pirâmide dos anúncios ebook

20

Upload: roberto-costa

Post on 23-Dec-2015

22 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Pirâmide Dos Anúncios eBook

TRANSCRIPT

Page 1: Pirâmide Dos Anúncios eBook
Page 2: Pirâmide Dos Anúncios eBook

Introdução Os anúncios de Facebook parecem ser algo complexo. São inúmeras configurações, inúmeras opções e demasiados passos para quem nunca anunciou nesta mídia social. E acredite: eu sei do que falo. Muitos dos empresários que contratam os meus serviços fazem-no porque não sabem sequer como anunciar no Facebook! Foi então que decidi: “Deve existir uma forma mais simples de explicar como funcionam os anúncios no Facebook!”. Foi então que surgiu a ideia de criar a Pirâmide dos Anúncios do Facebook. Com esta Pirâmide, você vai descobrir os 5 passos fulcrais que deve seguir na hora de fazer anúncios no Facebook. A Pirâmide funciona como uma bússola, guiando qualquer anunciante que esteja a dar os primeiros passos. Obviamente, mais tarde, você vai ter que dominar termos mais técnicos e saber os seus significados. CPC, CPM ou Custo por Lead são apenas alguns deles! Isso vai ter que acontecer...Mas esse será é um passo posterior! Primeiro, você vai ter que aprender o básico do básico no que toca aos anúncios da maior mídia social do mundo. E as bases de qualquer anúncio no Facebook são estes 5 pontos: ● Pessoa: É o cliente ideal do seu negócio. Quem é ele? Quais são os seus hábitos

online? Quais são os seus interesses? ● Benefício: Qual o principal benefício que o seu produto oferece àquele cliente? ● Call to Action: Todos os seus anúncios no Facebook devem ter uma chamada

para a ação. TODOS! Quanto mais cliques receber, mais baratos serão os seus anúncios.

Page 3: Pirâmide Dos Anúncios eBook

3

● Criativo: Num anúncio de Facebook, o texto e a imagem têm igual importância. Sem um bom criativo, os seus resultados serão desastrosos!

● Medir: Depois de fazer os seus anúncios, você vai precisar de mensurar os resultados alcançados. Você vai ter que analisar tudo ao pormenor para perceber o que funcionou e o que não funcionou dentro do seu anúncio.

Ao longo deste mini-ebook, vamos falar um pouco sobre cada um destes pontos e explicar, com exemplos práticos, como é que você pode aplicar cada um deles. Mas antes de avançarmos, eu queria convidar você a conferir os vídeos que eu publiquei até agora na série Facebook para Negócios. São eles: ● O Velho e o Novo Facebook - Clique aqui para conferir o vídeo ● 3 Estratégias de Copywriting para anúncios no Facebook - Clique aqui para

conferir o vídeo ● A pirâmide dos anúncios no Facebook - Clique aqui para conferir o vídeo

Vamos lá?

Page 4: Pirâmide Dos Anúncios eBook

4

1. Pessoa

Um dos erros mais comuns que eu encontro, não só nos meus clientes mas também nos alunos dos meus cursos, é que eles não sabem quem é o cliente ideal do seu negócio! Eu pergunto para eles algumas coisas básicas, tais como os principais interesses dos seus clientes, os seus hábitos online ou até mesmo Fan Pages ligadas à sua área de negócio. E a resposta é, muitas vezes, um frustrante “não sei”... Por isso, antes mesmo de começar a anunciar no Facebook, você tem que saber responder a algumas perguntas que são essenciais para o seu negócio! Pense: ● Qual a idade ou o gênero do seu cliente ideal ● Quais são as páginas de Facebook que ele possa ter interesse em seguir ● Quem são os seus concorrentes diretos ou indiretos ● Quais são os seus hábitos online. Ou se quiser: quais são os hábitos online dos

seus clientes no Facebook? Quais os horários em que eles normalmente vão ao Facebook? Será que eles vão mais ao final de semana ou durante a semana?

● Os seus clientes estão maioritariamente em alguns Estados ou você tem clientes em todo o País?

● Qual o poder de compra dos seus clientes? Responder a estas perguntas é fundamental. Saber responder a estas perguntas vai condicionar toda a gestão da sua página de Facebook durante os próximos meses.

Page 5: Pirâmide Dos Anúncios eBook

5

Se você já tem um negócio, uma boa forma de conhecer os hábitos dos seus clientes é enviando algumas perguntas através do sistema de email marketing, por exemplo. Prepare 4 ou 5 questões e envie para eles. Em poucos minutos, certamente já ficará a saber mais informações do que imaginava! Para saber o que a minha lista pretendia assistir no lançamento dos meus vídeos, eu próprio disparei uma campanha de email marketing perguntando às pessoas que acompanham o meu trabalho o que eles pretendiam saber sobre Facebook Marketing. Confira logo abaixo o email que eu enviei:

Viu como foi simples perguntar à minha audiência o que eles mais gostavam? Faça isso também com o seu negócio. Faça algumas perguntas aos seus clientes e comece a saber mais sobre eles! Sites como o Google Forms ou o PicMonkey podem ser uma boa ajuda nesse momento.

Page 6: Pirâmide Dos Anúncios eBook

6

2. Benefício

Pense comigo: quais os maiores benefícios que você recebe ao comprar um produto da Apple, por exemplo? Qualidade, rapidez a trabalhar e status são apenas alguns dos benefícios ligados a qualquer produto da Apple, correto? E agora vamos pensar no seu produto. Quais são os benefícios que o seu produto está a entregar ao mercado? Você está tornando a vida de alguém mais fácil? Está a aumentar a segurança de alguém com o seu produto? Qual o benefício que o seu produto está a vender àquela pessoa? Ao conhecer claramente o benefício do seu negócio, ficará mais fácil destacar a sua marca dentro dos anúncios do Facebook. Repare num anúncio que vi no meu Facebook:

Conseguiu ver os benefícios que a empresa (Neste caso a Luz.vc) está a vender neste anúncio? Se ainda não, repare na imagem abaixo:

Page 7: Pirâmide Dos Anúncios eBook

7

Repare nos benefícios que o anúncio entrega: ● “E-book gratuito” ● “Corte caminhos no Excel” ● “Baixe Grátis” ● “Facilitar o uso do Excel”

Viu como o anúncio deixou bastante específicos os benefícios deste ebook? Quem fizesse o download, já sabia que ia baixar um ebook sobre Excel, que é grátis, que traz dicas sobre atalhos e que vai facilitar a vida do leitor. Parece simples, não? Desde que você saiba claramente os benefícios do seu produto, realça-los num anúncio de Facebook torna-se muito fácil.

Page 8: Pirâmide Dos Anúncios eBook

8

3. Call to Action

Recapitulando: já falamos aqui sobre o seu cliente ideal e sobre os benefícios do seu produto perante a concorrência. Neste ponto, vou ensinar você a levar a pessoa do anúncio até ao seu objetivo final. Normalmente, o processo de um anúncio no Facebook está dividido em 4 passos:

A grande dificuldade costuma acontecer, exatamente, no intervalo entre a fase “O usuário vê o anúncio” e a fase “O usuário clica no anúncio”. A explicação é muito simples: a maioria das pessoas não sabem que devem clicar no seu anúncio. Elas simplesmente não fazem ideia de que, clicando ali, elas vão fazer algo. Obviamente, nem todos os usuários são assim. Existem alguns que sabem o que fazer. Mas quando você faz um anúncio, é importante pensar em todo o tipo de usuários!

Page 9: Pirâmide Dos Anúncios eBook

9

O seu trabalho, enquanto anunciante, é facilitar ao máximo a vida do usuário. Quanto mais apelativo ao clique o seu anúncio estiver, menos você vai pagar e, automaticamente, melhores vão ser os seus resultados no Facebook. Daí ser tão importante você ter um Call to Action (chamada para a ação) no seu anúncio. Dentro do curso Facebook para Negócios, debato muito isso com os meus alunos: que eles têm que ter um Call to Action bastante atrativo! Confira alguns exemplos interessantes de Call’s to Action:

Exemplo 1

Call to Action: Botão com o “Saiba como”

Exemplo 2

Page 10: Pirâmide Dos Anúncios eBook

10

Call’s to Action: “4 Vídeos GRÁTIS sobre Facebook” e “Clique aqui”

Exemplo 3

Call’s to Action: “Inscreva-se nesta palestra gratuita: +link”, Botão com “Garanta a sua Vaga”, Seta indicando onde o usuário deve clicar e “Clique aqui” na descrição abaixo da imagem

Page 11: Pirâmide Dos Anúncios eBook

11

Viu como, com estratégias básicas, é possível criar chamadas para a ação extremamente simples? Tudo vai depender da sua imaginação e da sua capacidade de trocar ideias sobre anúncios com outras pessoas. No curso Facebook para Negócios, temos um grupo fechado no Facebook onde trocamos ideias sobre anúncios e sobre estratégias para melhorá-los. Além disso, os alunos do curso têm direito a uma hora de consultoria comigo onde dou indicações de como podem melhorar os seus anúncios e quais as modificações que eles devem fazer. Mas deste capítulo, podemos assinalar o seguinte: ● Muitos usuários veem o seu anúncio, mas não clicam. E com isso, o seu anúncio

torna-se mais caro ● Você tem que incentivar as pessoas a clicarem nos seus anúncios ● Para isso você vai precisar de encontrar estratégias criativas, tal como mostramos

nestes exemplos ● Você vai precisar, igualmente, de ter um grupo de pessoas que possam trocar

ideias com você e aconselhá-lo sobre as melhores estratégias

Page 12: Pirâmide Dos Anúncios eBook

12

4. Criativo

Agora chegamos ao ponto onde 90% das pessoas que fazem anúncio erram: nas imagens! Mas este é um erro fácil de ser explicado, visto que grande parte dos anunciantes não são designers e por isso criar uma imagem apelativa torna-se, muitas vezes, um autêntico desafio! Nessas situações, o anunciante tem duas opções: aprender ele mesmo a criar imagens ou contratar um designer. Se você costuma contratar um designer para os seus anúncios, pode pular este capítulo e começar a ler o próximo. Se, por outro lado, é você quem cria as suas próprias imagens, então preste muita atenção às próximas linhas… O Feed de notícias do Facebook gera centenas de postagens a cada minuto e por isso você tem poucos segundos para se destacar da concorrência. E como você faz isso? Através da imagem! É através dela que você vai prender a atenção do usuários naqueles segundos iniciais! Agora, a grande questão é: o que torna uma imagem mais apelativa do que a outra, dentro do Facebook? Existem vários fatores que influenciam o CTR (taxa de cliques) de uma imagem. Vamos falar sobre cada um deles:

Cor

Page 13: Pirâmide Dos Anúncios eBook

13

A cor é talvez um dos fatores que mais influencia a performance do seu anúncio. O Facebook é, maioritariamente, azul e branco. Por isso, o meu primeiro conselho é que fuja, se possível, dessas duas cores. Se você tem feito anúncios com azul ou branco, aconselho que pare esses mesmos anúncios e leia este mini-ebook até ao final e depois pense se vale a pena mudar os seus anúncios ou não, ok? Mas afinal, quais as cores que devem ser utilizadas? Obviamente, é difícil dizer que você deve usar a cor “x” ou “y”. Porém, tudo o que crie contraste com as cores do Facebook, por norma, funciona muito bem. Eu gosto muito do fundo preto em anúncios do Facebook como pode ver nesta imagem:

Porém, existem outras cores de fundo bastante interessantes tais como o laranja:

Page 14: Pirâmide Dos Anúncios eBook

14

Ou o vermelho:

Page 15: Pirâmide Dos Anúncios eBook

15

Elementos gráficos Os elementos gráficos presentes na sua imagem também são determinantes. Os elementos gráficos são as setas, os botões ou qualquer outro tipo de destaque que você crie. Uma das modificações mais interessantes que tem acontecido com os anúncios no Facebook tem sido a troca de posição entre os vários elementos da imagem. Repare nesta imagem logo abaixo:

Repare como o destaque da frase “Bla Bla Car - Reduz os teus custas a zero” e os restantes elementos do botão parecem estar à frente das condutoras! O botão branco parece que “salta” da imagem! Este efeito tem gerado CTR’s extremamente interessantes e com isso, os anúncios têm se tornado mais baratos.

Page 16: Pirâmide Dos Anúncios eBook

16

Borda Quem já viu os meus webinários ou até os meus vídeos no Youtube, sabe que eu aconselho sempre a utilização de uma borda à volta da imagem. Obviamente, não é algo extremamente obrigatório, mas se der para incluir, melhor. Mas afinal, qual o objetivo da borda? A principal função da borda é destacar a sua imagem do resto do Facebook, criando uma linha que contorna toda a sua imagem. Confira como fica na prática:

Viu como a borda vermelha destaca o anúncio? Confira outro exemplo:

Page 17: Pirâmide Dos Anúncios eBook

17

Obviamente, não é obrigatório que use uma borda nos seus anúncios, até porque nem sempre ele fica interessante naquela imagem específica. Porém, é uma opção a considerar. Poderia ficar aqui a falar com você sobre outras dezenas de coisas que você pode fazer com o seu criativo, mas esse material está apenas disponível para os alunos do curso. Estas dicas, que você acabou de ver, são apenas a ponta do iceberg de muita coisa que você pode fazer nos seus anúncios do Facebook. Recapitulando o que aprendemos neste capítulo: ● O criativo é a melhor forma que você tem de destacar-se no Feed de Notícias do

Facebook ● Evite cores semelhantes ao azul e ao branco do Facebook ● Utilize elementos gráficos que possam tornar a sua imagem mais apelativa ● Se possível, utilize uma borda para deixar a sua imagem mais atraente

Page 18: Pirâmide Dos Anúncios eBook

18

5. Medir

E finalmente chegamos ao topo da pirâmide! Todos os passos anteriores estavam relacionados com o antes (Pessoa e Benefício) e com o durante a criação do anúncio (CA e Criativo), mas o nosso quinto passo, o Medir (ou mensuração, como preferir), acontece depois da campanha ter sido lançada. Este é o momento da verdade! Tudo o que acontecia antes, era baseado em suposições. Você acha que aquele é o seu cliente ideal. Você acha que está falando sobre o benefício certo. Você acha que está fazendo bons Call’s to Action. E você também acha que o seu Criativo está excelente. Até aqui, você não fez mais do que dar a sua opinião. Mas no quinto passo, os números vão falar por você. Os números vão dizer se você conhece bem o seu cliente e se sabe quais os benefícios que deve explorar. Os números vão dizer, igualmente, se o seu Call to Action era realmente bom ou se o seu Criativo chamou definitivamente a atenção do usuário. E você vai saber isso através dos cliques, das conversões, das vendas, entre outros fatores que é possível analisar. Atualmente, o Facebook tem mais de 160 métricas para você analisar. Repito: mais de 160 métricas. É humanamente impossível alguém conseguir analisar constantemente todas estas métricas. O segredo, aqui, é saber quais são as métricas importantes para o seu anúncio!

Page 19: Pirâmide Dos Anúncios eBook

19

Qual o retorno que você pretende ter? Enquanto anunciante, é importante que você saiba o retorno que pretende ter da sua campanha. Se você vai investir R$50 reais numa campanha para gerar leads, por exemplo, você deve saber quanto está disposto a pagar por cada lead. E esse valor deve ser o seu “guia” durante os primeiros dias da campanha. Se você está pagando mais do que o esperado, é bom que fique atento e considere trocar a campanha se a situação não melhorar nos próximos dias. Se, por outro lado, a performance da sua campanha está dentro do valor definido, deixe ela rodar mas não pare de ficar atento.

Foque-se em 5 ou 6 métricas, no máximo Aos meus alunos, aconselho sempre que olhem para um máximo de 5 ou 6 métricas. Mais do que isso só vai baralhar a sua análise e torná-la demasiado trabalhosa. Ao escolher apenas algumas métricas, vai fazer análises mais precisas. E que métrica são essas? Vai depender de você. Se quer gerar engajamento, o CTR, o número de curtidas e de comentários são o mais importantes. Se quer gerar vendas, o número de cliques, o CTR e o Custo por Aquisição são determinantes. E por aí vai. Tudo vai depender muito da sua situação.

Page 20: Pirâmide Dos Anúncios eBook

20

Conclusão Fazer o primeiro anúncio de Facebook não é uma tarefa fácil. Exige conhecimentos de copywriting, de design, de empreendedorismo, de mídias sociais e muito, muito mais. É por esse motivo que eu sou um autêntico apaixonado pelos anúncios de Facebook: porque eles obrigam-me a evoluir cada vez mais. Quem me dera ter acesso a todo este material quando comecei. Quando fiz os meus primeiros anúncios, poucas pessoas tinham anunciado no Facebook e foi um período de muitos testes, onde tive que perder muito dinheiro (e tempo) até encontrar as metodologias certas. Mas hoje a sua realidade é diferente. Você tem possibilidade de aprender de forma muito mais rápida e muito mais profissional. O conteúdo que teve oportunidade de ler, nestas páginas, são o resumo de muitos anos de trabalho. No curso Facebook para Negócios está muito, mas muito mais do que isto. Mas para já, ficamo-nos por aqui. Durante os próximos dias, você vai ter oportunidade de saber como poderá aprender muito mais sobre Facebook Ads. Será a SUA oportunidade. Fique atento ao seu email! Abraço, Luciano Larrossa