planetas no universo 2.5

19
Novas concepções de Novas concepções de Planetas no universo Planetas no universo

Upload: anaboniolo

Post on 27-Jul-2015

1.636 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Novas concepções de Novas concepções de Planetas no universoPlanetas no universo

Quantos Quantos planetasplanetas existem? existem?

http://www.guia.heu.nom.br/planetas_no_universo.htmhttp://www.guia.heu.nom.br/planetas_no_universo.htm

Essa estatística ainda não está definitivamente consolidada, mas se Essa estatística ainda não está definitivamente consolidada, mas se o o Sistema Solar Sistema Solar http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htmhttp://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm

servir de paradigma, podemos imaginar que apenas servir de paradigma, podemos imaginar que apenas nana nossa galáxianossa galáxia poderiam existir da ordem de meio trilhãopoderiam existir da ordem de meio trilhão dede planetasplanetas. .

Revista SCIENTIFIC AMERICAM BRASIL - Agosto 2009 - página 78Revista SCIENTIFIC AMERICAM BRASIL - Agosto 2009 - página 78

Início de um sistema planetárioInício de um sistema planetário http://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0712pt.htmlhttp://www.astro.up.pt/nd/astro_news/2002/0712pt.html

Telescópio spacial Hubblehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble

http://www.youtube.com/watchhttp://www.youtube.com/watch?v=x4s62voTc9k?v=x4s62voTc9k

Hubble identifica o planeta mais Hubble identifica o planeta mais velho do Universo.velho do Universo.

O telescópio espacial Hubble mediu com precisão a massa do mais velho planeta conhecido na nossa Via Láctea. Com idade estimada em 13 bilhões de anos, o planeta é duas vezes mais velho que a Terra (4,5 bilhões de anos). Ele se formou em torno de uma estrela parecida com o sol apenas 1 bilhão de anos depois do Big Bang.O idoso planeta teve uma história memorável, porque ele mora em uma improvável e acidentada vizinhança. Ele órbita um peculiar par de estrelas mortas no lotado núcleo de um aglomerado de mais de 100 mil estrelas. A nova descoberta do Hubble fecha uma década de especulações e debates sobre a identidade desse planeta antigo. Até a medição do Hubble, astrônomos desconfiavam da identidade do objeto: seria um planeta ou uma anã-marrom?A análise dos dados do Hubble mostram que o objeto tem 2,5 vezes a massa de Júpiter, confirmando se tratar de planeta. Sua existência oferece evidências indiscutíveis de que os primeiros planetas formaram-se rapidamente, em um período de 1 bilhão de anos após o Big Bang, levando os astrônomos a concluir que os planetas podem ser muito abundantes em nossa galáxia. http://www.sofisica.com/optica/optica1.html 

O telescópio O telescópio SpitzerSpitzer está está investigando estrelas na investigando estrelas na

constelação Taurusconstelação Taurus

Telescópio Telescópio SpitzerSpitzer

O telescópio Spitzer, da Nasa, encontrou provas da O telescópio Spitzer, da Nasa, encontrou provas da existência de um planeta que pode ter menos de um existência de um planeta que pode ter menos de um milhão de anos e seria, assim, o mais jovem da milhão de anos e seria, assim, o mais jovem da galáxia.galáxia.

O observatório espacial infra-vermelho estudou cinco O observatório espacial infra-vermelho estudou cinco estrelas na constelação Taurus, a cerca de 420 anos-luz estrelas na constelação Taurus, a cerca de 420 anos-luz de distância. de distância.

http://www.on.br/glossario/alfabeto/a/aglom_aberto_pleiades.htmlhttp://www.on.br/glossario/alfabeto/a/aglom_aberto_pleiades.html

Todas tinham discos de poeira à sua volta, nos quais, Todas tinham discos de poeira à sua volta, nos quais, acredita-se, novos planetas estão se formando.acredita-se, novos planetas estão se formando.

O Spitzer viu uma clareira no disco em volta da estrela O Spitzer viu uma clareira no disco em volta da estrela CoKu Tau 4 que pode ter sido conseqüência da CoKu Tau 4 que pode ter sido conseqüência da formação de um novo mundo.formação de um novo mundo.

O telescópio detectou quantidades significativas O telescópio detectou quantidades significativas de material orgânico gelado pulverizado nessas de material orgânico gelado pulverizado nessas "zonas de construção planetárias"."zonas de construção planetárias".

                Esse material - partículas de poeira geladas, Esse material - partículas de poeira geladas, cobertas com água, metanol e dióxido de cobertas com água, metanol e dióxido de carbono - podem ajudar a explicar a origem de carbono - podem ajudar a explicar a origem de corpos gelados como corpos gelados como cometascometas, segundo a , segundo a Nasa.Nasa.

                Cientistas acreditam que esses Cientistas acreditam que esses cometascometas podem ter depositado na podem ter depositado na TerraTerra água e muitos água e muitos outros elementos químicos, que se tornaram outros elementos químicos, que se tornaram base para o aparecimento da base para o aparecimento da vida na Terravida na Terra..

((Ver:Ver:  Origem da água na TerraOrigem da água na Terra

http://www.guia.heu.nom.br/http://www.guia.heu.nom.br/origem_da_agua_na_terra.htm)origem_da_agua_na_terra.htm)

Planetas extra solaresPlanetas extra solares

Caçador de planetas descobre gigantes extra-Caçador de planetas descobre gigantes extra-solares:solares:A equipe liderada pelo professor Andrew Collier A equipe liderada pelo professor Andrew Collier Cameron, descobriu três planetas gigantes fora do Cameron, descobriu três planetas gigantes fora do Sistema Solar, informa agência AP nesta quarta-feira. Sistema Solar, informa agência AP nesta quarta-feira. Cameron faz parte de um grupo de astrônomos que Cameron faz parte de um grupo de astrônomos que conduz uma verdadeira caçada por novos planetas.conduz uma verdadeira caçada por novos planetas.

Cameron anunciou a descoberta de três planetas nesta Cameron anunciou a descoberta de três planetas nesta quarta-feira e foram batizados de WASP-3, WASP-4 e quarta-feira e foram batizados de WASP-3, WASP-4 e WASP-5. Segundo o pesquisador, os planetas são do WASP-5. Segundo o pesquisador, os planetas são do tamanho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.tamanho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.Conhecido como Projeto WASP, o time de Cameron é Conhecido como Projeto WASP, o time de Cameron é financiado pelas universidades britânicas de St. financiado pelas universidades britânicas de St. Andrews, Keele and Queen's University Belfast.Andrews, Keele and Queen's University Belfast.

Primeira imagem confirmada de um Primeira imagem confirmada de um planeta extra-solar:planeta extra-solar:  

http://www.astro.up.pt/nd/indice.htmlhttp://www.astro.up.pt/nd/indice.html

http://astronomiahoje.blogspot.com/http://astronomiahoje.blogspot.com/2007/10/planetas-extra-solares.html2007/10/planetas-extra-solares.html

Descoberto maior planeta do Descoberto maior planeta do UniversoUniverso

Um grupo de cientistas descobriu o maior Um grupo de cientistas descobriu o maior planeta do universo, 70% maior que Júpiter, o planeta do universo, 70% maior que Júpiter, o

maior planeta do Sistema Solar.maior planeta do Sistema Solar.Segundos os cientistas, este planeta, baptizado de TrES-4, é uma bola Segundos os cientistas, este planeta, baptizado de TrES-4, é uma bola

gigantesca constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes gigantesca constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior que a Terra, com uma temperatura de 1.260 graus Celsius e maior que a Terra, com uma temperatura de 1.260 graus Celsius e circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz. O planeta, de extrema baixa densidade, foi descoberto pelo luz. O planeta, de extrema baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology’s Palomar Observatory e telescópios colocados as Ilhas Technology’s Palomar Observatory e telescópios colocados as Ilhas Canárias , Espanha.Canárias , Espanha.

““Provavelmente não existe uma superfície plana no planeta”, afirmou Provavelmente não existe uma superfície plana no planeta”, afirmou Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Obervatory, Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Obervatory, acrescentando que “afundar-nos-íamos nele”.acrescentando que “afundar-nos-íamos nele”.

Os cientistas estão ainda a trabalhar na hipótese de existirem mais Os cientistas estão ainda a trabalhar na hipótese de existirem mais planetas na mesma constelação.planetas na mesma constelação.

Para Mandushev, o principal responsável pelo artigo a anunciar a Para Mandushev, o principal responsável pelo artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Jornal descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Jornal Letters, “é possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível Letters, “é possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível existir lá outro planeta, o que seria incrível”.existir lá outro planeta, o que seria incrível”.

O planeta foi sinalizado pela primeira vez na Primavera de 2006, tendo O planeta foi sinalizado pela primeira vez na Primavera de 2006, tendo a descoberta sido confirmada mais tarde por cientistas da a descoberta sido confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Hawai.Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Hawai.

O nome deste novo planeta advém de ‘Trans-Atlantic Exoplanet O nome deste novo planeta advém de ‘Trans-Atlantic Exoplanet Survey’ (TrES), que é o nome do projecto que agrupa os cientistas Survey’ (TrES), que é o nome do projecto que agrupa os cientistas autores da descoberta, e o número 4 por tratar-se do quarto planeta autores da descoberta, e o número 4 por tratar-se do quarto planeta que o grupo de astrónomos descobre.que o grupo de astrónomos descobre.

fonte: fonte: correio da manhãcorreio da manhã

O maior Buraco negroO maior Buraco negro

http://astronomiahoje.blogspot.com/2007/10/o-http://astronomiahoje.blogspot.com/2007/10/o-maior-buraco-negro.htmlmaior-buraco-negro.html

Aurore Simonnet/Sonoma State University/Nasa/Divulgação

O buraco negro tem uma massa entre 24 e 33 vezes superior à do sol

A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta terça-feira imagens captadas pelo observatório Chandra X-ray e o Satélite Swift daquilo que ela acredita ser o maior buraco negro já observado. O buraco possui entre 24 e 33 vezes a massa do sol.

ANA CRISTINA BONIOLO DE ANA CRISTINA BONIOLO DE OLIVEIRAOLIVEIRA

E PROINFOE PROINFO

TURMA 813TURMA 813

DOLORESDOLORES