plano de ensino - cesuca

2
PLANO DE ENSINO Curso: PEDAGOGIA Disciplina: Didática I: formação e prática docente Professor (a): Ano/Semestre: Carga Horária: 72 horas EMENTA Evolução histórica do pensamento didático. Estudo da Didática enquanto área que trata do ensino. Concepções de didática em diferentes tendências. Abordagem da situação do ensino brasileiro enquanto prática social. Habilidades e competências da profissão docente. Perfil do Licenciado em Pedagogia.Relação educação, pedagogia e didática como construção do saber fazer. Avaliação. A importância do planejamento na perspectiva da organização como sistematização do processo de ensino e de aprendizagem. Atividades observação, práticas e investigação pedagógica. OBJETIVO Compreender e analisar a importância e abrangência da Didática na formação de habilidades e competências do futuro pedagogo. CONTEÚDO Unidade I: A Didática 1.1 Breve histórico 1.2 Conceitos básicos de Didática 1.3 A Didática e as tendências Pedagógicas Unidade II: A Didática como mediação na construção da identidade do professor 2.1 Colaborando na construção da identidade do professor 2.2 Os saberes da docência 2.3 Os saberes pedagógicos Unidade III: A Didática e a construção da práxis docente 3.1 Pressupostos teóricos 3.2 Relação aprendizagem-ensino 3.3 A formação docente 3.4 O trabalho docente 3.5 Análise da prática docente METODOLOGIA DE ENSINO Para as aulas serão utilizadas exposições dialogadas, seminários e variadas dinâmicas de trabalho em grupo. O processo de ensino está orientado para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho criativo, solidário e de respeito mútuo, a fim de enriquecer o processo de aprendizagem através da participação ativa de todos os sujeitos envolvidos no mesmo. ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS) 1. Leituras e estudo de artigos e textos 2. Elaboração de resumos e fichamentos

Upload: fabio-henrique-gulo

Post on 26-Jul-2015

35 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Ensino - Cesuca

PLANO DE ENSINO

Curso: PEDAGOGIA

Disciplina: Didática I: formação e prática docente

Professor (a):

Ano/Semestre: Carga Horária: 72 horas

EMENTA

Evolução histórica do pensamento didático. Estudo da Didática enquanto área que trata do ensino. Concepções de didática em diferentes tendências. Abordagem da situação do ensino brasileiro enquanto prática social. Habilidades e competências da profissão docente. Perfil do Licenciado em Pedagogia.Relação educação, pedagogia e didática como construção do saber fazer. Avaliação. A importância do planejamento na perspectiva da organização como sistematização do processo de ensino e de aprendizagem. Atividades observação, práticas e investigação pedagógica.

OBJETIVO Compreender e analisar a importância e abrangência da Didática na formação de habilidades e competências do futuro pedagogo.

CONTEÚDO Unidade I: A Didática 1.1 Breve histórico 1.2 Conceitos básicos de Didática 1.3 A Didática e as tendências Pedagógicas Unidade II: A Didática como mediação na construção da identidade do professor 2.1 Colaborando na construção da identidade do professor 2.2 Os saberes da docência 2.3 Os saberes pedagógicos Unidade III: A Didática e a construção da práxis docente 3.1 Pressupostos teóricos 3.2 Relação aprendizagem-ensino 3.3 A formação docente 3.4 O trabalho docente 3.5 Análise da prática docente

METODOLOGIA DE ENSINO Para as aulas serão utilizadas exposições dialogadas, seminários e variadas dinâmicas de trabalho em grupo. O processo de ensino está orientado para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho criativo, solidário e de respeito mútuo, a fim de enriquecer o processo de aprendizagem através da participação ativa de todos os sujeitos envolvidos no mesmo.

ATIVIDADES DISCENTES (TEÓRICAS) 1. Leituras e estudo de artigos e textos 2. Elaboração de resumos e fichamentos

Page 2: Plano de Ensino - Cesuca

ATIVIDADES DISCENTES (PRÁTICAS) 1. Elaboração de resumos 2. Participação em discussões e seminários 3. Entrevistas em escolas públicas e privadas

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Procedimento Institucional: a composição da média semestral é aferida por duas avaliações bimestrais, atribuindo-se a primeira, Grau 1, peso 1 e a segunda, Grau 2, peso 2. A soma de G1 e G2 deverá ser dividida por 3, obtendo-se, assim, a média. Ao final de cada semestre, nos termos do calendário acadêmico escolar, o graduando terá direito, no prazo fixado e a título de recuperação ou falta, à realização de uma avaliação, em caráter de substituição de um dos graus. Serão aprovados os alunos que obtiverem média final igual ou superior a seis (6,0), além de freqüência igual ou superior a 75%. Na composição das notas de G1 e G2, caberão ao professor da disciplina os critérios para a composição das notas dos respectivos graus.

BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998. MIZUKAMI, Maria da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. SACRISTÁN, José Gimeno & Cols. Educar por competências: O que há de novo? POA: Artmed. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Parecer CNE/CP nº. 5/2005 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e terra, 2002. GHIRALDELLI, Paulo Jr. O que é pedagogia. Editora Brasiliense, 2007 PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. VEIGA, Ilma P. A. (coord.) Repensando a didática.Campinas: Papirus, 1989.