pop farmacotécnica - talco anti-séptico

9
TITULO: TITULO: Talco Anti-sé Talco Anti-sé ptico ptico POP POP: Farmacotécnica I N.º REV 000 Página 1 de 6 1.0 Objetivo Preparo de um Talco Anti-séptico, forma farmacêutica sólida (pó). 2.0 Responsabilidade: Farmacêutico e graduando de farmácia. 3.0 Reagentes e Outros Insumos: 3.1 Preparo, Estabilidade e Armazenamento: Acido Salicílico - - - - - - -0,07g Enxofre - - - - - - - - -3,52g Acido Bórico - - - - - - - 2,35g Oxido de Zinco - - - - - -2,35g Amido - - - - - -- - - - 4,69g Perfume (essência) - - - - - - -qs Talco (excipiente) - - - qsp - - - 20g Todos os reagentes são industrializados, devem ser acondicionados em local fresco ao abrigo da luz e deve ser respeitado o prazo de validade. Oxido de Zinco - ZnO; Contém, no mínimo, 99,0% e, no máximo, 100,5% de ZnO, em relação à substância incinerada. Descrição: Pó fino, amorfo, branco ou levemente amarelado. Insolúvel em água e etanol. Solúvel em ácido

Upload: charlesthomaz

Post on 25-Oct-2015

338 views

Category:

Documents


9 download

TRANSCRIPT

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 1 de 6

1.0 Objetivo

Preparo de um Talco Anti-séptico, forma farmacêutica sólida (pó).

2.0 Responsabilidade:

Farmacêutico e graduando de farmácia.

3.0 Reagentes e Outros Insumos:

3.1 Preparo, Estabilidade e Armazenamento:

Acido Salicílico - - - - - - -0,07g

Enxofre - - - - - - - - -3,52g

Acido Bórico - - - - - - - 2,35g

Oxido de Zinco - - - - - -2,35g

Amido - - - - - -- - - - 4,69g

Perfume (essência) - - - - - - -qs

Talco (excipiente) - - - qsp - - - 20g

Todos os reagentes são industrializados, devem ser acondicionados em local fresco

ao abrigo da luz e deve ser respeitado o prazo de validade.

Oxido de Zinco - ZnO; Contém, no mínimo, 99,0% e, no máximo, 100,5% de ZnO, em relação à substância

incinerada.Descrição: Pó fino, amorfo, branco ou levemente amarelado. Insolúvel em água e

etanol. Solúvel em ácido acético, amônia e em ácidos minerais diluídos.Ensaios de Pureza: Aspecto da solução, Alcalinidade, Cádmio, Chumbo, Arsênio,

Ferro, Cinzas sulfatadas.Embalagem e Armazenamento: Em recipientes bem fechados, protegidos da luz.Rotulagem: Observar a legislação vigente.Classe Terapêutica: Protetores dermatológicos

Amido - (C6H10O5)n.O amido é obtido dos frutos, raízes e outras partes de diferentes vegetais. O amido de

milho, amido de arroz, amido de trigo, amido de mandioca e amido de batata são considerados oficinais. Amidos obtidos de diferentes origens botânicas podem não ter

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 2 de 6

propriedades idênticas quando usados para fins farmacêuticos. O amido de milho contém cerca de 27% de amilose e 73% de amilopectina.

Descrição: Pó fino, branco, inodoro e insípido.Quando examinado em camada fina, não deve apresentar impurezas visíveis ou sujidades. Praticamente insolúvel em água fria, etanol e solventes orgânicos.

Amido de arroz: Grãos muito pequenos, poliédricos, com ângulos agudos e arestas retas, comumente reunidos em grupos, com diâmetro de 2 μm a 10 μm. Os grãos arredondados são raros e o hilo freqüentemente está ausente ou aparece como diminuta pontuação.

Amido de batata: Grãos simples, irregularmente ovóides ou subesféricos, raramente agrupados aos pares ou trios, característicos. Os grãos ovóides são desigualmente alongados ou triangulares, de 30 μm a 100 μm de diâmetro. Os grãos subesféricos medem de 10 μm a 35 μm. O hilo é redondo, excentricamente disposto na parte mais estreitado grão, com estrias bem nítidas e concêntricas.

Amido de mandioca: Os grãos variam de 25μm a 35 μm de diâmetro, irregularmente arredondados, em forma de dedal, de esfera truncada em uma ou várias faces, com hilo pontuado, linear ou estrelado, central e bem nítido.

Amido de milho: Mistura de grãos de duas formas. Quando provenientes da periferia do albúmen são poliédricos, fortemente comprimidos, mostrando hilo arredondado, rachado ou estelar e medem, em média, 14 μm a 20 μm de diâmetro. Quando oriundos da parte mais central do albúmen mostram contorno pouco anguloso, irregularmente arredondado e são alongados, ovóides ou piriformes e com o hilo maior; e medem, em média, 10 μm a 35 μm. Os grãos menores agrupam-se, por vezes, assemelhando-se a grãos compostos.

Amido de trigo: Duas formas de grãos, nitidamente diferenciadas e quase sem formas intermediárias: grãos grandes, lenticulares, redondos, ovais e sub-reniformes, algumas vezes fendidos nos bordos; apresentam camadas concêntricas pouco distintas, assim como o hilo sob a forma de um ponto central ou uma simples linha; medem, em média, de 28 μm a 35 μm de diâmetro. Vistos de perfil, são elípticos, alongados, quase fusiformes, sulcados por uma fenda, às vezes bastante larga. Os grãos menores são arredondados, facetados pela compressão mútua, medindo de 2 μm a 9 μm de diâmetro. Também se apresentam em alguns grupos de dois a quatro grãos.

Ensaios de Pureza: pH 4,5 a 7,0 para amido de milho e 5,0 a 8,0 para amido de batata, Substâncias oxidantes, Dióxido de enxofre, Ferro, Perda por dessecação, Cinzas sulfatadas.

Testes de Segurança Biológica: Contagem do número total de micro-organismos mesófilos e Pesquisa de micro-organismos patogênicos

Embalagem e Armazenamento: Em recipientes bem fechados, protegidos da umidade. O rótulo deve indicar a procedência botânica.

Rotulagem: Observar a legislação vigente.Categoria: Adjuvante farmacêutico.

Acido Salicílico - C7H6O3Contém, no mínimo, 99,5% e, no máximo, 101,0% de C7H6O3, calculado em

relação à substância dessecada.

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 3 de 6

Descrição: Pó esponjoso, branco e cristalino ou cristais brancos, geralmente em forma de agulhas finas, inodoro e de sabor a princípio adocicado, passando a azedo. O produto sintético é branco e inodoro. O obtido de substâncias naturais é ligeiramente corado de amarelo ouro e com leve odor de salicilato de metila.Pouco solúvel em água, muito solúvel em acetona, facilmente solúvel em etanol e éter etílico, ligeiramente solúvel em clorofórmio e óleos graxos. Faixa de Fusão 158 °C a 161 °C.

Ensaios de Pureza: Substâncias Facilmente Carbonizáveis, Fenol, Cloretos, Sulfatos, Metais pesados, Perda por dessecação, Cinzas Sulfatadas.

Embalagem e Armazenamento: Em recipientes bem fechados.Rotulagem: Observar a legislação vigente.Classe Terapêutica: Ceratolítico.

Acido Bórico – H3BO3Contém, no mínimo, 99,5% e, no máximo, 100,5% deH3BO3, em relação à

substância dessecada.Descrição: Pó cristalino branco, untuoso ao tato, ou cristais brilhantes incolores.

Solúvel em água, facilmente solúvel em água fervente e glicerol a 85% (v/v), solúvel em etanol.

Ensaios de Pureza: Aspecto da solução, pH:3,8 a 4,8, Solubilidade em etanol, Impurezas orgânicas, Sulfatos, Perda por dessecação.

Embalagem e Armazenamento: Em recipientes bem fechados.Rotulagem: Observar a legislação vigente.Categoria: Anti-séptico e adjuvante farmacêutico

Enxofre - SContém, no mínimo, 99% e, no máximo, o equivalente a 101% de S, em relação àsubstância seca. Descrição: Pó fino, amarelo-limão, insípido e de odor característico. Insolúvel em

água, ligeiramente solúvel em etanol, solúvel em dissulfeto de carbono e em óleo de oliva.Incompatibilidades. Ácido pícrico, cloratos, nitratos, carbonato de potássio, metais,

sais e compostos metálicos em geral, subnitrato de bismuto, ácido nítrico, persulfatos alcalinos, peróxidos e permanganatos alcalinos. Densidade relativa: cerca de 2,06. Faixa de fusão:118°C a120 °C.

Ensaios de Pureza: Aspecto da solução, Acidez, Arsenio, Cloretos, Sulfatos, Perda por dessecação, Resíduo de calcinação

Embalagem e Armazenamento: Em recipiente bem fechado.

TalcoÉ um silicato de magnésio hidratado , por vezes contendo uma pequena porção de

silicato de alumínio . Descrição o talco ocorre como um pó cristalino branco fino, branco ao acinzentado.

É inodoro e insípido. É untuoso, e se adere prontamente à pele. É praticamente insolúvel em água, em etanol ( 95) e em éter dietílico.

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 4 de 6

Identificação: Carbonato de sódio anidro e Carbonato de potássio ; Cloreto de amônia, Amônia e Hidrogenofosfato dissódico.

Pureza . Substâncias solúveis em ácido.Ácido ou alcalino, e substâncias solúveis em água.Ferro solúvel em água.ArsênicoPerda por incineração Não superior a 5%Armazenamento - recipientes bem fechados.

4.0 Equipamentos / Materiais:

Balança analítica

Gral

Pistilo

Espátula de aço inox e silicone (pão-duro)

Papel Manteiga

Pipeta de pasteur

Tamis

Embalagem

Etiqueta para rótulo 12x05 mm

5.0 Procedimento Detalhado:

Técnica de preparação

Pesar os princípios ativos separadamente um por vez, calcular a quantidade de

excipiente necessária e pesar também;

Colocar no gral e intercalar a trituração com pistilo de porcelana e a raspagem

com a espátula (pão-duro), começar a trituração pelas substâncias que vão em menor

quantidade e prosseguir seguindo esta ordem;

Colocar o excipiente por último e continuar a trituração até a homogeneização

completa das substâncias;

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 5 de 6

Acrescentar as gotas da essência aromática aos pouco e continuar a mistura até

a incorporação da essência na mesma;

Colocar a mistura no tamis aos poucos, fazendo com que ela passe pela malha

com objetivo de padronizar o tamanho dos grânulos;

Voltar para o gral o que não passou pelo tamis, triturar novamente e passar

pelo tamis outra vez, repetir o processo até que passe pela malha o total da mistura;

Embalar e rotular.

6.0 Limitações do procedimento:

Materiais contaminados

Vencidos

Não homogeneizar as substâncias corretamente

Pesagem incorreta

Equipamentos descalibrados

7.0 Biossegurança:

Uso obrigatório:

EPI: Luvas, Touca, Mascara, Jaleco, sapado fechado, calça comprida

EPC: N/A

8.0 Siglas e Abreviaturas:

N/A: não se aplica

EPI: equipamento de proteção individual

EPC: equipamento de proteção coletiva

Ml: Mililitro

G: Grama

9.0 Referências bibliográficas:

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 6 de 6

Farmacopéia Homeopática Brasileira 5° Edição Brasília – 2010 Disponível em

http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm Acesso em 20 nov 2013

Farmacopéia Japonesa Disponível em http://pfarma.com.br/forum/topic/3385-download-gratuito-farmacopeia-japonesa/ Acesso em 20 nov 2013

TITULO: TITULO: Talco Anti-séptico Talco Anti-séptico

POPPOP: Farmacotécnica I

N.º

REV 000

Página 7 de 6

ELABORADO POR: APROVADO POR:

Charles Thomaz da Silva ________________________

DATA 20/11/2013 DATA____/____/____