plano estratégico de educação no Âmbito do sistema prisional. (decreto nº 7.626-2011)

3
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.626, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alínea “a”, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 17 a 21 e § 4 o do art. 83 da Lei n o 7.210, de 11 de julho de 1984, DECRETA: Art. 1 o Fica instituído o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional PEESP, com a finalidade de ampliar e qualificar a oferta de educação nos estabelecimentos penais. Art. 2 o O PEESP contemplará a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos, a educação profissional e tecnológica, e a educação superior. Art. 3 o São diretrizes do PEESP: I promoção da reintegração social da pessoa em privação de liberdade por meio da educação; II integração dos órgãos responsáveis pelo ensino público com os órgãos responsáveis pela execução penal; e III fomento à formulação de políticas de atendimento educacional à criança que esteja em estabelecimento penal, em razão da privação de liberdade de sua mãe. Parágrafo único. Na aplicação do disposto neste Decreto serão observadas as diretrizes definidas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Art. 4 o São objetivos do PEESP: I executar ações conjuntas e troca de informações entre órgãos federais, estaduais e do Distrito Federal com atribuições nas áreas de educação e de execução penal; II incentivar a elaboração de planos estaduais de educação para o sistema prisional, abrangendo metas e estratégias de formação educacional da população carcerária e dos profissionais envolvidos em sua implementação; III contribuir para a universalização da alfabetização e para a ampliação da oferta da educação no sistema prisional; IV fortalecer a integração da educação profissional e tecnológica com a educação de jovens e adultos no sistema prisional; V promover a formação e capacitação dos profissionais envolvidos na implementação do ensino nos estabelecimentos penais; e VI viabilizar as condições para a continuidade dos estudos dos egressos do sistema prisional. Parágrafo único. Para o alcance dos objetivos previstos neste artigo serão adotadas as providências necessárias para assegurar os espaços físicos adequados às atividades educacionais, culturais e de formação profissional, e sua integração às demais atividades dos estabelecimentos penais. Art. 5 o O PEESP será coordenado e executado pelos Ministérios da Justiça e da Educação.

Upload: web-prates

Post on 27-Sep-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Plano Estratégico de Educação No Âmbito Do Sistema Prisional. (Decreto Nº 7.626-2011)

TRANSCRIPT

  • 19/04/2015 Decreton7626

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2011/Decreto/D7626.htm 1/3

    PresidnciadaRepblicaCasaCivil

    SubchefiaparaAssuntosJurdicos

    DECRETON7.626,DE24DENOVEMBRODE2011.

    Institui oPlanoEstratgicodeEducaonombitodoSistemaPrisional.

    APRESIDENTADAREPBLICA, nousodasatribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV eVI,alneaa,daConstituio,etendoemvistaodispostonosarts.17a21e4odoart.83daLeino7.210,de11dejulhode1984,

    DECRETA:

    Art.1oFicainstitudooPlanoEstratgicodeEducaonombitodoSistemaPrisionalPEESP,comafinalidadedeampliarequalificaraofertadeeducaonosestabelecimentospenais.

    Art.2o OPEESPcontemplar a educaobsica namodalidade de educao de jovens e adultos, aeducaoprofissionaletecnolgica,eaeducaosuperior.

    Art.3oSodiretrizesdoPEESP:

    Ipromoodareintegraosocialdapessoaemprivaodeliberdadepormeiodaeducao

    II integraodosrgosresponsveispeloensinopblicocomosrgos responsveispelaexecuopenale

    III fomento formulao de polticas de atendimento educacional criana que esteja emestabelecimentopenal,emrazodaprivaodeliberdadedesuame.

    Pargrafonico.NaaplicaododispostonesteDecretoseroobservadasasdiretrizesdefinidaspeloConselhoNacionaldeEducaoepeloConselhoNacionaldePolticaCriminalePenitenciria.

    Art.4oSoobjetivosdoPEESP:

    Iexecutaraesconjuntasetrocadeinformaesentrergosfederais,estaduaisedoDistritoFederalcomatribuiesnasreasdeeducaoedeexecuopenal

    IIincentivaraelaboraodeplanosestaduaisdeeducaoparaosistemaprisional,abrangendometase estratgias de formao educacional da populao carcerria e dos profissionais envolvidos em suaimplementao

    III contribuir para a universalizao da alfabetizao e para a ampliao da oferta da educao nosistemaprisional

    IVfortaleceraintegraodaeducaoprofissionaletecnolgicacomaeducaodejovenseadultosnosistemaprisional

    V promover a formao e capacitao dos profissionais envolvidos na implementao do ensino nosestabelecimentospenaise

    VIviabilizarascondiesparaacontinuidadedosestudosdosegressosdosistemaprisional.

    Pargrafo nico. Para o alcance dos objetivos previstos neste artigo sero adotadas as providnciasnecessriasparaassegurarosespaosfsicosadequadossatividadeseducacionais,culturaisedeformaoprofissional,esuaintegraosdemaisatividadesdosestabelecimentospenais.

    Art.5oOPEESPsercoordenadoeexecutadopelosMinistriosdaJustiaedaEducao.

  • 19/04/2015 Decreton7626

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2011/Decreto/D7626.htm 2/3

    Art.6oCompeteaoMinistriodaEducao,naexecuodoPEESP:

    Iequipareaparelharosespaosdestinadossatividadeseducacionaisnosestabelecimentospenais

    II promover a distribuio de livros didticos e a composio de acervos de bibliotecas nosestabelecimentospenais

    III fomentar a oferta de programas de alfabetizao e de educao de jovens e adultos nosestabelecimentospenaise

    IV promover a capacitao de professores e profissionais da educao que atuam na educao emestabelecimentospenais.

    Art.7oCompeteaoMinistriodaJustia,naexecuodoPEESP:

    Iconcederapoiofinanceiroparaconstruo,ampliaoe reformadosespaosdestinadoseducaonosestabelecimentospenais

    II orientar os gestores do sistema prisional para a importncia da oferta de educao nosestabelecimentospenaise

    III realizar o acompanhamento dos indicadores estatsticos do PEESP, por meio de sistemainformatizado,visandoorientaodaspolticaspblicasvoltadasparaosistemaprisional.

    Art. 8o O PEESP ser executado pela Unio em colaborao com os Estados e o Distrito Federal,podendoenvolverMunicpios,rgosouentidadesdaadministraopblicadiretaou indiretae instituiesdeensino.

    1oAvinculaodosEstadosedoDistritoFederalocorrerpormeiodetermodeadesovoluntria.

    2o A Unio prestar apoio tcnico e financeiro, mediante apresentao de plano de ao a serelaborado pelos Estados e pelo Distrito Federal, do qual participaro, necessariamente, rgos comcompetnciasnasreasdeeducaoedeexecuopenal.

    3oOsMinistriosdaJustiaedaEducaoanalisaroosplanosdeaoreferidosno2oedefinirooapoiofinanceiroapartirdasaespactuadascomcadaentefederativo.

    4o NombitodoMinistriodaEducao,asdemandasdeveroserveiculadaspormeiodoPlanodeAesArticuladasPARdequetrataoDecretono6.094,de24deabrilde2007.

    Art.9oOplanodeaoaqueserefereo2odoart.8odeverconter:

    Idiagnsticodasdemandasdeeducaonombitodosestabelecimentospenais

    IIestratgiasemetasparasuaimplementaoe

    IIIatribuieseresponsabilidadesdecadargodoentefederativoqueo integrar,especialmentequantoadequao dos espaos destinados s atividades educacionais nos estabelecimentos penais, formao e contrataodeprofessoresedeoutrosprofissionaisdaeducao,produodematerialdidticoeintegraodaeducaodejovenseadultoseducaoprofissionaletecnolgica.

    Art.10. Paraa execuo doPEESPpodero ser firmados convnios, acordos de cooperao, ajustes ouinstrumentoscongneres,comrgoseentidadesdaadministraopblicafederal,dosEstados,doDistritoFederaledosMunicpios,comconsrciospblicosoucomentidadesprivadas.

    Art.11.AsdespesasdoPEESPcorrerocontadasdotaesoramentriasanualmenteconsignadasaosMinistriosdaEducaoedaJustia,deacordocomsuas respectivasreasdeatuao,observadososlimitesestipuladospeloPoderExecutivo,na formada legislaooramentriae financeira, almde fontesderecursosadvindasdosEstadosedoDistritoFederal.

    Art.12.EsteDecretoentraemvigornadatadesuapublicao.

  • 19/04/2015 Decreton7626

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2011/Decreto/D7626.htm 3/3

    Braslia,24denovembrode2011190odaIndependnciae123odaRepblica.

    DILMAROUSSEFFJosEduardoCardozoFernandohaddad

    EstetextonosubstituiopublicadonoDOUde25.11.2011