plantas de Água doce!

9
Nome dos Integrantes do Grupo: Danielle Kataoka, Gabriela Debastiani, Giovanna de Aro, Helena Carioba e Lara Rossi. Professor: João Paulo Mombelli Matéria: Ciências 7º Ano Colégio Academia

Upload: aldona

Post on 19-Jan-2016

35 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Plantas de Água Doce!. Nome dos Integrantes do Grupo: Danielle Kataoka, Gabriela Debastiani, Giovanna de Aro, Helena Carioba e Lara Rossi. Professor: João Paulo Mombelli Matéria: Ciências 7º Ano Colégio Academia. Porque algumas plantas não tem semente?. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Plantas de Água Doce!

Nome dos Integrantes do Grupo:Danielle Kataoka, Gabriela Debastiani, Giovanna de Aro, Helena Carioba e Lara Rossi.Professor: João Paulo MombelliMatéria: Ciências7º Ano Colégio Academia

Page 2: Plantas de Água Doce!

Porque algumas plantas não tem semente?

• Samambaias e musgos são alguns exemplos de vegetais desprovidos dessa parte que é responsável pela reprodução das plantas. Como é que vegetais sem semente deixam descendentes?

• Por meio dos esporos.Repare num pozinho marrom que fica, geralmente embaixo das folha da samambaias. Esse pó é constituído por centenas ou milhares de esporos, estruturas minúsculas que nessa planta cumprem a função parecida com a das sementes: Reprodução.

Page 3: Plantas de Água Doce!

As plantas aquáticas, são muito importantes para o equilíbrio do aquário de água doce. Desempenhando importantes funções, como fotossíntese, abrigo, testes do solo, adornos paisagísticos e muitos outros. Algumas plantas são emersas ou flutuantes.

Elaboram o mecanismo de fotossíntese, que sob a ação da luz, absorvem o dióxido de carbono (CO2) nocivo em alta quantidade em um aquário e liberam o oxigênio que os peixes e os demais seres aeróbios necessitam para respirar e viver. Protegem os peixes mais tímidos fornecendo abrigo e sensação de segurança (contribuindo para o avivamento

de suas cores). Abrigam em suas folhas os alevinos(filhotes), os ovos dos ovíparos e os demais seres que constituem o conjunto planctônicos (microrganismo que servem de alimentos para os peixes e alevinos).

Page 4: Plantas de Água Doce!

Atuam como teste de fertilização do solo, uma vez que, observando o crescimento das plantas aquáticas, podemos saber a qualidade do solo em relação aos materiais orgânicos. O aquário estará em boas condições para a sobrevivência dos peixes, sendo proporcional ao crescimento das plantas.

Servem como adornos paisagísticos juntamente com algumas rochas e troncos fossilizados. Existem grandes variedades, porém devemos tomar cuidado na hora de combinarmos as plantas, respeitando alguns fatores exigidos como: pH, dureza da água.

Há vegetais que se reproduzem por brotamento, multiplicando-se através de cortes de seus caules, outros por estolão (não origina ramos nem raízes) finalmente as plantas que se reproduzem por sementes. 

Page 5: Plantas de Água Doce!

Nome: Anubias nana

Origem: África Ocidental

Cuidado Cascalho Iluminação

Fácil Rico Fraca

O interessante das Anubias é que elas crescem bem mais rapidamente com pouca iluminação. Mas em tanques (com iluminação inferior à dos aquários) o seu crescimento é constante.

COMENTÁRIOS:

Page 6: Plantas de Água Doce!

Nome: Rabo de Lagarto

Cuidado Cascalho Iluminação

Origem: América do Norte

Médio Rico Forte

Page 7: Plantas de Água Doce!

Nome: Anubias afzelii

Origem: África Ocidental

Cuidado Cascalho Iluminação

Fácil Rico Qualquer

Page 8: Plantas de Água Doce!

Nome: Rabo de Raposa

Origem: Cosmopolita

Cuidado Cascalho Iluminação

Fácil Nenhum Média

Planta perene, submergida.Sem raízes, de caule fino, quebradiço, com folhas verticiladas,verde claras. Pode apresentar minúsculas flores. Muito sensível a produtos anti-algas. De crescimento rápido, não necessitam de substrato fértil, porém responde bem a forte iluminação e injeção de CO2.

COMENTÁRIOS:

Page 9: Plantas de Água Doce!

• Bibliografia:

• Ciência Hoje das Crianças

• A Era de Aquários

• www.saudeanimal.com.br