plÁsticos biodegradÁveis

5

Click here to load reader

Upload: vilmar-konageski-jr

Post on 06-Jun-2015

2.949 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

trabalho sobre plasticos

TRANSCRIPT

Page 1: PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS

PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS: REVISÃO SOBRE MÉTODOS DE PREPARAÇÃO E PROPRIEDADES DA BIODEGRADAÇÃO

Vilmar A. Konageski Junior*, Luciana Dagostini* e Michele Renz*Departamento de Biologia e Química, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rua São Francisco, 501, 98700-000 Ijuí – RS, Brasil

REVISÃO SOBRE PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS: Este é um tema de cada vez maior importância para a sociedade moderna, já que baseamos nossos costumes no uso de materiais plásticos descartáveis e estes foram se acumulando na natureza de forma assombrosa. Por isso se torna cada vez mais necessário o estudo e o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis e com baixo custo.

Palavras Chave: Biodegradação; Meio Ambiente; Poliésteres.

INTRODUÇÃO

Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos, quando sintéticos são produzidos através de um processo químico conhecido como polimerização, que trata da união química de monômeros formando polímeros, por exemplo, veja o monômero de PVC:

Fonte: http://www.textoscientificos.com/polimeros/moleculas

Cada tipo de monômero oferece diferentes características aos polímeros e é justamente esta capacidade de se inserir em todas as necessidades diárias que tornou os polímeros algo inseparável do

cotidiano do ser humano moderno, indo desde as roupas até peças de naves espaciais.

A idéia de criar polímeros biodegradáveis não é nova, porém a grande oferta de matéria prima barata (baixo preço do barril de petróleo de 1900 a 1950) desestimularam este ramo de pesquisa uma vez que sua produção era mais onerosa do que a produção de polímeros sintéticos a base de petróleo, o preço, porém está sendo pago hoje, pois as soluções para resolver os problemas ambientais causados pelo uso excessivo desta tecnologia está crescendo cada vez mais e cada vez existem mais problemas decorrentes; seja da disposição inadequada destes materiais que ao se decompor formam produtos tóxicos, seja pela permanência destes no meio

* e-mail: [email protected] ;

R e

v i s

ã o

Page 2: PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS

ambiente onde causam inúmeros danos ambientais aos seres vivos onde podem atuar como barreira para o escoamento das águas ou de reservatório para proliferação de espécies danosas ao ser humano. E é por isto que se deve apostar nas tecnologias do futuro, ou seja, é preciso fazer o futuro virar presente, pois as tecnologias que precisamos não serão descobertas se primeiro não forem pesquisadas.

AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO DE POLI- HIDROXIBUTIRATO (PHB) EM SOLO COMPOSTADO.

A produção de Poli- hidroxibutirato em grande escala acontece por um processo de fermentação bacteriana, considerado ainda um processo relativamente caro.

São propostos vários métodos de análise da biodegradação dos polímeros entre eles a determinação da biodegradação aeróbia dos plásticos e exposição dos plásticos a um determinado ambiente de solo. A produção de CO2 é um importante parâmetro na biodegradação de polímeros.

PHBFonte: DERVAL 2002

Para a avaliação da biodegradabilidade de polímeros usa-se como fator determinante a produção de CO2. Desta forma quando é detectada maior quantidade de CO2, quando em comparação entre polímeros mais

biodegradável é o polímero que liberar mais CO2.

REDUÇÃO DA HIDROFILICIDADE DE FILMES BIODEGRADÁVEIS À BASE DE AMIDOS POR MEIO DE POLIMERIZAÇÃO POR PLASMA

O amido é um carboidrato composto por dois polissacarídeos, apresentam-se na forma de pequenos grânulos semicristalinos. Os plásticos de amido apresentam uma séria limitação tecnológica que advém da sua característica hidrofílica, tornando-se necessário o desenvolvimento de um polímero menos sensível a água.

No recobrimento de filmes de amido pela técnica de polimerização por plasma foram utilizados gases organo-silicios com a pretensão de otimizar a impermeabilidade e então reduzir a hidrofilicidade dos filmes, visando não acarretar problemas ambientais, utilizou-se compostos de carbono e hidrogênio.

Em métodos comparativos observou-se que a redução do teor de absorção de H2O dos filmes recobertos pode ser atribuída apenas a característica hidrofóbica do recobrimento, não havendo alterações significativas em função da espessura do recobrimento.

ESTRATÉGIAS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DOS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS POLI (3- HIDROXI BUTIRATO) POR BACTÉRIAS

Os plásticos biodegradáveis são polímeros que se degradam completamente por ataque bacteriano em curto espaço de tempo. Além de serem biodegradáveis apresentam características biocompatíveis, produzidos a partir de

* e-mail: [email protected] ;

Page 3: PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS

recursos renováveis; possuem propriedades termoplásticas e características físicas e mecânicas semelhantes a do polipropileno.

A utilização desses recursos renováveis e substratos mais baratos oferecem maior produtividade e redução de custos, tornando-os mais competitivos.

Dessa forma, estratégias estão sendo desenvolvidas, na tentativa de reduzir custos aliados à necessidade de preservação ambiental permitindo então, que estes estejam presentes nas mais diversas aplicações.

BIODEGRADABILIDADE E PROPRIEDADES MECÂNICAS DE NOVAS MISTURAS POLIMÉRICAS

Procura-se desenvolver polímeros que venham a causar menor impacto ambiental, mas em função do seu alto custo ainda hoje sua utilização por parte das empresas torna-se inviável. Há no entanto a necessidade de desenvolvimento de misturas poliméricas biodegradáveis, observando-se a não existência de ligações covalentes nas mesmas.

Quanto maior a quantidade de amido incorporada aos polímeros puros maior foi sua redução na sua propriedade mecânica. Observou-se maior quantidade de liberação de CO2, evidenciando a viabilidade de obtenção de polímeros biodegradáveis de menor preço.

O FUTURO DOS PLÁSTICOS: BIODEGRADÁVEIS E FOTODEGRADÁVEIS

Pesquisas voltadas para a melhoria da qualidade de vida levam a uma busca por plásticos descartáveis ideais que não danifiquem o meio

ambiente, tendo como solução plásticos biodegradáveis e fotodegradáveis.

O plástico fotodegradável tem como componente um polímero orgânico, o qual atua na aceleração do processo de degradação, pois fica disperso na superfície do plástico, voltando a natureza na forma de CO2.

O plástico biodegradável tem em sua composição o amido termo plástico, vem substituir o plástico convencional podendo ser empregado em várias áreas recebendo, considerável atenção na área dos recursos renováveis.

CONCLUSÃO

O presente artigo procurou demonstrar como está se desenvolvendo a pesquisa de plásticos biodegradáveis de forma a garantir a sustentabilidade desta produção sem o uso de matérias-primas provenientes de fontes não renováveis.

REFERÊNCIAS

* e-mail: [email protected] ;