por caminhos de... lagoa de santo andré

10
1 1 Por caminhos de...

Upload: daniel-guerreiro

Post on 25-Jul-2015

237 views

Category:

Travel


1 download

TRANSCRIPT

1

1

Por caminhos de...

2 3Lagoa de Santo André

Localizada na Freguesia de Santo André, na faixa litoral do Município de Santiago do Cacém, a Costa de Santo André constitui uma zona de praia composta por um extenso areal que liga o mar e a um sistema lagunar - a Lagoa de Santo André - um autêntico “reservatório” de diversidade biológica, paisagem e natureza.Sendo a lagoa de maior importância no conjunto das lagoas costeiras do litoral alentejano (com Melides e Sancha), a sua relevância não é só devida à sua grande beleza e ao interesse para lazer e turismo, como ao seu valor económico, proveniente da pesca e da agricultura e ainda ao seu património natural, cujos habitats são dotados de um elevado valor conservacionista.

Monte do PaioO Campo Técnico Monte do Paio, é um campo protocolar entre o agru-pamento 581 de Vila Nova de Santo André e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade através da Reserva da Lagoa de Santo André, com o objetivo de utilização do terreno situado no Monte do Paio, para nele, serem desenvolvidas atividades no âmbito do Escutismo, da conservação da natureza e da educação ambiental.Centro de Interpretação do Monte do Paio – dá informações sobre a fau-na e a flora existente na reserva.Centro de Acolhimento do Monte do Paio – para visitas de estudo ou de investigação, o campo dispõe de um centro de acolhimento com camara-tas, sala de jantar e sala de convívio.

Vista da Lagoa de Santo André junto ao Monte do Paio

4 5Lagoa de Santo André

O Parque de Campismo da Lagoa de Santo André, situa-se no Alentejo, e apresenta uma localização excepcional, ficando na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, a cerca de 15 km de Santiago do Cacém. Devido à sua proximidade do mar, é o parque ideal para quem aprecia actividades desportivas e de lazer, com destaque para os percursos pedestres. Este parque de campismo, é propriedade da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Nas proximidades do Parque de Campismo da Lagoa de Santo André podemos encontrar a Lagoa de Santo André, Praia do Monte Velho, Praia da Costa de Santo André, Praia do Fonte do Cortiço, Praia da Lagoa de Santo André e Praia das Areias Brancas.

A Lagoa de Santo André, insere-se na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, com um total de 5.247 hectares (ha) (3.110 ha de superfície terrestre e 2.137 ha de superfície marítima), estende-se ao longo de uma faixa litoral de cerca de 16 Km.

A Reserva Natural inclui duas lagoas costeiras – Lagoa de Santo André e Lagoa da Sancha - e um sistema de pequenas lagoas de água doce formadas em depressões dunares. A Lagoa de Santo André ocupa uma área aproximada de 500 ha, e é constituída pelo ‘corpo central’ da lagoa, com cerca de 150 ha, e por uma sucessão de pequenas lagoas, designadas por ‘poços’.A Lagoa de Santo André beneficia, cumulativamente, das seguintes classificações:•Sítio de Importância Comunitária (SIC), no contexto da Costa Sudoeste;•Zona de Protecção Especial (ZPE) para a avifauna;•Área Protegida denominada “Reserva Natural das Lagoas da Sancha e Santo André (RNLSSA);•Zona Húmida da Convenção de Ramsar (Sítio Ramsar da Lagoa de Santo André/Lagoa da Sancha);•Zona importante para Aves (IBAs – “Important Bird Areas”

6 7Lagoa de Santo André

Loteamento Municipal Lagoa de Santo André(em cima)

Loteamento (velho) Lagoa de Santo André(em baixo)

Por volta de 1855 pescadores de Ílhavo e respectivas famílias chegar-am à Costa de Santo André, “no recenseamento da população do ano de 1863, existiam na praia de Santo André 6 fogos com um total de 18 pes-soas. Havia 9 homens que se dedicavam à profissão de pescadores” re-lata os “Annaes do Município” de 1869, construíram cabanas e armazéns de colmo e caniço e devido à abundância de sardinha no mar (no Verão) e outro peixe na Lagoa (no Inverno) terão estabelecido duas companhas com lavradores da região, praticando a arte xávega. A lagoa continuou arrendada a particulares até ao ano de 1975, após esta data passa para a gestão do Gabinete da Área de Sines.Em 1957 surgiram no meio das barracas dois restaurantes. E a partir de então começou a desenvolver-se um aglomerado populacional que ocup-ou a duna primária.

Para tornar a Lagoa de Santo André um local privilegiado para quem procura a natureza, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém pro-moveu a desocupação da duna primária da Costa de Santo André do caos urbanístico que se agravou na década de 1970 durante a vigência do Gabinete da Área de Sines, criando um novo loteamento destinado a realojamento das famílias até então residentes na duna.A Lagoa de Santo André constitui um ponto estratégico para a esta-dia, passagem e nidificação de muitas espécies de aves migratórias. Foi declarada pelo estado Português a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha pelo Decreto Regulamentar 10/2000 de 22 de Agosto.

8 9Lagoa de Santo André

Nos meados dos anos 1970 começaram a radicar-se na freguesia, na zona do Areal, centenas de famílias atraídas pela oferta de trabalho que o Complexo Industrial de Sines oferecia.O então Centro Urbano de Santo André caracterizou-se durante anos pela falta de infra-estruturas e equipamentos colectivos. Com a extinção do gabinete da Área de Sines as autarquias passaram a gerir o centro urbano e a situação começou a alterar-se com o desenvolvimento integrado na freguesia, com a radicação dos seus dos seus habitantes e renovação urbana que lhe foram dando uma nova e agradável imagem.

Loteamento (novo)Municipal(à esquerda)

Loteamento (velho)Municipal(à direita)

Restaurante “A Fragateira”(em cima)

Três espaços de res-tauração, antes ro-deados por barracas(à direita)

10 11Lagoa de Santo André

Lagoa de Santo Andrée Praia da Costa de Santo André(em baixo)

12 13Lagoa de Santo André

Novo espaço do Bar da Praia. Antigo “Bar do Fim”

Redes de pesca na Lagoa de Santo An-dré(em baixo)

Lagoa de Santo An-dré(em cima)

“ Ó vila de Santo André És formosa camponesa Ficas distante das praias Em ti há esperança e fé ”

Manuel José “do Tojal”(poeta popular, anos 80)

14 15Lagoa de Santo André

Pôr-do-Sol na Praia da Lagoa de Santo André

16 17Lagoa de Santo André

No dia 9 de Janeiro de 1963 ocorreu um trágico acidente na Lagoa de Santo André, no qual 17 pescadores perderam a vida. Um dos sobreviventes, Luís Manuel Pereira recordou a tragédia, explicando que “estávamos a praticar a arte de arrasto de puxar para terra e fomos surpreendidos por uma onda descontrolada que dobrou a Lagoa e fomos apanhados”. A Junta de Freguesia de Santo André, com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, homenageou estes homens erguindo um memorial naquele local no dia 9 de Janeiro de 2013.

18 Lagoa de Santo André

AGRADECIMENTOS:CÂMARA MUNICIPAL DE SANTIAGO DO CACÉM

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTO ANDRÉ

Discente: Daniel GuerreiroDocente: Luís SilvaProjeto e Tecnologias de Fotografia II