ponto a ponto dicas de saúde 5

1
Patrocínio: O SILÊNCIO DA HIPERTENÇÃO Entenda sobre as causas, dessa que é uma das doenças mais “silenciosas” Essas informações não substituem o diagnóstico médico Apoio: O CORAÇÃO É uma bomba eficiente que normal- mente bate de 60 a 80 vezes por minuto du- rante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. PRESSÃO ARTERIAL É o nome dado à força exerci- da pelo coração quando bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode variar de acordo com o volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardía- cos por minuto) e do tamanho dos vasos sanguineos. A HIPERTENSÃO ARTERIAL Acontecem em casos como, exercicios físi- cos, nervosismo, preocupações, drogas, ali- mentos, fumo, álcool e café. Recebe esse nome devido a pressão arterial estar acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio). Essas medidas são realizadas através de aparel- hos médicos que medem a pressao do sangue: Quando o médico diz que a sua pressão arterial é 12 por 8 ele quer dizer que: A força exercida pelo seu coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual 12 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência) que suas artérias estão oferencendo à passagem do sangue, é de 8 milímetros de mer- cúrio. Assim, não existe pressão de 8 por 12 ou 6 por 10, a força com que o co- ração bombeia o sangue não pode ser menor que a resistência das artérias. a) do - o. m ra me a) do SABIA QUE? No Brasil, de 10 a 15% da po- pulação é hipertensa. Porém, a maioria das vítimas, não sabe que são portadoras da hipertensão. TRATAMENTO E PREVENÇÃO Existem duas formas de tratamento, com ou sem medicamentos. Aqui, apresentamos apenas os meios naturais de controlar a hipertensão. O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminu- ição da pressão, e se possível, evitar as complicações e os riscos para a saúde: 1. Substituir gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras. 2. Reduzir o sal de cozinha, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados 3. Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana 4. Abandonar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool 5. Evitar alimentos que muito doces, como os açú- cares, mel, melado e rapadura, além de controlar a ingestão de gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, salame, pre- sunto, frituras, frutos do mar, pele de frango, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, amendoins, chocolate e sorvetes 6. Controlar o estresse 7. Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinflamatórios, modera- dores de apetite, antidepressivos, cafeína, cocaína e outros. Fonte: ABC da Saúde e Prevenção Ltda

Upload: fran-buzzi

Post on 11-Jul-2015

208 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ponto a ponto Dicas de Saúde 5

Patrocínio:

O SILÊNCIO DA HIPERTENÇÃOEntenda sobre as causas, dessa que é uma das doenças mais “silenciosas”

Essas informações não substituem o diagnóstico médico Apoio:

O CORAÇÃO

É uma bomba efi ciente que normal-mente bate de 60 a 80 vezes por minuto du-rante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

PRESSÃO ARTERIAL É o nome dado à força exerci-da pelo coração quando bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Ela pode variar de acordo com o volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da freqüência cardíaca (batimentos cardía-cos por minuto) e do tamanho dos vasos sanguineos.

A HIPERTENSÃO ARTERIAL Acontecem em casos como, exercicios físi-cos, nervosismo, preocupações, drogas, ali-mentos, fumo, álcool e café. Recebe esse nome devido a pressão arterial estar acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio). Essas medidas são realizadas através de aparel-hos médicos que medem a pressao do sangue:

Quando o médico diz que a sua pressão arterial é 12 por 8 ele quer dizer que:

A força exercida pelo seu coração para empurrar o sangue pelas artérias é igual 12 milímetros de mercúrio (mmHg) e que a pressão (resistência) que suas artérias estão oferencendo à passagem do sangue, é de 8 milímetros de mer-cúrio. Assim, não existe pressão de 8 por 12 ou 6 por 10, a força com que o co-ração bombeia o sangue não pode ser menor que a res istência das artér ias.

a) do

-

o. mrame a) do

SABIA QUE?

No Brasil, de 10 a 15% da po-pulação é hipertensa. Porém, a maioria das vítimas, não sabe que são portadoras da hipertensão.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Existem duas formas de tratamento, com ou sem medicamentos. Aqui, apresentamos apenas os

meios naturais de controlar a hipertensão.

O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminu-ição da pressão, e se possível, evitar as complicações e os riscos para a saúde:

1. Substituir gorduras animais por óleos vegetais, diminuir os açúcares e aumentar a

ingestão de fi bras.

2. Reduzir o sal de cozinha, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgados

3. Exercitar-se regularmente 30-45 minutos, de três a cinco vezes por semana

4. Abandonar o tabagismo e reduzir o consumo de álcool

5. Evitar alimentos que muito doces, como os açú-cares, mel, melado e rapadura, além de controlar a ingestão de gorduras saturadas: banha, torresmo, leite integral, manteiga, creme de leite, salame, pre-sunto, frituras, frutos do mar, pele de frango, gema de ovo, carne gorda, azeite de dendê, amendoins, chocolate e sorvetes

6. Controlar o estresse

7. Evitar drogas que elevam a pressão arterial: anticoncepcionais, antiinfl amatórios, modera-dores de apetite, antidepressivos, cafeína, cocaína e outros.Fonte: ABC da Saúde e Prevenção Ltda