portfolio bárbara vetorazzo

8
PORT FO LIO BÁRBARA VETORAZZO Arquiteta e Urbanista

Upload: barbara-vetorazzo

Post on 26-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Bárbara Vetorazzo, Arquiteta e Urbanista.

TRANSCRIPT

Page 1: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PORTFOLIO

BÁRBARA VETORAZZOArquiteta e Urbanista

Page 2: Portfolio Bárbara Vetorazzo

RESUMO

Page 3: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PORTFOLIO

RESUMO

Bárbara VetorazzoArquiteta e Urbanista graduada em 2012 pela UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

nasc 21/02/[email protected](17) 9114-7587

ATIVIDADES

07/2012 a 09/2012 ARTA Ltda. Design Office - Escritório de Arquitetura, Urbanismo e Design de interiores, Łódź, PolôniaEstagiária em Arquitetura – Durante os dois meses do programa de estágio atuei nas áreas de: Design de Interiores, Urbanismo e Restaura-ção. Além de participação efetiva na elaboração dos projetos tive também participação na criação de modelos 3D e imagens renderizadas, além de desenhos técnicos.

05/2012 a 07/2012 Tango Arquitetura – Escritó-rio de Arquitetura e Design de interiores, São Paulo, BrasilEstagiária em Arquitetura – Durante o período de trabalho tive contato direto com clientes a fim de esclarecer dúvidas e prestar assistência, além do contato direto com fornecedores para realiza-ção de orçamentos e pedidos. Participando também ativamente da equipe enquanto desenhista e na elaboração de projetos.

04/2012 a 06/2011 "Programa UNESP para o desenvolvimento sustentável de São Luiz do Paraitinga" - grupo de extensão.Estagiária em Arquitetura - Realizando "Assessoria Técnica e Projetos” para a gestão do plano Diretor Participativo de São Luiz do Paraitinga. Gestão Emergencial. Execução de Projetos Urbanos (urbanismo, arquitetura e paisagismo) e Implantação de Programas Previstos no Período Emergencial e no Plano Diretor Participativo). Área de Atuação: Equipa-mentos Públicos

ATIVIDADES EXTRA-ACADÊMICAS

Comissão organizadora do XXXV ENEA - Encon-tro Nacional dos Estudantes de Arquitetura - Bauru (2010 a 2011)-Participação como membro efetivo do Escritó-rio Modelo de Arquitetura e Urbanismo, escritório54 ( 2009 a 2011)-Participação na construção voluntária de 100 casas organizada pela ONG "Um Teto para meu País" (julho 2010)-Diretora de cultura e eventos do CAFCa - Centro acadêmico Flavio de Carvalho (gestão 2009/2010)-Comissão organizadora da VI e VII Semana de Arquitetura e Urbanismo (2008 e 2009)

ATRIBUTOSAutoCad (Avançado) / SketchUp (Intermediário) / Kerkythea (Básico) / PhotoShop (Intermediário) / Illustrator (intermediárop) / Office (Avançado)

IDIOMASInglês - avançado

Page 4: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PROJETOSA INSERÇÃO DE SUPERFÍCIESVERDES À PARTIR DAS ESCALASDE INTIMIDADETrabalho Final de Graduação - 2012Orientação: Kelly C. MagalhãesCo Orientação: Adalberto Retto Jr.

OBJETIVO

Proponho a reflexão a partir da utilização das superfícies de sobra da propriedade privada, da calçada ao topo, a fim de que, a partir destas seja possível a inserção do verde na paisagem urbana. Para isso investigo técnicas como teto jardim, jardim vertical e Pocket Parks. Tendo em vista melhoras nos índices de micro climas locais comprovadas em projetos já executados, tenho como intenção dar uma alternativa ao processo de revegetação dos centros urbanos, de modo que sua estrutura morfoló-gica não seja modiificada, mas, tenha inserido em sua malha superfícies verdes criadas.

PRODUTO

A partir de processos gráfcos para a revelação do verde existente e do total construído por toda a Av. Paulista, pudemos gerar uma hipótese de primeiro passo para a criação de novas superfícies verdes que pudessem incrementar a paisagem, a partir dos dados retirados da própia área obtivemos o índice de verde por habitante, levando em conta o verde em toda a extensão da cidade pudemos chegar a uma média confortável de criação de superfícies, de forma que pouco a pouco a superfície permeável seja devolvida ao centro urbano, de maneira a revegetar a área e permitir que, de dentro para fora seja executada a mudança na paisagem.

IMAGEM PANFLETÁRIA DA HIPÓTE-SE, GERADA A PARTIR DE DADOS QUE PARTEM DA MACRO ESCALA DA CIDADE E CHEGAM A MICRO ESCALA, O MORADOR DA ÁREA.

CROQUIS IDEALIZADOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS ESCALAS PASSÍVEIS DE INTERVENÇÃO.

Page 5: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PROJETOS PROJETOSPARQUE PARALELOTrabalho Projetual Integrado - 2009Projeto em parceria com: Bruna Geromel; Caio Yashima; Felipe Van Ham; Isabela Braga; Nathan Blaschk; Raquel Bragagnolo.

OBJETIVO

A proposta era a de um projeto urbano paisagístico em uma grande área considerada um vazio urbano na cidade de Bauru. Nas proximidades do antigo pátio ferroviário da cidade, entre os viadutos Mauá e Antônio Eufrásio de Toledo, a área é um ponto estratégico da cidade, pois está no coração de Bauru, sendo um possível ponto de convergência entre os cidadãos da cidade. Atualmente, o abandono e o descaso margi-nalizam a região.

PRODUTO

O projeto Parque Paralelo propõe a revitalização deste espaço, criando um projeto possível de atender as mais variadas camadas sociais da cidade e suas necessida-des. Um espaço paralelo aos acontecimentos simplórios do dia a dia e a banalização dos sentidos humanos. Entrando no parque, os cidadãos poderão (re)ativar a sensações dos cinco sentidos e encontrar melhorias no seu cotidiano, devido as novas experimentações pessoais que certamente influenciarão nas relações sociais que ocorrem nos variados pontos da cidade e fora dela.

PERS

PEC

TIVA

S D

OS

EQU

IPA

MEN

TOS

PERSPECTIVA GERAL DO PROJETO

Page 6: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PROJETOS

PERSPECTIVA GERAL DO PROJETO

PROJETOSBIBLIOTECA PARA O CAMPUSTrabalho Projetual Integrado - 2011Projeto em parceria com: Ana Beatriz Giovanni; Marília Hildebrand e Nathalie Prado.

OBJETIVO

Foi proposto que fosse feito o projeto para a nova biblioteca da universida-de em uma área pré definida pelo plano diretor do campus. O campus de bauru conta com 19 cursos. A biblioteca tem em seus cadastros mais de 5900 usuários. Sua média mensal é de 8420 empréstimos para organi-zação do acervo trabalha uma equipe composta por 25 pessoas.

PRODUTO

O ponto de partida foram os fluxos diários, e os espaços já consolidados na área (bosque, xérox, bancos...), O programa foi montado a partir de uma conversa com funcionários e alunos. Depois dos estudos iniciais foi iniciado o desenho levando em conta os aspectos analisados. Chegando a um edifício de formas simples, linear e que cumpre com as necessidades locais, além de causar um impacto pequeno na paisagem.

PERSPECTIVA NOTURNA

PERSPECTIVA GERAL

Page 7: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PROJETOS PROJETOS“MINHA CASA”Teoria e Projeto - 2011

OBJETIVO

A proposta foi a de uma residência, resultado final de um processo criativo, envolvendo dinâmicas e objetos que demonstrassem nossa personalidade. Come-çamos o processo projetual com um poema, partimos para a criação de dois objetos: “o eu em frente ao espelho” e “minha casa”. Ambos os objetos expressavam de forma manual nossa relação pessoal com o entorno , família e amigos.

PRODUTO

A residência, composta por uma planta simples, com ambientes integrados e multifuncionais. Uma suíte, um escritório que é também quarto de vizitas, um banheiro social e duas áreas de lazer, uma mais social na área frontal e outra mais íntima aos fundos da residência. Conta também com um desnível que separa a área social da íntima no interior da residência, além de um jardim interno, permitindo maior incidência de luz.

PERS

PEC

TIVA

S SU

PERI

ORE

S PE

RSPE

CTI

VAS

INTE

RIO

RES

Page 8: Portfolio Bárbara Vetorazzo

PROJETOS

[email protected]