pop noticias - ed32

16
Pop Notícias . 12-17 de janeiro de 2010 Notícias Belo Horizonte • Matozinhos • Pedro Leopldo • Ribeirão das Neves 6 a 12 de março de 2010 • ano 2 • número 32 Dilma Rousseff página 3 Dilma fará parte da inauguração do Viaduto Márcio Rocha Martins, em Itabirito. Será esse o último evento em Minas como ministra da Casa Civil. Distribuição gratuita Participe e concorra a livro autografado da Fernanda Takai página 2 Matozinhos terá usina elétrica movida a lixo urbano Capitão toma posse na Polícia Militar Cidade Administrativa pode aquecer economia na Norte página 5 página 7 páginas 11 Matozinhos Pedro Leopoldo Belo Horizonte Promoção O prefeito Murilo Pereira de Rezende assinou o termo que autoriza a construção de uma usina de energia elétrica no município abastecida a lixo ur- bano. A unidade poderá receber 60 toneladas de resíduos da re- gião por dia e terá investimento de 10 milhões de reais. A Polícia Militar de Pedro Leo- poldo empossou no dia 2 de março o capitão Giovanne Go- mes da Silva. A solenidade re- cebeu a participação de várias autoridades. “Quero garantir no meu comando a ética, a transparência e a igualdade de tratamento”, afirma o novo capitão. De acordo com Aécio Neves, a inauguração do complexo deve aquecer a economia da região norte. “Dentro de 10 anos a região norte será a principal região econômica da RMBH. Essa obra é o reen- contro de Minas Gerais com o planejamento”, afirma o governador que termina seu mandato em Minas Gerais dentro de três semanas. O Jornal Pop Notícias irá sortear no dia 11/03 o livro “Nunca subestime uma Mulherzinha”. Confira na página 2. Participe! 100 anos, sem preconceito? páginas 8 e 9 @popnocias Acesse e comente! O Dia Internacional da Mulher completa 100 anos. Apesar das intensas e frequentes lutas, a sociedade ainda lida com a discriminação à mulher. Direcionada a cuidar da casa, aos poucos teve seu papel alterado. “De um lado, se tem os resquícios da mulher dona de casa e, do outro, a sociedade contemporânea acha que ela tem que ser uma boa mulher, ter um bom trabalho, fazer sucesso, estudar... Mulheres e suas identidades” . 8 de março Foto: Nino Andrés

Upload: comunicacao-objetiva

Post on 08-Mar-2016

292 views

Category:

Documents


43 download

DESCRIPTION

Edição 32 - 06 a 12 de março / 2010

TRANSCRIPT

Page 1: POP NOTICIAS - ED32

Pop Notícias . 12-17 de janeiro de 2010

NotíciasBelo Horizonte • Matozinhos • Pedro Leopldo • Ribeirão das Neves 6 a 12 de março de 2010 • ano 2 • número 32

Dilma Rousseff

página 3

Dilma fará parte da inauguração do Viaduto Márcio Rocha Martins, em Itabirito. Será esse o último evento em Minas como ministra da Casa Civil.

Distribuição gratuita

Participe e concorra a livro autografado da Fernanda Takai

página 2

Matozinhos terá usina elétrica movida a lixo

urbano

Capitão toma posse na Polícia

Militar

Cidade Administrativa pode aquecer economia na

Norte

página 5página 7

páginas 11

Matozinhos Pedro Leopoldo Belo Horizonte Promoção

O prefeito Murilo Pereira de Rezende assinou o termo que autoriza a construção de uma usina de energia elétrica no município abastecida a lixo ur-bano. A unidade poderá receber 60 toneladas de resíduos da re-gião por dia e terá investimento de 10 milhões de reais.

A Polícia Militar de Pedro Leo-poldo empossou no dia 2 de março o capitão Giovanne Go-mes da Silva. A solenidade re-cebeu a participação de várias autoridades. “Quero garantir no meu comando a ética, a transparência e a igualdade de tratamento”, afirma o novo capitão.

De acordo com Aécio Neves, a inauguração do complexo deve aquecer a economia da região norte. “Dentro de 10 anos a região norte será a principal região econômica da RMBH. Essa obra é o reen-contro de Minas Gerais com o planejamento”, afirma o governador que termina seu mandato em Minas Gerais dentro de três semanas.

O Jornal Pop Notícias irá sortear no dia 11/03 o livro “Nunca subestime uma Mulherzinha”. Confira na página 2. Participe!

100 anos, sem preconceito?páginas 8 e 9

100 anos, preconceito?

Belo Horizonte

preconceito?preconceito?páginas 8 e 9

preconceito?páginas 8 e 9páginas 8 e 9

preconceito?

@popnoticiasAcesse e comente!

O Dia Internacional da Mulher completa 100 anos. Apesar das intensas e frequentes lutas, a sociedade ainda lida com a discriminação à mulher. Direcionada a cuidar da casa, aos poucos teve seu papel alterado. “De um lado, se tem os resquícios da mulher dona de casa e, do outro, a sociedade contemporânea acha que ela tem que ser uma boa mulher, ter um bom trabalho, fazer sucesso, estudar... Mulheres e suas identidades” .

8 de março

Foto: Nino Andrés

Page 2: POP NOTICIAS - ED32

Chargeda semana

2

OPINIÃO

Assunto da semana:Dia Internacional da Mulher

“Acho que mesmo que a mulher tenha conquis-tado grande espaço no mercado ainda está em desvantagem por ter que conciliar seu lado ma-ternal, sentimental e profissional. Muitas aca-bam abrindo mão em construir uma família por não haver condições de administrar seu tempo com tantas atribuições.”

Ana Lívia Santiago | Pedro Leopoldo

“A mulher deve ficar dentro de casa. Sou dos tempos antigos e acho que quem deve sustentar a casa é o homem, e a mulher cuidar da educação dos filhos.”

Luzia Cardoso | Belo Horizonte

“O machismo ainda é real em meio à socie-dade. Os homens ainda não reconhecem o sexo feminino como uma peça importante para a construção de um mundo melhor.”

Luciana Ribeiro | Rib. das Neves

“As mulheres são tão capacitadas quanto os homens, elas conseguem exercer todas e quaisquer profissões que um homem pode realizar.”

Mauricio Ferreira | Belo Horizonte

“As mulheres ainda precisam de mais opor-tunidade. Há muitas empresas que não contratam pessoas do sexo feminino para exercer vários tipos de função como, por exemplo, motorista e soldadora. ”

Diego Peterson | Rib. das Neves

100 anos de luta,1.000 anos de esperança

As constantes notícias so-bre violência contra as mulhe-res brasileiras demonstram que ainda não podemos co-memorar plenamente a vitória contra o preconceito. Nossas mulheres são mortas, agre-didas e violentadas suposta-mente por uma superioridade masculina. Um machismo às vezes escancarado, outras, escondido sobre o manto da modernidade, do “preconceito de ter preconceito” comum a maioria dos brasileiros. Quan-to mais escondemos nossos preconceitos, nossos medos, nosso racismo, menos chan-ces teremos de combatê-lo.

Como educadora, defendo uma educação que promova a igualdade de gênero e ra-cial e que combata todas as formas de preconceito e dis-criminação. Essa tarefa não é fácil. Exige preparo, formação, compromisso com uma edu-cação humanitária e inclusiva

e, acima de tudo, sensibilida-de para tratar de temas ainda considerados polêmicos. Po-rém, essas dificuldades não podem nos deixar inertes. É preciso buscar formas de implantar projetos e planos de ação que visem uma edu-cação anti-discriminatória. Observo que muitos jovens e crianças já demonstram, desde cedo, desrespeito pela condição feminina, defendem e acreditam na superiorida-de masculina e transformam muitas vezes essas crenças em ações e atitudes precon-ceituosas. Crescem man-tendo relações conturbadas com suas companheiras, desrespeitando seus direitos fundamentais, inclusive o di-reito a vida. Em contrapartida, ainda observo muitas mulhe-res, também ainda jovens, submetendo-se a dominação masculina gerando então um círculo vicioso.

Acredito e tenho espe-ranças que a educação, não somente na escola, mas em todos os espaços, especial-mente nos grupos familiares poderá contribuir para fomen-tar mudanças, desconstruir paradigmas, gerar círculos virtuosos de respeito, valori-zação, garantia de direitos a todos os seres humanos. Con-tinuaremos lutando para que o sofrimento, a luta, o sangue de tantas mulheres guerreiras não tenham sido em vão. _____________________________________________________

Patrícia Maria de Souza Santana Mestre em EducaçãoDiretora da E.M.Florestan Fernandes – Regional NorteAutora dos livros: Professor@s negras, Trajetórias e Travessias, Entremeio sem Babado, Minha Mãe é Negra Sim! (Editora Mazza).

6 a 12 de marco de 2010,

Page 3: POP NOTICIAS - ED32

GERAL3

Censo poderá ser respondido pela internet pela primeira vez

IBGE

O Censo de 2010 do Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará à po-pulação a opção de, pela pri-meira vez, preencher o ques-tionário pela internet, em vez de fornecer as respostas ao recenseador. Segundo o dire-tor executivo do IBGE, Sérgio Cortes, o objetivo é facilitar a participação no censo da-quelas pessoas que não têm tempo disponível ou não se sentem confortáveis em con-versar com os recenseadores.

De acordo com o IBGE, no entanto, quem optar por responder o questionário do censo pela internet terá que receber o recenseador, já que ele será o responsável por ge-rar a senha a ser usada para ter acesso ao portal do Censo 2010.

Cortes afirmou que a no-vidade não trará prejuízos à qualidade da informação prestada ao IBGE. Segundo ele, as primeiras experiências mostraram que as respostas dadas no questionário da in-ternet costumam ser as mes-

mas fornecidas diretamente ao recenseador.

“Eu diria até que a pessoa se sente muito mais confor-

tável com a internet, ao poder prestar sua informação com mais calma e tranquilidade até no caso das perguntas re-

ferentes aos outros morado-res do domicílio. Isso porque há casos em que a pessoa não sabe algum detalhe de um morador, do irmão, do pai ou da mãe, e ela tem um tem-po até maior para coletar essa informação e prestar essa in-formação com mais certeza”, disse Cortes.

Ao receber a senha, o cida-dão terá o prazo de dez dias para responder ao questioná-rio pela internet. Caso isso não seja feito, o recenseador vol-tará ao domicílio e, então, pre-encherá o questionário junto com o morador.

De acordo com o IBGE, o Censo terá dois tipos de ques-tionários. O mais simples, com cerca de 15 perguntas, será direcionado à maioria dos ci-dadãos, que levarão de dez a 15 minutos para respondê-lo. Já o questionário do tipo amostra será respondido ape-nas por parte das pessoas e terá mais de 100 perguntas. Neste caso, o tempo da entre-vista será de 30 a 40 minutos.

Político DESTAQUE

Dilma RousseffDilma e Lula voltam para Minas Gerais

6 a 12 de marco de 2010,

A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT), que teve a informação adiantada em um encontro com o secretário-executivo-adjunto da Casa Civil, Giles Carriconde Azevedo, em Brasília. Dilma e Lula farão parte do evento de inauguração do Viaduto Márcio Rocha Martins, no dia 30 de março, no Km 592 da BR-040, em Itabirito, região Central do Estado de Minas Gerais. Esta obra irá substituir trágico Viaduto Vila Rica, que foi apelidado como Viaduto das Almas devido ao número de acidentes ocorridos em seu percurso desde a inauguração.

Candidata fortíssima a presidência do Brasil e apoiada pelo presidente Lula, este será o último evento em que Dilma Rousseff participa em Minas como ministra da Casa Civil. Isto porque, no dia 3 abril, não será mais a chefe do ministério, para tornar-se oficialmente candidata as eleições a presidência da república, que terá o primeiro turno no dia 3 de ou-tubro de 2010. De acordo com a lei eleitoral, todo cidadão ocupante de um cargo público que for disputar uma eleição deve se afastar de sua função seis meses antes da votação.

Dilma e o presidente devem aproveitar o momento para anunciar recursos destina-dos a recuperação do trecho no leito do Ribeirão Arrudas que corre em Contagem, além de aprovar o início da remodelação da linha férrea que passa pelo limite de Belo Horizonte e Sabará. A estrada de ferro terá desvios que prometem acabar com as curvas da Morte, localizadas no Bairro São Geraldo, na capital, e do Bairro Cachorro Magro, na cidade his-tórica.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo Datafolha, as chances de o Brasil ter uma mulher como presidente têm crescido de forma significativa. De dezembro para ja-neiro, mesmo sem campanha, Dilma Rousseff cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto, de acordo com a pesquisa, e José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%, diminuindo a diferença entre os dois pré-candidatos de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

Os trabalhos que tiveram a participação da ministra nos dois mandatos de Lula na presidência tem sido destacado pelo presidente, de forma que isto tenha fortalecido a imagem da ministra.

censo2010Número de municí-pios:

5.565 municípios

Número de domicílios:

aproximadamente 58 milhões de domicílios

Pessoal a ser contrata-do e treinado:

cerca de 230 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)

Orçamento previsto:

R$ 1,4 bilhão

Tecnologia:

centenas de computado-res em rede nacional, rede de comunicação em ban-da larga e 220 mil compu-tadores de mão equipados com receptores de GPS

Foto: Agência Brasil

Page 4: POP NOTICIAS - ED32

4

GERAL

Primeira máquina capaz de criar te-cidos humanos. O dispositivo funciona de forma similar às má-quinas usadas na indús-tria de autopeças, por exemplo. Nos dois caso elas trabalham com uma impressora comum, mas “imprimem” em três demis-sões

Francisco Candido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910 em Pedro Leopoldo, morreu em há oito anos, em Uberaba. Foi o maior médium que o país teve. Sua his-tória será contada no filme “Chico Xavier” de Daniel Filho.

Florent Amodio, cearense natu-ralizado francês, ficou na 12º colocação da patinação artística, uma ótima colocação visando a sua pouca idade. Com apenas 19 anos ele se impôs. Os mais de 180 mil habitantes de Sobral, sua cidade natal, param para ver o jovem patinador.

No último sábado, o zagueiro do Stoke City, Ryan Shawcross, envolveu-se em um lance que provocou uma séria fratura na perna do galês, Aaron Ramsey, meio-campista do Arsenal. O jo-gador se diz arrependido e pediu desculpas.

A chuva deixa complicado o tran-sito em toda a capital. O Corpo de Bombeiros registrou várias ocorrências de inundação desde o final da manhã. Por causa da chuva, o Ribeirão Arrudas trans-bordou e complicou o trânsito na Avenida Tereza Cristina e em vá-rios pontos da capital.

Chico Xavier

Esporte

Violência

Chuva

ENEM no primeirosemestre ainda é incerto

Anatel limita aR$ 50 as doações

TELEFONIA

EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação (MEC) deve definir na segun-da-feira (8) se promoverá a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) plane-jada para o primeiro semestre deste ano. Desde que foi cria-do, em 1998, o Enem é reali-zado uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, mas o ministério tem planos de rea-lizar a prova semestralmente.

Ao lançar a Olimpíada de Língua Portuguesa na terça-feira (2), no Rio de Janeiro, o ministro da Educação se demonstrou preocupado por considerar que o prazo este-ja exíguo para a realização do Enem ainda no primeiro se-mestre.

De acordo Haddad, o início dos preparativos para o Enem dependia de um posiciona-mento dos órgãos de contro-le e fiscalização, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a

Controladoria-Geral da União (CGU), sobre a possibilidade de o governo federal contratar uma empresa para organizar a prova sem necessidade de fa-zer licitação.

O pedido do ministério para contratar uma empresa orga-nizadora sem licitação surgiu depois do vazamento das pro-vas do Enem, no ano passado. Haddad já afirmou em entre-vistas anteriores, há o receio de que empresa participantes do processo licitatório cortem custos para vencer a licitação, o que poderia comprometer a segurança do sigilo das pro-vas.

Por isso, o Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pela realiza-ção do Enem, solicitou ao TCU e à CGU para viabilizar a pos-sibilidade de contratar uma empresa mais confiável sem a

necessidade de uma licitação. Haddad disse que as nego-

ciações do Inep com o tribunal e a controladoria já se encerra-ram e que, nos próximos dias, ele deve tratar do assunto com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, para decidir se será possível fazer o Enem neste primeiro semestre.

“O professor Neto me asse-gurou que as conversas foram muito boas. O Inep fez uma apresentação da complexida-de da aplicação da prova e dos riscos inerentes de um pro-cesso licitatório tradicional. Parece que ele sensibilizou os ministros com quem conver-sou e também a CGU. Parece que há uma compreensão bá-sica de que o modelo precisa ser revisto em função do afas-tamento de riscos inerentes a um processo dessa complexi-dade”, disse.

As doações feitas por tele-fone para instituições de utili-dade pública deverão ser fei-tas por meio do código 0500, em qualquer região do país. A resolução foi publicada pela Agência Nacional de Teleco-municações (Anatel) no Diário Oficial da União de terça-feira (2).

A norma estabelece que o valor máximo da ligação co-brado por minuto e já atribuído de impostos deve ser de R$ 0,39 em ligações a partir de telefones fixos e de R$ 0,71

em chamadas de telefones móveis. O valor da doação cor-respondente a cada chamada não deverá ser superior a R$ 50.

Pela resolução, são consi-deradas instituições de utili-dade pública as organizações da Sociedade Civil de Interes-se Público (Oscip), ou socie-dades civis, associações ou fundações, constituídas no país, declaradas de utilidade pública, ou, ainda, organiza-ção internacional reconhecida pelo direito pátrio.

Mega sena

Um grupo de apos-tadores reclama a

participação em um bolão e ter acertado

os números sortea-dos no concurso 1.155

da Mega-Sena. No entanto, a Caixa Econômica Federal infor-mou que não houve apostas vencedoras.

Ciência

6 a 12 de marco de 2010,

3498-2067 3434-6613

Av. Prof. Gabriela Varela, 10 Floramar

Já temos anova camisa!

DROGARIA CORDEIRO

3454-4600 3435-7997

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 240

PlanaltoAv. José LopesMuradas, 1767

Floramar

Temos açougue e sacolão da melhor qualidade

SUPERMERCADO

CORUJÃO

3434-6945

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1880

Planalto

CASA DE CARNES

SÃO JOSÉ

© Elza Fiuza/ABr

Page 5: POP NOTICIAS - ED32

5 PEDRO LEOPOLDO

Capitão da Polícia Militar toma posse

Igreja São José vai ganhar projeto de restauração

No dia 02 de março, foi realizada no Clube Social de Pedro Leopoldo a solenidade de posse do comando da 182º Companhia Especial da Po-lícia Militar de Minas Gerais, capitão Giovanne Gomes da Silva. Entre as autoridades presentes, estiveram à mesa o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Rú-bio Paulino Coelho, a Comandante do 36º Batalhão de Minas Gerais, Cláudia Araújo Ronualdo, o prefeito Dr. Marcelo Gonçalves, o presidente da câmara, Reginaldo Alves Saraiva

A Igreja São José, patrimônio histórico de Matozinhos, será restau-rada pela Prefeitura Municipal neste ano, através da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), instituição vincu-lada à Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. No último mês, a equipe de Núcleo de Ofícios da Esco-la de Arte Rodrigo Melo Franco de An-drade, da FAOP, fez uma visita técnica para colher o máximo de informações necessárias à elaboração do projeto de restauração da Igreja.

A igreja de São José foi uma das primeiras construções que deu ori-gem a cidade de Matozinhos, ainda no século XVIII. Situada na Praça Car-los Martins Sobrinho, ela se caracte-riza pela arquitetura colonial. Segun-do a assessoria municipal, durante vários anos a igreja foi utilizada para a celebração de missas, festas e reu-niões dos confrades do São Vicen-

te de Paula. Nela foram sepultados dois padres da paróquia: Padre João Joaquim do Carmo e Padre Fernando Taitson.

Segundo a assessoria, o Coorde-nador do Núcleo de Ofícios da FAOP, Regis Eduardo Martins, disse que, mesmo com a intenção de conservar a obra e dar a ela um aspecto harmo-nioso, nem sempre é possível a re-posição do restauro original. Em seu diagnóstico inicial, o coordenador avaliou que o patrimônio apresenta cerca de 60% de sua originalidade, apesar das descaracterizações en-contradas. “A capela apresenta ele-mentos bastante originais, como o telhado, as paredes e o altar”, disse. Algumas intervenções realizadas ao longo do tempo agrediram um pouco a conservação original, como a pos-sível troca do piso de assoalho pelo de cerâmica. “A colocação de forro

industrializado de madeira cobrindo a estrutura original, provavelmente para dar um aspecto melhor, acabou por ser uma porta de entrada para cupins; a troca do piso danificou al-guns serviços estruturais, sendo ne-cessário escorar toda a capela com pilares de madeira para que ela não desabasse”, apontou Regis.

O engenheiro da equipe e profes-sor Ney Ribeiro Nolasco, informou que, primeiramente será realizada a análise das partes históricas e arqui-tetônicas do local. Ele afirmou ainda que dessa primeira fase de análises até a conclusão do projeto levará aproximadamente cinco meses. Por isso ainda não existe datas e valores definidos. O orçamento do projeto e os materiais que serão necessários na restauração só serão informados a prefeitura na conclusão deste pro-jeto.

SEGURANÇA

PRESERVAÇÃO

6 a 12 de marco de 2010,

Além de oficializar o comando do capitão Giovanne na 182º Companhia da PM, foram entreguestambém no evento, pelo Conselho Municipal de Pedro Leopoldo, novos equipamentos à Polícia Militar.

Av. Waldomiro Lobo, 951 Lj. A

Guarani

Rua Farmacêutico José Martins,104

Pedro Leopoldo

Av. Waldomiro Lobo, 766Guarani

Av. Saramenha, 1500 - Guarani

UAIAUTO PEÇAS

Eletro Ferragens

WRSara

FarmaSara

Farma

3437-72963433-63433433-10883662-7211 3661-1738

e o Presidente do Conselho Comu-nitário de Segurança Pública Juarez Salgado Brandão.

A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais iniciou a so-lenidade com o Hino Nacional. Com a mesa composta a comandante Cláudia e o Capitão Giovanne foram à frente para proclamar a função do cargo.

Em seguida a Comandante Cláudia, principal responsável pela transferência do Capitão para a cida-de, afirmou a honra de poder contar

com ele em sua equipe. “O Giovanne é uma pessoa competente e ca-paz de exercer esta função. Tenho certeza de que irá realizar um belo trabalho na cidade, já que, com 20 dias no município, mostrou a sua ca-pacidade”. A comandante se referiu aos trabalhos realizados na festa do Boi da Manta, que ao final não teve nenhuma ocorrência de homicídios, roubos e depredações.

Giovanne chegou na cidade dois dias antes do evento e reali-zou táticas que deram certo como

o transporte coletivo em comboio, escoltado pela Polícia Militar. Casado e pai de dois filhos, Giovanne vive atualmente em Pedro Leopoldo. In-gressou na PM em 9 de fevereiro de 1989. É Bacharel em Direito e pós graduado em Segurança Pública. Antes da transferência trabalhava como assistente Militar do Tribunal de Justiça Militar de MG.

Em seu discurso Giovanne dedi-cou suas primeiras palavras a Deus e falou da convicção do grande de-safio que assume. “Quero garantir no meu comando a ética, a transpa-rência e a igualdade de tratamento com a implementação de novas ações impessoais baseados em cri-térios objetivos. Nelas as atividades serão desenvolvidas visando o bem estar pessoal”.

Ainda afirmou a importância dos poderes constituídos trabalharem de forma harmoniosa objetivan-do realizar um trabalho em prol da população de Pedro Leopoldo. Em entrevista concedida ao jornal, al-gumas semanas antes da posse, o Capitão Giovanne falou sobre uma de suas novas táticas para a cidade: a operação tranquilizante (aos mo-radores) e inquietante (aos crimino-sos). Ela foi realizada nos primeiros dias em que o capitão chegou na ci-dade, com o uso de um helicóptero e viaturas da PM. “Essa operação é um momento onde abordamos comér-

cios e carros, sem um dia previsto para a operação. Nessas horas que conseguimos fazer grandes apreen-sões. No dia que fizemos na cidade essa operação não encontramos nada, mas, depois disso não tive-mos ocorrências graves. Quero dar ao povo a sensação de segurança e isso será feito com freqüência após a festa”, conta.

Ainda no evento foram repas-sados à PM, através do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP) 10 rádios de comunica-ção portáteis e novo mobiliário para a companhia. Segundo Juarez Bran-dão, o Conselho, através de parce-rias com empresas privadas con-seguiu realizar essas doações com uma arrecadação de 49 mil reais.

O Conselho foi fundado em ju-nho de 2003 e tem como objetivo reduzir crimes contra o patrimônio e a população e pode ter a participa-ção de qualquer morador da cidade. No conselho são realizados encon-tros e eventos especiais para a di-vulgação de relatórios sobre crimes na vizinhança, escola, tráfico e etc. O conselho trabalha em parceria com a Policia Militar e Civil da cidade.

Quem quiser relatar alguma denúncia pode ligar:

Quartel da PM: 3661-2601Polícia Civil: 3661-1648Denúncia Anônima: 181

Page 6: POP NOTICIAS - ED32

6MATOZINHOS|PEDRO LEOPOLDO

EMPREGOOBRAS

No dia 1º de março, o prefeito de Matozinhos, Murilo Pereira de Rezende, assinou um termo que oficializou a autorização para a construção de uma usina de Tratamento de Lixo e do Aterro Sanitá-rio no município. Segundo informações da assessoria municipal, a previsão para que as obras sejam concluídas em um prazo máximo de 300 dias.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e da região metropolitana de Belo Horizonte, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como de representantes do governo de Minas, de associações da cidade, de empresários, da Polícia Militar e da sociedade civil.

No Brasil e em todo o estado de Minas, Matozinhos será a pionei-ra em implantar uma Usina de Tratamento de Lixo urbano, que vai gerar energia elétrica a partir da utilização de um reator de micro-ondas que retira a umidade do lixo sem a necessidade de incinerá-

Primeira Usina de tratamento de lixo do Brasil

IBGE abre concurso

O prefeito Murilo assinando o termo que oficializa a permissão para construção da Usina

6 a 12 de marco de 2010,

lo. A unidade piloto da usina terá capa-cidade para receber até 60 toneladas de lixo por dia.

O investimento, segundo infor-mações da assessoria, será de 10 milhões de reais e vai beneficiar ini-cialmente seis cidades mineiras da Região Metropolitana: Matozinhos, Confins, Funilândia, Pedro Leopoldo, Capim Branco e Prudente de Morais. Além da possibilidade da arrecadação do ICMS ecológico pelos municípios, a iniciativa vai gerar renda, baixar cus-tos, reduzir o resíduo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de mais de 120 mil pessoas.

O prefeito de Matozinhos, Murilo Pereira de Rezende, destacou a im-portância do aproveitamento do lixo em tempos de tanto desperdício no mundo e lembrou o desequilíbrio atual do meio ambiente na atualidade. “Nós só temos a agradecer por essa opor-tunidade única para Matozinhos, para os municípios da Grande BH e por que não dizer para o Brasil; estou confiante de que a realização das obras estará em boas mãos”, finalizou Dr. Murilo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, no dia 26 de fevereiro, inscrições para o concurso público no ano de 2010. O concurso vai ser realizado com o objetivo de preencher 191.972 vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2010 para traçar o retrato do povo brasileiro.

Para se inscrever é necessário que o candidato tenha concluído o en-sino fundamental (antigo 1º grau) e ter 18 anos completos. Em Pedro Leopoldo, estão abertas aproximadamente 70 vagas.

Para os candidatos que forem se cadastrar pela internet, as inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de Abril no endereço eletrônico da Funda-ção Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). A taxa é de R$ 18,00. O candi-dato também terá a opção de se inscrever nos postos credenciados e autorizados pela Cesgranrio até o dia 19 de março.

De acordo com o edital, os aprovados trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período de um a quatro me-ses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, mas é recomen-dável que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais para realizar as entrevistas domicilia-res.

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domi-cílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias, e cada setor irá propiciar uma remuneração em torno de R$ 800,00 a R$ 1.600,00, dependendo da região. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Data da prova: O exame está previsto para ser realizado dia 30 de maio de 2010 a partir das 13h e finalizado às 17h (horário de Brasília). A prova será aplicada simultaneamente em todos locais de prova, local este que será informado ao candidato no dia 18 de maio.

Mais informações e o edital podem ser vistos no site: (www.cesgranrio.org.br).

Notícias

(31) 2512-0835

ANUNCIE!

ASCO

M/P

refe

irura

Page 7: POP NOTICIAS - ED32

7

Bairro Estação vai ganhar rede para tratamento do esgoto

MATOZINHOS

A luta de 20 anos dos morado-res do Bairro Estação para con-quistar a rede de tratamento de esgoto chegou ao fim. Em apro-ximadamente 20 dias, a obra vai começar no bairro e terá a Copasa como responsável total pelo tra-balho.

No dia 22 de fevereiro, repre-sentantes da Copasa, da secre-taria de planejamento urbano da prefeitura de Matozinhos e a As-sociação de Moradores do Bairro da Estação se reuniram para dis-cutir e informar sobre a implan-tação da rede de tratamento de esgoto.

Segundo a secretaria da Asso-ciação Maria Aparecida M. Gon-zaga, a situação em que o bairro se encontra atualmente não é boa. “Aqui existe uma rede pluvial muito antiga que está toda inter-rompida. Algumas casas têm uma rede ligada a esta antiga rede plu-vial. Com isso o esgoto vai todo para a terra e é filtrado pelo solo.

As ruas aqui são cheias de desní-veis por isso muitas casas ainda

utilizam o sistema antigo de fos-sas”, conta.

Ela ainda afirmou que a reunião foi bem positiva e deixou a todos com esperança de que o tão espe-rado serviço de saneamento bási-co seja realizado. ”Esperamos por essa obra há muito tempo. Com a reunião, todos os moradores es-tão cientes do que será feito no

bairro e do transtorno que nos ire-mos passar, por uma boa causa”, conclui.

Para o engenheiro da Copasa Celso Gomes Ribeiro, em ter-mos de esgoto, o bairro Estação e as regiões no seu entorno são as mais prejudicadas. Segundo ele, a obra além de beneficiar os moradores, faz parte também da

Meta 2010 do projeto Manuelzão que tem como obvjetivo despoluir o Ribeirão da Mata.

De acordo com Celso, a obra que será realizada no bairro Es-tação, também foi feita no bairro Bom Jesus. Ao todo, serão apro-ximadamente 13KM de rede im-plantada. O gasto total da obra em Matozinhos está avaliado em torno de três milhões e meio de reais.

Como em Matozinhos já existe uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), todo o esgoto da rede será levado até a estação para receber o tratamento. Segun-do a ET de Matozinhos também recebe e trata o esgoto de Capim Branco. Celso ainda afirmou que com o término das obras no bairro Estação, os bairros da Graça e Vila Thyssen também serão benefi-ciados com a rede.

Maria Aparecida se mostra esperançosa com o início das obras e afirma seu próximo pas-so. “ Com a finalização da rede de esgoto vamos lutar pela rede plu-vial. No tempo de chuva sofremos muito aqui”.

Em resposta Celso afirmou que a rede pluvial não é uma obra da Copasa como a de saneamen-to básico.

SAÚDE

6 a 12 de marco de 2010,

CONHEÇA A ETE DE MATOZINHOS EM DADOSUnidade Operacional ETE Matozinhos

Endereço Estrada Fazenda Cece, 1.010Município MatozinhosTratamento SecundárioProcesso Lagoa  Anaeróbia FacultativaCapacidade (L/s) 111,8População Atendida (Hab.) 40.705Corpo Receptor Ribeirão da MataBacia Rio das VelhasMédia Vazão (L/s) 2009 13,7

Coloque sempre o ralinho nas pias

Quando estiver arrumando a cozinha, cuidado com as cascas de futas e legumes, restos de verduras, embalagens e sobras de comida. Jo-gue tudo isso no lixo e não se esqueça de co-locar o ralinho na pia para evitar entupimentos. Use o ralinho (ou a grade de proteção) no tan-que também. Senão, meias e peças pequenas de roupas podem entrar pelo cano e entupir sua rede de esgoto.

Fique de olho na caixa de Gordura

A primeira coisa para evitar problemas de esgoto na sua casa é construir corretamente a caixa de gordura. Ela é indispensável para o bom funcionamento da rede de es-goto, pois recebe a água da cozinha, não deixando que a gordura vá para a rede, evitando entupimentos e retorno do mau cheiro na pia. Ela deve ser limpa sempre que ficar cheia de gordura. Faça inspeção mensal e quando hou-ver uma camada de gordura boiando, retire-a com uma lata, colocando-a em um saco plástico, que deverá ir para o lixo. Lembre-se: nesse processo, use luvas de borra-cha para proteger as mãos. Caso você não faça a limpeza periódica, a caixa poderá transbordar, provocando vários inconvenientes. Para receber a água do tanque e do ba-nheiro, construa a caixa de passagem.

Não jogue lixo no vaso sanitário

Tocos de cigarros, grampos, papéis, plásticos, absorventes, chicletes, camisinhas e outros objetos só devem ser jogados no lixo. Jogar no vaso do banheiro compromete o funciona-mento da rede de esgoto, que pode até entupir. E, nesse caso, a sujeira volta toda para sua casa. Por isso, colabore: tendo atenção, você não terá problema.

Água do esgoto e água da chuva não se misturam

Nunca faça o escoamento da chuva na rede de esgoto. Isso provoca um aumento excessivo do volume de água, podendo arrebentar as tubulações e causar o retorno do esgoto para a sua casa. O ideal é que a água da chuva tenha uma rede só para ela, a rede pluvial, cons-truída pela Prefeitura. Os mesmos cuidados devem ser tomados, caso você pos-sua uma fossa séptica.

APRENDA COMO TRATAR DA SUA REDE DE ESGOTO

FONTE: www.copasa.com.br

Page 8: POP NOTICIAS - ED32

8HORIZONTEBELO

6 a 12 de marco de 2010,

"Quem traz no corpo a marca..."

1974 - Argentina Isabel Perón torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente.

1979 - Brasil Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga.

1980 - Brasil Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: "Quem ama não mata".

1983 - Brasil Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres.

1983 - Brasil Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres.

1983 - Estados Unidos Sally Ride é a primeira astronauta. Voou na nave espacial Challenger.

1985 - Brasil Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher - DEAM (SP).

1993 - Brasil Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).

1985 - ONUÉ criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).

1988 - Brasil As mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

1822 - Independência do BrasilA arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina Josefa Carolina, exerce a regência, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, criticando a atuação do marido e de dom João VI, exigindo que D. Pedro proclame a independência do Brasil.

1827 - BrasilSurge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

1857 - Estados Unidos No dia 8 de março, em uma fábrica têxtil, em Nova Iorque, 129 operárias morrem queima-das numa ação policial porque reivindicaram a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade.

1945 - MundoA igualdade de direitos entre homens e mulheres é reconhecida em documento internacional, através da Carta das Nações Unidas.

1951 - MundoAprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual.

1879 - Brasil As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior, mas as que freqüentavam ainda eram criticadas pela sociedade.

1885 - Brasil A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estréia como maestrinaChiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: “Ô Abre Alas”.

1887 - Brasil Forma-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho.

1893 - Nova Zelândia Pela primeira vez no mundo, as mulheres têm direito ao voto.

1917 - Brasil A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

1932 - Brasil Getúlio Vargas promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres..

1933 - Brasil Nas eleições para a Assembléia foram eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

1910 - Dinamarca Dia Internacional da Mulher: Foi no Congresso das Mulheres Socialistas realizado em Cope-nhague, na Dinamarca, que a comunista Cla-ra Zetkin apresentou a proposta que passou a incorporar o dia 8 de marco ao calendário da luta de todos os povos contra a opressão de classe, bem como as demais injustiças e todo o tipo de discriminação.

A segurança do ser femininoA Tenente Coronel, Luciene Magalhães de Albuquerque, foi a primei-

ra mulher a comandar uma tropa masculina no Brasil, que 1992 assu-miu o comando do 34° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, onde, durante três anos, comandou 800 policiais homens, quando instituiu o Policiamento Comunitário, integrando seus homens com a comuni-dade conseguindo assim reduzir os índices de violência em até 90%.

A Coronel, que é Subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, terceiro cargo de maior importância da Polícia Militar, conta que o governo do Es-tado e a Polícia Militar tiveram a ideia de inserir a mulher na instituição militar de Minas Gerais. Até a década de 60, apenas os estados de São Paulo e Paraná tinham a mulher na polícia militar. O objetivo da inser-ção da mulher na PM era de humanizar a organização e colocar a polícia mais próxima da sociedade.

“Entrei na polícia para trabalhar na rua. Na época, mulher fardada não era uma coisa normal. Então as pessoas te olhavam como se você estivesse fantasiada. Era esperado que houvesse algum tipo de pre-

conceito com o trabalho da mulher que é PM, mas isto nunca aconteceu. Pelo contrário, tivemos um respeito muito grande que às vezes, por desconhecer até que ponto éramos preparadas, nunca fomos revidadas ao prender o homem”, afirma.

“Enganam-se aqueles que pensam que a atividade policial é masculina. As pessoas querem um policial educado, correto, comunicativo, acessível, mais educativo que repressivo. O perfil de policial que a instituição e a sociedade querem tem muitas características, não da mulher, mas femininas. O homem pode ter alguma dessas características consideradas do perfil feminino. Naturalmente, a sociedade educa a mulher para ter essas habilidades, ao contrário do homem. A gente aprende desde pequena a brincar de ser educadora, pro-fessora, dona de casa (...). A polícia era vista como uma instituição que precisava do uso da força para exercer o papel, mas hoje é raridade o policial utilizar a força no dia a dia. No ingresso da mulher, se esperava um período de adaptação na instituição mais longo que o homem, mas foi exatamente ao contrário, porque a mulher teve muito mais facilidade para se adaptar do que o homem. Ela tinha pela própria formação que a sociedade dá a ela e a própria questão da sensibilidade da mulher em relação à vida.

Negras Ativas e feministas

“Ser mulher negra é diferen-te de ser mulher indígena. Ser mulher negra jovem é diferente de ser mulher branca adulta. Ser mulher no contexto urbano é di-ferente de ser mulher no contex-to rural. É importante saber que o Dia Internacional da Mulher não é um dia de festa, flores e pre-sentes, mas sim um dia de luta

e de luto pela morte de muitas trabalhadoras”, é o que diz a in-tegrante do grupo Negras Ativas, Larissa Borges.

O grupo feminista trabalha com a superação das desi-gualdades raciais e de gêneros homens e mulheres e desen-volvem ações comunitárias, po-líticas, culturais e educativas, a partir da valorização e do resgate dos saberes e fazeres das mu-lheres nas comunidades.

Queremos festejar a vida e exercer plenamente nosso Direi-to de Ser Mulher. E para isso pre-cisamos de muitas mudanças entre elas o fim do Machismo e da violência contra a mulher. Nossa cidade tem presenciado tristes cenas de violência, impu-nidade, descaso e despreparo das autoridades para lidar com os Direitos das Mulheres.

No trabalho com a família: nunca é tarde para conciliar

A retomada da conciliação dos afazeres de casa e do trabalho externo começou depois dos 65 anos.

Dona Maria Mafalda Ferreira, 70 anos, moradora de Belo Horizonte, é um tradicional exemplo de mulher que, nos anos iniciais do casamento, deixou o trabalho para ocupar-se com a vida familiar. Ela trabalhava em uma loja renomada de corte e costura, mas quando se casou abandonou a vida profissional. “Em 1961, a primeira coi-sa que o homem fazia era casar e tirar a mulher do empre-go. No início, eu sentia falta, mas um mês depois de casada eu engravidei do primeiro filho e ficou muito difícil trabalhar. Fiquei mais de 40 anos sem trabalhar fora de casa”, afirma.

Depois de 12 anos casada, Dona Mafalda começou a trabalhar com corte em casa. Desde 1957, seu ma-rido Dirceu mantinha uma loja de venda de equipamentos de escritório, que acabou incendiada em 1996, época que os filhos também trabalhavam na loja. Com o incêndio, a família passou por dificuldades devido as perdas com material e estrutura da loja, que foi reerguida. Dona Mafalda já havia deixado de lado as aulas de corte e costura. “Na época ia recomeçar com uma colega o curso de costura e ela iria fazer conserto de roupas. Mas ai meu marido me chamou para trabalhar na loja com a promessa de que lá iria ganhar muito dinheiro e desisti de abrir uma sociedade e fui ajudá-lo”, afirma.

“Fiquei com a vida muito corrida e meio confusa, porque às vezes chegava aqui na loja e não dava tempo de fazer as coisas direito e já tava na hora de ir embora”, conta.

“Para trabalhar fora tem que ter uma pessoa para fazer as coisas de casa, mas é bom para a cabeça da gente, vemos e conhecemos pessoas. É um período diferente do meu dia a dia. É um sacrifício, mas eu gosto. Sem empregada em casa é um pouco difícil, mas mesmo assim eu gosto”, completa.

O preconceito e discriminação do

potencial e capacidade das mulheres foi tema

de várias lutas e conquistas durante a

história

Dia Internacional da Mulher completa 100 anos no dia 8 de março, dia oficializado em 1910 no II Congresso de Mulheres Socialistas, liderado por Clara Zetkin, res-ponsável pelo surgimento do movimento

de luta dos direitos das mulheres, em especial das ope-rárias. Neste encontro, ela apresentou a proposta de in-corporação deste dia ao calendário de luta de todos os povos contra a opressão e todo tipo de discriminação à mulher, em memória às 129 operárias que morreram queimadas em 8 de março de 1857, em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, em uma ação policial enquanto rei-vindicavam a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade.

A luta pelo direito e justiça não é recente. No início do século XX, as conferências e passeatas já exigiam me-lhores condições sociais para as mulheres, como o di-reito ao voto às mulheres, conquistado no Brasil apenas em 1932.

Após a segunda Grande Guerra Mundial, a igualdade de remuneração entre homens e mulheres foi reconhe-cida. A partir da década de 80, surgiram os centros de autodefesa de proteção à mulher da violência, as dele-gacias de atendimento à mulher, as mulheres garanti-ram parte do espaço na política.

Apesar das intensas e frequentes lutas, a sociedade ainda lida com a discriminação em relação à mulher. Uma pesquisa realizada pelo Ibope/ Instituto Patrícia Galvão em 2006, em 142 municípios brasileiros, entre capitais e regiões metropolitanas, apontou que 51% das 2.002 pessoas entrevistadas declaram conhecer ao menos uma mulher que já foi agredida por seu companheiro. Desse mesmo número de entrevistados, 33% apontam que a violência contra as mulheres dentro e fora de casa como o problema que mais preocupa a popula-ção brasileira.

De acordo com a socióloga Mara Greide de Car-valho, a origem dessa desigualdade en-tre gêneros está na nossa

Larissa Borges (ao centro) com o grupo Negras Ativas

Page 9: POP NOTICIAS - ED32

9 HORIZONTEBELO

6 a 12 de marco de 2010,

"Quem traz no corpo a marca..."Maria, Maria (Milton Nascimento)

1990 - Brasil Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG.

1994 - Brasil Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora do Maranhão, e reeleita em 1998.

1996 - Brasil O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

1996 - Brasil A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é mem-bro da ABL desde 1990.

1997 - Brasil As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

1998 - Brasil A Senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

2006 - Chile Michelle Bachelet é a primeira mulher eleita presidente, entre todos os países da América do Sul. Em 2007, mais uma presidente é eleita: Cristina Kirchner, na Argentina.

2010 – Fevereiro - BrasilPela primeira vez uma mulher irá disputar as eleições presidenciais. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é lançada oficialmente pelo PT como pré-candidata do partido à presidência.

Mulher sem idade

Da bilheteria dos cinemas para as telinhas

Quem nunca ouviu falar na Tia Dulce? A apre-sentadora que fez sucesso nas décadas de 50, 60, 70 e 80. Ufa! Uma das pioneiras na televisão brasileira, Dulce de Melo Rosa começou a carrei-ra em 1956, quando foi contratada para ser ga-rota propaganda no programa Seção Feminina, da TV Itacolomi. Antes de trabalhar na telinha, Dulce nunca tinha visto uma televisão e já havia trabalhado como doméstica em casa de família e ainda como bilheteira de cinema.

Na TV, a mineira apresentou programa de au-ditório, telejornal, teleteatro, entrevistas, espe-ciais, telenovela. “A TV Itacolomi foi uma escola fantástica, porque fazíamos tudo ao vivo. Tinha de tudo. Programas de auditório, bandas e artis-tas infanto-juvenil, musical, novela...”. No auge, a apresentadora mantinha paralelamente um projeto desenvolvido em parceria com um ban-co da época, conhecido como “Programa da La-vourinha”, onde ela ensinava as crianças como funcionava um banco de depósito de dinheiro. Dulce foi a primeira mulher gerente de banco no Brasil.

Entre 1968 a 1972, a apresentadora tra-balhou na emissora Globo, com o programa de muito sucesso, o Uni Duni Tê, Sala Me Minguê. Com o fim do programa, Dulce ficou afastada da televisão e abriu uma importadora. Na mídia, voltou em 1979, na Rádio Guarani, onde parti-cipava de um programa de rural, que conquistou quatro prêmios internacionais de melhor progra-ma de rádio.

“Achei que minha carreira já tinha contribuído para a TV mineira e que já tinha pendurado minhas chuteiras. Mas aí fui convidada para fazer um programa infantil da Alterosa, o Clubinho, para apre-sentar os desenhos, bater um papo com as crianças. O trabalho veio com uma força maior ainda. O programa bombou e virou o

melhor programa de Minas Gerais! Foi glorioso, muito bom!”, afirma.

“O clubinho foi uma coisa fantástica, me deu uma alegria muito grande. Achei que já tinha recebido todas as graças de Deus, todas as ho-menagens que um público poderia dar, mas foi o maior acontecimento, o maior fenômeno da his-tória da televisão brasileira”, completa. Foi nesse programa que foi nomeada de “Tia Dulce”, como é conhecida até os dias atuais. “Eu vivi a história da TV. É muito difícil estrelar na TV e agradar o pú-blico constantemente”, afirma.

Durante sua carreira na TV, Tia Dulce fez mais de mil espetáculos circenses, inaugurou vários ginásios, clubes, festas de empresa com anima-ção de crianças.

A eterna apresentadora das crianças é pio-neira na história brasileira. No início de sua car-reira já existiam programas infantis na televisão, mas a produção para a criança era apenas de filmes e desenhos. “Fui pioneira porque quando eu fiz o Clubinho, na época não existia nenhuma criança dentro da televisão, nenhum programa que interagisse diretamente com a criança. Mas trabalhei a criança no seu potencial, na sua be-leza e criatividade levando ela para dentro da mídia. O principal artista do programa era a crian-ça”, conta.

“Nunca sofri nenhum tipo de discriminação. Quando esse veículo de comunicação chegou

em Minas, as pessoas estavam tão ansiosas para ver aquela magia que os artistas da telinha

era ‘endeuzados’ e não discriminados”.

Nunca subestime uma mulherzinha“Clarice Lispector também era uma

mulherzinha. E das boas!”

“Durante os primeiros 11 anos de carreira com a banda dei prioridade à vida profissional. Quando resolvi ser mãe e desacelerar o ritmo de trabalho, eu tinha 32 anos. Sempre gostei muito da vida em família, de ter uma casa e cui-dar bem dela”, é o que conta a cantora Fernanda Takai. Nascida na Serra do Navio, no Amapá, a vocalista do grupo Pato Fu conseguiu conciliar o trabalho e a vida familiar da melhor maneira possível.

“Muita gente tem jornadas múltiplas como eu, a diferença é que às vezes eu estou em cima de um palco, no rádio, tevê, jornais e re-vistas”, afirma.

Casada com o integrante do grupo, John Ulhoa, e mãe de uma menina, a vocalista com-pleta em setembro 18 anos de Pato Fu. Sobre sua vida familiar e trabalho, ela diz que “tem época que estou mais em casa e levo e busco minha filha na escola todos os dias, cozinho, acompanho a lição, saímos juntas pro super-mercado... quando é época de lançamento e turnê sentimos a falta uma da outra. Dá um aperto no coração, mas é sazonal”.

Fernanda é colunista de dois jornais e lan-çou um livro que traz uma coletânea de crônicas e contos já publicados, "Nunca subestime uma Mulherzinha”. O título do livro, também título de uma de suas crônicas trata da valorização da força feminina e ao mesmo tempo de sua fragi-lidade, colocando em questão a relação de pre-conceito existente na sociedade e na cabeça da própria mulher. “Eu vejo mais essa mulher-zinha como alguém que estamos acostumados demais à sua presença. Por mais que se tente evitar, a gente tem ideias pré-concebidas na ca-beça e é preciso ver além do que está na nossa cara pra descobrir coisas interessantes sobre nós mesmos até. Às vezes um sorriso amare-lo pro outro funciona enquanto arrumamos os pensamentos. Pode ser que mais tarde a gente já se dê por satisfeita por algumas certezas que não precisam ser anunciadas...”, completa.

Fern

anda

Tak

ai

própria cultura. “No caso brasileiro, o papel social da mu-lher era ser dona de casa. O homem era referência. Mas quando a mulher saiu dessa “área privada”, a sociedade teve profundas mudanças, porque o papel dessa mulher foi alterado, outras atribuições lhe foram acrescentadas. De um lado se tem os resquícios da mulher dona de casa e, do outro, a sociedade contemporânea acha que ela tem que ser uma boa mulher, ter um bom trabalho, fazer sucesso, estudar... As mulheres estão em crise de iden-tidade e precisamos construir essa identidade”, afirma.

Maria da PenhaToda mulher, independentemente de classe, raça, et-

nia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais ineren-tes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as opor-tunidades e facilidades para viver sem violência, preser-var sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. A frase acima foi retirada da Lei 11.340, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Sil-va, em 2006.

Em 1983, Maria da Penha Maia Fernandes recebeu um tiro de seu marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, enquanto dormia. A farmacêutica perdeu os movimen-tos das pernas e precisou andar sobre cadeiras de ro-das. Com a alegação de que o disparo seria de um ladrão o marido não foi incriminado. Maria da Penha ficou inter-nada e ao retornar para casa foi mantida presa por seu marido. Várias outras agressões, incluindo eletrocução, foram mais que suficientes para a farmacêutica buscar

justiça. Durante anos, foram feitas assembléias e reuniões na luta pela justiça, até a elabora-

ção de um Projeto de Lei de proteção da mulher contra a violência, san-

cionado pelo presidente.

Tia Zeni e Maria das CabritasPresidente da Câmara de Ribeirão das

Neves, juntamente com a vice, Maria das cabritas, a cidade tem hoje duas mulheres na direção da casa. “Sinal de novos tem-pos”, afirmou Luzia Ferreira, em um encon-tro realizado na própria Câmara Municipal, no mês passado.

Com seu olhar feminino, Tia Zeni sempre esteve envolvida com a comunidade. Em 1989, criou a Casa de Assistência Tia Zeni, em Belo Horizonte, atendendo às crianças da comunidade e logo depois, uma 2ª casa, atendendo as crianças da Vila Braúna e arredores, que atendia 270 crianças. Em 1992, em novo novo imóvel, o atendimento foi ampliado a 400 crianças, que chegavam rebeldes, mas com o amor dado iam se constituindo os princípios de família.

Rompendo uma tradição de 15 legislaturas, Luzia Ferreira, vereadora de Belo Horizonte, em seu segun-

do mandato na CMBH, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, com 40 votos de um Parla-mento composto por 36 vereadores e apenas cinco ve-readoras. É a primeira mulher a exercer a presidência do

Legislativo da capital mineira e a única mulher presidente de câ-maras de capitais do Brasil, além de ser coordenadora do Fórum de presidentes de câmaras de capi-tais do Brasil.

“A mulher traz consigo uma nova forma de ver, de governar. Temos uma visão diferenciada do poder. Até pela nossa ausên-cia por longos anos, temos mais zelo do que é coletivo. Valoriza-mos mais aquilo que vai atingir a todos. Fazemos política de uma forma diferenciada, no ponto de vista de zelar mais pelos recursos públicos, aplicar os recursos para melhorar a vida das pessoas. Por sermos menos intrincadas com

Mulheres da família, da política e da comunidade

Em 1992, Tïa Zeni se candidatou a vereadora, mas foi em 2000 que assumiu a Casa Legislativa e este ano, a presidên-cia da Casa. Sua trajetória de vida e política mostra que houve várias dificuldades em seu caminho, mas graças a sua fé em Deus, o amor pela família e seu trabalho tem conseguido ven-cer os obstáculos e consolidar sua força política.

“Hoje estamos ocupando espaços que antes eram exclu-sividade dos homens além da igualdade de direitos, como a participação política. Sabemos que a mulher brasileira é a grande mantenedora dos lares e somos um contingente im-portante no mercado de trabalho. Este ano teremos duas mu-lheres na disputa presidencial a Ministra Dilma e a Senadora Marina. Mesmo assim a participação deveria ser maior, pois a mulher representa a maior parte do eleitorado”, afirma Zeni.

"Mesmo com todas as conquistas das mulheres, tenho um grande respeito aos homens. E parabenizo todas as

mulheres nevenses pela luta e garra ao conduzirem suas famílias com sabedoria. "

Tia Zeni e Maria das Cabritas

esse jogo de poder pelo poder, exercemos o poder como uma forma de valorizar a partici-pação de todos. Eu acredito muito nessa ca-pacidade da mulher de humanizar o poder.”,

ASCO

M/C

MRN

Tia Zeni, Luzia Ferreira e Maria das Cabritas: encontro fortalece aliança política feminina

Foto: Nino Andrés

Page 10: POP NOTICIAS - ED32

10

HORIZONTEBELO

O Sesc Venda Nova sediou nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro a 4ª Conferência das Cidades. O even-to foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Re-gional e Política Urbana (Sedru) com participação de mais de 800 pessoas, dentre elas represen-tantes populares, prefeitos e ve-readores, deputados estaduais e federais e representantes do go-verno estadual.

O encontro foi uma oportunida-de para avaliar as três Conferên-cias já realizadas e os avanços da gestão democrática no Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Cone-dru). Foram debatidos os temas Gestão Democrática, Planeja-mento Urbano, Integração das Po-líticas de Habitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana, e Programas Governamentais, Financiamento das Políticas Ur-banas.

Dentre das abordagens foram escolhidas oito propostas volta-das para as áreas de habitação, saneamento, mobilidade urbana e planejamento urbano, que se-rão apresentadas na Conferência em Brasília, em junho. Também foram eleitos os 122 delegados que representarão Minas Gerais no evento nacional: 16 do poder público estadual, 27 do poder público municipal, 36 dos movi-mentos populares, 14 dos em-presários, 14 dos trabalhadores, 9 de profissionais e acadêmicos e 6 das ONGS.

Na “Gestão Democrática” fo-ram eleitas as propostas volta-das para a criação de Conselhos

das Cidades nos municípios que interagissem com outros conse-lhos municipais e lideranças da sociedade civil e ainda que con-tribuíssem com o processo de elaboração de planos capazes de conscientizar os participantes sobre os problemas e potenciali-dades da sociedade.

No “Planejamento Urbano” fo-ram eleitas propostas direciona-das à criação e obrigatoriedade de um Plano Diretor Participativo para todos os municípios e de um marco regulatório da política

setorial de habitação de interesse social, prevendo a locação social com estímulo para imóveis que queiram integrar o programa; a viabilização da regularização fun-diária, urbanística concomitante-mente.

As propostas do terceiro tema “Integração das Políticas de Ha-bitação, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana” buscou a criação e implementação das Co-missões Permanentes de Aces-sibilidade de caráter deliberativo, como indutoras das políticas mu-

nicipais de acessibilidade e; a im-plementação, nos programas de infraestrutura urbana e habitacio-nal, de mecanismos que visem à proteção dos recursos hídricos.

No último tema “Programas Go-vernamentais e Financiamentos das Políticas Públicas” foram es-colhidas propostas que garantis-sem a ampliação dos recursos do Programa de Aceleração do Cres-cimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida e a promoção da inte-gração entre municípios vizinhos para a elaboração de projetos que

atendam às demandas regionais.“O final do ano passado foi

marcado por desastres causa-dos pelas chuvas e esse cenário poderia ser evitado se tivesse por parte dos municípios plane-jamento urbano. A Conferência é a oportunidade de elaborarmos diretrizes que garantam planos efetivos não só de saneamento e habitação, como no uso e ocupa-ção do solo”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebas-tião Navarro.

6 a 12 de marco de 2010,

Sesc sedia 4ª Conferência das Cidades

O Diretório Central dos Estudan-tes (DCE) da Newton Paiva realizou a primeira calourada de 2010, no dia 27 de fevereiro. O evento contou com a participação de estudantes de várias instituições universitárias de Belo Horizonte. O patrocínio foi da agência Comunicação Objetiva, que irá fazer a prestação de serviço das próximas calouradas da universida-de.

O evento contou com a participação da banda Bartucada Diamantina, que realiza periodicamen-te várias apresentações. Com 38 anos de estrada, a banda mantém 250 pes-soas dentre guitarristas, baixistas, vocalistas e per-cussionistas. De acordo com o vocalista Ricardo Gandra, a Bartucada tem identidade própria, pois é uma mistura de uma ban-da convencional onde tem todos os componentes musicais adicionados a instrumentos de percus-são. “Nós pegamos todos

os gêneros musicais mais diversifi-cados e transformamos em samba. A fusão é a miscigenação diferencia-da da banda. A Bartucada é pioneira nesse estilo musical”, ressalta.

“Achei a festa maravilhosa. Muitas mulheres, diversão e

pessoas diferentes.”Luiz Antônio

Estudante de Engenharia Mecânica da Puc-MG

Calourada da Newton Paiva agita estudantes

Carreata faz sucesso em Neves e Venda Nova

A Agência Comunicação Objetiva deu sequência a Campanha “Pop é pop”, com a realização de mais uma carreata, dessa vez em Ribeirão das Neves e em Venda Nova. No evento, foram distribuídos no-vos exemplares da edição do Pop Notícias. O per-

curso foi realizado por um Trio Elétrico e carros plo-tados nas principais ruas do centro de Venda Nova e Ribeirão das Neves, e ainda nos bairros Sevilha e Santinho.

FOTO

: Dan

iel R

uben

s Pr

ado

Page 11: POP NOTICIAS - ED32

11

HORIZONTEBELO

6 a 12 de marco de 2010,

Inauguração marca 100 anos de Tancredo Neves

Na comemoração do centenário do ex-presidente Tancredo Neves, Belo Horizonte recebeu a inauguração de mais um complexo assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer: a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Na solenidade participaram o vice-presidente da República, José Alencar, o governador de Minas Aécio Neves, além de autoridades de todos os 853 municípios de Minas Gerais. A abertura contou com a participação da cantora Fafá de Belém, cantando o Hino Nacional.

De acordo com Aécio Neves, a inauguração do Complexo foi uma data importante para ele. “Essa inau-guração vai fazer com que dentro de 10 anos a região norte seja a principal região econômica da Região Metropo-litana, que hoje é a mais desaquecida de todas as regiões, a mais pobre de todas. Essa obra é o reencontro de Minas Gerais com o planejamento”, afirma o governador que termina seu mandato em Minas Gerais dentro de três semanas.

Para o vice-governador Antônio Anastasia, a inauguração do prédio é um marco na história, em relação

ao modo de trabalho do servidor e do cidadão que será atendido. “Nós temos aqui funcionalidade, nós te-mos conforto para os servidores, nós temos qualidade para o cidadão usu-ário do serviço público que vem aqui”, afirma. O vice destaca também a im-portância econômica do complexo para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Cidade Administrativa Presi-dente Tancredo Neves deve receber 16 mil servidores das 18 secretarias de estado e 25 órgãos públicos para atender cinco mil visitantes por dia. Já estão trabalhando 1900 servi-dores. Até o mês de outubro, 16 mil funcionários estaduais estarão insta-lados.

Segundo o engenheiro da obra Alan Soares Costa, a Cidade Adminis-trativa Presidente Tancredo Neves é uma obra de muita importância não apenas para Belo Horizonte, mas para o Brasil.

O complexo tem como diferencial a questão da consciência sócio-am-biental, com a redução dos impactos ambientais e a economia de recursos naturais. Segundo o diretor presiden-

te da Codemig, Osvaldo Borges da Costa Filho, a Cidade Administrativa é motivo de orgulho para o Brasil e esconde em sua aparência alguns diferenciais. “Essa obra não é apenas um marco da arquitetura, ela é muito mais um exemplo de gestão pública. Nós vamos ter aqui de uma forma iné-dita, talvez no mundo não exista, um estado que funcione totalmente inte-

grado em apenas dois prédios. Obvia-mente, mais o Palácio do Governo”, afirma e ainda completa que “com toda economia que isso gera de si-nergia, transporte, reprografia, enfim, nós temos já uma auditoria feita que indica que teremos anualmente 95 milhões de reais de economia. E isso poderá ser aplicado em novas áreas, novas obras na área de saúde, edu-

cação (...) Essa obra tem uma função muito maior do que a aparência dela possa indicar”.

Durante o evento, o governador de Minas foi homenageado pelos trabalhadores que construíram o complexo, com a premiação de um capacete autografado por diversos operários.

CIDADE ADMINISTRATIVA

Bandeiras dos municípios mineiros em frente ao Palácio Tiradentes

3491-6887 3495-29673451-2068 3451-25833451-1739

Av. Dr. Cristiano Guimarães, 1645

Planalto

Av Dr. Cristiano Guimarães, 795

Planalto

Rua Padre Pedro Pinto, 715

Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 1003

Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 933

Venda Nova

FAÇA SUA RECEITA AQUI!

CHALÉ DO ZEZÉ

ACADEMIA TEMPLO

LIVRARIA DUMEC

FAÇA SUA RECEITA AQUI!

Linhas de ônibus já operam no trajeto Estação de Metrô à Cidade Administrativa

Já estão em operação três linhas ônibus que fazem o trajeto da Estação de Metrô Vilarinho para a Cidade Admi-nistrativa, pela MG-10. As linhas 65, 8650 e 642 facilitam o deslocamen-to de funcionários estaduais para a nova Sede Administrativa do Governo Estadual. Cerca de três mil pessoas, correspondente a 18% do total de fun-cionários estaduais, já estão sendo atendidas.

O serviço é realizado pela Secreta-ria de Estado e Transportes e Obras Públicas (SETOP), pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans.

A linha 6350, que interliga desde dezembro, a região Barreiro à Estação Vilarinho, será reestruturada e tam-bém deve integrar nos horários de pico o itinerário para a Cidade Admi-nistrativa.

A implantação das linhas de ôni-bus acontece de acordo com a trans-ferência de funcionários estaduais

para a nova Sede. Ainda serão criadas outras três linhas complementares: 66, 67 e Seletivo Cidade Administrati-va. A BHTRANS vai monitorar o funcio-namento das linhas e fazer adequa-ções em relação à oferta na demanda de passageiros, quando necessário.

Mudança no Trânsito

Com a nova frota de ônibus e inten-so fluxo de veículos para a Sede Ad-ministrativa, a BHTrans alterou o sen-tido de circulação da Alameda José Maria Alkimim no bairro Serra Verde, que passou a ser utilizada como via de acesso à nova sede do Governo. A via já opera em mão única direcional, entre Rua Dois e Rua Antônio de Pai-va Meirelles, neste sentido. Ainda no bairro Serra Verde, foi feita a implanta-ção de um semáforo na Rua Dois com Rua Guido Leão.

Para mais informações, os usu-ários podem acessar o portal da BHTrans (www.bhtrans.pbh.gov.br.), no link “Como chegar” ou ainda pela Central de Atendimento telefônico da BHTrans, 3277-6500.

• Metrô: embarque em qualquer estação do Metrô até as Estações Vilarinho ou São Gabriel, onde se encontram as opções de integração com linhas de ônibus e fretado. Bilhete ao preço de R$1,80. A integração metrô-ônibus, com cartão BHBus, totaliza R$3,20.

• Carona Corporativa: os servidores estaduais têm à sua disposição um sistema exclusivo e seguro de incentivo à carona para deslocamento até a nova sede do governo, através do site Projeto MelhorAR, que objetiva melhorar a qualidade no trânsito e no meio ambiente.

• Transporte fretado: é gratuito e pode ser usado para servidores e prestadores de serviço. O transporte funciona entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.

Onde adquirir o cartão BHBUS? O usuário poderá comprar créditos ou recarregar o cartão nos postos Transfácil, nas estações BHBus e do Metrô. O atendimento do Transfácil pode ser feito pelo telefone 3248-7300.

VEJA MAIS ALTERNATIVAS PARA O DESLOCAMENTO À CIDADE ADMINISTRATIVA

TRANSPORTES

• Metrô: embarque em qualquer estação do Metrô até as Estações Vilarinho ou São Gabriel, onde se encontram as • Metrô: embarque em qualquer estação do Metrô até as Estações Vilarinho ou São Gabriel, onde se encontram as opções de integração com linhas de ônibus e fretado. Bilhete ao preço de R$1,80. A integração metrô-ônibus, com cartão BHBus, totaliza R$3,20.

• Carona Corporativa: os servidores estaduais têm à sua disposição um sistema exclusivo e seguro de incentivo à • Carona Corporativa: os servidores estaduais têm à sua disposição um sistema exclusivo e seguro de incentivo à carona para deslocamento até a nova sede do governo, através do site Projeto MelhorAR, que objetiva melhorar a qualidade no trânsito e no meio ambiente.

• Transporte fretado: é gratuito e pode ser usado para servidores e prestadores de serviço. O transporte funciona • Transporte fretado: é gratuito e pode ser usado para servidores e prestadores de serviço. O transporte funciona entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h.

VEJA MAIS ALTERNATIVAS PARA O DESLOCAMENTO À CIDADE ADMINISTRATIVA

Page 12: POP NOTICIAS - ED32

12

NEVESRIBEIRÃO DAS

6 a 12 de marco de 2010,

MORADOR DE RIBEIRÃO DAS NEVES VOLTA A ENXERGAR DEPOIS DE 5 ANOS

Atleta reclama de patrocínio

SAÚDE

A visão faz parte dos sentidos humanos mais importantes para a sobrevivência do dia a dia. Enxer-gar o que acontece ao nosso redor, sem dispensar os outros sentidos como olfato e tato, nos proporcio-na a capacidade de entender me-lhor o ambiente em que vivemos, e de evitarmos possíveis erros que poderiam comprometer nossas vi-das. Durante cinco anos o aposen-tado Américo Barbosa enfrentou a rotina de ver o mundo através das mãos. Vítima de catarata, astig-matismo e de uma miopia de 17 graus chegou a acreditar que nun-ca mais viria. Mas esta perspec-tiva mudou quando foi orientado a procurar à Clínica Oftalmológica de Ribeirão das Neves. Depois de meia década sem ver, passou pe-los procedimentos de avaliação da equipe de saúde pública do muni-cípio, e voltou a enxergar.

Américo Barbosa tornou-se cidadão de Neves há 18 anos. Trabalhou a vida inteira como me-cânico de automóveis em diversas cidades. Mas os problemas com a

visão foram hereditários surgidos ainda na infância. A alta graduação de miopia lhe forçou a dependên-cia de óculos, pois sem as lentes de correção não conseguia distin-guir visualmente os objetos a um palmo de distância. Com o desen-volvimento da catarata a situação piorou e lhe causou a cegueira completa. A solução seria após um procedimento cirúrgico, mas a situação financeira do aposentado não lhe dava condições. Desta for-ma, esteve cinco anos limitado à ajuda de familiares.

Da primeira consulta até a cirur-gia foi aproximadamente um ano. A operação foi realizada na Santa Casa de Misericórdia de Belo hori-zonte, no entanto, todos os proce-dimentos burocráticos como do-cumentação, exames e internação foram realizados e orientados por uma equipe do sistema público de saúde de Ribeirão das Neves. “Eu não fazia nada sozinho. Já estava com dificuldades para andar. Ca-minhava passo a passo, muitas vezes com ajuda de alguém, qua-

se não saía mais”, afirma Américo Barbosa.

A cirurgia aconteceu no dia 8 de setembro do ano passado. A operação durou duas horas e teve efeito imediato. Além da catarata, Barbosa operou os problemas de miopia e astigmatismo, voltando a enxergar no mesmo dia. “Agra-deço muito a toda equipe que me ajudou e o prefeito Walace, que foi o primeiro a me orientar procurar a clínica. Hoje não preciso usar óculos regularmente. Meu grau de miopia abaixou para quase um, nunca enxerguei tão bem como vejo hoje. Estou muito contente e satisfeito com o resultado e com a prefeitura que me ajudou.”

As lembranças dos cincos anos de angustia e limitações agora fazem parte do passado. Mesmo aposentado, próximo a completar 69 anos de idade, Américo Barbo-sa voltou pegar trabalhos extras de pintura, dando-lhe a sensação de produtividade, além de receber uma verba paralela a da previdên-cia social.

O atletismo é um dos esportes mais pra-ticados no país, com mais de quatro milhões de adeptos. No entanto, a falta de recursos financeiros no esporte tem impedido que pessoas talentosas desistam de serem pro-fissionais no meio do caminho. André Mateus Rocha é jardineiro e corre há mais de quatro anos. Cidadão de Ribeirão das Neves adora levar o nome da cidade nas competições que participa, mas isto se tornou cada vez mais difícil devido à falta de patrocínio, pois só o dinheiro da jardinagem não é o suficiente.

O corredor conta que os seus treinos são realizados na madrugada, antes de ir para o trabalho, e que por muitas vezes vai para o serviço correndo para praticar um pouco mais. Sem investidores e pouco dinheiro, con-ta com a ajuda de comércios vizinhos a sua residência. “Há algumas pessoas que tentam ajudar, o sacolão próximo a minha casa sem-pre oferece frutas, como a banana, que ajuda a prevenir câimbras, amigos e comerciantes já se organizaram para pagar algumas inscri-ções, que eram caras. Estas ajudas são muito válidas”, afirma André em agradecimento.

No ano passado André chegou em ter-ceiro lugar na famosa Corrida da Família, que ocorre simultaneamente com a Meia Marato-na da Pampulha. Este ano será sua terceira edição e se prepara para chegar em primeiro lugar:“Tenho treinado duro e acredito que pos-so me superar este ano”, afirma.

Ao lado da corrida da Pampulha as provas da Linha Verde se tornaram um dos principais eventos do atletismo mineiro. O trajeto que os atletas irão percorrer é de 21.097m para a Meia Maratona e de 5.800m para a Corrida da Família. Há premiações para os três primeiros lugares em ambas a competições. Mais de 2.600 pessoas participaram da última edição.

Os corredores que participarem da Meia Maratona irão passar por alguns pontos turís-ticos da Região Metropolitana, como a recém-inaugurada Cidade Administrativa, obra que o arquiteto Oscar Niemeyer considera seu maior feito, e a Praça da Estação, local onde fica o Mu-seu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, que expõem entre suas obras as ferramentas utili-

zadas na construção de Belo Horizonte. Como a maioria dos atletas, André espera

que alguém o promova através de patrocínio. Exemplos como o mineiro Franck Caldeira e Vanderlei Cordeiro, que antes de ser marato-nista trabalhava como bóia fria, são a prova de pessoas humildes que acreditaram no talen-to e ganharam repercussão internacional.

Quem desejar participar das provas no dia 14 de março pode se inscrever no site www.meiamaratonalinhaverde.com.br. A largada da Meia Maratona será na MG 020, próximo ao km 20 e a Corrida da Família acontece na Avenida Cristiano Machado, Nº 4001. Outras informações no telefone 3264-0334.

ESPORTE

FOTO

: Ale

xand

re Fe

rreira

Page 13: POP NOTICIAS - ED32

NEVESRIBEIRÃO DAS

Região do Bom Jesus recebeprojetos urbanísticos do Estado

O bairro Florença, situado na região do Bom Jesus, terá novos projetos que visam melhorar a estrutura urbana local. O prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, recebeu no município o secretário da Sedru, Sebastião Navarro, a deputada estadual, Gláucia Brandão e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), José Osvaldo Guimarães Lasmar em uma reu-nião de apresentação dos proje-tos.

Será necessário para a exe-cução R$1,2 milhão, que deve ser captado pela prefeitura de Neves. O projeto consiste na construção de uma praça que servirá de múltiplos usos para a Escola Estadual San Genaro, na revitalização ao redor da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, na construção de um núcleo de esporte e lazer, na obra de uma praça de recreação infan-til, na reestruturação do sistema viário local e no tratamento pai-

sagístico da calha do córrego. De acordo com o secretário de Esta-do de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Na-varro, a elaboração do projeto já é metade do caminho para a efe-tivação das obras. “É importante ressaltar que o Estado e a União liberam recursos para quem tem projetos e esta reunião mostra o interesse de Neves em dar aos moradores uma condição de vida mais digna. Tenho certeza que com a vontade da prefeitura e o apoio do governo de Minas estas obras sairão do papel num futuro próximo” destaca.

Para o prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, esta parceria tem dado cada vez mais resultados para o município. “São vários os desafios de administrar uma cidade, ainda mais como Neves, que sempre foi historica-mente reconhecida pelos indica-dores de pobreza, mas hoje com muito trabalho e com o apoio do governo do Estado estamos fa-zendo uma Neves mais agradá-

vel de se viver”, disse o prefeito.A idéia dos projetos urbanís-

ticos para a região veio do pro-fessor da Escola Estadual San Genaro, Lindolfo Azevedo. Seu foco é atender a juventude de Neves, que muitas vezes são carentes de um espaço de re-creação. “Busquei com este pro-jeto amenizar o sofrimento dos

jovens com um espaço de lazer. Hoje eles não têm um lugar para se encontrarem e se divertirem” relata.

Esta não é a primeira parce-ria que envolve a prefeitura mu-nicipal, Sedru e a região do Bom Jesus. O plano de regularização fundiária, no qual, mais de 400 famílias recebem o título da casa

própria, terá o investimento de R$ 270.197,92. Neves também recebe do Estado, através do Projeto Travessia, cerca de R$ 6 milhões. De acordo com o pre-feito já foram repassados para a prefeitura R$ 4 milhões desta verba e a previsão é que as obras de infraestrutura tenham início daqui a seis meses.

Para completar o quadro de profissionais no município, a Prefeitura de Ribeirão das Ne-ves abriu vagas para médicos em diversas especialidades para contratação imediata. São 10 mé-dicos para o Programa Saúde da Família (PSF), com salário mensal de R$6.380,00 e carga horária de 40h/semanais. Para as demais unidades de Saúde são mais 31 vagas distribuídas nas seguintes especialidades: 2 vagas para uro-logista, 3 para psiquiatria, 1 para endocrinologista, 6 para pediatria, 1 para geriatria, 1 para gastroente-rologista, 7 para médicos genera-listas, 2 vagas para angiologista, 2 vagas para médico do trabalho, 2 vagas para médico socorrista generalista e 3 vagas para médico socorrista pediatra, a carga horária é de 12 horas/semanais para as

oito primeiras especialidades e de 24 horas / semanais para o médi-co socorrista generalista e socor-rista pediatra, os salários variam de R$ 2,067,00 a R$ 4,770,00.

O Hospital Municipal São Ju-das Tadeu também está contra-tando. São 12 vagas para médicos nas seguintes especialidades: clínico geral, pediatra, obstetra, anestesista. O salário é de R$ 3. 492,00, mais gratificação de 25% para jornada de 24 h/s ( 2ª a 6ª) e 30% para os finais de semana.

Os interessados podem entrar em contato na Gerência de Gestão de Pessoas da Secretaria Muni-cipal de Saúde, fone: (31) 2624 6241 e no Hospital São Judas Ta-deu pelos telefones: ( 31) 3627 -5238 / 3627 -6271.

Estão abertas até o dia 11 deste de março as inscrições para o II Forum do Coplan, Con-selho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão das Neves, para os re-presentantes da sociedade civil. Para concorrer a uma das sete vagas os interessados devem fa-

zer parte de alguma Associação, Sindicato ou Ong que atue no município.

As inscrições podem ser fei-tas na Casa dos Conselhos que fica na Rua Libério Augusto Gui-marães, n 61- Centro, no horário de 8h às 17h.

O II Fórum do Coplan acon-

tece no dia 18 deste mês, no auditório interno do Caic. Os con-selheiros cumprem um mandato de dois anos. Vale salientar que o Conselho Municipal é de funda-mental importância para o pla-nejamento e desenvolvimento urbano da cidade.

Visto o aumento significativo da violência contra as mulheres, o Conselho Municipal da Mulher de Ribeirão das Neves realizam no dia 08 de março a caminha-da “NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES", às 17h, com con-centração ao lado da prefeitura

municipal (em frente ao deposito de material de construção) com destino a praça central.

O Conselho das Mulheres pe-dem o apoio de toda população, entidades, movimentos que são contra ao uso abusivo de força, autoridade e violência. É preciso

destacar estas atitudes e escla-recer a mente de quem agride e de quem é agredido para que a cultura da brutalidade seja extin-guida.

Outras informações - Conse-lho da Mullher 3627-5617.

MELHORIAS

Neves divulga vagas para médicos

II Forum do Conselho Municipal de Planejamento e

Desenvolvimento Urbano

Caminhada Contra Violência

3427-7106 3451-0287

Av Vilarinho, 78 Venda NovaRua Judith Binatti, 63

Liberdade

AUTO POSTO VALE

3451-5206 3434-6945

Rua Padre Pedro Pinto, 1.354

Em Frente ao Ponto Frio

Av Vilarinho, 1270

Venda Nova

PAPELARIA E MUITO MAIS

CANTINA DA MÁRCIA

3434-7566

Av José Lopes Muradas, 280Floramar

13 6 a 12 de marco de 2010,

SEDR

U/AS

COM

Page 14: POP NOTICIAS - ED32

14

ESPORTES

Cruzeiro é absolvidoe segue na liderança

Welton Felipe vai para Atlético-GO

O América terá mais um reforço para temporada 2010. O zagueiro Fabrício, de 25 anos, foi apresentado pelo Diretor de Futebol do América, Alexandre Mattos, à imprensa, na tarde desta quarta-feira, no CT Lanna Drumond.

Fabrício Lopes Alcân-tara, que já trabalhou com Mauro Fernandes, veio por indicação do treinador. Vito-rioso em várias equipes por onde passou, o atleta espe-ra que não ser diferente no clube alviverde. “Já joguei em praticamente todos os continentes e fui vitorioso. Espero que aqui no Améri-ca eu dê continuidade con-quiste títulos”, ressaltou o zagueiro.

Após a apresentação, o atleta seguiu para o campo e participou do treinamen-to.

Fonte:Site América Mineiro

“Prefiro morrer a pedir desculpa a Materazzi”, diz Zidane

CRUZEIRO

ESPORTE INTERNACIONAL

ATLÉTICO AMÉRICA

O Cruzeiro corria o risco de perder 6 pontos na Campeo-nato Estadual, acusado de ter realizado escalação irregular do atacante Wellington Paulista na estréia do time no campeo-nato. O advogado Sérgio Santos Rodrigues que fez a defesa do Cruzeiro afirmou que a suspen-são automática de Wellington Paulista foi transformada em medida de assistência social, com base no artigo 171 do CBJ. Desta forma o Cruzeiro segue na liderança do campeonato.

Apesar da raposa ter sido absolvida, o atacante Welling-ton Paulista foi condenado a dois jogos de suspensão, pela expulsão na partida contra a Caldense. Ele foi enquadrado nos artigos 250 e 258 do Có-digo Brasileiro de Justiça Des-portiva (CBJD), classificado como ato desleal e atitude anti-desportiva por causa de um de-sentendimento com um adver-sário logo aos nove minutos do primeiro tempo. O centroavante já cumpriu os dois jogos.

Na última semana o Atlé-tico Mineiro apresentou Rafael Cruz, lateral-direito emprestado do Atlético Goia-niense, como novo reforço do Galo. No entanto, como parte do acordo, o zagueiro Welton Felipe foi empresta-do para o time goiano, onde fica até o fim da temporada. Já o Galo prorrogou o vínculo com Rafael até dezembro de 2012. O zagueiro que já está em Goiânia deve realizar os

exames médicos neste fim de semana, antes de ser apresentado.

No novo clube, Welton Fe-lipe vai reencontrar ex-com-panheiros como o goleiro Edson e o lateral-esquerdo Thiago Feltri. Os três foram revelados pelas categorias de base do Alvinegro.

Fonte: Site Oficial

Fabrício Lopes é o novo reforço

Esta frase percorreu o mundo na última semana. O sentimento de raiva persiste em um dos maiores craques do futebol mundial, o francês Zinedine Zidane, contra o zagueiro italiano Mar-co Materazzi.

Na final da Copa do Mundo de 2006, França e Itália faziam um jogo duríssimo em busca do título de me-lhor seleção de futebol do mundo. Paralelo a isto, toda imprensa focava também em um astro, Zidane, classifi-cado três vezes como melhor jogador do mundo pela FIFA, que fazia a últi-ma partida de sua vida como jogador profissional. No entanto, um desen-tendimento durante o jogo fez com que a festa de despedida do francês terminasse com sua expulsão. Duran-te a partida, com o intuito de provocar e desconcentrar Zidane, os italianos fizeram diversas provocações ao craque, que não conseguiu manter a postura. Depois de ouvir insultos so-bre sua mãe, provocado por Materazzi,

Zidane aproximou-se do zagueiro e deu-lhe uma cabeçada no rosto diante de todas as câmeras. Imediatamente foi expulso e a Itália foi campeã do mundo.

Próximo de completar quatro anos daquela partida, Zidane tocou neste assunto novamente ao conceder uma entrevista ao jornal “L´Équipe.”

“É claro que me culpo pelo suce-dido, mas se peço perdão, também estarei admitindo que o que ele fez foi normal. E, para mim, não foi normal. Passam-se coisas no campo. Passa-ram-se muitas comigo. Mas naquela vez não consegui aguentar. Minha mãe estava doente, no hospital. Isto ninguém sabia, mas era um período difícil. Mais do que uma vez insulta-ram a minha mãe e eu não respondi. Mas ali, aconteceu. Se tivesse sido o Kaká, um tipo normal, bom, claro que lhe teria pedido desculpa. Mas a este! Se lhe peço perdão, falto com respeito a mim mesmo e a todos os que amo

com toda a alma. Peço perdão ao fute-bol, aos torcedores, à equipe. Depois do jogo, entrei no vestiário e disse: “Desculpem-me. Isto não muda nada, mas peço desculpa a todos”. Mas a ele não posso. Nunca, nunca. Seria uma desonra. Prefiro morrer - disse, em en-trevista ao jornal francês “L´Équipe”.

Depois de ter pendurado as chu-teiras, Zidane refletiu muito. E hoje manda seu recado aos mais jovens, que estão começando agora a carrei-ra.

- Deve se dizer aos jovens que se pode jogar da maneira mais nobre, mas que podem acontecer coisas desagradáveis no campo. Mas o fute-bol é um esporte, e não tem de existir humilhações. Tudo depende das pes-soas. Há adversários engraçados, que dizem coisas que fazem rir. Mas tam-bém há gente malvada, que não deve ser ouvida. Também companheiros que me faziam rir todos os dias, como o Ronaldo, um craque em todos os

sentidos”, afirmou o francês.

Em resposta ao comentário de Zidane, Materazzi faz montagem em seu site

O zagueiro italiano do Inter, Mar-co Materazzi, demonstrou que tam-bém não está arrependido sobre o que aconteceu entre ele e Zidane em 2006. De forma curta e sarcástica ex-pressou-se através da internet:

- Como Vasco: sem palavras - es-

creveu Materazzi, em um blog do seu site oficial. O Vasco em questão não é o clube carioca, nem tampouco o navegador português. Trata-se Vasco Rossi, um roqueiro italiano que es-creveu uma música chamada “Senza Parole” que, em italiano, significa “Sem palavras”. Abaixo da curta e sucinta de-claração, postando uma montagem da imagem de Zidane cabisbaixo ao lado do troféu da Copa do Mundo - que ficou com a Azzurra - com os seguintes dize-res: “Muito obrigado, senhor”.

Foto: Vipcomm Foto: Site Oficial

6 a 12 de marco de 2010,

Montagem tem texto em francês e ironiza o desafeto Zidane.

Page 15: POP NOTICIAS - ED32

15

ENTRETENIMENTO

NOVELASBernardo aceita o pedido de Cristiana para ser seu parceiro no campeonato de patinação artística. Valentina diz a Lucca que acredita em sua palavra. Serjão se decla-ra para Lise, mas ela mente e diz que é comprometida. Bruno e Samira decidem se afastar um do outro. Maria Cláudia vai até a rádio e pede aos alunos para pararem de ironizar Valentina. Victor e Bruno sofrem por Cristiana e Samira respectivamente. Serjão conta para Thales que Lise não quis ficar com ele. Reco e Emílio chegam ao Ro-cket e Beto vai encontrá-los.

Domenico conta sua história e devolve a mansão e a par-te majoritária da Aromas, que comprou de Verônica, para Gustavo. Severo teme ser acusado como cúmplice de Verônica. Heloísa se preocu-pa ao receber uma intimação para depor no caso de Verôni-ca. Nuno tenta ajudá-la, mas ela não aceita e vai embora. A secretária visita Verônica, que a ameaça. Tarcísio fica cabisbaixo ao perceber que não está ouvindo bem. Pedro pensa em Débora. Ela mostra para o delegado um CD com a cópia de uma mensagem que Natasha enviou.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SEGUNDA

Cristiana fica desanimada e fala para Bernardo jogar a final do Hóquei. Emílio dá dicas para Beto e Reco de-pois que o show de comé-dia acaba. Luana leva Bruno para uma festa e Samira fica irritada. Beto não entende o desânimo de Bernardo ao chamá-lo para o treino de hóquei. Renato, um produtor musical, propõe a Zuleide fazer um festival de música no Rocket. Nanda fica feliz ao saber que Bernardo pode não patinar com Cristiana. O diretor pergunta se Tânia sabe dançar e decide iniciar aulas de samba para os alu-nos no colégio.

Miguel diz que precisa voltar e ver Rose. Nuno consola He-loísa e eles se beijam. Severo conta para Juvenal a verdade sobre seu passado e os dois se abraçam emocionados. Rose se preocupa com Gló-ria, que se recusa a comer. Roberto pensa em Glória e chora na cadeia. Rose con-sola a filha, que sofre por causa de Roberto. Tarcísio erra algumas notas ao tocar piano e Gustavo se preocupa com ele. Débora fica inse-gura, mas Pedro contorna a situação e os dois se beijam. Juvenal reage ao pedido de Severo para não se envolver na história de Verônica.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

TERÇA

Cristiana fica feliz com a de-cisão de Bernardo. Zuleide acompanha o treinamento de patinação e fica preocu-pada porque Bernardo não consegue fazer o levanta-mento da coreografia per-feitamente. Samira decide assumir que gosta de Bruno e ele fica eufórico. Jotapeg, Rodrigo, Reco e Bimba che-gam para a aula de samba e as meninas ficam intrigadas com o interesse deles. Sami-ra se despede de Bruno e vai para casa pensar em tudo o que aconteceu entre eles. Bernardo e Cristiana não conseguem fazer o levanta-mento durante o treino.

Rose se emociona com o abraço do pai, mas acredita que ele tenha voltado por causa do dinheiro de Gusta-vo. Verônica oferece dinheiro para Almeida e se irrita quan-do ele não dá atenção para sua proposta. Salviano liga para Alcino e pede que ele vá à delegacia para fazer uma acareação com Verônica, Gustavo, Roberto e Antônio. Heloísa se surpreende ao ver Kátia olhando para ela na Aromas. Ela vai para o carro da irmã de Natasha e pede desculpa pelo que fez. Nuno conversa com Gustavo e pede que ele dê uma chance a Heloísa.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

QUARTA

Cristiana fica furiosa com Nanda e as duas brigam. Ja-mal leva Samira embora . An-tônio entra em casa e pede explicações as filhas sobre a desavença. Jamal diz que vai tirar Samira do Primeira Opção. Antônio fica furioso ao descobrir que Nanda si-mulou os desmaios e a põe de castigo. Bernardo fica ner-voso e teme não acertar fa-zer o levantamento durante a apresentação. Antônio con-versa com Nanda e se preo-cupa com os comentários da filha a respeito de Cristiana. Bruno vai até o restaurante de Jamal e pede para conver-sar com Lívia.

Miguel e Domenico se en-contram e fingem que não se conhecem para Regina e Francisco. Miguel fica con-trariado ao perceber o cari-nho que seus netos têm por Domenico. Almeida e dois policiais perseguem Jair pe-las ruas da cidade. Juvenal tenta convencer Cleusa a de-por contra Verônica. Almeida e outro policial perseguem Jair por uma construção e conseguem pegá-lo. Na de-legacia, ele fica calado. Taís e Genoveva fazem os chás e levam para Bené e Sólon, respectivamente. Miguel fica contrariado e Rose estranha a reação do pai.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

QUINTA

Bernardo fica feliz que Cris-tiana assumiu o namoro deles e a beija novamente. Bia e Tati ficam furiosas. Ro-drigo mostra para a turma do Himalaia que está sem o dente e eles começam a rir. Cristiana agradece Zuleide e ela parabeniza o casal. Vic-tor vai cumprimentar Cris-tiana e ela fica sem graça. Bernardo convida Cristiana para mergulhar na piscina de sua casa. Cristiana entrega o cheque que ganhou pelo campeonato a Bernardo, mas ele não dá muita aten-ção. Valentina faz o teste para guitarrista da banda de Juju e Rita.

Começa o julgamento de Verônica e Roberto. Gustavo inicia seu depoimento, se-guido por Alcino, que lembra de tudo o que Verônica fez para convencê-lo a se casar. Verônica reage ao ouvir He-loísa contar que incentivou Natasha a ir para a mansão no dia em que ela morreu. Antônio e Carlos Eduardo também acusam Roberto e Verônica pelos crimes come-tidos. Wanda tenta conven-cer Verônica a falar a verdade para conseguir uma redução de pena. Glória fica arrasada com os comentários de Ká-tia. Ferdinando consola Wal-demar.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SEXTA

Não exibido aos sába-dos.

Lenita assusta Verônica. Domenico é convencido a deixar Miguel levar Rose ao altar. Miguel pede perdão para Rose, mas ela não consegue chamá-lo de pai e pede para ele ter um pouco de paciência. Luck e Pink ficam angustiados ao verem Patrícia e Suzana olhando e acenando para eles. Alcino fala com Gustavo que sua brincadeira fez com que ele conhecesse Rose. Taís fica arrasada ao ver Bené sair para dançar com Patrícia. Sólon chama Taís para dan-çar e fugir de Genoveva.

Alinne iniciou sua carreira de modelo aos 12 anos de idade e viajou para Tóquio, Paris, Milão e New York. Na televisão, estreou em 2002, na novela Coração de Estudante (exibida às 18h), na qual interpretou a adolescente grávida Rosana. No ano seguinte, em Mulheres Apaixonadas interpretou a estudante lésbica Clara, uma persona-gem bastante polêmica, com bastante sucesso. Em Da Cor do Pecado (2004, na faixa das 19h), a atriz interpre-tou a surfista Moa, que se envolveu com o protagonista Paco (Reynaldo Giannechini) durante boa parte da trama e tornou-se co-protagonista. Entre 2004 e 2005, a atriz viveu Nina, na novela Como Uma Onda, sua primeira protagonista. Em 2005 e 2006, Alinne viveu a romântica Penny Lane na novela Bang Bang, na faixa das 19h.

Entre 2007 e 2008, Alinne viveu um de suas mais marcantes personagens: a vilã psicopata Maria Sílvia, de Duas Caras. Primeira vilã da atriz, a personagem foi um dos grandes fatores que alavancaram a audiência da trama de Aguinaldo Silva, exibida às 21h.

Atualmente, a atriz está em Viver a Vida, novamente na faixa das 21h, onde interpreta a ex-modelo Luciana, filha de Marcos (José Mayer), que no início da trama era rival de Helena (Taís Araújo), esposa de seu pai, mas sofreu um acidente de ônibus que a deixou tetraplégica.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

Garcia mostra para Dora a no-tícia sobre a morte de Lucas no jornal. Gustavo manda flores para Malu. Malu recebe as flores, fica furiosa e con-fabula com sua assistente um plano para acabar com as cantadas de Gustavo. Mia pergunta para a mãe se ela ainda gosta de Marcos e Tereza fica sem jeito. Soraia pede para continuar traba-lhando no restaurante, mas Garcia diz que precisa falar com Dora. Edite e Glória fa-lam com Ronaldo que é me-lhor ele não ir para o batizado de José. Silvia aconselha Bruno a procurar Marcos.

Osmar convida Renata para um novo trabalho. Felipe aconselha Renata a não en-carar falta de trabalho como rejeição. Dora exige que So-raia pare de se insinuar para Garcia. Betina espera Gusta-vo chegar para o almoço. Bru-no para em frente ao hotel de Marcos e lembra do conselho que sua mãe lhe deu. Bruno desiste de falar com Marcos ao vê-lo sair do hotel acom-panhado. Cida avisa Gustavo que Betina está furiosa com ele. O advogado inventa uma desculpa sobre as flores para a esposa, que não fica muito convencida.

Paixão fica triste e conversa com Vera sobre a notícia que Isabel lhe deu. Ariane fala para Miguel que tem certe-za de que Luciana o ama. Ingrid fica boquiaberta ao ver Jorge e Myrna juntos no clube. Larissa ajuda Luciana a fazer exercício na sala de fi-sioterapia. Luciana muda de assunto quando Helena e Te-reza insinuam que ela gosta de Miguel. Sandrinha admira Benê, que cuida com carinho de José. Regina pergunta se Renata está namorando Fe-lipe. Paixão chega irritada à Projecta e rebate as implicân-cias de Suzana.

Suzana e Paixão ficam im-pressionadas com o bom humor de Jorge ao chegar no escritório. Betina diz à In-grid que decidiu voltar a se encontrar com Carlos. Dora se consulta com o médico e ele diz que está tudo bem com ela e com o bebê. Dora tira dúvidas sobre o exame de DNA. Rafaela pede para Garcia adotá-la e diz que nunca vai abandoná-lo. Malu confessa para sua assistente que se diverte com as inves-tidas de Gustavo. Gustavo pergunta Malu por que ela mandou as flores para Betina e ela o coloca para fora.

A emissora não divulgou a si-nópse desse capítulo.

A emissora não divulgou a sinópse desse capítulo.

SÁBADO

Alinne iniciou sua carreira de modelo aos 12 anos de idade e viajou para Tóquio, Paris, Milão e New York. Na

Atualmente, a atriz está em Viver a Vida, novamente na faixa das 21h, onde interpreta a ex-modelo Luciana, filha de Marcos (José Mayer), que no início da trama era rival de Helena (Taís Araújo), esposa de seu pai, mas sofreu um

perfil

Alinne MoraesLuciana - Viver a Vida

6 a 12 de marco de 2010,

Page 16: POP NOTICIAS - ED32

16

GENTE

ExpedienteRealização: Comunicação ObjetivaCNPJ: 05.856.856/0001-87Rua Funchal, 308 Sala12 • Telefone: (31) 2512-3035Bairro Ouro Preto • Belo Horizonte • MG • CEP 31310-440

E-mail Redação: [email protected] - Chefe: João Carlos Rocha - MTB 10.949/MG

Equipe:Redatores: Alessandra Pereira • Enrico Delavia Rosa • Marianita Saraiva • Suzana Oliveira • Ariel Souza (estagiário)Comercial: Aline Ferreira • Elisângela Ciriaco • Graziene de Araújo • Marco Antônio SantosEditoração Gráfica: Cláudio Diniz • Luiz CordeiroImpressão: Gráfica Imprima

TRABALHADORda Semana

Gilmar da CostaPadeiro | Pedro Leopoldo

Gilmar trabalha na padaria Jaques, comércio tradicional da cidade criado pelo pai, desde 1978. Sempre trabalhou como padeiro e confeiteiro e afirma que produz durante o dia uma média de 9.000 a 10.000 mil pães de sal, sem contar com os bolos, biscoitos, pães de queijo, fatias etc. Para ele, o melhor do seu serviço é:

“Ter a possibilidade de trabalhar com a minha família e dar continuidade ao trabalho iniciado pelo meu pai na década de 50.”

Calourada Newton Paiva

“Pelo amor de Deus, arrume um emprego para mim, pois, desempregada e com meu filho refém das drogas, está muito difícil tocar a vida pra frente”, desabafa uma mãe. Uns dizem: “só salário-mínimo ou um pouco mais não compensa. É aceitar escravidão.” Tudo isso nos faz ver o modo como desaparece a renda dos trabalhadores, mesmo com emprego. A multidão dos que acreditam na Economia Informal cresce dia a dia. Ser doméstica, vigia, ajudante de pedreiro, trabalhar em telemarketing, se submeter diariamente a peregrinar em ônibus su-perlotados; ouvir “você deveria estar contente com o que ganha, pois tem milhares querendo o seu emprego”; não ter liberdade para fazer o que gosta... Isso e muito mais é o que está por trás de estatísticas, tais como: “Em 2008, o país registrou 54% dos brasileiros no estado de pobreza relativa, 28% na condição de pobreza absoluta e 10,5% na pobreza extrema. (FSP, 05/02/2010). Segundo o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS -, em 2007 existiam, no Brasil, 10,7 milhões de indigentes (famintos), e 46,3 milhões de pobres, ou seja, sem acesso às necessidades básicas: alimentação, habitação, vestuário, higiene, saú-de, educação, transporte, lazer, entre outras...”.

Por outro lado, uma elite que se consome no luxo com helicóptero para levar crianças à escola, em São Paulo; com joias sendo vendidas e compradas por 300, 400 mil reais; salários astronômicos para jogadores de futebol e executivos; 10% de funcionários públicos consu-mindo 90% do orçamento da Previdência; juízes, promotores e procuradores ganhando muito sem ter compromisso efetivo com os cargos que ocupam; apartamentos de 4,5 milhões de reais sendo comprados com seis vagas na garagem e elevador também para elevar o auto-móvel até dentro do apartamento luxuoso...

Padre Carmelita, mestre em Exegese Bíblica e professor de Teologia Bíblica

[email protected] www.gilvander.org.br

Contradições da economia

Frei Gilvander Moreira

As universitárias Gabriela, Bruna e Nayara

Os estudantes de Direito Tomas e Rogério

Fabiana, Marina, Aline e Maryana

Roberto, Astolfo, Carlos Eduardo, Laurito e Bruno

As estudantes Luiza, Daniela, Bruna, Rafaela, Tatiana e Raissa

Fillipe, Eduardo, Renolph e Leo Balada

Foto

s: S

uzan

a Ol

ivei

ra

6 a 12 de marco de 2010,