poder judiciÁrio prova de conhecimentos gerais de … · iii - os embargos de terceiro são...

49
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO 12ª REGIÃO IX CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DA 12ª REGIÃO PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS DE DIREITO 1ª PROVA - ETAPA II 06 DE DEZEMBRO DE 1998 Recomendações: 01 - Confira se o caderno contém 50 (cinqüenta) questões, devidamente numeradas de 51 a 100. 02- A compreensão das questões é encargo do candidato. Os responsáveis pela aplicação da prova e pela fiscalização não darão esclarecimentos sobre o seu conteúdo. 03 - Preencha apenas os campos "Nome do Candidato" e "Nº da Inscrição" do canhoto destacável do cartão de respostas. 04- Não escreva no campo "ESPAÇO RESERVADO" do cartão de respostas, nem torne a grade de resposta identificável, sob pena de desclassificação sumária. 05- Cada questão é constituída por 5 (cinco) alternativas correspondentes às letras "A", "B", “C”, “D” e “E”. 06- Cada questão só admite uma resposta. O lançamento de mais de uma opção na grade torna errada a resposta da questão, o mesmo ocorrendo quando nenhuma alternativa for lançada (resposta em branco). 07- Não serão admitidas rasuras no cartão de respostas. 08- Use somente caneta com tinta azul ou preta, assinalando com um "X" a sua opção. 09- A duração da prova é de 4 (quatro) horas. 10-É proibido consultar quaisquer anotações ou textos legais. 11 - O caderno de prova pertence ao candidato, mas somente poderá ser retirado do local da prova após o encerramento desta etapa. O ato de encerramento da etapa será comunicado pela Comissão. Os cadernos não resgatados pelos candidatos serão destruídos simultaneamente ao término do ato de desidentificação das provas.

Upload: nguyenminh

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PODER JUDICIÁRIOJUSTIÇA DO TRABALHO

12ª REGIÃOIX CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ DO

TRABALHO SUBSTITUTO DA 12ª REGIÃOPROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS DE DIREITO

1ª PROVA - ETAPA II06 DE DEZEMBRO DE 1998

Recomendações:

01 - Confira se o caderno contém 50 (cinqüenta) questões, devidamente numeradas de 51 a 100.

02- A compreensão das questões é encargo do candidato. Os responsáveis pela aplicação da prova e pela fiscalização não darão esclarecimentos sobre o seu conteúdo.

03 - Preencha apenas os campos "Nome do Candidato" e "Nº da Inscrição" do canhoto destacável do cartão de respostas.

04- Não escreva no campo "ESPAÇO RESERVADO" do cartão de respostas, nem torne a grade de resposta identificável, sob pena de desclassificação sumária.

05- Cada questão é constituída por 5 (cinco) alternativas correspondentes às letras "A", "B", “C”, “D” e “E”.

06- Cada questão só admite uma resposta. O lançamento de mais de uma opção na grade torna errada a resposta da questão, o mesmo ocorrendo quando nenhuma alternativa for lançada (resposta em branco).

07- Não serão admitidas rasuras no cartão de respostas.

08- Use somente caneta com tinta azul ou preta, assinalando com um "X" a sua opção.

09- A duração da prova é de 4 (quatro) horas.

10-É proibido consultar quaisquer anotações ou textos legais.

11 - O caderno de prova pertence ao candidato, mas somente poderá ser retirado do local da prova após o encerramento desta etapa. O ato de encerramento da etapa será comunicado pela Comissão. Os cadernos não resgatados pelos candidatos serão destruídos simultaneamente ao término do ato de desidentificação das provas.

PROCESSO CIVIL

Questão 51: Caso explícito de adoção da declaratória incidentaladmitida pelo legislador processual pátrio é:

A) o incidente de falsidade;B) o litisconsórcio necessário;C) a liquidação por artigos;D) a reconvenção;E) a oposição.

Questão 52: O princípio da inafastabilidade ou princípio docontrole jurisdicional expresso na Constituição Federal garante:

A) a todos o acesso ao Poder Judiciário;B) às partes a ampla defesa;C) a todos o juiz natural;D) a todos o juiz imparcial;E) ao juiz o poder diretivo do processo.

Questão 53: Sobre o “devido processo legal” (due process oflaw) é correto afirmar que:

A) constitui princípio do Direito Processual do Trabalho, emrazão da hipossuficiência do empregado;B) constitui garantia constitucional erigida para o processo emgeral;C) constitui máxima pertencente unicamente ao DireitoProcessual Civil em razão de seu âmbito mais abrangente;D) constitui garantia exclusiva do Direito Processual para osacusados em geral;E) constitui um dos direitos sociais garantidos pela ConstituiçãoFederal.

Questão 54: Quanto às características principais do processocautelar, é correto afirmar que:

I – ele é acessório porque é sempre dependente do resultado doprocesso principal e preventivo à ocorrência de danos;II - ele assume a qualidade de principal e independente se restarjulgado totalmente procedente;III - ele é sumário em razão de sua cognição ser superficial(summaria cognitio);IV - ele é instrumental na medida em que visa a tutelar oprocesso principal;V - ele é provisório apenas enquanto não modificada, cassada ourevogada a liminar concedida.

A) estão corretas todas as afirmativas;B) estão corretas as afirmativas I, II e IV;C) estão corretas as afirmativas II, III e V;D) estão corretas as afirmativas I, III e IV;E) nenhuma das afirmativas está correta.

Questão 55: A execução fundada em título executivo decorrentede responsabilidade subsidiária será dirigida:

A) primeiro ao devedor principal e somente após esgotada apossibilidade de execução contra este se passará ao devedorsubsidiário;B) concomitantemente ao devedor principal e ao devedorsubsidiário;C) direta e exclusivamente ao devedor subsidiário;D) primeiro ao devedor subsidiário que exercitará seu direito deregresso contra o devedor principal nas vias e em sedeapropriadas;E) à escolha do credor contra o devedor principal ou contra odevedor subsidiário

Questão 56: Se, sob o ponto de vista finalístico e de resultado,os embargos do devedor e os de terceiro consubstanciam figurasprocessuais inconfundíveis, é correto afirmar que:

I - os embargos de terceiro restringem-se a evitar o apresamentojudicial do bem ou dos bens ou a elidir a constrição desteslevada a efeito, enquanto os embargos do devedor almejamcomo regra geral subtrair a eficácia do título executivo;II - os embargos do devedor restringem-se a evitar oapresamento judicial do bem ou dos bens ou a elidir a constriçãodestes levada a efeito, enquanto os embargos de terceiroalmejam como regra geral subtrair a eficácia do título executivo;III - os embargos de terceiro são predominantemente dotados deforte carga constitutiva, na medida em que o seu objetivo édesfazer o ato judicial molestador da posse do legitimado, demolde a alcançar a restituição do estado anterior à constrição.

A) são verdadeiras todas as assertivas;B) são verdadeiras as assertivas I e II;C) são verdadeiras as assertivas I e III;D) são verdadeiras as assertivas II e III;E) são falsas todas as assertivas.

Questão 57: A alienação ou oneração de bens levada a efeito aotempo em que corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo à insolvência caracteriza hipótese de:

A) litigância de má-fé;B) utilização do processo a fim de alcançar objetivo ilegal;C) fraude de execução,D) resistência injustificada ao andamento do processo;E) vício de consentimento.

Questão 58: Considere as seguintes afirmativas sobre areconvenção e assinale a alternativa correta:

I - ela não é admitida nas causas de procedimento sumário;II- a desistência da ação, ou a existência de qualquer causa quea extinga, não obsta o prosseguimento da reconvenção;III - o réu pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vezque a reconvenção seja conexa com a ação principal ou com ofundamento da defesa;IV - julgar-se-ão em sentenças apartadas a ação e areconvenção.

A) I e III;B)I,II e III;C)II, III e IV;D) II e III;E)I e IV.

Questão 59: Alguém que sofreu dano em bem de suapropriedade reclama em juízo o respectivo ressarcimento.Contudo, ao tempo da propositura da ação, resulta impossível adeterminação do exato quantum indenizatório, porque ainda nãose conhecem com precisão todas as consequências do ato ilícitopraticado pelo réu. Considerando a regra de que os pedidosdevem ser certos e determinados, é correto asseverar emrelação à hipótese narrada:

A) ser por lei facultado ao autor formular na inicial ao juiz dacausa pedido genérico que constitui exceção à regra;B) não lhe ser facultado formular pedido ilíquido e indeterminado,por inexistir exceção à regra geral;C) ser obrigatória a interposição de medida cautelar preparatóriavisando à determinação dos prejuízos havidos e à elaboração depedido certo e determinado na causa principal;D) ser obrigatória a formulação de mais de um pedido em ordemsucessiva, a fim de que o juiz conheça do posterior, em nãopodendo acolher o anterior;E) ser por lei facultado ao autor formular pedido ilíquido eindeterminado, incumbindo ao juiz dar seu entendimento sobre aextensão do pedido e dilatar a área do litígio a ser decidido.

Questão 60: Sobre os recursos, qual das seguintes assertivas éverdadeira:

I - a desistência do recurso principal e a declaração de suainadmissibilidade ou deserção não prejudicam o conhecimentodo recurso adesivo;II - a desistência do recurso pode ocorrer a qualquer tempo, ouseja, desde a sua interposição até o instante imediatamenteanterior ao julgamento;III - o agravo de instrumento é proposto perante o juiz de primeirograu que proferiu a decisão agravada, no prazo de cinco dias;IV - das decisões definitivas proferidas em audiência admitir-se-áapelação oral, a constar do respectivo termo.

A) somente a I;B) somente a II e IV;C)somente a II;D) somente a III e a IV;E) somente a IV.

DIREITO ADMINISTRATIVO

Questão 61: Os meios sumários para elucidação preliminar dedeterminados fatos ou para a aplicação de penalidadesdisciplinares menores ou comprovadas na sua flagrância são:

I - o processo de expediente, a sindicância e o termo dedeclarações do infrator;II - o processo de expediente, a verdade sabida e a sindicância;III - a sindicância, a verdade sabida e o termo de declarações doinfrator;IV - o processo de expediente, o processo administrativo e asindicância.

Responda:

A) está correta apenas a assertiva IV;B) estão incorretas as assertivas I e III;C) estão corretas as assertivas I,II e III;D) está correta apenas a assertiva IV;E) está correta apenas a assertiva III.

Questão 62: Pode-se afirmar com certeza que os atosadministrativos que resultam da vontade única de um órgão, masdependem da verificação por parte de outro para se tornaremexeqüíveis, são:

A) os vinculados;B) os complexos;O) os discricionários;D) os compostos;E) os de gestão.

Questão 63: Sob a ótica da invalidação dos atos administrativos,assinale a alternativa correta:

I - a revogação se funda no poder discricionário de que dispõe aAdministração para rever a sua atividade interna e encaminhá-laadequadamente à realização de seus fins específicos;II - a anulação é a supressão de um ato administrativo ilegalrealizada pela Administração e somente por ela, por não mais lheconvir a sua existência;III - a revogação e a anulação constituem formas de invalidaçãode um ato administrativo pelo Poder Judiciário;IV - um ato ilegal pode ser anulado tanto pela Administraçãoquanto pelo Poder Judiciário;V - o ato inoportuno ou inconveniente pode ser invalidado peloPoder Judiciário.

A) somente a I e a III;B) somente a I e a IV;C) somente a III e a IV;D) somente a I;E) somente a IV.

Questão 64: Pode um diretor de secretaria de Junta deConciliação e Julgamento, compatibilizando os horários,acumular seu cargo, exercido mediante remuneração, com outrocargo, não remunerado, exercido junto a uma fundação mantidapelo Poder Público?

A) não, porquanto a vedação constitucional se estende eabrange as fundações mantidas pelo Poder Público;

B) sim, porquanto a vedação constitucional diz respeito apenas àacumulação de cargos, não abrangendo funções públicas;

C) sim, porquanto inexiste vedação constitucional para aacumulação não remunerada;

D) não, porquanto a compatibilização de horários não afasta avedação constitucional;

E) sim, desde que observado o principio da impessoalidadeerigido na norma constitucional.

DIREITO PENAL

Questão 65: Em determinados casos de crimes contra a honra oCódigo Penal admite a exceção da verdade, o que exigeexatamente que o agente prove:

A) que agiu em legítima defesa de sua honra;B) a veracidade do fato que imputou;C) a existência de concurso de agentes;D) que o ofendido não é funcionário público;E) a verossimilhança do fato que imputou.

Questão 66: No crime de falso testemunho, o fato deixa de serpunível se o agente se retrata ou declara a verdade:

A) antes do trânsito em julgado da sentença;B) somente na própria audiência, logo após ter prestado otestemunho falso;C) na petição do recurso interposto;D) antes da sentença;E) somente até o encerramento da audiência de acareação.

Questão 67: O tipo penal consistente em Fazer afirmação falsa,ou negar ou calar a verdade, como testemunha, perito, tradutorou intérprete em processo judicial, policial ou administrativo, ouem juízo arbitral, possui como objetivo jurídico tutelar, além daadministração da justiça:

A) a testemunha, o perito, o tradutor e o intérprete;B) a pessoa que tiver sido prejudicada pelo falso testemunho oufalsa perícia;C) a veracidade das provas;D) a instrumentalidade do processo;E) o princípio do juízo arbitral.

Questão 68: Se o agente, voluntariamente, ministrar antídoto àpessoa por ele envenenada, resta caracterizada a hipótese de:

A) tentativa;B) reabilitação;C) arrependimento eficaz;D) crime impossível;E) retratação.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Questão 69: Analise as assertivas abaixo:

I - O Superior Tribunal de Justiça compõe-se de, no mínimo,trinta e três Ministros, sendo um terço dentre juízes dos TribunaisRegionais Federais, um terço dentre desembargadores dosTribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, dentreadvogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual,do Distrito Federal e Territórios, alternadamente.II - O Tribunal Superior Eleitoral compor-se-á, no mínimo, de seteMinistros, sendo três oriundos do Supremo Tribunal Federal, doisdo Superior Tribunal de Justiça e dois nomeados pelo Presidenteda República dentre seis advogados de notável saber jurídico eidoneidade moral indicados pelo Supremo Tribunal Federal.III - O Tribunal Superior do Trabalho compõe-se de vinte e seteMinistros, sendo dezessete togados e vitalícios (onze escolhidosdentre juízes de carreira da magistratura trabalhista, três dentreadvogados e três dentre membros do Ministério Público doTrabalho) e dez classistas temporários, com representaçãoparitária dos trabalhadores e empregadores.

IV - O Tribunal de Conta da União compõe-se de noveMinistros, assim escolhidos: um terço pelo Presidente daRepública, com aprovação do Senado Federal, sendo doisalternadamente dentre auditores e membros do MinistérioPúblico junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice peloTribunal; dois terços pelo Congresso Nacional.

Responda:

A) todos as assertivas estão corretas;B) somente estão corretas as assertivas I e III;C) somente estão corretas as assertivas II e III;D) somente estão corretas as assertivas III e IV;E) somente estão corretas as assertivas II e IV.

Questão 70: Com as modificações, introduzidas na ConstituiçãoFederal de 1988 pela Emenda Constitucional nº 19, de 04-6-98,aponte a assertiva incorreta:

A) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;B)0 direito de greve é assegurado ao servidor público civil nos termos e nos limites definidos em lei complementar;C) os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;D) somente por lei especifica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;E) é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

Questão 71: São funções institucionais do Ministério PúblicoPrevistas no art. 129 da Constituição Federal:

I - exercer o controle externo da atividade policial na forma da leicomplementar;II- promover o inquérito civil e a ação civil pública, para proteçãodo patrimônio público e social, do meio ambiente e de outrosinteresses difusos e coletivos;III - defender judicialmente os direitos e interesses daspopulações indígenas;IV - representar judicialmente e dar consultoria jurídica aentidades públicas na forma da lei complementar.

À vista das assertivas acima, responda:

A) todas as assertivas estão corretas;B) somente a assertiva I está incorreta;C) somente as assertivas III e IV estão corretas;D) nenhuma assertiva está correta;E) somente a assertiva IV está incorreta.

Questão 72: Não poderão ser objeto de deliberação das Casasdo Congresso Nacional as propostas de emenda à ConstituiçãoFederal tendentes a:

I - abolir o voto direto, secreto, universal, obrigatório e periódico;II - abolir a separação de poderes;III - abolir direitos e garantias individuais e sociais;IV - abolir a forma federativa de Estado.

Frente às assertivas acima, responda:

A) somente estão corretas as assertivas II e III;B) somente estão corretas as assertivas II e IV;C) somente estão corretas as assertivas III e IV;D) todas as assertivas estão corretas;E) somente está correta a assertiva IV.

Questão 73: Compete privativamente à união legislar sobre:

I - seguridade social e política de crédito, câmbio, seguros etransferência de valores;II - direito tributário, financeiro e econômico;III - nacionalidade, cidadania, educação, cultura e desporto;IV - sistemas de consórcios e sorteios e registros públicos.

A) As assertivas I e II estão corretas;B) As assertivas III e IV estão corretas;C) Apenas a assertiva I está correta;D) Todas as assertivas estão corretas;E) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

Questão 74: Em tema de mandado de injunção e de ação deinconstitucionalidade por omissão, é incorreto afirmar que.

A) o mandado de injunção objetiva tornar exigível o direito constitucionalmente assegurado através de uma regulamentação jurisdicional provisória;B)0 mandado de injunção declara a existência de lacuna administrativa e torna o direito efetivo e realizável através de provimento jurisdicional;C) a ação direta de inconstitucionalidade por omissão provoca a autoridade inerte a cumprir sua atribuição de legislador, regulamentando o instituto para que produza eficácia geral;D) declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, o Tribunal editará norma provisória até o momento em que sobrevenha lei que, de modo geral, discipline o dispositivo constitucional;E) a abstenção normativa, como pressuposto de cabimento do mandado de injunção, não se configura quando a legislação anterior é recepcionada pela nova norma constitucional.

DIREITO INTERNACIONAL

Questão 75: No que diz respeito à aplicação de lei estrangeiraem território nacional, a lei brasileira:

I - a admite quando se tratar de obrigações constituídas noestrangeiro;II - a admite apenas quando houver previsão contratual arespeito;III - atribui-lhe eficácia plena apenas quando se tratar decontratos em que são cidadãos portugueses;IV - a admite em se tratando de obrigação a ser executada noBrasil e dependente de forma essencial, mas apenasrelativamente às peculiaridades quanto aos requisitosextrínsecos do ato.

Responda:

A) estão corretas apenas as assertivas I e III;B) estão corretas apenas as assertivas I e IV;C) estão corretas apenas as assertivas III e IV;D) estão corretas apenas as assertivas II e III;E) todas as assertivas estão corretas.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Questão 76: Assinale a única assertiva correta.

(A) Quando a admissão, a dispensa, o afastamento ou e falta do empregado ocorrer no curso do mês, o salário-de-contribuição será proporcional ao número de dias de trabalho efetivo, incluindo-se no cálculo as horas extras trabalhadas pela média dos últimos doze meses.(B) O salário-maternidade somente é considerado salário-de- contribuição, quando o afastamento for superior a quatro meses ou 120 dias.(C) O décimo terceiro salário (gratificação natalina) integra o salário-de-contribuição, exceto para o cálculo de benefício, na forma estabelecida em regulamento.(D) Integra o salário-de-contribuição a importância recebida a título de bolsa de complementação educacional de estágio, quando paga nos termos da Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1997.(E) O valor total das diárias, quando excedente de 50% (cinqüenta por cento) da remuneração mensal, integra o

salário-de-contribuição pelo seu valor total, salvo se não houver obrigatoriedade de prestação de contas.

PROCESSO DO TRABALHO

Questão 77: Assinale a resposta correta.

A) Admitido o recurso principal, o recurso adesivo que vier a ser interposto deverá ser igualmente admitido, por ser o adesivo vinculado ao recurso principal.B) Para o recurso adesivo se requer o atendimento aos requisitos formais exigidos para o recurso principal, inclusive depósito prévio, se houver condenação pecuniária.C) A interposição de recurso adesivo pressupõe ter havido recurso principal. Negado provimento a este, não se conhece daquele.D)Pode a mesma parte, quando parcialmente sucumbente, interpor recurso principal e recurso adesivo.E) O recurso adesivo só pode ser admitido quando a matéria nele veiculada estiver relacionada com a do recurso principal.

Questão 78: Podem servir de fundamento à ação rescisória:

I - a admissão pela sentença de fato inexistente e no qualalicerçou sua conclusão;II - a obtenção de documento novo, após a sentença, cujaexistência o autor ignorava e capaz de lhe assegurarpronunciamento favorável;III - o dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida;IV - a omissão na sentença de ponto sobre o qual ela deverianecessariamente se manifestar;V - a violação literal de lei, ainda que de interpretaçãocontrovertida nos Tribunais.

Responda:

A) Todas as assertivas estão corretas;B) Somente estão corretas as assertivas III e IV;C) As assertivas I e II estão incorretas;D) As assertivas IV e V estão incorretas;E) Somente estão corretas as assertivas II e V.

Questão 79: Ao interpretar o art. 8º da Constituição Federal,assim se posiciona o colendo TST quanto ao instituto dasubstituição processual:I - A substituição processual outorgada pela Lei nº 8.073, de 30-07-90, ao sindicato alcança todos os associados e é restrita àsdemandas que visem à satisfação de reajustes salariaisespecíficos resultantes de disposição prevista em lei de políticasalarial.II - Em qualquer ação proposta pelo sindicato como substitutoprocessual, todos os substituidos serão individualizados napetição inicial e, para início da execução, devidamenteidentificados pelo número de sua CTPS.III - É licito ao substituído integrar a lide como assistentelitisconsorcial, acordar e transigir, exceto renunciar, hipótese emque se fará necessária a anuência do sindicato.IV - A substituição processual autorizada ao sindicato pelas Leisnº s 6.708/79 e 7.238/84 alcança todos os integrantes dacategoria e restringe-se às demandas que visem a reajustessalariais previstos em lei, ajuizadas até 03-7-79, data em queentrou em vigor a Lei nº 7.788.A) Apenas a assertiva IV está correta;B) Apenas estão corretas as assertivas I e II;C) Apenas estão corretas as assertivas III e IV;D) Todas as assertivas estão incorretas;E) Apenas as assertivas I e III estão incorretas.

Questão 80: Analise as proposições abaixo.

I - Não cabem, em nenhuma hipótese, embargos para a Seçãode Dissídios Individuais contra decisão de Turma proferida emagravo de instrumento e em agravo regimental.

II - São cabíveis embargos para a Seção Especializada emDissídios Individuais contra decisão proferida em agravo deinstrumento oposto a despacho denegatório de revista, salvoquando a controvérsia disser respeito a pressupostosextrínsecos do próprio agravo.

III - A admissibilidade de recurso de revista contra decisãoproferida em agravo de petição na liquidação de sentença ou emprocesso incidente de execução, exceto os embargos de terceiro,depende de demonstração inequívoca de violência direta àConstituição Federal.

IV - Interpretação razoável de preceito de lei, ainda que não sejaa melhor, não dá ensejo à admissibilidade ou ao conhecimentodos recursos de revista ou de embargos com base,respectivamente, nas alíneas b dos artigos 896 e 894 da CLT. Aviolação há de estar ligada à literalidade do preceito.

Responda, em face do entendimento jurisprudencial sumulado docolendo TST:

A) Estão corretas apenas as proposições I e III;B) Estão corretas apenas as proposições II e IV;C) Está correta apenas a proposição III;D) Nenhuma proposição está correta;E) As proposições II e III estão incorretas.

Questão 81: Faça a correspondência da coluna da esquerdacom a da direita e responda, observando a ordem obtida nesta:I – é de preclusão ( ) o prazo de seis meses com a perda do direito de reclamar quando o reclamante, por duas vezes seguidas, der causa ao arquivamento da reclamação;

ll - é de decadência ( ) o prazo para interposição de agravo regimental;

III - é de prescrição ( ) o prazo para ajuizar inquérito judicial contra empregado estável, suspenso;

IV – é de perempção ( )o prazo de cinco anos para ajuizar reclamação trabalhista visando ao pagamento dos créditos trabalhistas não quitados no curso do contrato de trabalho urbano.

A) IV,I,II,III;B) I,II,III, IV;C) II,IV,I,III;D) III, I, IV, II;E) III,I,IV,II.

Questão 82: No Processo do Trabalho é obrigatória a submissãoao duplo grau de jurisdição das decisões em que forem, total ouparcialmente, sucumbentes:

I - a União, as Empresas Públicas Federais e os Municípios;II - os Estados, o Distrito Federal, e as Fundações de DireitoPúblico Federais;III - as Empresas de Economia Mista Municipais, Fundações deDireito Público Estaduais e as Autarquias Estaduais;IV - Estados, Municípios e Autarquias Estaduais;V - União, Estados e Municipios.

Estão inteiramente corretas as assertivas:

A) II, III, IV;B) I,II, IIIC) II, IV, V;D) I,III, V;E) todas estão corretas.

Questão 83: Trabalhador dispensado de empresa pública ajuízareclamação trabalhista postulando sua reintegração no empregocom base na Convenção 158 da OIT, no art. 37, inciso II, daConstituição Federal (falta de motivação para o despedimento) eNo art. 1l8 da Lei nº 8.213/91.

Trata-se de hipótese de:

A) cumulação simples de pedidos;B) cumulação sucessiva de pedidos;C) concurso de pedidos;D) cumulação alternativa de pedidos;E) cumulação aparente de pedidos.

Questão 84: Em face das proposições abaixo, relacionadas coma execução trabalhista, aponte aquela que está incorreta:

A) nos embargos à execução a matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo ou de prescrição da dívida;B) concluída a avaliação, dentro de 10 (dez) dias, contados da data da nomeação do avaliador, seguir-se-á a arrematação que será anunciada por edital afixado na sede do Juízo ou Tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedência de 20 (vinte) dias;C) na liquidação não se poderá modificar ou inovar a sentença liquidanda, nem discutir matéria pertinente à causa principal;D) somente nos embargos à penhora poderá o executado impugnar a sentença de liquidação, cabendo ao exeqüente igual direito e no mesmo prazo;E) os embargos e a impugnação serão julgados na mesma sentença.

Questão 85: Dispõe o art. 794 da CLT que “nos processosSujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidadequando resultar dos atos inquinados manifesto prejuízo às parteslitigantes." Indaga-se: a regra em questão decorre do:

A) princípio da eventualidade;B) princípio da concentração processual;C) princípio do due process of law;D) princípio da transcendência;E) princípio do contraditório.

Questão 86: Sobre adjudicação, observe as assertivas queseguem.

I - A adjudicação é uma dação em pagamento judicial, que nãodemanda a concordância do executado.II - O Processo do Trabalho não distingue bens móveis deimóveis para fins de adjudicação.III - Não havendo lançador na praça, o credor pode adjudicar obem por preço não inferior ao da avaliação.IV - A adjudicação dispensa sentença homologatória, bastando aassinatura do respectivo auto.V - O efeito capital da adjudicação é a transmissão dapropriedade ao adjudicatário, o que se aperfeiçoa, em setratando de bens móveis, pela tradição e, de imóveis, pelatranscrição.VI - No Processo do Trabalho a remição prefere à adjudicação.

Responda:

A) estão corretas apenas as assertivas I, IV e VI;B) não estão corretas apenas as assertivas I,II e V;C) estão corretas apenas as assertivas III, V e VI;D) está incorreta apenas a assertiva IV;E) todas as assertivas estão corretas.

DIREITO DO TRABALHO

Questão 87: A vigente legislação reguladora da participação dostrabalhadores nos lucros ou resultados da empresa prevê, nahipótese de impasse na negociação coletiva, a utilização daarbitragem:

A) convencional;B) de ofertas finais;C) por pacote;D) mediação-arbitragem (med-arb na sistemática norte- americana);E) por qualquer das formas apontadas.

Questão 88: Em tema de greve, observe as assertivasseguintes.

I - Compete aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade deexercer o direito de greve e sobre os interesses que devam pormeio dele defender.II- A lei veda, sem exceção, a rescisão do contrato de trabalhodurante a greve, bem como a contratação de trabalhadoressubstitutos.III - Deflagrada a greve, o Ministério Público deve requisitar, deofício e em qualquer hipótese, a abertura do competenteinquérito.IV - Na hipótese de cessação coletiva de trabalho, a entidadepatronal ou os empregadores diretamente interessados serãonotificados com a antecedência minima de vinte e quatro horas.

Responda:

A) estão incorretas apenas as alternativas I e III;B) estão corretas apenas as alternativas II e V;C) todas as alternativas estão incorretas;D) está correta apenas a alternativa I;E) está incorreta apenas a alternativa IV.

Questão 89: Em face das assertivas abaixo, aponte aquela queestá incorreta.

A) A duração normal do trabalho dos operadores cinematográficos e dos seus ajudantes não excederá seis horas diárias, sendo cinco horas consecutivas em cabina e uma hora suplementar para manutenção dos aparelhos de projeção ou para revisão de filmes.B) Os empregados que trabalham no interior de câmaras frigoríficas e aqueles que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de uma hora de trabalho contínuo, farão jus a um período de dez minutos de repouso, computados como de trabalho efetivoC) Num mesmo estabelecimento de ensino não poderá o professor dar, por dia, mais de quatro aulas consecutivas, nem mais de seis intercaladas.D) A duração normal do trabalho efetivo para os empregados em minas no subsolo não excederá de seis horas diárias ou de trinta e seis semanas.E) O salário de jornalista não poderá ser ajustado nos contratos individuais de trabalho, para a jornada normal de cinco horas, em base inferior à do salário estipulado, para a respectiva função, em acordo ou convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa da Justiça do Trabalho.

Questão 90: Observe as assertivas abaixo em tema de Fundo deGarantia do Tempo de Serviço.

I - Ocorrendo rescisão do contrato de trabalho por iniciativa doempregador sem justa causa, ficará ele obrigado a depositar naconta vinculada do empregado no FGTS o valor correspondenteà indenização compensatória prevista no art. 7º, inciso I, daConstituição Federal.II - A conta vinculada do empregado poderá ser movimentada,dentre outras, nas hipóteses de acometimento, por este oupessoa de sua família, de neoplasia maligna.III - Os diretores não-empregados de empresa sujeita ao regimeda CLT poderão ser equiparados aos empregados para fins devinculação ao FGTS.IV - O direito de ação para reclamar perante a Justiça doTrabalho os depósitos não efetuados é trintenária.V - As importâncias creditadas nas contas vinculadas em nomedos trabalhadores são impenhoráveis.Responda:A) estão corretas apenas as assertivas I, IV e V;B) estão corretas apenas as assertivas II e III;C) todas as assertivas estão corretas;D) as assertivas I e V estão corretas e as assertivas III e IV incorretas;E) apenas as assertivas III e V estão corretas.

Questão 91: O art. 7º da Constituição Federal de 1988praticamente igualou os trabalhadores urbanos e rurais notocante aos direitos sociais. Há, contudo, na CLT e na Lei nº 5. 889/73 alguns aspectos diferenciadores dessas relaçõescontratuais. Aponte, na relação abaixo, a única alternativa quenão estabelece critérios diferenciados para trabalhadoresurbanos e rurais:

A) descontos nos salários e prazo de prescrição do direito de ação;B) as regras da suspensão e interrupção do contrato de trabalho;C) adicional noturno e jornada reduzida noturna;D) regras para atividades sazonais;E) intervalos dentro da jornada de trabalho.

Questão 92: Em tema de força maior para fins trabalhistas, éincorreto afirmar:

A) que a irresistibilidade do evento, sua imprevisibilidade e a inexistência de concurso direto ou indireto do empregador no acontecimento são os elementos básicos de sua caracterização.B) que a irresistibilidade e a imprevisibilidade são os elementos básicos à sua caracterização.C) que os efeitos liberatórios da força maior são diversos dos das relações civis.D) que o factum principis é uma espécie do qual a força maior é o gênero.E) que o factum principis transfere à pessoa jurídica de direito público a plena responsabilidade pelas conseqüências que dele resultem.

Questão 93: Sob a ótica dos princípios da liberdade sindical,constituem assertivas verdadeiras afirmar ter a legislação pátriaadotado:

I - a liberdade de associação;II- a dependência do reconhecimento da existência do sindicatopelo Estado;III – a sindicalização obrigatória;IV - a legitimação extraordinária para o exercício do direito deação;V - a livre escolha da base territorial de representação sindical,inclusive distrital.

A) são verdadeiras as alternativas II, III e IV.B) Somente as alternativas I e IV são verdadeiras.C) são verdadeiras as alternativas I, III e V.D) São verdadeiras as alternativas III, IV e V.E) Somente as alternativas I e III são verdadeiras.

DIREITO CIVIL

Questão 94: Um dos casos explícitos adotados pelo Código Civilreconhecendo como de direito uma capacidade de fato é:

A) a emancipação pelo casamento religioso de menor de 21 anos completos, equiparado pela Constituição Federal ao civil quanto aos efeitos nos termos da lei;B) a emancipação pela prestação de serviço público, ainda que temporária, em caso de calamidade pública pelo menor de 21 anos completos;C) a união estável do menor de 21 anos completos;D) a cassação da tutela de menor de 21 anos completos por escusa legítima;E) a curatela do menor de 21 anos.

Questão 95: Sob a ótica das questões envolventes dairretroatividade das leis em nosso Direito, é correto afirmar que:

I - a noção de irretroatividade tem por limite o próprio direitoadquirido, de tal sorte que, onde este não existir ou onde não seapresentar qualquer das demais situações jurídicasconstitucionalmente protegidas, a lei é ou pode ser retroativa;II - sendo a irretroatividade das leis, entre nós, um cânoneconstitucional, prepondera em nosso Direito, como regra geral, airretroatividade,III - nossa lei, definindo a noção de direito adquirido, ampliou-apara dizê-lo não só compreensivo dos direitos que o seu titular,ou alguém por ele, possa exercer, como aquele cujo começo doexercício tenha termo prefixo, ou condição preestabelecidainalterável a arbítrio de outrem.

Assinale a alternativa verdadeira:

A) Apenas a I e a III;B) Apenas a I e a II;C) Apenas a I;D) Nenhuma;E) Todas.

Questão 96: Sobre os pressupostos da responsabilidade civilassevera-se verdadeiramente serem os seus elementosessenciais:

A) a ação dolosa ou culposa do agente e o dano experimentado pela vítima;B) a ação ou a omissão, a culpa ou o dolo do agente e o dano experimentado pela vítima;C) o ato próprio ou o ato de terceiro, a culpa ou o dolo do agente e a relação de causalidade;D) ação ou omissão, culpa ou dolo do agente, relação de causalidade e o dano experimentado pela vítima;E) o ato comissivo in vigilando ou in eligendo e a relação de causalidade.

Questão 97: É correto afirmar que a falência constitui causa:

I - de dissolução de sociedade;II- de nulidade de hipoteca,III - de vencimento de dívidas;IV - de reforço ou diminuição de garantia nos contrato onerosos;V - de caducidade por evicção.

Assinale:A) Somente são verdadeiras as alternativas I,IV e V.B) Somente são verdadeiras as alternativas III, IV e V.C) Somente são verdadeiras as alternativas I,II e IIID) Nenhuma alternativa é verdadeira.E) Somente são verdadeiras as alternativas II e IV.

Questão 98: Ante a hipótese concreta dos fatos da causa postosà sua apreciação, encontra-se o juiz diante de questão a quenenhum dispositivo legal é aplicável, nem mesmo de modoindireto. Qual o método interpretativo capaz de socorrê-lo?

A) Eqüidade.B) Analogia legis.C) Occasio legis.D) Teleológico.E) Analogia juris.

DIREITO COMERCIAL

Questão 99: O capital social das sociedades anônimas poderáser formado com contribuição:

I - apenas em dinheiro e ações de outras companhias;II - apenas em dinheiro;III - apenas em dinheiro e outros bens imóveis;IV - apenas em dinheiro, direitos ou ações;V - em dinheiro ou em qualquer espécie de bens suscetíveis deavaliação em dinheiro.

Responda:

A) Estão corretas apenas as assertivas IV e V;B) Estão corretas apenas as assertivas III e IV;C) Está correta apenas a assertiva I;D) Está correta apenas a assertiva V;E) Estão incorretas apenas as assertivas I e V.

Questão 100: Sobre exibição de livros comerciais em açãojudicial é incorreto dizer:

A) que fica ela limitada às transações entre os litigantes;B) que pode ser ela requerida como medida preventiva;C) que é incabível em questões de sucessão;D) que pode ser ordenada em caso de falência;E) que pode ser ordenada em favor dos interessados em questões de administração ou gestão mercantil por conta de outrem.