio foi construído como critério de avaliação para a segunda nota da segunda unidade da componente curricular PDPA, ministrada pela professa Maria Lúcia Serafim.

Page 5: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

LIVRO BASE DA DISCIPLINA

A professora Lúcia Serafim escolheu como base para nossa componente curricular o livro “ A didática” de Carlos Libanêo. Em algumas aulas a professora pedia para lermos alguns fragmentos desse livro e debater sobre o mesmo na aula seguinte ou dependendo do assunto poderíamos recorrer ao livro como suporte para pesquisa de determinado assunto.

Page 6: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

LIVRO BASE DA DISCIPLINA

Page 7: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

SUJEITOS DA PRAXÍS PEDAGÓGICA

Na primeira unidade da componente curricular a professora escolheu alguns fragmentos de textos com determinados textos. A sala foi dividida em grupos e cada grupo ficou com um tema.

O meu grupo ficou com o tema “ Os sujeitos da praxís pedagógicas” e juntamente com as minhas colegas de grupo produzimos um vídeo falando sobre esse tema.

Page 8: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Ainda durante a primeira unidade foi mostrado a turma um quadro com várias tendências pedagógicas. A turma foi dividida em grupos e cada um escolheu uma tendência e debateu com toda a sala com a mediação da professora.

Page 9: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

QUADRO DE TENDÊNCIAS

Page 10: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

QUADRO DE TENDÊNCIAS

Page 11: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

O nosso grupo ficou responsável pela tendência Critico-social. Segue algumas partes de nossa pesquisa:

“A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos surge no final dos anos 70 e início dos 80. Difere das duas progressistas anteriores pela ênfase que dá aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social, bem como a ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade.”

Page 12: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Os métodos desta tendência buscam favorecer a coerência entre a teoria e a prática, ou seja, a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos.

A princípio o professor busca verificar o que o aluno já sabe, pois o conhecimento novo se apoia numa estrutura cognitiva já existente, ou verificar a estrutura que o aluno ainda não dispõe para que haja uma compreensão tanto do aluno como do professor e, através da disposição de ambos, possa se fazer aprendizagens significativas. A aprendizagem se dá quando o aluno ultrapassa sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora.

Fonte: https://sites.google.com/site/ged0611/critico_social_dos_conteúdos

Page 13: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO

No decorrer da segunda unidade a professora dividiu a sala em dois grupos grandes onde metade da sala falaria sobre avaliação, que por sinal foi o grupo que participei, e o outro grupo falaria sobre planejamento.

Para discutir sobre esse assunto eu escolhi o capitulo 2 do livro “ Avaliação de Aprendizagem- Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora” de Celso Vasconcelos .

Segue o site onde fiz minha pesquisa : http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2010/02/avaliacao-da-aprendizagem-praticas-de.html

Page 14: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

CINE FÓRUM

Como critério de avaliação para a segunda unidade e conclusão da componente curricular a professora Lúcia Serafim dividiu a sala em duplas e pediu que escolhêssemos um filme e o relacionasse com algum conteúdo discutido durante as aulas de PDPA.

Eu e minha parceira de trabalho escolhemos o filme “ O aluno” que conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir á escola

Page 15: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

CINE FÓRUM

Relacionamos o filme com a tendência tradicional, pois durante o filme a professora Jane Obinchu é hostilizada por ter aceito o idoso em sua sala de aula que inicialmente deveria conter apenas crianças de até 6 anos.

O filme pode ser encontrado em sites de filmes e está disponível no Youtube.

Segue o link do filme no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=YJhVuVaOx_E

Page 16: Portfólio digital- ´PDPA 2015.2

FOTOS DA TURMA