por dentro · da escola família de pacotuba, em cachoeiro de itapemirim, no momento de recebimento...

8
Por dentro Ano 1 - Número 9 - 10 de Junho de 2013 do Incaper no dia dos namorados Por dentro da Tecnologia da Informação Servidores do Polo de Tangerina inovam no Concurso Ponkan de Qualidade Páginas 3 e 4 Página 7 Pág.6 Estão abertas as inscrições do prêmio Inoves Página 8 Gripe: saiba como se prevenir Pág.5 Pré-Lançamento das novas variedades de café Pág. 2 e 3

Upload: others

Post on 26-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro Ano 1 - Número 9 - 10 de Junho de 2013 do

Incaper no dia dos namorados

Por dentro da Tecnologia da Informação

Servidores do Polo de Tangerina inovam no Concurso Ponkan de Qualidade Páginas 3 e 4

Página 7

Pág.6

Estão abertas as inscrições do prêmio Inoves

Página 8

Gripe: saiba como se prevenir Pág.5

Pré-Lançamento das novas variedades de café Pág. 2 e 3

Page 2: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 2013

O trabalho do Incaper por toda parte

2

Pré-lançamento das novas variedades clonais de café conilon para técnicos do Incaper

Considerada a primeira socializa-ção técnica das três novas variedades clonais de café conilon, os pré-lança-mentos reuniram cerca de 100 servi-dores de todos os Centros Regionais do Incaper nos dias 04 e 07 de junho, na Fazenda de Bananal do Norte e de Marilândia, respectivamente. O objetivo da atividade foi apresentar, em primeira mão, as tecnologias, seu desenvolvimento, características e vantagens, visando à capacitação Pré-Lançamento na Fazenda de Bananal do Norte, em Pacotuba.

Sementes do Conhecimento nas EFA’s de Castelo e Pacotuba

“A leitura tem o poder de nos renovar a cada dia, enchendo-nos de razão e sabedoria, adoçando-nos com o sabor da informação e com os prazeres da vida”. Essas foram as palavras dos estudantes da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de junho, quando tam-bém houve a entrega na Escola Família Agrícola de Castelo.

Um diferencial da entrega do kit em Pacotuba foi a presença de diversos autores de livros do In- Autores e leitores semeando conhecimento.

caper, pesquisadores e extensio-nistas, no momento da entrega dos kits: autores e leitores seme-ando conhecimento.

Incaper por toda parte

Page 3: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 2013 3

Arranjos de frutas embelezam e colorem o ambiente.

dos técnicos para recomendá-las aos produtores.

Conilon de qualidade, com pro-dutividade, agregando evolução e sustentabilidade. Essas foram as pa-lavras mais citadas pelo pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, durante os pré-lançamentos. “Esta-mos há 20 anos com foco no melho-ramento genético do café e, quando desenvolvemos essas variedades, buscamos vantagens para o produ-tor, indústria e o consumidor, em

relação às variedades já lançadas”, destacou Romário.

De acordo com o chefe do ELDR de Cachoeiro de Itapemirim, Paulo Shalders, os resultados da capacita-ção foram positivos. “As orientações sobre as novas variedades são impor-tantes porque nivelam as informa-ções para todos os técnicos da região. Elas terão uma aceitação muito posi-tiva por parte dos produtores e isso fortalece a credibilidade do Incaper”, comemorou Paulo.

O Incaper já lançou seis variedades de café conilon em mais de 20 anos de pesquisa: Emcapa 8111, Emcapa 8121, Emcapa 8131, Emcapa 8141-Robustão Capixaba, Emcaper 8151-Robusta Tropical e Vitó-ria Incaper 8142. Em 2013, se-rão lançadas mais três novas variedades.

Você sabia?

Servidores do Polo de Tangerina inovam no Concurso Ponkan de Qualidade

Os servidores do Incaper con-tribuem para a organização e rea-lização de diversos concursos nos municípios do Espírito Santo. Essa ação, que incentiva o agri-cultor familiar, foi bastante ino-vada pelos servidores da região de abrangrância do Polo da Tan-gerina, com destaque para o mu-nicípio de Conceição do Castelo, sede do evento. Com o objetivo de aprender com as experiências dos colegas, o Por Dentro do In-caper decidiu saber com mais de-talhes como foi organizado este concurso e as inovações trazidas por ele. Confira:

O motivo do concursoO Concurso da Ponkan de

Qualidade foi feito para melhorar a qualidade da Ponkan produzida na região das Montanhas Capixa-bas e facilitar a aproximação dos citricultores com potenciais con-sumidores.

A melhor ocasiãoO Concurso foi realizado

durante a 47ª Festa da Fruta de Conceição do Castelo, entre os

dias 24 e 26 de maio, na comu-nidade de Santa Luzia, atividade tradicional na região. Como o concurso já era uma ação que se-ria desenvolvida pelo Incaper no município, decidiu-se incorpo-rá-lo à Festa a pedido da comu-nidade, que solicitou ao Incaper um diferencial na atividade deste ano. Aproveitou-se a oportunida-de para realizar um concurso de cunho estadual, envolvendo todo o Polo de Tangerina.

OrnamentaçãoO ambiente de realização do

concurso foi muito bem orna-

mentado. Uma diversidade de frutas foi exposta, de maneira criativa, por todo o espaço. A Festa da Fruta, tradicionalmente, realiza o Concurso de Arranjos de Frutas Diversas, trazidos pe-las famílias da comunidade. Por-tanto, o ambiente ficou bastante atrativo e a organização envolveu os próprios membros da comuni-dade.

ParticipantesParticiparam do Concurso da

Ponkan 44 produtores de 8 mu-nicípios do Polo de Tangerina: Afonso Cláudio; Alfredo Chaves;

Page 4: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 2013

Castelo; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Marechal Floriano; Muniz Freire; Venda Nova do Imigrante.

RegulamentoConforme o regulamento do

concurso, as amostras de tange-rina, compostas por três frutas, foram retiradas do pomar pelo próprio produtor. Elas foram em-baladas e identificadas com os dados da ficha de inscrição. Os critérios de avaliação foram me-dição do diâmetro; peso e doçura das frutas (açúcares totais).

Análise “ao vivo” das amostras

Um dos diferenciais do con-curso foi a análise “ao vivo” das amostras. Os técnicos do labora-tório de pós-colheita do Incaper, do Centro Serrano, analisaram as amostras das frutas na frente dos agricultores que se inscreveram no concurso, o que gerou trans-parência e credibilidade. Muitas vezes, os agricultores têm “cisma” de que o concurso pode não ser confiável, sendo o resultado já pré-estabelecido. Esse formato mostrou às claras como ocorreu a análise das amostras, gerando confiança nos participantes. Essa maneira também proporcionou uma concorrência saudável, pois os produtores prestavam muita atenção nos resultados de cada uma das amostras.

PremiaçãoA premiação do concurso tam-

bém teve um diferencial. Foram recebidas 200, 150 e 100 mudas de tangerina ‘Ponkan’, respectiva-mente, para o 1º, 2º e 3º lugar. Foi um incentivo ao produtor para investir na própria atividade.

Equipe de trabalhoParticiparam da organização

do concurso os servidores do Incaper de Conceição do Caste-lo: Adilar Viana, André Ferreira Santos, Tarcísio Feleti de Castro, Marly Amorim Endlich e Valquí-ria Menário Costa Falcão; o co-ordenador do Polo de Tangerina,

Sebastião Antonio Gomes; e os técnicos de laboratório do Centro Serrano: José Carlos Guarnier, Sirlene Machado, André Bellon, Tamiris Falcão Freire e Hanny Heni Slany Pereira; e os pesquisa-dores Hélcio Costa e José Mauro de Souza Balbino.

Técnicos de laboratório analisando as amostras.

4

Incaper por toda a parte

Frutas identificadas ficam expostas.

Trabalho e dedicação da equipe organizadora do concurso promoveram uma excelente atividade.

Page 5: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 2013 5

Gripe: saiba como se prevenir

O inverno está se aproximando e é muito comum, nessa época do ano, aumentarem as doenças que acometem o sistema respiratório. Para prevenir essas doenças, o Por Dentro do Incaper irá fazer uma série de matérias com dicas de saúde. A primeira a ser abordada será a gripe. Também chamada de influenza, é uma infecção viral que causa a inflamação do reves-timento do nariz e das vias aéreas.

Formas de transmissão: Sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Principais Sinais e Sintomas: A infecção viral produz febre, co-riza, tosse, cefaleia e sensação de mal-estar generalizado. Os sinais e sintomas aparecem entre 24 e 48 horas após a infecção e podem iniciar abruptamente. Calafrios ou sensação de frio podem sinalizar a chegada de uma gripe. A febre é comum durante os primeiros dias e a temperatura pode atingir até 40 °C. Os sintomas respiratórios podem ser relativamente leves no início: dor de garganta irritativa, sensação de queimação no peito, tosse seca e coriza.

Tratamento: O alívio dos sin-tomas é o foco do tratamento, porque a cura é quase sempre espontânea. As principais reco-mendações são repouso, hidra-tação com ingestão de grandes quantidades de líquidos e evitar esforços. Isso deve ser feito desde o momento em que os sintomas aparecem até dois dias depois que a febre desaparece.

Qualidade de vida

A principal medida preven-tiva contra o vírus da gripe é a vacinação. As pessoas mais vul-neráveis às complicações, como os idosos, profissionais da área da saúde e pessoas com doenças crônicas devem ser imunizados todos os anos. Para esse segmen-to, a vacina é gratuita nos postos de saúde. Porém, é possível se prevenir adotando medidas sim-ples, como:

- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das re-feições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espir-rar ou usar o banheiro. A outra opção é o uso de álcool em gel para limpeza das mãos.

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com super-fícies.

- Proteger com lenços, prefe-rencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir e espirrar, para evitar disseminação de aerossóis.

Prevenir é melhor que remediar

Dieta equilibrada rica em vitaminas C e E, com frutas e legumes e verduras, estimula o sistema imunológico

Vitamina C: encontra-se na maioria das frutas cítricas, como laranja, tangerina, aba-caxi, acerola e maracujá.

Vitamina E: pode ser encon-

Como usar os alimentos para se proteger da Gripe

- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas susce-tíveis; aglomerações e ambientes fechados.

- Manter os ambientes venti-lados.

- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimen-tação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

- Não compartilhar alimen-tos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A auto-me-dicação pode ser prejudicial à saúde.

- Em caso de gripe, procu-re orientação médica, ou uma unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados.

Fonte de consulta: Portal da Saúde, Unimed

trada nas castanhas, no leite e na manteiga.

Cereais que mantém o in-testino funcionando e aposte nos chás e no alho que é um antibiótico natural.

Beber muita água no inver-no, que é uma época seca, também ajuda a não acumu-lar secreção e expectorar me-lhor.

Fonte de consulta: A Gazeta, 02/06/2013

Page 6: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 20136

Qualidade de vida

Incaper no Dia dos Namorados

O dia dos namorados está che-gando. E o Por Dentro do Incaper presta uma homenagem a alguns dos casais que estão presentes no nosso dia a dia.

Lucinéia e Jonas

Juliana e Fernando

Hideko e Leandro

Eugênia e Paulo

Adelaide e Aureliano Dirley e

Lúcio

Liliam e Romário

Janaína e Renato

Luciana e Leonardo

Marta e José Sérgio

Luzia e Paulo

Rita e João

Marletee Sante

Merielen e Rodrigo

Maria Luiza e Fernando

Maria Elena e Valdir

Izabel e Denildo

Maria Amélia e Aymbiré

?

Page 7: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 2013 7

Por dentro da Tecnologia da Informação

Por dentro dos setores

Equipe da Sede: Salim, Vitor, Eric, Fabricio, Rodrigo e Iran (da esquerda para direita). Ao lado: Alison, Roberto e Jair (de cima para baixo).

Como funciona a Tecnologia da Informação no Incaper?

A Tecnologia de Informação no Incaper é dividida em três áreas: Sis-temas de Informação, Infraestrutu-ra e Suporte ao Usuário. A parte de Sistemas de Informação desenvolve novos sistemas no instituto e man-tém os existentes, como o site. Atual-mente, o foco de ação dessa área é o desenvolvimento da intranet, que irá informatizar as atuais planilhas exis-tentes no Incaper, como o cadastro de funcionários, monitoramento de Ater, Siater e relatórios. A reformu-lação do site do Incaper é outra ação prioritária.

A Infraestrutura é responsável pela comunicação de dados e equi-pamentos. Atualmente, está sendo desenvolvido o projeto de revitaliza-ção do parque de servidores de rede (trocar os servidores que estão fora da garantia e desatualizados, aumen-tando sua capacidade) e a integração das redes de dados do Incaper, de maneira a integrar os computadores de todos os escritórios à Sede.

O Suporte ao Usuário é o primei-ro contato que deve ser feito quando há algum problema no computador. A equipe responsável pelo suporte irá identificar qual o problema e irá orientar o usuário para sua solução. Atualmente, há dois profissionais de suporte na Sede, um no CRDR Cen-tro Norte, um no CRDR Centro Ser-rano e outro no CRDR Sul Caparaó. Os profissionais do Extremo Norte devem, por enquanto, solicitar o ser-viço de suporte na Sede.

Qual a importância desse setor para o instituto?A Tecnologia da Informação possui um papel estratégico na instituição, pois facilita a gerência de processos, fomenta a gestão do conhecimento, descentraliza a informação e propor-ciona a segurança da informação.

Quais as dúvidas mais frequentes dos funcionários?

As pessoas costumam ter dúvi-das quanto a quem recorrer quando há algum problema no seu compu-tador. A orientação é de que procu-rem, primeiramente, os profissionais da área de suporte, pois eles é quem irão dizer qual o problema e como deve ser resolvido, se será necessário recorrer à outra área da Tecnologia de Informação. Os funcionários dos municípios do interior, exceto do Ex-tremo Norte, devem entrar em con-tato com os responsáveis pela parte de suporte nos Centros Regionais; os demais, na Sede.

Outra questão importante é sem-pre consultar a Tecnologia da Infor-mação no momento de aquisição de algum equipamento ou software. Muitas vezes, algum projeto prevê o desenvolvimento de um softwa-

re por pessoas externas ao Incaper, que adotam um padrão de tecnolo-gia que não tem aqui ou para o qual já existe tecnologia desenvolvida. É sempre bom conversar com a equipe de Tecnologia da Informação para garantir o bom desenvolvimento do projeto ou mesmo economizar re-cursos financeiros.

Ainda há muitas dúvidas sobre criação de contas de e-mails e recu-peração de senhas. Mas isso, nós ire-mos tratar nas próximas edições do boletim!

Quem somosSede: Eric Borges Scardino (ban-

co de dados); Iran Milanez Caetano e Rodrigo de Castro Cosme (desenvol-vimento de sistemas); Salim Mussi (co-municação de dados e equipamentos) - Telefone: 3636-9830. Fabricio Roza Victor e Vitor Soares (suporte) – Tele-fone: 3636-9833.

CRDR Centro Norte: Alison Ferrei-ra de Souza (suporte). Tel: (27) 3671-5165

CRDR Sul Caparaó: Roberto Pereira Pinto (suporte) – Tel: (28) 3552-4204

CRDR Centro Serrano: Jair Barcelos (suporte) – (27) 3248-1670

Page 8: Por dentro · da Escola Família de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, no momento de recebimento dos kits do Projeto Sementes do Co-nhecimento. A atividade ocorreu no dia 4 de

Por dentro do Incaper

10 de Junho de 20138

7

Exonerações- Valquíria Menário Costa Fal-

cão, Assistente de Suporte em De-senvolvimento Rural de Conceição do Castelo.

Movimentação de servidores

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010 Tel / Fax (27) 3636 9865 Departamento de Comunicação e Marketing [email protected] www.incaper.es.gov.br Twitter: @incaperFacebook: Incaper

Diretor-Presidente: Evair Vieira de MeloDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Es-teves/Luciana SilvestreEdição: Luciana Silvestre Diagramação: Cristiane Silveira/ Rafael Teixeira (estagiário)Periodicidade: Semanal

Expediente

Localização de Novos Servidores

CRDR Centro Norte: Sara Dousseau Arantes, Agente de Pesquisa e Inovação em Desen-volvimento Rural, foi localizada no Centro Regional de Desenvol-vimento Rural Centro Norte.

Geobases: João Marcos Au-gusto Chipolesch, Agente de Pesquisa e Inovação em Desen-

Estão abertas as inscrições para o Ciclo 2013 do Prêmio Inoves, que tem como objetivo principal reco-nhecer formalmente os resultados alcançados por trabalhos inova-dores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público capixaba, capazes de modernizar a gestão e melhorar a qualidade de vida do cidadão. Desde 2005, mais de 1,2 mil projetos concorreram ao Prêmio. Desses, mais de 130 foram reconhecidos e ganharam

visibilidade no Estado e no País, servindo de referência para outros setores, e organizações.

Coordenado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Se-ger), o Ciclo 2013 já está aberto com o tema “Inovar é Preciso. Sempre”, destacando a importância da ino-vação como a principal alternativa para lidar com os desafios da ges-tão contemporânea. O período de inscrições termina no dia 21/07. Podem participar projetos desen-volvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e Ministério Público do Espírito Santo. Os trabalhos candidatos de-vem ter, pelo menos, 6 (seis) meses de implantação e apresentar resul-tados verificáveis.

Inovar é preciso. É hora de participar!Departamentos - DRH

As categorias nas quais podem ser inscritos projetos são: desbu-rocratização; uso eficiente dos recursos públicos; valorização do servidor; atendimento ao cidadão; resultados para a sociedade; inclu-são social; participação e controle social; uso das tecnologias de in-formação e comunicação.

Para mais informações, acesse www.inoves.es.gov.br .

Fonte: Seger

Agenda

volvimento Rural, foi localizado no Geobases.

ELDR Pinheiros: Joessé de Oliveira, Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural, foi loca-lizado no ELDR de Pinheiros.

Substitução de chefia- ELDR São Mateus: Fernanda

Casagrande Macedo irá exercer função gratificada de Chefe do ELDR de São Mateus, no perí-odo de 08 de maio de 2013 a 06 de julho de 2013, por motivo de licença para tratamento de saúde do chefe titular.

Reunião do Conselho Editorial, na Sede.

Apresentação do novo modelo de Avaliação de Desempenho Individual, na Sede.

Reunião do Comitê de Pós-Graduação, na Sede.

Lançamento das Novas Variedades de Café, na Fazenda de Bananal do Norte, em Pacotuba.

Feira Sabores da Terra, na Praça do Papa, em Vitória, de 13/06 a 16/06.

10/06:

11/06:

13/06: