plano de ensino de acupuntura - quarta

3
1 PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Biomedicina CÓD. CURSO: 338 DISCIPLINA: Acupuntura PERÍODO MINISTRADO: sexto CÓD. CURRÍCULO: 3850 SEMESTRE/ANO: 2º Semestre de 2013 PROFESSOR: Me. Misael Rabelo de Martins Custódio EMAIL: [email protected] [email protected] FTP: ftp://materias.ucb.br LOGIN: 2. EMENTA: Descreve a história da Medicina Tradicional Chinesa com a inserção da Acupuntura como terapia principal. Aborda a introdução da acupuntura no Brasil. Detalha estudos, aplicações práticas e diagnose pelos métodos da Acupuntura. O desequilíbrio energético e o surgimento das doenças, as energias, sua circulação com seus canais, as técnicas de inserção de agulhas, os pontos energéticos de acordo com as indicações terapêuticas, o valor e duração da ação e a conduta como um todo do tratamento. 3. CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DO CURSO: A Acupuntura fornece as bases do conhecimento técnico que o futuro profissional precisará para o exercício de técnicas de tratamento alternativo. As competências e habilidades adquiridas durante a disciplina ajudarão o aluno a desenvolver a capacidade necessária para atuar no diagnóstico dos problemas de saúde humana mais frequentes. 4. OBJETIVO GERAL: Permitir ao discente identificar as principais disfunções energéticas do corpo humano. Deverá ainda ser capaz de relacionar este desequilíbrio com a necessidade prática para a atividade diagnóstica de um modo geral, reconhecendo os principais desvios da normalidade. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 5.1 - Identificar os pontos de acupuntura e seus devidos Meridianos. 5.2 - Identificar os desequilíbrios energéticos mais frequentes. 5.3 - Conhecer as técnicas de aplicação de agulhas no corpo humano. 5.4 - Conhecer as teorias e aplicá-las no contexto da medicina tradicional chinesa. 6. CONTEÚDO: 6.1 - Teorias básicas da Meicina Chinesa; 6.2 - Pontos de diagnóstico e tratamentos da Medicina Chinesa; 6.3 - Meridianos e seus pontos; 6.4 - Auriculoterapia. 7. Metodologia de Ensino: 7.1 - As aulas teóricas serão de caráter expositivo, com projeção de imagens (slides, “datashow”, etc.) e discussão dos assuntos supracitados. Os alunos participarão através da apresentação de seminários com debate de casos anatomo-clínicos, que serão discutidos pelo grupo. 7.2 - As aulas práticas constarão basicamente do estudo, observação, e aplicação de agulhas. As aulas práticas ocorrerão no laboratório de Acupuntura, e constarão de exposições do professor e estudo em grupo pelos alunos sob orientação docente. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIDADE DE APOIO DIDÁTICO EDUCACIONAL

Upload: misael-rabelo

Post on 21-Jan-2016

140 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Ensino de Acupuntura - Quarta

1

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Biomedicina CÓD. CURSO: 338

DISCIPLINA: Acupuntura

PERÍODO MINISTRADO: sexto CÓD. CURRÍCULO: 3850

SEMESTRE/ANO: 2º Semestre de 2013 PROFESSOR: Me. Misael Rabelo de Martins Custódio EMAIL: [email protected] [email protected] FTP: ftp://materias.ucb.br LOGIN: 2. EMENTA: Descreve a história da Medicina Tradicional Chinesa com a inserção da Acupuntura como terapia principal. Aborda a introdução da acupuntura no Brasil. Detalha estudos, aplicações práticas e diagnose pelos métodos da Acupuntura. O desequilíbrio energético e o surgimento das doenças, as energias, sua circulação com seus canais, as técnicas de inserção de agulhas, os pontos energéticos de acordo com as indicações terapêuticas, o valor e duração da ação e a conduta como um todo do tratamento. 3. CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DO CURSO: A Acupuntura fornece as bases do conhecimento técnico que o futuro profissional precisará para o exercício de técnicas de tratamento alternativo. As competências e habilidades adquiridas durante a disciplina ajudarão o aluno a desenvolver a capacidade necessária para atuar no diagnósticodos problemas de saúde humana mais frequentes.

4. OBJETIVO GERAL: Permitir ao discente identificar as principais disfunções energéticas do corpo humano. Deverá ainda ser capaz de relacionar este desequilíbrio com a necessidade prática para a atividade diagnóstica de um modo geral, reconhecendo os principais desvios da normalidade. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 5.1 - Identificar os pontos de acupuntura e seus devidos Meridianos. 5.2 - Identificar os desequilíbrios energéticos mais frequentes. 5.3 - Conhecer as técnicas de aplicação de agulhas no corpo humano. 5.4 - Conhecer as teorias e aplicá-las no contexto da medicina tradicional chinesa.

6. CONTEÚDO: 6.1 - Teorias básicas da Meicina Chinesa; 6.2 - Pontos de diagnóstico e tratamentos da Medicina Chinesa; 6.3 - Meridianos e seus pontos; 6.4 - Auriculoterapia.

7. Metodologia de Ensino: 7.1 - As aulas teóricas serão de caráter expositivo, com projeção de imagens (slides, “datashow”, etc.) e discussão dos assuntos supracitados. Os alunos participarão através da apresentação de seminários com debate de casos anatomo-clínicos, que serão discutidos pelo grupo. 7.2 - As aulas práticas constarão basicamente do estudo, observação, e aplicação de agulhas. Asaulas práticas ocorrerão no laboratório de Acupuntura, e constarão de exposições do professor e estudo em grupo pelos alunos sob orientação docente.

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIDADE DE APOIO DIDÁTICO EDUCACIONAL

Page 2: Plano de Ensino de Acupuntura - Quarta

2

8. RECURSOS INSTRUCIONAIS: 8.1 - Projetor de "slides", “datashow”, etc; Videocassete; Retroprojetor.

9. AVALIAÇÃO (critérios, ponderação e recuperação): Formas e critérios: A avaliação será feita por meio de provas teóricas e práticas. As questões das avaliações teóricas serão formuladas principalmente a partir do livro texto sugerido, dando-se destaque para os assuntos comentados em aula. Nas avaliações práticas o aluno deve identificar as técnicas de aplicação de agulhas. Serão aplicadas 3 avaliações teóricas ao longo do semestre. O aluno ainda apresentara um seminário sobre um artigo científico sobre a disciplina com o assunto escolhido pelo professor. Para aprovação é necessário alcançar a nota 7,0 ou mais, feita pela média das 3 notasmais a nota da apresentação do seminário. O CONTEÚDO PARA AS PROVAS É DE CARÁTER CUMULATIVO. Ponderação: Provas teóricas (PT): 3 , valendo 10 pontos. MÉDIA FINAL = 3 notas das avaliações + Nota de seminário 4 Recuperação: Não existe prova de recuperação. Para os estudantes do curso de Biomedicina - AVALIAÇÃO INTERINSTITUCIONAL: “Será realizada no dia 30/09/13, horários A e B, em local a definir. Esta avaliação será elaborada por professores da UCB e PUC Goiás e todos os estudantes de Biomedicina, das duas instituições, farão esta atividade no mesmo dia e horário. A AVALIAÇÃO INTERINSTITUCIONAL irá conter 10 questões de conhecimentos gerais e 30 questões de conhecimentos específicos no modelo das provas do ENADE. Serão questões de múltipla escolha onde serão avaliadas a capacidade de interpretação, compreensão e análise de textos, charges, figuras, fotos, gráficos e tabelas; capacidade de estabelecer comparações, contextualizações, relações, contrastes e reconhecimento de diferentes manifestações artísticas; elaboração de sínteses e extração de conclusões, além do poder de crítica, argumentação, opinião, proposta de soluções e escolhas. A realização desta avaliação é obrigatória a todos os estudantes do curso de Biomedicina. Será adotado o seguinte critério de pontuação, proporcional a nota do estudante, para as disciplinas específicas do curso: Nota 0 a 9 - 4 horas complementares; Nota 10 - 15 - 0,1 ponto na média final + 4 horas complementares; Nota 16 - 20 - 0,2 ponto na média final + 4 horas complementares; Nota 21 - 25 - 0,3 ponto na média final + 4 horas complementares; Nota 26 - 30 - 0,4 ponto na média final + 4 horas complementares; Nota 31 - 40 - 0,5 ponto na média final + 4 horas complementares; 10. BIBLIOGRAFIA (básica e complementar): 10.1 - BÁSICA

1. HECKER, H-U.; STEVELING, A.; PEUKER, E.T.; KASTNER, J.; LIEBCHEN, K. Atlas Colorido de Acupuntura - Pontos Sistêmicos, Pontos Auriculares e Pontos Gatilho. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

2. HECKER, H-U.; STEVELING, A.; PEUKER, E.T.; KASTNER, J.; LIEBCHEN, K. Prática de Acupuntura. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

3. DING, LI. Acupuntura, teoria do meridiano e pontos de acupuntura. São Paulo: Roca, 1996. 10.2 - COMPLEMENTAR

1. LANDMANN, JAYME. As Medicinas Alternativas: Mito, Emhuste, Ou Ciência? Homeopatia, Medicina Herbal, Acupuntura, Meditação, Ioga , Biofeedback E Cura Pela Fé. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

2. WEN, TOM SINTAN. Acupuntura clássica Chinesa. 6. ed São Paulo.

Page 3: Plano de Ensino de Acupuntura - Quarta

3

11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Turma: GP338M0155

ENCONTROS DATA PROFESSOR

SITUAÇÕES DIDÁTICAS

01 07/08 Apresentação do Plano de Ensino e Metodologia. História da

Medicina Tradicional Chinesa

02 14/08 Teorias do Yin e Yang, Cinco Elementos e dos Meridianos

03 21/08 Cuidados e Técnicas de aplicação de Acupuntura

04 28/08 Procedimentos de Diagnóstico na Acupuntura

05 04/09 AVALIAÇÃO TEÓRICA I

06 11/09 Meridianos Ordinários (Coração e Intestino Delgado)

07 18/09 Meridianos Ordinários (Pulmão e Intestino Grosso)

08 25/09 REUNIÃO DOS PROFESSORES

09 02/10 Meridianos Ordinários (Fígado e VB)

10 09/10 Meridianos Ordinários (Bexiga e Rim)

11 16/10 AVALIAÇÃO TEÓRICA II

12 23/10 Meridianos Ordinários (Estômago e BP)

13 30/10 Meridianos Ordinários (TA e CS).

14 06/11 Auriculoterapia, Moxabustão e Técnicas Especiais

15 13/11 AVALIAÇÃO PRÁTICA I

16 20/11 Entrega de notas parcial e revisão geral

17 27/11 RECUPERAÇÃO

18 04/12 Aula síntese e entrega de Notas.