polimerização do estirenoprojfeup/submit_13_14/uploads/poster... · mecanismos de...

1
Polimerização do Estireno Márcia Santos; Mariana Gomes; Paulo Silva; Pedro Gomes; Sofia Delgado; Sofia Silva; Vítor Pereira Introdução: O estireno é um monómero descoberto por Newman em 1786. O seu processo de polimerização é complexo mas de extrema importância no panorama atual, uma vez que este polímero tem uma grande área de aplicação e é dos mais procurados no mercado mundial. Conclusões: - Processo complexo mas essencial para a sociedade atual; - Grande variedade dos artigos que contactamos no dia-a-dia são de poliestireno; - A procura deste polímero aumenta anualmente e, por isso, há um maior desenvolvimento desta área e há uma maior produção deste material. Mecanismos de Polimerização: - Adição : as espécies responsáveis pelo crescimento das cadeias moleculares são radicais. É compreendida em três etapas: Iniciação, propagação e terminação. Fig.1 - Uma das reações da polimerização do estireno - Condensação : reações onde o monómero se polimeriza por etapas ou passo-a-passo com libertação de moléculas de baixa massa molecular relativa. Fig.2 - Esquema da formação de um poliéster Cinética é a área da Química que estuda a velocidade das reações. A velocidade pode ser alterada por vários fatores: - Concentração e estado físico dos reagentes; - Temperatura; - Catalisadores e inibidores. Fig.3 - Modelo da molécula de estireno (Balls and sticks) Aplicações: - Poliestireno de alto impacto: Artigos técnicos; embalagens rígidas; - Poliestireno cristalino: Artigos domésticos e descartáveis; - Poliestireno resistente ao calor: Embalagens para alimentos; - Polistireno expandido: Construção (função isolante). Mercado mundial: o consumo de poliestireno aumenta 2% anualmente Fig. 4 - Poliestireno resistente ao calor Fig.6 - Poliestireno Cristalino Fig.5 - Poliestireno de alto impacto Fig.8 - Poliestireno expandido Fig. 7 - Capacidade, produção e procura de poliestireno, em toneladas, nos mercados mundiais

Upload: ngothuan

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Polimerização do Estirenoprojfeup/submit_13_14/uploads/poster... · Mecanismos de Polimerização: - Adição: as espécies responsáveis pelo crescimento das cadeias moleculares

Polimerização do EstirenoMárcia Santos; Mariana Gomes; Paulo Silva; Pedro Gomes; Sofia Delgado; Sofia Silva; Vítor Pereira

Introdução: O estireno é um monómero descoberto por Newman em 1786. O seu processo de polimerização é complexo mas de extrema importância no panorama atual, uma vez que este polímero tem uma grande área de aplicação e é dos mais procurados no mercado mundial.

Conclusões: - Processo complexo mas essencial para a sociedade atual; - Grande variedade dos artigos que contactamos no dia-a-dia são de poliestireno; - A procura deste polímero aumenta anualmente e, por isso, há um maior desenvolvimento desta área e há uma maior produção deste material.

Mecanismos de Polimerização:- Adição: as espécies responsáveis pelo crescimento das cadeias moleculares são radicais.É compreendida em três etapas: Iniciação, propagação e terminação.

Fig.1 - Uma das reações da polimerização do estireno

- Condensação: reações onde o monómero se polimeriza por etapas ou passo-a-passo com libertação de moléculas de baixa massa molecular relativa.

Fig.2 - Esquema da formação de um poliéster

Cinética é a área da Química que estuda a velocidade das reações.

A velocidade pode ser alterada por vários fatores:- Concentração e estado físico dos reagentes;- Temperatura;- Catalisadores e inibidores.

Fig.3 - Modelo da molécula de estireno (Balls and sticks)

Aplicações:- Poliestireno de alto impacto: Artigos técnicos; embalagens rígidas;

- Poliestireno cristalino: Artigos domésticos e descartáveis;

- Poliestireno resistente ao calor: Embalagens para alimentos;

- Polistireno expandido: Construção (função isolante).

Mercado mundial: o consumo de poliestireno aumenta 2% anualmente

Fig. 4 - Poliestireno resistente ao calor

Fig.6 - Poliestireno Cristalino

Fig.5 - Poliestireno de alto impacto

Fig.8 - Poliestireno expandido

Fig. 7 - Capacidade, produção e procura de poliestireno, em toneladas, nos mercados mundiais