plano estratÉgico municipal da cultura para o...

26
Síntese do Diagnóstico PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL) Junho 2020

Upload: others

Post on 28-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

Síntese do Diagnóstico

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Junho 2020

Page 2: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

2

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Estrutura da Síntese do Diagnóstico

I. Antecedentes à elaboração do Plano

II. Caraterização do Sistema Cultural e Criativo de Leiria

III. Cruzamentos e contaminações da Cultura com outros Setores

IV. Leiria e a “Região Cultural”

V. Cultura e Política Local de Desenvolvimento Sustentável

VI. O Sistema Cultural e Criativo de Leiria – Análise SWOT

Page 3: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

3

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

I. Antecedentes à elaboração do Plano

Três dinâmicas, em diferentes dimensões, que de desenvolvem em paralelo:

• Estratégia de desenvolvimento cultural preconizada pelo Município

• Apoio ao robustecimento da dinâmica cultural e artística local

– aposta política do Município

– processo de rejuvenescimento, profissionalização e projeção do tecido associativo local

– trabalho com as JF e com outros agentes (setor cultural e artístico, ensino, estruturas de investigação e inovação, empresas e outros)

• A tomada de decisão da candidatura de Leiria a CEC 2027

Page 4: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

4

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Processo de preparação da candidatura de Leiria a CEC 2027 iniciado em 2015, que se foi consolidando e alargando, em termos territoriais e institucionais:

• Formalização da Rede Cultura 2027, agregando 26 municípios

• Mobilização de stakeholders municipais e regionais (Diocese de Leiria-Fátima, NERLEI, Politécnicos de Leiria e Tomar, entre outros)

• Abertura à comunidade, com o lançamento de inúmeros encontros e iniciativas que visam aumentar a participação, a partilha e a concertação de estratégias e de ação

• Régie Cooperativa, em fase de constituição, que assumirá a gestão e promoção intermunicipal / regional do processo integral de candidatura

Page 5: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

II. Caraterização do Sistema Cultural e Criativo de Leiria

O tecido, as dinâmicas e as práticas artísticas e culturais em Leira registam naturezas, densidades e ritmos variáveis entre os diversos setores e a nível territorial.

5

• A forte presença de agentes culturais e criativos de natureza privada sem fins lucrativos na música, teatro e dança favorece uma tessitura equilibrada do território municipal, maior acessibilidade e fruição nos diversos segmentos da população e constitui fator essencial de afirmação identitária.

• Nestes setores coexistem estruturas profissionais e amadoras que, em número significativo, apostam no ensino e formação favorecendo a disseminação de práticas artísticas na população e o surgimento de percursos individuais de profissionalização, no sistema local ou no exterior.

• A maturidade deste tecido tem demonstrado uma elevada capacidade de experimentação e inovação, com reconhecimento nacional ao nível das dimensões pedagógicas e de programas direcionados para públicos com características ou vulnerabilidades específicas.

Page 6: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

6

• O crescimento sustentado de “novos criadores” na área da música está relacionado com o desenvolvimento de estruturas principalmente na indústria de edição e produção musical.

• Para além da programação regular das inúmeras estruturas, Leiria conta hoje com um importante conjunto de festivais e outros eventos, capaz de preencher todo o calendário anual, que beneficia de importante estímulo e apoio do Município e também das Juntas de Freguesia.

• A cooperação entre estes agentes, embora pontual, favorece efeitos de escala de programação, ou sinergias na diversidade de linguagens e abordagens artísticas.

• A emergência de novos agentes que se dedicam à disseminação das artes visuais e que potenciam práticas transdisciplinares associa-se a uma crescente aposta municipal em matéria de divulgação e de apoio à criação artística, de que o novo equipamentos do Banco de Artes Galeria é um expoente máximo (exposições, residências, debates/ conferências, serviços educativos / formação).

Page 7: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

7

• Apesar de débil, a iniciativa empresarial nas áreas do design, do audiovisual/ digital e da arquitetura dispõe de oportunidades crescentes no contexto de Leiria, associadas ao tecido industrial e ao crescimento de outros setores culturais e criativos, à oferta formativa (design e audiovisual), mas também às apostas municipais em termos de preservação e valorização do património arquitetónico e urbanístico, e de um aumento das atividades de estudo, documentação e programação expositiva.

• Uma outra área em que o município assume um papel motor é a do cinema, valorizando o acervo disponível no m|i|mo enquanto recurso pedagógico e de promoção da cultura cinéfila, e estimulando o interesse de algumas associações para a programação de festivais de cinema (curtas e documental).

• Aposta municipal na consolidação de uma rede de estruturas museológicas robustece um percurso de valorização de recursos patrimoniais significativos, na investigação, documentação, preservação e interpretação / divulgação, atraindo o reconhecimento nacional e internacional através de diversos prémios.

Page 8: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

8

• As dinâmicas das estruturas museológicas municipais são acompanhadas por uma oferta de estruturas interpretativas e museológicas de base associativa e local que reforçam os fatores de identidade e pertença das populações, incluindo na preservação do património etnográfico e vernacular.

• A promoção de eventos culturais e festividades assumem um papel decisivo na projeção de discursos culturais e narrativas artísticas, tradicionais ou inovadores, sobre o património, tangível e intangível, do concelho e da cidade.

• A promoção da leitura numa era de transição para o digital constitui uma importante aposta do município, liderada pela biblioteca municipal que, para além da multidiversidade de atividades de preservação, documentação e incentivo à leitura, anima um vasto conjunto de instituições parceiras da Rede Bibliotecas do Concelho de Leiria.

• A literatura e herança literária de Afonso Lopes Vieira são atualmente potenciadas por uma significativa oferta de livrarias na cidade, algumas com uma intervenção mais ampla.

Page 9: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

9

..

..

Artes Visuais

Artes Performativas

Música

Literatura

Museus e Galerias

Bibliotecas e Arquivos

Cinema e Audiovisual

Edição Discográfica

Edição e Impressão

Arquitetura

Design

Outras indústrias culturais

Indústrias culturais mais latas

Indústrias relacionadas

Expressões culturais centrais

C P / P

D / C

E / R / T

Preservação /Arquivo

Investigação / Educação / Formação

Gestão / Regulação

Sistema cultural e criativo em Leiria

Espetáculos ao vivo

Page 10: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

10

Criação

Conservação /

preservação

Disseminação / comérci

o

Exibição /

transmissão

Investigação / Educação / Formação

Gestão / Regulação

Sistema cultural e criativo em Leiria – Património Cultural e Museus

Leiria dispõe de valores patrimoniais reconhecidos, quer na sua particularidade – Abrigo do Lagar Velho - Lapedo, Sé de Leiria, Castelo de Leiria –, quer no seu conjunto, que conferem ao território / cidade condições de diferenciação e inimitabilidade.

A perceção e relação com os diversos ativos culturais (imóveis e móveis), com particular relevância no seio das áreas históricas da cidade e das estruturas museológicas, torna-se um fator de germinação e qualificação de atividades que produzem bens e serviços com valor simbólico e cultural.

O património intangível, transmitido de geração em geração através de estruturas de base local e associativa, algumas centenárias, cumpre em Leiria distintos papéis, enquanto matéria essencial de identidade e sentido de pertença das comunidades, fator de desenvolvimento de competências e práticas artísticas e embrião de expressões artísticas contemporâneas.

Page 11: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

11

Criação Produção edição

Distribuição /

comércio

Exibição /receção

/ transmis

são

Preservação /Arquivo

Investigação / Educação / Formação

Gestão / Regulação

Sistema cultural e criativo em Leiria – Literatura e Livro

Apesar de uma dinâmica reduzida do setor livreiro, na edição e impressão, a cidade apresenta algum destaque pela animação do mercado do livro/livrarias, com alguns projetos assumidamente culturais que denotam condições potencialmente positivas no consumo livreiro.

A preservação, arquivo e documentação de espólios literários e outras coleções documentais são domínios de intervenção pública consolidados que persistem com uma indiscutível aposta na promoção da leitura.

Os esforços públicos no apoio à criação literária com a instituição do prémio municipal visam contrariar as debilidades nesta área de criação e expressão artística.

Page 12: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

12

Criação Produçã

o / edição

Distribuição /

comércio

Exibição /receção

/ transmis

são

Preservação /Arquivo

Investigação / Educação / Formação

Gestão / Regulação

Sistema cultural e criativo em Leiria - Música

Tradição musical alicerçada num tecido associativo disseminado no território, com presença significativa de filarmónicas e coros, que tem demonstrado capacidade para desenvolver práticas pedagógicas e educativas / formativas e inovação na programação.

Dinâmicas juvenis e urbanas com forte envolvimento em movimentos de expressão musical – criação de bandas e grupos de música com lugar apreciável no pop/ rock –, a que se associa o desenvolvimento de um setor de edição discográfica.

A música ao vivo - festivais, pequenos eventos e programação regular – é também fator de afirmação de Leiria, estimulando a criação e práticas locais de sociabilidade e convivialidade.

O património, o talento, as práticas e a atividade diversa e multifacetada no campo da criação, da edição, da disseminação / exibição e do ensino e investigação musical configuram a afirmação em Leiria de um hub musical que sustenta e eleva a participação na RCC da UNESCO – Música.

Page 13: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

13

Criação Produção edição

Distribuição /

comércio

Exibição /receção

/ transmis

são

Preservação /Arquivo

Investigação / Educação / Formação

Gestão / Regulação

Sistema cultural e criativo em Leiria – Artes Performativas

Um domínio artístico diverso, marcado por importantes dinâmicas com raízes locais e fortemente ancorado no tecido associativo.

Várias estruturas, de diferente natureza, demonstram competências reconhecidas, localmente e no exterior, em matéria de educação e formação artística.

Destaque para alguns projetos de exibição e receção inovadores e muito específicos que conferem a Leiria condições para um processo de internacionalização neste setor artístico.

Setor de espetáculos e festivais dinâmico e com visibilidade e atratividade significativas e com potencial para uma evolução crescente, mobilizando designadamente tecnologias digitais.

Page 14: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

III. Cruzamentos e contaminações da Cultura com outros Setores

• Disponibilidade e permeabilidade dos agentes e instituições culturais de Leiria para cruzamentos e contaminações regulares com outras áreas – saúde e bem-estar, desenvolvimento social, educação, ambiente, juventude e desporto.

• Avaliação positiva da qualidade dos projetos e dos resultados alcançados, reconhecida e referenciada por entidades nacionais e internacionais, em especial:

– no domínio das abordagens terapêuticas a públicos com necessidades específicas, recorrendo às artes performativas

– no domínio da inclusão de segmentos desfavorecidos da população, utilizando expressões e técnicas artísticas diversas

• Reconhecimento político da importância do diálogo entre Educação e Cultura, plasmado no diversos projetos que estão incluídos no Projeto Educativo Municipal 2018-2021.

14

Page 15: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

• Preocupações de sensibilização e educação para as questões ambientais, cruzam frequentemente, em projetos e iniciativas diversas, agentes e instituições de Leiria ligadas à esfera do Ambiente, da Educação e da Cultura.

• A grande capacidade de angariação das fontes de financiamento diversificadas para a realização de projetos artísticos com forte componente de intervenção e inovação social, contrasta com a ainda débil orientação de recursos do tecido empresarial local para o apoio às dinâmicas culturais.

• Conjunto importante de projetos e infraestruturas de fomento ao empreendedorismo (IDD, Startup Leiria, Grupo TICE) não tem manifestado interesse particular em projetos associados ao setor cultural e criativo.

• Fraca articulação entre o tecido cultural e criativo local e a oferta turística, em geral, bastante escassa, condicionando a capacidade de Leiria configurar uma oferta diferenciada e qualificada ao nível da experiência turística na região.

15

Page 16: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

IV. Leiria e a “Região Cultural”

• Leiria é um polo de uma rede policêntrica abrangendo um território extenso e diverso: o distrito, a Diocese, a CIM, mas também outras estruturas constituídas sobre relações históricas, sociais, de cooperação e de estratégia.

• Cultura com potencial para se assumir enquanto dimensão estratégica e de coesão de todo este território, cabendo a Leiria um papel chave na germinação e intensificação de relações, de confluências e de desafios.

• A RC2027, correspondendo a uma dessas configurações, é a oportunidade para estruturar um sistema de intermunicipal colaborativo e fortemente participado, capaz de consolidar e afirmar esta “região cultural”.

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Município de Leiria

Distrito de Leiria

Diocese Leiria-Fátima

CIM Região de Leiria

CIM Oeste e Médio Tejo

IP Leiria e Tomar

UNESCO

Rede Cultura 2027

Page 17: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

17

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

• No quadro da CIM da Região de Leiria são já desenvolvidos vários projetos na área cultural (p .ex. Redes Intermunicipais de Arquivos e de Bibliotecas)

• Politécnico de Leiria vem fortalecendo ligação às dinâmicas culturais da cidade (Conselho Estratégico da RC2027 e CMC), embora haja algum desfasamento entre o plano institucional e as práticas de alunos/professores, quase ausentes daquelas dinâmicas.

• Território reconhecido pela UNESCO (3 Património Mundial, 3 Rede de Cidades Criativas, 2 Cátedras): envolvem e projetam a região e a sua comunidade e podem ser mobilizados para a reflexão sobre os temas a explorar na CEC 2027.

• Região com forte potencial turístico a valorizar, designadamente associado a ativos e manifestações de natureza religiosa e ao Património Mundial.

Page 18: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

V. Cultura e Política Local de Desenvolvimento Sustentável

• Na última década, há uma aposta política clara na Cultura, encarando o setor como decisivo no contexto de um processo de desenvolvimento competitivo, coeso e sustentável.

1ª fase: centrada na programação cultural, visando despertar nos agentes culturais e no stakeholders locais a vontade de colaborar e alargar a oferta

2ª fase: novas apostas, mais estruturadas, em termos de qualidade, profissionalização, diversidade e internacionalização e maior investimento (equipamentos culturais, tratamento dos espólios artísticos e arqueológicos, estrutura humana e organizativa)

• Duas estratégias que reforçam esta aposta: a decisão de candidatura CEC 2027 e candidatura vencedora à Rede de Cidades Criativas da UNESCO da Música.

18

Page 19: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

• Reforço claro do orçamento municipal destinado à Cultura, hoje muito superior ao verificado no passado e próximo das médias da região e do país.

– Apoios ao tecido associativo através do PRO Leiria, com incremento das verbas atribuídas ao setor cultural; apresentando necessidade de ajustar critérios.

– Novo Regulamento, no âmbito da RC2027, de apoio a projetos culturais de cocriação e coprodução, envolvendo agentes do município de Leiria e de outros municípios da região (maioria dos projetos admitidos são da área da música).

• Atividade cultural de iniciativa municipal ancorada numa extensa rede de equipamentos e património, concentrados sobretudo na cidade.

• Persistem algumas fragilidades na estrutura de recursos municipais (carências em alguns equipamentos) e uma articulação e concertação ainda ténue entre estruturas da Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo.

• Conselho Municipal de Cultura relativamente extenso com necessidade de maior operacionalização.

19

Page 20: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

20

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

VI. O Sistema Cultural e Criativo de Leiria – Análise SWOT

Potencialidades

• Tecido associativo local forte, dinâmico, rejuvenescido e disperso pelo território, com presença predominante nas áreas da música, do folclore /artes populares e do teatro.

• Oferta diversificada e de qualidade de ensino artístico (em espacial na musica e artes performativas) relativamente disseminada no território municipal.

• Presença de instituições e intervenientes reconhecidos, nacional e internacionalmente, pela sua experiência e know-how nos domínios da arte e terapia e da arte e inclusão.

• Conjunto de ativos e acervos culturais interessante, de cariz tangível e intangível, de que sobressaem casos de maior singularidade que suportam processos de investigação e cooperação nacional e internacional (arqueologia)

• Rede de estruturas museológicas/interpretativas e de promoção e divulgação artística – literatura, artes visuais, cinema, com intervenções ao nível da investigação, preservação, interpretação e exibição, com um trabalho sistemático e de qualidade na esfera da mediação cultural.

• Forte dinamismo da promoção, publica e privada, de eventos e festivais nas diversas áreas artísticas, em geral inseridos em espaços com marca identitária (casos do centro histórico de Leiria, margens do Lis, etc.)

Page 21: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

21

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

• Fortes dinâmicas juvenis associadas à criação e prática musical, com impactos no crescimento de um setor de edição discográfica, e que são mais um pilar da aposta e integração de Leiria na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, domínio da música.

• Sinais favoráveis à emergência de projetos empresariais na fronteira entre as artes e a tecnologia, particularmente no campo da música e audiovisual/ multimédia.

• Política da autarquia na promoção, dinamização e qualificação do SCC municipal, com mobilização de recursos de natureza diversa (financeiros, humanos e organizativos) e uma aposta clara na cooperação a nível local e regional, especialmente na última década

• Presença do Politécnico de Leiria, com oferta de ensino, unidades de I&D e uma Cátedra UNESCO especializadas em áreas artísticas, culturais e criativas, com a respetiva comunidade académica, jovem, relativamente extensa e multicultural.

• Aposta municipal na educação, bem sucedida no combate ao abandono escolar precoce e ao insucesso escolar, procurando acentuar as interdependências entre Educação e Cultura.

• Interseções regulares entre a cultura e outras áreas de intervenção municipal – educação, saúde e bem-estar, desenvolvimento social, desporto, ambiente – favorecem estratégias e instrumentos mais integrados de política pública.

Page 22: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

22

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Estrangulamentos

• Nível de profissionalização ainda reduzido do SCC local, em especial no tecido associativo, com reflexos na capacidade e autonomia de investimento, gestão e internacionalização das organizações.

• A significativa oferta de ensino artístico diversificada não permite ainda uma fixação e atração significativa de artistas e criativos e a sua profissionalização

• Setores emergentes nas indústrias culturais – musica e audiovisual com escala reduzida e insuficiente para processos de clusterização a par de uma estratégia municipal de fomento do empreendedorismo pouco orientada para o SCC

• Debilidades na capacidade de trabalho em rede entre as diversas áreas do SCC.

• SCC ainda demasiado alicerçado na rede de estruturas / equipamentos públicos municipais e das freguesias e com grande dependência de fontes de financiamento municipais (PRO Leiria), num contexto de fraca disponibilidade o setor empresarial para o mecenato / patrocínio cultural

• Estrutura técnica e orgânica do Município no setor com debilidades face às suas ambições em termos culturais e necessidades de reforçar o nível de articulação e de cooperação interno.

• Desequilíbrios na oferta cultural da cidade de Leiria versus restantes freguesias.

• Margem de progressão do Conselho Municipal de Cultural para assumir um papel mais interventivo e operacional.

Page 23: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

23

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Oportunidades

• Contexto favorável à concertação entre as esferas da Administração Central e Local nos domínios da cultura associado à determinação da nomeação de uma cidade portuguesa a CEC em 2027.

• Reconhecimento político da necessidade de estruturar mais consistentemente as ligações entre Cultura e Educação, consubstanciada no Plano Nacional das Artes.

• Conjugação de esforços políticos e capacidade de diálogo intermunicipal em torno de uma candidatura comum ao título de CEC em 2027.

• Presença na sub-região de um conjunto notável de bens inscritos na Lista de Património da Humanidade – UNESCO, para além de outras dinâmicas culturais e artísticas de natureza municipal / intermunicipal

• Sensibilização e tomada de consciência dos stakeholders, locais e regionais, para a importância da cultura no quadro do desenvolvimento do concelho de Leiria, incluindo o tecido empresarial e industrial

• Oferta de formação superior (IPL e IPT) em áreas artísticas, criativas e tecnológicas, podem assumir uma dinâmica favorável de interação com o SCC

• Comunidade associada à diáspora, nomeadamente em França, com relevância económica e social, capaz de se mobilizar para se solidarizar com um projeto local e regional de grande notoriedade – candidatura de Leiria a CEC 2027.

Page 24: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

24

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

• Próximo período de programação dos Fundos Estruturais 2020-2030 pode vir a abrir oportunidades de financiamento para a estratégia cultural de Leiria.

• Tendências para o reconheciemtno da cultura enquanto “um quarto pilar do desenvolvimento sustentável” ou como “coração das políticas de desenvolvimento sustentável”.

• Novo enfoque internacional na importância das “capabilities” culturais enquanto fator de desenvolvimento sustentável das cidades e elemento fundamental para uma cidadania plena, que se acentua no contexto de crise e incertezas que atualmente vivemos devido à pandemia COVID-19.

• Reforço e aceleração dos processos de digitalização, configurando hoje novas oportunidades de trabalho e novas formas de interação com diferentes segmentos de público para a globalidade dos agentes e instituições do SCC.

Page 25: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

25

PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO DE LEIRIA (PEMCCL)

Ameaças

• Insuficiente territorialização das políticas culturais a nível nacional, mantendo-se a tendência de concentração e centralização de recursos, incluindo financeiros, e de estruturas nos principais centros urbanos / áreas metropolitanas

• Vulnerabilidades das profissões artísticas e culturais, com impacto no mercado de trabalho, e do tecido institucional, agravadas em resultado da crise pandémica.

• Debilidade do tecido empresarial nacional nos setores das industrias culturais (cinema, edição discográfica, edição e impressão livreira, televisão, etc.) que reflete a reduzida escala de mercado e a falta de internacionalização .

• Uma oferta turística de Leiria ainda relativamente débil a diferentes níveis - reduzida oferta de alojamento, carência de atividades de animação, fraca visibilidade/ reconhecimento do destino, que se repercute também no mercado cultural

• Insuficiências ao nível da cobertura de transportes coletivos dentro concelho e na ligação a concelhos vizinhos, limitam práticas de consumo e fruição cultural.

• Impactos da crise pandémica - alteração das prioridades políticas; retração económica, aumento das taxas de desemprego e precariedade laboral; limitações aos modelos de convivialidade/sociabilidade, etc.) potencialmente desfavoráveis às práticas e consumos culturais.

• Retração de práticas de cooperação institucional, decorrente das restrições à mobilidade de pessoas entre fronteiras e aos transportes aéreos

Page 26: PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O …mail.quaternaire.pt/PEMCCL_Diagnostico_ApresSintese.pdf · 2020. 7. 3. · 2 PLANO ESTRATÉGICO MUNICIPAL DA CULTURA PARA O CONCELHO

Matosinhos

R. Tomás Ribeiro, nº 412 – 2º

4450-295 Matosinhos Portugal

Tel (+351) 229 399 150

Fax (´351) 229 399 159

Lisboa

Av. 5 de Outubro, nº77 – 6º Esq

1050-049 Lisboa Portugal

Tel (+351) 213 513 200

Fax (+351) 213 513 201

[email protected]

www.quaternaire.pt

www.facebook.com/QuaternairePortugal