plano b (2) - pré-vestibular - filosofia

9
Unidade Regional de Educação SÃO JOÃO DOS PATOS/MA 1

Upload: walter-alencar-de-sousa

Post on 09-Aug-2015

163 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Unidade Regional de EducaçãoSÃO JOÃO DOS PATOS/MA

1

Etapa Pré -Vestibular

FILOSOFIA

ATIVIDADEII

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

ATIVIDADE

Etapa Pré -Vestibular

1. Toda cidade [pólis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.‖ (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a pólis:

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

ATIVIDADE

Etapa Pré -Vestibular

1.

a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam. 

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

ATIVIDADE

Etapa Pré -Vestibular

2) (UFU 1ª fase Janeiro de 2004) No escrito publicado postumamente, Regras para a orientação do espírito, Descartes fez o seguinte comentário: “Mas, toda vez que dois homens formulam sobre a mesma coisa juízos contrários, é certo que um ou outro, pelo menos, esteja enganado. Nenhum dos dois parece mesmo ter ciência, pois, se as razões de um homem fossem certas e evidentes, ele as poderia expor ao outro de maneira que acabasse por lhe convencer o entendimento.” DESCARTES, René. Regras para a orientação do espírito. Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 6-7.)

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

ATIVIDADE

Etapa Pré -Vestibular

2. Para alcançar a verdade das coisas, isto é, o conhecimento certo e evidente, é necessário um método composto de regras muito simples que evitem os enganos e as opiniões prováveis. Segundo Descartes, somente duas ciências podem auxiliar na fundamentação do método para a investigação da verdade, são elas:

A) teologia e filosofia.B) mecânica e física.C) fisiologia e filologia.D) aritmética e geometria.E) artes e filosofia  

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

ATIVIDADEEtapa Pré -Vestibular

3) (UEL-2004)“Tomemos [...] este pedaço de cera que acaba de ser tirado da colméia: ele não perdeu ainda a doçura do mel que continha, retém ainda algo do odor das flores de que foi recolhido; sua cor, sua figura, sua grandeza, são patentes; é duro, é frio, tocamo-lo e, se nele batermos, produzirá algum som. Enfim, todas as coisas que podem distintamente fazer conhecer um corpo encontram-se neste. Mas eis que, enquanto falo, é aproximado do fogo: o que nele restava de sabor exala-se, o odor se esvai, sua cor se modifica, sua figura se altera, sua grandeza aumenta, ele torna-se líquido, esquenta-se, mal o podemos tocar e, embora nele batamos, nenhum som produzirá. A mesma cera permanece após essa modificação? Cumpre confessar que permanece: e ninguém o pode negar. O que é, pois, que se conhecia deste pedaço de cera com tanta distinção? (DESCARTES, René. Meditações. Trad. De Jacó Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo)

ATIVIDADE

Etapa Pré -Vestibular

Cont. 3Com base no texto, é correto afirmar que para Descartes:a) Os sentidos nos garantem o conhecimento dos objetos, mesmo considerando as alterações em sua aparência.b) A causa da alteração dos corpos se encontra nos sentidos, o que impossibilita o conhecimento dos mesmos.c) A variação no modo como os corpos se apresentam aos sentidos revela que o conhecimento destes excede o conhecimento sensitivo.d) A constante variação no modo como os corpos se apresentam aos sentidos comprova a inexistência dos mesmos.e) A existência e o consequente conhecimento dos corpos têm como causa os sentidos. 

Coordenador URE São João dos Patos: Walter Alencar de Sousa

Fale Conosco:

Que Deus, em nome de Jesus, o(a) abençoe em seus estudos!