plano de 8ª aula 8ª série9º ano gestar 2012

3
Sequência Didática (IV UNIDADE) Módulo/Semestre/ Série: 8ª série/9º ano Disciplina: Matemática Professor(a):Antonio Carlos C. Barroso Articulador Centro ou Unidade Escolar: Colégio Estadual Dinah Gonçalves Aula(s) n°(s):8 Data (semanas): Tema/ Conhecimento: Tradução da forma gráfica para a algébrica Tempo de aula(s): 100 minutos OBJETIVO(S) 1 Identificar um gráfico, diferenciar os gráficos, interpretar os gráficos,construir um gráfico COMPETÊNCIAS HABILIDADE(S) 2 Analisar, interpretar e resolver situações- problemas, compreendendo diferentes significados do gráfico. Realizar operações com porcentagem Resolva situações-problemas envolvendo gráfico. CONTEÚDO(S) Gráficos METODOLOGIA 3 (técnicas, estratégias, métodos) 1 Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e especifico. Os objetivos aqui são elencados conforme as habilidades que se espera desenvolver no estudante, são, em tese, uma expectativa que se constrói a partir do que se desenvolve na metodologia. Os verbos no infinitivo marcam os objetivos. Ressalta-se a importância de verbos com sentidos concretos. Evitar verbos com valor subjetivo como: compreender, estimular, incentivar, pois não há garantia de que, por exemplo, o trabalho possa fazer o grupo de alunos compreender. É importante enfatizar como objetivo o que se pode perceber durante a execução das atividades. 2 As habilidades são marcadas pela expressão “espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise, de interpretação, de construção, de inferência” 3 Descrever ações abordando o início o meio e o fim do trabalho, apresentando técnicas, estratégias, métodos. Ressalta-se a importância de iniciar as ações com substantivos ex.: apresentação, socialização, discussão etc.

Upload: antonio-carlos

Post on 14-Aug-2015

454 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de 8ª aula 8ª série9º ano  gestar 2012

Sequência Didática (IV UNIDADE)Módulo/Semestre/Série: 8ª série/9º ano

Disciplina: Matemática Professor(a):Antonio Carlos C. BarrosoArticulador

Centro ou Unidade Escolar:Colégio Estadual Dinah Gonçalves

Aula(s) n°(s):8 Data (semanas):

Tema/ Conhecimento: Tradução da forma gráfica para a algébrica

Tempo de aula(s):100 minutos

OBJETIVO(S)1

Identificar um gráfico, diferenciar os gráficos, interpretar os gráficos,construir um gráfico

COMPETÊNCIAS HABILIDADE(S)2

Analisar, interpretar e resolver situações-problemas, compreendendo diferentes significados do gráfico.

Realizar operações com porcentagem Resolva situações-problemas envolvendo gráfico.

CONTEÚDO(S)

Gráficos

METODOLOGIA3

(técnicas, estratégias, métodos)INTRODUÇÃO:Apresentar o Caderno de atividades aos alunos e fazer um comentário sobre gráficoDESENVOLVIMENTO: Iniciar uma conversa sobre decimais e convidar os alunos para realização da atividade. Orientar a atividade que será realizada. Formar grupos para realização da atividade. Realizar as atividades 1,2 e 3 (das páginas 116 a 119 do caderno do aluno), mediado pelo professor (deixar os

alunos analisando a atividade por um tempo sozinho para depois iniciar a mediação).CONCLUSÃO: Promover a socialização das atividades em grupo, ressaltando as aprendizagens dos estudantes.

RECURSOS NECESSÁRIOS4

Lousa; Pincel atômico; Apagador; Caderno do Aluno da 8ª série; Papel Ofício; Lápis e borracha. Livro de Matemática

AVALIAÇÃO5

1 Neste campo devem ser apresentados os objetivos geral e especifico. Os objetivos aqui são elencados conforme as habilidades que se espera desenvolver no estudante, são, em tese, uma expectativa que se constrói a partir do que se desenvolve na metodologia. Os verbos no infinitivo marcam os objetivos. Ressalta-se a importância de verbos com sentidos concretos. Evitar verbos com valor subjetivo como: compreender, estimular, incentivar, pois não há garantia de que, por exemplo, o trabalho possa fazer o grupo de alunos compreender. É importante enfatizar como objetivo o que se pode perceber durante a execução das atividades.2 As habilidades são marcadas pela expressão “espera-se que o aluno desenvolva a capacidade de análise, de interpretação, de construção, de inferência”3 Descrever ações abordando o início o meio e o fim do trabalho, apresentando técnicas, estratégias, métodos. Ressalta-se a importância de iniciar as ações com substantivos ex.: apresentação, socialização, discussão etc.4 Apresentar os recursos necessários para o desenvolvimento da atividade.5 Orientar acerca dos pontos qualitativos que devem ser observados, assim como orientar para a correção quantitantiva da atividade, se for o caso.

Page 2: Plano de 8ª aula 8ª série9º ano  gestar 2012

Através da participação e contribuição nas discussões e nas atividades em grupo no trabalho colaborativo, pelas estratégias e registros apresentados na resolução da atividade, bem como na socialização dos resultados encontrados.

REFERÊNCIAS6

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: matemática na alimentação e nos impostos. Brasília: MEC, 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Matemática: atividade de apoio à aprendizagem. Caderno do aluno – 5ª série. Brasília: MEC, 2011.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

Matriz de Referência do GESTAR.

Plano de Curso da U. E.

Projeto Político Pedagógico da U. E.

6 As referências devem ser apresentadas conforme normas da ABNT.