pluralidade cultural e folclore - niee.ufrgs.br · a pluralidade cultural e o folclore uma...

2
PLURALIDADE CULTURAL E FOLCLORE Autor: Augusto Santos Silva Instituição: Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo – Mantenedora Associação de Prevenção e Atendimento Especializado na Inclusão da pessoa com deficiência de Ribeirão Pires – SP, Brasil. Resumo: A Pluralidade Cultural e o folclore uma temática especialmente importante para se compreender as raízes das quais todos estamos ligados, as interferências dessa cultura na vida de cada um de nós e, principalmente a importância e a relevância deste conhecimento para as futuras gerações como patrimônio, identidade e riqueza maior de um povo. Nesse projeto os alunos tiveram que realizar pesquisa em sites para a coleta de informações e ocorreu o intercambio entre alunos de escolas de diferentes estados do Brasil através da Internet via MSN e SKYPE para a socialização dos conhecimentos adquiridos. Esse trabalho conjunto e colaborativo teve como objetivo os alunos vivenciaram experiências concretas de apropriação, construção e reconstrução de idéias. CONTEÚDO Escolas envolvidas: Centro Ocupacional e Profissionalizante “Adélia Redivo” – COPAR – Mantenedora Associação de Prevenção e Atendimento Especializado na Inclusão da Pessoa com deficiência de Ribeirão Pires – SP, Brasil. Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach – Mantenedora Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitibanos – SC, Brasil. Período de execução: 10 de agosto a 8 de dezembro de 2006. Justificativa: Num país como o Brasil, com características históricas de miscigenação, com os problemas sociais de todos conhecidos e suas dimensões, a discussão desta temática deve forçosamente constituir-se em um dos pilares da educação, em que ela deixa de ser um problema, para tornar-se riqueza a ser explorada. Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. Buscando este conhecimento foi organizados esse projeto que está fundamentado em um objetivo maior que visa promover a interação de alunos através de um trabalho conjunto e colaborativo em rede na qual os alunos vivenciam experiências concretas de apropriação, construção e reconstrução de idéias.

Upload: nguyendung

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLURALIDADE CULTURAL E FOLCLORE - niee.ufrgs.br · A Pluralidade Cultural e o folclore uma temática especialmente importante para se compreender as raízes das quais todos estamos

PLURALIDADE CULTURAL E FOLCLORE

Autor: Augusto Santos SilvaInstituição: Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo – Mantenedora Associação de Prevenção e Atendimento Especializado na Inclusão da pessoa com deficiência de Ribeirão Pires – SP, Brasil.

Resumo:

A Pluralidade Cultural e o folclore uma temática especialmente importante para se compreender as raízes das quais todos estamos ligados, as interferências dessa cultura na vida de cada um de nós e, principalmente a importância e a relevância deste conhecimento para as futuras gerações como patrimônio, identidade e riqueza maior de um povo. Nesse projeto os alunos tiveram que realizar pesquisa em sites para a coleta de informações e ocorreu o intercambio entre alunos de escolas de diferentes estados do Brasil através da Internet via MSN e SKYPE para a socialização dos conhecimentos adquiridos. Esse trabalho conjunto e colaborativo teve como objetivo os alunos vivenciaram experiências concretas de apropriação, construção e reconstrução de idéias.

CONTEÚDO

Escolas envolvidas:

Centro Ocupacional e Profissionalizante “Adélia Redivo” – COPAR – Mantenedora Associação de Prevenção e Atendimento Especializado na Inclusão da Pessoa com deficiência de Ribeirão Pires – SP, Brasil.

Escola Especial Hugo Miguel Sulzbach – Mantenedora Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Curitibanos – SC, Brasil.

Período de execução: 10 de agosto a 8 de dezembro de 2006.

Justificativa:

Num país como o Brasil, com características históricas de miscigenação, com os problemas sociais de todos conhecidos e suas dimensões, a discussão desta temática deve forçosamente constituir-se em um dos pilares da educação, em que ela deixa de ser um problema, para tornar-se riqueza a ser explorada.

Todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Mais ainda, todos os povos desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias.

Buscando este conhecimento foi organizados esse projeto que está fundamentado em um objetivo maior que visa promover a interação de alunos através de um trabalho conjunto e colaborativo em rede na qual os alunos vivenciam experiências concretas de apropriação, construção e reconstrução de idéias.

Page 2: PLURALIDADE CULTURAL E FOLCLORE - niee.ufrgs.br · A Pluralidade Cultural e o folclore uma temática especialmente importante para se compreender as raízes das quais todos estamos

Objetivos:

Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura dos municípios em estudo;

Incorporar os saberes da cultura popular aos conteúdos escolares; Comparar costumes e tradições das pessoas que vivem nestas cidades; Aumentar as conexões lingüísticas, geográficas e interpessoais; Expressar e transmitir idéias com lógica e coerência; Desenvolver habilidades de argumentação, defendendo idéias e pontos de vista; Incorporar novas informações, conceitos, aprendizagens; Socializar conhecimentos, interagir e conhecer outras realidades através da troca

de informações; Apropriar-se das normas da linguagem culta, tanto oralmente quanto na escrita; Relacionar conceitos científicos aos espontâneos; Realizar investigações e estudos através de pesquisas de campo, debates, leituras,

seleção de imagens, etc. Explorar aspectos peculiares da cultura de cada um dos municípios: sotaques,

gírias, comportamentos, preferências, etc. Desenvolver a intuição, a auto estima e a auto-confiança.

Metodologia:

Objetivando o conhecimento dos aspectos históricos e culturais do município serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Pesquisa em sites para a coleta de informações; Seleção de imagens na Internet que retratem e caracterizem o folclore do

município. Debate e discussões sobre o referido tema, considerando os objetivos acima

mencionados. Vídeos sobre a questão em estudo: A Guerra do Contestado e a Revolução

Farroupilha. Gravação de vídeos e registros fotográficos arquivados ao inventário de dados de

cada uma das escolas para a realização do intercâmbio. Intercâmbio entre os alunos via MSN e SKYPE para a socialização dos

conhecimentos adquiridos.

Avaliação:

Avaliação da aprendizagem dos alunos aconteceu de forma sistemática e contínua e estava voltada ao estabelecimento da autonomia do educando. Para tanto foram consideradas as diferenças individuais influenciando nesse processo que alguns alunos necessitaram de mais auxílio do que outros.

Foram avaliadas todas as manifestações que os alunos apresentaram no decorrer do projeto: interesse, participação, motivação, cooperação e ainda, trabalhos e registros que apresentaram.