planej estrat. unidade 3 uniasselvi

27
UNIDADE 3 BOAS VINDAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1 Planejamento Estratégico - Unidade 3

Upload: marcio-ferreira

Post on 23-Dec-2015

252 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material preparado para aula EAD

TRANSCRIPT

Planejamento Estratégico - Unidade 3

1

UNIDADE 3BOAS VINDAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Planejamento Estratégico - Unidade 3

2

UNIDADE 3 – TÓPICO 1

O planejamento possibilita organizar as contribuições que as diversas áreas têm a oferecer à organização, servindo como linha orientadora nos esforços produzidos para a alavancagem operacional da empresa. Trabalhar com planejamento permite ao gestor traçar as ideias de expansão e partir seguro na tomada de suas decisões.

Nesta unidade, portanto, estaremos abordando os controles necessários para o cumprimento do planejamento estratégico. A controladoria, os Sistemas de Informações e o balanced scorecard são exemplos de metodologias que estão à disposição dos gestores para que possam certificar-se de que o planejado realmente acontecerá.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

3

OBJETIVOS E PLANOS ALTERNATIVOS

Com base na análise situacional, o processo de planejamento deve gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que podem ser utilizados para atingir esses objetivos. Esse passo no processo deve enfatizar a criatividade e encorajar os administradores e empregados a assumirem uma perspectiva ampla sobre o próprio trabalho.

Objetivos são os alvos ou fins que o administrador deseja atingir. Os objetivos devem ser específicos, desafiadores e realísticos. Quando apropriado, os objetivos devem ser também quantificados e associados a um horizonte temporal. Eles devem ser aceitáveis para os administradores e para os empregados encarregados de atingi-los, devendo também ser consistentes tanto dentro quanto entre as unidades de trabalho.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

4

CONSISTÊNCIA DOPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Assim que o planejamento estratégico estiver pronto, é prudente fazermos uma breve análise em relação às condições de a empresa cumprir com os objetivos. Observemos, a seguir, alguns aspectos que devemos explorar antes de colocarmos o planejamento em ação (adaptado de OLIVEIRA, 2001, p. 266):

Isso a partir da página 124.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

5

PROJETO

O projeto é um trabalho que possui um período predeterminado para ser iniciado e concluído. Nele, determinam-se as regras do jogo, os coordenadores e executores de cada ação, os recursos para a execução e todas as demais características necessárias para implementação e execução. Lembre-se de que o projeto sempre tem um final determinado, ou seja, deve-se sempre ter em mente o que pretende atingir com sua realização. Verificar a partir da página 126.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

6

AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS E PLANOS

Em seguida, os tomadores de decisão devem avaliar as vantagens, desvantagens e efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo. O tomador de decisão deve priorizar os objetivos ou mesmo eliminar alguns após considerações adicionais. Ao mesmo tempo, o administrador precisa considerar as implicações dos planos alternativos projetados para atingir objetivos de alta prioridade. Página 130

Planejamento Estratégico - Unidade 3

7

PLANOS ESTRATÉGICOS

O plano estratégico possui, em geral, algumas características que devem ser observadas:

Eficácia: Responde o que fazer: Tende a ser de longo prazo: Abrange o ambiente externo: É feito pelo pessoal de topo: Pode causar fortes impactos:

Planejamento Estratégico - Unidade 3

8

PLANOS OPERACIONAIS

O plano operacional, por sua vez, possui uma conotação um pouco diferente do plano estratégico. Observe algumas das características do plano operacional:

Eficiência: Responde como fazer: Tende a ser de curto prazo: Concentra-se no ambiente interno da

organização: Tende a ser detalhado: É feito pelas gerências médias: Raramente causa fortes impactos:

Planejamento Estratégico - Unidade 3

9

UNIDADE 3 – TÓPICO 2

CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Um bom plano estratégico deve ter suas ações acompanhadas pontualmente. A controladoria é o departamento mais indicado para exercer o controle das atividades previstas no planejamento estratégico. Além do controle, a controladoria é também responsável pelo levantamento das informações necessárias para elaboração do próprio plano estratégico.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

10

DEFINIÇÃO E FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Antes de iniciarmos nossos estudos sobre a relação entre a controladoria e o planejamento estratégico, vamos abordar o tema “controle” propriamente dito.

O controle, em nosso contexto, é um artifício da gestão, que permite acompanhar os resultados obtidos na execução das ações operacionais, a partir dos objetivos estratégicos previamente definidos. Ele permite, aos gestores, acompanhar pontualmente as ações, bem como permite ou sugere a necessidade de adequação de objetivos e metas.

Oliveira (1998, p. 257) descreve as finalidades do controle em um processo de planejamento estratégico: conferir página 137 e seguintes

Planejamento Estratégico - Unidade 3

11

CONTROLADORIA E O PLANEJAMENTOESTRATÉGICO

É importante considerar a ligação entre planejamento e controladoria. As duas ações estão unidas para dar condições à outra existir. Enquanto o planejamento está situado na alta direção da empresa para dar suporte à tomada de decisão, o controle atua na base da organização para fornecer dados reais ao processo de planejamento e avaliação.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

12

BASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOSOB O PONTO DE VISTA DA CONTROLADORIA

As fases básicas para a elaboração do planejamento estratégico podem ser as seguintes:

Fase I – Diagnóstico Estratégico Fase II – Missão da Empresa Fase III – Instrumentos prescritivos e

quantitativos Fase IV – Controle e Avaliação Ver página 143 e seguintes

Planejamento Estratégico - Unidade 3

13

CONTROLADORIA E A PRODUÇÃO

A controladoria exerce um papel fundamental no departamento de produção das organizações. O controle das atividades operacionais permite, além do fiel cumprimento do planejamento estratégico, controlar os fluxos de produção, o consumo ótimo de materiais e a qualidade dos produtos acabados que se faz indispensável para o mercado. Ver figura da página 146

Planejamento Estratégico - Unidade 3

14

CONTROLADORIA, SOFTWARES EPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As empresas investem volumosas cifras na troca eletrônica de documentos – Eletronic Data Interchange (EDI). A tecnologia do EDI consiste em converter documentos em dados que sejam factíveis de leitura direta pelos computadores, agilizando e assegurando o processo de controle destas informações. Basicamente, o papel do EDI é interligar eletronicamente os diversos elos da atividade operacional como vendas, faturamento, programação e controle da produção, bancos, etc.; e sua utilização é fator de sobrevivência nas organizações.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

15

A CONTROLADORIA E A INFORMAÇÃO

Todo o trabalho está norteado em função da informação. A informação é indispensável na gestão de uma organização, sendo um de seus produtos mais valiosos. Sem ela, o processo decisório torna-se impraticável. A informação é um valor, ou dado, que possa ser útil para alguma aplicação ou pessoa. A toda informação está associado um dado. Os dados, quando comparados, geram informações que, por sua vez, deverão ser comparados com padrões predeterminados, tornando assim a informação valiosa.

A informação tem evoluído ao longo do tempo. Podemos afirmar que houve três fases que são definidas como saltos tecnológicos no decorrer dos tempos, que revolucionaram e continuarão a revolucionar nossa sociedade. A primeira onda é a chamada agrícola, a segunda, a onda industrial e a terceira, a onda dos Sistemas de Informação.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

16

SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) E OPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Os SIs são desenvolvidos para garantir a eficiência na administração a qualquer tipo de empresa. “São esses sistemas que vão garantir que os dados operacionais utilizados para manter a empresa produzindo serão traduzidos em informações passadas a todos que tiverem funções executivas”. (CRUZ, 2000, p. 83).

Sistema é um conjunto de funções e processos, logicamente estruturados, de modo a possibilitar o planejamento, a coordenação e o controle das atividades organizacionais, com a finalidade de atender aos objetivos empresariais.

O Sistema de Informações Gerenciais, conhecido como SIG, é o processo que transforma dados em informações úteis para auxiliar a administração no processo decisório que, nesta linha de raciocínio, deve apresentar (REZENDE; ABREU, 2001, p. 62):

Planejamento Estratégico - Unidade 3

17

UNIDADE 3 – TÓPICO 3

BALANCED SCORECARD – BSC O BSC oferece aos executivos os instrumentos

de que necessitam para alcançar o sucesso no futuro. Hoje, as empresas competem em ambientes complexos; é fundamental que exista uma perfeita compreensão de suas metas e dos métodos para alcançá-las. Esta abordagem traduz a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

18

BALANCED SCORECARD

A ideia básica que motivou o BSC foi a constatação de que as ferramentas de gerenciamento empresarial estavam cada vez mais se tornando ineficazes em relação às necessidades das grandes empresas, pois não conseguiam abranger o todo, eram demoradas e não forneciam avaliações objetivas.

A forma encontrada para solucionar estes problemas foi estender a visão básica da alta administração para toda a estrutura através de relações de causa e efeito. Nesse sentido mede-se apenas o que realmente importa através de indicadores totalmente quantificáveis, que possibilitem avaliar sistematicamente o quanto a estrutura, e cada uma de suas partes, estão atingindo os objetivos propostos.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

19

CONTINUAÇÃO

O BSC complementa as medidas financeiras do desempenho passado com medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro. Os objetivos e medidas do BSC derivam da visão e estratégia da empresa. Os objetivos e medidas focalizam o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. Conferir na página 160

Planejamento Estratégico - Unidade 3

20

O BALANCED SCORECARD COMOSISTEMA GERENCIAL

O comportamento das empresas no novo ambiente competitivo pode ser comparado a uma competição de barcos. O canal de comando existe. O capitão monitora o ambiente continuamente e, com frequência, reage tática e estrategicamente às mudanças no comportamento dos competidores, da equipe e das capacitações do barco, das condições do vento e das correntes.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

21

POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BSC?

Medir é importante, pois, de acordo com Kaplan (1997, p. 68), “O que não é medido não é gerenciado”. Segundo o próprio Kaplan, o sistema de indicadores afeta fortemente o comportamento das pessoas dentro e fora da empresa. Se quiserem sobreviver e prosperar na era da informação, as empresas devem utilizar sistemas de gestão e medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades. Infelizmente, muitas empresas dependem de suas estratégias baseadas no relacionamento com clientes, competências essenciais e capacidades organizacionais, enquanto motivam e medem o desempenho apenas com medidas financeiras.

O BSC preserva os indicadores financeiros como a síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas genéricas e integradas que vinculam o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro em longo prazo.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

22

A ESTRATÉGIA

A estratégia de uma empresa diz respeito à sua vantagem competitiva. Algumas vezes ela é entendida como um processo. Outras vezes, é entendida como o plano de ação ou as diretrizes que resultam daquele processo. De qualquer forma, há concordância geral de que os requisitos básicos da estratégia são: a coleta, a organização e a utilização de recursos de forma a ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, tornando-a competitiva.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

23

CONTINUAÇÃO

A estratégia tem que estar definida claramente, para que se possa chegar a um consenso sobre as metas essenciais e, ao mesmo tempo, ao cumprimento da estratégia [...]. As empresas, por não explicarem a estratégia do negócio, não têm conseguido algo imprescindível, que é solicitar as informações corretas. Se os gestores não têm a mesma concepção em suas mentes, todo o mecanismo de desdobramento da estratégia em ação fica prejudicado. Sem a clara ideia do objetivo estratégico da empresa, as diversas áreas irão trabalhar sem a integração de suas metas, imprescindível para o cumprimento da estratégia.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

24

MEDINDO A ESTRATÉGIA

Veremos a seguir os elementos fundamentais para a criação de objetivos e medidas em cada uma das quatro perspectivas do BSC: financeiro, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

Ver as perspectivas a partir da página 165

Planejamento Estratégico - Unidade 3

25

IMPLANTAÇÃO DO BSCMAPA ESTRATÉGICO

O primeiro passo para a implantação do BSC é o desenho do mapa estratégico. O mapa estratégico tem como finalidade decodificar os complexos processos de escolha frente aos quais os gestores de todos os níveis são expostos diariamente. É mediante o mapa estratégico que a alta administração monitora o cumprimento da estratégia. O mapa estratégico é o meio pelo qual se operacionaliza a vinculação do planejamento estratégico e o planejamento operacional.

O mapa é composto pelos objetivos estratégicos, medidas, metas e ações (desdobramento da estratégia em ação) dispostas nas quatro perspectivas de gestão. As quatro perspectivas de gestão expressam como o resultado da empresa é obtido, explicitando a ligação entre as decisões que levarão ao cumprimento da estratégia. Para evitar que a alta administração se perca com inúmeras informações, o mapa estratégico deve ser consistente, específico, organizado por objetivos estratégicos e sucinto.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

26

DESENHO DO MAPA ESTRATÉGICO

Objetivos, metas, medidas e ações não são invenções do BSC, são sim elementos necessários de qualquer sistema de gestão e controle. Qualquer sistema de controle pressupõe a existência de um modelo de mensuração de desempenho. A medida escolhida deve expressar adequadamente a magnitude do fenômeno que se deseja captar. Outro pressuposto do sistema de controle é a existência de um elemento avaliador, para se comparar o desempenho medido com uma referência. As metas (elemento de referências) expressam o nível de desempenho esperado com o qual o desempenho real deve ser comparado para ser avaliado. O terceiro elemento de um sistema de controle seria o executor, consubstanciado nas ações que a empresa definirá para alcançar o resultado esperado.

Planejamento Estratégico - Unidade 3

27

POR FIM!!!!

Terminamos!!!!!

Sucesso à todos!!!!

Continuem assim, sempre estudando!!!!