pódio - 05 de setembro de 2011

16
������ �� ��SERÁ QU E CONVENCE ����

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 19-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Pódio - Caderno de esportes do jornal Amazonas EM TEMPO www.emtempo.com.br

TRANSCRIPT

Page 1: Pódio - 05 de setembro de 2011

���������������������������������������������������������������

����������������������� � ��������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Pela 8ª rodada da Copa do Brasil de Fute-bol feminino, o Iranduba venceu o Tuna Luso (PA) por 1 a 0. A partida foi disputada no estádio Te-nente Álvaro maranhão, na tarde de ontem, no município de Iranduba (a 80, no primeiro jogo do mata-mata.

A meio-campista Rosa fez o único gol da partida aos 42 minutos da etapa final. Com a vitória em casa as meninas do Alviverde jogam por um empate na partida de volta no Pará, na próxima quinta-feira (8), no estádio Francisco Vasques, em Belém.

Iranduba vence primeiro jogo das oitavas

Correios realiza etapa regional de natação

A Vila Olímpica de Manaus foi palco do 20º Campeonato Natação dos Correios – etapa regional, no último final de semana. Pelo menos 83 atle-tas disputaram as categorias: empregados e dependentes. O destaque foi a nadadora Ju-liana Maciel, que garantiu a medalha de ouro em seu segundo ano como competi-dora na categoria dependente. No ano passado, a atleta dis-putou a etapa nacional com outros sete competidores de todo o Brasil e trouxe para o Amazonas a medalha de bronze da categoria.

O evento contou com o apoio da Federação Amazonense Desportos Aquáticos (Fada), que ficou responsável pela distribuição dos competido-res em categorias e classes, de acordo com sexo e com

a idade. Nos 50 me-

tros nado li-vre masculino, o colaborador Ozeias Furtado ganhou meda-lha de ouro da

categoria I. Jeferson Neves, Noel Melgueira e Luiz Derick foram os 3 melhores da ca-tegoria II. No terceiro grupo (III), Valdeli da Silva, Cleudes Barroso e Antônio Fernandes foram premiados. O pódio

da categoria IV foi formado por Antônio de Souza, Jan-der Jaure e Marcos Alves. Já na última inscrita (V), os dois primeiros lugares foram con-quistados por Erismar Lopes e Robson Bezerra. Dentre os

dependentes, além de Juliana Maciel, receberam medalhas de acordo com as classes César Soares (1°), João da Fonseca (2°), Rafael Maciel (1°), Marcos Ronald (2°), Julius Cesar (1°) e Marcos Robert (1°).

A competição dos Correios foi disputada, ontem, na piscina da Vila Olímpica

A atleta Juliana Ma-ciel foi o destaque ao garantir a medalha de ouro no segundo ano como competidora

�������������

Duelo de alto nível termina com vitória de argentinoNa final do Circuito Mundial Amazônico de Tênis de mesa, disputado ontem no pavilhão de eventos do Studio 5, apesar da ajuda da torcida, o brasileiro Hugo Hoyama foi derrotado por Liu Song

O duelo entre Brasil e Argentina marcou a final do Circuito Mundial Ama-zônico de Tênis de Mesa, na manhã de ontem, no pavilhão de eventos do Stu-dio 5 Festival Mall. O brasi-leiro Hugo Hoyama perdeu para o argentino Liu Song a final do Ibero Americano da modalidade. O brasilei-ro não conseguiu o mesmo rendimento da última parti-da e foi derrotado em solo amazônico, um dia depois da suada vitória sobre outro representante argentino, He Zhi Wen.

Assim como na semifinal, o brasileiro começou per-

dendo por 3 sets a 1, mas conseguiu empatar a parti-da com a força da torcida. No entanto, Hoyama não imprimiu o mesmo ritmo e foi superado pelo rival, que ficou com o título.

Ao final da competição, o presidente da Confede-ração Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Aze-vedo, não poupou elogios à estrutura montada pela Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Muni-cipal de Desporto e Lazer (Semdej) – para o evento. “Superou todas as minhas expectativas. O local é bas-tante favorável ao tênis de

mesa, tem capacidade ide-al, com visão perfeita para todas as pessoas”, comen-tou.

Além da prefeitura e da CBTM, a Federação de Tê-nis de Mesa do Amazonas (FTMA) também realizou o circuito. “Atingimos os nossos objetivos em todos os aspectos, inclusive nos técnicos. Tivemos vários pódios com a presença de amazonenses, e isso nos dá motivação para trabalhar em cima do legado que essa competição vai deixar para a cidade”, avaliou o presidente da FTMA, An-dré Galvão.

O duelo de Liu Song (vermelho) e Hugo Hoyama pode ter sido uma prévia do Pan

No Circuito Mundial Ama-zônico teve os jogos da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Uma das finais mais aguardadas foi uma reedição do recente “Desafio Clovis Souza” da Copa Cidade de Manaus,

que foi realizada em agos-to, também no Studio 5. Os amazonenses Mario Costa e Israel Barreto duelaram novamente, agora pelo títu-lo da categoria Absoluto B. Dessa vez, Israel venceu.

�������������

SERÁ QUE CONVENCE

���

����

����

����

���

����

����

01_16 PODIO.indd 16-1 5/9/2011 00:27:19

Page 2: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ��

LOTERIAS

����������������� ����������

������������������������������������

MEGA-SENA

����������������������������������

���������������� ����������

TIMEMANIA

����������������

�����������

���������������� ����������

���� ���� ���� ���� ����

LOTOFÁCIL

� ���� ���� ���� ���� ����

����� ���� ���� ���� ����

����������������� ����������

������������������������

QUINA

����������������� ���������

����� ���� ���� ���� ���

����� ���� ���� ���� ����

����� ���� ���� ���� ����

���� ���� ���� ���� ����

LOTOMANIA

���������������� ����������

����������������������������

DUPLA-SENA

����������������

������������������������������

���������������

������������������ ����������

FEDERAL

�������� ��������� ����������

���� �������� ����������

���� �������� ���������

���� �������� ��������

���� �������� ��������

���� �������� ���������

> Por Arthur Castro

Salve amigos da luta! Iniciamos uma semana que será bem curta, em decorrência do feriado prolongando da semana da pátria. Mas não pode-mos perder nosso foco, pois a luta é nossa pai-xão. Depois de passadas as festividades do UFC, os eventos nacionais e locais estarão em evidên-cia. Grandes produções virão trazendo à tiracolo as superlutas.

Este mês de setembro promete com a estreia do AFC (Amazon Forest Com-bat) e com o Mr. Cage 6. Dois eventos que vão dar o que falar no Sul e Sudeste, pois em seus cards trazem

nomes famosos do MMA internacional.

O AFC, que vem por primeiro no dia 14, na Arena Amadeu Teixeira, terá como atração prin-cipal Royler Gracie, que escolheu Manaus para encerrar sua carreira de lutador. Para enfrentá-lo, o escolhido foi o japonês Masakatsu Ueda.

O Mr. Cage chega na sua 6ª edição. O evento consi-derado um dos mais luxu-osos do Brasil, acontece no Manaus Plaza Shopping, no dia 30. Entre suas atrações, o gigante Mondragon de-fende o cinturão 120 quilos enfrentando o ex-UFC, An-tônio Samurai. No mesmo

card ainda temos o nome de Adriano Martins entre outras feras.

Ronaldo também volta ao cage este mês. Ele que havia reclamado sobre a falta de lutas, defende o cinturão dos médios no Strikeforce. No mesmo evento, que será realizado na Califórnia (EUA), Roger Gracie também participa.

O Bellator, mais novo concorrente dos famosos eventos americanos, que já conta com 18 brasileiros na organização, vem este mês com três datas: 10,17 e 21 de setembro. Esse novato do MMA ainda está na fase de formação e, aos poucos, começa a definir

seus campeões. Mas o que agitará o cená-

rio mundial será a luta en-tre Jon Jones e Rampege. Os lutadores se enfrentam dia 21, sendo a primeira defesa de cinturão de Jo-nes. Rampege, que foi o campeão dessa categoria (meio-pesado), tenta vol-tar ao topo contra essa jovem promessa, que reti-rou o cinturão do Brasileiro Mauricio Shogun.

Como podemos ver, o MMA não para e, até o final do ano, combates eletrizantes acontece-rão, pois esse é o espor-te que mais cresce no mundo e já contagiou o público brasileiro.

[email protected]

Mês agitado no cenário local e internacional

�������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

Para garantir o primeiro lugar do grupo, a Seleção Brasileira tem de vencer o Japão

O Brasil conseguiu sua segunda vitória na Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011. Jogando bem, a Seleção Brasileira venceu o México por 5 a 2 (Buru, Jorginho, Betinho, Benjamin e André, para os brasileiros, e Plata (2), para os mexicanos). A partica ocorreu ontem, no Stadio Del Mare, em avenna (Itália).

No outro jogo da chave, a Ucrânia derrotou o Japão por 4 a 2. Com esses resulta-dos, o Brasil assumiu a lide-rança com 5 pontos, seguido de Ucrânia e México, que somam 3, com o Japão ainda sem pontos, e já está ma-tematicamente classificado para as quartas-de-final.

Na última rodada, amanhã, uma vitória sobre os nipô-nicos garante o primeiro lu-gar do Grupo aos brasileiros, enquanto que ucranianos e mexicanos decidem a outra vaga à próxima fase.

Ele não precisava de pon-tos para se garantir na Su-perFinal 2011, mas Thiago Camilo não quis nem saber. O líder da temporada acele-rou fundo, contou com uma grande estratégia da equipe RCM Motorsport - comanda-da pelo engenheiro André Bragantini - e conquistou sua terceira vitória na tempora-da: ele já havia comemorado em Curitiba e na Corrida do

Milhão, em São Paulo.Essa é a primeira vez que

um piloto consegue atingir três triunfos em apenas uma tem-porada, desde a adoção das máquinas V8. Thiago chegou a sua 11ª vitória na carreira na principal categoria do automo-bilismo brasileiro e garantiu 225 pontos nos playoffs.

Com o resultado da etapa baiana, os dez classificados para a SuperFinal 2011 são:

Thiago Camilo (225 pontos), Max Wilson (220), Átila Abreu (216), Cacá Bueno (214), Ricar-do Maurício (212), Popó Bueno (210), Marcos Gomes (209), Da-niel Serra (208), Allam Khodair (207)e Duda Pamplona (206).

Na Indy, Power vence e Kanaan é o terceiro

O australiano Will Power deu mais uma demonstra-ção ontem de seu domí-

nio em circuitos mistos na Fórmula Indy. O piloto da Penske venceu o Grande Prê-mio de Baltimore de ponta a ponta, sem ser ameaçado, e diminuiu sua desvantagem para o líder da temporada Dario Franchitti.

A segunda colocação ficou nas mãos do espanhol Oriol Servia, da Newman/Hass. Tony Kanaan fez impressio-nante corrida de recuperação

e terminou a prova na terceira colocação, depois de ter lar-gado na última fila do grid por conta do forte acidente em que se envolveu com Hé-lio Castroneves no warm-up. Os demais brasileiros tiveram desempenho regular no GP de Baltimore. Vitor Meira terminou a corrida na nona colocação e Bia Figueiredo foi a 16ª colocada, logo à frente de Castroneves.

Thiago Camilo conquista o GP Bahia de Stock Car

BRASIL CLASSIFICADO para a 2ª fase no Mundial

Felipe Nasr é campeão da F3 inglesa

Com uma terceira co-locação na última pro-va da rodada tripla da Fórmula 3 Inglesa, no circuito de Rockingham, o brasileiro Felipe Nasr se sagrou campeão de uma das mais tradicio-nais categorias de acesso à Fórmula 1.

Felipe Nasr é o 12º brasileiro a conquistar o título da categoria. Entre os campeões estão gran-des nomes da Fórmula 1 como Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Nel-son Piquet, Ayrton Senna e Mika Hakkinen. Atual-mente, três ex-campeões da categoria correm na Fórmula 1: Rubens Bar-richello, Jaime Alguer-suari e Daniel Ricciardo. O título coroou um ano impecável de Felipe na Europa.

Felipe Nasr é o 12º brasileiro campeão da F3 inglesa

���������� Com a vitória da Ucrânia sobre o Japão, o Brasil entrou em quadra sabendo que uma vitória sobre os mexicanos já era suficiente para garantir a vaga nas quartas-de-final. E o Brasil levou perigo logo aos 2’38”, quando Buru dri-blou dois e chutou, mas Cati desviou para escanteio.

O México deu o troco. Estra-da lançou, Rodriguez escorou

e Plata só completou para o fundo das redes: 1 a 0, aos 2’56”. O empate veio após linda jogada individual de Buru, aos 4’18”, que arrancou, passou por Cati, chegou à linha de fundo e passou para Benjamin tocar: 1 a 1, o gol de número 289 do camisa 10 pela Seleção Brasi-leira. Jorginho quase ampliou num belo chute de longe que passou rente ao travessão. Ale-

xandre Soares mexeu, lançou Bruno Malias, André, Sidney e Betinho em quadra.

E foi Betinho, após passe de Bruno Malias, quem virou o jogo, tocando no canto do go-leiro mexicano: 2 a 1, aos 9’02”. O Brasil quase aumentou, com Betinho acertando o travessão de Estrada, mas o placar ficou mesmo nos 2 a 1 no fim do primeiro tempo.

Betinho foi um dos jogadores que saiu do banco, marcou o gol dele, e ajudou a garantir a vitória e a classificação da seleção

����

TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO

SÉRIE A SÉRIE BTime PG J V E D GP GC SG1 Corinthians 40 21 12 4 5 33 21 12 2 São Paulo 38 21 11 5 5 33 26 7 3 Vasco 38 21 11 5 5 30 26 4 4 Botafogo 37 20 11 4 5 32 20 12 5 Flamengo 36 21 9 9 3 36 27 96 Palmeiras 33 21 8 9 4 27 18 9 7 Fluminense 31 21 10 1 10 27 25 2 8 Coritiba 29 21 8 5 8 34 27 7 9 Figueirense 29 21 8 5 8 26 28 -2 10 Internacional 29 21 7 8 6 32 28 4 11 Cruzeiro 28 21 8 4 9 29 25 412 Atlético-GO -3 28 21 8 4 9 27 25 2 13 Ceará 26 21 7 5 9 29 32 314 Grêmio 24 20 6 6 8 24 26 -2 15 Bahia 24 21 5 9 7 24 28 -4 16 Santos 23 19 6 5 8 26 31 -5 17 Atlético-MG 21 21 6 3 12 27 38 -11 18 Avaí 20 21 5 5 11 24 44 -20 19 Atlético-PR 18 21 4 6 11 20 33 -13 20 América-MG 17 21 3 8 10 26 38 -12

Zona de classificação para a LibertadoresZona de classificação para a Copa Sul-AmericanaZona de rebaixamento

Zona de ascensão à Série AZona de rebaixamento à Série C

Time PG J V E D GP GC SG1 Portuguesa 42 21 12 6 3 43 20 23 2 Ponte Preta 39 21 11 6 4 38 24 14 3 Náutico 38 21 10 8 3 26 19 7 4 Americana 34 21 10 4 7 27 27 05 Sport 33 21 9 6 6 33 26 76 Vitória 31 21 9 4 8 29 25 4 7 Paraná Clube 31 21 9 4 8 28 24 4 8 Criciúma 31 21 8 7 6 20 21 -1 9 Bragantino 30 21 9 3 9 36 34 2 10 Boa 29 21 8 5 8 23 20 3 11 Grêmio Barueri 29 21 8 5 8 25 24 1 12 Goiás - 28 21 9 1 11 31 34 -313 ASA 28 21 8 4 9 27 33 -614 ABC 28 21 6 10 5 28 29 -1 15 Icasa 27 21 6 9 6 32 31 1 16 Vila Nova-GO 24 21 6 6 9 18 22 -4 17 São Caetano 24 21 5 9 7 29 34 -5 18 Guarani 23 21 6 5 10 28 31 -3 19 Salgueiro 16 21 4 4 13 21 37 -16 20 Duque de Caxias 9 21 1 6 14 16 43 -27

02_15 PODIO.indd 2-15 5/9/2011 00:28:25

Page 3: Pódio - 05 de setembro de 2011

��������������������������������������������������������������� �

Após perder por 3 a 1 para o Penarol no último sábado, em Itacoatiara, e não ter chances matemáticas para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Nacional vai definir o futuro da comissão técnica e de alguns jogadores, na manhã de hoje. A informação foi re-passada pelo vice-presidente do Leão da Vila Municipal, Gilson Motta.

Enquanto o Leão da capi-tal decide o futuro do técnico Tarcísio Pugliese e de alguns jogadores, o rival dele da Velha Serpa desde sábado comemo-ra a classificação antecipada para a segunda fase da Série D. Além disso, o Leão da Ve-lha Serpa continua líder do grupo A1, com 14 pontos, se-guido do Cuiabá, com 10, o qual empatou ontem em 3 a 3 com o Plácido de Castro, em Mato Grosso. Já o Leão da Vila Municipal foi desclassificado e continua na lanterna da chave, com apenas quatro pontos em seis jogos disputado.

Na partida do último sábado, o Penarol entrou com o ata-cantes improvisados. Já o Naça, tinha um ataque com jejum de

gols. Para compensar foi preci-so que outros jogadores fizes-sem o papel. Em uma jogada do zagueiro Rafael Mondragon, o Leão da Vila Municipal abriu o marcador aos 29 minutos do primeiro tempo. O zagueiro dividiu a bola com Júnior Bahia e cruzou com para Lucas, o qual escorou para o lateral esquerdo Alexandre que, de cabeça, abriu o placar.

Com a entrada de Kitó no lu-gar de Celsinho, no intervalo, o Leão da Velha Serpa ficou mais ofensivo e aos 7 minutos da etapa final empatou a partida. Kitó recebeu a bola, deu um drible no zagueiro Rafael Mondragon e chutou no meio do gol. A bola ainda desviou no zagueiro Ander-son Bill e enganou o goleiro Ronaldo: 1 a 1.

O Nacional pressionou, mas não conseguiu marcar. E no futebol, quem não faz leva. Aos 42 minutos, o lateral direi-to Amaral aproveitou a falha do goleiro Ronaldo e ampliou para os donos da casa. Trans-tornado o Nacional partiu para cima do adversário. Porém, em um contra-ataque, o baixinho Kitó ganhou a dividida com Alexandre e chutou rasteiro, sem chances para Ronaldo, aos 45 do segundo tempo.

APÓS DESCLASSIFICAÇÃO,

�������������������������������������������������������������

Diego e Jade conquistam ouro para o Brasil

No retorno de Daiane dos Santos, após três anos sem disputar competições internacionais, a seleção brasileira de ginástica ar-tística faturou cinco me-dalhas na etapa de Gent, ontem, na Copa do Mundo da Bélgica. Foram dois ou-ros e três bronzes.

Diego Hypólito conquis-tou ouro no solo, ao superar o chinês Kai Zou com uma tripla pirueta cravada no fim de sua série, cravando 15.925, e ainda faturou o bronze no salto.

As duas medalhas con-quistadas na Bélgica igua-laram o desempenho de Hypólito na Copa de 2004, também na Bélgica, quan-do levou ouro e bronze nos mesmos aparelhos.

Na prova do salto, Jade Barbosa também conquis-tou medalha de ouro, com a marca de 14.437. Ela superou a isralense Valeria Maksiuta. Na mesma prova, Adrian Go-mes levou o bronze, com a marca de 14.020.

Já Daiane dos Santos, que voltou a disputar uma etapa de Copa do Mundo após três

Cielo tem 100% no José FinkelMaior nome da história

da natação brasileira, Cesar Cielo fechou a sua participa-ção no Troféu José Finkel, re-alizado desde segunda-feira na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, com aproveitamento 100%: ganhou medalha de ouro nas seis provas que disputou. Ontem, foram mais dois títu-los para o astro, que venceu os 50 metros borboleta e aju-dou a equipe do Flamengo

a conquistar o revezamento 4x100 metros medley.

Antes disso, Cielo con-quistou a medalha de ouro nos 100 metros livre, 50 metros livre, 4x50 metros livre e 4x100 metros li-vre. E ajudou o Flamengo a terminar o Troféu José Finkel na terceira coloca-ção, atrás do campeão Mi-nas e do vice Pinheiros.

Outros resultados - Além da campanha perfeita de

Cesar Cielo, o último dia do Troféu José Finkel teve como destaque a performance de Fabíola Molina, que já está com 36 anos. Ela conquis-tou mais duas medalhas de ouro, nos 100 metros costas (1min01s33) e com a equipe do Minas no revezamen-to 4x100 metros medley, e terminou a competição com quatro títulos - os outros foram nos 50 metros costas e 200 metros costas.

Com Bolt, Jamaica bate recorde mundial

A última prova do Mun-dial de Atletismo, dispu-tado em Daegu, fechou a competição em grande estilo. A equipe da Jamai-ca, formada por Nesta Car-ter, Michael Frater, Yohan Blake e Usain Bolt, bateu o recorde mundial do re-vezamento 4x100 metros masculino com o tempo de 37s04 e conquistou a me-

dalha de ouro. O melhor tempo até então era dos próprios jamaicanos, com 37s10. Foi o único recorde mundial batido nos nove dias de Mundial.

A disputa pelas me-dalhas de prata e bron-ze foi decidida por um acidente com os Estados Unidos, na última passa-gem de bastão.

Nacional pode ter debandadaEnquanto o Penarol comemora o ‘passaporte’ para a próxima fase da Série D, o Naça pode desmanchar a equipe

�������������������������������

�����������������������

Seleção Brasileira inicia 2ª fase

Com uma campanha irregular, com muitos al-tos e baixos, a Seleção Brasileira masculina de basquete estreia hoje na segunda fase do Torneio Pré-Olímpico, que acon-tece em Mar del Plata, na Argentina. Na abertura da nova etapa, o Bra-sil encara o Uruguai, às 20h30 (de Brasília), pre-cisando da vitória para manter boas chances de garantir uma das duas vagas para as Olimpíadas de Londres. Na primei-ra fase, o Brasil venceu a Venezuela, o Canadá e a Cuba, mas perdeu para a República Domi-nicana. Assim, avançou como segundo colocado do grupo, atrás apenas dos dominicanos.

Rubén Magnano, quer acabar com altos e baixos da seleção

���

Na volta de Daiane, Brasil fatura 5 medalhas em etapa da Copa do Mundo

anos, conquistou bronze no solo. Ela cometeu um erro em sua apresentação, na aterrissagem do duplo twist carpado, quando acabou pisando fora do tablado, e

recebeu 13.425. A campeã foi a ucraniana Mariya Livchiko-va, enquanto a prata foi para a chinesa Liufang Wu.

A etapa da Copa do Mun-do da Bélgica foi a última

antes do Mundial, que será disputado no Japão entre 7 e 16 de outubro. Os três primeiros de cada aparelho garantem vaga na Olimpía-da de Londres, em 2012.

Além do ouro, no solo, sobre o chinês Kai Zou, Diego Hypólito ainda ficou com a medalha de bronze no salto

��

O empate de ontem, em 1 a 1, entre Iranduba e Grêmio Coariense, no fechamento da 3ª rodada da Série B do Campeonato Amazonense, garantiu o título antecipado do pri-

meiro turno ao Holanda. A conquista dá o direito à equipe de Rio Preto da Eva a disputar, em 2012, a primeira divisão do futebol amazonense.

O Laranja ganhou do Ta-

rumã por 1 a 0, em jogo tumultuado, no estádio Francisco Garcia, na última sexta-feira (2) e dependia apenas do empate entre o Alviverde e o tricolor Coa-riense para comemorar o

campeonato.Pois seu con-corrente direto: CDC Ma-nicoré poderá chegar ao mesmo número de pontos do Holanda, porém perderá no confronto direto entre as duas equipes.

Holanda garante vaga na série A do amazonense 2012O título do 1º turno foi conquistado pelo Holanda após três vi-tórias seguidas pela Série B do Estadual

Penarol 3

Nacional 1Penarol - Rascifran; Amaral, Everson (Jeovane), Júnior Bahia e Marcos Pezão; Siboy, Celsinho (Kitó), Gilson Tussi; Fininho, Neilson e Renato. Técnico: Uidemar Oliveira.

Nacional - Ronaldo; Lucas, Lídio, Rafael Mondragon, Anderson Bill e Alexandre; Edmilson, Catatau e Maico Gaúcho; Léo Mineiro e Nenê. Técnico: Tarcísio Pugliese.

Estádio: Floro de Mendoça, em ItacoatiaraÁrbitro:Antonio Carlos Pequeno Frutuoso (AM)Data/hora: 02/09/2011, às 15h30

Emoção à tonaApós o terceiro gol, o técnico

do Penarol, Uidemar Oliveira, foi atendido pelo departa-mento médico e retirado de campo por uma ambulância. O ‘professor’foi levado ao Pronto-Socorro José Mendes, onde ficou em observação e recebeu alta somente às 21h. Segundo o médico do Penarol, Moacir Neto, o treinador sentiu desgaste e preocupação com o jogo, o que afetou o coração. Porém, o estado de saúde é normal e ele volta às ativida-des hoje.

Kitó (18) foi o autor de dois dos três gols da vitória do time de Itacoatiara

Reunião da diretoria do Nacional, hoje, pode definir o futuro do técnico Pugliese�������������������

��������������������

03_14 PODIO.indd 14-3 5/9/2011 00:28:57

Page 4: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ���������������������������������������������������������������

SANTOS nega venda de Neymar ao Barça A diretoria do clube divulgou

nota desmentindo a possível transferência do jogador

A notícia de que o ata-cante Neymar teria acertado a transferência para o Bar-celona, divulgada no sábado pelo Jornal da Tarde, foi iro-nizada pelo presidente san-tista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. O cartola reafirmou que o jovem jogador vem despertando interesse de inúmeros clubes, mas que não deseja fechar nenhum negócio no momento.

“Proposta tem a cada meia hora, até o Radium de Moco-ca nos procura pelo Neymar”, disse Luis Alvaro à rádio Jo-vem Pan. “Somos procura-dos todos os dias, mas não penso em vender”, frisou o presidente, demonstrando estranheza em relação aos 60 milhões de euros (quase R$ 140 milhões) que a equipe da Catalunha teria oferecido para ter o atacante só a partir

de janeiro de 2013.“Não confirmo esse valor de

60 milhões de euros. O valor de 45 milhões de euros (R$ 104 milhões) foi estipulado apenas para a multa rescisó-ria. Neste momento, teria de haver uma briga para o atleta sair, pois há um campeonato em andamento. Agora, o Ney-mar também tem um valor de mercado, que acho que é superior a 45 milhões de euros”, estimou Luis Álvaro, enfático para negar a nego-ciação de seu craque.

“Essa notícia da venda do Neymar é mentirosa. Sou ami-go do Neymar, é um ídolo para mim. Ele vai sair a partir do momento em que me procu-rar e falar que tem o desejo de jogar na Europa. Aí vou ajudá-lo, é claro que procu-rando defender os interesses do Santos”, comentou.

������������������

�������������������������������������������������������������

Joel Santana acerta com o BahiaO diretor de futebol do

Bahia, Paulo Angioni, cumpriu com o prometido e anunciou, logo após o término da parti-da entre Bahia e Flamengo, a contratação de Joel Santana como novo treinador da equi-pe. O dirigente acrescentou que técnico chegará terça-fei-ra a Salvador, onde assinará contrato e será apresentado oficialmente à torcida.

Contratado até o fim do Campeonato Brasileiro, Joel Santana irá trazer consigo um assistente técnico e um preparador físico. A diretoria não revelou os valores da ne-gociação, mas o salário que o treinador receberá será equi-valente ao de suas passagens

por Botafogo e Cruzeiro.“Investimento alto é quan-

do o profissional não tem trabalho, não tem currículo. A credibilidade, o trabalho e a resposta do Joel Santana em campo não são caros. Caro é tudo aquilo que não te dá resposta”, afirmou Paulo Angioni.

Joel Santana irá começar a treinar o Bahia nesta semana e deverá assumir o comando do time já na quinta-feira, contra o Grêmio, no estádio de Pituaçu. Enquanto isso, o restante do time volta para Salvador nesta segunda-fei-ra, quando ocorre a reapre-sentação do elenco no centro de treinamento do clube.

Abel é procurado por Emirados Árabes

O técnico Abel Braga foi procurado para comandar a seleção dos Emirados Ára-bes. Uma proposta já teria sido feita ao treinador, que durante três anos coman-dou o Al-Jazira, clube do país do Oriente Médio. Abel teria ficado balançado com os valores apresentados. O treinador chegou ao Flu-minense em junho, depois de o Tricolor esperá-lo por três meses, após a saída de Muricy Ramalho.

Nas Laranjeiras, o nome de Renato Gaúcho é con-siderado o mais forte caso Abelão acerte com a sele-Desde sua saída do Cruzeiro, Joel já

tinha sinalizado querer ir para o Bahia

������������������������

ção árabe. O treinador é o favorito do presidente da Unimed, Celso Barros. Re-nato já estaria na mira do Flu, há algum tempo.

Caso Abel aceite a proposta, Renato Gaúcho pode ser o substituto no Flu

�����������

Depois de um possível acerto de Neymar com o Real Madrid, agora foi a vez dos boatos com o rival Barcelona

04_13 PODIO.indd 4-13 5/9/2011 00:29:25

Page 5: Pódio - 05 de setembro de 2011

������������������������������������������������������������� �����������������

������������������������������������������ ���������������������������������������������������������������� �����������������

�������������������������������������������� �

“Time de guerreiros” vence de virada

O “time de guerreiros” voltou. O rótulo dado pelos torcedores do Fluminense na campanha que evitou o rebaixamento em 2009 se encaixou perfeitamente na atuação do time no sábado (2) à noite. O Tricolor perdia por 2 a 0 para o Atlético-GO até os 36 minutos do segundo tempo, quando iniciou uma reação heróica, alcançando a virada por 3 a 2 e deixando o gramado do Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ) com a vitória. Rafael Sobis (2) e Rafael Moura, que chegou a perder um pênalti, foram os autores dos gols que levaram os cariocas aos 31 pontos, na sétima colocação.

Do outro lado do campo, além da decepção de perder um jogo que parecia ga-nho, o Dragão viu sua série de vitórias consecutivas ser interrompida quando ele ten-tava o sexto triunfo. Os gols do Atlético goianiense foram marcados por Bida e pelo

goleiro Márcio, de pênalti. Apesar disso, não foram sufi-cientes para fazer o time, que tem 28 pontos, andar na tabe-la de classificação. Os goianos estão em nono lugar.

FLUMINENSE 3

ATLÉTICO-GO 2

FLUMINENSE-Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Digão e Marqui-nho; Edinho, Diogo (Fernando Bob), Souza (Martinuccio) e Lan-zini; Ciro (Rafael Sobis) e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga

ATLÉTICO GO- Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Joílson (Renato Augusto) e Vítor Júnior (Thiaguinho); Juninho (Diogo Campos) e Anselmo. Técnico: Hélio dos Anjos

Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h(de Brasília)Árbitro: Celio Amorim (SC)Gols: Fluminense: Rafael Sobis aos 36 e aos 42 e Rafael Moura aos 45 minutos do 2º Tempo. Atlético-GO: Bida aos 11 minutos do 1º Tempo e Márcio aos 17 minutos do 2º Tempo

Galo ganha a segunda seguida no Brasileiro

Os torcedores atletica-nos que compareceram no sábado (2), na Arena do Jaca-ré, em Sete Lagoas, saíram do estádio satisfeitos pela atua-ção da equipe, que venceu o Avaí 2 a 0, e somou mais três pontos na luta contra o rebaixamento. Com o resul-tado, o Atlético-MG chega a 21 pontos e deixa tempora-riamente a incômoda zona da degola, onde se encontra os catarinenses, com vinte pontos. Os gols da vitória alvinegra foram anotados por Arlan, que marcou gol contra, depois de jogada de Neto Berola pela direita e pelo meia-atacante, Daniel Carvalho, que marcou pela primeira vez na atual edição do Campeonato Brasileiro.

ATLÉTICO-MG 2

AVAÍ 0

ATLÉTICO-MG-Renan Ribeiro, Mancini, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Daniel Carvalho e Bernard (Tri-guinho); Neto Berola (Guilherme) e André (Magno Alves). Técnico: Cuca

AVAÍ- Felipe, Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Diogo Orlando (Dinélson), Acleisson, Pe-dro Ken e Lincoln (Caíque); Rafael Coelho (Cléverson) e Robinho. Técnico: Toninho CecílioArena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h (de Brasília)Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)Renda: R$ 48.230,50Público: 9.761 pagantesGols: Arlan, contra, aos 28 minutos do 1º Tempo e Daniel Carvalho aos 34 minutos do 2º Tempo

São Paulo se supera

fora de casaCom 12 desfalques, time do Morumbi voltou a vencer após cinco rodadas. O time paulista derrotou o Figueirense por 2 a 1

FIGUEIRENSE 1

SÃO PAULO 2

FIGUEIRENSE-Wilson, Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Jonatas, Maicon (Leandro Chaves (Somália) e Elias; Júlio Cesar e Wellington Nem (Fernandes). Técnico: Joel Santana

SÃO PAULO- Rogério Ceni, João Filipe, Xandão, Rhodolfo e Henrique Miranda (Luiz Eduardo); Rodrigo Caio, Carlinhos Paraíba, Casemiro e Cícero; Henrique (Rivaldo) e Willian José (Bruno). Técnico: Adilson BatistaEstádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h(de Brasília)Árbitro: Francisco Assis de Almeida Filho (CE)Gols: Figueirense: João Paulo aos 3 minutos do 2º Tempo. São Paulo: Cícero aos 42 minutos do 1º Tempo e Rivaldo aos 14 minutos do 2º Tempo

Time pressionado, com 12 desfalques, cinco reservas em campo e banco incompleto. O São Paulo tinha tudo para ampliar no sábado o seu jejum de vitórias neste Brasileiro.

Mas, apesar de pressionado pelo Figueirense durante boa parte do jogo, alcançou um im-provável triunfo, seu primeiro em seis rodadas.

Resultado que alivia um pouco a pressão sobre o contestado técnico Adilson Batista. Com a vitória, o time termina o fim de semana na vice-liderança, a dois pontos do primeiro do Corinthians.

Sem Lucas, Piris, Juan, Jean, Wellington, Dagoberto e mais seis, o São Paulo escalou um time desfigurado.

O zagueiro João Filipe foi lateral direito, o menino Ro-drigo Caio atuou como volante titular, Henrique e Willian José formaram o ataque. E o time nem conseguiu completar o banco de reservas.

Com tantos problemas, era difícil acreditar que a mistura renderia mais três pontos.

O time visitante demorou 39 minutos para chegar ao gol adversário pela primeira vez. E Casemiro, quando teve a rara oportunidade, deu um chute mascado e todo torto. Mas, na jogada aérea, o São Paulo conseguiu surpreender. Após cobrança de falta pela esquerda, a bola resvalou em Cícero e foi empurrada para dentro por João Paulo, capi-tão do Figueirense.

Rivaldo, que apesar de tan-tos desfalques começou no banco, substituiu Henrique no intervalo. A intenção da substituição era bem clara: ficar mais com a bola no pé e administrar a vantagem.

Só que em três minutos a vitória parcial são-paulina se es-farelou. Depois de escanteio, o ataque do Figueirense ganhou pelo alto, e João Paulo, caindo, empatou o jogo.

O time paulista continuou acuado atrás e, aos 14 minutos, Rivaldo recebeu passe dentro da área, esperou Wilson cair e tocou por cima. Foi o suficiente para ampliar o placar: 2 a 1.

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������

brasileiros, apenas com atletas que atuam no país, fazem dois amistosos com a Argentina.

Tentando se manter alheio a essas especulações, Mano Me-nezes considera fundamental o teste contra os ganeses. Para ele toda a chance de colocar a Seleção Brasileira em campo é bem vinda.

“Nós vamos colocar em cam-po uma Seleção Brasileira que nunca jogou junta, com quatro alterações em relação ao jogo contra a Alemanha e por isso é sempre fundamental ver como a equipe vai se comportar. Toda oportunidade de jogar é funda-mental para a continuidade do trabalho e na preparação para a Copa do Mundo, o nosso gran-

de objetivo”, disse Mano.A Seleção Brasileira vem

modificada e com alterações realmente importantes. A prin-cipal delas é a volta do meia Ronaldinho Gaúcho, que atra-vessa um grande momento no Flamengo. Ele vai formar um quarteto ofensivo ao lado dos santistas Paulo Henrique Ganso e Neymar e do artilheiro Lean-dro Damião do Internacional.

Na defesa a grande atração é o lateral esquerdo Marcelo, que volta após polêmica que indicava que o atleta do Real Madrid não tinha o menor in-teresse em defender a camisa canarinho. Ele garante que são apenas boatos e que vai aproveitar este duelo para se

firmar no grupo que vai seguir rumo ao Mundial.

“Venho neste momento que-rendo ajudar a Seleção. Estou trabalhando forte no meu clube e espero ganhar espaço aqui também. Sempre que vim para a Seleção foi com o pen-samento de jogar e me firmar de vez. Agora, não é diferente, estou trabalhando forte para isso. Esse jogo contra Gana será muito importante para isso”, disse Marcelo.

Ao contrário do Brasil, Gana, comandada pelo técnico sérvio Goran Stevanovic, vive um bom momento. O time lidera o Gru-po I das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações com 13 pontos, após bater Suazilân-dia por 2 a 0. Mas o treinador sabe a importância do jogo desta segunda-feira e valoriza o oponente.

“Enfrentar a Seleção Bra-sileira é sempre uma grande oportunidade de conhecer a nossa capacidade e ver como o trabalho está se desenvol-vendo. Independentemente do momento vivido pelo Bra-sil, um time com peças como Ronaldinho Gaúcho, Daniel

Alves e Neymar não pode ser desprezada ou minimizado”, afirmou o treinador do escre-te africano.

No time que vai enfrentar o Brasil as principais atrações são o meia Sulley Muntari, da Inter de Milão, e o atacante Asamoah Gyan, do Sunderland, da Inglaterra. O desfalque mais sentido fica por conta do meia Michael Essien, do Chelsea, que se recupera de uma séria lesão no joelho esquerdo.

Além de Ronaldinho Gaúcho, o volante Fernandinho é a outra novidade da seleção

�����������

���������������������������

Os últimos meses foram complicados para a Seleção Brasileira. A oportunidade de uma reação, porém, começa hoje, às 15h45 (de Brasília), quando o time canarinho en-cara Gana em amistoso no Craven Cottage Stadium, em Londres, na Inglaterra. O due-lo não é contra uma equipe de ponta do futebol mundial. Os ganeses aparecem apenas na 36ª posição no Ranking da Fifa, onde o Brasil é o sexto colo-cado, em queda livre. Mas um triunfo é fundamental para dar tranquilidade ao técnico Mano Menezes.

Desde que Mano assumiu o comando da Seleção Brasileira que o time não consegue ga-nhar equipes de ponta. Perdeu por 1 a 0 amistosos para Argen-tina e França, empatou sem gols com a Holanda e caiu por 3 a 2 para a Alemanha, no último amistoso. Na única competição oficial o Brasil foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, para o Paraguai. Há quem diga que o mês de setembro pode ser decisivo para a continuidade do trabalho de Mano. Após esse duelo contra os africanos, os

BRASIL

GANA

BRASIL-Julio Cesar, Daniel Alves, Lucio, Thiago Silva e Mar-celo; Lucas Leiva, Fernandinho e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Mano Menezes

GANA- Ernest Sowah, John Boye, Lee Addy, Isaac Vorsah e Daniel Opare; Emmanuel Agye-mang-Badu, Kwadwo Asamoah, André Ayew e Sulley Muntari; Jordan Ayew e Asamoah Gyan. Técnico: Goran Stevanovic

Local: Craven Cottage Stadium, em Londres (Inglaterra)Data: 5 de setembro de 2011 (Segun-da-feira)Horário: 15h45 (de Brasília)Árbitro: Não divulgado pela organi-zação

Hora de

Com Ronaldinho Gaúcho e outras novidades, a Seleção Brasileira tenta convencer diante de Gana, após os últimos fracassos

reagir

�������������������������

05_12 PODIO.indd 12-5 5/9/2011 00:30:09

Page 6: Pódio - 05 de setembro de 2011

�������������������������������������������������������������� ��

A equipe gaúcha saiu atrás no placar e conseguiu apenas ficar no 1 a 1 com o Ceará, em Fortaleza, no último jogo do domingo

INTER EMPATA no sufoco com o Ceará

O internacional suou para alcançar um empate por 1 a 1 com o Ceará, resultado que o mantém longe da zona que dá vaga na Libertadores. O Colorado termina a 21ª rodada com 29 pontos, em décimo lugar, por ter menos vitórias que Coritiba e Figueirense, os quais somam a mesma pontu-ação. Com o placar, os gaúchos perderam a oportunidade de se aproximar do Flamengo, último na faixa que classifica para a Libertadores e que es-tacionou nos 36 pontos.

O Ceará, por sua vez, parou no 13º lugar, agora com 26 pontos, ainda sem estar fir-me na parte da tabela que garante parti-cipação na pró-xima Copa Sul-Americana. E os nordestinos poderiam sonhar com mais, já que abriram o placar ontem aos 35 minutos do primeiro tempo, com Washington. Mas Jô aproveitou vacilo logo na saída de bola do Vovô no se-gundo para empatar.

Na quarta-feira, os dois times tentam engatar no Campeo-nato Brasileiro. O Alvinegro de Fortaleza vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo às 16 horas (de Brasília), no Enge-nhão. Já os colorados voltam a atuar em casa no mesmo horário diante do América-

MG, dono da pior campanha da competição.

O Ceará entrou em campo disposto a fazer a pressão que o caracteriza quando atua como mandante. E do jeito que gos-ta: pelas laterais. Logo a dois minutos, o goleiro Muriel teve que trabalhar para evitar que uma cabeçada de Washington após cruzamento de Vicente da esquerda entrasse nas redes.

Aos 34 minutos, o zagueiro Moledo teve que fazer falta para parar Osvaldo. A infra-ção, entretanto, foi cometi-da dentro da área, caracteri-

zando pênalti que Washing-ton converteu para colocar o Ceará em van-tagem no pla-car. Condição c o n s e g u i d a também por-

que o goleiro Diego segurava os arremates de fora da área dos visitantes.

Enquanto o Internacional ainda tentava entender uma forma de poder atuar no cam-po adversário, Washington ain-da acertou a trave antes do intervalo. O Ceará, contudo, estava tão bem que vacilou logo na saída de bola para o segundo tempo. Enrico tocou para trás e Jô usou sua força fí-sica para invadir a área, driblar Fabrício e empatar antes de o relógio marcar um minuto do segundo tempo da partida.

Corinthians perde chance de disparar

Apesar da derrota, por 1 a 0 para o Coritiba, o Timão contou com os tropeços dos concorrentes e se mantém na ponta do Brasileirão

A rodada deste domingo do Campeonato Brasileiro parecia perfeita para o líder Corin-thians: os concorrentes Vasco e Flamengo perderam para América-MG e Bahia, respec-tivamente. No Couto Pereira, no entanto, a equipe dirigida por Tite não fez a sua parte e acabou batida por 1 a 0 pelo Coritiba, que vinha de derrota para o Atlético-GO. O gol foi marcado por Jonas, de cabeça, no segundo tempo.

O Corinthians manteve a li-derança do Campeonato Brasi-leiro apesar do tropeço, ainda com 40 pontos ganhos. O São Paulo é o novo segundo coloca-do (com 38), seguido por Vasco (também 38), Botafogo (37 e um jogo a menos) e Flamengo

(36). Por sua vez, o Coritiba avançou para 29 pontos.

Corinthians e Coritiba en-frentarão equipes cariocas, que estão na disputa pelo tí-tulo, na quinta-feira. O clube paulista joga com o Flamengo, no Pacaembu, enquanto o pa-ranaense irá a São Januário para jogar contra o Vasco.

Aos nove minutos, o Coritiba teve chance com o meia Rafi-nha. Ele aproveitou uma dispu-ta de bola com Paulinho para cair na área e pedir pênalti. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir.

A torcida do Coritiba, en-tão, passou a se irritar com a arbitragem. “Vergonha! Ver-gonha! Vergonha!”, gritou o público, após algumas marca-

ções a favor do Corinthians. Os jogadores do time da casa se deixaram contagiar pelo clima. Em um curto espaço de tem-po, Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léo Gago e Lucas Mendes foram punidos com o cartão amarelo.

O Corinthians tentou apro-veitar a instabilidade emocio-nal do Coxa. Aos 27 minutos, Emerson recebeu assistência de Willian e finalizou. O golei-ro Vanderlei vibrou bastante quando a bola foi para fora, rente à meta. Aos 37, ele se esti-cou e espalmou uma cobrança de falta do zagueiro Chicão. O técnico Tite se entusiasmou com o bom momento que re-clamou (e foi advertido) do excesso de faltas no jogo.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o gol. Rafinha gingou na esquerda e cruzou na área, onde Everton Costa escorou de cabeça. Jonas completou, também pelo alto, para as re-des. Festa no Couto Pereira. Pouco depois, um leve susto: Tcheco deslocou o dedo médio da mão esquerda, em cena impressionante, porém voltou a campo.

As últimas cartadas de Tite para foram as entradas do meia Morais e do jovem atacante Taubaté nas vagas de Moradei e Jorge Henrique. O máximo que o Corinthians conseguiu antes do apito final foi acertar a bola na trave duas vezes, com chutes de Alex, aos 41 e aos 46 minutos.

Coritiba 1

Corinthians 0

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Emer-son, Jéci e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago (Everton Costa), Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio (Willian) e Anderson Aquino (Caio). Técnico: Marcelo Oliveira

CORINTHIANS: Julio Cesar; Ales-sandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Moradei (Morais), Paulinho e Danilo (Alex); Jorge Henrique (Taubaté), Emerson e Willian. Técnico: Tite

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)Cartões amarelos: Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léo Gago, Lucas Mendes, Emerson (Coritiba); Chicão, Willian (Corinthians)Gols: CORITIBA: Jonas, aos 27 minu-tos do segundo tempo

����������������

�������������������������������������������������������������

O empate deixou o Inter em 10º lugar e, a equipe cearense, na 13ª posição na tabela Ceará 1

Internacional 1

Ceará: Diego; Patrick, Fabrício, Erivelton e Vicente; Heleno, Michel, Eusébio (Edmilson) e Enrico (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington. Técnico: Vagner Mancini

Ceará: Muriel; Nei, Rodrigo Mole-do, Juan e Kleber; Elton, Guiñazu (Sandro Silva), Andrezinho e Oscar (Alex); Dellatorre (Ilsinho) e Jô. Técnico: Dorival Júnior

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)Gols: Ceará: Washington (pênalti), aos 35 minutos do primeiro tempoInter: Jô, a um minuto do segundo tempo

������������������

06_11 PODIO.indd 6-11 5/9/2011 00:30:35

Page 7: Pódio - 05 de setembro de 2011

�� ��������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

O Vasco desperdiçou on-tem a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, passou vexame ao ser goleado pelo lanterna da competição, o América-MG, que fez 4 a 1 no time carioca jogando na Arena do Jacaré, em Sete La-goas (MG), pela 21ª rodada. André Dias, que marcou duas vezes, Kempes e Marcos Rocha anotaram os gols do Coelho, enquanto Juninho Pernambu-cano descontou para o Vasco.

Assim, o Vasco parou nos 38 pontos, caindo para terceiro lu-gar, atrás do São Paulo no saldo de gols. Já o líder Corinthians, que também perdeu ontem, tem 40 pontos. Do outro lado, o América-MG, que não vencia há cinco jogos, chegou aos 17 pontos e ainda não conseguiu deixar a lanterna.

Sem o técnico Ricardo Go-mes, que segue internado em estado gravo em um hospital do Rio após sofrer um acidente vascular encefálico durante o clássico do domingo anterior com o Flamengo, o Vasco não soube aproveitar sua supe-rioridade técnica, deixando o América-MG jogar com liber-dade na frente.

Na sequência do Campeo-nato Brasileiro, o América-MG vai visitar o Internacional, no Beira Rio, na quarta-feira, às 16h, feriado da independên-

diante do lanternaO cruz-maltino foi goleado por 4 a 1 e, com isso, caiu da 2ª para a 3ª posição na tabela do Brasileirão

cia do Brasil. Já o Vasco, que fica com 38 pontos, vai medir forças contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, no es-tádio São Januário.

Atuando em casa e preci-sando desesperadamente da vitória, o América-MG come-çou a partida com uma postura agressiva. Pelo Coelho, aos 19 minutos, depois de cruzamen-to da direita, o avante André Dias, apareceu como um raio atrás da defesa vascaína e abriu o placar na Arena do Jacaré. Sem dar tempo para come-moração da equipe americana,

no minuto seguinte, Juninho Pernambucano cobrou falta com perfeição para igualar o placar. O árbitro Sandro Meira Ricci paralisou a partida, aos 26 minutos, para que os atle-tas pudessem beber água, em função do calor excessivo.

Aos 41, o lateral Fagner em-purrou o atacante André Dias dentro da área, o árbitro San-dro Meira Ricci não titubeou e marcou o pênalti. Kempes marcou: 2 a 1 América.

Depois de um contra-ataque em velocidade, aos 13 minutos do segundo tempo, o lateral di-

reito Marcos Rocha saiu na cara do gol e tocou por cobertura, na saída de Fernando Prass, para ampliar o placar. Com o placar dilatado, o Coelho pas-sou a exercer marcação atrás da linha da bola, aguardando uma chance de matar o jogo, e confirmar a reação da equi-pe no Campeonato Brasileiro. Isso quase aconteceu aos 27 minutos. Aos 40, o América-MG consolidou a goleada com o atacante André Dias, que acertou um belo chute com a canhota, anotando seu segun-do gol na partida.

América-MG 4

Vasco 1

América-MG: Neneca; Otávio, Micão e William Rocha; Marcos Rocha, Dudu (Leandro Ferreira), Amaral, Ulisses (Rodriguinho) e Gilson; Kempes (Léo) e André Dias. Técnico: Givanildo Oliveira

Vasco: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Victor Ramos e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano (Fellipe Bastos) e Diego Souza (Bernardo); Éder Luís e Élton. Técnico: Cristovão Borges

Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)Gols: América-MG: André Dias, aos 19 e Kempes, aos 42 minutos do primeiro tempo; Marcos Rocha, aos 13 e André Dias, aos 40 minutos do segundo tempoVasco: Juninho Pernambucano, aos 21 minutos do primeiro tempo

��

Três vezes André Lima

Com três gols do atacante André Lima, o Grêmio fez a festa da torcida e goleou o Atlé-tico-PR por 4 a 0, ontem, no Estádio Olímpico, em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. O resultado confirma o bom desempenho do time gaúcho quando joga como mandante: esta foi a terceira vitória seguida em Porto Ale-gre - o problema é atuar fora de casam, onde só somou cinco pontos na competição.

Neste contraste, o Grêmio soma 24 pon-tos no Brasileirão, ain-da perto da zona de rebaixamento, mas tem um jogo a menos que a grande maioria dos seus adversários (tem jogo adiado contra o San-tos). Já o Atlético-PR, que perdeu o técnico Renato Gaúcho duran-te a semana e teve neste domingo a estreia de Antônio Lopes, é o pe-núltimo colocado, com apenas 18 pontos.

Apesar de converter quatro gols no adver-sário, o Grêmio não realizou uma partida surpreendente. O téc-nico Celso Roth conse-guiu fazer com que o elenco se encontrasse melhor, porém o mau desempenho do Atlé-tico-PR na estreia de Antônio Lopes contri-buiu para o bom ren-

dimento gremista.O primeiro gol sur-

giu aos 19 minutos de jogo. Num contra-ata-que, o Grêmio tocou a bola até ela sobrar para o argentino Escu-dero, que tocou rastei-ro para as redes.

O time da casa não encontrava dificulda-des, já que o visitante entrou em campo total-mente na defensiva. No primeiro tempo, Atléti-co-PR não fez nenhuma jogada que ameaçasse o goleiro Victor. Ape-nas aos 17 minutos do segundo tempo o time paranaense chutaria contra o gol gremista.

Aos 32 da primeira etapa, numa jogada bem trabalhada, Escu-dero rolou para André Lima, que converteu o segundo gol gremista. E mais estava por vir. Já no segundo tempo, o Grê-mio ampliou. Júlio César cruzou pela esquerda, a defesa do Atlético-PR afastou para a entrada da área e André Lima, bem colocado, domi-nou e chutou forte no canto: 3 a 0, aos 15.

Como se não bastasse, o equatoriano Guerrón, que recém havia entra-do no lugar de Wagner Diniz, calçou Júlio César dentro da área aos 20 minutos. O árbitro mar-cou pênalti, cobrado e convertido por André Lima: 4 a 0.

Grêmio goleou o Atlético-PR por 4 a O, na estreia de Antô-nio Lopes, e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento

Grêmio 4

Atlético-PR 0GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Saimon, Júlio César (Bruno Collaço); Fernando, Fábio Rochemba-ck, Marquinhos (Adilson), Douglas, Escudero; André Lima (Brandão). Técnico: Celso Roth

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Ma-noel, Fabrício, Fransérgio; Wágner Diniz (Guerrón), Deivid, Cleber Santana, Marcinho (Wendel Santos), Paulinho; Madson (Edgar), Pablo. Técnico: Antônio Lopes

Árbitro: Sálvio Spínola Filho (SP)Cartões amarelos: Edcarlos e André Lima (G); Guerrón, Pablo e Fabrício (A)Gols: Escudero, aos 19min, e André Lima, aos 32min do primeiro tempo; André Lima, aos 14min e aos 21min do segundo tempo

��

07_10 PODIO.indd 10-7 5/9/2011 00:30:51

Page 8: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ��������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

Flamengo cai, em casa, diante do Bahia

Diante da torcida, no Engenhão, o rubro-negro carioca foi derrotado por 3 a 1 e acumula seis jogos sem vitória

O Flamengo chegou ao seu sexto jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro. O time dirigido por Vander-lei Luxemburgo foi derrota-do pelo Bahia por 3 a 1 em partida disputada na tarde de ontem, no Engenhão. Com o resultado, a equi-pe rubro-negra segue no quinto lugar com 36 pontos ganhos enquanto o Bahia subiu para a 15ª posição, com 24 pontos ganhos.

A ausência de Ronaldinho Gaúcho fez o Flamengo per-der a criatividade nas joga-das de ataque. Thiago Neves não conseguiu dar ritmo ao time enquanto a dupla for-mada por Deivid e Jael não se entendeu em instante ne-nhum o que forçou Vander-lei a queimar todas as subs-tituições aos 15 minutos do segundo tempo. Já o Bahia mostrou tranquilidade para aproveitar as chances que

apareceram e os experien-tes jogadores da equipe de Salvador souberam prender a bola quando foi neces-sário. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Corinthians no Pacaembu enquanto o Bahia receberá o Grêmio em Pituaçu.

Aos 22 minutos, o Bahia marcou o primeiro gol da partida. Ricardinho cobrou escanteio pela esquerda, Fa-binho escorou de cabeça e o zagueiro Titi, inteiramente livre, bateu forte sem chan-ces para o goleiro Felipe.

O Flamengo pareceu não ter se abalado com o gol sofrido e continuou insistindo no ataque, prin-cipalmente com o lateral Leonardo Moura.

Aos 26 minutos, Fabinho derrubou Jaen na meia lua.Falta que Botinelli cobrou rasteiro mas a bola saiu, pas-sando bem perto da trave es-

querda de Tiago. A pressão continuava e os jogadores baianos faziam muitas faltas para impedir a penetração dos adversários.

Aos 29 minutos, o Flamen-go empatou. Renato Abreu cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o go-leiro Tiago que tinha saído

para o outro canto.Quando tudo indicava que

o time da casa chegaria ao se-gundo gol, o Bahia surpreen-deu a defesa rubro-negra e desempatou aos 33 minutos. O lateral Dodô tabelou com Souza, escapou da marcação de Willians e tocou entre as pernas de Felipe para anotar

o segundo gol.Novamente em desvanta-

gem, o time carioca se per-turbou e passou a encontrar muitas dificuldades para penetrar na defesa baiana porque Thiago Neves não fazia uma boa partida e a dupla de ataque formada por Jael e Deivid não con-seguia se entender.

E o Bahia acabou mar-cando o terceiro gol aos 45 minutos. Ricardinho cobrou falta colocando a bola na pe-quena área, Carlos Alberto desviou, Felipe salvou par-cialmente, Jale tentou tirar mas Souza pegou a sobra na linha da pequena área e mandou de cabeça para o fundo do gol.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem modificações. E o Flamengo criou sua primeira grande chance aos quatro minutos quando Thiago Neves co-

brou falta, Renato Abreu desviou e Tiago fez gran-de defesa, Logo depois, o ex-goleiro do Vasco voltou a fazer grande defesa aos oito minutos em chute de Júnior César.

Flamengo 1

Bahia 3FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura(Fierro), Gustavo, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Renato Abreu, Bottinelli(Negueba) e Thiago Neves; Jael e Deivid(Diego Maurício)Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BAHIA: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto(Diones); Reinaldo(Jones) e Souza(Júnior)Técnico: Eduardo Barrocas

Árbitro: Alício Pena Junior (MG)Gols: Flamengo: Renato Abreu aos 29 minutos do primeiro tempoBahia: Titi aos 22 minutos e Dodô aos 33 e Souza aos 45 minutos do primeiro tempo

Desperdício de pênalti resulta em empateO Palmeiras perdeu uma penalidade aos 45 minutos do segunto tempo e, com isso, ficou em 1 a 1 com o cruzeiro

gundo tempo, mas o Verdão apresentou uma postura di-ferente. Marcos Assunção arriscou de longe, a bola quicou e bateu no peito de Rafael. Pouco depois, os pal-meirenses pediram toque de mão de Marquinhos Paraná na área, mas o árbitro consi-derou a jogada normal.

Na cobrança de escanteio, a zaga cruzeirense afas-tou errado e a bola sobrou para Luan, que dominou no peito para bater, mas a bola desviou na zaga e passou na rede pelo lado de fora. O Palmeiras insistiu, e o técnico Emerson Ávila decidiu mudar o Cruzei-ro, colocando Keirrison na vaga de Roger. Felipão, por sua vez, tirou Patrik para apostar em Tinga.

A Raposa quase abriu o

placar na sequência, quan-do Montillo fez jogada indi-vidual pela intermediária e cruzou nas costas de Gabriel Silva, mas Anselmo Ramon finalizou raspando a trave. Na resposta, o time paulista marcou o gol. Aos 23, Fer-nandão rolou na área para Luan arrematar, exigindo defesa de Rafael. Mas o rebote ficou para o próprio Luan estufar as redes.

O Palmeiras seguiu em busca de mais um gol, mas não acabou castigado nos minutos finais, aos 40. Montillo pegou a bola na área, girou e chutou ras-teiro para estufar as redes. Nos acréscimos, depois de pênalti assinalado sobre João Vitor, Marcos Assun-çao bateu no meio do gol, e Rafael defendeu.

O Palmeiras não conse-guiu se recuperar no Cam-peonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no retorno do técnico Luiz Felipe Sco-lari ao banco de reservas, o Verdão cedeu o empate por 1 a 1 ao Cruzeiro, no estádio do Pacaembu. O time man-dante ainda teve a chance de triunfar nos acréscimos, mas Marcos Assunção des-perdiçou pênalti.

Ainda sem Kléber (lesio-nado) e Valdivia (na seleção chilena), o time alviverde Na primeira partida sem o técnico Joel Santana, que foi demitido para que Emerson Ávila assumisse, a Raposa assegurou um ponto.

Luan abriu o placar, mas Montillo empatou o jogo. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 33 pontos, en-quanto o Cruzeiro tem 28.

As duas equipes voltam a campo no feriado de 7 de setembro, na quarta-feira. Enquanto o Verdão vai à Arena da Baixada para en-carar o Atlético-PR, a Rapo-sa recebe o Fluminense na Arena do Jacaré.

O Palmeiras começou a partida segurando mais a bola na frente, enquanto o Cruzeiro se fechou para armar contragolpes. Mas, diante da forte marcação celeste, o Verdão arriscou primeiro de longe, em chu-

te de Márcio Araújo, que passou perto da meta do goleiro Rafael.

Mesmo com mais disposi-ção em buscar o ataque, o time mandante encontrou dificuldades para levar pe-rigo e só voltou a ameaçar aos 17 minutos, quando Vi-nícius recebeu cruzamento e escorou de cabeça para Fernandão, que emendou de primeira para as redes. Porém, o árbitro Leandro Vuaden assinalou impedi-mento no início da jogada e não validou o tento.

A forte marcação no meio-

campo deixou o jogo com menos emoção. Fernandão ainda arriscou de fora da área, ignorando pedido de passe de Marcos Assunção, e errou o alvo. O Cruzeiro, por sua vez, seguiu eficiente para interceptar as jogadas palmeirenses mais próximas da área.

Aos poucos, a Raposa passou a se lançar mais ao ataque. Em jogada indivi-dual pela direita, Montillo cruzou na pequena área, onde Anselmo Ramon se an-tecipou a Marcos e Maurí-cio Ramos, finalizando para fora. Pouco depois, Roger enganou a defesa alviver-de com um movimento de corpo, mas bateu fraco, nas mãos de Marcos.

Os dois times voltaram sem alterações para o se-

�������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Sem Ronaldinho Gaúcho, na Seleção, sozinho, Thiago Neves não conseguiu coman-dar a equipe do Fla

�����������������

CRUZEIRO 1 Palmeiras - Marcos; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik (Tin-ga): Luan, Vinícius (João Vitor) e Fernandão (Ricardo Bueno)Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cruzeiro - Rafael; Marquinhos Paraná, Léo, Naldo e Gabriel Araújo (Sebá); Leandro Guer-reiro, Charles, Gilberto e Roger (Keirrison); Montillo e Anselmo Ramon (Bobô)Técnico: Emerson Ávila

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)Data: 4 de setembro de 2011, domingoHorário: 16 horas (de Brasília)Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)Público: 10.345 pagantesRenda: R$ 313.327,00GOLS: Palmeiras: Luan, aos 23 minutos do segundo tempoCruzeiro: Montillo, aos 40 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS 1

Sem Kléber e Valdívia, o Palmeiras iniciou bem a partida, com gol, mas permitiu a reação da Raposa

08_09 PODIO.indd 8-9 5/9/2011 00:31:21

Page 9: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ��������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

Flamengo cai, em casa, diante do Bahia

Diante da torcida, no Engenhão, o rubro-negro carioca foi derrotado por 3 a 1 e acumula seis jogos sem vitória

O Flamengo chegou ao seu sexto jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro. O time dirigido por Vander-lei Luxemburgo foi derrota-do pelo Bahia por 3 a 1 em partida disputada na tarde de ontem, no Engenhão. Com o resultado, a equi-pe rubro-negra segue no quinto lugar com 36 pontos ganhos enquanto o Bahia subiu para a 15ª posição, com 24 pontos ganhos.

A ausência de Ronaldinho Gaúcho fez o Flamengo per-der a criatividade nas joga-das de ataque. Thiago Neves não conseguiu dar ritmo ao time enquanto a dupla for-mada por Deivid e Jael não se entendeu em instante ne-nhum o que forçou Vander-lei a queimar todas as subs-tituições aos 15 minutos do segundo tempo. Já o Bahia mostrou tranquilidade para aproveitar as chances que

apareceram e os experien-tes jogadores da equipe de Salvador souberam prender a bola quando foi neces-sário. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Corinthians no Pacaembu enquanto o Bahia receberá o Grêmio em Pituaçu.

Aos 22 minutos, o Bahia marcou o primeiro gol da partida. Ricardinho cobrou escanteio pela esquerda, Fa-binho escorou de cabeça e o zagueiro Titi, inteiramente livre, bateu forte sem chan-ces para o goleiro Felipe.

O Flamengo pareceu não ter se abalado com o gol sofrido e continuou insistindo no ataque, prin-cipalmente com o lateral Leonardo Moura.

Aos 26 minutos, Fabinho derrubou Jaen na meia lua.Falta que Botinelli cobrou rasteiro mas a bola saiu, pas-sando bem perto da trave es-

querda de Tiago. A pressão continuava e os jogadores baianos faziam muitas faltas para impedir a penetração dos adversários.

Aos 29 minutos, o Flamen-go empatou. Renato Abreu cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou o go-leiro Tiago que tinha saído

para o outro canto.Quando tudo indicava que

o time da casa chegaria ao se-gundo gol, o Bahia surpreen-deu a defesa rubro-negra e desempatou aos 33 minutos. O lateral Dodô tabelou com Souza, escapou da marcação de Willians e tocou entre as pernas de Felipe para anotar

o segundo gol.Novamente em desvanta-

gem, o time carioca se per-turbou e passou a encontrar muitas dificuldades para penetrar na defesa baiana porque Thiago Neves não fazia uma boa partida e a dupla de ataque formada por Jael e Deivid não con-seguia se entender.

E o Bahia acabou mar-cando o terceiro gol aos 45 minutos. Ricardinho cobrou falta colocando a bola na pe-quena área, Carlos Alberto desviou, Felipe salvou par-cialmente, Jale tentou tirar mas Souza pegou a sobra na linha da pequena área e mandou de cabeça para o fundo do gol.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem modificações. E o Flamengo criou sua primeira grande chance aos quatro minutos quando Thiago Neves co-

brou falta, Renato Abreu desviou e Tiago fez gran-de defesa, Logo depois, o ex-goleiro do Vasco voltou a fazer grande defesa aos oito minutos em chute de Júnior César.

Flamengo 1

Bahia 3FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura(Fierro), Gustavo, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Renato Abreu, Bottinelli(Negueba) e Thiago Neves; Jael e Deivid(Diego Maurício)Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BAHIA: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto(Diones); Reinaldo(Jones) e Souza(Júnior)Técnico: Eduardo Barrocas

Árbitro: Alício Pena Junior (MG)Gols: Flamengo: Renato Abreu aos 29 minutos do primeiro tempoBahia: Titi aos 22 minutos e Dodô aos 33 e Souza aos 45 minutos do primeiro tempo

Desperdício de pênalti resulta em empateO Palmeiras perdeu uma penalidade aos 45 minutos do segunto tempo e, com isso, ficou em 1 a 1 com o cruzeiro

gundo tempo, mas o Verdão apresentou uma postura di-ferente. Marcos Assunção arriscou de longe, a bola quicou e bateu no peito de Rafael. Pouco depois, os pal-meirenses pediram toque de mão de Marquinhos Paraná na área, mas o árbitro consi-derou a jogada normal.

Na cobrança de escanteio, a zaga cruzeirense afas-tou errado e a bola sobrou para Luan, que dominou no peito para bater, mas a bola desviou na zaga e passou na rede pelo lado de fora. O Palmeiras insistiu, e o técnico Emerson Ávila decidiu mudar o Cruzei-ro, colocando Keirrison na vaga de Roger. Felipão, por sua vez, tirou Patrik para apostar em Tinga.

A Raposa quase abriu o

placar na sequência, quan-do Montillo fez jogada indi-vidual pela intermediária e cruzou nas costas de Gabriel Silva, mas Anselmo Ramon finalizou raspando a trave. Na resposta, o time paulista marcou o gol. Aos 23, Fer-nandão rolou na área para Luan arrematar, exigindo defesa de Rafael. Mas o rebote ficou para o próprio Luan estufar as redes.

O Palmeiras seguiu em busca de mais um gol, mas não acabou castigado nos minutos finais, aos 40. Montillo pegou a bola na área, girou e chutou ras-teiro para estufar as redes. Nos acréscimos, depois de pênalti assinalado sobre João Vitor, Marcos Assun-çao bateu no meio do gol, e Rafael defendeu.

O Palmeiras não conse-guiu se recuperar no Cam-peonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, no retorno do técnico Luiz Felipe Sco-lari ao banco de reservas, o Verdão cedeu o empate por 1 a 1 ao Cruzeiro, no estádio do Pacaembu. O time man-dante ainda teve a chance de triunfar nos acréscimos, mas Marcos Assunção des-perdiçou pênalti.

Ainda sem Kléber (lesio-nado) e Valdivia (na seleção chilena), o time alviverde Na primeira partida sem o técnico Joel Santana, que foi demitido para que Emerson Ávila assumisse, a Raposa assegurou um ponto.

Luan abriu o placar, mas Montillo empatou o jogo. Com o resultado, o Palmeiras chegou aos 33 pontos, en-quanto o Cruzeiro tem 28.

As duas equipes voltam a campo no feriado de 7 de setembro, na quarta-feira. Enquanto o Verdão vai à Arena da Baixada para en-carar o Atlético-PR, a Rapo-sa recebe o Fluminense na Arena do Jacaré.

O Palmeiras começou a partida segurando mais a bola na frente, enquanto o Cruzeiro se fechou para armar contragolpes. Mas, diante da forte marcação celeste, o Verdão arriscou primeiro de longe, em chu-

te de Márcio Araújo, que passou perto da meta do goleiro Rafael.

Mesmo com mais disposi-ção em buscar o ataque, o time mandante encontrou dificuldades para levar pe-rigo e só voltou a ameaçar aos 17 minutos, quando Vi-nícius recebeu cruzamento e escorou de cabeça para Fernandão, que emendou de primeira para as redes. Porém, o árbitro Leandro Vuaden assinalou impedi-mento no início da jogada e não validou o tento.

A forte marcação no meio-

campo deixou o jogo com menos emoção. Fernandão ainda arriscou de fora da área, ignorando pedido de passe de Marcos Assunção, e errou o alvo. O Cruzeiro, por sua vez, seguiu eficiente para interceptar as jogadas palmeirenses mais próximas da área.

Aos poucos, a Raposa passou a se lançar mais ao ataque. Em jogada indivi-dual pela direita, Montillo cruzou na pequena área, onde Anselmo Ramon se an-tecipou a Marcos e Maurí-cio Ramos, finalizando para fora. Pouco depois, Roger enganou a defesa alviver-de com um movimento de corpo, mas bateu fraco, nas mãos de Marcos.

Os dois times voltaram sem alterações para o se-

�������������������

��������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Sem Ronaldinho Gaúcho, na Seleção, sozinho, Thiago Neves não conseguiu coman-dar a equipe do Fla

�����������������

CRUZEIRO 1 Palmeiras - Marcos; Cicinho, Henrique, Maurício Ramos e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik (Tin-ga): Luan, Vinícius (João Vitor) e Fernandão (Ricardo Bueno)Técnico: Luiz Felipe Scolari

Cruzeiro - Rafael; Marquinhos Paraná, Léo, Naldo e Gabriel Araújo (Sebá); Leandro Guer-reiro, Charles, Gilberto e Roger (Keirrison); Montillo e Anselmo Ramon (Bobô)Técnico: Emerson Ávila

Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)Data: 4 de setembro de 2011, domingoHorário: 16 horas (de Brasília)Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)Público: 10.345 pagantesRenda: R$ 313.327,00GOLS: Palmeiras: Luan, aos 23 minutos do segundo tempoCruzeiro: Montillo, aos 40 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS 1

Sem Kléber e Valdívia, o Palmeiras iniciou bem a partida, com gol, mas permitiu a reação da Raposa

08_09 PODIO.indd 8-9 5/9/2011 00:31:21

Page 10: Pódio - 05 de setembro de 2011

�� ��������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

O Vasco desperdiçou on-tem a chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, passou vexame ao ser goleado pelo lanterna da competição, o América-MG, que fez 4 a 1 no time carioca jogando na Arena do Jacaré, em Sete La-goas (MG), pela 21ª rodada. André Dias, que marcou duas vezes, Kempes e Marcos Rocha anotaram os gols do Coelho, enquanto Juninho Pernambu-cano descontou para o Vasco.

Assim, o Vasco parou nos 38 pontos, caindo para terceiro lu-gar, atrás do São Paulo no saldo de gols. Já o líder Corinthians, que também perdeu ontem, tem 40 pontos. Do outro lado, o América-MG, que não vencia há cinco jogos, chegou aos 17 pontos e ainda não conseguiu deixar a lanterna.

Sem o técnico Ricardo Go-mes, que segue internado em estado gravo em um hospital do Rio após sofrer um acidente vascular encefálico durante o clássico do domingo anterior com o Flamengo, o Vasco não soube aproveitar sua supe-rioridade técnica, deixando o América-MG jogar com liber-dade na frente.

Na sequência do Campeo-nato Brasileiro, o América-MG vai visitar o Internacional, no Beira Rio, na quarta-feira, às 16h, feriado da independên-

diante do lanternaO cruz-maltino foi goleado por 4 a 1 e, com isso, caiu da 2ª para a 3ª posição na tabela do Brasileirão

cia do Brasil. Já o Vasco, que fica com 38 pontos, vai medir forças contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, no es-tádio São Januário.

Atuando em casa e preci-sando desesperadamente da vitória, o América-MG come-çou a partida com uma postura agressiva. Pelo Coelho, aos 19 minutos, depois de cruzamen-to da direita, o avante André Dias, apareceu como um raio atrás da defesa vascaína e abriu o placar na Arena do Jacaré. Sem dar tempo para come-moração da equipe americana,

no minuto seguinte, Juninho Pernambucano cobrou falta com perfeição para igualar o placar. O árbitro Sandro Meira Ricci paralisou a partida, aos 26 minutos, para que os atle-tas pudessem beber água, em função do calor excessivo.

Aos 41, o lateral Fagner em-purrou o atacante André Dias dentro da área, o árbitro San-dro Meira Ricci não titubeou e marcou o pênalti. Kempes marcou: 2 a 1 América.

Depois de um contra-ataque em velocidade, aos 13 minutos do segundo tempo, o lateral di-

reito Marcos Rocha saiu na cara do gol e tocou por cobertura, na saída de Fernando Prass, para ampliar o placar. Com o placar dilatado, o Coelho pas-sou a exercer marcação atrás da linha da bola, aguardando uma chance de matar o jogo, e confirmar a reação da equi-pe no Campeonato Brasileiro. Isso quase aconteceu aos 27 minutos. Aos 40, o América-MG consolidou a goleada com o atacante André Dias, que acertou um belo chute com a canhota, anotando seu segun-do gol na partida.

América-MG 4

Vasco 1

América-MG: Neneca; Otávio, Micão e William Rocha; Marcos Rocha, Dudu (Leandro Ferreira), Amaral, Ulisses (Rodriguinho) e Gilson; Kempes (Léo) e André Dias. Técnico: Givanildo Oliveira

Vasco: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Victor Ramos e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano (Fellipe Bastos) e Diego Souza (Bernardo); Éder Luís e Élton. Técnico: Cristovão Borges

Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)Gols: América-MG: André Dias, aos 19 e Kempes, aos 42 minutos do primeiro tempo; Marcos Rocha, aos 13 e André Dias, aos 40 minutos do segundo tempoVasco: Juninho Pernambucano, aos 21 minutos do primeiro tempo

��

Três vezes André Lima

Com três gols do atacante André Lima, o Grêmio fez a festa da torcida e goleou o Atlé-tico-PR por 4 a 0, ontem, no Estádio Olímpico, em partida válida pela 21ª rodada do Brasileirão. O resultado confirma o bom desempenho do time gaúcho quando joga como mandante: esta foi a terceira vitória seguida em Porto Ale-gre - o problema é atuar fora de casam, onde só somou cinco pontos na competição.

Neste contraste, o Grêmio soma 24 pon-tos no Brasileirão, ain-da perto da zona de rebaixamento, mas tem um jogo a menos que a grande maioria dos seus adversários (tem jogo adiado contra o San-tos). Já o Atlético-PR, que perdeu o técnico Renato Gaúcho duran-te a semana e teve neste domingo a estreia de Antônio Lopes, é o pe-núltimo colocado, com apenas 18 pontos.

Apesar de converter quatro gols no adver-sário, o Grêmio não realizou uma partida surpreendente. O téc-nico Celso Roth conse-guiu fazer com que o elenco se encontrasse melhor, porém o mau desempenho do Atlé-tico-PR na estreia de Antônio Lopes contri-buiu para o bom ren-

dimento gremista.O primeiro gol sur-

giu aos 19 minutos de jogo. Num contra-ata-que, o Grêmio tocou a bola até ela sobrar para o argentino Escu-dero, que tocou rastei-ro para as redes.

O time da casa não encontrava dificulda-des, já que o visitante entrou em campo total-mente na defensiva. No primeiro tempo, Atléti-co-PR não fez nenhuma jogada que ameaçasse o goleiro Victor. Ape-nas aos 17 minutos do segundo tempo o time paranaense chutaria contra o gol gremista.

Aos 32 da primeira etapa, numa jogada bem trabalhada, Escu-dero rolou para André Lima, que converteu o segundo gol gremista. E mais estava por vir. Já no segundo tempo, o Grê-mio ampliou. Júlio César cruzou pela esquerda, a defesa do Atlético-PR afastou para a entrada da área e André Lima, bem colocado, domi-nou e chutou forte no canto: 3 a 0, aos 15.

Como se não bastasse, o equatoriano Guerrón, que recém havia entra-do no lugar de Wagner Diniz, calçou Júlio César dentro da área aos 20 minutos. O árbitro mar-cou pênalti, cobrado e convertido por André Lima: 4 a 0.

Grêmio goleou o Atlético-PR por 4 a O, na estreia de Antô-nio Lopes, e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento

Grêmio 4

Atlético-PR 0GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Saimon, Júlio César (Bruno Collaço); Fernando, Fábio Rochemba-ck, Marquinhos (Adilson), Douglas, Escudero; André Lima (Brandão). Técnico: Celso Roth

ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Ma-noel, Fabrício, Fransérgio; Wágner Diniz (Guerrón), Deivid, Cleber Santana, Marcinho (Wendel Santos), Paulinho; Madson (Edgar), Pablo. Técnico: Antônio Lopes

Árbitro: Sálvio Spínola Filho (SP)Cartões amarelos: Edcarlos e André Lima (G); Guerrón, Pablo e Fabrício (A)Gols: Escudero, aos 19min, e André Lima, aos 32min do primeiro tempo; André Lima, aos 14min e aos 21min do segundo tempo

��

07_10 PODIO.indd 10-7 5/9/2011 00:30:51

Page 11: Pódio - 05 de setembro de 2011

�������������������������������������������������������������� ��

A equipe gaúcha saiu atrás no placar e conseguiu apenas ficar no 1 a 1 com o Ceará, em Fortaleza, no último jogo do domingo

INTER EMPATA no sufoco com o Ceará

O internacional suou para alcançar um empate por 1 a 1 com o Ceará, resultado que o mantém longe da zona que dá vaga na Libertadores. O Colorado termina a 21ª rodada com 29 pontos, em décimo lugar, por ter menos vitórias que Coritiba e Figueirense, os quais somam a mesma pontu-ação. Com o placar, os gaúchos perderam a oportunidade de se aproximar do Flamengo, último na faixa que classifica para a Libertadores e que es-tacionou nos 36 pontos.

O Ceará, por sua vez, parou no 13º lugar, agora com 26 pontos, ainda sem estar fir-me na parte da tabela que garante parti-cipação na pró-xima Copa Sul-Americana. E os nordestinos poderiam sonhar com mais, já que abriram o placar ontem aos 35 minutos do primeiro tempo, com Washington. Mas Jô aproveitou vacilo logo na saída de bola do Vovô no se-gundo para empatar.

Na quarta-feira, os dois times tentam engatar no Campeo-nato Brasileiro. O Alvinegro de Fortaleza vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo às 16 horas (de Brasília), no Enge-nhão. Já os colorados voltam a atuar em casa no mesmo horário diante do América-

MG, dono da pior campanha da competição.

O Ceará entrou em campo disposto a fazer a pressão que o caracteriza quando atua como mandante. E do jeito que gos-ta: pelas laterais. Logo a dois minutos, o goleiro Muriel teve que trabalhar para evitar que uma cabeçada de Washington após cruzamento de Vicente da esquerda entrasse nas redes.

Aos 34 minutos, o zagueiro Moledo teve que fazer falta para parar Osvaldo. A infra-ção, entretanto, foi cometi-da dentro da área, caracteri-

zando pênalti que Washing-ton converteu para colocar o Ceará em van-tagem no pla-car. Condição c o n s e g u i d a também por-

que o goleiro Diego segurava os arremates de fora da área dos visitantes.

Enquanto o Internacional ainda tentava entender uma forma de poder atuar no cam-po adversário, Washington ain-da acertou a trave antes do intervalo. O Ceará, contudo, estava tão bem que vacilou logo na saída de bola para o segundo tempo. Enrico tocou para trás e Jô usou sua força fí-sica para invadir a área, driblar Fabrício e empatar antes de o relógio marcar um minuto do segundo tempo da partida.

Corinthians perde chance de disparar

Apesar da derrota, por 1 a 0 para o Coritiba, o Timão contou com os tropeços dos concorrentes e se mantém na ponta do Brasileirão

A rodada deste domingo do Campeonato Brasileiro parecia perfeita para o líder Corin-thians: os concorrentes Vasco e Flamengo perderam para América-MG e Bahia, respec-tivamente. No Couto Pereira, no entanto, a equipe dirigida por Tite não fez a sua parte e acabou batida por 1 a 0 pelo Coritiba, que vinha de derrota para o Atlético-GO. O gol foi marcado por Jonas, de cabeça, no segundo tempo.

O Corinthians manteve a li-derança do Campeonato Brasi-leiro apesar do tropeço, ainda com 40 pontos ganhos. O São Paulo é o novo segundo coloca-do (com 38), seguido por Vasco (também 38), Botafogo (37 e um jogo a menos) e Flamengo

(36). Por sua vez, o Coritiba avançou para 29 pontos.

Corinthians e Coritiba en-frentarão equipes cariocas, que estão na disputa pelo tí-tulo, na quinta-feira. O clube paulista joga com o Flamengo, no Pacaembu, enquanto o pa-ranaense irá a São Januário para jogar contra o Vasco.

Aos nove minutos, o Coritiba teve chance com o meia Rafi-nha. Ele aproveitou uma dispu-ta de bola com Paulinho para cair na área e pedir pênalti. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir.

A torcida do Coritiba, en-tão, passou a se irritar com a arbitragem. “Vergonha! Ver-gonha! Vergonha!”, gritou o público, após algumas marca-

ções a favor do Corinthians. Os jogadores do time da casa se deixaram contagiar pelo clima. Em um curto espaço de tem-po, Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léo Gago e Lucas Mendes foram punidos com o cartão amarelo.

O Corinthians tentou apro-veitar a instabilidade emocio-nal do Coxa. Aos 27 minutos, Emerson recebeu assistência de Willian e finalizou. O golei-ro Vanderlei vibrou bastante quando a bola foi para fora, rente à meta. Aos 37, ele se esti-cou e espalmou uma cobrança de falta do zagueiro Chicão. O técnico Tite se entusiasmou com o bom momento que re-clamou (e foi advertido) do excesso de faltas no jogo.

Aos 27 minutos do segundo tempo, o gol. Rafinha gingou na esquerda e cruzou na área, onde Everton Costa escorou de cabeça. Jonas completou, também pelo alto, para as re-des. Festa no Couto Pereira. Pouco depois, um leve susto: Tcheco deslocou o dedo médio da mão esquerda, em cena impressionante, porém voltou a campo.

As últimas cartadas de Tite para foram as entradas do meia Morais e do jovem atacante Taubaté nas vagas de Moradei e Jorge Henrique. O máximo que o Corinthians conseguiu antes do apito final foi acertar a bola na trave duas vezes, com chutes de Alex, aos 41 e aos 46 minutos.

Coritiba 1

Corinthians 0

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Emer-son, Jéci e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Léo Gago (Everton Costa), Tcheco e Rafinha; Marcos Aurélio (Willian) e Anderson Aquino (Caio). Técnico: Marcelo Oliveira

CORINTHIANS: Julio Cesar; Ales-sandro, Chicão, Leandro Castán e Ramon; Moradei (Morais), Paulinho e Danilo (Alex); Jorge Henrique (Taubaté), Emerson e Willian. Técnico: Tite

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)Cartões amarelos: Anderson Aquino, Leandro Donizete, Léo Gago, Lucas Mendes, Emerson (Coritiba); Chicão, Willian (Corinthians)Gols: CORITIBA: Jonas, aos 27 minu-tos do segundo tempo

����������������

�������������������������������������������������������������

O empate deixou o Inter em 10º lugar e, a equipe cearense, na 13ª posição na tabela Ceará 1

Internacional 1

Ceará: Diego; Patrick, Fabrício, Erivelton e Vicente; Heleno, Michel, Eusébio (Edmilson) e Enrico (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington. Técnico: Vagner Mancini

Ceará: Muriel; Nei, Rodrigo Mole-do, Juan e Kleber; Elton, Guiñazu (Sandro Silva), Andrezinho e Oscar (Alex); Dellatorre (Ilsinho) e Jô. Técnico: Dorival Júnior

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)Gols: Ceará: Washington (pênalti), aos 35 minutos do primeiro tempoInter: Jô, a um minuto do segundo tempo

������������������

06_11 PODIO.indd 6-11 5/9/2011 00:30:35

Page 12: Pódio - 05 de setembro de 2011

������������������������������������������������������������� �����������������

������������������������������������������ ���������������������������������������������������������������� �����������������

�������������������������������������������� �

“Time de guerreiros” vence de virada

O “time de guerreiros” voltou. O rótulo dado pelos torcedores do Fluminense na campanha que evitou o rebaixamento em 2009 se encaixou perfeitamente na atuação do time no sábado (2) à noite. O Tricolor perdia por 2 a 0 para o Atlético-GO até os 36 minutos do segundo tempo, quando iniciou uma reação heróica, alcançando a virada por 3 a 2 e deixando o gramado do Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ) com a vitória. Rafael Sobis (2) e Rafael Moura, que chegou a perder um pênalti, foram os autores dos gols que levaram os cariocas aos 31 pontos, na sétima colocação.

Do outro lado do campo, além da decepção de perder um jogo que parecia ga-nho, o Dragão viu sua série de vitórias consecutivas ser interrompida quando ele ten-tava o sexto triunfo. Os gols do Atlético goianiense foram marcados por Bida e pelo

goleiro Márcio, de pênalti. Apesar disso, não foram sufi-cientes para fazer o time, que tem 28 pontos, andar na tabe-la de classificação. Os goianos estão em nono lugar.

FLUMINENSE 3

ATLÉTICO-GO 2

FLUMINENSE-Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Digão e Marqui-nho; Edinho, Diogo (Fernando Bob), Souza (Martinuccio) e Lan-zini; Ciro (Rafael Sobis) e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga

ATLÉTICO GO- Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Bida, Joílson (Renato Augusto) e Vítor Júnior (Thiaguinho); Juninho (Diogo Campos) e Anselmo. Técnico: Hélio dos Anjos

Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h(de Brasília)Árbitro: Celio Amorim (SC)Gols: Fluminense: Rafael Sobis aos 36 e aos 42 e Rafael Moura aos 45 minutos do 2º Tempo. Atlético-GO: Bida aos 11 minutos do 1º Tempo e Márcio aos 17 minutos do 2º Tempo

Galo ganha a segunda seguida no Brasileiro

Os torcedores atletica-nos que compareceram no sábado (2), na Arena do Jaca-ré, em Sete Lagoas, saíram do estádio satisfeitos pela atua-ção da equipe, que venceu o Avaí 2 a 0, e somou mais três pontos na luta contra o rebaixamento. Com o resul-tado, o Atlético-MG chega a 21 pontos e deixa tempora-riamente a incômoda zona da degola, onde se encontra os catarinenses, com vinte pontos. Os gols da vitória alvinegra foram anotados por Arlan, que marcou gol contra, depois de jogada de Neto Berola pela direita e pelo meia-atacante, Daniel Carvalho, que marcou pela primeira vez na atual edição do Campeonato Brasileiro.

ATLÉTICO-MG 2

AVAÍ 0

ATLÉTICO-MG-Renan Ribeiro, Mancini, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Fillipe Soutto, Daniel Carvalho e Bernard (Tri-guinho); Neto Berola (Guilherme) e André (Magno Alves). Técnico: Cuca

AVAÍ- Felipe, Arlan, Gustavo Bastos, Dirceu e Romano; Diogo Orlando (Dinélson), Acleisson, Pe-dro Ken e Lincoln (Caíque); Rafael Coelho (Cléverson) e Robinho. Técnico: Toninho CecílioArena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h (de Brasília)Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)Renda: R$ 48.230,50Público: 9.761 pagantesGols: Arlan, contra, aos 28 minutos do 1º Tempo e Daniel Carvalho aos 34 minutos do 2º Tempo

São Paulo se supera

fora de casaCom 12 desfalques, time do Morumbi voltou a vencer após cinco rodadas. O time paulista derrotou o Figueirense por 2 a 1

FIGUEIRENSE 1

SÃO PAULO 2

FIGUEIRENSE-Wilson, Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Jonatas, Maicon (Leandro Chaves (Somália) e Elias; Júlio Cesar e Wellington Nem (Fernandes). Técnico: Joel Santana

SÃO PAULO- Rogério Ceni, João Filipe, Xandão, Rhodolfo e Henrique Miranda (Luiz Eduardo); Rodrigo Caio, Carlinhos Paraíba, Casemiro e Cícero; Henrique (Rivaldo) e Willian José (Bruno). Técnico: Adilson BatistaEstádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)Data: 3 de setembro de 2011 (Sábado)Horário: 18h(de Brasília)Árbitro: Francisco Assis de Almeida Filho (CE)Gols: Figueirense: João Paulo aos 3 minutos do 2º Tempo. São Paulo: Cícero aos 42 minutos do 1º Tempo e Rivaldo aos 14 minutos do 2º Tempo

Time pressionado, com 12 desfalques, cinco reservas em campo e banco incompleto. O São Paulo tinha tudo para ampliar no sábado o seu jejum de vitórias neste Brasileiro.

Mas, apesar de pressionado pelo Figueirense durante boa parte do jogo, alcançou um im-provável triunfo, seu primeiro em seis rodadas.

Resultado que alivia um pouco a pressão sobre o contestado técnico Adilson Batista. Com a vitória, o time termina o fim de semana na vice-liderança, a dois pontos do primeiro do Corinthians.

Sem Lucas, Piris, Juan, Jean, Wellington, Dagoberto e mais seis, o São Paulo escalou um time desfigurado.

O zagueiro João Filipe foi lateral direito, o menino Ro-drigo Caio atuou como volante titular, Henrique e Willian José formaram o ataque. E o time nem conseguiu completar o banco de reservas.

Com tantos problemas, era difícil acreditar que a mistura renderia mais três pontos.

O time visitante demorou 39 minutos para chegar ao gol adversário pela primeira vez. E Casemiro, quando teve a rara oportunidade, deu um chute mascado e todo torto. Mas, na jogada aérea, o São Paulo conseguiu surpreender. Após cobrança de falta pela esquerda, a bola resvalou em Cícero e foi empurrada para dentro por João Paulo, capi-tão do Figueirense.

Rivaldo, que apesar de tan-tos desfalques começou no banco, substituiu Henrique no intervalo. A intenção da substituição era bem clara: ficar mais com a bola no pé e administrar a vantagem.

Só que em três minutos a vitória parcial são-paulina se es-farelou. Depois de escanteio, o ataque do Figueirense ganhou pelo alto, e João Paulo, caindo, empatou o jogo.

O time paulista continuou acuado atrás e, aos 14 minutos, Rivaldo recebeu passe dentro da área, esperou Wilson cair e tocou por cima. Foi o suficiente para ampliar o placar: 2 a 1.

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

���������������������������

brasileiros, apenas com atletas que atuam no país, fazem dois amistosos com a Argentina.

Tentando se manter alheio a essas especulações, Mano Me-nezes considera fundamental o teste contra os ganeses. Para ele toda a chance de colocar a Seleção Brasileira em campo é bem vinda.

“Nós vamos colocar em cam-po uma Seleção Brasileira que nunca jogou junta, com quatro alterações em relação ao jogo contra a Alemanha e por isso é sempre fundamental ver como a equipe vai se comportar. Toda oportunidade de jogar é funda-mental para a continuidade do trabalho e na preparação para a Copa do Mundo, o nosso gran-

de objetivo”, disse Mano.A Seleção Brasileira vem

modificada e com alterações realmente importantes. A prin-cipal delas é a volta do meia Ronaldinho Gaúcho, que atra-vessa um grande momento no Flamengo. Ele vai formar um quarteto ofensivo ao lado dos santistas Paulo Henrique Ganso e Neymar e do artilheiro Lean-dro Damião do Internacional.

Na defesa a grande atração é o lateral esquerdo Marcelo, que volta após polêmica que indicava que o atleta do Real Madrid não tinha o menor in-teresse em defender a camisa canarinho. Ele garante que são apenas boatos e que vai aproveitar este duelo para se

firmar no grupo que vai seguir rumo ao Mundial.

“Venho neste momento que-rendo ajudar a Seleção. Estou trabalhando forte no meu clube e espero ganhar espaço aqui também. Sempre que vim para a Seleção foi com o pen-samento de jogar e me firmar de vez. Agora, não é diferente, estou trabalhando forte para isso. Esse jogo contra Gana será muito importante para isso”, disse Marcelo.

Ao contrário do Brasil, Gana, comandada pelo técnico sérvio Goran Stevanovic, vive um bom momento. O time lidera o Gru-po I das Eliminatórias para a Copa Africana de Nações com 13 pontos, após bater Suazilân-dia por 2 a 0. Mas o treinador sabe a importância do jogo desta segunda-feira e valoriza o oponente.

“Enfrentar a Seleção Bra-sileira é sempre uma grande oportunidade de conhecer a nossa capacidade e ver como o trabalho está se desenvol-vendo. Independentemente do momento vivido pelo Bra-sil, um time com peças como Ronaldinho Gaúcho, Daniel

Alves e Neymar não pode ser desprezada ou minimizado”, afirmou o treinador do escre-te africano.

No time que vai enfrentar o Brasil as principais atrações são o meia Sulley Muntari, da Inter de Milão, e o atacante Asamoah Gyan, do Sunderland, da Inglaterra. O desfalque mais sentido fica por conta do meia Michael Essien, do Chelsea, que se recupera de uma séria lesão no joelho esquerdo.

Além de Ronaldinho Gaúcho, o volante Fernandinho é a outra novidade da seleção

�����������

���������������������������

Os últimos meses foram complicados para a Seleção Brasileira. A oportunidade de uma reação, porém, começa hoje, às 15h45 (de Brasília), quando o time canarinho en-cara Gana em amistoso no Craven Cottage Stadium, em Londres, na Inglaterra. O due-lo não é contra uma equipe de ponta do futebol mundial. Os ganeses aparecem apenas na 36ª posição no Ranking da Fifa, onde o Brasil é o sexto colo-cado, em queda livre. Mas um triunfo é fundamental para dar tranquilidade ao técnico Mano Menezes.

Desde que Mano assumiu o comando da Seleção Brasileira que o time não consegue ga-nhar equipes de ponta. Perdeu por 1 a 0 amistosos para Argen-tina e França, empatou sem gols com a Holanda e caiu por 3 a 2 para a Alemanha, no último amistoso. Na única competição oficial o Brasil foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, para o Paraguai. Há quem diga que o mês de setembro pode ser decisivo para a continuidade do trabalho de Mano. Após esse duelo contra os africanos, os

BRASIL

GANA

BRASIL-Julio Cesar, Daniel Alves, Lucio, Thiago Silva e Mar-celo; Lucas Leiva, Fernandinho e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Leandro Damião e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Mano Menezes

GANA- Ernest Sowah, John Boye, Lee Addy, Isaac Vorsah e Daniel Opare; Emmanuel Agye-mang-Badu, Kwadwo Asamoah, André Ayew e Sulley Muntari; Jordan Ayew e Asamoah Gyan. Técnico: Goran Stevanovic

Local: Craven Cottage Stadium, em Londres (Inglaterra)Data: 5 de setembro de 2011 (Segun-da-feira)Horário: 15h45 (de Brasília)Árbitro: Não divulgado pela organi-zação

Hora de

Com Ronaldinho Gaúcho e outras novidades, a Seleção Brasileira tenta convencer diante de Gana, após os últimos fracassos

reagir

�������������������������

05_12 PODIO.indd 12-5 5/9/2011 00:30:09

Page 13: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ���������������������������������������������������������������

SANTOS nega venda de Neymar ao Barça A diretoria do clube divulgou

nota desmentindo a possível transferência do jogador

A notícia de que o ata-cante Neymar teria acertado a transferência para o Bar-celona, divulgada no sábado pelo Jornal da Tarde, foi iro-nizada pelo presidente san-tista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. O cartola reafirmou que o jovem jogador vem despertando interesse de inúmeros clubes, mas que não deseja fechar nenhum negócio no momento.

“Proposta tem a cada meia hora, até o Radium de Moco-ca nos procura pelo Neymar”, disse Luis Alvaro à rádio Jo-vem Pan. “Somos procura-dos todos os dias, mas não penso em vender”, frisou o presidente, demonstrando estranheza em relação aos 60 milhões de euros (quase R$ 140 milhões) que a equipe da Catalunha teria oferecido para ter o atacante só a partir

de janeiro de 2013.“Não confirmo esse valor de

60 milhões de euros. O valor de 45 milhões de euros (R$ 104 milhões) foi estipulado apenas para a multa rescisó-ria. Neste momento, teria de haver uma briga para o atleta sair, pois há um campeonato em andamento. Agora, o Ney-mar também tem um valor de mercado, que acho que é superior a 45 milhões de euros”, estimou Luis Álvaro, enfático para negar a nego-ciação de seu craque.

“Essa notícia da venda do Neymar é mentirosa. Sou ami-go do Neymar, é um ídolo para mim. Ele vai sair a partir do momento em que me procu-rar e falar que tem o desejo de jogar na Europa. Aí vou ajudá-lo, é claro que procu-rando defender os interesses do Santos”, comentou.

������������������

�������������������������������������������������������������

Joel Santana acerta com o BahiaO diretor de futebol do

Bahia, Paulo Angioni, cumpriu com o prometido e anunciou, logo após o término da parti-da entre Bahia e Flamengo, a contratação de Joel Santana como novo treinador da equi-pe. O dirigente acrescentou que técnico chegará terça-fei-ra a Salvador, onde assinará contrato e será apresentado oficialmente à torcida.

Contratado até o fim do Campeonato Brasileiro, Joel Santana irá trazer consigo um assistente técnico e um preparador físico. A diretoria não revelou os valores da ne-gociação, mas o salário que o treinador receberá será equi-valente ao de suas passagens

por Botafogo e Cruzeiro.“Investimento alto é quan-

do o profissional não tem trabalho, não tem currículo. A credibilidade, o trabalho e a resposta do Joel Santana em campo não são caros. Caro é tudo aquilo que não te dá resposta”, afirmou Paulo Angioni.

Joel Santana irá começar a treinar o Bahia nesta semana e deverá assumir o comando do time já na quinta-feira, contra o Grêmio, no estádio de Pituaçu. Enquanto isso, o restante do time volta para Salvador nesta segunda-fei-ra, quando ocorre a reapre-sentação do elenco no centro de treinamento do clube.

Abel é procurado por Emirados Árabes

O técnico Abel Braga foi procurado para comandar a seleção dos Emirados Ára-bes. Uma proposta já teria sido feita ao treinador, que durante três anos coman-dou o Al-Jazira, clube do país do Oriente Médio. Abel teria ficado balançado com os valores apresentados. O treinador chegou ao Flu-minense em junho, depois de o Tricolor esperá-lo por três meses, após a saída de Muricy Ramalho.

Nas Laranjeiras, o nome de Renato Gaúcho é con-siderado o mais forte caso Abelão acerte com a sele-Desde sua saída do Cruzeiro, Joel já

tinha sinalizado querer ir para o Bahia

������������������������

ção árabe. O treinador é o favorito do presidente da Unimed, Celso Barros. Re-nato já estaria na mira do Flu, há algum tempo.

Caso Abel aceite a proposta, Renato Gaúcho pode ser o substituto no Flu

�����������

Depois de um possível acerto de Neymar com o Real Madrid, agora foi a vez dos boatos com o rival Barcelona

04_13 PODIO.indd 4-13 5/9/2011 00:29:25

Page 14: Pódio - 05 de setembro de 2011

��������������������������������������������������������������� �

Após perder por 3 a 1 para o Penarol no último sábado, em Itacoatiara, e não ter chances matemáticas para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Nacional vai definir o futuro da comissão técnica e de alguns jogadores, na manhã de hoje. A informação foi re-passada pelo vice-presidente do Leão da Vila Municipal, Gilson Motta.

Enquanto o Leão da capi-tal decide o futuro do técnico Tarcísio Pugliese e de alguns jogadores, o rival dele da Velha Serpa desde sábado comemo-ra a classificação antecipada para a segunda fase da Série D. Além disso, o Leão da Ve-lha Serpa continua líder do grupo A1, com 14 pontos, se-guido do Cuiabá, com 10, o qual empatou ontem em 3 a 3 com o Plácido de Castro, em Mato Grosso. Já o Leão da Vila Municipal foi desclassificado e continua na lanterna da chave, com apenas quatro pontos em seis jogos disputado.

Na partida do último sábado, o Penarol entrou com o ata-cantes improvisados. Já o Naça, tinha um ataque com jejum de

gols. Para compensar foi preci-so que outros jogadores fizes-sem o papel. Em uma jogada do zagueiro Rafael Mondragon, o Leão da Vila Municipal abriu o marcador aos 29 minutos do primeiro tempo. O zagueiro dividiu a bola com Júnior Bahia e cruzou com para Lucas, o qual escorou para o lateral esquerdo Alexandre que, de cabeça, abriu o placar.

Com a entrada de Kitó no lu-gar de Celsinho, no intervalo, o Leão da Velha Serpa ficou mais ofensivo e aos 7 minutos da etapa final empatou a partida. Kitó recebeu a bola, deu um drible no zagueiro Rafael Mondragon e chutou no meio do gol. A bola ainda desviou no zagueiro Ander-son Bill e enganou o goleiro Ronaldo: 1 a 1.

O Nacional pressionou, mas não conseguiu marcar. E no futebol, quem não faz leva. Aos 42 minutos, o lateral direi-to Amaral aproveitou a falha do goleiro Ronaldo e ampliou para os donos da casa. Trans-tornado o Nacional partiu para cima do adversário. Porém, em um contra-ataque, o baixinho Kitó ganhou a dividida com Alexandre e chutou rasteiro, sem chances para Ronaldo, aos 45 do segundo tempo.

APÓS DESCLASSIFICAÇÃO,

�������������������������������������������������������������

Diego e Jade conquistam ouro para o Brasil

No retorno de Daiane dos Santos, após três anos sem disputar competições internacionais, a seleção brasileira de ginástica ar-tística faturou cinco me-dalhas na etapa de Gent, ontem, na Copa do Mundo da Bélgica. Foram dois ou-ros e três bronzes.

Diego Hypólito conquis-tou ouro no solo, ao superar o chinês Kai Zou com uma tripla pirueta cravada no fim de sua série, cravando 15.925, e ainda faturou o bronze no salto.

As duas medalhas con-quistadas na Bélgica igua-laram o desempenho de Hypólito na Copa de 2004, também na Bélgica, quan-do levou ouro e bronze nos mesmos aparelhos.

Na prova do salto, Jade Barbosa também conquis-tou medalha de ouro, com a marca de 14.437. Ela superou a isralense Valeria Maksiuta. Na mesma prova, Adrian Go-mes levou o bronze, com a marca de 14.020.

Já Daiane dos Santos, que voltou a disputar uma etapa de Copa do Mundo após três

Cielo tem 100% no José FinkelMaior nome da história

da natação brasileira, Cesar Cielo fechou a sua participa-ção no Troféu José Finkel, re-alizado desde segunda-feira na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, com aproveitamento 100%: ganhou medalha de ouro nas seis provas que disputou. Ontem, foram mais dois títu-los para o astro, que venceu os 50 metros borboleta e aju-dou a equipe do Flamengo

a conquistar o revezamento 4x100 metros medley.

Antes disso, Cielo con-quistou a medalha de ouro nos 100 metros livre, 50 metros livre, 4x50 metros livre e 4x100 metros li-vre. E ajudou o Flamengo a terminar o Troféu José Finkel na terceira coloca-ção, atrás do campeão Mi-nas e do vice Pinheiros.

Outros resultados - Além da campanha perfeita de

Cesar Cielo, o último dia do Troféu José Finkel teve como destaque a performance de Fabíola Molina, que já está com 36 anos. Ela conquis-tou mais duas medalhas de ouro, nos 100 metros costas (1min01s33) e com a equipe do Minas no revezamen-to 4x100 metros medley, e terminou a competição com quatro títulos - os outros foram nos 50 metros costas e 200 metros costas.

Com Bolt, Jamaica bate recorde mundial

A última prova do Mun-dial de Atletismo, dispu-tado em Daegu, fechou a competição em grande estilo. A equipe da Jamai-ca, formada por Nesta Car-ter, Michael Frater, Yohan Blake e Usain Bolt, bateu o recorde mundial do re-vezamento 4x100 metros masculino com o tempo de 37s04 e conquistou a me-

dalha de ouro. O melhor tempo até então era dos próprios jamaicanos, com 37s10. Foi o único recorde mundial batido nos nove dias de Mundial.

A disputa pelas me-dalhas de prata e bron-ze foi decidida por um acidente com os Estados Unidos, na última passa-gem de bastão.

Nacional pode ter debandadaEnquanto o Penarol comemora o ‘passaporte’ para a próxima fase da Série D, o Naça pode desmanchar a equipe

�������������������������������

�����������������������

Seleção Brasileira inicia 2ª fase

Com uma campanha irregular, com muitos al-tos e baixos, a Seleção Brasileira masculina de basquete estreia hoje na segunda fase do Torneio Pré-Olímpico, que acon-tece em Mar del Plata, na Argentina. Na abertura da nova etapa, o Bra-sil encara o Uruguai, às 20h30 (de Brasília), pre-cisando da vitória para manter boas chances de garantir uma das duas vagas para as Olimpíadas de Londres. Na primei-ra fase, o Brasil venceu a Venezuela, o Canadá e a Cuba, mas perdeu para a República Domi-nicana. Assim, avançou como segundo colocado do grupo, atrás apenas dos dominicanos.

Rubén Magnano, quer acabar com altos e baixos da seleção

���

Na volta de Daiane, Brasil fatura 5 medalhas em etapa da Copa do Mundo

anos, conquistou bronze no solo. Ela cometeu um erro em sua apresentação, na aterrissagem do duplo twist carpado, quando acabou pisando fora do tablado, e

recebeu 13.425. A campeã foi a ucraniana Mariya Livchiko-va, enquanto a prata foi para a chinesa Liufang Wu.

A etapa da Copa do Mun-do da Bélgica foi a última

antes do Mundial, que será disputado no Japão entre 7 e 16 de outubro. Os três primeiros de cada aparelho garantem vaga na Olimpía-da de Londres, em 2012.

Além do ouro, no solo, sobre o chinês Kai Zou, Diego Hypólito ainda ficou com a medalha de bronze no salto

��

O empate de ontem, em 1 a 1, entre Iranduba e Grêmio Coariense, no fechamento da 3ª rodada da Série B do Campeonato Amazonense, garantiu o título antecipado do pri-

meiro turno ao Holanda. A conquista dá o direito à equipe de Rio Preto da Eva a disputar, em 2012, a primeira divisão do futebol amazonense.

O Laranja ganhou do Ta-

rumã por 1 a 0, em jogo tumultuado, no estádio Francisco Garcia, na última sexta-feira (2) e dependia apenas do empate entre o Alviverde e o tricolor Coa-riense para comemorar o

campeonato.Pois seu con-corrente direto: CDC Ma-nicoré poderá chegar ao mesmo número de pontos do Holanda, porém perderá no confronto direto entre as duas equipes.

Holanda garante vaga na série A do amazonense 2012O título do 1º turno foi conquistado pelo Holanda após três vi-tórias seguidas pela Série B do Estadual

Penarol 3

Nacional 1Penarol - Rascifran; Amaral, Everson (Jeovane), Júnior Bahia e Marcos Pezão; Siboy, Celsinho (Kitó), Gilson Tussi; Fininho, Neilson e Renato. Técnico: Uidemar Oliveira.

Nacional - Ronaldo; Lucas, Lídio, Rafael Mondragon, Anderson Bill e Alexandre; Edmilson, Catatau e Maico Gaúcho; Léo Mineiro e Nenê. Técnico: Tarcísio Pugliese.

Estádio: Floro de Mendoça, em ItacoatiaraÁrbitro:Antonio Carlos Pequeno Frutuoso (AM)Data/hora: 02/09/2011, às 15h30

Emoção à tonaApós o terceiro gol, o técnico

do Penarol, Uidemar Oliveira, foi atendido pelo departa-mento médico e retirado de campo por uma ambulância. O ‘professor’foi levado ao Pronto-Socorro José Mendes, onde ficou em observação e recebeu alta somente às 21h. Segundo o médico do Penarol, Moacir Neto, o treinador sentiu desgaste e preocupação com o jogo, o que afetou o coração. Porém, o estado de saúde é normal e ele volta às ativida-des hoje.

Kitó (18) foi o autor de dois dos três gols da vitória do time de Itacoatiara

Reunião da diretoria do Nacional, hoje, pode definir o futuro do técnico Pugliese�������������������

��������������������

03_14 PODIO.indd 14-3 5/9/2011 00:28:57

Page 15: Pódio - 05 de setembro de 2011

� ��

LOTERIAS

����������������� ����������

������������������������������������

MEGA-SENA

����������������������������������

���������������� ����������

TIMEMANIA

����������������

�����������

���������������� ����������

���� ���� ���� ���� ����

LOTOFÁCIL

� ���� ���� ���� ���� ����

����� ���� ���� ���� ����

����������������� ����������

������������������������

QUINA

����������������� ���������

����� ���� ���� ���� ���

����� ���� ���� ���� ����

����� ���� ���� ���� ����

���� ���� ���� ���� ����

LOTOMANIA

���������������� ����������

����������������������������

DUPLA-SENA

����������������

������������������������������

���������������

������������������ ����������

FEDERAL

�������� ��������� ����������

���� �������� ����������

���� �������� ���������

���� �������� ��������

���� �������� ��������

���� �������� ���������

> Por Arthur Castro

Salve amigos da luta! Iniciamos uma semana que será bem curta, em decorrência do feriado prolongando da semana da pátria. Mas não pode-mos perder nosso foco, pois a luta é nossa pai-xão. Depois de passadas as festividades do UFC, os eventos nacionais e locais estarão em evidên-cia. Grandes produções virão trazendo à tiracolo as superlutas.

Este mês de setembro promete com a estreia do AFC (Amazon Forest Com-bat) e com o Mr. Cage 6. Dois eventos que vão dar o que falar no Sul e Sudeste, pois em seus cards trazem

nomes famosos do MMA internacional.

O AFC, que vem por primeiro no dia 14, na Arena Amadeu Teixeira, terá como atração prin-cipal Royler Gracie, que escolheu Manaus para encerrar sua carreira de lutador. Para enfrentá-lo, o escolhido foi o japonês Masakatsu Ueda.

O Mr. Cage chega na sua 6ª edição. O evento consi-derado um dos mais luxu-osos do Brasil, acontece no Manaus Plaza Shopping, no dia 30. Entre suas atrações, o gigante Mondragon de-fende o cinturão 120 quilos enfrentando o ex-UFC, An-tônio Samurai. No mesmo

card ainda temos o nome de Adriano Martins entre outras feras.

Ronaldo também volta ao cage este mês. Ele que havia reclamado sobre a falta de lutas, defende o cinturão dos médios no Strikeforce. No mesmo evento, que será realizado na Califórnia (EUA), Roger Gracie também participa.

O Bellator, mais novo concorrente dos famosos eventos americanos, que já conta com 18 brasileiros na organização, vem este mês com três datas: 10,17 e 21 de setembro. Esse novato do MMA ainda está na fase de formação e, aos poucos, começa a definir

seus campeões. Mas o que agitará o cená-

rio mundial será a luta en-tre Jon Jones e Rampege. Os lutadores se enfrentam dia 21, sendo a primeira defesa de cinturão de Jo-nes. Rampege, que foi o campeão dessa categoria (meio-pesado), tenta vol-tar ao topo contra essa jovem promessa, que reti-rou o cinturão do Brasileiro Mauricio Shogun.

Como podemos ver, o MMA não para e, até o final do ano, combates eletrizantes acontece-rão, pois esse é o espor-te que mais cresce no mundo e já contagiou o público brasileiro.

[email protected]

Mês agitado no cenário local e internacional

�������������������������������������������������������������

�������������������������������������������������������������

Para garantir o primeiro lugar do grupo, a Seleção Brasileira tem de vencer o Japão

O Brasil conseguiu sua segunda vitória na Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011. Jogando bem, a Seleção Brasileira venceu o México por 5 a 2 (Buru, Jorginho, Betinho, Benjamin e André, para os brasileiros, e Plata (2), para os mexicanos). A partica ocorreu ontem, no Stadio Del Mare, em avenna (Itália).

No outro jogo da chave, a Ucrânia derrotou o Japão por 4 a 2. Com esses resulta-dos, o Brasil assumiu a lide-rança com 5 pontos, seguido de Ucrânia e México, que somam 3, com o Japão ainda sem pontos, e já está ma-tematicamente classificado para as quartas-de-final.

Na última rodada, amanhã, uma vitória sobre os nipô-nicos garante o primeiro lu-gar do Grupo aos brasileiros, enquanto que ucranianos e mexicanos decidem a outra vaga à próxima fase.

Ele não precisava de pon-tos para se garantir na Su-perFinal 2011, mas Thiago Camilo não quis nem saber. O líder da temporada acele-rou fundo, contou com uma grande estratégia da equipe RCM Motorsport - comanda-da pelo engenheiro André Bragantini - e conquistou sua terceira vitória na tempora-da: ele já havia comemorado em Curitiba e na Corrida do

Milhão, em São Paulo.Essa é a primeira vez que

um piloto consegue atingir três triunfos em apenas uma tem-porada, desde a adoção das máquinas V8. Thiago chegou a sua 11ª vitória na carreira na principal categoria do automo-bilismo brasileiro e garantiu 225 pontos nos playoffs.

Com o resultado da etapa baiana, os dez classificados para a SuperFinal 2011 são:

Thiago Camilo (225 pontos), Max Wilson (220), Átila Abreu (216), Cacá Bueno (214), Ricar-do Maurício (212), Popó Bueno (210), Marcos Gomes (209), Da-niel Serra (208), Allam Khodair (207)e Duda Pamplona (206).

Na Indy, Power vence e Kanaan é o terceiro

O australiano Will Power deu mais uma demonstra-ção ontem de seu domí-

nio em circuitos mistos na Fórmula Indy. O piloto da Penske venceu o Grande Prê-mio de Baltimore de ponta a ponta, sem ser ameaçado, e diminuiu sua desvantagem para o líder da temporada Dario Franchitti.

A segunda colocação ficou nas mãos do espanhol Oriol Servia, da Newman/Hass. Tony Kanaan fez impressio-nante corrida de recuperação

e terminou a prova na terceira colocação, depois de ter lar-gado na última fila do grid por conta do forte acidente em que se envolveu com Hé-lio Castroneves no warm-up. Os demais brasileiros tiveram desempenho regular no GP de Baltimore. Vitor Meira terminou a corrida na nona colocação e Bia Figueiredo foi a 16ª colocada, logo à frente de Castroneves.

Thiago Camilo conquista o GP Bahia de Stock Car

BRASIL CLASSIFICADO para a 2ª fase no Mundial

Felipe Nasr é campeão da F3 inglesa

Com uma terceira co-locação na última pro-va da rodada tripla da Fórmula 3 Inglesa, no circuito de Rockingham, o brasileiro Felipe Nasr se sagrou campeão de uma das mais tradicio-nais categorias de acesso à Fórmula 1.

Felipe Nasr é o 12º brasileiro a conquistar o título da categoria. Entre os campeões estão gran-des nomes da Fórmula 1 como Jackie Stewart, Emerson Fittipaldi, Nel-son Piquet, Ayrton Senna e Mika Hakkinen. Atual-mente, três ex-campeões da categoria correm na Fórmula 1: Rubens Bar-richello, Jaime Alguer-suari e Daniel Ricciardo. O título coroou um ano impecável de Felipe na Europa.

Felipe Nasr é o 12º brasileiro campeão da F3 inglesa

���������� Com a vitória da Ucrânia sobre o Japão, o Brasil entrou em quadra sabendo que uma vitória sobre os mexicanos já era suficiente para garantir a vaga nas quartas-de-final. E o Brasil levou perigo logo aos 2’38”, quando Buru dri-blou dois e chutou, mas Cati desviou para escanteio.

O México deu o troco. Estra-da lançou, Rodriguez escorou

e Plata só completou para o fundo das redes: 1 a 0, aos 2’56”. O empate veio após linda jogada individual de Buru, aos 4’18”, que arrancou, passou por Cati, chegou à linha de fundo e passou para Benjamin tocar: 1 a 1, o gol de número 289 do camisa 10 pela Seleção Brasi-leira. Jorginho quase ampliou num belo chute de longe que passou rente ao travessão. Ale-

xandre Soares mexeu, lançou Bruno Malias, André, Sidney e Betinho em quadra.

E foi Betinho, após passe de Bruno Malias, quem virou o jogo, tocando no canto do go-leiro mexicano: 2 a 1, aos 9’02”. O Brasil quase aumentou, com Betinho acertando o travessão de Estrada, mas o placar ficou mesmo nos 2 a 1 no fim do primeiro tempo.

Betinho foi um dos jogadores que saiu do banco, marcou o gol dele, e ajudou a garantir a vitória e a classificação da seleção

����

TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO

SÉRIE A SÉRIE BTime PG J V E D GP GC SG1 Corinthians 40 21 12 4 5 33 21 12 2 São Paulo 38 21 11 5 5 33 26 7 3 Vasco 38 21 11 5 5 30 26 4 4 Botafogo 37 20 11 4 5 32 20 12 5 Flamengo 36 21 9 9 3 36 27 96 Palmeiras 33 21 8 9 4 27 18 9 7 Fluminense 31 21 10 1 10 27 25 2 8 Coritiba 29 21 8 5 8 34 27 7 9 Figueirense 29 21 8 5 8 26 28 -2 10 Internacional 29 21 7 8 6 32 28 4 11 Cruzeiro 28 21 8 4 9 29 25 412 Atlético-GO -3 28 21 8 4 9 27 25 2 13 Ceará 26 21 7 5 9 29 32 314 Grêmio 24 20 6 6 8 24 26 -2 15 Bahia 24 21 5 9 7 24 28 -4 16 Santos 23 19 6 5 8 26 31 -5 17 Atlético-MG 21 21 6 3 12 27 38 -11 18 Avaí 20 21 5 5 11 24 44 -20 19 Atlético-PR 18 21 4 6 11 20 33 -13 20 América-MG 17 21 3 8 10 26 38 -12

Zona de classificação para a LibertadoresZona de classificação para a Copa Sul-AmericanaZona de rebaixamento

Zona de ascensão à Série AZona de rebaixamento à Série C

Time PG J V E D GP GC SG1 Portuguesa 42 21 12 6 3 43 20 23 2 Ponte Preta 39 21 11 6 4 38 24 14 3 Náutico 38 21 10 8 3 26 19 7 4 Americana 34 21 10 4 7 27 27 05 Sport 33 21 9 6 6 33 26 76 Vitória 31 21 9 4 8 29 25 4 7 Paraná Clube 31 21 9 4 8 28 24 4 8 Criciúma 31 21 8 7 6 20 21 -1 9 Bragantino 30 21 9 3 9 36 34 2 10 Boa 29 21 8 5 8 23 20 3 11 Grêmio Barueri 29 21 8 5 8 25 24 1 12 Goiás - 28 21 9 1 11 31 34 -313 ASA 28 21 8 4 9 27 33 -614 ABC 28 21 6 10 5 28 29 -1 15 Icasa 27 21 6 9 6 32 31 1 16 Vila Nova-GO 24 21 6 6 9 18 22 -4 17 São Caetano 24 21 5 9 7 29 34 -5 18 Guarani 23 21 6 5 10 28 31 -3 19 Salgueiro 16 21 4 4 13 21 37 -16 20 Duque de Caxias 9 21 1 6 14 16 43 -27

02_15 PODIO.indd 2-15 5/9/2011 00:28:25

Page 16: Pódio - 05 de setembro de 2011

���������������������������������������������������������������

����������������������� � ��������������������������������������������

���������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������������

Pela 8ª rodada da Copa do Brasil de Fute-bol feminino, o Iranduba venceu o Tuna Luso (PA) por 1 a 0. A partida foi disputada no estádio Te-nente Álvaro maranhão, na tarde de ontem, no município de Iranduba (a 80, no primeiro jogo do mata-mata.

A meio-campista Rosa fez o único gol da partida aos 42 minutos da etapa final. Com a vitória em casa as meninas do Alviverde jogam por um empate na partida de volta no Pará, na próxima quinta-feira (8), no estádio Francisco Vasques, em Belém.

Iranduba vence primeiro jogo das oitavas

Correios realiza etapa regional de natação

A Vila Olímpica de Manaus foi palco do 20º Campeonato Natação dos Correios – etapa regional, no último final de semana. Pelo menos 83 atle-tas disputaram as categorias: empregados e dependentes. O destaque foi a nadadora Ju-liana Maciel, que garantiu a medalha de ouro em seu segundo ano como competi-dora na categoria dependente. No ano passado, a atleta dis-putou a etapa nacional com outros sete competidores de todo o Brasil e trouxe para o Amazonas a medalha de bronze da categoria.

O evento contou com o apoio da Federação Amazonense Desportos Aquáticos (Fada), que ficou responsável pela distribuição dos competido-res em categorias e classes, de acordo com sexo e com

a idade. Nos 50 me-

tros nado li-vre masculino, o colaborador Ozeias Furtado ganhou meda-lha de ouro da

categoria I. Jeferson Neves, Noel Melgueira e Luiz Derick foram os 3 melhores da ca-tegoria II. No terceiro grupo (III), Valdeli da Silva, Cleudes Barroso e Antônio Fernandes foram premiados. O pódio

da categoria IV foi formado por Antônio de Souza, Jan-der Jaure e Marcos Alves. Já na última inscrita (V), os dois primeiros lugares foram con-quistados por Erismar Lopes e Robson Bezerra. Dentre os

dependentes, além de Juliana Maciel, receberam medalhas de acordo com as classes César Soares (1°), João da Fonseca (2°), Rafael Maciel (1°), Marcos Ronald (2°), Julius Cesar (1°) e Marcos Robert (1°).

A competição dos Correios foi disputada, ontem, na piscina da Vila Olímpica

A atleta Juliana Ma-ciel foi o destaque ao garantir a medalha de ouro no segundo ano como competidora

�������������

Duelo de alto nível termina com vitória de argentinoNa final do Circuito Mundial Amazônico de Tênis de mesa, disputado ontem no pavilhão de eventos do Studio 5, apesar da ajuda da torcida, o brasileiro Hugo Hoyama foi derrotado por Liu Song

O duelo entre Brasil e Argentina marcou a final do Circuito Mundial Ama-zônico de Tênis de Mesa, na manhã de ontem, no pavilhão de eventos do Stu-dio 5 Festival Mall. O brasi-leiro Hugo Hoyama perdeu para o argentino Liu Song a final do Ibero Americano da modalidade. O brasilei-ro não conseguiu o mesmo rendimento da última parti-da e foi derrotado em solo amazônico, um dia depois da suada vitória sobre outro representante argentino, He Zhi Wen.

Assim como na semifinal, o brasileiro começou per-

dendo por 3 sets a 1, mas conseguiu empatar a parti-da com a força da torcida. No entanto, Hoyama não imprimiu o mesmo ritmo e foi superado pelo rival, que ficou com o título.

Ao final da competição, o presidente da Confede-ração Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Aze-vedo, não poupou elogios à estrutura montada pela Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Muni-cipal de Desporto e Lazer (Semdej) – para o evento. “Superou todas as minhas expectativas. O local é bas-tante favorável ao tênis de

mesa, tem capacidade ide-al, com visão perfeita para todas as pessoas”, comen-tou.

Além da prefeitura e da CBTM, a Federação de Tê-nis de Mesa do Amazonas (FTMA) também realizou o circuito. “Atingimos os nossos objetivos em todos os aspectos, inclusive nos técnicos. Tivemos vários pódios com a presença de amazonenses, e isso nos dá motivação para trabalhar em cima do legado que essa competição vai deixar para a cidade”, avaliou o presidente da FTMA, An-dré Galvão.

O duelo de Liu Song (vermelho) e Hugo Hoyama pode ter sido uma prévia do Pan

No Circuito Mundial Ama-zônico teve os jogos da Copa Brasil de Tênis de Mesa. Uma das finais mais aguardadas foi uma reedição do recente “Desafio Clovis Souza” da Copa Cidade de Manaus,

que foi realizada em agos-to, também no Studio 5. Os amazonenses Mario Costa e Israel Barreto duelaram novamente, agora pelo títu-lo da categoria Absoluto B. Dessa vez, Israel venceu.

�������������

SERÁ QUE CONVENCE

���

����

����

����

���

����

����

01_16 PODIO.indd 16-1 5/9/2011 00:27:19