porque proteção é importante elastic interface192.185.58.203/site/eit_educational.pdf · de...

16
Porque proteção é importante www.elasticinterface.com TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CICLISTA ELASTIC INTERFACE ®

Upload: buituyen

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Porque proteção é importante

www.elasticinterface.com

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CICLISTAELASTIC INTERFACE®

Porque proteção é importante

www.elasticinterface.com

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CICLISTAELASTIC INTERFACE®

SPORT VS COMFORT

Porque proteção é importante

www.elasticinterface.com

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO CICLISTAELASTIC INTERFACE®

SPORT VS COMFORT

E.I. ELASTIC INTERFACEELASTIC INTERFACE® é a marca que apresentou ao mercado pela primeira vez o FORRO DE CICLISMO ELÁSTICO desenhado para o máximo de conforto no selim. A elasticidade permite que o forro acompanhe com perfeição e se adapte ao movimento do ciclista durante a pedalada. No mundo moderno do ciclismo, ELASTIC INTERFACE® representa o máximo da inovação e da pesquisa científica em prol do conforto.ELASTIC INTERFACE® é também a marca que apresentou pela primeira vez a ciência ao ciclismo por meio do desenho de forro, realizando pesquisas em conjunto com a Universidade de Pádua e testes em ciclistas amadores e profissionais em todo o mundo.Como resultado desta pesquisa, ELASTIC INTERFACE® tem os forros de ciclismo que respeitam os parâmetros antropométricos específicos e usam materiais exclusivos que são compatíveis com a pele.

®

1

PROTEJA-SE PARA PREVENIRE TER MELHOR DESEMPENHO

O PAPEL DO FORRO PARA CICLISTA

A GARANTIA DE EXCELÊNCIA E.I.

CONSELHOS DO ESPECIALISTA

SE VOCÊ NUNCA PAROU PARA PENSAR SOBRE COMO É IMPORTANTE SE PROTEGER QUANDO ESTÁ PEDALANDO, VEJA ABAIXO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

2

Dos três pontos de contato entre a bicicleta e o ciclista – MÃOS, PÉS E ÁREA PERINEAL-ÍSQUIA – a última é a que mais sofre de problemas associados com a compressão e o atrito sobre a anatomia da área. A área perineal é circundada pela sínfise púbica na frente, o cóccix por baixo e as tuberosidades ísquias em cada lado. É como se pensássemos em uma cavidade que contém os órgãos genitais externos.Dois ossos são detectáveis abaixo do músculo glúteo, exatamente as tuberosidades ísquias.

ESSES PROBLEMAS PODEM AFETAR OS NERVOS E A CIRCULAÇÃO.Os problemas de nervos podem surgir durante o ato de pedalar, pois quando a coxa faz o movimento para trás, o nervo pudendo é estirado e, se não for adequadamente protegido, pode causar formigamento dos membros inferiores e dos genitais.Os problemas circulatórios podem surgir porque o peso do corpo movendo-se sobre o selim pode causar insuficiência arterial. Isto impede o fluxo de sangue e, por conseguinte, de oxigênio por toda a área perineal e os genitais, levando à disfunção e inflamação.No entanto, nós vimos como a compressão nervosa e o fenômeno de redução do fluxo sanguíneo dependem da posição do ciclista, tipo de selim e do forro utilizado pelo ciclista. Por exemplo, uma posição ereta reduz o fluxo de sangue mais do que uma posição alongada. Assim, modificar o formato do selim (por exemplo, perfurado no meio) e usar um forro de ciclismo especial ajudam a manter um fluxo sanguíneo adequado para os genitais enquanto se pedala.

PROTEJA-SE PARA PREVENIR, PROTEJA-SE PARA TER MELHOR

DESEMPENHO

ASSIM, QUAL É O PROBLEMA QUE OS CICLISTAS ENFRENTAM NA ÁREA PERINEAL?

3

AS POSIÇÕES NO SELIM E OS PONTOS DE PRESSÃOÉ de conhecimento de todos que a posição sentada causa pressão significativa sobre as áreas de glúteos, ísquios e períneo. O que não se sabe tanto é que há outros fatores que podem ajudar a modificar os pontos de pressão. Esses fatores incluem a posição do selim, do tipo de bicicleta (ciclismo, mountain bike, urbana) e do sexo do atleta.

PROTEJA-SE PARA PREVENIR PROBLEMAS, PROTEJA-SE PARA TER MELHOR

DESEMPENHO

4

PROTEJA-SE PARA PREVENIR, PROTEJA-SE PARA TER MELHOR

DESEMPENHO

Os dados obtidos em nossos laboratórios confirmam que mesmo as pequenas modificações na posição do

selim traduzem-se em melhor simetria ao pedalar, melhorando a produtividade do ciclismo e reduzindo o consumo de oxigênio com um uso constante de watts. A análise cinemática mostrou como a posição do selim influencia os movimentos da pelve do atleta, a rotação de ombro e o balançar do tronco e dos braços; esses movimentos reduzem a eficiência das ações dos atletas e assim aumentam

o consumo de oxigênio na mesma velocidade. Usando o mesmo selim, mostrou-se como um forro de

ciclismo adequado para as áreas mais anatomicamente susceptíveis à pressão e ao atrito incentivam a postura no selim, permitindo melhor desempenho.A vantagem potencial do selim de alto desempenho é que reduz ou elimina o risco quando há suporte entre o selim e o corpo capaz de garantir uma redução adequada da pressão nas áreas susceptíveis às lesões mecânicas na região perineal.

5

• ELASTICIDADE MULTI-DIRECIONALDeve ter elasticidade que se adapta ao tecido da bermuda e ao movimento do ciclista.

PARA QUE UM FORRO DE CICLISMO TENHA BOM DESEMPENHO DEVE ATENDER OS SEGUINTES REQUISITOS:

Ao escolher um forro de ciclismo, é importante que não se julgue a partir da sensação imediata ou quando se está em pé; o ciclista deve se sentar no selim da bicicleta e simular uma posição de corrida e verificar se os pontos sujeitos à maior pressão (áreas do períneo e dos ísquios) estão protegidos, tocando-os com os dedos.

• DESENHO ANATÔMICOO design deve permitir que a anatomia do forro se adapte à anatomia do ciclista e garanta proteção máxima durante o movimento.

• ESTRUTURAS VARIADAS Diferentes formatos para ciclistas homens (fig. 2) e mulheres (fig. 1) em função das diferentes conformações de sua região perineal e área genito-urinária.

• POSICIONAMENTO CORRETOAs diferentes densidades e espessuras necessárias para posicionar corretamente o corpo de acordo com parâmetros antropométricos exatos.

• DENSIDADE VARIADADeve conter diferentes densidades para oferecer diferentes níveis de proteção e apoio a diferentes áreas do corpo.

FIG. 1 FIG. 2

6

São os tecidos, as espumas do forro e o know-how do líder do setor que fazem a diferença na engenharia dos forros de ciclismo regulares e de alto desempenho.

• UM BOM TECIDO para forro de ciclismo deve ser suave para reduzir o atrito, quando entra em contato com a pele, e ter o grau certo de elasticidade para se adaptar de forma perfeita ao movimento durante cada pedalada. Deve permitir que a pele respire, o que evita a vermelhidão e as pequenas rachaduras causados pelo calor excessivo. A pele pode facilmente se romper quando fica muito molhada com suor.Esta é a razão pela qual a capacidade de transportar o suor para fora, conhecida como hidrofilidade, é outra característica muito importante dos tecidos. Se o suor passa através da superfície de contato, a pele seca mais rapidamente e se lacera menos. A manutenção das cores durante a lavagem e a eliminação do suor são garantias de prevenção de irritação da pele e de alergias.

•AS ESPUMAS (acolchoamentos) têm papel fundamental na eficácia dos forros de ciclismo de alto desempenho: elas oferecem amortecimento adequado e proteção contra batidas e vibrações. Se forem efetivas deverão:• Ter uma densidade adequada e capacidade de suportar peso, oferecendo um bom acolchoamento;• Uma boa memória elástica para que o forro não se deforme com o desgaste; • Boa respirabilidade para reter menos suor;• Boa maciez para melhor adaptação à anatomia do ciclista

Essas características podem ser encontradas apenas em espumas de ELEVADA QUALIDADE, e não são normalmente usadas nas roupas de nível inferior. AS ESPUMAS ECONÔMICAS normalmente perdem sua efetividade após alguns poucos usos. • A FABRICAÇÃO também tem papel fundamental na confiabilidade dos forros de ciclismo. O uso de maquinário certo e pessoal altamente qualificado é indispensável para garantir que os componentes internos do forro de ciclismo não se separem. Esta é a razão pela qual recomendamos produtos de marcas com experiência comprovada nesta área específica.

O PAPEL DO FORRO DE CICLISMO:

OS TECIDOS, AS ESPUMAS E A FABRICAÇÃO QUE FAZEM A DIFERENÇA.

7

• GEL HIGH-TECH

• ESPUMA DE POLIURETANO DE ALTO DESEMPENHO

• MICROFIBRA EIT COMPATÍVEL COM A PELE

8

POR QUE PEDIR PRODUTOS COM ELASTIC INTERFACE ®:A atenção aos detalhes e a pesquisa usada no desenho garante que as espumas com densidades variadas estejam corretamente posicionadas nos pontos sujeitos à maior pressão no selim, o que ajuda a prevenir possíveis disfunções do sistema urogenital.A plataforma de tecidos ELASTIC INTERFACE® foi especificamente criada para ser usada na produção de forros de ciclismo, ou seja, não é uma variação de outros usos. Os tecidos são exclusivamente fabricados para forros de ciclismo feitos da melhor microfibra de poliamida para garantir máxima tolerabilidade e suavidade em contato com a pele, sem aquecê-la. Sua estrutura exclusiva confere melhor respirabilidade e permite que a superfície de contato com a pele fique rapidamente seca. A tecnologia exclusiva de pigmentos, chamada Ultrafast, garante manutenção da cor mesmo na presença do suor, que é um fator extremamente agressivo, mesmo para os tecidos mais resistentes. Quanto mais a cor for mantida, menor a transferência para a pele, reduzindo de forma significativa o risco de irritações.As espumas usadas nos forros de ciclismo ELASTIC INTERFACE® são de alta densidade e têm capacidade de peso que garante máxima proteção e respirabilidade. Mesmo que tenham a mesma capacidade de suporte de peso, as espumas de menor densidade podem perder sua capacidade de acolchoamento após apenas alguns poucos usos.Esta é a razão pela qual a Elastic Interface® seleciona apenas espumas de alta densidade e que custam mais caras.

PROPRIEDADES BACTERIOSTÁTICAS:Este sempre foi um fator muito importante para a ELASTIC INTERFACE ®: ser bacteriostático não é o mesmo que ser antibacteriano.Um tratamento antibacteriano tende a eliminar todas as bactérias, inclusive aquelas que normalmente vivem na pele. Mas essas bactérias da pele são essenciais para se lutar contra o desenvolvimento de colônias de bactérias externas e potencialmente patogênicas. O tratamento bacteriostático age inibindo o crescimento ou a reprodução de bactérias ao mesmo tempo em que preserva a flora bacteriana normal da pele. Além de terem certo grau de toxicidade, as substâncias antibacterianas podem também levar à criação de cepas resistentes de bactérias.

GARANTIA DE EXCELÊNCIA:Todos os materiais usados nos forros de ciclismo ELASTIC INTERFACE® são certificados pela OEKO-TEX®. Isto quer dizer que foram testados e aprovados e atendem aos critérios de não-toxicidade de acordo com o padrão Oeko-Tex 100.Todos os tecidos EIT são certificados pelo BLUESIGN® que oferece garantia adicional de segurança e de respeito ao meio ambiente.

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES, VISITE OS SITES:www.oekotex.com e www.bluesign.com

GARANTIA DE EXCELÊNCIAELASTIC INTERFACE®

9

A MARCA ESCOLHIDA PELAS PRINCIPAIS MARCAS DE ROUPAS DE CICLISMO.

Visite o nosso sitewww.elasticinterface.comna seção TOP BRAND

®

10

O ciclismo é sem dúvida um esporte muito saudável e oferece uma série de benefícios já conhecidos para as áreas muscular, cardiovascular, metabólica e respiratória do corpo. No entanto, se praticado de forma intensa, pode causar uma série de problemas que precisam ser estudados com atenção e tratados com cuidado. Uma das questões é a POSIÇÃO NO SELIM: ela precisa ser cuidadosamente calculada com base nas medidas antropométricas dos atletas usando testes biomecânicos e não apenas cálculos não científicos. A posição incorreta no selim pode causar dor articular e na coluna e pode levar a um declínio do desempenho esportivo.Independente do tipo de selim que escolheu, é sempre importante usar um forro de ciclismo de alta qualidade. Nosso corpo usa este forro para se “comunicar” com o selim. Um forro inadequado ou de baixa qualidade afeta de forma significativa o nível de conforto durante o pedal, o que afeta o nível de desempenho, como já amplamente comprovado. Os pontos mais importantes são: um forro de ciclismo que ofereça excelente proteção, adequado para o tipo de bicicleta que você usa (ciclismo, mountain bike ou urbana), o tipo de ciclista (homem ou mulher), e também para as distâncias que o ciclista vai rodar. É essencial que os tecidos desses forros não contenham substâncias potencialmente tóxicas PORQUE poderiam passar do tecido para a PELE.

CONSELHOS DO ESPECIALISTA

ELASTIC INTERFACEPESQUISA E INOVAÇÃO A SERVIÇO DO MELHOR

DR. ANTONIO PAOLI

Departamento de Anatomia e Fisiologia,

Faculdade de Medicina da Universidade de

Pádua, Consultor Científico da EIT

®

11

Para reduzir a proliferação de bactérias a um mínimo, o forro deve conter um microclima adequado (que facilita a respiração) ou usar tratamentos bacteriostáticos em vez de antibacterianos para que as cepas de bactérias que são naturalmente encontradas nesta área possam oferecer sua função natural de proteção.

CUIDADO COM OS FORROS SUBLIMADOS!Forros sublimados são aqueles com desenhos e cores que foram transferidos de uma folha de papel para o tecido por meio de um processo chamado sublimação, que é em geral usado para a confecção de camisas de ciclismo. O contato pele-forro possui características muito diferentes em termos de microclima (umidade-temperatura) e forças mecânicas (pressão-atrito) comparada com as costas ou o peito do atleta, por exemplo. Assim, é especialmente importante garantir que a pele não absorva qualquer colorante potencialmente tóxico. Em partes mais íntimas e com menor proteção (membranas mucosas anal e vaginal), o suor e o atrito podem causar a liberação das cores e absorvê-las, o que poderia levar a reações alérgicas e/ou hipersensibilidade. Até onde eu sei, os colorantes e os métodos usados em processos de sublimação não têm qualquer certificado de garantia que comprova sua não-toxicidade. Assim, até que eu tenha dados científicos sólidos, meu conselho é que se escolha protetores feitos de tecidos que foram tingidos na fonte pelo fabricante dos tecidos e que tenham os certificados Oeko-Tex e Bluesign, pois são mais seguros para sua saúde.

CREMES PARA ALÍVIO DA PELEUm forro criado de acordo com os mais avançados CRITÉRIOS CIENTÍFICOS DE PESQUISA talvez SEJA SUFICIENTE para reduzir a compressão e para ajudar a manter as partes relevantes sempre secas. Mas ainda pode haver algum fator irritante que cause vermelhidão, assaduras e pequenas lacerações – nesses casos, são usados os cremes para alívio da pele. Foram criados para reduzir o atrito entre a pele e o forro e contra processos inflamatórios causados pelo atrito. Devem ser aplicados uniformemente sobre a pele na área do períneo antes de cada saída para o pedal. Esses cremes devem ser feitos de ingredientes compatíveis com os tecidos e a espuma do forro para que não os danifiquem.

Rev.0 Educational portoghese - 20 Dicembre 2010 12

www.elasticinterface.comCytech S.r.l.Via Roma, 10631020 San Vendemiano (TV)ItaliaTel. +39 043 840 32 61Fax +39 043 840 17 18

[email protected]

®

ww

w.jo

nnym

ole.

com