plano de governo clóvis viola e especiato

40

Upload: hilton-marques

Post on 28-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Este é o nosso Plano de Governo para Jales, clique, leia e confira as propostas!

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato
Page 2: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato
Page 3: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

JALES ACOLHEDORA,INCLUSIVA E DE OPORTUNIDADES

A cidade é o território onde as pessoas vivem, trabalham, produzem, criam suasfamílias e desenvolvem suas potencialidades e seus talentos. Para isso, precisam debens e serviços que em grande parte dependem da atuação do poder público munici-pal, como é o caso da Saúde, da Educação, da Cultura e do Esporte e Lazer.

Condições dignas de vida é direito de todos e cabe a sociedade em geral e, emespecial, ao governo municipal lutar para transformar a realidade municipal assegu-rando condições dignas de vida a todos. A inclusão social, dessa maneira, deve darconta dos aspectos sociais, econômicos, urbanos e políticos da vida na cidade.

Cabe à Prefeitura buscar garantir permanentemente o acesso ao atendimento inte-gral para todos que procuram a rede pública de Saúde, oferecendo serviços de qua-lidade e tratamento humano e respeitoso.

Também compete ao município assegurar na Educação Pública o acesso à escolade qualidade, contribuindo para que os futuros cidadãos desenvolvam suas habilida-des e potencialidades.

Nossa cidade deve ser acolhedora: é nela que convivemos com nossas famílias,nossos amigos, nossos vizinhos. É em nossa cidade que, independentemente de ondetenhamos nascidos, nos sentimos aceitos, nos sentimos parte integrante de sua iden-tidade e atuamos como construtores e participantes de seu desenvolvimento.

Também queremos uma cidade inclusiva, que assegure acesso às políticas públicaspara todos os seus moradores. E que respeite e valorize as características do serhumano, suas opções e diferenças de raça, de gênero, de geração, de opção religiosa,de orientação sexual, de condições físicas ou mentais.

Mas a cidade também deve ser o espaço que nos propicie as oportunidades e osmeios para sermos o que sonhamos e o que nossas habilidades e talentos nos permi-tam ser.

Neste sentido de oportunidades é que a Prefeitura tem que auxiliar a iniciativa pri-vada, na prospecção de novos negócios que visem a criação de empregos e geraçãode renda.

Uma cidade assim, acolhedora, inclusiva e de oportunidades – é a Jales que cons-truiremos juntos!

03

Page 4: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

04

SAÚDE

Propostas de Ação:

- Garantir a melhoria e a humanização do atendimento na rede de saúde pública,assegurando uma postura de atenção e cuidado que responda efetivamente à expec-tativa da população.

- Atender à demanda gerada no município, dentro do princípio da universalidade, comatenção integral à saúde, de forma humanizada e com equidade.

- Introduzir e ampliar os programas do Ministério da Saúde, tais como ProgramaSaúde da Família (PSF); Programa Brasil Sorridente; Programa de Atendimento Do-miciliar (PAD); Programa de Internação Domiciliar (PID); Farmácia Popular, SAMU(Serviço Móvel de Atendimento de Urgência); Hiperdia; CAPS (Centros de AtençãoPsico-Social); Saúde do Idoso; Saúde da Mulher; entre outros.

- Reestruturar a Vigilância Sanitária, a partir de constatação das necessidades levan-tadas e realizar ações preditiva, preventivas e curativas.

- Aprimorar os programas de atenção integral à saúde da criança e do adolescente,da mulher, do adulto, do idoso, do trabalhador, das pessoas com deficiência, DST/AIDS e de saúde mental.

- Capacitar os servidores para o atendimento humanizado.

- Criar a Ouvidoria da Saúde, órgão responsável em colher junto à população atendidapelos programas de saúde locais, impressões sobre atendimento e satifação, visandoà melhoria da qualidade de atendimento.

- Estabelecer plano de investimento e de captação de recursos para a UPA e SantaCasa de Misericórdia.

- Pleitear o Hospital Estadual para Jales e região.

- Incentivar e ampliar as estruturas públicas na região de Hospital do Câncer, visandoacolher e atender melhor os usuários e seus familiares.

Page 5: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

- Implantar o Plano de Cargos e Carreira dos funcionários da Saúde, criando oportu-nidades de crescimento e valorização salarial.

- Reestruturar e promover a valorização da Equipe de Controle de Vetores propondoações e medidas que forneçam um maior controle da dengue.

- Reestruturar e promover a valorização da Equipe de Controle de Zoonozes propondoações de manejo e prevenção no combate a leishmaniose.

05

Page 6: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

EDUCAÇÃO

Propostas de Ação:

- - - - - Discutir com a comunidade escolar o Plano Municipal de Educação conforme diretri-zes do Plano Nacional de Educação.

- Ampliar as vagas para crianças de zero a três anos em creche (emeis).

- Construção de prédio para a Secretaria Municipal de Educação.

- Gestão de pessoal da Secretaria Municipal da Educação pela própria Secretaria.

- Discutir com a rede municipal de ensino a criação de um sistema municipal deeducação.

- Preservar e ampliar as conquistas do magistério municipal e de servidores da edu-cação.

- Fortalecer os programas de alfabetização de adultos e a EJA (Educação de Jovens eAdultos).

- Continuar com a política de aquisição de uniforme e material escolar de qualidadepara alunos da rede municipal de ensino.

- Proporcionar transporte escolar seguro para os alunos da rede municipal, com cons-tante trabalho de conservação e aquisição de veículos escolares.

- Promover o conhecimento científico, humanístico, artístico, tecnológico e o desenvol-vimento de valores éticos.

- Considerar a informática e as novas linguagens de comunicação, juntamente com aformação permanente e a valorização dos educadores, a orientação curricular e osmétodos de avaliação como aspectos indissociáveis do processo educacional.

- Potencializar o papel da escola nas campanhas educativas sobre temáticas de segu-rança, do meio ambiente, de saúde, de trânsito, de empreendedorismo e outras.

06

Page 7: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

- Combater a evasão escolar, especialmente dos alunos jovens e adultos.- Elaborar e implementar um plano de manutenção para os equipamentos e dos pré-dios escolares da rede de educação, pensando num espaço que respeite as necessi-dades do brincar, de fantasiar e produzir conhecimento e pesquisa.

- Adotar como fio condutor os princípios da Educação Inclusiva, Democrática e Solidá-ria em todos os níveis e modalidades de ensino.

- Aprimorar a formação permanente dos profissionais da educação.

- Criar canais de comunicação e assegurar a execução de programas de elevação deescolaridade para os educadores.

- Consolidar a formação dos educadores para a utilização da informática e de outraslinguagens de comunicação.

- Garantir a inclusão das crianças com deficiência, assegurando acessibilidade, equi-pamentos e formação para os profissionais da rede municipal de ensino.

- Fortalecer a relação entre ensino, pesquisa e extensão nas instituições de 3º grau domunicípio, tendo presentes as necessidades do desenvolvimento local e regional.

- Consolidar o ensino público presencial com a instalação da extensão da UniversidadeFederal de São Carlos/ Instituto Federal de São Paulo em nosso município.

- Ampliar o apoio a FATEC e a ETEC.

- Garantir e fortalecer as ações da Educação a Distância em Jales através do Pólo daUniversidade Aberta do Brasil–UAB.

- Criar equipe multidisciplinar (psicólogo, terapeuta e fonoaudiólogo educacional) paraatuar na Rede Municipal de ensino.

07

Page 8: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

CULTURA

Propostas de Ação:

- Revitalizar o Museu e a Casa do Poeta, mantendo programação cultural permanen-te.

- Renovar o acervo da Biblioteca Municipal.

- Criar o acervo cultural digital do Município, disponibilizando consultas a todos osmunícipes também via internet.

- Investir na formação cultural, abrangendo as diversas linguagens artísticas, comatividades voltadas para diferentes grupos (adeptos do rock, do hip-hop, das históri-as em quadrinhos, entre outros), alcançando as comunidades das regiões periféricasda cidade.

- Investir na criação de um Calendário Cultural para o município onde serão agregadosos eventos tradicionais potencializando a sua divulgação para toda a região.

- Investir na formação cultural de nível superior buscando trazer para o Polo da Uni-versidade Aberta do Brasil o Curso de Artes Cênicas.

- Criar o Programa Municipal de Fomento às Artes em Jales, que dará apoio a inicia-tivas nas linguagens teatral, musical, literária, coreográfica, plástica e das culturaspopulares tradicionais e contemporâneas.

- Realizar censo cultural na cidade para identificar o que seus diversos atores cultu-rais criam e produzem.

- Manter e expandir os Pontos de Cultura no município, com apoio do Ministério daCultura.

- Exposição itinerante nas escolas de obras dos diversos artistas da cidade, compalestras e atividades desses artistas com os alunos.

- Promover exposição do acervo de obras da Prefeitura em mostras fixas e itinerantes

08

Page 9: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

nos diversos equipamentos públicos.

- Revitalizar o espaço da antiga Estação Ferroviária transformando-o em um Centrode Eventos e Ações Culturais.

- Buscar parceria junto a iniciativa privada para implantar no município o cinema.

09

Page 10: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

ESPORTES E LAZER

Propostas de Ação:

- Implantar, em parques e praças, oficinas e aulas das diferentes manifestações cultu-rais e esportivas e construindo pistas para caminhada, playground, áreas para ativi-dades corporais ao ar livre e formação da comunidade, além de quadras e camposesportivos.

- Fortalecer parcerias com a Elektro, o SESC entre outras continuando projeto delazer por meio de estrutura móvel (ônibus ou caminhão-baú), levando divertimento atoda a cidade, em especial as mais carentes e distantes.

- Fortalecer as práticas esportivas na rede de escolas municipais, começando pelainiciação esportiva, passando pela disseminação do esporte em larga escala e emdiferentes modalidades, até a descoberta de talentos para o esporte competitivo.

- Assegurar o investimento no esporte de alto rendimento, potencializando parceriascom a iniciativa privada.

- Valorizar o futebol de campo como espaço de convivência coletiva e democratizar ouso dos campos destinados à sua prática.

- Realizar parcerias com os clubes da cidade, potencializando-os como espaço públicode esporte e lazer.

- Incentivar a promoção e orientação e prática de atividades físicas no âmbito dasUSFs, como caminhadas, recuperação de cardíacos, acompanhamento de hipertensos,entre outros.

- Revitalizar as pistas de corrida e ciclovias da avenida João Amadeu e da PauloMarcondes.

- Revitalizar e construir novas pistas de skate junto aos equipamentos públicos nosbairros de Jales;

- Criar uma área de lazer entre os bairros COHAB JACB e COHAB Arapuã.

10

Page 11: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

- Garantir o repasse de recursos para as entidades esportivas e sociais que atuamcom crianças e adolescentes em ações de formação de atletas nas diversas modali-dades de esportes coletivos (futsal, futebol de campo, voleibol, basquetebol, handebol,e outros).

- Criar o “Programa Esporte para Todos” com objetivo de realizar parcerias com asentidades esportivas e sociais que atuam crianças e adolescentes em ações de for-mação de atletas nas diversas modalidades de esportes coletivos (futsal, futebol decampo, voleibol, basquetebol, handebol, e outros).

- Valorizar as entidades que atuam na área esportiva garantindo estrutura e transpor-te para as crianças e adolescentes participantes de apresentações e competiçõesesportivas.

- Incentivar e valorizar em parceria com os times de futebol de campo e liga de futebolamador de Jales campeonato com a participação dos times da cidade e região;

- Estabelecer parcerias com as faculdades de Jales que possuem cursos de formaçãode educadores físicos visando participação no “Programa Esportes paraTodos” e demais eventos esportivos realizados no município;

- Melhorar as praças esportivas já existentes e criar novas praças nos bairros caren-tes desses equipamentos.

- Reerguer o CAJ – Clube Atlético Jalesense através de parceria público/privada.

11

Page 12: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Propostas de Ação:

- Articular amplo Programa Integrado de Segurança Alimentar e Nutricional, articu-lando a política de segurança alimentar e nutricional com a política de inclusão social,a economia solidária e o desenvolvimento econômico.

- Implantar o Banco Municipal de Alimentos, com a captação de alimentos junto àrede de comercialização para distribuição à população carente.

- Estimular a constituição de associações de pequenos agricultores com fins produti-vos e oferecer apoio técnico e logístico aos investimentos.

- Ampliar e aprimorar o funcionamento de equipamentos públicos como feiras-livres eo Comboio.

- Estimular a criação de hortas nos espaços públicos com o objetivo de realizar ativi-dades educativas para os alunos da rede municipal.

- Fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

- Promover cursos de capacitação no processamento de alimentos.

- Promover uma ampla campanha de combate ao desperdício alimentar incentivandopráticas de alimentação saudável.

- Articulação com o Conselho de Alimentação Escolar e com o Programa de Alimenta-ção Escolar e Agricultura Familiar.

- Incentivar a participação dos pequenos produtores rurais no Programa de Aquisiçãode Alimentos (PAA), visando levar frutas e hortaliças através de doação simultânea atodas as entidades sociais da cidade aumentando e melhorando a qualidade da ali-mentação do público atendido por essas entidades (APAE, Casa da Sopa, Lar dosVelhinhos, Lar Transitório, Santa Casa, etc).

- Incentivar a participação dos pequenos produtores rurais no Programa Nacional de

12

Page 13: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

Alimentação Escolar (PNAE), visando levar produtos da agricultura familiar a meren-da escolar melhorando a qualidade da alimentação dos alunos das escolas da redemunicipal de educação.

13

Page 14: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Propostas de Ação:

- Efetivar a mudança de gestão do município de Básica para Plena.

- Estabelecer estratégias para a implantação do Sistema Único da Assistência Socialno município observando as necessidades de Recursos Humanos em cada setor eprograma implantado.

- Planejar as ações de assistência social, tendo como centro a família e a comunidade.

- Atendimento prioritário das ações da Assistência Social aos beneficiários dos pro-gramas de transferência de renda, visando à emancipação das famílias.

- Efetivar a construção de uma sede para o CRAS - Centro de Referencia de Assistên-cia Social e adequar e reformar as instalações do CREAS – Centro de ReferenciaEspecializada da Assistência Social.

- Buscar junto ao Governo Federal condições de implantação de mais uma Unidade doCRAS - Centro de Referencia de Assistência Social no município.

- Fazer gestão junto ao Governo Federal para construção do CREAS POP - Centro deReferencia Especializado ao Atendimento da Pessoa em Situação de Rua.

- Estabelecer diretrizes para prestação de serviços sócio-assistenciais, definir pa-drões de qualidade e implementar mecanismos de controle e avaliação dos serviçosdas entidades parceiras da Prefeitura.

- Fortalecer o Conselho Municipal de Assistência Social, estabelecendo a diretoriaexecutiva.

- Investir em ações e campanhas preventivas junto a comunidade e entidades a propa-gação da violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

14

Page 15: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

CRIANÇA E ADOLESCENTE

Propostas de Ação:

- Realizar ações fortalecedoras da Rede Municipal de atenção a criança e adolescentecom base no Diagnóstico Municipal da Criança e Adolescente realizado em Jales.

- Promover ações integradas nas áreas da Assistência Social, Cultura, Educação,Esportes, Lazer e Saúde, enfocando prioritariamente a prevenção e a atenção à famí-lia.

- Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas asformas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus-tratos, exploraçãosexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente.

- Privilegiar atividades sócio-educativas em meio aberto para crianças e adolescentesem situação de vulnerabilidade, com destaque para as ações voltadas à permanênciae ao sucesso na escola.

- Implantar no município o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, coma participação de entidades que realizam o atendimento às crianças e aos adolescen-tes em situação de abrigamento, Conselhos de Direitos e Tutelar e Assistência Social.

15

Page 16: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

MULHERES E POLÍTICA DE GÊNERO

Propostas de Ação:

- Consolidar, ampliar, divulgar e qualificar os serviços de atendimento às mulheresvítimas de violência.

- Realizar atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em situaçãode violência, além de ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulhe-res.

- Ampliar as campanhas de combate à violência contra a mulher e os serviços deatendimento às vítimas.

- Criar o Centro de Apoio e fortalecer a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violên-cia.

- Desenvolver ou ampliar programas e serviços que contribuam para a reestruturaçãoda vida das mulheres que sofreram violência doméstica.

- Priorizar as mulheres chefes de família e de baixa renda nos diversos programassociais do município.

- Desenvolver programas e atividades de cultura, esporte e lazer destinados às mu-lheres nos equipamentos públicos municipais.

- Fortalecer a Frente Regional de Combate à Violência à Mulher.

- Implantar o Centro de Economia Solidária como meio de gerar renda a curto prazopara mulheres em situação de violência doméstica ou vulnerabilidade social.

16

Page 17: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

IGUALDADE RACIAL

Propostas de Ação:

- Realizar formação permanente dos servidores nas questões relacionadas aos direi-tos humanos, visando um atendimento que elimine qualquer manifestação de discrimi-nação.

- Implantar sistema municipal de coleta de dados do quesito cor e raça.

- Elaborar um mapa sócio-econômico da etnia negra para orientar as ações transver-sais entre secretarias.

- Implantar o programa da saúde da população negra que, entre outras ações, espe-cialize profissionais em doenças com agravo nesta população.

-Reforçar no currículo escolar municipal a Lei Federal 10.639/03, que institui o ensi-no de História e Cultura Afro-Brasileira.

- Apoiar as iniciativas e as atividades ligadas à expressão da cultura hip-hop, capoeirae a dança afro.

-Promover ações que valorizem a cultura negra, contribuindo com o debate sobre oenfrentamento à intolerância.

- Fortalecer o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da ComunidadeNegra de Jales.

17

Page 18: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

TERCEIRA IDADE

Propostas de Ação:

- Ampliar as condições de utilização, pelos idosos, dos espaços existentes, com ofer-tas de serviços e atividades de convivência, incluindo o atendimento específico aos queestão em situação de vulnerabilidade.

- Incentivar a produção cultural e de lazer para as pessoas idosas.

- Estimular a criação da Universidade Aberta da Terceira Idade.

- Promover a valorização da pessoa idosa e a conscientização familiar quanto às suasnecessidades e direitos.

- Ampliar, por meio de parcerias, a oferta do Curso de Cuidadores de Pessoas Idosas.

- Implantar o Centro Dia da Pessoa Idosa.

- Instituir parcerias que fomentem o turismo para a Terceira Idade.

18

Page 19: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Propostas de Ação:

- Implantar políticas e programas desenvolvidos pelo governo federal de forma inte-grada às políticas e programas locais para pessoas com deficiência, descentralizandoa oferta dos serviços.

- Garantir o cumprimento da legislação voltada ao segmento das pessoas com defici-ência, pelo próprio poder público e pela iniciativa privada.

- Implantar o Centro Recreativo Esportivo Especial, proporcionando um espaço total-mente adaptado as necessidades especiais de seus usuários.

- Estabelecer parcerias e convênios com entidades que tenham trabalhocom este segmento.

- Desenvolver campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

- Assegurar a acessibilidade e mobilidade urbana das pessoas com deficiência pro-movendo a adaptação de calçadas e acessos a prédios públicos, o transporte especiale a capacitação de familiares para reabilitação baseada na comunidade de acordocom o Decreto Federal 5296/04.

- Incentivar o comércio e o setor de serviços a contratar a pessoa com deficiênciaoportunizando acesso ao mercado de trabalho, através de Lei que crie descontosprogressivos sobre o ISSQN, conforme o porte da empresa e o número de contrata-dos.

19

Page 20: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

JUVENTUDE

Propostas de Ação:

- Transformar as praças públicas em espaços destinados a ações esportivas e cultu-rais, respeitando a diversidade das regiões da cidade.

- Reestruturar o a área esportiva do município, por meio de adequação de cursos queatendam as reais necessidades dos jovens da cidade.

- Criar o Conselho Municipal de Juventude, para formular diretrizes, discutir priorida-des e avaliar programas e ações governamentais.

- Ampliar o Ação Jovem, em parceria com o governo estadual, visando ampliar oatendimento aos jovens entre 15 e 29 anos excluídos da escola e da formação profis-sional, e trabalhando em três eixos: elevação escolar, qualificação profissional e açãocomunitária.

- Implantar o projeto Cultura Viva, em parceria com o governo federal, visando forta-lecer as manifestações culturais e a produção audiovisual nas comunidades e nasescolas.

- Implantar, em parceria com o governo federal, o Protejo - Projeto de Proteção dosJovens em Território Vulnerável, que visa à formação e a inclusão de jovens expostosà situação de violência doméstica ou urbana e jovens moradores de rua.

- Desenvolver na cidade o programa Juventude e Meio Ambiente, do governo federal,que visa à formação e o fortalecimento de lideranças ambientalistas jovens.

- Garantir através de parcerias com a iniciativa privada o oferecimento de qualificaçãosócio-profissional a jovens de 16 a 24 anos, em busca do primeiro emprego.

- Promover campanhas informativas sobre sexualidade e drogas

- Garantir atendimento adequado e diferenciado aos jovens em situação de drogadiçãoe às suas famílias, para que sejam tratados como dependentes químicos sujeitos dedireitos.

20

Page 21: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

- Concessão de bolsa de estudos e incentivos para o estudante.

- Incentivar os jovens em processo de profissionalização através de um ProgramaMunicipal de estágio remunerado em parceria com outras entidades da sociedadecivil, comércio, indústria e setor de serviços do município.Jales com qualidade de vida para todos, em todos os cantos.26Sem dúvida, o morador de Jales tem orgulho de seu município, de sua história. E oque ele espera cada vez mais é que esse orgulho se baseie não só em slogans ediscursos, mas também em melhoria de sua qualidade de vida.Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida é poder morar com dignidade. É desfrutar de espaços de lazere de cultura com segurança. É ver seu filho praticando esportes e competindo pelacidade. É poder se deslocar dentro do município sem que isso gere apreensão.É ter uma vida saudável, com água de qualidade, com esgotos tratados. É viver emuma cidade que respeite o meio ambiente.Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida também é cuidar bem do patrimônio municipal, equipamentoscom enorme potencial de utilização pela população local e que podem atrair pessoasde outros municípios, trazendo mais recursos para a nossa cidade.Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida Qualidade de vida é garantir que mulheres, negros e negras, idosos, jovens, pesso-as com deficiência, enfim, que todos possam desfrutar de tudo o que a cidade propor-ciona.Qualidade de vida para todos, em todos os cantos Qualidade de vida para todos, em todos os cantos Qualidade de vida para todos, em todos os cantos Qualidade de vida para todos, em todos os cantos Qualidade de vida para todos, em todos os cantos é garantir segurança,moradia, transporte e meio ambiente saudável, inclusive em bairros distantes de Jales.Por isso, precisamos desenvolver projetos que tornem nossa Jales mais igualitária,mais acessível e mais segura.

21

Page 22: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

TRÂNSITO

Propostas de Ação:

-- Imediata contratação de empresa especializada para produção de um programa deinvestimento em pontos identificados com alto grau de acidentes.

- Criar um Fórum de Debates permanente com a sociedade civil organizada, em con-junto com o Conselho Municipal de Trânsito visando contínuo aprimoramento das açõesem prol de um trânsito mais e seguro e mais fluído.

- Melhorar as condições de conforto e de informação aos usuários nos pontos deembarque e desembarque, construindo novas estruturas.

- Aprimorar a elaboração das estatísticas de acidentes de trânsito, visando à identifi-cação dos locais de maior incidência de acidentes para orientar as intervenções deengenharia, fiscalização, operação e educação de trânsito.

- Implantar ciclofaixas e ciclovias.

- Aprimorar e intensificar os serviços de manutenção e implantar sinalização viáriahorizontal, vertical e semafórica.

- Aprimorar programa permanente de educação para o trânsito voltado para criançasem idade escolar e adultos em geral, ou seja, pedestres, condutores e passageiros.

- Reimplantar a zona azul na área central da cidade como meio de organizar o estaci-onamento de veículos no local.

- Realizar concurso para contratação de agentes de trânsito que fiscalizem conduto-res perigosos e vias de grande fluxo.

- Canalizar ações visando obtenção de recursos nos governos do Estado de São Pauloe Federal visando à construção do Anel viário de Jales, desafogando o fluxo de veículosna área central e facilitando a ligação entre bairros da cidade.

22

Page 23: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

HABITAÇÃO

Propostas de Ação:

- Enfrentar e reduzir o déficit habitacional, buscando diferentes linhas de financiamen-to e ações de parcerias.

- Garantir a função social da propriedade urbana definida pelo Estatuto da Cidade.

- Identificar as áreas vazias que não cumprem a função social da propriedade paracriar ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) e destiná-las para produção de habi-tação social pelo setor público ou privado (Habitação de Interesse Social).

- Implantar Plano Municipal de Habitação, Plano Diretor do Meio Ambiente, que deve-rá definir ações de curto, médio e longo prazo, por meio da participação cidadã.

- Criar as condições para que o município possa aderir de forma plena ao SistemaNacional de Habitação.

- Apoiar o Fundo Municipal da Habitação, promovendo o investimento coordenado dosrecursos da área.

-Garantir prioritariamente o acesso da população com renda de até três salários mí-nimos aos programas habitacionais.

- Elaborar critérios para o atendimento habitacional, priorizando as demandas. Osprogramas deverão incentivar a diversidade social, combinar soluções habitacionaiscom ações qualificadas de geração de renda.

23

Page 24: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

POLÍTICA URBANA

Propostas de Ação:

- Criar o “Programa Jales Bem Cuidada”, priorizando o planejamento integrado dostrabalhos de manutenção da cidade, como capina, limpeza de bueiros, poda de árvo-res, pintura de guias, sinalização, desratização e iluminação, garantido uma cidadelimpa e bem-cuidada.

- Criar um canal de comunicação da população direto com o Prefeito, o “Fale com oPrefeito”, através de carta, e-mail e 0800, de modo a garantir que as reclamaçõespertinentes de eventuais descasos com o patrimônio público, cheguem diretamenteao chefe do poder executivo.

- Implantar parques e praças na periferia, dotando-os de segurança e descentralizan-do as práticas de cultura, esporte e lazer promovidas pela Prefeitura.

- Aperfeiçoar e ampliar o sistema de coleta seletiva, coleta de resíduos e limpezaurbana.

- Realizar a arborização e o ajardinamento dos espaços públicos e orientar sua ade-quada conservação.

- Melhorar as condições de acessibilidade nas calçadas e passeios públicos.

- Elaborar legislação complementar para o Centro da cidade e centros de bairros,objetivando fomentar o comércio e estimular o uso residencial, com Lei que contempleo desconto progressivo de ISSQN e IPTU para investidores nestes novos centros.

- Implantar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), garantindoque sua composição represente os vários segmentos da sociedade.

- Realizar em parceria com o comércio e entidades da sociedade civil do município o“Programa Natal Família” enfeitando a cidade no final do ano para os munícipes evisitantes da região, incrementando o comércio local.

- Modernizar o Plano Diretor e o Código de Postura do município. Adequando-os as

24

Page 25: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

novas demandas da cidade de Jales.

- Realizar a manutenção e a pavimentação asfáltica das vias públicas do município.

- Realizar a abertura de vias para melhor escoamento do trânsito com vistas a forta-lecer e alavancar o crescimento.

- Resgatar a tradição da Praça Euphly Jalles, como a Praça da Família Jalesense,construindo uma nova fonte luminosa e restaurando todo o espaço da praça.

- Implantar o Complexo Judiciário através da parceria com a iniciativa privada.

25

Page 26: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

SEGURANÇA

Propostas de Ação:

- Elaborar o Plano Municipal de Segurança, com participação de representantesdos diversos segmentos da sociedade, assim como entidades e órgãos públicosligados à segurança pública.

- Revitalizar o convênio com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Públicacom Cidadania), do Ministério da Justiça, visando implantar projetos que articulempolíticas de segurança e ações sociais preventivas e direcionadas prioritariamente àscausas da violência.

- Implantar o projeto Mediação de Conflitos, que visa capacitar e profissionalizar agentespara criar nas comunidades equipes de Mediação de Conflitos que façam diagnósti-cos e atuem na prevenção, facilitando o diálogo entre possíveis protagonistas de con-flitos.

- Implantar o projeto Círculo de Justiça Restaurativa, que busca criar equipesespecializadas em capacitar a própria comunidade a restabelecer a convivência socialadequada, minimizando os efeitos negativos após a ocorrência de um crime em seuespaço de atuação.

- Manter programa de apoio ao jovem dependente químico e atuar com rigor visandoo cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente na proibição de venda de bebi-das alcoólicas, armas e outros produtos para menores de 18 anos.

- Atuar de forma integrada com os Conselhos Tutelares, resguardando as competên-cias legais de cada órgão.

- Instalar câmeras de vigilância e central de monitoramento em pontos estratégicosda cidade. Como em entrada de bairros e avenidas.

26

Page 27: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

GESTÃO AMBIENTAL

Propostas de Ação:

- Aderir ao “Programa Cidades Sustentáveis”.

- Elaborar e implementar a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental e oPlano Municipal Integrado de Resíduos Sólidos.

- Fortalecer o Conselho Municipal de Meio Ambiente.

- Implantar o Sistema de Gestão Ambiental Municipal em conformidade e integradoao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e ao Sistema Estadual.

- Estabelecer meios de redução de passivo ambiental, em parceria com os responsá-veis, identificando e caracterizando as áreas contaminadas do município, bem comopropondo soluções e intervenções adequadas a cada caso.

- Reforçar as medidas mitigadoras e compensatórias para usos e ocupações do soloe atividades com potencial de impacto à saúde humana e/ou ambiental.

- Implementar, fortalecer e ampliar ações integradas de educação ambiental, envol-vendo os diversos setores na mobilização da população para a resolução de proble-mas locais e regionais.

- Estabelecer parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atravésdo Curso de Engenharia Ambiental visando planejar, realizar e gerir ações relativas aomeio ambiente.

- Promover a Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.37

27

Page 28: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

DRENAGEM E RESÍDUOS SÓLIDOS

Propostas de Ação:

- Intensificar a captação de recursos destinados à expansão e melhoria do sistemade drenagem.

- Estimular as práticas de redução, triagem, reciclagem e reutilização de resíduossólidos, bem como a organização do mercado de recicláveis e o fomento à geração deemprego e renda, estimulando a organização de associações comunitárias e coopera-tivas de catadores.

- Processar e reutilizar os resíduos sólidos produzidos na construção civil em parceriacom a iniciativa privada local.

- Promover a busca de recursos junto aos Governos Estadual e Federal para solucio-nar os problemas de enchentes na Av. João Amadeu com a Av. Afonso Rossafa Molina.

28

Page 29: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

Jales crescendo em ritmo de Brasil.

Após alguns anos de estagnação, a economia brasileira voltou a crescer. Cresce aprodução e, com isso, o nível de emprego, a renda e o consumo da população. Comoexemplo desse cenário, a região do Noroeste Paulista atrai cada vez mais investimen-tos na área da indústria e se firma na área de prestação de serviços, vendendo inclu-sive tecnologia na área da saúde.Estamos entre meio a este Pólo de desenvolvimento despontando na área do comér-cio, da prestação de serviços na saúde sem esquecer da tradicional participação naagricultura frutífera.Jales nos últimos oito anos vem acompanhando esse ritmo de desenvolvimentoeconômico e social. Os pilares para dar continuidade ao franco desenvolvimento domunicípio e sua afirmação como Centro de Região foram edificados. Todo o potencialgerado pela dinâmica nacional e global deve estar sendo aproveitado na forma depolíticas públicas ousadas e inclusivas.A maior parte das obras do atual governo municipal impulsionou Jales para um futuroeivado de oportunidades e pronta a recepcionar o desenvolvimento.A visão de futuro do atual prefeito levou-o a decisões profundamente importantes eacertadas para embasar a cidade rumo a liderar um desenvolvimento não só munici-pal como Regional.As mudanças de que necessitamos devem continuar contemplando ações que explo-rem as oportunidades atuais, que venham a reforçar nossas vocações econômicastradicionais, e impulsionem novas frentes de geração de renda e emprego. Nossacidade deve integrar-se às ações regionais e buscar articulações sólidas e duradou-ras com os governos estadual e federal e, por meio de políticas integradas e inovado-ras, alavancar as potencialidades de nossos jovens, homens e mulheres.O compromisso de um governo de mudança, portanto, é fazer nossa cidade crescerem ritmo de Brasil, de forma econômica e ambientalmente sustentável, dando conti-nuidade ao crescimento já semeado pelo atual governo que rompeu, com a inérciaparalisante de outrora.

29

Page 30: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Propostas de Ação:

- Criar a Cidade Digital, oferecendo acesso gratuito de banda larga à internet, comdisponibilização de um pacote mínimo de serviços para toda a cidade.

- Ampliar e aprimorar a rede de telecentros públicos voltados para a inclusão digital,especialmente da juventude, com cursos mais modernos e de acordo com as novasnecessidades do mercado de trabalho

- Centralizar as ações voltadas para o desenvolvimento local sustentável e solidário,articulando a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários, o Banco doPovo Regional, o Portal de Negócios Solidários, Núcleo de Tecnologia Social e o Siste-ma Público de Emprego, Trabalho e Renda.

- Criar a Rota do Vinho em Jales, visando fomentar a economia familiar, valorizar acultura local e incentivar o turismo na cidade.

- Viabilizar a implantação de um terminal do Porto Intermodal aproveitando a localiza-ção geográfica do município, a Rodovia Euclides da Cunha e Elieser Montenegro Ma-galhães, assim como a ferrovia Ferronorte.

- Criar Programa de Incentivo a Piscicultura (Pró-Peixe) visando incentivar a produ-ção de peixes em tanques escavados já existentes nas propriedades rurais do muni-cípio de Jales, possibilitando assim diversificação da produção e geração de empregoe renda no município.

- Liderar o movimento através do CONSIRJ para criação e estruturação do SUASA –Sistema Unificado de Atenção e Sanidade Animal na Região, possibilitando assim acomercialização dos produtos agroindustrializados da agricultura familiar, tanto deorigem vegetal e animal (mel, queijo, doces, defumados, etc.), sem as exigênciasimpostas pela Legislação existente voltada somente para as grandes indústrias.

- Organizar um fórum permanente de debates das necessidades empresariais locais.

- Criar a sinergia necessária para que setores econômicos similares e/ou complemen-tares cresçam com redução de gastos produtivos aumentando a competitividade do

30

Page 31: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

território.

- Implementar em parceria com o Sebrae-SP, a sala do empreendedor com a conver-são de diversos serviços públicos necessários para se abrir uma empresa.

- Incluir nas discussões, planejamento e elaboração dos Programas de Desenvolvi-mento Sustentável a FATEC, Universidade Aberta do Brasil, UNIJALES, Escola Técni-ca de Jales e IEP;

- Criar o Programa de Incentivo a Agroindústria Familiar (PIAF), visando agregaçãode valor a produção e geração de emprego e renda.

- Criar em parceria com a Embrapa, FATEC, UAB Jales, APTA, CATI, UNESP e outrasInstituições o Selo de Garantia de Procedência para os Produtos de Jales e Região,visando agregar a imagem de produtos produzidos com boas práticas de produção,aumentando assim o leque de comercialização e valorização dos produtos.

- Criar uma Rede Regional de Comercialização de Produtos da Agricultura aproveitan-do para isto as estruturas já existentes em Jales;

31

Page 32: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

32

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Propostas de Ação:

- Ampliar a política de microcrédito para pequenos empreendedores, por meio doBanco do Povo.

- Consolidar o Programa de Incubadora de Cooperativas e Centro de Economia So-lidária.

- Criar programa de incentivo à agro-indústria, buscando investidores para reativaçãodas plantas frigoríficas do município, e criação de empresas congêneres.

- Aperfeiçoar as ações do Centro Público de Trabalho e Renda.

- Estimular o desenvolvimento da prática do cooperativismo.

- Estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produção,comercialização, compras compartilhadas, cadeias produtivas, associações e coo-perativas nos diversos setores da economia.

- Estimular o intercâmbio entre os empreendedores, para criarem uma rede deeconomia solidária com o objetivo de divulgar e comercializar seus produtos e servi-ços.

- Criar linha de crédito para o Programa de Incentivo a Agroindústria Familiar (PIAF),visando agregação de valor a produção e geração de emprego e renda. .

Page 33: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

JALES DEMOCRÁTICA, COM GESTÃOPARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E EFICIENTE

A Participação Cidadã é fundamental na nossa concepção de administração munici-pal. Ela deve ser incorporada ao dia-a-dia da gestão pública, não apenas como umadiretriz, mas também como marca e método de trabalho.É necessário capacitar os diversos atores da sociedade civil e do poder público paraexercitar o controle social da gestão dos serviços implementados.Esse processo exige uma prática pedagógica da participação cidadã que possibiliteà população o efetivo exercício da democracia e da cidadania ativa no fortalecimentodas esferas públicas e na construção de uma nova cultura política.Vamos trabalhar para solidificar e expandir o quadro de participação e controlesocial no município.Nosso compromisso é incentivar e abrir canais efetivos de participação da comuni-dade na gestão da nossa cidade. Ela contribui para desenvolver os valores de solida-riedade, justiça, união, respeito ao outro, tolerância, humildade, esperança, aberturaao novo e disponibilidade à mudança como elementos de uma ética universal quedeve estar na base das ações de educação para a cidadania.Entendemos que há uma clara articulação entre essas ações e aquelas referentes àmodernização administrativa e reforma do Estado no plano local. Pretendemos quetoda a Prefeitura se empenhe na constante melhoria da produtividade, buscando deforma participativa um novo modelo baseado em um programa de Gestão de Quali-dade.Para isso, são muito importantes iniciativas que tenham como objetivo agilizar equalificar o atendimento, descentralizar os postos de informação, e disseminar o usoda Tecnologia da Informação e da internet como meio de interação com os munícipes.Nosso compromisso é realizar uma administração transparente, eficiente e demo-crática, capaz de incorporar efetivamente a participação dos cidadãos, permitindomaior controle social sobre a prestação do serviço público e as ações realizadas.

33

Page 34: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Propostas de Ação

- Realizar o planejamento de médio e longo prazo, com participação da sociedade,tendo como perspectiva: “Jales 2020 - a cidade que queremos”.

- Instituir novos canais de participação cidadã.

- Democratizar a elaboração do Orçamento Municipal, promovendo a participaçãoda sociedade local no planejamento, no acompanhamento e na fiscalização da execu-ção orçamentária.

- Consolidar os canais de participação, como os conselhos gestores de unidades oude políticas públicas, no intuito de ampliar os espaços de decisão.

- Promover a articulação entre os diversos canais de participação cidadã, na esferamunicipal, estadual ou federal.

- Desenvolver processos de formação continuada para conselheiros, conselheiras elideranças comunitárias, objetivando acesso à informação sobre o funcionamento dopoder público e das especificidades da administração municipal.

- Implantar experiências de mutirão como forma de qualificação e apropriação dosespaços públicos.

- Desenvolver ações de participação cidadã no conjunto do governo.

- Estimular a participação das crianças e dos jovens no desenvolvimento da gestão enas decisões que lhes dizem respeito, estimulando o seu protagonismo efortalecendo sua consciência de cidadania.

34

Page 35: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Propostas de Ação:

- Dar continuidade a valorização dos funcionários públicos municipais garantindo orecebimento da folha de pagamento no quinto dia útil de cada mês e reajuste salarialanualmente.

- Criar programa de formação continuada para os servidores públicos, promovendouma nova dinâmica organizacional baseada na promoção da qualificação e no desen-volvimento das pessoas, na perspectiva de constituição de um quadro permanentede gestores públicos.

- Garantir que os servidores participem de forma concreta na discussão, na implan-tação e na avaliação das ações realizadas.

- Implantar o planejamento estratégico que norteie todas as ações do governo, ondecada secretaria incorpore esta ferramenta de gestão na sua prática diária.

- Utilizar o Orçamento Municipal para medir eficiência, eficácia e concretude dasações estabelecidas no Plano de Governo.

- Dar tratamento matricial aos projetos do governo, garantindo cooperação e articu-lação das diferentes áreas e definindo com clareza os escopos e atribuições de cadauma delas.

- Instituir política de recursos humanos que valorize, respeite e reconheça os servi-dores, com investimento em capacitação e na qualificação profissional, sempre comvistas à melhoria da qualidade do serviço prestado.

- Implantar um processo de mudança da cultura organizacional, visando rompercom as posturas e procedimentos burocráticos e estimular novas atitudes do servi-dor, com ênfase na reflexão sobre o trabalho de integração das diferentes áreas daPrefeitura e na capacitação para as ações transversais que articulem essas áreas.

35

Page 36: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

- Implantar o acompanhamento e o gerenciamento das ações do governo, baseadosna metodologia do Planejamento Estratégico Situacional, garantindo o cumprimentodas definições orçamentárias.

- Fortalecer a Ouvidoria Municipal como um canal de comunicação direta entre ocidadão e a Prefeitura, com o objetivo de atender diretamente os munícipes emreclamações sobre os serviços prestados ou por solicitações não atendidas.

36

Page 37: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

Jales no fortalecimento da ação regional

Vivemos um período de enormes perspectivas para a região do Noroeste Paulista. Ocrescimento da economia nacional e os instrumentos de distribuição de renda implícitosna política social do governo federal vêm garantindo para todo o País e para a nossaregião em particular uma melhoria constante nos principais indicadores de desenvolvi-mento social.Em termos políticos, a região se movimentou. Lideranças partidárias, sindicais e dediversas entidades da sociedade regional se uniram numa trajetória de consolidaçãoinstitucional que resultou no surgimento do Consórcio Intermunicipal o Consirj – Consór-cio Intermunicipal da Região de Jales.Ao sabor quase que exclusivamente da dinâmica global, a região do Noroeste Paulistanecessita reencontrar-se com seu protagonismo histórico. As ações regionais resulta-rão na criação do Colegiado de Desenvolvimento do Território Noroeste Paulista (CODETERNoroeste Paulista), um Território de Identidade composto por 36 municípios. Paratanto, Jales tem muito a contribuir, elegendo um prefeito que tenha como um dos eixoscentrais do seu Programa de Governo a revitalização da regionalidade, chamando para aresponsabilidade de liderança nas Ações de reinvidicações , pleitos e apoio a força dosprefeitos que compõem a nossa micro região e com isso fortalecer nossa região firman-do Jales como Centro de Decisões políticas, como já foi em outros tempos.O Prefeito de Jales tem que ser um líder regional com boa permeabilidade junto aoGoverno do Estado de São Paulo e ao Governo FederalA diretriz geral do nosso Programa de Governo em relação à regionalidade, portanto, éfortalecer a importância política de Jales no contexto da região e, a partir daí, contribuirpara impulsionar ações que capitalizem para o Noroeste Paulista as tendências favorá-veis surgidas no plano federal e estadual.

37

Page 38: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato

Propostas de Ação:

- Articular políticas regionais que enfrentem a exclusão e a discriminação no mundodo trabalho, desenvolva ações que fomentem o trabalho autônomo e a economiasolidária, consolidando e ampliando o micro crédito, criando campanhas e construin-do pactos pelo trabalho decente.

- Elaborar ações e programas regionais voltados à diversidade, dirigidos a gruposespecíficos, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulhe-res e negros.

- Lutar pela qualidade dos serviços de atendimento à saúde, com base na coopera-ção e complementaridade de ações, organizando redes integradas para a assistên-cia em diversas especialidades médicas que envolvem os equipamentos municipais eestaduais disponíveis.

- Participar ativamente de órgãos e sistemas regionais e estaduais de gerenciamentode recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, em especial de consórciosintermunicipais e agências, comitês e subcomitês de bacia hidrográfica.

- Liderar o Movimento para transformação do Território de Identidade NoroestePaulista (CODETER Noroeste Paulista) em TTTTTerritório da Cidadania Noroesteerritório da Cidadania Noroesteerritório da Cidadania Noroesteerritório da Cidadania Noroesteerritório da Cidadania NoroestePaulistaPaulistaPaulistaPaulistaPaulista, possibilitando assim investimentos prioritários e maior quantidade de re-cursos em todas as áreas, resultando em maior desenvolvimento de toda a região.

38

Page 39: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato
Page 40: Plano de Governo Clóvis Viola e Especiato