plantão de dúvidas tema: obrigações acessórias · resp: caso pretenda fazer a compensação,...

14
Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias Plantão de Dúvidas Tema: Obrigações Acessórias (Dirf, Rais, Dmed, Dimob, Decred, entre outras) e esclarecimento sobre Per/Dcomp) com Lázaro Rosa da Silva

Upload: hatuong

Post on 27-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

Plantão de Dúvidas Tema:

Obrigações Acessórias (Dirf, Rais, Dmed, Dimob, Decred, entre outras) e esclarecimento sobre

Per/Dcomp)

com Lázaro Rosa da Silva

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

1 - Gostaria de saber se as entidades isentas do IRPJ que não são obrigadas a entrega da ECD, conforme IN 1510/14, terão que apresentar a DIPJ em 2015 referente ao ano calendário de 2014?

Resp. De forma genérica o art. 5º, da Instrução Normativa nº 1.422/13, dispensa as pessoas jurídicas da apresentação da DIPJ. O inciso IV, do § 2º, do art. 1º, desta mesma Instrução Normativa, determina que não estão obrigadas à apresentação da ECF as pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano-calendário, não tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita (EFDContribuições), nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012.

Dessa forma, por falta de previsão legal mais especifica, entendemos que essas entidades deverão apresentar a DIPJ relativamente ao período indagado.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

2 - Necessito de orientações das obrigações acessórias de empresas optantes pelo Simples Nacional. Exemplo: Dirf, Dasn entre outras, obrigações legais se possível especificando obrigações anuais e mensais Sou estudante de Contabilidade e tenho muita vontade em aprender.

Resp: As empresas optantes pelo Simples Nacional devem apresentar anualmente a DSPJ e DEFIS.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

3 - Temos uma empresa Trade que exporta utilizando frete através de agenciador de carga, pagamos o frete para uma empresa brasileira que contrata navio de empresa de fora do país, a nossa dúvida é quem deve declarar as informações no SISCOSERV, nossa empresa ou o armador/agenciador? Peguei solução de consulta nº 257 mas ainda temos dúvidas.

Resp: A SC nº 4.012, de 23/02/2015, vinculada à SC citada, assim dispõe: “Aquele que age em nome do prestador de serviço de transporte não é, ele mesmo, prestador de tal serviço. Será, contudo, prestador de serviços auxiliares conexos ao serviço de transporte, quem o fizer em seu próprio nome, como, p. ex., os atos materiais de preparação de documentos, ou a inserção de dados em sistemas informatizados. Por conseqüência, será do importador (se residente ou domiciliado no Brasil) a obrigação de informar no Siscoserv a tomada do serviço de transporte junto a prestador (transportador ou consolidador), quando esse último for residente ou domiciliado no exterior, em concordância com a prática comercial (Incoterm) adotada na transação.”

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

4 - Um amigo fez recolhimentos de INSS acima do teto máximo de contribuição. Em 2012 ele foi orientado a fazer uma PerdComp para solicitar o ressarcimento desses valores. No total o valor a ser ressarcido fica em aproximadamente 2 mil. De outro lado ele tem IR a pagar como resultado de Declarações de Ajuste Anual que estão em aberto. No mês de Fevereiro de 2014 ele entregou na Receita Federal um pedido de parcelamento destes IR em aberto. Seria possível retificar a PerdComp para pedido de compensação do INSS pago a maior com o IR a pagar em aberto?

Resp: Não há na PER/DCOMP opção para retificação. Pode ser pedido o cancelamento da PER/DCOMP apresentada e em seguida apresentar uma nova requerendo compensação.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

5 - A empresa de serviços de engenharia até 31/12/2014 estava na tributação pelo lucro presumido, e sofria retenção na fonte de IR, PIS, COFINS e CSL. A partir de 01/01/2015 optou pela tributação pelo Simples Nacional, mas ficou com saldo credor de PIS e COFINS, proveniente dessas retenções, inclusive, obviamente, demonstradas na EFD Contribuições. Meu cliente quer pedir restituição desses valores, então gostaria de saber se é através do PER/DCOMP ou processo junto a RFB. Se for por PER/DCOMP qual título devo indicar do crédito, na declaração?

Resp: Por meio do PER/DCOMP entendemos ser mais ágil. Neste caso deverá ser utilizada a opção “Pedido de Ressarcimento”. Importante notar que independentemente da forma utilizada deverá ser provada a composição do referido crédito por meio de documento hábil.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

6 - O PERDCOMP pode ser utilizado para solicitar restituição de IRPF pago a maior? O contribuinte esqueceu de lançar despesa com plano de saude, consequentemente apurou IR a pagar e quitou o DARF. No ano seguinte descobriu o "erro" e retificou a declaração gerando crédito de IR, ou seja, o resultado foi IR a Restituir. A Receita Federal não se manifestou, e acredito que não vai se manifestar, quanto a restituir o que foi pago a maior. O PERDCOMP é o caminho ou devo seguir algum outro procedimento?

Resp: Sim. Neste caso, em razão da retificação da declaração, é recomendável que aguarde o procedimento normal do fisco, pois após o regular processamento da declaração a restituição deverá ser automática. Caso isso não aconteça, antes de decorrer o prazo prescricional de 5 anos, deverá ser formalizado processo administrativo, ou outro procedimento que interrompa a prescrição.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

7- Boa tarde, a minha esposa tem uma ME desde de 2009, porém nunca movimentou. Ela pode emitir nota fiscal de serviço? Visto que o código de atividade é 70.20-4-00, quais os impostos que terá que recolher? É vantagem transformá-la em MEI? Como faço?

Resp: Sim, relativamente aos serviços para o qual foi constituída, ou seja, Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica. A transformação em MEI é um ato subjetivo que deve levar em consideração os objetivos futuros. De qualquer forma a carga tributária é reduzida e as formalidades a que está sujeita, menores. Essa opção é feita eletronicamente.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

8 - Fizemos algumas PerdComp em relação a pagamento duplicados em compensando débitos a pagar. A dúvida refere-se a saldos. Como compensar como novos débitos, considerando que o saldo pode ser inferior. É possível? Caso não, como pedir restituição do saldo?

Resp: Na hipótese do saldo a compensar ser inferior ao débito, a compensação deverá se limitar ao referido saldo. A diferença deverá ser quitada mediante pagamento com a utilização de documento apropriado (DARF por exemplo).

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

9 - No balanço de uma empresa tenho imposto de renda a recuperar, minha pergunta é: Como faço a declaração do Per/Dcomp? Qual o prazo para o envio? Como faço os lançamentos contábeis, como por exemplo abater no Cofins?

Resp: Caso pretenda fazer a compensação, basta preencher o PER/DCOMP com a opção “Declaração de Compensação”.

O prazo para envio é a data de vencimento do tributo que pretende quitar com a respectiva compensação.

O registro contábil da compensação poderá ser efetuado mediante débito na conta “Cofins a Pagar”, por exemplo, em contrapartida à conta que registra o crédito, “imposto de renda a recuperar”.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

10 - Uma empresa do Lucro Presumido com escrituração contábil que distribui lucros com base na escrituração e apresentou Diário exigido pela Fiscalização mas esse Diário não está autenticado pela Jucesp conforme exigido pelo RIR/99 como existe vasta jurisprudência que impede o arbitramento do Lucro em virtude apenas desse erro formal e como não pode o fisco impor o arbitramento por essa falha mas, como continua existindo um erro pelo não registro do diário no órgão competente o que o fisco pode aplicar como penalidade devido essa falta seria uma multa administrativa e se for de quanto seria tem limite mínimo e máximo e tem previsão em algum artigo do RIR/99 e caso exista essa multa pecuniária e pague fico desobrigado de cumprir a obrigação acessória de autenticar o diário na Junta comercial e ou Cartório PJ?

Resp: Em qualquer circunstancia o documento que não esteja revestido das formalidades legais não presta à finalidade a que se destina. Comprovação de operações, por exemplo.

Apesar disso, não há previsão legal para imposição de multa na hipótese indaga. Também não há previsão legal em relação à prescrição do livro diário.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

11 - Para entrega das obrigações mencionadas acima, será obrigatório que o sócio administrador assine digitalmente, através do eCPF, além do contador? Caso positivo se a empresa tiver o eCNPJ também serve para assinatura do sócio?

Resp: Sim. O certificado deve ser A3.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

12 - As empresas enquadradas no Lucro Presumido com fechamento trimestral do IRPJ e CSLL deverão ou não, no encerramento do trimestre, emitir o Perd/Comp no caso de Saldo Negativo do IRPJ? O valor que constituiu o saldo negativo foi a não utilização do valor total do IRRF sobre aplicações financeiras a recuperar, este superior a apuração do IRPJ a recolher do trimestre, ou só poderei emitir a Perd/Comp quando encerra o exercício?

Resp. O simples fato de apurar saldo negativo de imposto não obriga à apresentação do PER/DCOMP. O Per/Dcomp deverá ser apresentado por ocasião de compensações. Dessa forma, o prazo para apresentação é a data do vencimento do tributo que pretende compensar.

Plantão de Dúvidas – Obrigações Acessórias

Agradecemos a sua presença!