plano de ação para gestão do cade 2015: gestão cim

22
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Centro Acadêmico de Design Plano de Ação para Gestão do CADe 2015 Gestão CIM

Upload: yago-ferreira

Post on 21-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Tecnologia

Centro Acadêmico de Design

Plano de Ação para Gestão do CADe 2015Gestão CIM

Page 2: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM
Page 3: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Plano de Ação para Gestão do CADe 2015Gestão CIM

Page 4: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM
Page 5: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

INTRODUÇÃO

Page 6: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

O que é a vida acadêmica?

A universidade é um espaço de convívio social. Ali, pessoas trocam e discutem informações das mais diferentes maneiras. É comum que estas pessoas, enquanto universitárias acabem passando boa parte do seu tempo diário na universidade, passando a encará-la como uma verdadeira casa. Por isso, faz-se necessário que esta casa esteja em ordem. Que seja um bom lugar para se viver, que além de tudo possa dar toda a base para que o estudante possa crescer, seja social, acadêmica e profissionalmente.

E Centro Acadêmico? Para que serve mesmo?

Como qualquer casa de verdade, a universidade tem suas rachaduras, buracos na parede, poeira acumulada, enfim, seus problemas.

Como uma forma de personalizar aquele que discute e ajuda resolver esses problemas, os estudantes são personificados pelo Centro Acadêmico.

4

Page 7: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Validade dos Centros Acadêmicos

Os Centros Acadêmicos são direitos dos alunos. São assegurados pela Lei Ordinária n° 7.395 de 31/10/1985, conformes os artigos abaixo:

Art . 4º - Fica assegurado aos Estudantes de cada curso de nível superior o direito à organização de Centros Acadêmicos - CAs ou Diretórios Acadêmicos - DAs como suas entidades representativas.

Art . 5º - A organização, o funcionamento e as ativi-dades das entidades a que se refere esta Lei serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em assembleia-geral no caso de CAs ou DAs e através de congressos nas demais entidades.

5

Page 8: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

CADe

Page 9: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Criação

O Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Amazonas (CADe), foi criado em 6 de dezembro de 1991. A primeira administração tomou posse em 1992, quatro anos após a criação do Curso de Desenho Industrial, sob a direção da aluna Clau-dete Barbosa, primeira presidente do CADe.

O Estatuto

O CADe, é regido pelo seu Estatuto. O estatuto diz quem o CADe é, e quais suas obrigações. É a lei máxima do Centro Acadêmico:

Art. 1º - O Centro Acadêmico de Design (CADe), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrati-vos, vinculado a outras instâncias do Movimento Estudantil, constituído com duração limitada e sede no Campus Universitário, é órgão de participação do corpo discente do Curso de Desenho Industrial da Universidade do Amazonas.

7

Page 10: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Art. 2º - O CADe tem os seguintes finsa. – Patrocinar os interesses do corpo discente;b. – Promover a aproximação e a solidariedade entre os Corpos Discente, Docente, e Técnico-Administrativo;c. – Preservar a probidade da vida escolar, o patrimônio moral e material do curso e a harmonia e cooperação entre os diferentes órgãos de administração escolar;d. – Organizar as reuniões e certames de caráter cívico, social, cultural, científico, técnico, artístico e desportivo, visando à complementação e ao aprimoramento da formação universitária;e. – Manter os serviços de assistência aos estudantes; g. – Aplicar-se ao estudo da realidade brasileira em busca do aprimoramento das instituições democráticas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil; eh. – Concorrer, no âmbito de suas atividades, para a observância dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Parágrafo único – Ao CADe é vetado exercer atividades ou fazer propagando de caráter religioso, racial, partidário ou de quaisquer outras manifestações sectárias bem como promover ou apoiar movimentos que vise basicamente a não obediência dos princípios básicos dos Direitos Humanos.

8

Page 11: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

GESTÃO

CI

M

Page 12: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

O que queremos como Gestão

Nos últimos anos, as gestões passadas tiveram suas diferentes e inúmeras contribuições para a forma-ção pessoal dos estudantes, seja desde a formação do CA em 1991, até as últimas gestões, onde focavam na integração entre os estudantes.

Nós pensamos que pontos de vistas como interven-ção em algo que já existe, integração de pessoas e ideais e geração de atitudes são respostas de algo maior. De algo que se colocado como objetivo geral, podemos ter como consequência estes e outros ideais.

Tomando exemplo de movimentações estudantis pelo País, enxergamos que a discussão de conceitos sociais e políticos dentro da universidade é a chave para formar os acadêmicos de design como profis-sionais, mas também como pessoas melhores.

Em resumo, acreditamos que a universidade é uma sociedade em miniatura, uma versão menor do que está lá fora. Para isso, precisamos de uma aborda-gem que discuta de forma mais política os assuntos em relação ao nosso curso. Entendendo por política, no seu significado primário:

10

Page 13: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

• Política (do Grego: πολιτικός politikos, significa "de, para, ou relacionado com os cidadãos"). O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (poli-teía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia signifi-car tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunida-de, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Trabalhando essa abordagem política de forma pública e com atitudes que incluem a todos envolvi-dos no curso (estudantes e servidores), acreditamos que podemos entrar em uma fase de crescente me-lhoria do Curso e por consequência, da Universidade.

11

Page 14: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

PROPOSTAS

Page 15: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Objetivos e Propostas

Temos três palavras de ordem: Compromisso, Inte-gração e Movimento. Juntas, elas dão o nome da gestão, a Gestão CIM. Queremos dizer “CIM” às pos-sibilidades e novos caminhos do nosso curso.

Para entender melhor como a gestão pretende atuar, apresentamos nossos principais objetivos a seguir, cada um de acordo com uma palavra de ordem da gestão CIM.

13

Page 16: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

+ Compromisso: O Centro Acadêmico tem por dever, servir o corpo discente do curso da melhor maneira possível. Por isso, queremos trabalhar de maneira mais transparente possível, para que todos se sintam à vontade, seja para cobrar, opinar e ajudar o Centro Acadêmico a desempenhar suas fun-ções.

Queremos nos comprometer em criar:

• Assembleias mensais. As assembleias serão um espaço onde o Centro Acadêmico poderá ouvir e dar feedback das suas ações para os demais alunos do curso. • Comitês de serviços. O centro acadêmico é composto por uma diretoria, que muitas das vezes pouco importa aos demais alunos quem é quem. Queremos atuar como uma gestão que esteja mais próxima dos interesses dos estudantes do curso de Design da UFAM. Para isso, queremos trabalhar, além dos cargos obrigatórios, três comitês de servi-ço: o de Comunicação; o de Esporte e Lazer e o de Eventos.• Serviços de assistência geral. De acordo com a demanda do curso, vamos fazer oficinas e mesas redondas para suprir as deficiências da sala de aula. Além de outros materiais de apoio como guia do calouro, bazar do CADe e muito mais. 14

Page 17: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

+ Integração: Acreditamos que o acadêmico de design, assim como de qualquer outro curso, precisa se comunicar. Como olhar o passado é aprender, não vamos descartar algo que já vem dando certo no curso: a Integração através de atividades extras entre alunos de diferentes períodos.

Mas queremos ir além. Queremos o curso de Design integrado também com outros cursos da Faculdade de Tecnologia e por consequência com outros cursos da Universidade. Queremos abrir um leque ainda maior de possibilidades a respeito das experi-ências para o estudante dentro da universidade.

Vamos integrar com:

• Continuação à acolhida dos calouros. A cada ano, gente nova entra no curso, o Centro Acadêmico é peça chave para mostrar aos recém-chegados a casa em que vivemos e motivá-los a participar de tudo que o nosso curso pode oferecer a eles. • Mesas redondas e discussão com outras áreas afins ao Design. Queremos trazer novos conceitos para a formação dos estudantes. Além disso, como futuros designers, precisamos ouvir outras áreas de conhecimento para criar uma base sólida e saudável à nossa formação como profissionais e além de tudo, seres humanos. 15

Page 18: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

• Valorização de talentos do curso. O curso está cheio de artistas de horas vagas. Queremos dar o mérito que eles merecem. Além disso, queremos mostrar as capacidades de cada um para que todos possam se conhecer não só pelo nome, mas pelo que o colega é capaz e quem sabe criar até um networking entre os estudantes do curso.

+ Movimento: Como seres humanos, devemos sempre fugir da inércia, da zona de conforto; sempre buscar algo melhor e nunca se contentar com o que já existe. Por isso a gestão CIM quer fomentar, sempre que necessário, debates sobre o estado do nosso curso. Sempre procurando ouvir a opinião de todos e construir um sentimento de mo-vimento e participação nos discentes do curso.

Queremos nos movimentar com:

• Debates sócios educativos sobre o papel do Design. Queremos que os estudantes, como futuros profissionais, construam o hábito de pensar sobre a que vieram e onde querem chegar, sempre pensan-do nas consequências dos seus atos e trabalhos futuros. Para isso queremos que desde a universida-de, ainda como estudantes, nós possamos construir esse hábito.

16

Page 19: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

• Fomento de novas oportunidades para o discente. Hoje temos na estrutura do curso diversos programas de extensão aos alunos do curso. Quere-mos discutir mais possibilidades. Entendemos que a Universidade deve ser vivida de várias formas. Que-remos ser a peça chave para viabilizar possibilidades como incubadoras e empresas juniores. • Fomento de criação de mais espaços coletivos destinados ao discente. Queremos correr atrás de novos lugares de vivência acadêmica e cultural dentro da universidade para os alunos do nosso curso como salas de estudo, mais laboratórios e muito mais. • Ligação direta com o Movimento Estundatil de Design Nacional. Todos os anos, durante o CoNE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design), estudantes representantes de diversas universidades do Brasil apresentam pautas e situa-ções do curso pelo País. Queremos fazer parte disto, estando diretamente atualizados com o Conselho, pondo em prática aqui na nossa universidade, as sugestões de melhoria apontadas em caráter nacio-nal.

17

Page 20: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

A cara da Gestão CIM

A Gestão é composta por 7 membros. Além dos cinco cargos comuns, teremos mais duas assessoras pra ajudar a tudo ficar em ordem.

Estes são os membros da Gestão CIM:

Yago Ferreira, 5º Período, como Presidente. Dayanne Brandão, 5º Período, como Vice-Presidente.Ana Paula, 5º Período, como Secretária Geral.Robert Santos, 5º Período, como Tesoureiro.Deyse Coelho, 5º Período, como Assessora.Viviane Cristina, 5º Período, como Assesora de Esportes e Lazer.Brenda Costa, 5º Período, como Assessora de Eventos. 18

TCHAM

ZAAP

BUM!

BANG!

PÔNEIS

Page 21: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM

Plano de Ação para Gestão do CADe 2015Gestão CIM

Texto e Diagramação : Yago FerreiraIlustrações: Dayanne Brandão

Page 22: Plano de Ação para Gestão do CADe 2015: Gestão CIM