pnld 2020 – moderna - pnld 2020 – moderna – entenda o ... · web viewrefletir sobre o...

2
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR Material Digital Audiovisual As diferentes situações de comunicação e os usos da língua Orientações ao professor Título: As diferentes situações de comunicação e os usos da língua. Formato: Videoaula. Descrição: Nesta videoaula, o professor de Língua Portuguesa Cassio Henrique de Oliveira fala sobre preconceito linguístico. Objetivos: Compreender a diferença que há nos falares das pessoas, dependendo do grupo social a que pertencem (urbano x rural) e, possivelmente, do grau de escolarização. Perceber que, entre as variedades linguísticas, há as variedades urbanas de prestígio, faladas pelas classes sociais que vivem nas grandes cidades e têm maior poder econômico e grau de escolaridade. Refletir sobre o preconceito linguístico, sobre a ideia de que quem não fala ou não domina as variedades prestigiadas é inferior, e concluir que esse modo de ver constitui um erro de compreensão do que é a língua. Notar que todas as variedades linguísticas têm o mesmo valor para seus falantes e se prestam à comunicação e à interação entre as pessoas. Conteúdos abordados: Variedade linguística e preconceito. Esse vídeo pode servir como um motivador para que os alunos se informem mais sobre a Constituição da República Federativa do Brasil. A partir de dicas dadas pelo professor, despertar a curiosidade dos alunos sobre alguns filmes e músicas que valorizam palavras e expressões características de outros grupos sociais e de outras regiões do Brasil. Habilidades: (EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada. Sugestões de uso 1) Trabalhe as sugestões, inicialmente, com a turma toda. A outra proposta aqui sugerida pode ser realizada em grupos de cinco ou seis alunos. 2) Apresente o vídeo para a classe após o boxe Variedades linguísticas e preconceitos, no capítulo 3 do volume do 6 o ano. 1

Upload: others

Post on 26-Sep-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PNLD 2020 – Moderna - PNLD 2020 – Moderna – Entenda o ... · Web viewRefletir sobre o preconceito linguístico, sobre a ideia de que quem não fala ou não domina as variedades

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Material Digital Audiovisual

As diferentes situações de comunicação e os usos da língua

Orientações ao professor

Título: As diferentes situações de comunicação e os usos da língua.

Formato: Videoaula.

Descrição: Nesta videoaula, o professor de Língua Portuguesa Cassio Henrique de Oliveira fala sobre preconceito linguístico.

Objetivos:

Compreender a diferença que há nos falares das pessoas, dependendo do grupo social a que pertencem (urbano x rural) e, possivelmente, do grau de escolarização.

Perceber que, entre as variedades linguísticas, há as variedades urbanas de prestígio, faladas pelas classes sociais que vivem nas grandes cidades e têm maior poder econômico e grau de escolaridade.

Refletir sobre o preconceito linguístico, sobre a ideia de que quem não fala ou não domina as variedades prestigiadas é inferior, e concluir que esse modo de ver constitui um erro de compreensão do que é a língua.

Notar que todas as variedades linguísticas têm o mesmo valor para seus falantes e se prestam à comunicação e à interação entre as pessoas.

Conteúdos abordados:

Variedade linguística e preconceito. Esse vídeo pode servir como um motivador para que os alunos se informem mais sobre a

Constituição da República Federativa do Brasil. A partir de dicas dadas pelo professor, despertar a curiosidade dos alunos sobre alguns

filmes e músicas que valorizam palavras e expressões características de outros grupos sociais e de outras regiões do Brasil.

Habilidades:

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

(EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Sugestões de uso

1) Trabalhe as sugestões, inicialmente, com a turma toda. A outra proposta aqui sugerida pode ser realizada em grupos de cinco ou seis alunos.

2) Apresente o vídeo para a classe após o boxe Variedades linguísticas e preconceitos, no capítulo 3 do volume do 6o ano.

1

Page 2: PNLD 2020 – Moderna - PNLD 2020 – Moderna – Entenda o ... · Web viewRefletir sobre o preconceito linguístico, sobre a ideia de que quem não fala ou não domina as variedades

3) Este vídeo possibilita aprofundar alguns dos conceitos vistos no capítulo, como a distinção entre as variedades linguísticas, e reforça a ideia de que todas as variedades linguísticas têm o mesmo valor para seus falantes e se prestam à comunicação, à interação entre nós.

4) Acesse o OED com os alunos e, depois de assistirem à videoaula, faça algumas perguntas e propostas de atividades para verificar o que assimilaram e aprofundar a compreensão do conteúdo. Aqui sugerimos algumas abordagens, mas de acordo com o interesse da turma você pode ampliá-las.

a) Peça que respondam oralmente e conversem sobre a questão inicial formulada por Oliveira: Por acaso você já sofreu algum tipo de preconceito linguístico? Quando ele ocorre e por que acontece?b) Solicite que localizem na videoaula trechos que confirmem ou ampliem a ideia apresentada nestes

parágrafos do boxe Língua e identidade. “O jeito de falar de cada um nos dá uma identidade, porque ao mesmo tempo que nos faz semelhantes

a um grupo também nos diferencia de outros. A forma como usamos a língua faz parte do que somos, faz parte da nossa cultura.”

“O interessante é que, apesar de todas as diferenças no modo de falar a língua portuguesa, todos nós somos falantes da língua que recebe esse nome. Apenas a falamos de modos diferentes. Esses modos diferentes de falar a nossa língua são chamados de variedades da língua portuguesa ou variedades linguísticas. Para a ciência que estuda as línguas como linguagem, nenhuma variedade é melhor ou pior. Todas têm o mesmo valor para seus falantes e se prestam à comunicação, à interação entre nós.”

5) Explore com eles outros artigos (além do Art. 3o) da Constituição da República Federativa do Brasil que remetem à videoaula assistida. Essa temática pode ser abordada junto com as disciplinas de História e/ou de Geografia.

Na Constituição da República Federativa do Brasil ‒ Seção II, Da Cultura, no Art. 215 ‒ encontramos o seguinte parágrafo:

“§ 1o O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.”

Transcreva da videoaula um trecho que complemente a ideia apresentada nesse artigo.O professor Oliveira comenta no final da palestra: “Não quero ser chato, mas vou repetir: essas diferenças, essas variedades, devem ser respeitadas sempre. Nosso país é imenso e possui heranças de várias culturas.”

6) Em grupos, sugira que pesquisem outras músicas nacionais em que sejam usadas expressões hoje já não tão frequentes no nosso cotidiano. Uma outra possibilidade é buscarem letras de canções brasileiras em que apareçam gírias e/ou variedades ou expressões regionais. Depois, juntamente com as letras compiladas, organize a apresentação dos trabalhos na classe, de modo que as músicas levantadas possam ser ouvidas por todos.

7) Além do filme sugerido pelo professor Oliveira, se achar pertinente, há dois vídeos que seria interessante ver com seus alunos. Sugira que pesquisem no YouTube “Variação diatópica na visão de Ariano Suassuna” e “Dialeto nordestino — uma resposta ao preconceito”.

2