pilates para o cérebro

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  • .PILATES PARA O CREBROLeia at o final, muito interessante.

  • EST ESQUECIDO?

    Como se chama aquele filme no qual a artista que aparece belssima?... Sim, homem! Alta, de cabelos negros, que trabalhou algumas vezes com aquele ator maravilhoso que se chama... que trabalhou numa pea de teatro muito famosa. J sabe de quem falo, no?

  • ASSIM COMEAMOSA partir dos trinta anos, em geral, comeamos a notar que temos pequenos esquecimentos:

    Como se chama este menino? Conheo-o muito bem. A que horas era o encontro, s 5:00 ou 5:30? Como me disseram que isto funcionava? Minhas chaves, onde as deixei? Em que andar estou estacionado?

    Mas nada como quando exclamamos.. Roubaram meu carro! Sem nos darmos contade que samos por outra porta do centro comercial. 30

  • Ainda que estes pequenos esquecimentos no afetem nossa vida, causam ansiedade.

    Com terror, pensamos que o crebro comea a se converter em gelatina e nos preocupa ficar como aquela tia idosa, que recorda com pequenos detalhes de tudo sobre sua infncia, mas no podese lembrar do que fez ontem ou mesmo esta manh.

  • Se isso te parece familiar, no se preocupe, existe esperana.

    Existem muitos mitos de que as pessoas, equivocadamente, relacionam a idade com falta de memria.

    Os neurocientistas tm comprovado que:

    A perda de memria de curto prazo no se deve idade ou morte dos neurnios, que morrem, mas se regeneram; se deve reduo do nmero de conexes dos neurnios ou dentritas (ramos de neurnios).

  • Isto sucede por uma simples razo: falta de uso. muito simples. Assim como um msculo sem uso se atrofia, as dentritas tambm atrofiam se no se conectam com frequncia, e a habilidade do crebro para receber nova informao se reduz.

    certo, o exerccio ajuda muito a alertar a mente; tambm h vitaminas e remdios que aumentam e fortalecem a memria.

    Entretanto, nada como fazer com que nosso crebro fabrique seu prprio alimento:

    As neurotrofinas.

  • AS NEUROTROFINAS So molculas que produzem e secretam as clulas nervosas e atuam como alimento para se manter saudveis.

    Quanto mais ativas esto as clulas do crebro, mais quantidade de neurotrofinas produzem e isto gera mais conexes entre as distintas reas do crebro.

  • QUE PODEMOS FAZER? O que necessitamos fazer pilates com osneurnios:

    estic-los,surpreend-los, sair de sua rotina,apresentar-lhes novidades inesperadas e

    divertidas, atravs de emoes, do olfato, da viso, do tato, do paladar e da audio.

    O resultado? O crebro se torna mais flexvel,mais gil, e a capacidade de memria aumenta.

  • PROVAVELMENTE VC PENSA Eu leio, trabalho, fao exerccios e mil coisas mais durante o dia, assim minha mente deve estar muito estimulada.

    A verdade que a vida da maiora de ns se converte numa srie de rotinas...

    Pense num dia ou semana comum e corrente.

    Que h de diferente em sua rotina diria?

    O caminho para o trabalho, a hora de comer ou regressar casa, o tempo que passa no carro, o tempo e os programas que v na televiso?

  • ATIVIDADES ROTINEIRAS SO INCONSCIENTES Fazem com que e crebro funcione automaticamente e requeira um mnimo de energia.As experincias passam pelas mesmas estradas neuronais j formadas.

    No h produo de neurotrofinas.

  • ALGUNS EXERCCIOS QUE EXPANDEM SUBSTANCIALMENTE AS DENTRITAS E A PRODUO DE NEUROTROFINAS: TENTE, pelos menos uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. S com o tato, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da gua, pegar o sabonete, o champu ou creme de barbear. Veja como suas mos notaro texturas que nunca havia percebido.

    Utiliza a mo NO dominante. Coma, escreva, abra a pasta, escove os dentes, abra a gaveta com a mo que lhe d mais trabalho.

  • Leia em voz alta: distintos circuitos sero ativados, alm dos usados para ler em silncio.

    Troque suas rotas, passe por caminhos diferentes para ir ao trabalho ou voltar para casa.

  • Modifique sua rotina. Faa coisas diferentes. Saia, conhea e fale com pessoas de diferente idades, trabalhos e ideologias. Experimente o inesperado. Use as escadas invs do elevador. Saia para o campo, caminhe, oua-o.

  • Troque o lugar de algumas coisas.O crebro j construiu um mapa para saber onde tudo est. Mude, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e voc vai ver o nmero de vezes que vai atir-lo no local antigo.

    APRENDA uma habilidade. Qualquer coisa; pode ser fotografia, culinria, yoga, um novo idioma. Se voc gosta de quebra-cabeas ou figuras, cubra um olho para perder a percepo de profundidade, de modo que o crebro tenha que confiar e buscar outras rotas.

  • Identifique objetos. Coloque no carro uma xcara com vrias moedas diferentes e tateie para que, enquanto parado em um semforo, identificar cada uma com os dedos.

    Porque no abrimos a mente e provamos esses exercicios to simples que, de acordo com os estudos de Neurobiologa do Duke University Medical Center, ampliam nossa memria?

    Com sorte, nunca mais voltaremos a perguntar: Onde dexei minhas chaves?

  • Espero que tenha gostado.E no se esquea de passar um dia FANTSTICO

    Traduo para o portugus pedido. Helen Nice