poiesis 227

8
www.jornalpoiesis.com.br Página 3 Paulo Melo anuncia apoio a Pitico Bruno, Abraão e Roger se unem para 2016 Página 3 Divulgação Divulgação Literatura, Pensamento & Arte Ano XXII- nº 227 - fevereiro de 2015 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis Literatura Gabriela Mistral e o Brasil Nobel de Literatura em 1945, a poeta chile- na Gabriela Mistral viveu no Brasil de 1939 a 1943. Apesar de sua proximidade com a cultura local, sua obra ainda tem pouca re- percussão no país. Página 2. Viagem Um passeio por Minas Gerais O escritor Gerson Valle apresenta em crônica as peculiaridades do solo mi- neiro, com sua riqueza de sabores e costumes. Página 6. Poesia Os sonetos de Paulo César Pinheiro Conhecido por seu trabalho como compositor, Paulo César Pinheiro é também sonesta. Confira na rese- nha de Marcio Paschoal. Página 2. Consultório de Psicanálise e Terapias Naturais Camilo de Lélis M. Mota Psicanalista Terapeuta Holístico, CRT 42617 ( (22) 99770-7322 / 2653-3087 www.reikiadistancia.com.br Atendimento com hora marcada: Aceitamos: através do PagSeguro UOL Cursos de Reiki do nível 1 ao 3-B • Psicoterapia individual e casal Terapia floral (Florais de Bach) EFT - Acupuntura Emocional sem Agulhas Elaboração - Terapias e Cursos Travessa Sigmund Freud, 1 - Porto da Roça Esquina com R. James Ward de Cavalho (rua em frente ao Mercado Gomes) Saquarema-RJ A partir de março novo consultório em Araruama Araruama celebra aniversário e carnaval com 13 dias de shows e folia Regina Mota A Prefeitura de Ararua- ma programou 13 dias de muita festa para co- memorar o aniversário de emancipação polí- tico-administrativa do município e celebrar o carnaval com muita fo- lia. Na programação, que começa no dia 6, há shows de Só Pra Contra- riar, Sambô, Thiaguinho, Cassiane, Preta Gil, Tuca Fernandes, Elymar San- tos e Bangalafumenga. Página 7. Novos secretários assumem cargo em Araruama O prefeito Miguel Jeovani iniciou 2015 com uma pe- quena reforma administra- tiva, anunciando os novos Marcelo Figueiredo secretários das pastas de Comunicação Social, Cultu- ra, Fazenda, Defesa Civil e Segurança. Página 3. Centro Administrativo é inaugurado em Jaconé Divulgação A prefeita de Saquarema, Franciane Motta, inaugu- rou o Centro Administra- tivo de Jaconé, que passa a oferecer diversos ser- viços para a população, como o posto dos Cor- reios. Página 4. Concurso de poesia tem inscrições abertas em Saquarema Página 4 Templo Bahá’í na Índia recebe visita do Dalai Lama Página 6

Upload: jornal-poiesis

Post on 07-Apr-2016

265 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

Edição de fevereiro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Poiesis 227

www.jornalpoiesis.com.br

Página 3

Paulo Melo anuncia apoio a Pitico

Bruno, Abraão e Rogerse unem para 2016Página 3

Divu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ãoLiteratura, Pensamento & Arte

Ano XXII- nº 227 - fevereiro de 2015 - Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis

LiteraturaGabriela Mistral e o Brasil

Nobel de Literatura em 1945, a poeta chile-na Gabriela Mistral viveu no Brasil de 1939 a 1943. Apesar de sua proximidade com a cultura local, sua obra ainda tem pouca re-percussão no país. Página 2.

ViagemUm passeio por Minas Gerais

O escritor Gerson Valle apresenta em crônica as peculiaridades do solo mi-neiro, com sua riqueza de sabores e costumes. Página 6.

Poesia

Os sonetos de Paulo César PinheiroConhecido por seu trabalho como compositor, Paulo César Pinheiro é também sonetista. Confira na rese-nha de Marcio Paschoal. Página 2.

Consultório de Psicanálisee Terapias Naturais

Camilo de Lélis M. MotaPsicanalista

Terapeuta Holístico, CRT 42617

( (22) 99770-7322 / 2653-3087www.reikiadistancia.com.br

Atendimento com hora marcada:

Aceitamos:

através do PagSeguro UOL

• Cursos de Reiki do nível 1 ao 3-B• Psicoterapia individual e casal• Terapia floral (Florais de Bach)• EFT - Acupuntura Emocional

sem Agulhas

Elaboração - Terapias e CursosTravessa Sigmund Freud, 1 - Porto da Roça

Esquina com R. James Ward de Cavalho (rua em frente ao Mercado Gomes)

Saquarema-RJA partir de março novo consultório em

Araruama

Araruama celebra aniversário e carnavalcom 13 dias de shows e folia

Regina Mota

A Prefeitura de Ararua-ma programou 13 dias de muita festa para co-memorar o aniversário

de emancipação polí-tico-administrativa do município e celebrar o carnaval com muita fo-

lia. Na programação, que começa no dia 6, há shows de Só Pra Contra-riar, Sambô, Thiaguinho,

Cassiane, Preta Gil, Tuca Fernandes, Elymar San-tos e Bangalafumenga. Página 7.

Novos secretários assumem cargo em Araruama

O prefeito Miguel Jeovani iniciou 2015 com uma pe-quena reforma administra-tiva, anunciando os novos

Marcelo Figueiredo

secretários das pastas de Comunicação Social, Cultu-ra, Fazenda, Defesa Civil e Segurança. Página 3.

Centro Administrativo éinaugurado em Jaconé

Divulgação

A prefeita de Saquarema, Franciane Motta, inaugu-rou o Centro Administra-tivo de Jaconé, que passa

a oferecer diversos ser-viços para a população, como o posto dos Cor-reios. Página 4.

Concurso de poesia tem inscrições abertas

em SaquaremaPágina 4

Templo Bahá’í na Índiarecebe visita

do Dalai LamaPágina 6

Page 2: Poiesis 227

2 nº 227 - fevereiro de 2015

O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb.

EXPEDIENTERua das Bougainvilleas, 4 - Rio do Limão - Araruama-RJ CEP 28970-000 ( (22) 98818-6164 ( (22) 99982-4039 ( (22) 99770-7322 E-mail: [email protected] Site: www.jornalpoiesis.com.br. Facebook: www.facebook.com/jornalpoiesisDistribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis.

Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo conselho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo .doc ou .docx. Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Poiésis.

POESIA

PENSAMENTO

SONETOS SENTIMENTAIS PRA VIOLÃO E ORQUESTRAMarcio Paschoalescritor , autor da biografia de João do Vale (www.marciopas-choal.com)

Pouca gente conhece o lado sonetista do grande letrista da nossa música popular, Paulo César Pi-nheiro. Um mestre na es-colha certa das palavras, artesão de precoce empe-nho (começou a escrever sonetos com quinze anos) PC Pinheiro lança, pela editora 7Letras, seu pri-meiro livro desse gênero: “Sonetos Sentimentais pra Violão e Orquestra”.

PC pode se incluir na

O músico e compositor Paulo César Pinheiro lança seu primeiro livro de sonetos

lista dos recordes como um dos maiores autores (se não o maior) de música po-pular: são quase duas mil composições, sendo 1.300 gravadas por todo o time de craques da nossa MPB. Um número que impres-siona, acredito eu que até ao próprio autor que se au-tonomeia um “escravo das emoções humanas” e tra-balha com disciplina notá-vel e sem parar há mais de 50 anos. É seu oitavo livro (antes, quatro de poemas, dois romances e um de contos) com sonetos que descrevem toda a gama de emoções, indo do amor maluco ao ciúme impiedo-so, sempre tangenciando limites e rasgando a pele, flertando com a solidão e o desespero dos parceiros e amantes, enfim, revelan-

do um rosário de situações e possibilidades no batido confronto entre emoção e razão (com esta última sempre cedendo, bom que se diga).

O autor prefere captar o cotidiano simples des-sas paixões desenfreadas,

alucinadas, que montam e desmontam o coração hu-mano. Podem ser céticos ou apologistas acalorados do sentimento amoroso, mas sempre chega a hora de se acertar uma conta. E a sensibilidade e a marca do autor imperam.

Dos sonetos que prefiro, o que exatamente fecha o li-vro e conta a saga da caneta do poeta (PC escreve todos os seus textos à mão), fiel companheira, uma caneta preta que fica no fundo de uma gaveta, testemunha dos contos de sua vida, vida esta de que não levará nada consigo, nem no jazigo, além do que foi deixado no legado da sua tinta.

Pode-se a princípio ima-ginar um livro que reúna possíveis e futuras letras de música. PC não descar-ta (um dos sonetos do livro até foi musicado por Dori Caymmi: “A Lua”) mas sua concepção original foi lite-rária. Como o poeta convi-ve e respira música, seus sonetos têm a sonoridade e podem se transformar em futuras canções, certa-

mente. Profícuo escritor, com-

positor há muito requisi-tado pelas maiores divas (Clara, Elis, Bethânia etc), PC garante que ainda tem muita coisa guardada e muita ainda por escrever.

A boa poesia, então, pode ficar tranquila pois há ainda bastante munição e surgirá como numa estre-la guia, clarão de lua quan-do serenar. Aliás. “Via-gem”, dele e João Aquino, um de seus clássicos, não vê tipo nem preconceito, gravada tanto por Nelson Gonçalves quanto Bruno e Marrone. O importante é a tal emoção. E assim segue o escritor, artífice das pa-lavras sonoras, solenes ou mágicas, se emocionando com o que cria e emocio-nando quem o lê.

Cássio Gonçalves jornalista e músico

Há grande manipula-ção por traz da expressão “mistérios insondáveis de Deus”. De fato, a limita-ção humana não abarca a imensidão infinita do Criador. Mas o limite do que podemos compreen-der sobre o Todo é bem maior do que profetizam alguns líderes religiosos. Há um novo paradigma científico capaz de de-monstrar que fenômenos antes tratados como mila-gres são explicáveis, sem contradição com o con-ceito do divino.

Há que se registrar a existência de vários lí-deres religiosos sérios. Porém, é inegável a exis-tência de pregadores que, ao invés de trazer uma mensagem libertadora, fazem questão de ame-açar com o fogo eterno todos os que ousam subir um degrau no entendi-mento sobre os mistérios da vida. E, para silenciar os questionamentos, bas-

Um novo paradigma científico e religiosota dizer: “são os mistérios insondáveis de Deus”. É só repetir o refrão, já as-sociado ao medo milenar, para que volte a reinar o silêncio.

Mas teria Deus feito uma obra tão grandiosa quanto o universo para que compreendamos ape-nas uma pequena parte dele? Não seria de am-plo interesse Daquele que nos ama que abandonás-semos a ignorância para nos aproximarmos Dele, o Senhor da Sabedoria? Não foi Jesus, o Cristo, quem disse “Conhecerei a Verdade e a Verdade Vos Libertará”? Quem está se beneficiando com a ig-norância do ser humano? Hoje, a ciência está do lado daqueles que dese-jam usar o conhecimento para fazer o bem.

Àqueles que se animam com a possibilidade de expandir a consciência em relação à realidade, re-comendo pesquisar sobre a experiência da Dupla Fenda. Nela, comprovou--se que um único elétron (um dos tijolinhos forma-dores do que se chama de matéria) consegue passar por duas fendas ao mes-

mo tempo. Numa escala maior, seria como se uma bola de bilhar pudesse passar por duas janelas simultaneamente. Esta experiência fundamen-tou a Mecânica Quânti-ca, ciência que contribuiu para a criação de satélites e celulares, tecnologias provavelmente classifi-cadas como “milagrosas” em séculos passados. Aos interessados em se apro-fundar no assunto com uma explicação simples, recomendo o documentá-rio “Quem Somos Nós”, disponível no YouTube.

Consegue imaginar as implicações desta desco-berta? Não seria extrema-mente doentio saber da existência de um estudo dessa magnitude e não se aprofundar nele para, ao menos, formar uma opi-nião? Os omissos ficam alheios à própria realida-de e à mercê de discursos de líderes interessados somente em poder. Aos que imaginam um Deus distante e punidor, se im-põe o sofrimento. Aos que sabem do Deus amoroso que habita dentro de nós, o autoconhecimento é o alívio.

O Maitre Ballet Hotton Luz ministrou na Daumas Academia Escola de Dança (DAED) o curso de técni-ca de Ballet Classico Aca-dêmico e Barra Solo para seus professores e bailari-nos. Integrante do Ballet Kirov, Luz, que atualmen-

DANÇADaumas Academia realiza cursos

com professor do Ballet Kirov

te participa ativamente na criação da Escola de Dança do Maranhão, é também

jurado de festivais nacio-nais e internacionais de dança. Utilizando o méto-do russo de ballet clássico, ele desenvolveu na DAED um trabalho de grande aprimoramento profissio-nal, que recebeu elogio de todos os participantes.

Divulgação

Gabriela Mistral e o BrasilRodrigo Conçole LageProfessor de História de Itaperuna-RJ. Atualmen-te fazendo especialização em História Militar pela UNISUL. Com resenhas e artigos publicados em re-vistas eletrônicas e jornais

É comum se dizer que o brasileiro é um povo sem memória. Tal afirmação está ligada a questão de nossa própria identidade nacional, mas também ao descaso com o patrimônio nacional (muitas vezes mal conservado, quando não foi destruído) e ao desconhe-cimento de nosso passado. Desconhecimento muitas vezes fruto do desinteresse ou da falta de informação sobre nossa história.

Vemos um exemplo des-se fato no caso da escritora chilena Gabriela Mistral, prêmio Nobel de Litera-tura de 1945, cujo relacio-namento com nosso país é pouco conhecido. Além de ter visitado o Brasil, em 1937, ela foi posteriormen-te nomeada cônsul geral. Cargo exercido de 1939 a 1943. Nesse período ela não só conviveu com mui-tos intelectuais e artistas brasileiros (podemos des-tacar sua amizade com as poetas Henriqueta Lisboa, sua principal tradutora, e Cecília Meireles), como também colaborou com vá-rios jornais .

Mesmo tendo vivido muitos anos em nosso país nós não temos nenhum li-vro brasileiro dedicado ao estudo desse período de sua vida. O único livro de-dicado a este tema é “Ga-briela Mistral: el proyecto de Lucila” (LOM Ediciones, 2005), por Ana Pizarro, que ainda não foi traduzi-do. A obra aborda sua vida no Brasil, a escrita e a rela-ção com intelectuais e artis-tas brasileiros (e alguns da Europa que vieram para cá refugiados da guerra).

Em parte, esse esqueci-

mento pode estar relacio-nado ao fato de que nem sempre as opiniões da es-critora sobre foram elogio-sas e também a tragédia em que se viu envolvida, no último ano em que aqui es-teve, e que contribuiu para essa opinião negativa sobre o Brasil. Seu sobrinho Yin Yin (16 anos), criado por ela como um filho (alguns defendem que era filho bio-lógico de Mistral), cometeu suicídio na cidade de Petró-polis. Esse fato a marcou profundamente e contri-buiu para que ela fosse em-bora daqui. Mistral nunca acreditou que ele cometeu suicídio e sempre defendeu a ideia de que ele foi assas-sinado.

Além disso, deve-se des-tacar o fato de que nenhum de seus livros foi traduzido e os textos que publicou em nossos jornais nunca foram aqui reunidos em livro. Ti-vemos somente a publica-ção de duas coletâneas de poesia. A “Poesias escolhi-das”, traduzida por Henri-queta Lisboa, e a “Gabriela Mistral e Cecília Meireles”, cujos poemas foram tra-duzidos por Ruth Sylvia de Miranda Salles (acompa-nhados de ensaios de Cecília Meireles e Adriana Valdés).

Outro aspecto mais gra-ve desse desconhecimento é o fato de que, desde o fi-nal da década de sessenta, a crítica internacional tem promovido uma reavalia-ção de sua obra graças à divulgação dos arquivos

da escritora. Esse fato teve pouco impacto entre nos-sos intelectuais, que não tem participado desse pro-cesso de reavaliação. Assim como não tem divulgado sua obra entre os leitores. Com exceção de alguns tra-balhos a nível acadêmico a crítica literária brasilei-ra tem ignorado Gabriela Mistral. O fato de Pablo Neruda (outro importante poeta chileno também ga-nhador do Nobel) ter um grande destaque entre nós pode ter contribuído para esse desinteresse.

Esperamos que no futu-ro sua obra seja mais bem conhecida e que surja o interesse de se conhecer melhor seus textos e as relações da escritora com nosso país. O aparecimen-to de novas traduções e es-tudos é fundamental para que isso ocorra no futuro. A divulgação de bons autores, o que inclui a revalorização dos que foram injustamen-te esquecidos pelo tempo, é um ofício a ser exercido por todos os que se inte-ressam pela literatura e pela cultura de modo geral. Além disso, o sucesso que alguns escritores latino--americanos tem no Brasil muitas oculta o fato de que ela é menos conhecida do que parece. Grandes escri-tores como Nicanor Parra, Vicente Huidobro, Rubén Darío e muitos outros são conhecidos por uma mino-ria e ignorados pelo merca-do editorial.

Divulgação

A poeta chilena ganhou o Nobel de Literatura em 1945

Page 3: Poiesis 227

3nº 227 - fevereiro de 2015

R. Domingos da Fonseca, 5 - Bacaxá - Saquarema ( 2653-4544 / 2031-1392

JCEL SERVIÇOS E INTERMEDIAÇÕESTrabalhando para atender você cada vez melhor!

Unindo profissionais nas áreas de consultoria imobiliária e empréstimos consignados

Léa Dias Creci/RJ 063643/O

Compras e vendasEscriturasContratos ImobiliáriosProjetos, LegalizaçãoRGI / ITBI

Empréstimos BMG, BV, Itaú, Bradesco e outros

IntermediaçãoMóveis planejados para

residência e comércio em madeira maciça e MDF

Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Aceitamos cartões de crédito

POLÍTICA

( (22) 2653-2744

SHOW DAS PLANTASA maior variedadecom beleza e qualidadevocê encontra aqui!Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

Dê plantas a quem você ama!

Eleito deputado esta-dual pelo PMDB e atual-mente ocupando o cargo de secretário de Estado de Governo na adminis-tração de Luiz Fernando Pezão, Paulo Melo convo-cou a imprensa no dia 7 de janeiro para anunciar seu apoio a Hamilton Nunes de Oliveira, o Pitico, para concorrer à Prefeitura de Saquarema nas eleições de 2016.

A antecipação do anún-cio com tanta antecedên-cia sinaliza os objetivos do

Paulo Melo anuncia apoio a Pitico para as eleições de 2016líder político peemedebis-ta e dá fim a especulações, mas ao mesmo tempo abre margem para que forças políticas de oposição tam-bém se antecipem e come-cem articulações visando o pleito do próximo ano. É o caso do ex-aliado de Melo, o ex-prefeito Antônio Pe-res (PSDB), que vem anun-ciando em redes sociais sua intenção de voltar a ocupar o cargo de prefeito contan-do com apoio do médico e ex-vereador Pedro Ricardo (PR). O vereador Bruno Pi-

nheiro (PRB), que está ar-ticulando uma nova frente

de oposição juntamente com seus companheiros

de Câmara, Roger Gomes (PTB) e Abraão da Melgil (PDT), é outro que prome-te oferecer uma alternativa aos eleitores.

Segundo Paulo Melo, sua intenção em apoiar Pitico para a sucessão da prefeita Franciane Motta, se deve a sua experiência acumulada em anos de serviços prestados à popu-lação saquaremense.

“Ele está preparado: conhece os anseios da po-pulação, pois foi vereador várias vezes; foi secretá-

rio municipal de Governo, logo sabe como funciona uma Prefeitura. Foi tam-bém responsável pelas pastas da Promoção Social e de Transportes e Serviços Públicos, por isso conhece os problemas sociais e as demandas do município em geral. E, além disso, Pitico me acompanha há mais de 20 anos, é hones-to e merecerá do Gover-no do Estado a confiança para receber os recursos e dar continuidade às obras” afirmou.

Vereadores articulam nova força política em SaquaremaNão foi só o PMDB que

se antecipou para as elei-ções municipais de 2016 em Saquarema. Três ve-readores iniciaram sua articulação para formar uma frente de oposição. Bruno Pinheiro, Abraão da Melgil e Roger Gomes estão se reunindo para somar forças e, segundo eles, escrever um novo e promissor capítulo na história do município.

Abraão da Melgil, Roger Gomes e Bruno Pinheiro:um dos três virá candidato em 2016

“Dentre esses três no-mes, que representam uma renovação de forças no cenário político de Sa-quarema, um deles virá candidato a prefeito no próximo pleito. Demos o primeiro passo e agora iremos fortalecer o gru-po”, disse Bruno Pinhei-ro, que em seu primeiro mandato manteve o per-fil de oposição na Câma-ra Municipal nos últimos

dois anos.O novo grupo também

acredita que, por esta-rem os três vereadores em seus primeiros man-datos, eles não trazem os vícios típicos dos antigos políticos. A expectati-va é de que o equilíbrio de forças cause uma das eleições mais disputadas dos últimos anos. Em 2014, Bruno concorreu à Câmara Federal e forta-

leceu seu compromisso em defesa da população saquaremense. Também muito bem votado, Lou-rival Gomes, pai de Ro-ger Gomes, demonstrou grande força na obtenção de votos, o que traz ain-da mais segurança para o novo grupo se arriscar a enfrentar forças mais tradicionais no municí-pio, como Pitico e Antô-nio Peres.

Divulgação

Divulgação

Miguel Jeovani apresenta novos secretários em AraruamaO prefeito de Araruama,

Miguel Jeovani, promoveu reunião em seu gabinete no dia 30 de janeiro para apresentação dos novos secretários que estão assu-mindo em 2015 as pastas de Cultura, Fazenda, Se-gurança e Ordem Pública, Ambiente e Defesa Civil. Também foram apresen-tados os subsecretários e a nova Assessora de Comu-nicação Social.

Além de dar as boas vindas aos novos inte-grantes da equipe, o pre-feito fez um balanço dos projetos em andamento, destacando o lançamento

das pedras fundamentais de unidades básicas de saúde e creches, além de obras de pavimentação na Avenida Beira Rio, bairro Fazendinha e no distrito de São Vicente de Paulo, com recursos próprios e parceria com o Governo do Estado.

Miguel Jeovani também pediu o empenho e união da nova equipe..

“Temos hoje uma equi-pe muito boa e afinada. Queremos construir uma nova política, baseada na convivência e conto com o empenho dos novos se-cretários para progredir-

mos com as melhorias que estaremos realizando no município nos próximos meses”, destacou.

A primeira dama e de-putada estadual Marcia Jeovani ressaltou a im-

portância da seriedade no desempenho da função pú-blica.

“É preciso trabalhar com seriedade, respeitan-do não só o atendimento das orientações do pre-

feito, mas principalmente atendendo as demandas que vêm da população. É preciso resolver agora e não deixar para amanhã”, disse.

Confira o nome da nova

equipe apresentada: Tatia-na Zoffoli (subsecretária de Governo), Fernanda Pinto (assessora de Comunica-ção Social), Moacir Gomes (secretário de Cultura), Sandra Jeovani Marchon (secretária de Fazenda), Jucimar Leite (subsecre-tária de Fazenda), Márcio Oliveira (secretário de Se-gurança e Ordem Pública), Márcio Vasconcelos (sub-secretário de Segurança), Alan Tavares (secretário de Ambiente), Carlos Hen-rique Chimes (secretário de Defesa Civil), Sérgio Araújo (subsecretário de Defesa Civil.

Ao lado da deputada Marcia Jeovani, o prefeito pediu empenho e união aos novos secretários

ECONOMIA

Carnê do IPTU de Araruamajá pode ser impresso online

A Prefeitura de Ararua-ma, através da Secretaria de Fazenda, informa que os carnês do IPTU 2015 já podem ser acessados através do site da Pre-feitura (www.araruama.rj.gov.br) para imprimir e efetuar o pagamento nos bancos HSBC, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Lotéri-cas, até a data de venci-mento.

“Não há necessidade de o contribuinte vir até a Prefeitura para pegar seu carnê. Basta acessar o site oficial, fazer a impressão e escolher a forma de pagamento, sendo que a cota única vence no pró-ximo dia 20 de fevereiro,

com desconto de 10%”, disse a secretária de Fa-zenda, Sandra Jeovani.

O prefeito de Ararua-ma, Miguel Jeovani, des-tacou a importância do IPTU para realização de melhorias no município.

“A retomada da co-brança do IPTU está nos

dando um novo fôlego para continuarmos as obras de melhorias nas vias públicas. A participa-ção da população é funda-mental ao compreender a importância de manter seus tributos em dia, uma vez que eles retornam para o próprio cidadão

Luigi do Valle

A arrecadação do IPTU reverte em obras de melhorias para o município

através de investimentos da Prefeitura em cada co-munidade”, disse.

O contribuinte tem ainda a possibilidade de efetuar o pagamento par-celado em até 9 meses, com primeira parcela vencendo também em 20 de fevereiro.

Camilo Mota

Marcia Jeovani toma posse na Alerj

Regina Mota

Camilo Mota

A deputada estadual Marcia Jeovani (PR) to-mou posse no dia 1º de fevereiro para seu pri-meiro mandato na As-semblléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em seu gabinete, ela recepcionou familia-res, amigos, jornalistas e lideranças políticas, e reafirmou seu compro-misso em trabalhar pelo

desenvolvimento de Ara-ruama e demais cidades da Região dos Lagos e do Estado do Rio. Eleita com mais de 34 mil votos, Marcia Jeovani tem como uma de suas metas lutar em favor das emendas impositivas, que garante a liberação de recursos para investimento nos municípios a partir das indicações legislativas.

Page 4: Poiesis 227

4 nº 227 - fevereiro de 2015

Dicas de Saúde e Qualidade de Vida.

Curta! Compartilhe! Divulgue!www.facebook.com/reikiepsicanalise

SERVIÇOS

Se você não aguenta mais ser jogado de um lado pro outro pelo

SAC, ligue pra gente. Aqui, vamos ouvir e acompanhar suas

reclamações sobre leis que não estão sendo cumpridas

e até mesmo de serviços mal prestados por empresas privadas.

P i n g

P i n g

P O n g

P i n g

P i n g

P O n g

Uma antiga reivindi-cação dos moradores de Jaconé virou realidade. A Prefeitura de Saquarema inaugurou no dia 15 de janeiro o Centro Admi-nistrativo do bairro. Lo-calizado na antiga sede da Escola Ismênia de Barros Barroso, o prédio está fun-cionando como subprefei-tura, além de oferecer ser-viços como Correios.

“O Centro ficou muito bonito, dá para ver que foi feito com muito zelo. Sabemos da necessidade dessa obra e gostaria de agradecer a todos que se empenharam para que ela

Jaconé ganha Centro AdministrativoDivulgação

virasse realidade”, disse a prefeita Franciane Motta na cerimônia de inaugura-ção.

O Centro Administrativo fica na Rua 97, ao lado do posto de saúde, e funciona

de 9 às 17 horas. O posto dos Correios fica aberto de 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Informações so-bre os serviços prestados no local podem ser obtidas atra-vés do telefone 2652-2498.

CIDADANIA

ONG doa revistas para projetos da Prefeitura de Araruama

A Prefeitura de Araru-ama, através da Secreta-ria Municipal da Terceira Idade e Desenvolvimen-to Humano (Setid), re-cebeu nesta quinta-feira, dia 29, a doação de 2500 exemplares da Revista História da Biblioteca Nacional, feita pela ONG Semeando o Amanhã. A entrega aconteceu na sede da entidade em Del Castilho, Rio de Janeiro.

A secretária da Ter-ceira Idade, Lourdes Belchior, destacou o trabalho desenvolvido pela organização não governamental.

“O trabalho realizado pela ONG Semeando o Amanhã deve servir de exemplo. Seria maravi-lhoso se outras pesso-as também pudessem desenvolver em suas comunidades trabalhos voltados aos jovens, pois o futuro está nas mãos deles”, disse.

A Semeando o Ama-nhã iniciou suas ativi-dades em 2011, através

Divulgação

de iniciativa de Glene Alencar do Nascimen-to, a partir de levanta-mento realizado sobre as condições econô-micas das famílias da comunidade em Del Castilho, onde se cons-tatou a necessidade da implantação do projeto que hoje atende cerca de 70 crianças. O tra-balho contribui para a criação de condições e oportunidades que ajudam no desenvol-vimento sócio-cultural de crianças e adoles-centes carentes, visan-do suas transforma-

ções sociais. Na sede da ONG são oferecidas aulas de reforço esco-lar, oficinas de música, dança, aulas de reci-clagem, alimentação e doações de roupas, calçados, kits de higie-ne, brinquedos e cestas básicas.

As revistas que fo-ram doadas pela ONG através de parceria com a Biblioteca Nacional serão destinadas às Se-cretarias Municipais de Educação e de Cultura, além de serem utiliza-das em projetos cultu-rais da SETID.

POESIAConcurso de trova e poesia em SaquaremaA Delegacia da União

Brasileira de Trovado-res (UBT) de Saquare-ma está com inscrições abertas até 28 de feve-reiro para seu Concurso Literário nas categorias Trova e Poesia. Para trova, o tema é fonte, podendo o poeta parti-cipar com 3 trabalhos, que podem ser envia-dos diretamente para o e-mail do organizador, João Costa ([email protected]).

Para outras moda-lidades, o concorrente pode participar também com 3 trabalhos (sone-to, poemas rimados ou sem rima), com no má-

ximo 30 linhas, digitados em folha A4, 3 vias, sem identificação, com pseu-dônimo. Dentro de en-velope menor e lacrado, deve haver folha com a identificação do autor e título dos poemas. A pre-miação acontecerá em

abril dentro das comemo-rações do aniversário do poeta Alberto de Oliveira. Os poemas devem ser en-viados para Chico Peres, Rua Alfredo Menezes, 202, Bacaxá, Saquarema--RJ, CEP 28990-000.

Page 5: Poiesis 227

5nº 227 - fevereiro de 2015

POEMAS

Melo ImóveisAdministração, Venda e Locação de ImóveisAdvocacia em Geral

( (22) 2653-5427 e (22) 2031-0838R. Prof. Souza, 34 lj 5 - Bacaxá (subida do Brizolão)

Dra. Emygdia MeloCRECI/RJ 30.201 / OAB-RJ 38.046

AGRIJAR BACAXÁRações nacionais e importadasMedicamentos e Sementes

Av. Saquarema, 5320 Bacaxá - Saquarema

[email protected]

( (22) 2653-3114

Dr. Cid José C. MagioliClínica Geral - Homeopatia

CRM 52-44061-6

Dra. Eulenir M. A. MagioliGinecologia - Homeopatia

CRM 52-42685-2

ARARUAMA: Av. Brasil, 10 SL 709 - ( 2665-6320S. VICENTE: R. Farmacêutico Faria, 20

( 2666-4576

ASSISTÊNCIAMÉDICA

ALBUQUERQUEMAGIOLI

Conheça os benefícios de uma vida mais leve e

saudável.

Ligue agora e agende uma auto avaliação

GRÁTIS.

22 - 98148-7998 22 - 97402-208722 - 97401-3559

FIQUE EM FORMA

PARA O VERÃO!

Ortopedia - Traumatologia - Fisioterapia

Medicina Desportiva - Pilates Studio - Psicologia

R. Adolfo Bravo, 26 - Bacaxá - Saquarema( (22) 2653-3324 / 98802-6709

R. Com. Bento José Martins, 297 sl. 208( (22) 2665-4632 - Araruama

Dr. Newton Oliveira Valladão

DA NATUREZA DA VÍBORA

Celso de Castro

O réptil, com paciência de Jó,Lentamente vem chegando pertoDeste corpo destinado ao pó.Dará o bote no momento certo. Quando à volta de seu alvo serpenteia,Preparando o ataque aterrador,Deixa marcas de seu corpo na areia,Como um prenúncio da terrível dor. Esta víbora não tem qualquer vergonhaDe investir contra a vítima indefesa.Desfere o golpe e instila a peçonha. A covardia é da sua natureza:Será perfeito o ataque em que exponhaSua astúcia, seus ardis, sua vileza.

Celso de Castro é poeta, reside em Juiz de Fora-MG.

A NOITE

Gabriela Mistral

Para que durmas, meu filho,não arde mais o sol posto:só no orvalho há algum brilho,brancura só no meu rosto.

Para que durmas, meu filho,o caminho emudeceu:só se ouve gemer o rio,nada existe senão eu.

Cobriu-se de névoa o campo, esvaiu-se o azul profundo;a quietude foi pousandosua mão por sobre o mundo.

Eu não somente faziadormir meu filho a cantar.Toda a terra já dormiacom o vaivém do embalar.

Gabriela Mistral (1889-1957), poeta chilena, ga-nhou o Nobel de Literatura em 1945. O poema acima é uma tradução de Ruth Sylvia de Miranda Salles e faz parte do livro “Gabriela Mistral e Cecília Meireles”, editado em 2003 pelas Academias de Letras do Brasil e do Chile.

O MILAGRE DE CADA DIALuis Augusto Cassas

toma um bule de chápreenche uma xícaraabastece a tua sedebeija os últimos lábiosbreve não haverá mareis os sinais dos tempos:mananciais vão se suicidarseios murcharãofontes vão secarprocura na extensão dos ventospor um só homem sedentoque não renegue o sentimento:águas voltarão a partilharseios amamentarãonações cessarão de guerreartoma novo bule de chádivide-o em doze xícarasoferta-os aos necessitadoso resto dá de beber aos rios:sempre haverá mais

Poema do livro Evangelho dos Peixes para a Ceia de Aquárioincluido no Vol. 2 de A Poesia Sou Eu,minha Poesia Reunida(Imago Editora)

A PESTEAri Lins Pedrosa

Moribundos vagam.Moléstias assolam.Epidemias evaporam.

É Dante. É o inferno.

Amontoados.FamintosSão sombrasdo pós-humano.

Executadaa matemática de Malthus.

Vagam, assolam e evaporamno inferno de Dante.

Pesadelo de Malthus.

Ari Lins Pedrosa mora em Maceió-AL, onde edita o suplemento Folha Notas Literárias

PRAÇA PARISAstrid Cabral

Os bancos abandonadossão convites ao repouso.Nossos pés não mais passeiamsendas na Praça Paris.Foi-se o coração em florno vendaval das horas.Abraços de infindo afagogestos de incontido amoreclodiam sem pudorentre figuras de fícusaos cúmplice olhar de estátuas.A praia ainda ficava pertoouvia-se rumor de vagase a brisa que do mar sopravanos acariciava o rostoimitando o humano ardor.Sem o cárcere de gradestudo ria belo e eternojunto a verdes vivas árvores.Almas bêbadas de auroranão nos afligia o sol-posto.O lençol de lua e estrelasnos acobertava o corpoentregue a doce esplendor.Praça Paris, Praça Parissob teu dossel de sombrasa bênção de ser feliz.

Natural do Amazonas (1936), Astrid Cabral é poeta, contista e professora, reside no Rio de Janeiro. Em 2004, recebeu o Prêmio Nacional de Poesia da Academia Brasileira de Letras por sua obra “Rasos d’água”.

PERMISSÃOCamilo Mota

Permita o verso:Tudo o mais se extingue.Só sobra o som.

Camilo Mota é poeta, jornalista, psica-nalista, editor do Jornal Poiésis.

PAISAGENSCid Magioli

a Eulenir A. Magioli

Você é o sol que ilumina meu mundoE aquece de poesia minha viagem,Fazendo este poeta ter mais coragem,Mas que não vive sem ti um segundo...

Viajando nas asas de um rouxinol,Poetizando melodias de amor.Estarás em cada lugar que eu for,Pois claridade só surge com sol...

Juntos viveremos outras paisagens,Somente encontradas no coração.Nossos dias serão lindas filmagens,

Onde as paisagens do amor ficarão.À noite deitaremos no colchão,E sonharemos gostosas miragens.

Cid Magioli é médico, presidente da Associação Médica de Araru-ma, Iguaba Grande e Saquarema (AMAIS).

Page 6: Poiesis 227

6 nº 227 - fevereiro de 2015

CRÔNICA

Vidraçaria Recanto do Sol

Av. Saquarema, 5170 Bacaxá - Saquarema( (22) 2653-4190 / 99262-6507

Box - Vidro Temperado - EspelhoFechamento - Vidro Importado

Vidros coloridos, lisos e canelados

Aceitamos

BOX PRONTA ENTREGA

PECULIARIDADES MINEIRASGerson VallePoeta e e s c r i t o r , m e m b r o da Aca-demia Pe-tropolita-na de Letras

A Minas do tempo de juventude do poeta migra-do para o Rio de Janeiro, no poema “José” pode não existir mais, mas a Minas do médico diplomata, pal-rador das línguas e cos-tumes de muitas nações deste mundo, Guimarães Rosa, se universaliza. Em Drummond, Minas ficou numa foto antiga na pa-rede que lhe dói por não ser reversível (como os anos não são, como a vida não é...) mas nos dando, por sua personalidade, o modo duro das pedras e do silêncio das paisagens montanhosas, uma manei-ra de ser que não se finda mesmo não estando tais atributos mais presentes. Em Rosa, o jagunço e os buritis são marcos exis-tenciais adaptáveis à toda paisagem ou ser humano... Há peculiaridades que res-saltam o “trem mineiro de bom”. É difícil deta-lhar as características que distinguem o ser mineiro. Tal sentimento alarga-se além das divisas com ou-tros estados. Certa lógica irracional onde o absurdo encontra a compreensão sem explicação, Minas in-vadindo seus arredores, existe no prosador goiano José J. Veiga como no po-eta mato-grossense Mano-el de Barros. E a cidade em que moro, Petrópolis, RJ, malgrado sua formação no século XIX por colonos alemães, sendo passagem entre Minas e a cidade do Rio de Janeiro teve uma migração mineira prepon-derante, hoje guardando muitas características, em seu povo, que lhe trazem um feitio mais mineiro que de outra qualquer pro-cedência. Assim sinto-me familiarizado com minei-rices...

Mas, não há como situar--se na mineiridade sem se

passar pelas cidades onde historicamente tais modos de ser se foram consolidan-do. As janelas simétricas das fachadas planas do es-tilo colonial português, en-tre ladeiras, igrejas, igrejas e santos elaborados pelos mestiços de um tempo de muito “ora pro nobis” entre os conversês de fala baixa, que é para não atrapalhar a missa nem se comprometer com possíveis interpreta-ções do que se diz sem ter a intenção de tomar parti-do... Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rey... E tantas localida-dezinhas perdidas entre cidades e pastos e bois e morros cheios de imagina-dos segredos do outro lado de suas estradas, mundão perdido, talvez iguaizinhas as do lado de cá, somente cada uma apontando seu artesanato próprio, seu queijo no ponto desejado, sua habilidade manufatu-reira exposta em lojas ca-seiras...

Concentro-me na histó-rica - e de sempre renovado encanto para mim - Tira-dentes, com sua igreja de Santo Antônio majestosa (de interior belíssimo e um rico órgão rococó) no alto da colina, e as ruas de pedras que para ela se en-caminham, cheias de co-mércio atrativo, bons res-taurantes, e um movimento interminável de turistas (apesar disto nada faz per-der seu encanto!). Recen-temente lá inaugurou-se um fascinante museu de imagens de Sant’Ana no lu-gar da cadeia antiga. Nun-ca deixo de ir a Tiradentes sem comer um doce de leite chamado “do Bolota”, feito em casa, com quase a me-tade de açúcar com que se faz o doce de leite normal-mente e com mais leite, sendo mexido numa caldei-ra à lenha por quatro horas! Produção muito pequena, que faz com que não seja muito conhecido. É esbran-quiçado com consistência quase que de “mousse”. Para mim, que não gosto de doce muito doce, como são normalmente os doces de leite, é o melhor que existe. Não seria um sucesso em

países onde se preferem doces não tão açucarados como os nossos e os portu-gueses? E prova a riqueza das peculiaridades diferen-ciadas mineiras! A quinze minutos de carro chega-se ao centro histórico de São João del Rey com algumas igrejas notáveis (inclusive, um pouco afastada das de-mais, de arquitetura e alta-res remarcáveis, a de São Francisco). Só nestas duas cidades já encontramos pe-culiaridades bem mineiras!

E aí chego às mais in-críveis peculiaridades em torno dessas duas cidades. Há uma série de outras me-nores perto delas que, cada uma por si, procura cen-trar-se em atrações espe-ciais. Não longe delas, aliás, fica a importante cidade de Barbacena, conhecida por suas rosas e morangos. Do-res de Campos caracteriza--se pela produção artesa-nal de selas e acessórios de montaria em couro. Próxi-ma dela, Prados também tem sua produção de peças de couro, mas sobretudo de adornos forjados em fer-ro, esculturas e painéis em madeira, como a de seus famosos leões que a família Julião espalhou pelo Bra-sil inteiro (e um pequeno centro histórico com pelo menos duas admiráveis igrejas). O distrito de Pra-dos Vitoriano Veloso, co-nhecido por Bichinho (com sua bela visão de muralha em frente, da serra de São José) fica colado a Tiraden-

Daniele Adamo

tes, e a “Oficina de Agosto” que nela se formou há al-guns anos proporcionou a aparição de uma série de artesãos que lhe conferiram um estilo próprio de peças para parede e pequenas es-culturas de pombas (“espí-ritos santos”), quadros de composição repetida, etc., havendo uma continuida-de de casas (dos próprios artesãos) que vendem tais artesanatos, e um restau-rante típico, de fogão à lenha (“Temperos da Ân-gela”) que por um baixo preço fixo oferece o melhor da comida mineira (só se pedindo a paciência de es-perar na fila para entrar em suas acomodações típicas)! Coronel Xavier Chaves: es-culturas em pedra Gnaisse e pedra sabão (tendo, no centro da cidade, uma igre-ja de pedra). Resende Costa é a cidade também de mui-tas casas de artesãos com o que chamam de autêntico tear mineiro (tapetes, col-chas, almofadas, toalhas...). Santa Cruz de Minas espe-cializou-se no artesanato de ferro forjado, cabaças e mó-veis coloniais. Curiosíssima é a especialidade da cidade de São Tiago, “a cidade do biscoito”. São 160 fábricas e padarias de biscoito! Na praça central da cidade há uma construção de ma-deira e tijolinhos com um grande forno. Ali se come biscoito com cafezinho... Um distrito de São João del Rei, São Sebastião da Vitória, é conhecido como

“a cidade do pão de quei-jo”. E de comedoria ainda há a tradicional especiali-dade de Lagoa Dourada, o rocambole, com várias pa-darias vendendo-o (sendo que aí se produz também móveis de madeira). Não posso esquecer também do bem instalado restaurante “Salyia” (em casa tradicio-nal mineira com quintal ar-borizado), em Ritápolis, da boa e inventiva mistura que fazem da comida mineira com a de países árabes, ten-do perto uma das melhores praias de rio com piscina e cachoeira da região.

Sim, tento aqui mostrar as peculiaridades mineiras, através das diferenciações na produção de uma só de suas regiões (na Trilha dos Inconfidentes). Mas, a pe-culiaridade maior, como ressalto desde o início da crônica, está no espírito mesmo do povo, seu tipo de raciocínio próprio, suas tiradas de não comprome-timento e ao mesmo tem-po de demonstração de participação e interação às vezes por escapadelas de raciocínio não cartesiano. Mas nunca afrontando os assuntos de uma forma ir-recorrível ou que demons-tre não ser capaz de re-solvê-los. Uma espécie de astúcia, que tem seu lado otimista e simpático.

Em São Tiago fui tirar di-nheiro na agência do Banco do Brasil que fica em fren-te à praça central. Logo na entrada havia uma grande

fila para o atendimento ele-trônico. E eu perguntei à minha mulher se será que no atendimento de caixa no segundo andar teria tan-to idoso quanto ali, se, por conseguinte, ia ser tão de-morado. Pergunta apenas para articular conversação, mas ouvida por um guarda, que pensou que a ele me di-rigia, e me respondeu, para demonstrar atenção: “Isto depende de quanto o se-nhor vai retirar. Se for mui-to, demora mais”. Não en-tendi o raciocínio. Na caixa eletrônica o valor digitado é atendido de imediato. Mas o guarda poderia ser um metafísico, e vai-se lá en-tender...

Fui para o atendimento de caixa com funcionário, e lá recebi uma senha. Havia duas caixas, mas nenhu-ma atendia somente aos deficientes físicos, idosos, gestantes e quem carrega criança no colo como man-da a lei. Ambas atendiam ao público em geral, cha-mando os tais prioritários vez por outra. Passaram-se quinze números sem prio-ritários, e eu resolvi per-guntar se ali não se estava obedecendo a lei. Ofendido, um caixa respondeu que obedeciam sim com o equi-líbrio que arbitravam para que os não prioritários não fossem prejudicados... E voltou-me a sensação de es-tar lidando com raciocínios metafísicos. Lembrei-me, no entanto, da conclusão a que cheguei quando estu-dava em Lisboa: os portu-gueses têm um raciocínio literalmente lógico, que nos faz pensar em piada (como a resposta que se ouve quando se pergunta se um ônibus - autocarro - passa em tal lugar e respondem que sim, sem explicar que ele não para na “paragem” em que você está). No caso do mineiro, a lógica tam-bém não é corriqueira. Mas, ao contrário do português, seu raciocínio procura jus-tificativas por imagens po-ético-metafóricas... Não é à toa que inventaram o pão mais gostoso do mundo, que nem precisa se colocar recheio, pois já é......... de queijo!

RELIGIÃO

Dalai Lama visita o Templo Bahá’í na Índia e faz discurso sobre compaixão

No último dia 16 de ja-neiro, o Dalai Lama este-ve na Casa de Adoração Bahá’í em Nova Délhi, onde proferiu discurso sobre compaixão e par-ticipou do encontro de oração. Sua Santidade foi calorosamente recebida por Nazneen Rowhani, Secretária Geral da Fé Bahá’í na Índia e pelo embaixador Ashok Sajja-nhar, Secretário da Fun-dação Nacional (NFCH). O público contava com estudantes de 14 escolas diferentes em Nova Déli, diplomatas, diretores de escolas, e outros convi-dados.

Dalai Lama iniciou o discurso falando sobre igualdade: “eu normal-mente não gosto de for-

malidade, porque somos todos iguais mentalmen-te, emocionalmente e fisicamente. Todos nós temos problemas, no entanto, a educação nos permite visualizar nos-sos problemas de uma perspectiva mais ampla para que possamos lidar

com eles”. E direcionan-do para as crianças na plateia, ele falou sobre o papel delas na constru-ção de um mundo me-lhor: “vocês são muito importantes para o futu-ro da humanidade. São a geração do século XXI, em vocês residem a espe-

rança de criar um futuro melhor. E serão ainda os responsáveis pela solu-ção dos problemas cria-dos pela a minha gera-ção”.

Sua Santidade expli-cou ainda que a violên-cia do século XX surgiu em grande parte devido à mente fechada, quando as pessoas consideram apenas os interesses de seu próprio grupo em vez de enxergar os da huma-nidade como um todo. Após a palestra, ele parti-cipou de uma reunião de orações hindus, muçul-manas, budistas, cristãs e bahá’ís, que foram reci-tadas em vários idiomas.

(Fonte: Agência Bahá’í de Notícias)

www.bahai.org.br“Sede vós em todas as ações guiados por sabedoria, a esta aderindo tenazmente. Queira Deus que vós todos sejais fortalecidos para levar a efeito o que for a Vontade de Deus e, por Sua graça sejais ajudados a apreciar o grau conferido àqueles de Seus bem-amados que se levantaram para servi-Lo e Lhe glorificar o Nome.” (Bahá'u'lláh)

Page 7: Poiesis 227

7nº 227 - fevereiro de 2015

DIVERSÃO

Araruama comemora 156 anos com 13 dias de shows e foliaO município de Araru-

ama comemora no dia 6 de fevereiro seus 156 anos de emancipação político--administrativa. Para ce-lebrar a data, a Prefeitura Municipal organizou uma série de grandes shows que se completam com a programação carnavales-ca. Dessa maneira, as fes-tividades começam no dia 6 e prosseguem até 17/02, colocando a cidade em destaque no cenário turís-tico e cultural da Região dos Lagos neste período do ano.

No dia 6, às 18 horas, será realizada a sessão so-lene da Câmara Municipal na Primeira Igreja Batista em Araruama (PIBA). Às 22 horas, acontece o show de aniversário do municí-pio com Alexandre Pires e o grupo Só Pra Contrariar.

A programação de shows inclui ainda o grupo Sambô no dia 7, Tuca Fer-nandes (dia 8), e a cantora gospel Cassiane no dia 9, dentro do projeto Todos Verão Jesus. No dia 10, o ritmo de carnaval fica mais presente com a apre-sentação de Preta Gil e o Bloco da Preta. Elymar Santos anima o Baile Pop-ular da Cidade, abrindo oficialmente o carnaval do município, no dia 11. O cantor Thiaguinho é a at-ração do dia 12, e a banda Bangalafumenga encerra a série de shows no dia 13. Toda a programação musical acontece na Praça de Eventos da Pontinha a partir das 22 horas.

O início das obras de creches e unidades de saúde será marcado pelo lançamento das pedras

fundamentais. No dia 5, acontece o lançamento da pedra fundamental da Unidade Básica de Saúde e da Creche Municipal da Fazendinha, na Rua Almir Rego, no bairro Alves Branco, às 9 horas. No dia 10, é a vez da Creche Municipal de São Vicente de Paulo, no Loteamento Santo Antônio, no mes-mo horário. A Creche de Três Vendas terá o lança-mento da pedra na Rua Ana Nery, no dia 20, às 9 horas. Também acontecem os lançamentos das pedras fundamentais da UBS do Mutirão no dia 25, da UBS de Bananeiras e as novas instalações da Creche Ilca Maria Duarte no dia 27,

da Creche de Iguabinha no dia 4 de março, e da UBS de Iguabinha no dia 6 de março.

CARNAVAL DA FAMÍLIA

O Carnaval começa com novidade. O cantor Elymar Santos comandará o show do Baile Popular da Cidade, no dia 11, na Praça de Even-tos da Pontinha, às 21 horas.

Na sexta-feira, dia 13, des-fila o Bloco das Fernandetes, a partir das 17 horas. A aber-tura do Carnaval da Famí-lia acontece às 22 horas, na Praça de Eventos da Pon-tinha, com show do grupo Bangalafumenga. De sábado até a terça-feira de Carnaval

acontecem shows de várias bandas a partir das 22 horas, no mesmo local, ao ritmo de axé, samba e pagode.

Este ano, duas Escolas de Samba estarão desfilando na Rodovia Amaral Peixoto. No domingo, dia 15, a Cacique de Araruama toma conta da avenida a partir das 19 horas. O antigo bloco des-fila pela primeira vez como escola de samba, trazendo cerca de 700 componentes e dois carros alegóricos, tendo como tema “Muito cacique para pouco índio”. No mes-mo dia, às 23 horas, a Esc-ola de Samba Unidos da Fa-zendinha se apresenta com o enredo “Domingo, um show de alegria”. A escola também traz cerca de 500 compo-

nentes e dois carros, fazendo seu desfile pelo quinto ano consecutivo.

Confira a programação completa dos blocos, cuja concentração acontece no Quiosque do Coelho, se-guindo pela Rodovia Amaral Peixoto até a Praça de Even-tos da Pontinha.

Sábado – dia 1419h – Bloco do Treze20h – Bloco Amigos de Igu-abinha21h – Bloco Entra na Vara22h – Bloco Boca de Rã Ita Samba23h – Bloco Garrafão24h – Bloco Manchaça

Domingo – dia 1516h – Bloco Unidos do Náu-

tico18h – Bloco Embalo do Ica19h – Escola de Samba Caci-que de Araruama20h – Bloco Nada nos Abor-rece21h – Bloco Rola Cansada22h – Bloco Unidos do Mataruna23h – Escola de Samba Uni-dos da Fazendinha24h – Bloco Caxasamba

Segunda-feira – dia 1619h – Bloco das Piranhas

Terça-feira – dia 1719h – Bloco A Alegria Não Para20h – Bloco do Batom21h – Bloco Pipoca22h – Bloco Formiguinhas do Álcool

Saquarema terá carnaval de ruacom blocos nos bairros

O município de Saqua-rema deve ter um dos carnavais mais tranquilos de todos os tempos. Com obras em andamento na orla das praias e em seu principal distrito, Bacaxá, e sem nenhuma grande atração, a cidade aposta na tradição dos carnavais de rua. Os foliões pode-rão se divertir nos vários blocos carnavalescos que farão a festa nos bairros e distritos. Confira a progra-mação.

SÁBADO (14/02)AMIGOS DA PONTINHA - 14h – Concentração Pon-tinha – Barra Nova.BEBUM-DI-FAMA – 14h - Concentração na Rua do Oceano – Itaúna.CAMARÃO- 15h - Concen-tração na Esquina da Rua 15 com Rua 96 – Jaconé.PELADÃO DO BOQUEI-RÃO – 15h – Concentração na Avenida Litorânea, lote 11, seguindo até o Campo do Boqueirão.TRUCO - 18h - Sai do antigo Quiosque 12 – Praia da Vila.VERMELHO E BRANCO - 21h – Concentração na Rua Lucídio Gomes dos Santos - Rio de Areia.···. DOMINGO (15/02)ABRE QUE TÔ DENTRO – 17h – Concentra na Rua Tenente Genésio - Centro.

ALEGRIA DO GALO – 16h- Concentração na Rua Lito-rânea, n° 50 – Barra Nova. AFOGUEI O GANSO – 16 h. – Concentração na Av. Beira Mar, Condomínio Cabanas.ESTAMOS A BORDO – 17 h – Concentração na Rua Laudelino Coelho – Bar da Carla – Barra Nova.UNIDOS ITAÚNA/GUA-RANI – 17h. - Concentração Bar da Laura, Robson, pró-ximo ao Campo do Guarani.QUE MERDA É ESSA – 13h - Concentração na esquina da Rua 17 com 96 – Jaconé.SAQUA BLOCO – 12h - Concentração em frente à Pastelaria do Chinês – Cen-tro.SIRI DO BOQUEIRÃO – 19h - Concentração em frente ao Bar Estação Bo-queirão.SIRIKISAMBA – 16h - Con-centração e saída na Rua 15 com Rua 96 – Jaconé.TIGRE DO VERDE VALE – 20h - Concentração na Sede (Verde Vale).VIRGENS DE ITAÚNA – 16h – Concentração na es-quina da Avenida Oceânica com Amendoeiras – Itaú-na.·.

SEGUNDA (16/02)MANGUAÇA – 11h – Con-centração na Rua 96 esqui-na com a Rua 17 – Jaconé. RAMA – 14h - Concentra-ção na Rua 96, esquina da

Rua 17 - Jaconé.RAPOSA – 16h – Concen-tração e desfile na Avenida Litorânea, próximo ao Vôlei – Barra Nova.SAMBAAQUI – 20h - Con-centração na Rua 96, esqui-na com Rua 17 – Jaconé.TCHAN GAY – 12h - Con-centração no Quiosque 25 – Boqueirão.TRUCO - 18h – Concentra-ção no antigo Quiosque 12 – Praia da Vila.TURMA DO BARRIL – 16h – Concentração na Travessa Virginia Marins Pessoa – Barrinha - Centro.·. TERÇA (17/02)ABRE QUE TÔ DENTRO – 17h – Concentração em frente ao Campo do Boquei-rão – Boqueirão.BANDA BOA – 10h. – Con-centração na Avenida Beira Mar entre as Ruas 96 e 95 – Jaconé.BEBUM-DI-FAMA – 14h - Concentração na Rua do Oceano – Itaúna.SAQUA BLOCO – 12h - Concentração na em frente à Pastelaria do Chinês – Centro.TURMA DO BARRIL – 16h – Concentração na Av. Sal-gado Filho, no Saqua Suco – Praia da Vila - Centro.UNIDOS DO MAGNO – 16h – Concentração na es-quina da Rua 96 com Rua 15 – Jaconé.

MÚSICAConexão Cacs apresenta shows no dia 7

na Praça Antenor de Oliveira em Saquarema

SAÚDELaboratório no distrito de São Vicente de Paulo é modernizado em Araruama

Após uma série de mo-dernizações, o laborató-rio de exames do Hospital Municipal Armando da Silva Carvalho, no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama, foi reaber-to no dia 26 de janeiro.

De acordo com a se-cretária de Saúde, Rejane Silva, a unidade atende-rá à demanda de exames solicitados nos postos de saúde do distrito e no próprio hospital. Se-rão realizados exames de hemograma completo, incluindo uréia, glicose, níveis de sódio e potássio, amilase, grupo sanguí-

neo, LDH, exame de uri-na, marcadores de infar-to, marcadores de função renal e hepática.

“O laboratório vai be-neficiar diretamente os moradores do terceiro distrito, que não preci-sarão mais se deslocar para o Centro da cidade em busca desses exames”, disse.

O prefeito Miguel Jeo-vani destacou a impor-tância da descentraliza-ção de atendimentos para melhorar o acesso dos usuários ao sistema de saúde.

“A descentralização

dos atendimentos be-neficia diretamente à população dos bairros e distritos. Já temos fei-to o trabalho de medi-cina preventiva através do Programa de Saúde da Família, que ajuda a desafogar a demanda do PAM e da UPA, além de poder oferecer o pri-meiro atendimento no próprio bairro, sem a necessidade de desloca-mento. O laboratório do Hospital de São Vicente é de grande importância para a qualidade de vida dos moradores do distri-to”, ressaltou.

O Círculo Artístico Cultural de Saquarema (CACS) apresenta no dia 7 de fevereiro mais uma edição do projeto Ensaios Musicais - Conexão Cacs. O evento tem entrada franca e acontece a par-tir das 20 horas na Praça Antenor de Oliveira, no Centro de Saquarema. Estão confirmadas par-ticipações dos músicos Danny Reis, Ricardo Bel-

trão, Mazinho, Miro Za-gger, Banda Ragga Rap, Luis Otávio Santos, Pri-

ty Lioncourt, Theo Vidal, Banda Potência e Banda Los Maresias.

Arquivo Jornal Poiésis

Page 8: Poiesis 227

8 nº 227 - fevereiro de 2015

ReikiCurso de Nível 2 e 3ADias 28/02 e 01/03

(22) 99770-7322 / 2653-3087 www.reikiadistancia.com.br

Camilo de Lélis M. MotaTerapeuta Holístico, CRT 42617

Daumas AcademiaCurta uma vida, alegre e saudável!!!

Av. Vilamar, 276 B - Itaúna - Saquarema - ( (22) 2655-3654www.daumasacademia.com

A partir dos 2 anos e meio, até onde sua mente comandar seu corpo. Homens e mulheres, sintam-se vivos!

Baby-Class * Pré-Ballet * Ballet ClássicoJazz Dance * Dança do Ventre * Dança Moderna

Dança Cigana * Sapateado * Dança de SalãoStreet Dance * Alongamento * Capoeira * Teatro

Escola de Dança

com Regina MotaEm Foco

[email protected]

Av. Getúlio Vargas, 499 - Araruama (ao lado da Ricardo Eletro)

(22)2665-0852 e 3021-6441

Idiomas * Cursos Profissionalizantes * EJA/SupletivoInglês - Francês - Italiano - Informática - Computação GráficaCabeleireiro, Estética Facial e Manicure - Eletricista PredialAtendente de Consultório - Petróleo e Gás - e muito mais

Convênio com a SEEDUC. Desconto especial para alunos da rede pública de ensino.

Banda Protocolo - Sob a coordenação do músico Reinaldo do Horto, como é mais conhecido, a banda tem shows marcados para o dia 13/02 na Mac Bel e 14 e 28/02 na Garota de Itaúna, ambos em Saquarema. O repertório passeia por vários estilos, indo da MPB até os clássicos do Rock and Roll. Vale à pena conferir!

Aniversário de Miguel Jeovani - Aconteceu no Salão Impe-rial do Sitio Ilha do Lazer Miguel Jeovani, em Araruama, no dia 16/01. O local ficou pequeno para receber as centenas de pessoas, entre amigos e familiares, que foram felicitar o pre-feito de Araruama. Na foto ele está ao lado da esposa Marcia e dos filhos Mariana e Matheus.

Teatrama - “O Mágico de Oz” foi a última peça apresentada pelo grupo na Praça Antonio Raposo, em Araruama. Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento que foi realizado atrás do Teatro Municipal. Quem não conseguiu chegar cedo teve que sentar nas muretas da praça ou ficou de pé. A peça foi super aplaudida tanto pelos pequenos quanto pelos pais. Pa-rabéns ao elenco!

Alunos de Italiano - Esses foram os alunos da primeira aula de Italiano de 2015. As aulas acontecem na sede da Secretaria da Terceira Idade e Desenvolvimento Humano de Araruama, onde temos a honra de ensinar um dos idiomas mais belos e cativantes. Maiores informações pelo telefone 2665-3131.

Guarda Municipal de Saquarema - Foi pelos bons serviços prestados à comunidade que eles receberam títulos através da Câmara de Vereadores, evento que aconteceu antes de fin-dar 2014. É sempre bom saber que podemos contar com eles. Na foto o secretário de Segurança, Araújo, o sub-comandante Ramos e alguns GMs. Parabéns a todos!

Red Blues Band - O médico e músico Newton Valladão é o vocalista de uma das bandas mais queridas de Saquarema, a Red Blues Band. Newton, que é médico ortopedista, também já se apresentou no Boteco do Doutor, da Associação Médi-ca de Araruama, Iguaba Grande e Saquarema - AMAIS, que é presidida pelo médico e poeta Cid Magioli.

Dó Ré Mi I - Dona Jodiva, querida amiga, foi uma das atra-ções do Projeto que aconteceu no dia 19/01, na Praça Anto-nio Raposo, numa iniciativa da Secretaria da Terceira idade e Desenvolvimento Humano de Araruama. O evento aconteceu de 19h a meia-noite e conseguiu atrair cerca de 300 pessoas. Com o apoio do Grupo Detalhes e Emoções várias pessoas subiram ao palco para soltarem a voz.

Detalhes e Emoções - Esse foi o grupo de seresteiros que animou o Projeto Dó Ré Mi em sua segunda edição. Junto a eles havia uma lista de cerca de 15 cantores profissionais que costumam acompanhá-los em suas apresentações. Versáteis, eles tocam todos os estilos desde bolero, MPB entre outros.

Dó Ré Mi II - Esse foi um dos melhores presentes para mim esse ano. A presença das sobrinhas Vitória Helena e Aline. Nesse momento elas tocaram e cantaram a música do Jota Quest, “O Sol”. Vitória é musicista do Projeto Guri, em Pira-cicaba (SP) e Aline participa de festivais em Campo Grande (MS). O Projeto Dó Ré Mi foi aberto a todas as idades.

Posse na Alerj - Fomos convi-dados para participar da pos-se de Marcia Jeovani como deputada estadual no dia 1º de fevereiro. Ela é a primei-ra mulher da Região dos La-gos a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa do RJ. Desejamos sucesso em sua carreira política.

De pai para filha - O fotógrafo Willian Brasil tem procurado passar à filha Anna Beatriz os primeiros passos da fotogra-fia. Nos eventos de Ararua-ma é fácil de encontrá-los no meio da multidão, pelo sor-riso podemos reconhecê-los. Na foto eles estavam na festa de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Araruamablog / Marilza Eches

Camilo Mota

Camilo Mota Camilo Mota

“A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe.”

Jean Cocteau