planos de estudo 2010

Upload: luciana-mello

Post on 13-Jul-2015

76 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Planos de estudo de Lngua Portuguesa 2010. Itaara RS.Mudanas e diretrizes da disciplina.

Por que mudamos?1- Para nos adequarmos ao PCN de Lngua Portuguesa. 2- Para que possamos implementar a progresso curricular em espiral dos gneros textuais no ensino da lngua. 3- Para privilegiarmos a leitura e a escrita como centro do aprendizado da lngua atravs dos diferentes gneros textuais. 4- Para colocarmos em prtica todo o conhecimento adquirido em 2009 com o curso de formao continuada GESTAR II em uma via de mo dupla entre a teoria e a prtica.

Irand Antunes, no livro Aula de portugus afirma: Em relao ao PCN ... Estabelece que os contedos de lngua portuguesa devem se articular em torno de dois grandes eixos: o do uso da lngua oral e escrita e o da reflexo acerca desses usos. Nenhuma ateno concedida aos contedos gramaticais, na forma e na sequncia tradicional das classes de palavras, tal como aparecia nos programas de ensino de antes. (Pag. 22) ... na escola que as pessoas exercitam

a linguagem ao contrrio, ou

seja, a linguagem que no diz nada . (Pg. 26) ...(muitas vezes, o que se l na escola no coincide com o que se precisa ler fora dela); (Pg. 28)

O que mudamos? At 2009: Contedo com foco na gramtica. Diviso do estudo das classes gramaticais nos anos finais.

A partir de 2010: Contedo com foco nos gneros textuais. Diviso do estudo nos agrupamentos dos gneros textuais e nas diferentes dimenses da leitura nos anos finais.

Objetivo geral da disciplina: At 2009:Dominar a leitura, escrita e as diversas formas de linguagens utilizadas pelo homem, atravs da anlise, sntese, interpretao de dados, fatos e situaes. Despertando assim, o senso crtico do aluno para que este possa exercer sua cidadania.

A partir de 2010:Desenvolver as quatro habilidades na lngua: a flexibilidade comunicativa, a proficincia na leitura, a capacidade de reflexo e a competncia na produo textual.

Vamos comparar o contedo nos planos de estudo da 5 srie da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas:

At 2009:1. As novas regras ortogrficas; 2. pontuao; 3. tonicidade das palavras; 4.acentuao grfica de palavras oxtonas, paroxtonas e proparoxtonas; 5. sinnimos e antnimos; 6. frase e orao; 7. substantivos e suas flexes; 8. artigos e suas flexes; 9. adjetivos e suas flexes; 10. numerais e suas flexes; 11. pronomes e suas flexes; 12. verbos no modo indicativo e as flexes de pessoa, nmero e tempo; 13. Concordncia verbo-nominal.

A partir de 2010:1. Agrupamento dos gneros textuais: narrar e relatar. 2. Estrutura e organizao dos gneros estudados. 3. Dimenso textual de leitura. 4. Variantes lingsticas. 5. Coeso e coerncia textual. 6. Concordncia: combinao das palavras na fase. 7. Frase, orao e perodo. 8. Conotao e denotao. 9. Componentes morfolgicos, pontuao e ortografia.

Vamos comparar o contedo nos planos de estudo da 6 srie da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas:

At 2009:1. Substantivos, tipos e suas flexes; 2. Artigos, tipos e suas flexes; 3. Adjetivos, tipos e suas flexes; 4. Numerais, tipos e suas flexes; 5. Pronomes, tipos e suas flexes; 6. Verbos e locues verbais no modo indicativo (regulares e irregulares); 7. Preposies; 8. Concordncia nominal; 9. Constante reviso de: ortografia, acentuao e pontuao. 10. Cultura afro-brasileira; 11. As novas regras ortogrficas.

A partir de 2010:1. Agrupamento dos gneros textuais: narrar, relatar e instruir. 2. Estrutura e organizao dos gneros estudados. 3. Dimenses textual e contextual de leitura. 4. Variantes lingsticas. 5. Coeso e coerncia textual. 6. Concordncia: combinao das palavras na fase. 7. Componentes morfolgicos, pontuao e ortografia.

Vamos comparar o contedo nos planos de estudo da 7 srie da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas:

At 2009:1. Estrutura dos gneros textuais: poema, conto e crnica; 2. Reviso e flexo de gnero dos substantivos; 3. Reviso e flexo de grau dos adjetivos; 4. Flexes verbais; 5. Advrbios; 6. Sujeito e predicado; 7. Concordncia verbo-nominal; 8. Uso dos porqus. 9. Cultura afro-brasileira; 10. As novas regras ortogrficas.

A partir de 2010:1. Agrupamento dos gneros textuais: narrar, relatar, instruir e expor. 2. Estrutura e organizao dos gneros estudados. 3. Dimenses textual, contextual e intertextual de leitura. 4. Variantes lingsticas. 5. Coeso e coerncia textual. 6. Concordncia: combinao das palavras na fase. 7. Linguagem figurada. 8. Componentes morfolgicos, pontuao e ortografia.

Vamos comparar o contedo nos planos de estudo da 8 srie da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas:

At 2009:1. Estrutura dos gneros textuais: jornalstico, publicitrio e informativo; 2. Reviso de acentuao; 3. Reviso de pontuao; 4. As novas regras ortogrficas; 5. Concordncia verbo-nominal; 6. Regncia verbo-nominal; 7. Uso de radicais gregos e latinos. 8. Cultura afro-brasileira.

A partir de 2010:1. Agrupamento dos gneros textuais: narrar, relatar, instruir, expor e argumentar. 2. Estrutura e organizao dos gneros estudados. 3. Dimenses textual, contextual, intertextual e infratextual de leitura. 4. Distinguir um fato da opinio relativa a este fato. 5. Variantes lingsticas. 6. Coeso e coerncia textual. 7. Concordncia: combinao das palavras na fase. 8. Linguagem figurada e figuras de linguagem. 9. Componentes morfolgicos, pontuao e ortografia.

Agrupamento dos gneros textuais: Narrar: Narrar so os gneros da cultura ficcional (contos, lendas, romances, fbulas, crnicas). A situao de produo destes gneros envolve: fico e criao. Relatar: Relatar so os gneros relacionados com a memria e as experincias de vida (dirios, biografias, depoimentos, relatos histricos, memrias). A situao de produo destes gneros envolve: veracidade e realismo. Instruir ou prescrever so os gneros relacionados prescrever: com instruo, explicao e descrio (manuais de instrues, regras de jogos, bulas de remdio, regimentos, estatutos, contratos, propagandas). A situao de produo destes gneros envolve: informao, relato e descrio. Expor: Expor so os gneros tcnicos, cientficos e didticos ( verbetes, textos tcnicos, cientficos e explicativos, artigos, reportagens). A situao de produo destes gneros envolve: divulgao de resultados e descobertas. Argumentar: Argumentar so os gneros relacionados com polmica e controvrsia ( cartas ao leitor, debates, artigos de opinio, editoriais). A situao de produo destes gneros envolve: posicionamento e argumentao.

Dimenses de leitura: Textual: Textual a dimenso que usa os elementos presentes no texto e que nos ajudam a compreend-lo melhor. Estes elementos esto na superfcie do texto. Contextual: Contextual a dimenso que faz acionarmos o contexto ou os conhecimentos prvios para entender as informaes presentes no texto. Intertextual: Intertextual a dimenso que nos permite perceber marcas ou referncias de outros textos lidos (parfrase). Infratextual: Infratextual a dimenso que nos permite compreender aspectos do texto que esto abaixo de sua superfcie, ou seja, so as informaes implcitas que muitas vezes so fundamentais para a compreenso de um texto.

Metodologia: At 2009:Os contedos so contextualizados atravs de textos literrios, poticos e informativos, que desta forma, desenvolvem as habilidades da leitura, interpretao, escrita e a expresso oral do educando.

A partir de 2010:Os contedos desenvolvidos devem partir do estudo dos diferentes gneros textuais, atravs do uso de dicionrios; livros literrios e didticos; textos de jornais, revistas, panfletos; msicas, filmes e vdeos; jogos; dramatizaes; confeco de cartazes; produo textual; atividades extra-classe; aulas expositivas; atividades de pesquisa e interdisciplinares. Desta forma aprimorando as diferentes dimenses de leitura e aprofundando a competncia na produo textual.

Objetivos da disciplina: At 2009: A partir de 2010:1. Aprimorar a leitura e a escrita como forma de expresso comunicativa e de cidadania; 2. Criar o hbito da interpretao de textos, dados e fatos do cotidiano; incentivar a pesquisa e a investigao extra-classe; 3. Discutir e criar aes anti-racistas e anti- discriminatrias em relao as diferenas individuais e coletivas nos seres humanos; 4. Dominar os diferentes tipos de linguagem para aprimorar o raciocnio e a expresso oral e escrita; 5. Despertar o senso crtico em relao aos veculos de comunicao, do discurso e da oratria humana; 6. Ampliar o nvel de compreenso lingstica, capacitando o aluno a comunicar-se nas mais diferentes formas de expresso da lngua.1. Ler e entender um texto, de qualquer dimenso, de qualquer tipo ou gnero; 2. Interagir em pblico, em contextos mais ou menos formais, como falante ou como ouvinte; 3. Expressar-se por escrito, conforme a solicitao do momento, de forma clara, precisa, coesa, coerente e relevante; 4. Usufruir do gosto esttico das produes literrias; 5. Relacionar as informaes dos textos verbais com outras expressas em outra linguagem; 6. Utilizar os temas transversais (tica, respeito, responsabilidade, sade, meio ambiente, trabalho, orientao sexual, consumo, turismo, desigualdades raciais e sociais, pluralidade cultural com nfase nas culturas indgenas e afrobrasileira) como referncia para desenvolver o trabalho com o agrupamento dos gneros textuais selecionados para esta srie ou ano; 7. Trabalhar os componentes morfolgicos e ortogrficos de acordo com as necessidades diagnosticadas em cada srie ou ano.

Avaliao na disciplina: At 2009: feita atravs da observao diria dos alunos sob os seguintes aspectos: leitura, interpretao, expresso oral e escrita (esta, observando-se a: ortografia, pontuao, acentuao, e concordncia verbo-nominal) e as atitudes individuais frente aos desafios propostos.

A partir de 2010:A avaliao ser feita atravs da observao diria dos alunos com diferentes instrumentos avaliativos e sob os seguintes aspectos: - Leitura; - Interpretao; - Expresso oral; - Expresso escrita e - Atravs das atitudes individuais ou em grupo, frente aos desafios propostos.

Bibliografia consultada:1- AMARAL, Heloisa. Planejando o ensino de lngua. [on line] Disponvel na Internet via URL http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf//index.php?option=com_content&task=view&id=229&It emid=60 Arquivo capturado em 06/11/09. 2- ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. 3- ANTUNES, Irand. Aula de portugus. Encontro e interao. So Paulo: Parbola Editorial, 2009. 8 edio 3- BAGNO, Marcos. Nada na lngua por acaso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. 4- BORTONE, Marcia Elizabeth. MARTINS, Ctia Regina Braga. A construo da leitura e da escrita. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. 5- Parmetros Curriculares Nacionais: lngua portuguesa. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fundamental, 1997. 6- ROJO, Roxane (Org.) A prtica de linguagem em sala de aula. Praticando os PCNs. So Paulo: Editora da PUC-SP, 2000.

Organizado por: Prof Luciana Mello da Silva Mello