polÍtica manaus aprova lei que garante a ... - on...

12
Página 05 Página 07 CURIOSIDADE EDUCAÇÃO POLÍTICA MANAUS ACONTECE Pintura antiga revela índio segurando um smartphone Estelionato pela internet cresce 15%, alerta Polícia Civil Manaus aprova lei que garante a alunos com deficiência vagas em escolas perto de casa Página 2 CNPJ 28.321.315/0001-50 MANAUS, 13 DE SETEMBRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 480 Sexta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal Ufam lança consultas de pré-natal para a comunidade universitária Página 04

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

Página 05

Página 07CURIOSIDADE

EDUCAÇÃO

POLÍTICA

MANAUS ACONTECE

Pintura antiga revela índio

segurando um smartphone

Estelionato pela internet cresce 15%,

alerta Polícia Civil

Manaus aprova lei que garante a alunos com deficiência vagas

em escolas perto de casa

Página 2

CN

PJ 2

8.3

21.

315

/00

01-

50

MANAUS, 13 DE SETEMBRO DE 2019 * Ano 2 * Nº 480Sexta-feira /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Ufam lança consultas de pré-natal para a

comunidade universitária

Página 04

Page 2: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 2

Manaus aprova lei que garante a alunos com deficiência vagas em escolas perto de casa

Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Saullo Vianna (Cidadania) aprovado, ontem (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai assegurar vagas a alunos com deficiência, em esco-las e creches próximas de onde residem.

Por meio do PL no. 255/2019, o parlamentar solicitou alteração na Lei Promulgada nº24 de Ou-tubro de 2010, para que Governo do Amazonas assegure a prioridade de vagas a alunos com de-ficiência conforme está previsto do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“O intuito do nosso pro-jeto é facilitar a inclusão

dentro do que está pre-visto no Estatuto da Pes-soa com Deficiência, para

que assim o Governo, por meio da Seduc, garanta vagas em escolas e cre-

ches da rede estadual de ensino, a crianças e ado-lescentes com deficiên-cia perto de suas casas. É uma forma de assegu-rar que todas as crianças e adolescentes, em idade escolar, tenham acesso à educação sem qualquer distinção ou dificuldade”, explicou o deputado.

Saullo Vianna, que é presidente da Comissão de Promoção Social e Cul-tural da Aleam, frisou que, a mudança no texto ante-rior da Lei nº24 de 2010, se fez necessário justa-mente para resguardar o que assegura o Estatuto da Pessoa com Deficiên-cia, promulgado em julho de 2015.

Deputada Geovânia de Sá lidera Frente em Defesa das Pessoas

Desaparecidas

Deputada aciona Bolsonaro na PGR por cortes em pesquisas

A deputada federal Geo-vania de Sá (SC) lançou, na quarta-feira (11/09) a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas De-saparecidas. O grupo vai atuar, com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, na elu-cidação de casos, no am-paro aos familiares e na eliminação de novos re-gistros.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Se-gurança Pública para uma pesquisa do Comitê In-ternacional da Cruz Ver-melha, pelo menos oito pessoas desaparecem por hora no Brasil. O levanta-mento aponta que 786 mil pessoas desapareceram entre 2007 e 2017.

“E é lamentável que, ape-sar das tantas facilidades tecnológicas, ainda haja uma deficiência no reco-lhimento de dados e no

cruzamento de informa-ções para fazermos che-gar ao fim o sofrimento de inúmeras famílias”, diz a deputada.

Segundo ela a Frente também estará atenta ao aperfeiçoamento da le-gislação brasileira sobre desaparecidos, para que, alinhadas com os tratados internacionais, as políti-cas nacionais se orientem para a prevenção de futu-ros casos e à prestação de uma assistência melhor e mais integral às famílias.

Talíria Petrone entrou com uma representação na Procuradoria Geral da República contra Jair Bol-sonaro por causa dos cor-tes na Educação e na Ci-ência e Tecnologia. “Em especial no que tange o Conselho Nacional de De-senvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que corre o risco de paralisar suas atividades ainda este ano”, explica a deputada.

O documento pede que os recursos do Fundo Na-cional de Desenvolvimen-to Científico e Tecnológi-co (FNDCT) sejam usados para o pagamento das bolsas já concedidas. Esse Fundo só poder ser libe-rada por decreto do presi-dente.

Os cortes orçamentários do presidente vem mos-trando suas prioridades. Dentro do 1,5 bilhão de reais que foram utilizados para garantir a aprovação

da reforma da Previdên-cia, 926 milhões de reais foram cortados na educa-ção e destinados ao paga-mento de emendas parla-mentares.

Entre os pedidos de Ta-líria no documento en-tregue a procuradora dos Direitos do Cidadãos, De-borah Duprat, estão:

Investigação acerca da utilização de recursos que deveriam ser destinados a educação, mas que se des-locaram ao pagamento de emenda parlamentares. 2. A garantia do pagamento de todas as bolsas já con-cedidas, utilizando, inclu-sive o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvi-mento Científico e Tecno-lógico.

3. O desbloqueio das bolsas ainda não ocupa-das por novos bolsistas, mas já previamente desti-nadas a renovação e subs-tituição.

Page 3: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019PolíticaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 3

Câmara de Manaus vai apresentar o modelo Zona Franca ao Papa Francisco

Parlamentares do Ama-zonas defenderam, na Câ-mara dos Deputados, o modelo da Zona da Franca de Manaus (ZFM) como um exemplo de convergên-cia entre desenvolvimento econômico e sustentabi-lidade a ser debatido no Sínodo da Amazônia, que será realizado em outubro no Vaticano e presidido pelo Papa Francisco.

O debate sobre as rela-ções entre a ZFM e o Síno-do ocorreu durante audi-ência pública na Comissão de Desenvolvimento Eco-nômico, Indústria, Comér-cio e Serviços (Cdeics) da Casa. Para o presidente da comissão, Bosco Saraiva, a unificação do debate con-tribui para informar a po-

pulação brasileira sobre a importância da ZFM para manter a floresta em pé.

Representando a Igre-ja, o coordenador Na-cional de Articulação da Rede Eclesial Pan-Amazô-nica (Repam/Brasil), Leon Patrick Afonso de Souza, apresentou a trajetória de

eventos para a preparação do Sínodo da Amazônia junto a povos e comuni-dades da região, mas tam-bém lembrou que a inicia-tiva somente foi possível diante do compromisso do Papa Francisco para com a Amazônia e as pessoas que vivem nela.

Prefeito Arthur pede envio de

recursos da Lava Jato para

municípiosO prefeito de Manaus,

Arthur Virgílio Neto, pediu ontem, 12/9, que o gover-no federal destine parte dos recursos recuperados na operação Lava Jato aos municípios. “Seria injus-to, já que temos um Pacto Federativo torto, destinar recursos simplesmente aos Estados, esquecendo-se dos municípios onde vivem as pessoas”, decla-rou o prefeito. A proposta foi recebida pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, du-rante audiência com a exe-cutiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), no Pa-lácio do Planalto, Brasília (DF).

A comitiva entregou ao ministro a pauta prioritá-ria da Frente Nacional dos Prefeitos, que inclui, entre outras demandas, o novo Pacto Federativo. “A prin-cipal reivindicação é a re-visão do Pacto Federativo que deve deixar mais di-nheiro nas cidades. O di-nheiro dos impostos vem pra Brasília e não volta para os municípios. Ideal é deixar mais recursos nos municípios para investir mais em saúde, educação e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o presi-dente da Frente, Jonas Do-nizette, que é prefeito de Campinas (SP). Para o pre-feito de Manaus, o governo federal deveria demonstrar que pretende rever o Pac-to Federativo, distribuindo com mais justiça as ver-bas federais. Segundo ele, os munícipes, que tanto foram prejudicados pela corrupção, deveriam ser diretamente beneficiados pelos gestores e pela ges-tão desses recursos recu-perados pela Lava Jato, se a proposta for aceita.

Prefeitura de Manaus lança sistema para consulta on-line de exames

Os usuários das unida-des de saúde da rede mu-nicipal passam a ter mais facilidade para consultar o andamento dos resulta-dos de seus exames. A co-modidade é resultado do novo sistema de acompa-nhamento pela internet, o Lab Online, lançado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que na oca-sião também entregou os Certificados de Excelên-cia do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Bra-sileira de Análises Clínicas (SBAC), aos quatro labo-ratórios distritais da rede municipal de saúde, além do laboratório da mater-nidade municipal Dr. Mou-ra Tapajóz. A solenidade

aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribei-ro, na sede da prefeitura, Compensa, zona Oeste, e na ocasião, o prefeito des-tacou que os laboratórios da Prefeitura de Manaus re-cebem a certificação pela quarta vez e são os únicos da rede pública do país a alcançar esse patamar

de excelência, realizando mais de três milhões de exames por ano. Para ele, a informatização do sistema de exames representa um suporte gigantesco para a atenção básica de saúde.

Com o Lab Online, os usuários poderão consul-tar seus exames, a qual-quer momento, pela inter-net.

Page 4: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019EducaçãoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 4

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS RESPONSÁVEIS

COMERCIAL

Carol da SilvaÍtalo [email protected]

PROJETO GRÁFICO:Luiz Alves - MT 1169/AM

Enygleuce (92) 99231-3820Lina Castro (92) [email protected]

55 (92) 3020-7514 99231-3820 98416-1450

www.onjornal.comCNPJ 28.321.315/0001-50Rua H, nº 10 Cj Eldorado

Manaus - AM - Brasil

CNPJ 28.321.315/0001-50

Ufam lança consultas de pré-natal para a comunidade universitária

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) con-vida as grávidas da comu-nidade universitária (ser-vidoras, dependentes de servidor, estudantes e fun-cionárias de prestadoras de serviços), a partir do dia 12 de setembro, para realizarem consultas de pré-natal. A iniciativa é do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), ligado ao Centro de Aten-ção Integral à Saúde (Cais), e em parceria com a Facul-dade de Medicina.

O atendimento ocorre às terças, quartas e quin-tas, no Centro de Atenção integral à Saúde (Cais), lo-calizado no setor Sul do campus universitário. São disponibilizadas duas va-gas para primeira consulta

e três vagas para retornos. Não serão realizados agen-damentos prévios para as primeiras consultas, sen-do obrigatória, das 13h às 15h, a presença na distri-buição de fichas e acolhi-

mento. As consultas ocor-rem entre às 14h e 16h.

O pré-natal tem papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias, tanto maternas como fetais, permitindo

um desenvolvimento sau-dável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Mais informações: 3305-1181 - Ramal 4226 / 99318-3101, [email protected].

Belém-PA recebe audiência sobre plano inédito para

Educação Indígena

Após cortes e polêmica, MEC libera 3.182 novas bolsas de

pós-graduaçãoA capital paraense, Belém, recebe em 18 de

setembro a quinta audiência pública promo-vida pelo Ministério da Educação (MEC) para debater a proposta do 1º Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI). Inédita, a proposta pretende garantir uma educação igualitária e de qualidade a todas as comuni-dades indígenas do país.

As audiências têm como eixos de debate:3 regulamentação e gestão da oferta da

educação indígena;3 práticas pedagógicas e material didático;3 valorização e formação de professores in-

dígenas;3 infraestrutura escolar;3 sistema de avaliação;3 oferta de ensino superior.Os interessados em participar deverão rea-

lizar a pré-inscrição até segunda-feira, 16 de setembro, pelo e-mail [email protected], apresentando os seguintes dados: nome, RG, instituição/cargo, povo indígena, município e estado. Esta edição ocorrerá no Centro de Ci-ências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uni-versidade do Estado do Pará (UEPA), na Rua do Una nº 156, das 9h às 16h. O credenciamento tem início às 8h.

Neste ano, Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Salvador (BA) também receberam audiências para tratar do plano. Es-tão previstas outras em Campo Grande (MS) e Chapecó (SC).

Estudantes de pós-graduação contarão com 3.182 novas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) neste ano. O Ministério da Educação (MEC) articulou a liberação de novos recursos junto ao Ministério da Economia e à Casa Civil e assegurou mais oportunidades de bolsas de estudo em 2019.

As bolsas liberadas são para os pro-gramas de excelência com notas 5, 6 e 7 — 1.068, 1.052 e 1.062 unidades, respec-tivamente —, as maiores da Capes. O in-vestimento soma, ao todo, R$ 22.466.654 para 2019. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, citou a relevância das pesquisas como fator primordial para a liberação. “São as bolsas dos programas com maiores notas, porque são os com maior retorno à sociedade. De onde vêm esses recursos? Do pagador de imposto”, disse em entrevista à imprensa na sede do MEC, em Brasília, nesta quarta-feira, 11 de setembro.

O orçamento da Capes para 2020 terá mais R$ 600 milhões. O valor total subirá de R$ 2,45 bilhões para cerca de R$ 3,05 bilhões.

Page 5: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019CuriosidadeOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 5

Pintura antiga revela índio segurando um smartphone; veja

Uma pintura que faz re-ferência ao século 17 está gerando controvérsia por apresentar um nativo ame-ricano segurando o que parece ser um celular. Mui-tas pessoas estão questio-nando se essa poderia ser uma evidência de viagem no tempo. O nativo ame-ricano aparece claramente segurando um objeto que lembra o formato de um smartphone moderno.

A pintura foi criada em 1937 e é chamada “Mr. Pyn-chon and the Settling of Springfield”. A obra retrata uma cena do século XVII. O homem em primeiro plano é retratado com um enfeite de penas na cabeça, ves-tindo uma tanga branca e segurando um misterioso aparelho na mão direita. Ele olha fixamente para o objeto.

Segundo os historiado-res, não faz sentido pensar em evidência de viagem no tempo ou de smartphones usados no século XVII. Em uma entrevista, a Dra. Mar-garet Bruchac, da Universi-dade da Pensilvânia, disse que a imagem realmente tem uma semelhança bas-tante estranha, tanto no formato como no jeito que está sendo segurado. Ela

também destacou a aten-ção com a qual o nativo americano olha para o ob-jeto.

Embora existam aque-les que acreditam que o dispositivo seja um smar-tphone e que algumas pes-soas tiveram a capacidade de viajar no tempo, o his-toriador Daniel Crown ar-gumenta que o objeto em questão, que se assemelha a um smartphone, é de fato

um espelho, amplamente utilizado após a sua intro-dução no século XVII. Tam-bém existe a teoria de que o objeto seja uma Bíblia ou outro tipo de texto religio-so. O historiador também disse que o artista respon-sável pela pintura, prova-velmente, tentou retratar a chegada da modernida-de aos americanos. Nesse contexto, o índio nativo poderia estar deslumbra-

do com as novidades in-troduzidas à comunidade naquele período. O foco da cena apresenta a fun-dação de Springfield. Por isso, os historiadores tam-bém acreditam que o obje-to possa ser um dos evan-gelhos, como uma maneira de representar o momento em que os indígenas foram apresentados às crenças e religiões dos homens bran-cos.

Qual a parte mais limpa e a mais suja de nosso corpo? O corpo humano é pra-

ticamente uma casa de bactérias. Existem poucas partes do nosso corpo que podem ser consideradas limpas e totalmente livres de germes. De uma manei-ra geral, o corpo tem uma taxa mínima de bactérias habitando locais onde há líquidos. Sendo assim, as partes mais limpas do cor-po humano são os canais

por onde passam as lágri-mas e a urina.

As bactérias também não existem na bexiga e nas partes inferiores dos pul-mões. Por isso, quando um exame detecta uma bacté-ria estranha nestas regiões é sinal de que a pessoa está passando por uma infec-ção.] Curiosamente, a urina humana é um líquido mui-to limpo, muito mais limpo

do que a pele e a saliva, por exemplo. A urina apresenta uma mínima presença de bactérias em sua composi-ção.

Já a parte mais suja do corpo é uma velha conhe-cida de todos nós. Estamos falando da boca. Estudos demonstraram que a boca humana tem um elevado número de germes, e isso pode ser agravado com a

falta da higiene bucal.As bactérias da boca po-

dem até causar sérios pro-blemas de saúde, como o diabetes e doenças do coração. Para se ter uma ideia, em um único beijo de língua, as pessoas tro-cam mais de 80 milhões de bactérias em dez segundos, de acordo com estudo pu-blicado na revista científica Microbiome.

Page 6: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019JustiçaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 6

STF planeja IA para facilitar

acesso de usuários às

decisões da CorteO Supremo Tribunal Fe-

deral (STF) vai adquirir uma nova ferramenta de consulta de jurisprudên-cia, que passará a usar in-teligência artificial para facilitar o acesso às de-cisões da corte. Na nova ferramenta, que deve ser disponibilizada ainda em 2019, os usuários pode-rão criar perfis pessoais e refinar suas buscas de ju-risprudência, em um am-biente digital mais amigá-vel e de mais fácil uso.

A modernização tecno-lógica atende a uma das cobranças mais recorren-tes dos usuários que bus-cam a Central do Cidadão para pedir melhorias nos serviços prestados pelo STF. Uma das falhas mais apontadas é a dificuldade de acesso ao sistema de pesquisa de jurisprudên-cia, que, hoje, só aceita a presença de 50 usuários simultâneos no ambiente digital.

Com isso, o propósito é que haja maior transpa-rência na relação do STF com a sociedade, permi-tindo à comunidade jurí-dica e ao público em geral acessar com mais facilida-de as decisões dos minis-tros da Corte.

A contratação do novo sistema será feita por lici-tação pública, cujo edital será divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira (12), com valor máximo de R$ 2 milhões. Sairá vence-dora a empresa com o me-nor preço entre aquelas que demonstrarem condi-ções e competências téc-nicas para desempenhar o serviço.

Justiça do DF absolve o ex-deputado Alberto Fraga

A Segunda Turma Crimi-nal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Ter-ritórios (TJDFT) decidiu ontem (12) absolver o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) do crime de concussão.

O colegiado julgou uma apelação protocolada pela defesa de Fraga para anu-lar sentença proferida pela primeira instância, que o condenou a 4 anos e 4 me-ses de reclusão, em setem-bro do ano passado.

Por unanimidade, os de-sembargadores entende-ram que a sentença deve ser anulada por ter sido baseada em suposições. Com isso, o colegiado não concordou com denúncia apresentada pelo Ministé-

rio Público, em 2011, que acusou o ex-parlamentar de ter exigido, por meio de seu motorista, propina para assinar contratos de licitação entre o governo do Distrito Federal e uma cooperativa de transporte

público.De acordo com os pro-

motores, o caso teria ocor-rido quando Fraga ocupa-va o cargo de secretário de Transportes do DF, durante o governo do ex-governa-dor José Roberto Arruda.

Pais de Marielle são contrários à federalização das investigações

Os pais da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), morta no dia 14 de março de 2018, são contrários à federalização das investi-gações do crime que pro-vocou também a morte do motorista Anderson Go-mes. Para o pai de Mariel-le, Antônio Francisco Silva Neto, a transferência das investigações para o âm-bito federal é desnecessá-ria, após um ano e meio de condução do caso pe-las autoridades do Rio de Janeiro. Ele questionou a proposta de federalização feita pela procuradora-ge-ral da República, Raquel Dodge faltando pouco tempo para ela deixar o cargo.

“Por que vai para a esfera federal começar um inqué-rito que já tem esse longo período de investigação? Acho que não é necessá-

rio. Nós acreditamos nas autoridades no Rio de Ja-neiro, que já deram passo importante na prisão dos dois envolvidos. Por que agora, no final do manda-to dela, pedir a federaliza-ção? Não vejo necessida-de. Confiamos no pessoal do Rio de Janeiro, que já têm envolvimento com o pessoal da Polícia Federal na investigação. Se ela ti-nha esse interesse, deveria ter feito o pedido antes e não no final do seu man-

dato”, disse durante uma entrevista na sede da Anis-tia Internacional Brasil, na zona sul do Rio.

A advogada Marinete Sil-va, mãe de Marielle, refor-çou o argumento. Segundo a mãe, a federalização não faz sentido no momento e seria um processo mais doloroso para as famílias. “Não tem por que sair. Até porque, isso indo para a esfera federal hoje, a gente não sabe na mão de quem vai cair este processo.”

Page 7: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019Manaus AconteceOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 7

Estelionato pela internet cresce 15%, alerta Polícia Civil

O estelionato pela inter-net cresceu 15% de janeiro a julho deste ano, em rela-ção ao mesmo período do ano passado, segundo a Delegacia Interativa (DI) da Polícia Civil do Amazonas. A unidade é responsável pela apuração de crimes ci-bernéticos. A clonagem do número de telefone para usar o aplicativo de mensa-gens instantâneas está en-tre os principais registrados no período. Com esse gol-pe, os criminosos usurpam a identidade dos donos do número para pedir dinhei-ro emprestado de amigos e parentes.

De janeiro até julho, fo-ram registrados 149 golpes e fraudes pela internet, tipi-ficados como estelionato,

contra 127 do mesmo perí-odo de 2018. Nesses golpes por aplicativo de mensa-gem, os prejuízos às víti-mas variam entre R$ 5 e R$ 100 mil.

Segundo o titular da Dele-gacia Interativa, o delegado

Gesson Aguiar, muitas ve-zes as próprias vítimas aca-bam facilitando, sem saber, a ação dos criminosos. O modo mais comum de eles conseguirem um telefone é por meio de anúncios em sites populares de revenda

de produtos usados na in-ternet.

Com o contato, ele en-via mensagem ao dono do número fingindo ser fun-cionário do site e transmi-tindo link para atualização cadastral.

Sejusc realiza blitz para orientar pessoas em situação de rua

Seap e DPE fazem parceria para facilitar declaração de união

estável gratuitamentePessoas em situação de rua do Centro de Manaus receberam orientações educativas de servidores do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, de Di-reitos Humanos e Cidada-nia (Sejusc), em uma ação realizada na noite de quar-ta-feira (11/09).

A atividade teve o intui-to de mapear a movimen-tação nos logradouros pú-blicos da capital, com foco nas pessoas em situação de rua e também a pre-sença de menores de ida-de desacompanhados dos responsáveis nestes locais.

A blitz, que contou com a distribuição de materiais educativos, foi realizada nas praças do Congresso, da Saudade, Largo São Se-bastião e Praça da Polícia, todas no Centro de Ma-

naus.A ação foi realizada por

gerências direcionadas às políticas ligadas à pes-soa em situação de rua, da garantia dos direitos das crianças e adolescentes e da política sobre drogas, departamentos que inte-gram o quadro da Sejusc.

No dia 20 de setembro, a partir das 8h, a Escola do Legislativo, em parce-ria com a Sejusc, realizará uma nova ação de cidada-nia no Centro de Manaus.

A partir desta quinta-fei-ra (12/09), as declarações de união estável para fa-mílias do sistema prisional serão feitas gratuitamente por defensores públicos. A decisão é fruto de uma par-ceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a De-fensoria Pública do Estado (DPE/AM). O secretário da Seap, coronel Vinícius Al-meida, e os defensores pú-blicos Thiago Rosas, Pollya-na Vieira, Priscila Lima e Roger Moreira tiveram um encontro nesta quarta-fei-ra (11/09), na Defensoria, para debater melhorias para o sistema penitenciá-rio do Amazonas. A secre-tária executiva de Políticas para as Mulheres da Sejusc, Ana Barroncas, também fez parte da discussão.

Um dos temas discutidos pelo titular da Seap foi a gra-tuidade da declaração de união estável, que é um dos requisitos exigidos pelo ór-gão para viabilizar o cadas-tro de visitantes no sistema prisional. “Isso vai facilitar a vida das famílias, que não precisarão mais pagar pelo documento”, afirmou o co-ronel. Atualmente, o preço cobrado pelos cartórios é de R$ 487.

As famílias que tiverem interesse em oficializar a união devem procurar o Núcleo de Proteção dos Di-reitos da Mulher (Nudem), localizado na rua Presiden-te Kennedy, nº 399, Colônia Oliveira Machado, zona sul da cidade. Os atendimen-tos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Infor-mações: 3232 – 1356.

Page 8: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019Ciência & TecnologiaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 8

Amazônia: cientistas descobrem peixe que produz

descarga de 860 volts Ao contrário do que se

acreditava há mais de 250 anos, a Bacia Amazônica não serve de lar para ape-nas uma espécie de pei-xe-elétrico. Essa foi a con-clusão à qual uma equipe de cientistas chegou de-pois de conduzir exames de DNA em mais de 100 desses animais e os re-sultados apontarem que, na verdade, existem (pelo menos) 3 espécies dife-rentes deles na Amazônia – sendo que uma é capaz de produzir descargas elé-tricas de 860 volts, a mais poderosa já registrada no Reino Animal.

Desde meados do século 18, os cientistas pensavam que o único peixe-elétrico que habitava na Amazônia era o da espécie Electro-phorus electricus – des-crita pela primeira vez por Carolus Linnaeus, médico, botânico e zoólogo sueco considerado como o “pai

da taxonomia moderna”. Contudo, após desconfiar que podiam existir mais espécies desses animais, os pesquisadores decidi-ram coletar exemplares e submetê-los a análises para investigar.

Os cientistas captura-ram peixes-elétricos aqui no Brasil, assim como no Suriname, Guiana e Guia-na Francesa, somando 107 indivíduos no total. Então, os pesquisadores exami-

naram os corpos e estrutu-ras ósseas dos exemplares, mapearam os locais onde cada um deles foi captura-do e analisaram os testes genéticos conduzidos – e esse meticuloso processo revelou a existência de ou-tras 2 espécies até então desconhecidas: a Electro-phorus varii e a Electro-phorus voltai, sendo esta segunda a que produz a descarga de 860 volts que mencionamos antes.

Estudo avalia bactérias

multirresistentes no ambiente

hospitalarPesquisadores da área de

Bacteriologia da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazo-nas (Hemoam) realizaram estudo para avaliar bac-térias que são capazes de causar doenças graves nos pacientes internados em hospitais que apresentaram mecanismos de resistência aos antibióticos. O projeto concluído teve fomento da Fundação de Amparo à Pes-quisa do Estado do Ama-zonas (Fapeam), por meio do edital n° 030/2013 do Programa Apoio à Pesquisa (Universal).

Intitulado “Epidemiologia molecular de Staphylococ-cus epidermidis multirresis-tentes”, o estudo foi coorde-nado pelos pesquisadores Cristina Motta Ferreira e William Antunes Ferreira, e executado pelo grupo de pesquisa da área de Bacte-riologia do Hemoam. Se-gundo Cristina, a pesquisa buscou verificar se os pro-fissionais que trabalham no Hemoam estariam “carre-ando”, em suas vestimentas ou em algumas partes do corpo, bactérias resistentes aos antibióticos comumen-te utilizados no tratamen-to de infecções causadas por esses agentes e, caso encontrada alguma dessas bactérias, estudar com fer-ramentas da biologia mo-lecular os “mecanismos de resistência”.

“A importância dessa pes-quisa é que esses patógenos são capazes de causar do-enças graves nas pessoas, principalmente em pacien-tes internados nos hospitais ou que possam estar sob tratamento de medicamen-tos que comprometam ou reduzam a capacidade de defesa ou resposta imune do organismo”, conta.

Page 9: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019CulturaOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 9

Pinturas e objetos produzidos por alunos fazem parte de exposição

na Usina Chaminé

Pinturas diversas e ob-jetos de utilidade pro-duzidos por alunos da Escola Estadual Diofan-to Vieira Monteiro fa-zem parte da exposição “Pro Dia Nascer Feliz”, que será inaugurada no Centro Cultural Usina Chaminé, neste sábado (14/09), às 9h. Promovi-da pela Secretaria de Es-tado de Cultura (SEC), a mostra tem entrada gra-tuita.

Com concepção assi-

nada pelo artista plástico Jandr Reis, a exposição reúne objetos de utili-dade, como vassouras, vasos, toalhas bordadas e chaveiros, e também pinturas em telhas, telas e papel. Os itens foram produzidos por alunos a partir dos 14 anos.

“Estes itens foram pro-duzidos a partir de ofici-nas diversas, nas quais os alunos trabalham a coordenação motora e psicomotora, e o objeti-

vo é mostrar o trabalho que a escola faz no âm-bito na educação espe-cial”, explica.

Os materiais foram or-ganizados em painéis que estarão expostos ao público na Usina Chami-né até o dia 29 de novem-bro. A gestora da escola Diofanto Vieira Montei-ro, Maria Walterlice, res-salta que a exposição apresenta o trabalho dos alunos à sociedade, pro-porcionando inclusão.

“Entorno Urbano” realiza atividades

gratuitas da cultura hip-hop

De 12 a 15 de setembro, inter-venções de hip-hop serão reali-zadas, gratuitamente, como parte do projeto “Entorno Urbano”, con-templado pelo Edital de Conexões Culturais 2018, da Prefeitura de Manaus. As atividades serão fei-tas nos blocos 1, 16, 21 e 30 do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), na rua Bittencourt, bairro São Rai-mundo.

De acordo com o proponente do projeto, DJ Carapanã, a ini-ciativa contará com aula básica de discotecagem, palestra e de-monstrações de dança dos Bboys Hebrom, Cinco e Jaguar, além de projeção audiovisual. Durante o evento, também serão distribuí-das cartilhas e panfletos sobre a ressocialização de jovens que vi-vem em espaço público, áreas de risco ou periferia de Manaus.

Artesanato Amazonense é

destaque em evento de moda sustentável

No dia 21 de setembro (sá-bado), das 14 às 18h, o Sho-pping do Artesanato Amazo-nense, localizado na Galeria+, na Djalma Batista, será cená-rio para o “DMAS – Desfile de moda e Artesanato Amazo-nense Sustentável”, que vai apresentar peças dos arte-sãos e estilistas inspiradas em temas amazônicos e que bus-cam evidenciar a beleza da região. A entrada é gratuita.

Segundo uma das organi-zadoras do evento, a designer de biojoias Rita Prossi, o des-file busca evidenciar a Ama-zônia como patrimônio cul-tural, e mostrar, a partir de um conceito sustentável, a res-ponsabilidade de preservar e valorizar as riquezas do nos-so Estado. “Os artesãos desta produção estão contentes em promover as peças, em que se tem uma identificação por parte do público da região. Além disso, o evento pode in-centivar estes profissionais a divulgarem suas produções”, afirma Rita.

Ela disse ainda que o obje-tivo do evento é trazer para o público manauara um olhar de valorização dos produtos de artesanato e moda que se-rão destaque no evento.

Page 10: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019EntretenimentoOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 10

Ex-The Voice Kids Raylla Araújo realiza primeiro show no Teatro Amazonas, neste sábado

Após representar o Ama-zonas no The Voice Kids, Raylla Araújo subirá ao palco do Teatro Amazonas pela primeira vez neste sá-bado (14/09). A artista mi-rim se apresentará às 20h com o repertório que con-quistou o Brasil durante o reality musical.

Os ingressos custam en-tre R$ 20 e R$ 50 e podem ser adquiridos no bilhete-riadigital.com/teatroama-zonas.

Nascida em Presidente Figueiredo, Raylla iniciou sua carreira cantando na igreja e aos 9 anos ganhou seu primeiro concurso mu-sical. No The Voice Kids, a amazonense chegou a ter 11 milhões de votos e con-

quistou o segundo lugar no programa.

Para “Raylla Araújo, o Show”, o repertório terá interpretações de Charlie Brown Jr, Marisa Monte,

Legião Urbana, Alceu Va-lença, Elba Ramalho, Banda Melim, além do lançamento da música e clipe “Descobri Você”. O show ainda terá a participação de mais dois

artistas que participaram do The Voice: o roraimense Elias Moreira e o manauara Lorenzo Fortes.

Os ingressos para o “Raylla Araújo, o Show” custam e R$ 50 (plateia), R$ 40 (frisas), R$ 30 (1º pavi-mento), R$ 25 (2º pavimen-to) e R$ 20 (3º pavimento).

Serviço: “Raylla Araújo, o Show”

Data/ Hora: 14 de setem-bro, sábado, 20h

Local: Teatro AmazonasEntrada: Ingressos entre

R$ 20 e R $50Vendas: Bilheteria do Te-

atro Amazonas e site bi-lheteriadigital.com/teatro-amazonas

Classificação: Livre

Sejel divulga agenda esportiva do fim de semana (13 a 15/9)A Secretaria de Estado de Ju-

ventude, Esporte e Lazer (Sejel), divulga a agenda esportiva do fim de semana de 13 a 15 de setembro. A agenda tem o objetivo de ajudar na divulgação dos eventos, bem como proporcionar mais uma op-ção a população que aprecia ati-vidades esportivas. Nesta agenda, as atividades vão desde futebol de mesa a campeonato de ciclismo. As competições são realizadas ou contam com o apoio da Sejel. Con-fira:

AGENDA ESPORTIVA – FIM DE SEMANA (13 a 15/09)

SEXTA-FEIRA (13/09)19h30 – Campeonato Amazo-

nense de Vôlei de Quadra – Adulto Masculino e Feminino

Local: Ginásio Renné Monteiro, bairro São Geraldo, zona centro-sul.

Contato: Izabelly – 98246-802520h – Final da Liga Olé de Futsal

/ Adulto MasculinoLocal: Arena Amadeu Texeira,

bairro Flores, zona centro-sul.Contato: Emanuel – 99122-3785SÁBADO (14/09)8h às 12h – Multirão de Saúde –

CTARALocal: Auditório da Vila Olímpi-

ca, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

Contato: Maria de Jesus – 99132-6733

8h30 – Super Copa Samel de Judô 2019

Page 11: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019Atos LegaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 11

O Município de Barreirinha/AM, através da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal - CPL/BAE torna público que es-tará reunida na sede da Representação do Município de Barreirinha, localizada na Capital do Estado do Amazonas, sito à Rua Aurora, nº 01, Parque das Laranjeiras - Manaus/AM - CEP: 69.058-404, para abertura de envelopes do seguinte certame: PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2019-CPL/PMB.

OBJETO: Registro de Preços para Eventual Contratação de Em-presa para Fornecimento de Cartuchos Tonner e Cartuchos de Tintas para Impressoras Diversas, a fim de atender as necessidades das Secretarias Municipais e unidades Administrativas do Município de Barreirinha/AM, conforme condições, quantidades, exigências e es-pecificações descriminadas no termo de referência e seus anexos.

TIPO: “Menor preço por item”.DATA DA ABERTURA: 23 de setembro de 2019, às 10h:00min.EMBASAMENTO LEGAL: Lei n° 10.520/2002, Lei Complementar

nº 123/2006 e Lei nº 8.666/1993, e suas alterações posteriores.INFORMAÇÕES: O edital e seus anexos poderão ser analisados

e retirados na sede da Prefeitura Municipal de Barreirinha/AM, Sala de Reunião da CPL, localizada na Rua Militão Dutra, nº 242 - Centro - Barreirinha/AM - CEP: 69.160-000, das 08:00 horas às 12:00 horas e/ou na Representação do Município, Rua Aurora, nº 01, Parque das Laranjeiras - Manaus/AM - CEP: 69.058-404, valor da reprodução é de R$ 50,00 ou gratuitamente mediante a apresentação de uma mí-dia de CD-RW ou Pen Drive.

BARREIRINHA - AM, 04 de setembro de 2019.

JUCINEY DA SILVA BRITOPregoeiro Municipal

Decreto nº 079/2019 – GPMB

O Município de Barreirinha/AM, através da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal, torna público que fará abertura do PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 037/2019-CPL/PMB.

OBJETO: Registro de Preços para Eventual Contratação de Em-presa para Fornecimento de Kits Escolares, com a finalidade de aten-der as necessidades e demandas da Secretaria Municipal Educação, Esporte e Lazer – SEMED do Município de Barreirinha/AM, conforme condições, quantidades, exigências e especificações descriminadas no termo de referência e seus anexos.

TIPO: “Menor preço por item”.DATA DA ABERTURA: 25 de setembro de 2019, às 10h:00min.EMBASAMENTO LEGAL: Lei n° 10.520/2002, Lei Complementar

nº 123/2006 e Lei nº 8.666/1993, e suas alterações posteriores.INFORMAÇÕES: O edital e seus anexos poderão ser analisados

e retirados na sede da Prefeitura Municipal de Barreirinha/AM, Sala de Reunião da CPL, localizada na Rua Militão Dutra, nº 242 - Centro - Barreirinha/AM - CEP: 69.160-000, das 08:00 horas às 12:00 horas, valor da reprodução é de R$ 50,00 ou gratuitamente mediante a apre-sentação de uma mídia de CD-RW ou Pen Drive.

BARREIRINHA - AM, 04 de setembro de 2019.

JUCINEY DA SILVA BRITOPregoeiro Municipal

Decreto nº 079/2019 – GPMB

AVISO DE LICITAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2019-CPL/PMB

AVISO DE LICITAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 037/2019-CPL/PMB

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Barreirinha

Gabinete do PrefeitoComissão Permanente de Licitação - CPL

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Barreirinha

Gabinete do PrefeitoComissão Permanente de Licitação - CPL

Vamos de Pizza

hoje!PIZZAS TRADICIONAIS

99433-7127 99377-6652 @kibspizzariadelivery

PIZZAS ESPECIAIS

PIZZAS DOCES

3 Mussarela 3 Calabresa

3 Portuguesa

3 Romeu e Julieta

3 Brigadeiro

3 Doce de Leite

3 Bacon 3 Frango c/Catupiry3 Napolitana 3 Bacon c/Cheddar 3 Frango c/Mussarella 3 À moda 3 Bacon c/Catupiry 3 Frango c/Cheddar 3 Três queijos 3 Margarita 3 Calabresa c/Cheddar3 Atum 3 Milho 3 Calabresa c/Catupiry

É só ligar ou mandar uma mensagem que a gente corre para te entregar.

R$ 22,00

R$ 27,00

R$ 30,001,5 litros

Refrigerante de cortesia em todos os pedidos

O Município de Barreirinha/AM, através da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal, torna público que fará abertura do PRE-GÃO PRESENCIAL Nº 036/2019-CPL/PMB.

OBJETO: Contratação de Empresa para Fornecimento de Motores es-tacionários de 5,5HP acoplados com rabeta, com a finalidade de atender ao Convênio nº 011/2019, entre a SEPROR e A Prefeitura de Municipal de Barreirinha/AM, conforme condições descritas no Plano de Trabalho e seus anexos.

TIPO: “Menor preço por item”.DATA DA ABERTURA: 24 de setembro de 2019 às 10h:00min.EMBASAMENTO LEGAL: Lei n° 10.520/2002, Lei Complementar nº

123/2006 e Lei nº 8.666/1993, e suas alterações posteriores.INFORMAÇÕES: O edital e seus anexos poderão ser analisados e reti-

rados na sede da Prefeitura Municipal de Barreirinha/AM, Sala de Reunião da CPL, localizada na Rua Militão Dutra, nº 242 - Centro - Barreirinha/AM - CEP: 69.160-000, das 08:00 horas às 12:00 horas, valor da reprodução é de R$ 50,00 ou gratuitamente mediante a apresentação de uma mídia de CD-RW ou Pen Drive.

BARREIRINHA - AM, 04 de setembro de 2019.JUCINEY DA SILVA BRITO

Pregoeiro Municipal - Decreto nº 079/2019 – GPMB

AVISO DE LICITAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2019-CPL/PMB

ESTADO DO AMAZONASPrefeitura Municipal de Barreirinha

Gabinete do PrefeitoComissão Permanente de Licitação - CPL

Page 12: POLÍTICA Manaus aprova lei que garante a ... - ON Jornalonjornal.com/wp-content/uploads/2019/09/ON-480.pdf · Política MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019 OPORTUNIDADES

MANAUS, SEXTA-FEIRA, 13 DE SETEMBRO DE 2019Atos LegaisOPORTUNIDADES & NOTÍCIASEDIÇÃO DIGITAL 12