por que estudar as revoluções

21
ESCOLA MAF 9º ANO Por que estudar as Revoluções?

Upload: talita-terciotti

Post on 05-Jul-2015

194 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Relações entre os problemas sociais de hoje com os de momentos importantes da história nos quais as revoluções foram feitas.

TRANSCRIPT

Page 1: Por que estudar as revoluções

E S C O L A M A F – 9 º A N O

Por que estudar as Revoluções?

Page 2: Por que estudar as revoluções

Pra começar

Estudar uma revolução que ocorreu na França ou na Inglaterra pode parecer sem sentido...

Mas primeiro, vamos pensar: O que significa o termo “Revolução”?

Ato ou efeito de revolver ou de revolucionar-se; sublevação; insurreição política; pode significar transformação ou mudança radical.

Ou seja, não importa em que lugar do mundo, uma revolução tem o objetivo de mudar algo ou alguma situação radicalmente.

Page 3: Por que estudar as revoluções

Então, se estudar porquê a população de outro país se revoltou, vamos pensar no Brasil, atualmente.

Page 4: Por que estudar as revoluções

Existe algo, em nossasociedade, que te incomoda?

Existem pessoas comprivilégios? Você acha issojusto?

Page 5: Por que estudar as revoluções

O que você acha dadesigualdade social existenteno Brasil? Você já parou prapensar nisso?

Page 6: Por que estudar as revoluções

Dados da desigualdade

Mesmo sendo uma nação de dimensões continentais eriquíssima em recursos naturais, o Brasil desponta umatriste contradição, de estar sempre entre os dez países domundo com o PIB mais alto e, por outro lado, estarsempre entre os 10 países com maiores índices dedisparidade social.

Em um relatório da ONU (Organização das NaçõesUnidas), que foi divulgado em julho de 2010, o Brasilaparece com o terceiro pior índice de desigualdade nomundo e, em se tratando da diferença e distanciamentoentre ricos e pobres, fica atrás no ranking apenas depaíses muito menores e menos ricos, comoHaiti, Madagascar, Camarões, Tailândia e África do Sul.

Page 7: Por que estudar as revoluções

Dados da desigualdade

A ONU mostra ainda, nesse estudo, como principaiscausas de tanta desproporcionalidade social:

a falta de acesso à educação de qualidade,

uma política fiscal injusta,

baixos salários e dificuldade da população emdesfrutar de serviços básicos oferecidos pelo Estado,como saúde, transporte público e saneamentobásico.

Page 8: Por que estudar as revoluções

Dados da desigualdade

Page 9: Por que estudar as revoluções

Privilégios

Procuradores, promotores de Justiça e servidores doMinistério Público, em Mato Grosso, vão recebermais de R$ 3 milhões só de auxílio-alimentação em2014. Além do auxílio-alimentação, os membros doMPE também contam com outros privilégiossalariais: transporte, moradia, ajudas de custoquando mudar de cidade, na aquisição de livros e demateriais didáticos

Fonte: http://paginadoenock.com.br/curtindo-a-vida-adoidado-procuradores-promotores-de-justica-e-servidores-do-ministerio-publico-em-mato-grosso-vao-receber-mais-de-r-3-milhoes-so-de-auxilio-alimentacao-em-2014-alem-do-auxilio-a/

Page 10: Por que estudar as revoluções

Privilégios

Caso no MT: Além dos salários, membros do MP ainda recebem 6 benefícios

Page 11: Por que estudar as revoluções

Privilégios

PERGUNTA:

Porque os políticos tem tantos privilégios, ganham tanto e fazem tão pouco e os professores e médicos que trabalham pela rede pública recebem tão mal? Que proposta vocês tem para reverter esta questão.

Jeane Graziella

Curitiba - PR

Fonte: http://conversacombrasileiros.com.br/pergunta/porque-os-politicos-tem-tantos-privilegios-ganham-

tanto-e-fazem-tao-pouco-e-os-professores-e-medicos-que-trabalham-pela-rede-publica-recebem-tao-mal-que-proposta-voces-tem-para-reverter-esta-questao/

Page 12: Por que estudar as revoluções

RESPOSTA: Concordo que médicos e professores têm que ser bem

remunerados, pois são responsáveis pelas duas áreas maisimportantes para a sociedade e têm funções fundamentais nodesenvolvimento do país. O Estado tem que garantir saúde eeducação de qualidade à população. Este é um dos compromissosdo PSDB. Quanto aos salários dos políticos, os valores sãofixados de acordo com os salários dos ministros doSupremo Tribunal Federal, que ganham o teto dofuncionalismo público. Os parlamentares não têmprivilégios, eles têm prerrogativas e benefícios, para quepossam exercer seus mandatos com independência. Nãopodemos esquecer que os mandatos são obtidos nas urnase que a população elege seus representantes de forma livree democrática.

ANDREIA ZITO DEPUTADO FEDERAL - RJ

Page 13: Por que estudar as revoluções

Conrado – Deputada Andreia, tenho que discordar poisos parlamentares possuem privilégios sim. Qualquercoisa serve para comprovar seus gastos, os valores àdisposição para gastos com o gabinete são exorbitantes.Concordo que todos merecem um salário, porém éinjusto, por exemplo, um vereador de uma cidade commenos de 10.000 habitantes receber um salário superiora R$5.000,00 para ir “trabalhar”uma noite (cerca de 3horas) por semana. Para fazer jus ao salário, todos ospolíticos deveriam trabalhar em função do cargo, nomínimo 44 horas semanais, como todo trabalhador, eestar presentes em 100% das sessões, ou, perderiam odireito ao salário do mês em que não compareceu ãsessão.

Page 14: Por que estudar as revoluções

Fabricio – Deputada porque o povo em geral quetrabalha 30 dias por mês com uma carga horária de8 (oito horas semanas) só ganha 670 reais em quantoum deputado recebe até 16.000 mil ? porque o povobrasileiro proletariado não tem direito a residência,alimentação, transporte e saúde grátis assim comovocês, não tem ajuda de custo com passagens paraviagem nem a auxilio a gabinetes como vocês tem??por que vocês não trabalham o ano inteiro inclusiveaos sábados a domingo ????

Page 15: Por que estudar as revoluções

Isso, de alguma forma, teincomoda?

Você já pensou em fazer algosobre isso?

Page 16: Por que estudar as revoluções

Revoluções

Não temos a resposta certa sobre o que fazer. Nãosabemos o que exatamente vai resolver a situação.

Mas o importante é fazer algo!

Podemos nos manifestar, pensar e analisar em quemvamos votar, podemos até nos rebelar.

Você lembra do termo “revolução”?

Você gostaria que acontecesse uma revolução noBrasil? Que tudo mudasse?

As coisas podem mudar, depende de você!

Page 17: Por que estudar as revoluções

Revoluções

Muitas sociedades no passado tinham situaçõesassim como as do Brasil: desiguais, cheias deproblemas e privilégios para pequenos grupos.

Durante anos, décadas e até séculos elas foramexploradas. Mas em algum momento, um gruporesolveu mostrar que estava insatisfeito.

Aí aconteceram rebeliões e revoluções, que mudaramde alguma forma a ordem existente.

Essas Revoluções influenciaram umas às outras.

Page 18: Por que estudar as revoluções

Revoluções

As Revoluções Inglesas influenciaram aIndependência Americana, que influenciou aRevolução Francesa, que por sua vez influenciou aInconfidência Mineira.

Foram os mesmos ideais e o desejo de mudança quefizeram as pessoas agirem!

E como você sabe que isso aconteceu? EstudandoHistória.

Sem a História toda a humanidade desconhece seusêxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometerum mesmo equívoco novamente.

Page 19: Por que estudar as revoluções

Revoluções

Mais importante do que saber datas, é conseguirrelacionar os fatos e perceber que as transformaçõesde uma sociedade não são naturais ouespontâneas, mas determinadas por uma série defatores anteriores.

Esse raciocínio capaz de entender o que existe portrás dos fatos, forma também um cidadão melhor.

"Não é possível conciliar cidadania com ausência deconhecimentos históricos, noções de tempo-espaço, noções de fenômenos processuais (a históriacomo processo humano, social, cultural e político)“.

Page 20: Por que estudar as revoluções

Revoluções

Ao estudar uma “Revolução” você tem aoportunidade de analisar o que foi feito para mudaruma situação anterior e colocar em prática o que forinteressante para a mudar a sua própria realidade.

Então, uma Revolução histórica, por mais que estejadistante no tempo e no espaço, pode trazer respostaspara a vida da sua comunidade e do seu país.

Page 21: Por que estudar as revoluções

Revoluções

Vamos estudar a Revolução Francesa agora, arevolução que podemos dizer ser a mais importanteque já ocorreu no mundo Ocidental. Ela foi tãoimpactante que marcou a passagem da IdadeModerna para a Idade Contemporânea.

http://www.youtube.com/watch?v=Gcub1hOFIcg