plano tÁtico - operacional · assim, por exemplo, o item o6m7a3 refere-se à ação 3 (a3), ligada...

25
PLANO TÁTICO - OPERACIONAL Revisão 00 Página 1 /25 Cópia não controlada Anexo da Ata da 24 a . Reunião do Conselho Diretor. P PL A A N N O O T T T I I C C O O - O O P P E E R R A A C C I I O O N N A A L L Curitiba Junho de 2011

Upload: lamtuyen

Post on 20-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

1 /25

Cópia não controlada

Anexo da Ata da 24a. Reunião do Conselho Diretor.

PPLLAANNOO TTÁÁTTIICCOO -- OOPPEERRAACCIIOONNAALL

Curitiba Junho de 2011

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

2 /25

Cópia não controlada

Conselho Diretor

Ademir Fernandes Cleto Diretor Jurídico

Alexandre Modesto Cordeiro Diretor de Previdência

Jayme Azevedo Lima Diretor-Presidente

Luiz Tadeu Garbi da Silva Diretor de Finanças e Patrimônio

Newton Gomes Rocha Junior Diretor de Administração

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

3 /25

Cópia não controlada

Sumário Introdução ao Plano Tático-Operacional 4 Fundamentos: Missão, Visão e Valores 5 Mapa Estratégico 6 Objetivo 1 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 7 Objetivo 2 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 8 Objetivo 3 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 10 Objetivo 4 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 12 Objetivo 5 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 13 Objetivo 6 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 16 Objetivo 7 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 19 Objetivo 8 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 20 Objetivo 9 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 22 Objetivo 10 com Metas, Ações, Prazos e Indicadores 23 Considerações Finais 25

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

4 /25

Cópia não controlada

Introdução ao Plano Tático-Operacional

Este documento explicita as ações, prazos e indicadores como desdobramento das metas do Plano Plurianual 2011–2014. Naturalmente estas ações também estão alinhadas com os Objetivos Estratégicos, com a Missão, a Visão e os Valores da PARANAPREVIDÊNCIA.

Após a aprovação do Conselho Diretor, as ações constantes deste Plano Tático e

Operacional constituirão parte importante das atividades diárias de todas as áreas da Instituição que, com empenho e competência, buscarão concretiza-las nos prazos acordados, realizando as medições necessárias, expressas pelos indicadores.

Com o andamento dos trabalhos poderá ser necessário estabelecer novas ações, bem

como alterar ou mesmo suprimir algumas das atuais. A eventual inclusão de novas metas também poderá ser realizada, ficando definido que estas inicialmente farão parte apenas do Plano Tático-Operacional, passando a compor o Plano Plurianual somente quando de sua revisão a cada ano. Estas mudanças no Plano Tático-Operacional poderão ser realizadas a qualquer tempo, mas só terão validação após passarem pela aprovação do Conselho Diretor.

Para o ano de 2012, o registro do acompanhamento da concretização das metas e ações

poderá se constituir em parte do processo de Avaliação de Desempenho das unidades que formam a estrutura organizacional da Instituição.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

5 /25

Cópia não controlada

Fundamentos:

Missão

Gerir o sistema de previdência funcional do Estado do Paraná, preservando o equilíbrio financeiro e atuarial e buscando a melhoria contínua na satisfação dos seus segurados e

dependentes beneficiários.

Visão

Ser modelo de excelência em gestão de previdência pública no Brasil.

Valores

Agilidade

Inovação

Prudência

Responsabilidade Social

Sustentabilidade

Transparência.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

6 /25

Cópia não controlada

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

7 /25

Cópia não controlada

Codificação dos objetivos, metas e ações Todos os objetivos, metas e ações da PARANAPREVIDÊNCIA serão precedidos de uma codificação contendo letras e números. As letras se referem a objetivo (O), meta (M) e ação (A) e os números, sempre em ordem seqüencial, identificam os respectivos objetivos (de 1 a 10, até o momento), as metas (de 1 a n, conforme a necessidade) e as ações (de 1 a n, conforme a necessidade). Assim, por exemplo, o item O6M7A3 refere-se à ação 3 (A3), ligada à meta 7 (M7), que por sua vez está ligada ao objetivo 6 (O6). É um método simples e eficaz, fácil de aplicar depois de conhecido, e foi sugestão, para esta finalidade, de Luiz Carlos Pinto Martins. Codificação das políticas Seguindo o mesmo método da codificação dos objetivos, metas e ações, surgiu a necessidade de codificar políticas, que pode entrar em substituição às metas, da seguinte forma: as letras se referem a objetivo (O), meta (M) ou política (P). Assim, por exemplo, o item O1P1 refere-se à política 1 (P1), ligada ao objetivo 1 (O1).

Objetivo 1 O1 - APRIMORAR OS MEIOS DE PROPOSIÇÃO E DE ACOMPANHAMENTO DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO AFETA À INSTITUIÇÃO. O1P1 – Manter canais de comunicação com os principais Órgãos e Instituições que possam influenciar em mudanças na legislação afeta à PARANAPREVIDÊNCIA. (PRES/Controller) Permanente Indicador: registro de contatos formais (visitas realizadas, visitas recebidas, correspondências, telefonemas etc.) realizados por Instituição (em nível estadual: AL, TCE etc.; em nível federal: Congresso, MPS etc.) O1M2 – Blindar os fundos via mudança na legislação originária da PARANAPREVIDÊNCIA (aprovação da lei da revisão do plano de custeio). (PRES/Presidente) dez/2012 Indicador: aprovação da lei tornando públicos os fundos de natureza previdenciária (e consequentes CNPJ para Fundo Financeiro e CNPJ para Fundo Previdenciário).

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

8 /25

Cópia não controlada

Objetivo 2 O2 - ELEVAR A CAPACITAÇÃO, A SATISFAÇÃO E O COMPROMETIMENTO DOS EMPREGADOS. O2M1 – Cumprir a Política de Recursos Humanos aprovada pelo Conselho Diretor e Conselho de Administração e homologada pelo Secretário Supervisor. (DA/CRH) Permanente Indicador 1- Realização de promoções horizontais uma vez por ano (ver folha de pagamento); Indicador 2- Realização de processos internos de promoção vertical (ver folha de pagamento); O2M1A1 - Implementar o processo de promoções verticais previsto no atual Plano de Cargos e Salários. (DA/CRH) ago/2011 Indicador: 1-Documento comprovando a realização do primeiro processo.

O2M2 – Desenvolver um estudo de planejamento de recursos humanos, a partir dos resultados do trabalho de consultoria em organizações e métodos empresariais a ser realizado por empresa contratada para esse fim. (DA/CRH) quatro meses após a conclusão dos trabalhos de consultoria Indicador: existência de estudo documentado. O2M2A1 – Dimensionar necessidades do quadro de pessoal das respectivas unidades da Instituição. (DA/CRH) quatro meses após a conclusão dos trabalhos de consultoria Indicador: data da conclusão do dimensionamento das necessidades de pessoal. O2M3 – Planejar e desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento de pessoal. (DA/CRH) set/2011 Indicador: Existência de documento contendo o planejamento e evidência de implantação de pelo menos um evento de treinamento programado. O2M3A2 – proporcionar treinamento em OSM, em todas as áreas da Instituição, na medida que os trabalhos da empresa de consultoria externa exigirem. (DA/CRH) seis meses após a conclusão dos trabalhos de consultoria Indicador 1 - Documento atestando a necessidade ou não de treinamento; Indicador 2 - Atestada a necessidade, devem existir evidências de realização de pelo menos um evento de treinamento. O2M4 – Reaplicar a Avaliação de Desempenho dos Empregados anualmente, até o mês de dezembro de cada ano. (DA/CRH) Permanente, até dez de cada ano Indicador: Presença/Existência das avaliações, nas pastas dos empregados. O2M5 - Estudar alternativas de um plano de aposentadoria complementar para os empregados da PARANAPREVIDÊNCIA. (DA/CRH) dez/2012 Indicador: Existência de estudo documentado.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

9 /25

Cópia não controlada

O2M6 – Estudar a implantação de horário flexível na Instituição. (DA/CRH) dez/2011 Indicador: Existência de estudo documentado. O2M7 – Adquirir e implantar Sistema de Ponto Eletrônico para registro da jornada de trabalho do empregado. (DA/CRH) jul/2011 Indicador: Existência de sistema em funcionamento. O2M8 – Desenvolver estudos visando propor a implantação de um novo Plano de Cargos e Salários. (DA/CRH) jun/2012 Indicador: Existência de estudo documentado. O2M9 – Realizar Processo Seletivo Público visando a contratação de novos empregados. (DA/CRH) abr/2012 Indicador: Existência de edital de abertura do concurso, publicado.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

10 /25

Cópia não controlada

Objetivo 3 O3 - AMPLIAR A EFETIVIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA. O3M1 - Elaborar e manter atualizado os instrumentos de gestão da PARANAPREVIDÊNCIA: o Contrato de Gestão; o Plano Estratégico; O Plano Plurianual; O Plano Tático-Operacional; os Orçamentos de Custeio e de Investimento do Fundo Administrativo; as Previsões de Fluxo Financeiro do Fundo Financeiro, do Fundo de Previdência, do Fundo dos Serventuários da Justiça (não remunerados pelos cofres públicos) e do Fundo de Pecúlio. (PRES/PLAN) Permanente/anual Indicador: documentos de aprovação. O3M2- Garantir pleno acesso dos segurados às informações relativas à gestão do sistema.(PRES/ASSCOM) Permanente Indicador: deliberações. O3M2A1 – Manter atualizadas e disponíveis as informações de interesse dos servidores ativos, inativos, pensionistas e seus dependentes. (DPREV/AT) Permanente Indicador: relatório semestral da área. O3M2A2 – Dar ampla publicidade aos atos e eventos da Instituição. (PRES/ASSCOM) Permanente Indicador: publicações. 03M3 – Desenvolver, implantar e manter um sistema informatizado único de normas para a Instituição. (PRES/PLAN) dez/2011 Indicador: relatório de implantação do sistema. O3M3A1 – Adequar e modernizar o Manual de Normas e Rotinas da Instituição. (PRES/PLAN) dez/2011 Indicador: Manual de Normas atualizado. O3M4 - Divulgar as responsabilidades por atividades específicas (exs. Cédula C, RE, DIRF, BMDO, Orçamento ...) das diversas unidades organizacionais da Instituição. (PRES/PLAN) dez/2011 Indicador: publicação na Intranet. O3P1 – Estabelecer (com autorização do Secretário de Administração) canais de comunicação com as demais Secretarias de Estado para facilitar o entendimento e trâmites de documentos (em especial a SEPL, SEFA, PGE, Casa Civil, Chefia de Gabinete). (PRES/Controller) Permanente Indicador: relatório das visitas com nomes e cargos de visitantes e visitados. O3P2 – Promover visitas periódicas ao Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembléia etc. (PRES/Controller) Permanente Indicador: relatório das visitas com nomes e cargos de visitantes e visitados.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

11 /25

Cópia não controlada

O3P3 – Intensificar a comunicação com as entidades representativas dos servidores públicos. (PRES/Controller) Permanente Indicador: relatório dos contatos realizados, com nomes e cargos. O3P4 – Manter o bom relacionamento com os Conselhos de Administração e Fiscal. (PRES/SECEX) Permanente Indicador: avaliação de ausência de conflitos.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

12 /25

Cópia não controlada

Objetivo 4 O4 - BUSCAR A AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA POLÍTICA DE TI. O4M1 – Revisar e implementar o Plano de Tecnologia da Informação, contemplando inclusive os recursos humanos necessários. (DA/CINF) dez/2012 Indicador : Plano de TI revisado e relatório de implementação. O4M1A2- Definir e implementar a infraestrutura computacional, rede de voz e dados e CALL CENTER. (DA/CINF) dez/2011 Indicador: relatório da conclusão da meta. O4M2 – Elaborar e apresentar estudos sobre as interseções que atingem os sistemas GPREV e META4 e das possibilidades de integração e de aprimoramento. (DA/CINF) dez/2011 Indicador: existência do estudo documentado e apreciado pelo CD O4M3 – Elaborar e apresentar estudos sobre a implementação de ferramentas de automação (ERP, ECM, BPM, GED etc.). (DA/CINF) dez/2012 Indicador: existência do estudo documentado e apreciado pelo CD

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

13 /25

Cópia não controlada

Objetivo 5 O5 - BUSCAR A EXCELÊNCIA NO PLANEJAMENTO, NA ORGANIZAÇÃO, NA DIREÇÃO E NO CONTROLE DA INSTITUIÇÃO. O5M1 – Reavaliar, permanentemente, a adequação da estrutura organizacional às necessidades da Instituição. (PRES/PLAN) Permanente/anual Indicador: relatório anual de reavaliação da estrutura. O5M1A1 – Revisar a estrutura organizacional. (PRES/PLAN) dezembro de cada ano Indicador: relatório de revisão da estrutura. O5M1A2 – Revisar o Regimento Interno. (PRES/Controller) dezembro de cada ano Indicador: relatório de revisão do Regimento Interno. O5M1A3 – Avaliar a oportunidade de implementar a gestão por projetos na Instituição. (PRES/PLAN) dez/2012 Indicador: relatório da avaliação da oportunidade. O5M2 – Reavaliar, permanentemente, a adequação e implementação de normas e procedimentos relativos às compras e contratações, em consonância com a natureza jurídica e a finalidade da Instituição. (DA/AT) Permanente Indicador: relatório dos Órgãos fiscalizadores. O5M2A1 – Elaborar o Regulamento de Compras e Contratações, atendendo a legislação em vigor. (PRES/LIC) dez/2011 Indicador: aprovação do Regulamento de Compras e Contratações. O5M2A2 – Adquirir ou desenvolver um sistema de gerenciamento de estoque. (DA/CAS) dez/2012 Indicador: aprovação do sistema de gerenciamento de estoque. O5M2A3 – Assegurar a qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela Instituição. (PRES/Controller) Permanente Indicador: pesquisa de satisfação com os clientes internos. 05M2A4 – Estudar a conveniência da modalidade de pregão para aquisições de bens e serviços. (PRES/LIC) dez/2011 Indicador: relatório de conclusão do estudo. O5M3 – Realizar auditoria no processo de concessão e manutenção de benefícios. (PRES/AUDI) Permanente Indicador: relatório da auditoria. O5M4 – Adequar a infraestrutura física da sede às necessidades dos empregados e clientes. (DA/CAS) Permanente Indicador 1: Relatório de levantamento de necessidades (layout, móveis, iluminação, instalações, etc.) Indicador 2: Relatório de adequação às necessidades.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

14 /25

Cópia não controlada

O5M5 – Elaborar estudo de alternativas para mudança da sede da PARANAPREVIDÊNCIA. (PRES/PLAN) dez/2012 Indicador: relatório do estudo. O5M6 – Iniciar a implementação da NBR ISO 14001. (PRES/PLAN) dez/2011 Indicador: deliberação do Conselho Diretor. O5M9 – Aprovar e implantar tabela de temporalidade de documentos específicos da PARANAPREVIDÊNCIA (prazos de guarda, transferência para arquivo público e eliminação). (DA/CAS) dez/2011 Indicador: relatório de implantação. O5M11 – Avaliar a metodologia de gestão de riscos. (PRES/Controller) dez/2011 Indicador: relatório de avaliação da metodologia. O5M12 – Internalizar a contabilidade da Instituição. (DFIN/CFIN) dez/2012 Indicador: 1º balanço realizado internamente. O5M12A1 – Revisar o cronograma de atividades para internalizar a contabilidade da Instituição. (PRES/STI) nov/2011 Indicador: cronograma revisado. O5M15 – implementar o Sistema de Gestão da Qualidade para todas as áreas da Instituição. (PRES/PLAN) dez/2013 Indicador: relatório de conclusão da implementação. O5M17 – desenvolver programa de integração para novos Diretores e Conselheiros da PARANAPREVIDÊNCIA. (PRES/PLAN) set/2011 Indicador: aprovação do programa. O5M18 – implantar na Coordenadoria do Contencioso a utilização do processo judicial digital em consonância com as determinações do Poder Judiciário. (DJ/CCON) dez/2012 Indicador: relatório da conclusão da implantação. O5M18A1 – Certificar digitalmente junto à OAB-PR os advogados que atuam na Coordenadoria do Contencioso, para utilização do processo judicial virtual. (DJ/CCON) dez/2011 Indicador: relatório O5M18A2 – Adequar a infraestrutura para utilização do processo virtual, que implica na aquisição de novos monitores e mobiliário adequado. DA/CINF dez/2012 Indicador: relatório O5M18A3 – Promover o treinamento de pessoal para efetuar o gerenciamento de documentos digitais. DA/CRH dez/2012 Indicador: relatório

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

15 /25

Cópia não controlada

O5M19 – credenciar advogados do Interior do Estado para acompanhamento das ações judiciais e realização de audiências. (DJ/CCON) dez/2012 Indicador: resolução do CD aprovando regulamento de credenciamento. O5M19A1 – Acompanhar as demandas aforadas no interior do Estado, prestando informações e remetendo peças para acompanhamento pela Coordenadoria do Contencioso, bem como a realização de audiências.(DJ/CCON) Permanente Indicador: relatório e BMDO de dezembro de cada ano. O5M20 – instalar biblioteca jurídica como ferramenta de trabalho da Diretoria Jurídica, com aquisição de livros e periódicos afetos à área. (DJ/CCON) dez/2012 Indicador: relatório da conclusão da implantação. O5M21 – Assegurar os instrumentos organizacionais (Plano Estratégico, Plano Plurianual, Plano Tático-Operacional, Orçamento de Custeio e Investimento e outros) necessários ao pleno funcionamento da Instituição.(PRES/PLAN) Permanente O5M21A1 - Elaborar o Plano Plurianual da Instituição para um período quadrianual, com revisões periódicas. (PRES/PLAN) Permanente Indicador 1: apresentação ao Conselho Diretor. Indicador 2: aprovação do Conselho de Administração. Indicador 3: ofício de homologação pelo Secretário Supervisor. O5M21A2 - Elaborar os Orçamentos Anuais para o exercício seguinte com base no Plano Plurianual. (PRES/PLAN) até 30 de junho de cada ano Indicador 1: apresentação ao Conselho Diretor. Indicador 2: aprovação do Conselho de Administração. Indicador 3: ofício de homologação pelo Secretário Supervisor. O5M21A3 - Assegurar que a despesa com o pessoal não ultrapasse 60% do total das receitas administrativas definidas em lei. (PRES/Controller) Permanente Indicador: BMDO da Diretoria de Administração. O5M21A4 - Acompanhar a execução orçamentária. (DFIN/CFIN) Permanente Indicador: relatórios mensais dos balancetes. O5M21A5 - Manter a remuneração dos diretores próxima aos níveis praticados no mercado brasileiro dos Fundos de Pensão. (DA/CRH) Permanente Indicador: pesquisa anual com os principais Fundos de Pensão do Brasil e do Paraná para checar a média da remuneração dos diretores, que não deve ficar aquém de 70% e nem superior a 130% da remuneração dos dirigentes pesquisados.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

16 /25

Cópia não controlada

Objetivo 6 O6 - MANTER O EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO E ATUARIAL DOS FUNDOS PREVIDENCIÁRIOS. O6M1 - Assegurar às aplicações e investimentos a serem efetuados com os recursos dos FUNDOS a rentabilidade mínima prevista na avaliação atuarial estabelecida na Nota Técnica Atuarial original e suas alterações, observando os limites legais de diversificação estabelecidos pelo Banco Central do Brasil, Conselho Monetário Nacional e pela Política de Investimentos. (DFIN/AT) Permanente Indicador: relatório da área/balancetes e balanço. O6M1A1 – Elaborar estudo de viabilidade econômica de cada imóvel do Fundo de Previdência, exceto aqueles que já estejam gerando remuneração, e de outros que vierem a ser ofertados pelo Estado nos termos da Lei. (DFIN/CP) dez de cada ano Indicador: aprovação do plano de cada imóvel pelo CD. O6M1A2 – Buscar alternativas visando assegurar aos investimentos rentabilidade igual ou superior à Rentabilidade Mínima Atuarial. (DFIN/CAI) Permanente Indicador: relatório da área/balancetes e balanço. O6M1A3 – Viabilizar instrumentalizações jurídicas para valer-se da imunidade e isenções tributárias a que tem direito a Instituição, sempre que necessário. (DJ/CJI) Permanente Indicador: não retenção dos tributos. O6M2 - Observar e aplicar o Sistema de Contabilidade, o Plano de Contas da Instituição e as regras de investimentos referenciados na sistemática e nos princípios aplicáveis às entidades dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). (DFIN/AT) Permanente Indicador: balancetes e balanço. O6M2A1 - Observar as normas contábeis previstas para o regime próprio (RPPS). (DFIN/CFIN) Permanente Indicador: parecer do Conselho Fiscal/balancetes e balanço O6M3 – Elaborar e acompanhar a Política de Investimentos, incorporando e cumprindo a legislação específica aplicável aos Regimes Próprios de Previdência Social. (DFIN/AT) Permanente Indicador 1: aprovação da Política de Investimentos até dezembro de cada ano (para elaboração) Indicador 2: relatório de auditoria (para acompanhamento) O6M3A1 - Manter as aplicações dentro dos limites previstos na legislação específica. (DFIN/CAI) Permanente Indicador: relatório bimestral para MPS. O6M3A2 – Estabelecer anualmente a política de aplicação dos recursos da PARANAPREVIDÊNCIA, com a participação ativa do Conselho Diretor e Conselho de Administração, até 31/dez para o ano seguinte. (DFIN/AT) Permanente Indicador: aprovação do CA e homologação pela SEAP.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

17 /25

Cópia não controlada

O6M3A3 – Estabelecer consultoria para assessoramento na administração da carteira de operações. (DFIN/CAI) dez/2011 Indicador: contratação da consultoria. O6M3A4 – Acessar informações da bolsa de valores e implantar a médio prazo (dois anos) mesa de operações. (DFIN/CAI) dez/2012 Indicador: data da implantação da mesa de operações. O6M3A5 – Contratar auditoria externa para avaliação da carteira de investimentos. (DFIN/CAI) Permanente Indicador: data de contratação de auditoria externa específica. O6M4 – Incrementar o número de imóveis na carteira de imóveis, promover a rentabilidade dos imóveis não locados e criar mecanismos visando à manutenção, a conservação e a reforma dos imóveis. (DFIN/CP) Permanente Indicador 1: data de entrada de imóvel na carteira de imóveis; Indicador 2: data de locação de imóveis não locados; Indicador 3: data da criação de mecanismos visando à manutenção, a conservação e a reforma de imóveis. O6M6 – Manter Comitê de Investimentos, nos termos do art. 11, inciso II, alínea “a” e art. 37 do Decreto n° 720 de 10/05/1999. (DFIN/AT) Permanente Indicador: atas das reuniões do Comitê de Investimentos. O6M6A1 – Revisar o regulamento do Comitê de Investimentos. (DFIN/AT) dez/2011 Indicador: aprovação da revisão do regulamento do Comitê de Investimentos. O6M6A2 – Revisar os mecanismos atuais no encaminhamento dos projetos de investimentos para apreciação do Conselho Diretor. (PRES/Presidente) dez/2011 Indicador: data da revisão dos mecanismos atuais no encaminhamento dos projetos do Comitê de Investimentos. O6M7 - Monitorar rigorosamente o Plano de Custeio e despesas do Sistema, nos termos da legislação em vigor. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: utilizar indicadores das ações da meta O6M7A1 – Elaborar o Plano Plurianual da Instituição para um período quadrianual e promover revisões anuais. (PRES/PLAN) Permanente Indicador: Plano Plurianual elaborado para um período quadrianual (até julho do ano de início de mandato) e revisado anualmente até 31 de julho. O6M7A2 – Elaborar os Orçamentos Anuais para o exercício seguinte com base no Plano Plurianual, até 31 de julho. (PRES/PLAN). Permanente Indicador: Orçamentos anuais. O6M7A4 - Acompanhar a execução orçamentária. (DFIN/CFIN) Permanente Indicador: relatórios mensais dos balancetes.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

18 /25

Cópia não controlada

O6M7A6 - Realizar a conciliação contábil e financeira e de atualização dos débitos do Estado para com o Fundo Previdenciário e das receitas administrativas. (DFIN/CFIN) Permanente Indicador: balancetes. O6M7A7 - Elaborar relatório de rentabilidade dos CFTs. (DFIN/CAI) Permanente Indicador: demonstrativo mensal de investimentos. O6M7A8 – Promover a revisão do plano de custeio caso seja verificado superávit ou déficit por 3 anos consecutivos. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: resultados dos 3 últimos balanços que indicarão a necessidade de revisão. O6M8 - Adotar parâmetros atuariais adequados conforme legislação pertinente. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: avaliação atuarial anual (realizada pelo atuário externo). O6M8A1 - Promover anualmente e sempre que necessário a reavaliação atuarial. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: data da reavaliação atuarial. O6M8A3 - Elaborar estudos para fins de avaliação atuarial quanto à ausência de contribuição do Estado nos casos de inexistência ou suspensão de remuneração do segurado. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: balancetes e balanço (haveres atuariais) O6M8A4 - Avaliar o impacto atuarial de perdas de receitas de contribuições do Fundo Previdenciário, decorrentes ou não de decisões judiciais. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: avaliação do impacto atuarial de perdas de receitas de contribuições do Fundo Previdenciário, decorrentes ou não de decisões judiciais. O6M9 – Realizar o levantamento do passivo judicial para subsidiar avaliação dos impactos. (DJ/AT) dez/2012 Indicador: relatório da conclusão do levantamento do passivo judicial. O6M9A1 – Revisar ações judiciais, promover auditoria e verificar passivo existente para fins de balanço. (DJ/AT) Permanente/anual Indicador: relatório da revisão das ações judiciais para levantamento do passivo. O6M11 – Realizar, a partir de 2011, um conjunto de ações e medidas a sugerir ao Governo do Estado para recuperação financeira e reversão do déficit financeiro e atuarial. (PRES/Presidente) jun/2014 Indicador: utilizar os indicadores das próprias ações. O6M11A1 – Avaliar o sistema de cálculo atuarial quanto à sua eficácia e modernidade. (DPREV/ATU) Permanente Indicador: relatório anual da avaliação do sistema de cálculo atuarial. O6M12 – contratar consultoria para elaboração de estudos de ALM e acompanhamento das carteiras, com objetivo de assegurar o equilíbrio das contas da Instituição. (DFIN/CAI) dez/2012 Indicador: contratação da consultoria.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

19 /25

Cópia não controlada

Objetivo 7

O7 – MANTER A TRANSFERÊNCIA PLENA DAS RECEITAS ADMINISTRATIVAS VINCULADAS. 07M1 – Desenvolver tratativas com o Estado do Paraná visando garantir que os valores orçados pela PARANAPREVIDÊNCIA constem do orçamento do Estado do Paraná. (PRES/Presidente) até junho de cada ano Indicador: LOA O7M1A1 – Definir e cumprir cronograma para fornecimento das informações necessárias à adequação dos projetos das propostas orçamentárias da PARANAPREVIDÊNCIA com o Estado. (PRES/PLAN) até 30 de junho de cada ano Indicador: protocolo da entrega do documento com as informações orçamentárias da PARANAPREVIDÊNCIA à SEAP.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

20 /25

Cópia não controlada

Objetivo 8 O8 - MELHORAR CONTINUAMENTE A SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS. O8M1 – Proporcionar tratamento criterioso e personalizado aos inscritos no sistema.(PRES/Presidente) Permanente O8M1A1 – Manter central de atendimento pessoal. (DA/CRH) Permanente Indicador: BMDO da Diretoria de Administração. O8M1A2– Manter serviço de atendimento telefônico. (DA/CRH) Permanente Indicador: BMDO da Diretoria de Administração. O8M1A3 – Manter serviço de atendimento via internet. (DA/CRH) Permanente Indicador: Existência de espaço próprio para atendimento no site da PARANAPREVIDÊNCIA. O8M1A5 – modernizar equipamentos e sistemas de atendimento no Call Center. (DA/CINF) dez/2011 Indicador: relatório da conclusão da ação. O8M1A6 – redimensionar quadro de pessoal para a Central e Call Center e contratar novos empregados. (DA/CRH) abr/2012 (ação ligada às metas O2M2 e O2M9) Indicador 1: relatório da conclusão do redimensionamento. Indicador 2: aprovação do PSP. O8M1A7 – aperfeiçoar e ampliar o atendimento via Internet com utilização de novas tecnologias de informação. (DA/CINF) Permanente. Indicador: relatório de implementações ocorridas (dezembro de cada ano). O8M1A8 – estudar formas de incentivar/motivar os servidores estaduais que, no interior do Estado, prestam serviços conveniados equivalentes aos oferecidos pela Central de Atendimento. (DA/CRH) dez/2012 Indicador: data da conclusão do estudo. O8M1A9 – estudar formas de prover e manter equipamentos e sistemas de informática para os servidores estaduais que, no interior do Estado, prestam serviços conveniados equivalentes aos oferecidos pela Central de Atendimento. (DA/CINF) dez/2012 Indicador: relatório da conclusão do estudo. O8M1A11 - Desenvolver estudos para incluir 0800 no serviço de atendimento telefônico do Call Center. (DA/CAS) dez/2011 Indicador: relatório da conclusão do estudo. O8M1A12 – dimensionar o espaço físico do Call Center para o desenvolvimento adequado de suas atividades. (DA/CAS) dez/2011 Indicador: relatório da conclusão do estudo. O8M2 – Desenvolver e implantar um sistema de controle das contribuições previdenciárias. (DPREV/CCCP) mar/2014 Indicador: data da implantação do sistema de controle das contribuições previdenciárias.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

21 /25

Cópia não controlada

O8M3 - Obter freqüências iguais ou superiores a 80% na nota 5 em todos os itens da pesquisa de satisfação dos clientes. (DA/CRH) Permanente Indicador: relatório da área. O8M4 – Alcançar o patamar mínimo de 85% no atendimento de ligações dirigidas ao Call Center. (DA/CRH) Permanente Indicador: relatório da área. O8M6 – Desenvolver um sistema informatizado que possibilite aos servidores simular as alternativas de aposentadorias. (DPREV/CCB) jun/2014 Indicador: relatório da conclusão da ação do sistema informatizado de simulação. O8M7 – Implantar o trâmite digital da concessão de benefícios. (DPREV/CCB) dez/2013 Indicador: relatório da conclusão da implantação do trâmite digital da concessão. O8M7A1 – Adequar os sistemas informatizados (Meta4, GPREV e outros) e bases de dados por meio de ferramentas de gestão eletrônica de documentos para a tramitação digital e automação dos processos de concessão, manutenção de benefícios e outros correlatos. (DPREV/CCB) dez/2013 Indicador: relatório da conclusão da ação.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

22 /25

Cópia não controlada

Objetivo 9 O9 - PROMOVER A CRIAÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS VOLTADOS PARA OS SEGURADOS. O9P1 – Planejar e implementar programas de pré e pós-aposentadoria para os servidores ativos e inativos em conjunto com o Estado. (DPREV/SSS) Permanente Indicador: novos programas de pré e pós-aposentadoria.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

23 /25

Cópia não controlada

Objetivo 10 O10 - PROMOVER O CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS À CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS. O10M1 – Manter um sistema permanente de atualização do cadastro previdenciário, desenvolvendo melhorias contínuas. (DPREV/CCCP) Permanente Indicador: relatório de recadastramento anual e de melhorias no sistema. O10M1A1 – Manter atualizado o cadastro dos servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes, com acompanhamento periódico, para consistência dos dados.(DPREV/CCCP) Permanente Indicador: relatório anual de recadastramentos realizados. O10M2 - Implantar e manter procedimentos ágeis e rotinas desburocratizadas, notadamente no que diz respeito ao processamento, análise e concessão de benefícios previdenciários, visando ao cumprimento dos prazos fixados no Contrato de Gestão. (DPREV/CCB) Permanente Indicador: META4 O10M2A1 - Os benefícios de aposentadoria serão concedidos, em média, no prazo de 60 dias. (DPREV/CCB) Permanente Indicador: META4 O10M2A2 - Os benefícios de pensão serão concedidos, em média, no prazo de 45 dias. (DPREV/CCB) Permanente Indicador: META4 O10M2A3 – Ministrar palestras e treinamentos para as unidades de recursos humanos do Estado quanto aos benefícios previdenciários. (DPREV/ATA) Permanente Indicador: relatórios de treinamento. O10M2A4 – Implantar a concessão on line dos benefícios previdenciários. (DPREV/CCB) dez/2014 Indicador: relatório da conclusão da implantação. O10M3 – Elaborar e aprovar o Plano de Benefícios (procedendo sua revisão quando necessário). (DPREV/AT) dez/2011 Indicador: homologação pelo Secretário Supervisor. O10M3A1 - Regulamentar o plano de benefícios, adaptando-o aos dispositivos constitucionais. (DPREV/ATA) dez/2011 Indicador: data da conclusão da regulamentação. O10M3A2 - Manter perícia médica para fins de concessão de benefícios, inscrição de dependente e isenção de Imposto de Renda. (DPREV/SPM) Permanente Indicador: relatório mensal da área expondo o n° de procedimentos, prazos (agendamento, realização e expedição de laudo) e custos.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

24 /25

Cópia não controlada

O10M3A3 – Avaliar anualmente a efetividade do processo de recadastramento dos servidores ativos, inativos e pensionistas, conforme os convênios firmados com os diferentes poderes do Estado do Paraná. (DPREV/CCCP) jan de cada ano Indicador: relatório anual de recadastramentos realizados combinado com relatório de metas de benefícios suspensos ou cancelados por falta de recadastramento. O10M4 - Manter, nos processos de benefícios concedidos, mecanismos de controle interno para verificação de eventuais erros ou fraudes.(DPREV/SCI) Permanente Indicador: Relatório mensal do Controle Interno. O10M4A2 - Manter controle interno nos benefícios concedidos. (DPREV/SCI) Permanente Indicador: Relatório mensal do Controle Interno. O10M5 - Manter, nos processos de benefícios concedidos, mecanismos de apuração do estoque e fluxo de pagamentos de benefícios previdenciários, para fins de compensação previdenciária, nos termos e condições do convênio celebrado entre o Ministério da Previdência e Assistência Social/INSS e o Governo do Estado do Paraná / PARANA-PREVIDÊNCIA.(DPREV/CCB) Permanente Indicador: relatório anual O10M5A1 - Manter permanente revisão nos processos de benefícios concedidos para fins da compensação previdenciária. (DPREV/CCB) Permanente Indicador: BMDO da DPREV. O10M6 – Manter o processamento da folha de pagamento dos servidores estaduais, aposentados e pensionistas do Poder Executivo e militares da reserva ou reformados, bem como dos demais Poderes conveniados. (DPREV/CMB) Permanente Indicador: BMDO da DPREV.

O10M7 – Proceder à revisão dos benefícios concedidos, quando requeridos pelos beneficiários, no prazo médio (DPREV + DJ) de 180dias. (DJ/CJP) Permanente Indicador: relatório da área. O10M8 – Proceder à revisão dos benefícios concedidos, quando requeridos pelos beneficiários, no prazo médio de 90 dias, nos casos que não envolvem análise jurídica. (DPREV/CMB) Permanente Indicador: Relatório das revisões realizadas. O10M9 – Supervisionar os benefícios em manutenção, quanto a sua regularidade. (DPREV/SCI) Permanente Indicador: Relatório mensal do Controle Interno. O10M9A1 – Revisar, periodicamente e por amostragem, os benefícios em manutenção, obedecendo critérios pré-estabelecidos. (DPREV/SCI) Permanente Indicador: Relatório mensal do Controle Interno.

PLANO TÁTICO - OPERACIONAL

Revisão

00

Página

25 /25

Cópia não controlada

Comentários finais O Plano Tático-Operacional contém 58 metas, 6 políticas e 68 ações, para o período

2011-2014, distribuídas em 29 unidades organizacionais da Instituição – entre assessorias, supervisões, coordenadorias e diretorias.

Este documento deverá agora ser aprovado pelo Conselho Diretor e depois será

repassado a toda a Instituição. Eventuais mudanças nas metas poderão ser propostas anualmente, quando da revisão do Plano Plurianual – donde elas se originaram. Já as ações e indicadores, como são provenientes do próprio Plano Tático-Operacional, poderão ser alterados a qualquer tempo, desde que a mudança seja devidamente justificada ao Diretor da área e aprovada pelo Conselho Diretor.

Nos próximos 3 anos e meio a Instituição estará focada e empenhada na consecução

das metas e ações aqui definidas, e por consequência no atingimento dos objetivos estratégicos – o que fortalecerá o cumprimento da Missão e a busca efetiva da Visão.