poluição e riscos ambientais na alemanha actual

18
Alemanha Hugo Cortinhas

Upload: hugojmc

Post on 24-Jul-2015

188 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

AlemanhaFaça clique para editar o estilo6/14/12Hugo CortinhasIntroduçãoA Alemanha é um país que apesar da poluição, muito faz para gerir e contrariar esse acto.A Alemanha é conhecida pela sua consciência ambiental pois os seus cidadãos consideram que o homem é uma das principais causas do aquecimento global. O país está comprometido com o Protocolo de Quioto e vários outros tratados para promover a biodiversidade, os baixos padrões de emissões, a reciclagem, a utilização de energias

TRANSCRIPT

Page 1: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Alemanha

Hugo Cortinhas

Page 2: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

IntroduçãoA Alemanha é um país que apesar da poluição, muito faz para gerir e

contrariar esse acto.

A Alemanha é conhecida pela sua consciência ambiental pois os seus cidadãos consideram que o homem é uma das principais causas do aquecimento global. O país está comprometido com o Protocolo de Quioto e vários outros tratados para promover a biodiversidade, os baixos padrões de emissões, a reciclagem, a utilização de energias renováveis e apoia o desenvolvimento sustentável a nível global com vista a diminuir a sua pegada ecológica contribuindo para o rejuvenescimento do mundo.

Page 3: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Os problemas causados pelo homem são as emissões de indústrias e instalações movidas a carvão, que contribuem para a poluição do ar; a chuva ácida, proveniente das emissões de dióxido de enxofre, está a afectar as florestas. Outro grande problema é a poluição do mar Báltico proveniente de esgotos livres e efluentes industriais nos rios da Alemanha oriental.

Quanto à eliminação dos resíduos perigosos, o governo anunciou a intenção de renunciar à produção de electricidade por via nuclear. O governo procura identificar áreas de preservação natural a fim de cumprir a directiva da UE sobre Fauna, Flora e Habitats

Hugo Cortinhas

Page 4: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Poluição na Alemanha nos últimos anos

Em 2011 assistiu-se ao maior registo de poluição atmosférica dos últimos anos, na Alemanha. Estes valores (não só de CO2 mas também de Azoto/Nitrogénio) acabaram por se verificar apesar de o país ter aderido às "zonas ambientais" em 2008 – uma espécie de controlo do tráfego de carros em áreas da cidade consideradas de protecção ambiental. As cidades mais poluentes são as mais urbanas (exemplo Munique, Berlim, entre outras)

Hugo Cortinhas

Page 5: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Implicações desta poluição

Esta poluição não só tem implicações no ambiente como também para a sociedade. Na europa morrem cerca de 310 mil pessoas por ano devido ao ar poluído, sendo 65 mil alemães.

Na opinião da Deutsche Umwelthilfe (organização ambiental), dezenas de cidades alemãs não tomam as medidas necessárias para respeitar a directriz da UE (certas restrições ao número de emissões de poluentes).

Page 6: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Emissão de CO2 (em KG) por 1 PIB per capita

1992 1996 2000 2004 20080

0.05

0.1

0.15

0.2

0.25

0.3

0.35

0.4

0.45

0.5

Page 7: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Percentagem de variação de CO2

Barra branca: Objectivo do protocolo de QuiotoBarra preta: Variação conseguida desde 1990 até 2009

Page 8: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Poluição visual Como país com uma área predominantemente urbana, é natural que a Alemanha seja actriz de poluição visual. Exemplos desta poluição são a publicidade abundante, cartazes, entre outros elementos que possam prejudicar a paisagem, principalmente das grandes cidades alemãs.

Page 9: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Poluição sonora

Este tipo de poluição, no caso da Alemanha (e em quase todos os países em geral), deve-se principalmente ao trânsito nas principais zonas urbanas. O barulho dos automóveis (motor, buzinas, etc) e a agitação e movimentação dos mesmos são a principal causa de poluição sonora no país.

Hugo Cortinhas

Page 10: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Medidas contra a poluiçãoPara combater a poluição, a Alemanha tem adoptado medidas para esse

efeito, tais como a regulação do tráfico nas principais zonas urbanas e a introdução de multas a empresas/indústrias poluentes.

Para além disso, é um país que aposta forte nas energias renováveis e faz parte de importantes protocolos tais como o de Quioto.

Page 11: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Notícia

“A partir de 1º de Janeiro 2008, motoristas de Berlim, Colónia e Hanôver terão de exibir um selo adesivo nos seus veículos para poder circular em determinadas regiões. ” (cada carro terá um adesivo que classificará a viatura segundo os seus níveis de emissão de gases poluentes)

A lei é voltada para os motoristas que circulam diariamente: aos que usam o carro para ir ao trabalho, a taxistas e entregadores de mercadorias, pois são estes os que mais causam a poluição do ar, ao contrário de motoristas que utilizam carros apenas esporadicamente.

Page 12: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

No passado ano de 2011 houve o alerta para certos legumes (supostamente provenientes de Espanha) que estariam contaminados: o caso dos “pepinos infeccionados” resultou na morte de 3 cidadãos alemães.

A Alemanha comprometeu-se em abdicar do uso de energia nuclear até 2022.

A Alemanha registou 2,3 mil acidentes com produtos tóxicos na água em 2009

A maior parte de minérios utilizados pela Alemanha, são importados (cobre no caso de Portugal).

Em 2010, cerca de 43% das áreas terrestres e marinhas (habitats) eram consideradas espaços protegidos.

Page 13: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Energia Nuclear

A Alemanha tem usinas nucleares no seu território (tal como a de Biblis na imagem), para produção e consumo. Contudo o governo alemão concordou em acabar com o uso deste tipo energia por ser naturalmente muito poluente. Para países como a Alemanha, a solução passará pelas energias renováveis e pelo hélio-3.

Page 14: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Angela Merkel estabeleceu uma conferência para analisar a energia nuclear após o desastre ocorrido na usina japonesa de Fukushima, e nela ficou decidida a abdicação total do uso de energia nuclear. A chanceler alemã tem estado atenta aos problemas relativos à poluição no país bem como às manifestações de activistas e de certas ONGs.

Hugo Cortinhas

Page 15: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Energias não-renováveis – consumo de:

Petróleo (barris/dia)

Gás Natural (metros cúbicos

Hugo Cortinhas

Page 16: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Recursos hídricos

• Total de recursos hídricos renováveis: 188 km cúbicos (2005)

• Total água doce utilizada – 38,01 km cúbicos (2001) - uso: doméstico 12% / industrial 68% / agrícola 20%

O alemão consome em média 130 litros de água por dia. Deste volume, 32% são gastos na descarga do autoclismo e 31% no banho de chuveiro ou imersão. Apenas 5% do consumo diário de água é usado para cozinhar ou saciar a sede.

Hugo Cortinhas

Page 17: Poluição e riscos ambientais na Alemanha actual

Notícia: Alemanha: empenho exemplar para a redução do efeito estufa

“A Alemanha e outros quatro países da União Europeia foram os únicos que comunicaram a Bruxelas os seus planos para emissões de CO2 dentro do prazo estipulado. Com isso, o governo alemão continua a ser destaque na política ambiental. A meta da UE é reduzir em 8% as emissões de CO2 até 2012, tomando por base os valores registrados em 1990.

O objectivo da Alemanha é ainda mais ousado. O governo pretende reduzir em 21% as emissões de gás carbónico dentro do território. No momento, a redução já atinge a marca de quase 19%, a maior entre os países industrializados. Dentro da União Europeia, é o país que mais tem se destacado na protecção ambiental no tocante à poluição.”

Dw.de 2004

Hugo Cortinhas

Hugo CortinhasHugo Cortinhas