página bgbm nº 34 de 23 de agosto de 2012 931 visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · curso...

60
BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 Página 931 Visto do Ajudante Geral PRIMEIRA PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS EDITAL Nº 06, DE 22 DE JUNHO DE 2012 Dispõe sobre o processo seletivo para o Curso de Tripulante Operacional do CBMMG, e da outras disposições. O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais, e considerando a Resolução n. 465, de 14jun12, EXARA o presente Edital, que dispõe sobre o Processo Seletivo para o Curso de Tripulante Operacional a ser realizado no ano de 2012. CAPÍTULO I FINALIDADE DO CURSO Art. 1º O curso de Tripulante Operacional é destinado à preparação do militar para atuar nas atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, sendo este militar responsável pelo manuseio dos equipamentos operacionais específicos de aviação, bem como no auxílio aos vôos de helicópteros e aviões, atuando como observador aéreo. Parágrafo único. O curso de Tripulante Operacional terá duração de 60 (sessenta) dias. CAPÍTULO II CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação ficam assim estabelecidos: Vagas Local do Curso Previsão de início 15 CBMMG/BOA 03set12 CAPÍTULO III CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO Art. 3º Os candidatos ao curso deverão preencher os seguintes requisitos: I - ser sargento do QPBM, lotado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com no mínimo 05 (cinco) e no máximo 12 (doze) anos de efetivo serviço, na data de inscrição; II - não ter sofrido mais de uma punição por transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos doze meses anteriores à data de matrícula no curso; III - estar classificado, no mínimo, no conceito "B", com até vinte e quatro pontos negativos na data de matrícula no curso; IV - estar apto no Treinamento Profissional nos termos da Diretriz para o Treinamento Profissional Bombeiro Militar (DTPBM) em vigor, na data de matrícula no curso; V - Possuir o ensino médio completo até a data de matrícula; VI - ser do sexo feminino, não se encontrar em estado de gravidez, por ocasião da inscrição, devido à incompatibilidade desse estado com os exercícios físicos exigidos durante o curso, conforme Regulamento Brasileiro de Aviação Civil n. 67, salvo exceção prevista no item 67.213 do citado regulamento. Parágrafo único. Considera-se cidades da RMBH aquelas definidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, disponíveis no site www.pbh.gov.br.

Upload: others

Post on 09-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

931

Visto do Ajudante Geral

PRIMEIRA PARTE ASSUNTOS NORMATIVOS

EDITAL Nº 06, DE 22 DE JUNHO DE 2012

Dispõe sobre o processo seletivo para o Curso de Tripulante Operacional do CBMMG, e da outras disposições.

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais, e

considerando a Resolução n. 465, de 14jun12, EXARA o presente Edital, que dispõe sobre o Processo Seletivo para o Curso de Tripulante Operacional a ser realizado no ano de 2012.

CAPÍTULO I

FINALIDADE DO CURSO Art. 1º O curso de Tripulante Operacional é destinado à preparação do militar para atuar nas atividades

desenvolvidas pelo Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, sendo este militar responsável pelo manuseio dos equipamentos operacionais específicos de aviação, bem como no auxílio aos vôos de helicópteros e aviões, atuando como observador aéreo.

Parágrafo único. O curso de Tripulante Operacional terá duração de 60 (sessenta) dias.

CAPÍTULO II CURSO E VAGAS

Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação ficam assim estabelecidos:

Vagas Local do Curso Previsão de início

15 CBMMG/BOA 03set12

CAPÍTULO III

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Art. 3º Os candidatos ao curso deverão preencher os seguintes requisitos: I - ser sargento do QPBM, lotado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com no mínimo

05 (cinco) e no máximo 12 (doze) anos de efetivo serviço, na data de inscrição; II - não ter sofrido mais de uma punição por transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos

doze meses anteriores à data de matrícula no curso; III - estar classificado, no mínimo, no conceito "B", com até vinte e quatro pontos negativos na data de

matrícula no curso; IV - estar apto no Treinamento Profissional nos termos da Diretriz para o Treinamento Profissional

Bombeiro Militar (DTPBM) em vigor, na data de matrícula no curso; V - Possuir o ensino médio completo até a data de matrícula; VI - ser do sexo feminino, não se encontrar em estado de gravidez, por ocasião da inscrição, devido à

incompatibilidade desse estado com os exercícios físicos exigidos durante o curso, conforme Regulamento Brasileiro de Aviação Civil n. 67, salvo exceção prevista no item 67.213 do citado regulamento.

Parágrafo único. Considera-se cidades da RMBH aquelas definidas pela Prefeitura de Belo Horizonte,

disponíveis no site www.pbh.gov.br.

Page 2: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

932

Visto do Ajudante Geral

CAPÍTULO IV

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

Art. 4º O militar interessado requererá sua inscrição, conforme anexo ―B‖, ao seu Comandante, Diretor ou Chefe, que tem a responsabilidade pelo seu deferimento ou indeferimento.

§ 1º - A solução do Comandante será publicada em Boletim Interno (BI), com a respectiva

fundamentação.

§ 2º - Em caso de indeferimento, poderá o militar recorrer ao seu Comandante, dentro do prazo previsto para recurso, a fim de obter o deferimento de sua inscrição.

§ 3º - É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento da sua situação funcional na Administração, incorrendo em prejuízo próprio, quando se fizer necessário acerto de dados funcionais à época do processo seletivo.

§ 4º - Após a homologação da autoridade competente, a Unidade deverá divulgar a relação dos militares que tiveram suas inscrições deferidas ou indeferidas, constando os motivos em caso de indeferimento.

Art. 5º A constatação, em qualquer época, de irregularidade na inscrição, inclusive de falsidade ideológica na apresentação de informações, implicará na eliminação do candidato do processo seletivo, na anulação da matrícula ou no desligamento do aluno do curso, sem prejuízo para as medidas disciplinares/penais decorrentes.

Art. 6o O preenchimento do requerimento de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, que

poderá ter sua inscrição indeferida a qualquer tempo diante da constatação de qualquer inexatidão de dados, especialmente os de identificação.

Parágrafo Único. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

Art. 7º Não serão aceitas inscrições por procuração, provisórias, condicionais, com documentos irregulares, rasurados, ou que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

Art. 8º Será considerado inscrito no processo seletivo o candidato que tenha requerido sua inscrição no período estabelecido no calendário de atividades constante do anexo ―A‖ deste Edital, tendo sido a inscrição deferida pela autoridade competente.

Art. 9º A Unidade deverá encaminhar a relação dos militares que obtiveram deferimento de suas

inscrições à Diretoria de Ensino, (DE.4) de acordo com os Anexos ―A‖ e ―C‖ deste Edital, via e-mail ([email protected]), devendo a Unidade confirmar o recebimento por parte da Diretoria de Ensino e posteriormente enviar a relação original via ofício.

Parágrafo único. Os requerimentos de inscrição após análise do B.1 e Homologação da autoridade competente deverão ser arquivados, em pasta própria, na seção responsável pelo recrutamento e seleção da Unidade.

Art. 10 A candidata que estiver no período de amamentação, poderá, no ato da inscrição, solicitar atendimento especial para este fim; no dia da prova deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que solicitar tal atendimento, levar a criança, e não providenciar acompanhante não realizará a prova. Não será acrescido tempo extra para a situação específica deste artigo.

Page 3: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

933

Visto do Ajudante Geral

CAPÍTULO V

EXAMES DE SELEÇÃO Art. 11 O processo seletivo será realizado em três fases, sendo: I – 1ª fase: Prova objetiva de conhecimentos (classificatória e eliminatória) no valor de 120 (cento e

vinte) pontos, com 50 (cinqüenta) questões, valendo 2,4 (dois vírgula quatro) pontos cada; II – 2ª fase: Prova Física (classificatória e eliminatória), no valor de 60 (sessenta) pontos. III – 3ª fase: Exames médicos específicos (eliminatória). Art. 12 Todas as fases do processo seletivo ocorrerão na RMBH. Parágrafo Único. O local de realização da 1ª fase e a relação de inscritos serão publicados via Intranet,

link concursos internos, conforme data estabelecida no anexo ―A‖ deste Edital, e posteriormente em BGBM, para registro.

Art. 13 O programa de matérias do processo seletivo consta do Anexo ―E‖ e será exigido com

atualização até a data de publicação deste Edital. Parágrafo único. As matérias constantes do conteúdo programático serão exigidas com todos os seus

anexos e apensos, quando houver.

Art. 14 Será considerado aprovado na 1ª fase o candidato que obtiver o mínimo de 30% (trinta por cento) dos pontos atribuídos à prova objetiva.

Parágrafo único. Havendo anulação de qualquer questão da Prova da 1ª Fase, seus pontos serão

atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Art. 15 Para a realização da 2ª fase, o candidato deverá fazer o Controle Fisiológico (CF) em sua Unidade, sendo o resultado transcrito para Ficha Individual de Avaliação Física (FIAF), publicado no Boletim Interno da Unidade e lançado no RHBM.

Parágrafo único. Para submissão a 2ª fase será obrigatória a entrega da FIAF, com o resultado de apto no CF, à Comissão de aplicação na data prevista para realização do respectivo Teste.

CAPÍTULO VI

DA APLICAÇÃO DA 1ª FASE Art. 16 A prova de conhecimentos será realizada sem consulta, com questões de múltipla escolha,

contendo quatro opções de resposta cada, sendo uma única resposta correta por questão, e versará sobre os seguintes conteúdos:

I – Geografia (05 questões); II – Língua portuguesa (10 questões);

III – Física (10 questões); IV – Matemática (10 questões); V – Conhecimentos profissionais (15 questões); Art. 17 As salas de aulas, consideradas como local de prova, serão organizadas com no máximo 25

(vinte e cinco) candidatos, devendo o candidato ocupar a carteira na ordem estabelecida pela organização do concurso.

Page 4: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

934

Visto do Ajudante Geral

Art. 18 Fica expressamente proibido o acesso do candidato às salas de aula portando arma de fogo ou arma branca, óculos escuros, telefone celular, máquina de calcular, relógio, agenda eletrônica, pager, gravador, beep, walkman, notebook, palmtop, máquina fotográfica ou qualquer outro equipamento eletrônico transmissor ou receptor de dados; bem como mochila, pasta, capacete, pochete, bolsa, dentre outros objetos alheios à realização da prova.

§ 1º - A organização do processo seletivo não se responsabilizará pela guarda de objetos. § 2º - Durante o período de realização das provas é vedada qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente, por gesto ou por escrito, dentro da sala de aplicação ou em situação de utilização das instalações sanitárias. § 3º - Caso constatado o fato descrito neste artigo pelos aplicadores, fiscais e autoridades envolvidas na realização do processo seletivo, o candidato será eliminado. Art. 19 O tempo previsto para realização da prova da 1ª fase é de 240 (duzentos e quarenta) minutos, incluindo o preenchimento da folha de resposta. Art. 20 O ingresso dos candidatos nas salas de aula será no período de 13:00h às 13:40h, horário de Brasília/DF. § 1º - A entrada nas salas de aulas (local de prova) ocorrerá, IMPRETERIVELMENTE, até às 13:40h, sendo vedada a entrada dos candidatos após este horário. § 2º - Os candidatos que se apresentarem após às 13:40h, serão considerados faltosos e eliminados do processo seletivo.

§ 3º - Nenhum candidato poderá deixar a sala de aula onde realizou a prova antes de decorridos, no mínimo, 60 (sessenta) minutos do seu horário de início. § 4º - Nenhum candidato poderá se ausentar da sala de aula, exceto para utilização das instalações sanitárias ou em virtude de necessidade de amamentação previamente informada à organização do processo seletivo. Nesses casos o candidato será devidamente acompanhado por um fiscal, e já deverá ter assinado a lista de presença e iniciado a prova. Art. 21 Ao término da prova, os candidatos deverão entregar ao aplicador o caderno de prova juntamente com a folha de resposta, ambos devidamente assinados e preenchidos com caneta esferográfica azul ou preta. § 1º - A Prova e o Gabarito serão publicados na intranet, link concursos internos, conforme previsto no anexo ―A‖, e posteriormente o gabarito em BGBM, para registro. § 2º - No dia da prova os candidatos não poderão retirar o caderno de prova, que estarão disponíveis na DE-4 no prazo de 30 (trinta) dias contados do dia útil posterior a aplicação da 1ª fase. Os cadernos não retirados nesse período serão descartados. Art. 22 Para a correção da folha de respostas, serão consideradas válidas apenas as questões assinaladas e preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta, conforme modelo e orientações constantes do caderno de prova.

Parágrafo único. Serão consideradas inválidas as questões que:

I - tiverem duas ou mais opções assinaladas; II - tiverem rasuras; III - não foram assinaladas (em branco); IV - preenchidas à lápis; V - preenchidas de modo diverso do previsto no caderno de prova.

Page 5: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

935

Visto do Ajudante Geral

Art. 23 No horário previsto para o término da prova, as folhas de resposta/caderno de provas dos

candidatos remanescentes serão recolhidos, momento em que o aplicador/auxiliar conferirá o preenchimento e a assinatura nos campos específicos.

CAPÍTULO VII

DA 2ª FASE (PROVA FÍSICA)

Art. 24 Serão convocados para a 2ª fase do processo seletivo os candidatos melhores classificados na 1ª fase, observando-se rigorosamente a ordem decrescente das notas obtidas, na proporção de 02 (duas) vezes o número de vagas previsto, incluídos os candidatos empatados na nota de corte.

Art. 25 A 2ª fase (Prova Física) será composta de 06 (seis) testes, sendo realizados em 02 (dois) dias,

na sequência disposta abaixo, tendo como referência para forma de execução, tabela de pontuação e índices, o disposto na Resolução nº 114/03.

1º Dia

- corrida de 2400 metros; - flexão abdominal; - natação de 75 metros.

2º Dia

- flexão de braços; - shuttle run; - natação de 12 minutos.

Parágrafo único. A nota final da 2ª fase será apurada através da soma das notas obtidas nos 06 (seis) testes previstos.

Art. 26 O único teste em que será permitido ao candidato realizar duas tentativas é o teste de

agilidade, shuttle run, os demais serão executados em única tentativa. Art. 27 A execução dos testes da 2ª fase será realizada pelos candidatos segundo a classificação final da 1ª fase, na ordem crescente das notas obtidas.

CAPÍTULO VIII

DA 3ª FASE (EXAME MÉDICO)

Art. 28 O Exame Médico é a inspeção realizada em órgão do Comando da Aeronáutica ou local credenciado por este, onde são verificadas as condições de saúde do futuro aeronauta.

Parágrafo único. Os exames de saúde são os constantes nos Anexo ―F‖ deste Edital. Art. 29 Os custos do exame serão inicialmente custeados pelos candidatos, sendo ressarcidos pela

Administração através de processo próprio. § 1º - Em decorrência dos custos dos exames, serão convocados para a 3ª Fase os 15 (quinze)

candidatos melhores classificados no certame, observados os critérios de desempate. § 2º - Em caso de reprovação na 3ª fase, será convocado o candidato subsequente na ordem de

classificação.

Page 6: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

936

Visto do Ajudante Geral

CAPÍTULO VII RECURSOS

Art. 30 Caberá recurso, em instância única, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação do ato a

que se referir. Parágrafo único. O recurso deverá ser digitado, devidamente fundamentado no conteúdo previsto neste

Edital, podendo haver documentação anexa, caso o candidato entenda necessário. Art. 31 Os recursos deverão ser acondicionados juntamente com seus anexos em envelope lacrado e

entregues diretamente na DE-4, localizada à Rua Piauí, Nº 1815, Bairro Funcionários/BH - CEP 30150-321 - Belo Horizonte/MG; poderá haver entrega via CORREIOS, sendo considerada a data de postagem, através da CAIXA POSTAL 839, Agência Araão Reis. Rua Rio de Janeiro, nº 234, CEP 30161-970, BH/MG.

Art. 32 O recurso será dirigido à comissão de elaboração da prova da 1ª fase, ou à comissão de

aplicação da 2ª fase, conforme o caso. §1º - Em nenhuma hipótese serão aceitos envelopes grampeados ou abertos. §2º - Não serão considerados os recursos encaminhados via fax, e-mail ou outro meio diverso do

previsto neste Edital. §3º - Os recursos deverão ser individuais, feitos para cada questão/fase contestada, de acordo com o

anexo ―D‖. §4º - Os envelopes contendo os recursos deverão ser identificados da seguinte forma:

CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL - 2012 DE - PRESIDENTE DA COMISSÃO

_______________________________ (Especificar a comissão)

REMETENTE: Nº BM, Graduação, Nome completo, Unidade. RESERVADO PESSOAL

Art. 33 Na hipótese de reprovação na 3ª fase (exames médicos), a responsabilidade de custeio e

providências para eventuais contra-provas de exames recairá sobre o candidato. §1º - Considerando que o resultado da 3ª fase será divulgado diretamente ao candidato, no ato dos

exames, pelo PAMA/Lagoa Santa, o prazo para recurso se iniciará nesse caso a partir do primeiro dia útil seguinte ao citado resultado.

§2º - A Diretoria de Ensino divulgará, em ato seguinte, o resultado de todos os exames da 3ª fase para

conhecimento. Art. 34 A contagem do prazo para recurso inicia-se no primeiro dia útil subseqüente ao dia da

publicação dos respectivos atos e termina no dia do seu vencimento, exceto o artigo anterior. Art. 35 A decisão relativa aos recursos será publicada na intranet, link Concursos internos, e

posteriormente em BGBM, para registro.

CAPÍTULO VIII APROVAÇÃO E PREENCHIMENTO DAS VAGAS

Art. 36 Será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver aproveitamento

mínimo de 50% do total de pontos distribuídos nas duas fases do certame.

Page 7: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

937

Visto do Ajudante Geral

Art. 37 A classificação final será apurada através do somatório das notas obtidas em todas as fases do

processo seletivo, sendo disposta em ordem decrescente. Art. 38 Serão convocados para a realização do curso de tripulante operacional os 15 (quinze)

candidatos melhores classificados ao final do certame. Parágrafo único. Em caso de empate no total de pontos obtidos, terá prioridade na classificação o

candidato de maior Graduação ou mais antigo, nos termos da Lei nº 5.301/69. Art. 39 Após a realização do curso e do estágio obrigatório, o candidato será considerado apto ou

inapto para exercer a função de tripulante operacional. §1º - A avalição de aptidão do aluno egresso do curso será feita pelo Conselho de Voo do CBMMG. §2º - A conclusão do curso por si só não gera direito de transferência do militar para o BOA. A

movimentação do militar se dará de acordo com o interesse da Administração.

CAPÍTULO IX DA MATRÍCULA

Art. 40 O candidato deverá satisfazer as seguintes condições para matrícula: I - Continuar preenchendo todos os requisitos exigidos no ato da inscrição, sendo que a Unidade de

origem deverá verificar e mencionar no ofício padrão; II - ter sido aprovado e classificado em todas as fases do processo seletivo, nos termos deste Edital,

dentro do limite de vagas previstas; III - ser considerado ―APTO PARA CURSO‖ em Inspeção de Saúde, nos termos da Resolução n° 4.073

de 26 de abril de 2010. A Inspeção de Saúde será realizada na unidade do candidato ou apoiadora, antes do início do curso, com publicação do resultado no Boletim Interno da Unidade.

CAPÍTULO X

PRESCRIÇÕES DIVERSAS Art. 41 O concurso visa única e exclusivamente selecionar candidatos para o preenchimento das

vagas previstas neste edital, devendo ser matriculados somente os aprovados e classificados dentro do limite de vagas previstas para o curso.

Art. 42 Para todas as provas e exames o candidato deverá conduzir sua cédula de identidade militar. Parágrafo único. O candidato que não conduzir sua identidade militar não realizará a respectiva

prova/exame. Art. 43 O candidato deverá comparecer para a 1ª fase usando o fardamento 3º A e para a 2ª fase usando uniforme de educação física, ambos conforme RUICBM, salvo prescrição médica ou dispensa de uso de fardamento concedida por autoridade competente, hipóteses que o militar deverá comprovar no momento da prova. Parágrafo único. A exceção do caput deste artigo são os militares pertencentes ao sistema de inteligência, CCBM e DDU.

Art. 44 Os casos omissos serão solucionados pelo Diretor de Ensino. Art. 45 Integram o presente Edital, os seguintes anexos:

Page 8: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

938

Visto do Ajudante Geral

Anexo ―A‖ - Calendário de Atividades; Anexo ―B‖ - Requerimento de Inscrição; Anexo ―C‖ - Formulário de relação de inscritos; Anexo ―D‖ - Formulário de recurso; Anexo ―E‖ - Programa de matérias; Anexo ―F‖ - Exames médicos específicos. Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

EMBM em Belo Horizonte, 25 de junho de 2012.

I - Homologo o presente Edital, que deverá ser transcrito integralmente nos Boletins Internos das Unidades, com ampla divulgação à tropa.

II - O comparecimento às atividades do processo seletivo, em todas as fases, não constitui ato de

serviço.

III - Os militares serão dispensados às 18 (dezoito) horas do dia anterior à data das provas, devendo as unidades adequar suas escalas de serviço.

IV - O horário de retorno ao serviço após a prova será acordado entre o militar e sua Unidade. V - Os atos necessários à execução do certame ficam delegados ao Diretor de Ensino.

(a) IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL BM

CHEFE DO EMBM/SUBCOMANDANTE GERAL

Page 9: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

939

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―A‖

(Ref.: Edital nº 06/12) CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Data / Hora Atividades Responsável Local/

Instrumento

25 a 29jun12 Período de Inscrição Candidato Unidades

03jul12-ter Divulgação das inscrições (Deferidas e Indeferidas)

Unidade Fax as frações/Boletim

Interno

04 e 05jul12 Recurso contra o indeferimento da inscrição Candidato Pessoalmente /Sedex

06jul12-sex Divulgação do resultado do recurso Unidade Fax as frações/Boletim

Interno

06jul12-sex Prazo para a Unidade remeter à DE.4 via e-mail a relação dos militares que obtiveram a inscrição deferida

Unidade Via e-mail

[email protected] relação original via malote

09jul12-sex Divulgação da relação dos inscritos e locais de prova.

DE Intranet BM

14jul12-sáb PROVA OBJETIVA Conforme divulgado dia 09jul12

14jul12-sáb Divulgação do gabarito DE Intranet BM

16 e 17jul12 Recurso contra gabarito e questões Candidato Pessoalmente /Sedex

23jul12-seg Divulgação do resultado de recurso e novo gabarito (se houver)

DE Intranet BM

25jul12-qua Divulgação do Resultado da 1ª fase DE Intranet BM

26 e 27jul12 Recursos contra resultado da 1ª fase Candidato Pessoalmente /Sedex

01ago12-qua Divulgação do resultado de recurso contra a 1ª fase, convocação para 2ª fase

DE Intranet BM

06 e 07ago12 Aplicação da 2ª fase Comissão Conforme convocação

09ago12-qui Resultado 2ª fase, classificação no certame DE Intranet BM

10 e 13ago12 Recursos 2ª fase e classificação Candidato Pessoalmente /Sedex

16ago12-qui Divulgação do resultado dos recursos, convocação para 3ª fase

DE Intranet BM

20 e 21ago12 Aplicação da 3ª fase PAMA – LS -

22 e 23ago12 Recursos 3ª fase Candidato Diretamente no PAMA – LS

28ago12-ter Resultado dos recursos 3ª fase, convocação para matrícula

DE Intranet BM

03set-seg Matrícula e início do curso BOA BOA

Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Page 10: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

940

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―B‖

(Ref.: Edital nº 06/12) REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

REQUERIMENTO

Senhor _________________________________________

(Posto) (Função) (Unidade) O nº ___________________________________________

(Posto) (Nome) Respeitosamente, requer à V. Sª sua inscrição no processo seletivo para o Curso de Tripulante

Operacional 2012 do CBMMG, nos termos do Edital n. 06/12. Declara que está ciente e aceita as normas que regulam o processo seletivo. Pede deferimento.

Quartel em ____________________, ____ de ________________ de 2012.

_______________________________________ 1 ASSINATURA DO CANDIDATO

Informações do B/1

1. Declaro que fiz conferir os dados relativos ao candidato supra de acordo com o que estipula o Edital n. 06/12 DE, sugerindo que o requerimento seja _____________.

Em ____/___/2012.

______________________________________

B/1 ( ) - Deferido ( ) - Indeferido _____________________________ Comandante / Diretor ou Chefe

Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Page 11: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

941

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―C‖

(Ref.: Edital nº 06/12) FORMULÁRIO DE RELAÇÃO DE INSCRITOS

RELAÇÃO DE INSCRITOS

______________, ____de___________ de 2012.

____________________________________ Assinatura do Comandante da Unidade

Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Ord.

Nº BM

Grad.

Nome

Data da Última

Promoção

Nº e data do BI que

publicou o deferimento da inscrição

Necessidade especial –

amamentação

Classificação no

Almanaque

Page 12: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

942

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―D‖

(Ref.: Edital nº 06/12) FORMULÁRIO DE RECURSO

1 - IDENTIFICAÇÃO Nome:________________________________________ Graduação:___________ Número BM: ________________ Unidade:___________ 2 - SOLICITAÇÃO Sr. Cel BM Diretor de Ensino: Como candidato ao Curso de Tripulante Operacional 2012, solicito revisão: ( ) do Resultado da 1ª fase; ( ) do Resultado da 2ª fase; ( ) Outros: __________________. (especificar) 3 - JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4 - DOCUMENTOS ANEXOS: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________,_____ de __________________________ de _______.

______________________________________ Assinatura do Candidato

INSTRUÇÕES: O candidato deverá: * Digitar o recurso. * Usar um formulário de recurso para cada item de prova, ou resultado em que solicitar revisão. * Atenção! A inobservância das instruções acima resultará no indeferimento do recurso.

Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

Page 13: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

943

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―E‖

(Ref.: Edital nº 06/12) PROGRAMA DE MATÉRIAS

1 GEOGRAFIA GERAL 1.1 Cartografia. 1.2 Orientações e Coordenadas Geográficas. 1.3 Representação Cartográfica. 1.4 Escalas. 1.5 Movimentos da Terra. 1.6 Fuso Horário. 1.7 Clima. 1.8 Elementos e Fatores Climáticos. 1.9 Precipitações Atmosféricas. 1.10 Pressão Atmosférica. 1.11 Tipos Climáticos. 1.12 Massas de ar. Bibliografia: COELHO, Marcos de Amorim; TERRA, Lígia. Geografia geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005. CASTELLAR, Sônia; MAESTRO, Valter. Geografia 7 S. Coleção Geografia. 2 ed. São Paulo. Quinteto Editorial. 2002. 2 LÍNGUA PORTUGUESA 2.1 Interpretação de texto e gramática. 2.1.1 Estudo de texto (questões objetivas sobre um texto de conteúdo literário ou informativo). 2.2 Ortografia / Pontuação. 2.3 Processo de formação de palavras. 2.4 Emprego das classes de palavras. 2.5 Sintaxe de concordância, regência e colocação. 2.6 Estrutura do período e da oração: funções sintáticas. 2.7 História externa da Língua Portuguesa: origem, expressão, domínio. 2.8 A variação linguística: modalidades do uso da Língua. Referências: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: IBEP-Nacional, 2008. 3 MATEMÁTICA 3.1 Sistema legal de Unidade de medir. 3.1.1 Sistema métrico decimal: Unidade de comprimento. 3.1.2 Área, volume, capacidade, massa. 3.1.3 Unidades usuais de ângulo e tempo. 3.1.4 Problemas. 3.2 Matemática Comercial. 3.2.1 Proporção: regra de três simples e composta e porcentagem. 3.2.2 Problemas. 3.3 Geometria Plana. 3.3.1 Conceitos básicos (retas/ semi-retas/ ângulos/ triângulos/ etc.). 3.3.2 Segmento Proporcional - semelhança e relações métricas. 3.3.3 Problemas. Bibliografia: GIOVANNI, José Ruy, BONJORNO, José Roberto e JÚNIOR, José Ruy Giovanni - Matemática Fundamental. XAVIER, Cláudio e BARRETO, Benigno - Matemática - Volume único.

Page 14: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

944

Visto do Ajudante Geral

4 CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS 4.1 Manual de Emprego Operacional de Combate a Incêndio n. 01, aprovado pela Res. nº 77, de 25jun02. 4.2 Instrução Técnica Operacional nº 10 – Preservação de locais de crime, publicada na Separata do BGBM nº 34 de 23ago07. 4.3 Instrução Técnica Operacional nº 11 – Prevenção e combate aos incêndios florestais, publicada na Separata do BGBM nº 34 de 23ago07. 4.4 Instrução Técnica Operacional nº 12 – Operações Submersas, publicada na Separata do BGBM nº 34 de 23ago07. 4.5 Instrução Técnica Operacional nº 14 – Procedimentos para comunicação operacional, publicada na Separata do BGBM nº 38 de 20set07. 4.6 Instrução Técnica Operacional nº 16 – procedimentos de Biossegurança, publicada na Separata do BGBM nº 38, de 20set07. 4.7 Instrução Técnica Operacional nº 19 – Emprego de aeronaves em apoio a operações, publicada na Separata do BGBM nº 34 de 23ago07. 4.8 Instrução Técnica Operacional nº 23 – Protocolo de APH, publicada na Separata do BGBM nº 15 de 12abr12. 5 FÍSICA 5.1 Vetores; 5.2 Movimento uniforme; 5.3 Mov. uniformemente variado; 5.4 Movimento circular uniforme; 5.5 Leis de Newton; 5.6 Força de atrito e força centrípeta; 5.7 Energia mecânica; 5.8 Momento; 5.9 Hidrostática; 5.10 Pressão atmosférica; 5.11 Princípio de Arquimedes; 5.10 Tensão elétrica; 5.11 Corrente elétrica; 5.12 Resistência elétrica; 5.13 Lei de Ohm. Bibliografia: ALVARENGA, Beatriz, MÁXIMO, Antônio. Física: ensino médio. Volume 1. 1ª ed. São Paulo: Ed. Scipione, 2006. ALVARENGA, Beatriz, MÁXIMO, Antônio. Física: ensino médio. Volume 3. 1ª ed. São Paulo: Ed. Scipione, 2006.

Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

Page 15: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

945

Visto do Ajudante Geral

ANEXO ―F‖

(Ref.: Edital nº 06/12) EXAMES MÉDICOS ESPECÍFICOS

1 - Primeiro dia. O candidato deverá estar de posse de documentos originais de RG e CPF; cópia xerográfica do RG;

cartão de vacina com as doses recebidas contra a febre amarela (antiamarílica) e contra o tétano (antitetânica); exame de eletroencefalograma com laudo de um Neurologista; relatório do neurológico (físico) e resultado de teste ergométrico para candidatos com idade igual ou superior a 35 anos.

2 - No segundo dia: - Estar em jejum de 12 horas (exame será às 08h00min). - Levar primeira urina matinal (jato intermediário) em um frasco identificado. - Levar óculos, se fizer uso. - Caso faça uso de lentes corretoras, levá-las em recipiente apropriado. 3 - A candidata, além do que foi estabelecido nos itens acima, deverá observar as seguintes

considerações: - não estar menstruada; - sem vida sexual ativa: ultrassom ginecológico; - com vida sexual ativa: preventivo (Citopatológico, Papanicolau); - relatório ginecológico que conste exame de mamas, exame de abdômen e genitais externos e

internos. Belo Horizonte, 22 de junho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

MEMORANDO Nº 1087/12- EM BOMBEIROS MILITARES, FARDADOS, EM SITUAÇÃO DE CARONA

Aos: Corregedor, Diretores, Assessor, Comandantes e Chefes, O Coronel BM Chefe de Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das

suas atribuições que lhe conferem o inciso III, § 2º, art. 5º, da Resolução nº 005, de 18 de fevereiro de 2000, e considerando que:

1. a honra, o sentimento do dever militar e a correção de atitudes impõem conduta moral e profissional

irrepreensíveis, exclusiva e diferenciada a todo integrante das IMEs, o qual deve observar os princípios de ética e disciplina militar;

2. a situação de carona pode patrocinar maior risco à vida e à autoridade do militar, ao tripular um

veículo sem procedência, além de condutor e/ou passageiros e bagagens desconhecidos e em condições ilícitas ou imorais.

RESOLVE: a) orientar a todos os Bombeiros Militares da Corporação para que, estando fardados, não solicitem ou

exijam ―carona‖, especialmente nas Rodovias. b) o conteúdo deste memorando deverá ser imediatamente divulgado. c) revogar o Memorando nº 1085, de 06 de julho de 2012. Publique-se, registra-se e cumpra-se.

Page 16: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

946

Visto do Ajudante Geral

Quartel do EMBM em Belo Horizonte, 21 de agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM Chefe do Estado-Maior / Subcomandante-Geral

RESOLUÇÃO Nº 473, DE 17 DE AGOSTO DE 2012

Dispõe sobre a Auditoria Setorial do CBMMG

O COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de sua

competência legal prevista no art. 6º e § 1º do art. 12, ambos da Lei Complementar nº. 54, de 13 de dezembro de 1999, e considerando o disposto na Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011 que estruturou a Organização Básica da Administração Pública do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais;

RESOLVE:

CAPÍTULO I GENERALIDADES

Art. 1º A Auditoria Setorial (AUD SET) é Unidade Administrativa vinculada à Direção Geral com sede

em Belo Horizonte.

Art. 2º A Chefia da AUD SET será exercida por um Oficial Superior do último posto da Corporação ou por um Coronel BM/PM da reserva, a critério do Comandante Geral.

CAPÍTULO II FINALIDADE

Art. 3º A AUD SET subordina-se tecnicamente à Controladoria Geral do Estado - CGE e,

administrativamente, ao Comandante Geral do CBMMG, tendo como finalidade o exercício das atividades de auditoria do Corpo de Bombeiros, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela CGE, sob a coordenação da Superintendência Central de Auditoria Operacional (SCAO).

CAPÍTULO III

ESTRUTURA ORGÂNICA Art. 4º A Auditoria Setorial possui a seguinte estrutura organizacional: I - Gabinete do Auditor; II - Seção de Coordenação e Controle; III - Seção de Auditoria Operacional (SAO); IV - Seção de Auditoria de Gestão (SAG); V - Secretaria.

CAPÍTULO IV DA COMPETÊNCIA

Art. 5º Em conformidade com o art. 39 da Lei Delegada nº 180/2011, compete a Auditoria Setorial do

CBMMG cumprir e fazer cumprir as orientações da CGE, no tocante: I - à observância das diretrizes estabelecidas pela Controladoria-Geral do Estado em cada área de

competência; II - à observância das normas e técnicas de auditoria, com orientação e aprovação da Subcontroladoria

de Auditoria e Controle de Gestão; III - à elaboração e execução dos planos e roteiros de auditoria disponibilizados pela Subcontroladoria

de Auditoria e Controle de Gestão, bem como das informações, dos padrões e dos parâmetros técnicos para subsídio dos trabalhos de auditoria;

IV - ao monitoramento da efetividade das ações de auditoria.

Page 17: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

947

Visto do Ajudante Geral

Art. 6º Compete, ainda, à AUD SET, além das atribuições acima: I - assessorar o Comando-Geral no planejamento e formulação de políticas de auditoria operacional e

de gestão junto à CGE dentro das peculiariedades do CBMMG; II - articular-se com outros órgãos da Administração Pública do Poder Executivo, do Ministério Público

e do Tribunal de Contas do Estado, nos assuntos tocantes a sua missão de auditoria e aplicação eficaz / eficiente dos recursos públicos;

III - zelar para que a administração do CBMMG atue segundo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, razobilidade, eficácia, efetividade e economicidade;

IV - fiscalizar o cumprimento das normas e diretrizes internas do CBMMG; V - zelar pelo patrimônio público; VI - assessorar o Comando-Geral da Corporação no desempenho de suas atribuições, contribuindo

para a integração entre as funções de planejamento, administração geral, finanças e contabilidade pública; VII - realizar auditorias especiais por iniciativa e/ou mediante recomendação do Comandante Geral e

da CGE; VIII - relatar e certificar sobre a regularidade ou irregularidade das Tomadas de Contas Especiais-

TCEsp, conforme art. 9º da Instrução Normativa nº 01/2002 do Tribunal de Contas do Estado; IX - avaliar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do CBMMG, verificando o cumprimento

de metas físicas, orçamentárias e financeiras da Corporação; X - lançar todos os trabalhos de auditoria no Sistema Interno de Gerenciamento de Auditoria – SIGA; XI - remeter à CGE recomendações não implementadas constantes dos relatórios de auditoria; XII - comunicar ao Comandante Geral sobre a sonegação de informações ou a ocorrência de situações

que limitem ou impeçam a execução das atividades de auditoria no âmbito da CBMMG. XIII - exercer o controle preventivo dos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação e de

retardamento da execução de obra ou serviço, conforme previsto no art. 2º, inc. II, do Decreto 43.817/2004; XIV - acompanhar sistemática e efetivamente a execução orçamentária e financeira anual em relação

aos parâmetros preestabelecidos pelos Indicadores de Auditoria Operacional implantados, através da utilização do Sistema Informatizado de Indicadores de Auditoria – SINAU e dos seus manuais aprovados, respectivamente, pelas Instruções Normativas nº 001/2007 e nº 002/2007 – AUGE;

XV - avaliar a adequação dos procedimentos adotados pelo CBMMG no que tange à manutenção e o restabelecimento da regularidade perante o Sistema de Administração Financeira, da Secretaria do Tesouro Nacional – SIAFI;

XVI - elaborar o Relatório de Controle Interno - RCI, relativo à prestação de contas do CBMMG em conformidade com Instrução Normativa do Tribunal de Contas do Estado.

Parágrafo único. O Auditor Setorial, no exercício de suas funções, terá livre acesso a todas as dependências da organização auditada, assim como aos documentos considerados indispensáveis ao cumprimento de suas atribuições, não lhe podendo ser sonegado, sob qualquer pretexto, nenhum processo, documento ou informação.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 7º Os bombeiros militares, lotados na Auditoria Setorial, trabalharão em trajes civis e, somente em

casos excepcionais, poderão ser empenhados fora de suas atividades. Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Art. 9º Revogam-se as disposições em contrário. Belo Horizonte, 17 de Agosto de 2012.

(a) SILVIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELO, CORONEL BM

COMANDANTE GERAL

Page 18: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

948

Visto do Ajudante Geral

SEGUNDA - PARTE ASSUNTOS DE PESSOAL

ATO Nº 119.1/12 – DRH.1

DESAGREGAÇÃO DE MILITAR – PLEITO ELEITORAL / 2012 O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE

MINAS GERAIS, no uso das atribuições que lhes são conferidas no inciso V, artigo 5º, da Resolução nº 358, de 21jan10, em conformidade com o § 8º, inciso II, do art. 14, da Constituição Federal/88, c/c a Lei nº 5.301, de 16Out69 – EMEMG, e ainda considerando os preceitos da ITRH nº 242, de 25Mai12;

RESOLVE: DESAGREGAR, o nº 102.924-8, 3º SGT BM HAROLDO PAULO FERNANDES, candidatos ao pleito

eleitoral para o ano de 2012, em virtude de indeferimento do registro de candidatura pelo Juiz Eleitoral da 269ª Zona Eleitoral de Teófilo Otoni / MG, em razão de não preencher os requisitos de elegibilidade relacionados ao domicílio eleitoral, tendo em vista a data do domicílio eleitoral do militar não ser inferior a data limite de 07/10/2011.

DRH em Belo Horizonte, 07 de Agosto de 2012

(a) PEDRO ALVARENGA, CORONEL BM

Diretor de Recursos Humanos

ATO Nº 4.0114/12 – DE-4 RESULTADO FINAL DE CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA - CFS BM/2012

O TENENTE CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais,

considerando a Resolução nº 453 de 23Dez11 que dispõe sobre o funcionamento dos Cursos de Formação e

Aperfeiçoamento no âmbito do CBMMG para o ano de 2012, e o Edital nº 18/12, que dispõe sobre o Processo

Seletivo ao Curso de Formação de Sargentos – CFS BM para o ano de 2012, RESOLVE:

I – DIVULGAR o resultado final do processo seletivo, conforme abaixo listado.

II – CONVOCAR PARA MATRÍCULA no CFS BM 12 os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas estabelecidas pelo edital nº 18/11 – CFS BM 2012.

Data de apresentação Horário de

apresentação Local/endereço

26Mar12 – Seg 8h00min Academia de Bombeiros Militar, situada à Rua Piauí, nº 1815, bairro Funcionários,

BH/MG

CFS BM COMBATENTE

CANDIDATOS CLASSIFICADOS E CONVOCADOS PARA MATRÍCULA

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

1 148.122-5 SD PAULISMAR CUNHA RODRIGUES 5º BBM 9,20 9,25 9,22

2 123.379-0 CB KLEBER PEREIRA DE SOUSA 5º BBM 9,20 9,08 9,16

3 147.993-0 CB ANDERSON FELIPE SANTOS DAMASCENO 1º BBM 9,20 8,83 9,08

Page 19: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

949

Visto do Ajudante Geral

4 155.168-8 SD FLÁVIO ANTÔNIO DE CARVALHO 9º BBM 8,80 9,50 9,03

5 154.823-9 SD GABRIELA ABRAHÃO STUCCHI 8º BBM 8,60 9,75 8,98

6 148.098-7 SD ADEMIR PEREIRA ROCHA 7º BBM 8,60 9,58 8,93

7 148.216-5 CB AUGUSTO CESAR LINO ALVES 10º BBM 8,60 9,42 8,87

8 148.155-5 CB RENATO ANTONIO DE MELO 1º BBM 8,80 8,92 8,84

9 148.177-9 CB WESLEY SANCHES LEITE CORREA 4º BBM 8,60 9,25 8,82

10 154.832-0 SD FLÁVIA LOUISE M. ANTUNES RODRIGUES 10º BBM 8,60 9,25 8,82

11 147.927-8 SD ALEXANDRE DA SILVA GOMIDES 2º BBM 8,80 8,75 8,78

12 155.069-8 SD DANNILO ALVES DE SOUZA 9º BBM 8,80 8,67 8,76

13 132.000-1 SD JANUCE ALMEIDA 5º BBM 8,40 9,42 8,74

14 142.968-7 SD LAYON PERFRE FREITAS 7º BBM 8,40 9,42 8,74

15 155.117-5 SD WELLINGTON ROBERTO TERRA 9º BBM 8,20 9,75 8,72

16 148.192-8 CB RAPHAEL PEREIRA FERNANDES 5º BBM 8,40 9,33 8,71

17 148.028-4 SD GILBERTO DE OLIVEIRA GOMES 6º BBM 8,40 9,33 8,71

18 152.712-6 SD MAICON GONÇALVES LANGHOLZ 6º BBM 8,40 9,25 8,68

19 152.536-9 SD LUCAS DA CUNHA ANDRADE 8º BBM 8,40 9,25 8,68

20 155.114-2 SD GUSTAVO HENRIQUE DA COSTA 10º BBM 8,40 9,25 8,68

21 131.942-5 SD LANÚCIO VIEIRA RAMOS 5º BBM 8,40 9,17 8,66

22 152.604-5 SD GILMAR DIOGO LOPES 10º BBM 8,40 9,17 8,66

23 143.009-9 SD PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA 2º BBM 8,00 9,92 8,64

24 155.475-7 SD MARIANA LÍDIA RODRIGUES TEIXEIRA 2º BBM 8,00 9,83 8,61

25 136.169-0 SD CLEVERTON MIGUEL DOS S. SILVA 9º BBM 8,40 8,92 8,57

26 154.913-8 SD CINÉZIO RAFAEL MESQUITA SILVA 7º BBM 8,40 8,92 8,57

27 152.739-9 CB CARLA ALVES GOMES 5º BBM 8,20 9,17 8,52

28 131.773-4 SD GIANE NEIVA DE PAIVA 4º BBM 8,40 8,75 8,52

29 155.428-6 SD JÚNIOR PEREIRA DE RESENDE 2º BBM 8,40 8,75 8,52

30 136.515-4 SD ALESSANDRO GONÇALVES VIEIRA 10º BBM 8,20 9,17 8,52

31 154.953-4 SD RENATO VIEIRA MACIEL JÚNIOR 8º BBM 8,20 9,17 8,52

32 136.361-3 SD THIAGO BIAGINI GOMES PEREIRA 1º BBM 8,40 8,67 8,49

33 148.008-6 SD FRANCISCO DE ASSIS SOUSA F.JÚNIOR 6º BBM 8,40 8,67 8,49

34 152.623-5 SD WALLACE SILVA CAMPOS 10º BBM 8,20 9,08 8,49

35 148.078-9 CB RAFAEL FÉLIX NASCIMENTO 2º BBM 8,40 8,58 8,46

36 155.071-4 SD BRUNO CÉSAR DE OLIVEIRA 2º BBM 8,40 8,58 8,46

37 148.012-8 CB DANIEL ALVES TEÓFÍLO 5º BBM 8,00 9,33 8,44

38 136.592-3 SD THEYLOHR SOUZA PERES 1º BBM 8,20 8,92 8,44

39 147.987-2 SD FERNANDO JOSÉ SILVEIRA GOULART 6º BBM 8,20 8,92 8,44

40 152.662-3 SD FREDERICO SOUZA MENDONÇA 9º BBM 8,00 9,25 8,42

41 143.005-7 SD MICHELLE CRISTINA DA S. LOURENÇO DRH 8,40 8,42 8,41

42 155.502-8 SD SAMUEL SILVA ALVES 10º BBM 7,80 9,58 8,39

43 152.603-7 SD FELIPE DE SOUZA BAPTISTA 2º BBM 8,20 8,75 8,38

44 152.745-6 SD ANDERSON PINHEIRO NEVES 7º BBM 8,20 8,75 8,38

45 148.146-4 SD EDUARDO FERNANDES DE MEDEIROS 5º BBM 7,80 9,42 8,34

Page 20: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

950

Visto do Ajudante Geral

46 152.884-3 SD VANDERLEI QUIORATO RIBEIRO 1º BBM 7,80 9,42 8,34

47 152.812-4 CB MAICON M. DE MEDEIROS SANTOS 7º BBM 8,00 9,00 8,33

48 136.425-6 SD THIAGO VINICIUS DE OLIVEIRA 9º BBM 8,20 8,58 8,33

49 132.183-5 SD ANA PAULA FERNANDES AQUINO 7º BBM 8,00 9,00 8,33

50 152.616-9 SD DANILO LUIZ DE CASTRO 10º BBM 8,00 9,00 8,33

51 155497-1 SD RONAN SOARES BARBOSA 3º BBM 8,00 9,00 8,33

52 136.312-6 SD LEANDRO BARBOSA M. DA COSTA 10º BBM 8,00 8,92 8,31

53 136.521-2 CB EUCLIDES SANTANA JÚNIOR 10º BBM 7,60 9,67 8,29

54 152.960-1 CB FILIPE PALHARES FERREIRA 1º BBM 7,60 9,67 8,29

55 152.652-4 CB FREDSON COIMBRA DE SOUZA 9º BBM 7,60 9,67 8,29

56 154.829-6 SD JULIANO DE ARAÚJO 8º BBM 7,60 9,67 8,29

57 147.948-4 CB RODRIGO PARREIRA BORGES 8º BBM 7,80 9,25 8,28

58 152.831-4 SD RAFAEL DUTRA JARDIM 1º BBM 8,00 8,83 8,28

59 148.026-8 CB GRAZIELLE CRISTINA DE SOUZA 1º BBM 7,80 9,17 8,26

60 148.165-4 SD THIAGO LOPES RIBEIRO 9º BBM 7,80 9,17 8,26

61 148.107-6 SD RODRIGO PEREIRA DA S. MEDEIROS 9º BBM 7,60 9,58 8,26

62 152.935-3 SD MANOEL DE JESUS BRAGA 1º BBM 7,60 9,58 8,26

63 155091-2 SD CARLOS DA SILVA LEITE LEAL 3º BBM 7,60 9,58 8,26

64 132.248-6 SD LEANDRO HENRIQUE DOS SANTOS MOTA 7º BBM 8,00 8,75 8,25

65 147.939-3 SD THIAGO TRINDADE DE OLIVEIRA 8º BBM 8,20 8,33 8,24

66 136.337-3 SD ARTUR GONÇALVES DE OLIVEIRA 8º BBM 7,80 9,08 8,23

67 148.205-8 SD TIAGO PROTON GOMES 2º BBM 7,80 9,08 8,23

68 147.955-9 SD ADRIANE DE FREITAS ROCHA 1º BBM 7,80 9,08 8,23

69 155.384-1 SD JOSAINE THAIS DO CARMO Aj. Geral 7,80 9,08 8,23

70 155.433-6 SD HEUVÉCIO ACÁCIO BARBOSA 2º BBM 7,80 9,08 8,23

71 147.982-3 SD DIONELLO MAGALHÃES ANDRADE 1º BBM 7,60 9,50 8,23

72 155.013-6 SD DIOMAR VITORINO DE SOUZA JÚNIOR 7º BBM 7,60 9,50 8,23

73 136.254-0 CB LÉO FRANCIS BRAGA GODINHO 7º BBM 7,80 8,92 8,17

74 155.000-3 SD LUIZ ANTÔNIO SOARES F. DOMINGUES 7º BBM 7,40 9,67 8,16

75 131.702-3 SD WAGNER AUGUSTO L. DE OLIVEIRA 9º BBM 7,60 9,25 8,15

76 154.852-8 SD JARDEL DE JESUS LIMA 8º BBM 7,80 8,83 8,14

77 132.240-3 SD LAÉRCIO RODRIGUES LEITE 7º BBM 7,40 9,58 8,13

78 147.928-6 CB ALAN DA SILVA CAMPOS 2º BBM 7,60 9,17 8,12

79 148.139-9 CB RODRIGO ALVES MADUREIRA Aj. Geral 7,60 9,17 8,12

80 142.950-5 SD FÁBIO ALVES BARTOLOMEU 8º BBM 7,60 9,17 8,12

81 152.658-1 SD LEONARDO AMARAL LEITE 10º BBM 7,60 9,17 8,12

82 131.158-8 SD MARIA DE FATIMA HELENO 4º BBM 8,00 8,33 8,11

83 148.163-9 CB SAYMON GUTIERRES GOMES 5º BBM 7,40 9,50 8,10

84 136.588-1 SD VANDER HEIDMANN SILVIO CARDOSO 5º BBM 7,40 9,50 8,10

85 154.885-8 SD PAULO RICARDO OLIVEIRA 5º BBM 7,40 9,50 8,10

86 132.132-2 SD JULIANO ANTÔNIO DE OLIVEIRA 2º BBM 7,80 8,67 8,09

87 152.640-9 SD ISABEL DE FATIMA VERDUGO WEITZEL 4º BBM 7,80 8,67 8,09

Page 21: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

951

Visto do Ajudante Geral

88 155539-0 SD TIAGO BRIGIDO DA SILVA XAVIER 3º BBM 7,60 9,08 8,09

89 132.091-0 SD VALDIRENE MARIA DE SOUZA 10º BBM 7,60 9,00 8,07

90 132.124-9 SD ALESSANDRO LEMOS RIBEIRO 10º BBM 7,40 9,42 8,07

CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO (EXCEDENTES)

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

91 136.255-7 SD GILLIARD ALVES PEREIRA DOS SANTOS 5º BBM 7,40 9,42 8,07

92 148.140-7 CB ALISSON PEREIRA DA CUNHA 5º BBM 7,40 9,33 8,04

93 152.663-1 SD DAWIDSON RAMOS MONTEIRO 6º BBM 7,40 9,33 8,04

94 152.505-4 SD GISELE ARIANE ALVES SILVA 8º BBM 7,60 8,92 8,04

95 155.498-9 SD RAQUEL ALVES DA SILVA 1º BBM 7,60 8,92 8,04

96 154.947-6 SD RANYERE FREITAS SOUZA 8º BBM 8,00 8,08 8,03

97 136.490-0 SD FABIANO DE CARVALHO GENOVEZ 9º BBM 7,80 8,50 8,03

98 132.089-4 SD ROSIMEIRE MARQUES OLIVEIRA 10º BBM 7,80 8,42 8,01

99 148.125-8 SD MARCUS VINÍCIUS RIBEIRO FILHO 5º BBM 7,80 8,42 8,01

100 148.162-1 CB VINÍCIUS NAKAYAMA VASCONCELLOS 1º BBM 7,40 9,17 7,99

101 148.225-6 SD MARCOS GONTIJO 10º BBM 7,40 9,17 7,99

102 152.573-2 SD FILIPE BORGES WEITZEL PEREIRA 8º BBM 7,60 8,75 7,98

103 148.184-5 SD DIEGO TEIXEIRA DIAS 9º BBM 8,00 7,92 7,97

104 152.539-3 SD PAULO ROBERTO DE MOURA 10º BBM 7,60 8,67 7,96

105 136032-0 SD RAMON LÚCIO SOARES ROMÃO 3º BBM 7,40 9,08 7,96

106 148006-0 SD FABIANA CRISTINA DE OLIVEIRA 3º BBM 7,40 9,08 7,96

107 155.250-4 SD EMERSON DAVID BARROSO LINS 1º BBM 7,40 9,08 7,96

108 152.974-2 CB LEANDRO PACHECO SOARES 2º BBM 7,40 9,00 7,93

109 152870-2 CB RAFAEL LIMA 3º BBM 7,40 9,00 7,93

110 155.331-2 SD OTACÍLIO COUTINHO JÚNIOR 1º BBM 7,40 9,00 7,93

111 155.509-3 SD THIAGO COUTO BRASIL 2º BBM 7,40 9,00 7,93

112 132.079-5 SD RODRIGO GONÇALVES MARTINS DTS 7,40 8,92 7,91

113 152872-8 SD PAULO RUDOLF OLIVEIRA 3º BBM 7,40 8,92 7,91

114 152.564-1 SD GILMAR ANÍCIO DE ALMEIDA 6º BBM 7,40 8,92 7,91

115 155.140-7 SD ANDERSON ALEXANDRE DE CARVALHO 9º BBM 7,40 8,92 7,91

116 125.197-4 CB NEOLAN AMADO DA SILVA 5º BBM 7,40 8,83 7,88

117 131.890-6 SD FERNANDO DE SOUZA TERRA 5º BBM 7,40 8,83 7,88

118 148062-3 SD LEONARDO PEGO MOUTINHO 3º BBM 7,40 8,83 7,88

119 152.820-7 SD JOSÉ CLAÚDIO COELHO WERNECK 7º BBM 7,40 8,83 7,88

120 152.949-4 CB LEONARDO CAMPBELL B. MOREIRA 2º BBM 7,40 8,75 7,85

121 152.524-5 SD ANDERSON DA SILVA MARQUES 6º BBM 7,40 8,67 7,82

122 148.092-0 SD EBERT JOSÉ DURÃES RODRIGUES 7º BBM 7,40 8,58 7,79

123 155548-1 SD ALEX PEREIRA DA SILVA 3º BBM 7,40 8,58 7,79

124 143.013-1 SD REGINALDO JOSÉ DE SOUZA 9º BBM 7,40 8,50 7,77

125 155323-9 SD FRANCO FERNANDES MOREIRA 3º BBM 7,60 8,08 7,76

Page 22: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

952

Visto do Ajudante Geral

126 148.121-7 SD RAPHAEL DE PÁDUA AVELINO ROCHA DRH 7,40 8,42 7,74

127 148.200-9 SD RAQUEL INÁCIA PINHEIRO 1º BBM 7,60 8,00 7,73

128 136100-5 SD FERNANDA LANGBEHN MARKOWISK 3º BBM 7,60 7,92 7,71

129 147.942-7 SD BRENO CÉSAR CAMPOS CAETANO 2º BBM 7,40 8,33 7,71

130 152.635-9 SD MAYCON WELLDMAN DE OLIVEIRA 2º BBM 7,40 8,00 7,60

CFS COMBATENTE – ELIMINADOS NA 2ª FASE

ORD Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE

1 132.134-8 SD BÁRBARA MONTEIRO VILAÇA CCBM 8,60

2 152.957-7 SD ELÍSIO DE SOUZAA SICKERT 3º BBM 8,20

3 154.871-8 SD SUSAMAR SOARES DE ARAUJO 10º BBM 7,80

4 152.798-5 SD MARIANA CANÇADO DUARTE ABM 7,40

5 128.033-8 CB ALEXANDRE SANTOS PORTO 2º BBM 7,20

CFS BM MÚSICO

CANDIDATOS CLASSIFICADOS E CONVOCADOS PARA MATRÍCULA

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

1 136.027-0 CB LEONARDO SANTOS ALVARENGA ABM 9,2 9,58 9,33

2 143.079-2 CB FABRÍCIO DE ALMEIDA SILVA REIS ABM 9 8,67 8,89

CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO (excedentes)

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

3 143.081-8 CB EDUARDO HENRIQUE G. SILVA ABM 9 8,58 8,86

CFS BM SAÚDE

CANDIDATOS CLASSIFICADOS E CONVOCADOS PARA MATRÍCULA

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

1 136.148-4 CB VIVIANE FERREIRA MOTA 5º BBM 9,0 9,00 9,00

2 136.040-3 CB ADONIAS DA SILVA NEVES 10º BBM 8,0 9,75 8,58

3 136.112-0 CB RUI DA CONCEIÇÃO FONSECA 7º BBM 7,8 9,67 8,42

4 136.055-1 CB JANETE APARECIDA VALERIANO 8º BBM 8,2 8,67 8,36

5 136.093-2 CB NÍVEA CÁSSIA DE CARVALHO 7º BBM 7,8 9,00 8,20

6 136.018-4 CB ANGELA MARLY DO NASCIMENTO 4º BBM 7,6 9,00 8,07

7 136.046-0 CB ANDRÉIA MARTINS DIAS LOPES ABM 7,6 8,83 8,01

8 136140-1 CB DANIELA MOREIRA RAMOS DE OLIVEIRA 3º BBM 7,4 8,67 7,82

9 136.107-0 CB ROBERTO FERREIRA MAIA 7º BBM 7,8 7,83 7,81

Page 23: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

953

Visto do Ajudante Geral

CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO (excedentes)

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

10 136.142-7 CB KATHREIN OLIVEIRA REZENDE 8º BBM 7,2 8,83 7,74

CFS BM SAÚDE – CANDIDATOS ELIMINADOS

Ord

Nº BM

GRAD

NOME

UNIDADE 1ª

FASE 2ª FASE

1 136.048-6 CB DANIELA FERNANDA FERREIRA ARMOND 6º BBM 8,4 Eliminada

2 136.049-4 CB ELAINE SOARES FERREIRA 7º BBM 6,4 Eliminada

3 136098-1 CB NÍVIA MARA MOREIRA 3º BBM 6,2 Eliminada

CFS BM MOTOMECANIZAÇÃO

CANDIDATOS CLASSIFICADO E CONVOCADO PARA MATRÍCULA

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

1 143083-1 CB ROBERTO ALVES CARNEIRO 3º BBM 6,00 8,17 6,72

CFS BM COMUNICAÇÃO

CANDIDATOS CLASSIFICADOS E CONVOCADOS PARA MATRÍCULA

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

1 136.000-7 CB AUGUSTO CÉSAR ALVES DTS 8,80 9,25 8,95

2 143.091-7 CB SÉRGIO RICARDO TIMÓTEO BRITO DTS 8,80 8,50 8,70

3 143.087-5 CB RAFAEL BRAGA MANSO DTS 7,80 8,83 8,14

CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO (excedentes)

CL Nº BM GRAD NOME UNIDADE 1ª

FASE 2ª

FASE Média final

4 143.090-9 CB SÉRGIO LEONARDO DA C. SILVA DTS 7,40 8,92 7,91

5 143.092-5 CB WAGNER VIEIRA RIGUEIRA DTS 7,00 8,42 7,47

III – HOMOLOGAR e divulgar os resultados atinentes aos militares abaixo listados, convocados para a 2ª fase mediante decisão judicial, conforme apresentado pelo presidente da comissão de aplicação dos testes de capacitação física do Processo Seletivo ao CFS BM/12.

CFS BM COMBATENTE

Nº BM GRAD NOME CONCURSO QUESTIONADO

UNIDADE 1ª FASE 2ª FASE MÉDIA FINAL

CLASSIF.

128.021-3 CB Bolivar Barbosa Barreto CFS/2011 7º BBM 8,20 9,50 8,63 63

117.842-5 Cb Rodney Barbosa de Almeida CFS/2008 3º BBM 7,11 9,25 7,82 120

IV – ESCLARECER o seguinte: 1 – o nº 117.842-5, Cb BM Rodney Barbosa de Almeida ajuizou ação judicial na qual obteve decisão

favorável para participação no CFS/2012 com o aproveitamento de sua aprovação na prova de conhecimento do CFS/BM/2008. A nota obtida pelo militar na primeira fase do concurso de 2008 foi 71,11 (setenta e um

Page 24: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

954

Visto do Ajudante Geral

vírgula onze pontos), conforme Ato nº 6623/2008 – DRH-6. Tal nota foi convertida para adequação a prova atual (prova com valor de 10 (dez) pontos), obtendo o candidato a nota 7,11 (sete vírgula onze) pontos. Com o aproveitamento obtido, o militar não alcançou nota suficiente para sua colocação dentro das 90 (noventa) vagas previstas para o CFS/2012.

2 – O nº 128.021-3, Cb BM Bolivar Barbosa Barreto ajuizou ação judicial para submissão aos testes

Flexão de braço e Shutle Run, ambos do processo seletivo ao CFS/2011, obtendo decisão favorável. Realizados os testes, o mesmo obteve classificação final equivalente a 63ª colocação no CFS/2011, fato que lhe confere direito à convocação para matrícula, uma vez que o referido concurso teve previsão de 90 (noventa) vagas, conforme edital nº 02/11.

V – CONVOCAR para matrícula no CFS/2012 o militar nº 128.021-3, CB BM Bolivar Barbosa Barreto,

em vista da situação relatada no item anterior. VI – DEIXAR DE CONVOCAR o militar nº 117.842-5, CB BM Rodney Barbosa de Almeida, uma vez

que o mesmo não obteve classificação entre as 90 vagas previstas para o CFS/2012, em vista da situação detalhada no item anterior.

VII – CONHECER E INDEFERIR os recursos dos candidatos abaixo relacionados, conforme segue: a)Nº 136.142-7, Cb Kathrein Oliveira Resende, 8º BBM. Justificativa: A fórmula utilizada para classificação final do certame está prevista no art. 30 do

respectivo Edital, o qual foi publicado no BGBM nº 52 de 29Dez11. b) Nº 136.255-7, Sd Gilliard Alves Pereira dos Santos, 5º BBM. Justificativa: O critério de arredondamento das notas do certame (com utilização de duas casas

decimais) foi aplicado isonomicamente a todos os candidatos, tanto na segunda fase quanto na classificação final do processo seletivo.

c)Nº 152.539-3, Sd BM Paulo Roberto de Moura, 10º BBM. Justificativa: Os testes foram aplicados por militares formados em educação física e superiores

hierárquicos do candidato, com extensa experiência na aplicação de testes físicos e durante a contagem o aplicador efetua de forma progressiva não fazendo a contagem das flexões incorretas.

d)Nº 143.081-8, Cb BM Eduardo Henrique Gomes da Silva, ABM. Justificativa: Os testes foram aplicados por militares formados em educação física e superiores

hierárquicos do candidato, com extensa experiência na aplicação de testes físicos e durante a contagem o aplicador efetua de forma progressiva não fazendo a contagem das flexões incorretas.

VIII – CONHECER E DEFERIR o recurso apresentado pelo nº 152.663-1, Sd BM Dawidson Ramos

Monteiro, 6º BBM, reclassificando-o na 93ª (nonagésima terceira) posição dos aprovados no CFS Combatente. Belo Horizonte, 16 de março de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, TENENTE CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

ATO Nº 4.0292/12 – DE-4 DIVULGA RESULTADO DOS RECURSOS E NOVO GABARITO – EXPLOSÕES 2012

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais e

considerando o Edital nº 05/12, que dispõe sobre o Processo Seletivo ao Curso de Especialização Lato Sensu em Prevenção contra Incêndio e Explosões para o ano de 2012, RESOLVE:

I – HOMOLOGAR e divulgar a análise dos recursos interpostos contra o gabarito e questões da prova

objetiva, conforme parecer que adiante se vê:

Page 25: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

955

Visto do Ajudante Geral

1ª PARTE - RECURSOS DEFERIDOS

QUESTÃO Nº 01

1. Autores do recurso: 136.866-1, 1º Ten BM Rafael Santos Chaves – DAL. 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3. 2. Parecer/Justificativa: A argumentação dos recorrentes procede. Há uma incoerência entre os

ângulos formados pelas cordas da figura e o citado no enunciado da questão, gerando a possibilidade de duas respostas distintas.

3. Solução: DEFERIMENTO e anulação da questão.

QUESTÃO Nº 03

1. Autores do recurso: 136.866-1, 1º Ten BM Rafael Santos Chaves – DAL. 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3. 2. Parecer/Justificativa: Analisando a argumentação apresentada pelos recorrentes e de acordo com os

dados apresentados na questão, verifica-se que são procedentes os recursos formulados. 3. Solução: DEFERIMENTO e anulação da questão.

QUESTÃO Nº 46

1. Autores do recurso: 136.866-1, 1º Ten BM Rafael Santos Chaves – DAL. 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3. 2. Parecer/Justificativa: Houve um erro de digitação. O enunciado correto deveria ser: ―O reservatório

de incêndio, desde que garantida a reserva efetiva permanente, NÃO pode ser.‖ Ausente pois, o NÃO no enunciado constante da prova.

3. Solução: DEFERIMENTO e anulação da questão.

2ª PARTE – RECURSOS INDEFERIDOS

QUESTÃO Nº 02

1. Autor do recurso: 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3. 2. Parecer/Justificativa: A argumentação do recorrente não procede, conforme solução da questão

descrita abaixo. Ressalta-se que o lapso temporal a ser considerado para solução da questão é do momento que o mesmo desloca-se em linha reta com velocidade constante até momento do impacto, ou seja, a velocidade é a mesma 108km/h. Dessa forma, é propício considerar:

I=

=m2v2-m1.v1;

depois da colisão antes da colisão

[(mcarro+mcaminhão).v] - [(mcaminhão.vcaminhão)+(mcarro.vcarro)] =F.

11000kg.30m/s2 –( 10500kg.30m/s

2+500kg.0m/s

2)= F.1,0.10

-3s

Page 26: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

956

Visto do Ajudante Geral

F= 1,0.10-3

s

F=1,5.107N

3. Solução: INDEFERIMENTO e manutenção do gabarito.

QUESTÃO Nº 06

1. Autor do recurso: 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3. 2. Parecer/Justificativa: A argumentação do recorrente não procede, conforme solução da questão

descrita abaixo. Ressalta-se que para utilização da fórmula citada é necessário transformar a unidade de medida de temperatura dada em kelvin.

K=°C+273 P/T=P’/T’ 6,5/295=16,9/T’ T’=(16,9.295)/6,5 T’=754K T’=754-273=481°C

3. Solução: INDEFERIMENTO e manutenção do gabarito.

QUESTÃO Nº 11

1. Autor do recurso: 148.872-4, 2º Ten BM Estevão Matos de Miranda – 6º BBM. 2. Parecer/Justificativa: O enunciado da questão traz em seu bojo uma situação física que ocorreu e, a

partir deste acontecimento, requer que o candidato defina o resultado sobre o corpo afetado. Vejamos: Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza, por indução eletrostática, um corpo B, que inicialmente estava eletricamente neutro e em contato com a Terra. Nessas condições pode-se afirmar que o corpo ficou eletricamente: Não obstante a falta de referência final da pergunta, que seria sobre o corpo B, não há razão lógica para se questionar sobre o corpo A, que tem sua condição física definida e imutável, dado o fenômeno físico abordado: indução eletrostática. Este fenômeno não requer contato físico entre os corpos, e quando a indução ocorre, é inequívoco seu caminho: o corpo A induziu eletrostaticamente o corpo B. Assim só o corpo B sofre com a consequência do fenômeno, que é o cerne da questão: a consequência. Dentro do enunciado, uma expressão deixa isto claro: ―Nessas condições...‖, que invoca as condições citadas antes da expressão. Em reforço, mesmo que o candidato tenha tido como referência o corpo A, não há nas alternativas nenhuma possibilidade física para o corpo A. Em todas elas, há o contato com a Terra, situação esta que só é compatível com o corpo B. A alternativa proposta pelo candidato como segunda resposta está incorreta, tanto para o corpo A quanto para o corpo B. Para o corpo A, é imprescindível o contato elétrico com a Terra, o que o tornaria um corpo NEUTRO, uma vez que já estava eletricamente positivo. Para o corpo B, em razão da indução provocado pelo corpo A, que é positivo, ficaria eletricamente negativo, em razão dos elétrons da Terra que seriam absorvidos. Para a alternativa C, apontada pelo recursante, o corpo B ficaria positivo, com seus elétrons migrando para a Terra, o que está errado. Desta forma, o recurso não encontra acolhimento.

3. Solução: INDEFERIMENTO e manutenção do gabarito.

QUESTÃO Nº 20

1. Autores do recurso: 136.866-1, 1º Ten BM Rafael Santos Chaves – DAL. 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3.

Page 27: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

957

Visto do Ajudante Geral

2. Parecer/Justificativa: Em análise aos recursos impetrados pelos oficiais descritos em ―1. Autor do

recurso‖, este membro julga improcedente a alegação e fundamentação apresentada pelos mesmos pelos motivos elencados abaixo:

Conforme resolução, a resposta do gabarito está correta. Vejamos: Questão 20 – Dada a função real f:IR — IR, cuja lei é f(x) = 3x e seja a sua função inversa denotada por f

-1. O conjunto solução da equação f(x) = f

-1(x) é:

A - {0}. B -{-1}. C - {-2}. D - IR Resolução: F(x) = 3x Para encontrar a inversa desta função, inicialmente trocamos suas letras: y = 3x x = 3y Depois isolamos a letra ―y‖ -3y = -x (multiplicando por -1) 3y = x Y = x/3 Então a função inversa seria y = x/3 Agora, jogando na equação pedida, f(x) = sua inversa, fica: 3x = x/3 Como no segundo membro o número que está sendo dividido é 3, ele passa para o primeiro membro sendo multiplicado: 3x * 3 = x 9x = x Passando todos os termos que tem ―x‖ para o primeiro membro: 9x – x = 0 8x = 0 Isolando o x: X = 0/8 X = 0 S = {0}. Nos recursos, há a alegação que uma função para admitir inversa tem que ser bijetora, está correto, a

função dada é bijetora. Contudo, me parece que os recursantes encontraram a inversa correta, mas, na hora de igualar as duas eles colocaram que x = x, sendo que na verdade o correto seria x = x/3. Está dando a impressão que os recursantes cortaram o 3 dos dois lados restando apenas x = x, mas, nesse caso não podemos cortar os números, a menos que os dois lados estivessem multiplicando pelo x. Fazendo a partir daí o procedimento algébrico constata-se que x realmente vale zero.

3. Solução: INDEFERIMENTO e manutenção do gabarito.

QUESTÃO Nº 28

1. Autores do recurso: 136.866-1, 1º Ten BM Rafael Santos Chaves – DAL. 133.349-1, 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado – BM/3.

2. Parecer/Justificativa: A tese recursal não encontra base legal para sustentação dos motivos citados.

A alegação é improcedente porque a questão nº 28 está conforme o Anexo F do Edital nº 05, de 21 de maio de 2012 que dispõe sobre o processo seletivo para o Curso de Especialização Lato Sensu em Prevenção Contra Incêndio e Explosões – para o ano de 2012. O art. 9º caput e § 1º, do mesmo Edital, não permitiu que o candidato realizasse a prova utilizando máquina de calcular. Tal acessório, sem dúvida, contribuiria na

Page 28: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

958

Visto do Ajudante Geral

resolução dos cálculo matemáticos complexos com chances de acerto bem maior – além de proporcionar segurança e tranqüilidade para a realização das questões de prova. A questão nº 28 leva ao seguinte raciocínio para sua resolução: - seja h a altura do topo desse escorregador. Conhecemos a medida da hipotenusa e queremos saber a medida do cateto oposto ao ângulo de 25º. Logo, devemos usar a razão seno. Sen 25º = 0,4226. Assim, teremos sen 25º = h/4 = 0,4226=h/4, h=1,6904m = 1,69m. A opção correta é a letra D. A indagação é, - como se chegou ao resultado de sen 25º = 0,4226? Sem a utilização da calculadora – proibida a sua utilização pelo edital. Para se chegar a esse resultado obviamente existe a possibilidade de fazê-lo – sem a utilização da calculadora. Basicamente o candidato deveria ter o conhecimento, para aplicação imediata, da Tabela de Razões trigonométricas que tem valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º. A partir daí é possível descobrir o seno ou cosseno de um ângulo, no primeiro quadrante. Contudo, a resposta exata e imediata para a questão está disponível na Bibliografia sugerida – onde se encontrará uma Tabela de Razões Trigonométricas que vai desde o ângulo de 1º, expressamente grafado o de 25º - objeto em questão, até o ângulo de 89º com os valores expressos para o seno, cosseno e tangente. Constata-se então que o valor do sen 25º = 0,4226. A partir daí torna-se menos difícil, mas possível, a resolução da questão de nº 28.

3. Solução: INDEFERIMENTO e manutenção do gabarito. II – ANULAR as questões nº 01, 03 e 46 da prova, conforme parecer da comissão responsável, sendo

seus pontos atribuídos a todos os candidatos independentemente de terem recorrido. III – DIVULGAR o novo gabarito após a solução dos recursos.

QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

01 ANULADA 26 A

02 A 27 A

03 ANULADA 28 D

04 D 29 B

05 B 30 B

06 D 31 C

07 C 32 A

08 B 33 A

09 D 34 B

10 C 35 B

11 A 36 D

12 B 37 D

13 A 38 C

14 C 39 C

15 A 40 A

16 D 41 B

17 C 42 A

18 D 43 C

19 B 44 C

20 A 45 B

21 C 46 ANULADA

22 D 47 A

23 C 48 D

24 D 49 C

25 C 50 C

Page 29: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

959

Visto do Ajudante Geral

Belo Horizonte, 12 de julho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

ATO Nº 4.0307/12 – DE-4 - RESULTADO DA PROVA - EXPLOSÕES

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais e considerando o Edital nº 05/12, que dispõe sobre o Processo Seletivo ao Curso de Especialização Lato Sensu em Prevenção contra Incêndio e Explosões para o ano de 2012, RESOLVE: I – Homologar e divulgar o resultado da prova, apresentado pelo Presidente da comissão de correção da prova, conforme abaixo listado. II – Esclarecer que o desempate dos candidatos foi procedido por Posto.

CANDIDATOS APROVADOS

Ord. Nº BM GRAD. NOME Unidade Acertos Nota

1. 143.152-7 2º Ten BM Carlos Henrique Viana 10º BBM 42 90

2. 136.198-9 1º Ten BM Ênio Virgilio Martins de Souza CAT 39 84

3. 136.866-1 1º Ten BM Rafael Santos Machado CAT 39 84

4. 133.443-2 1º Ten BM Rafael Neres dos Santos 10º BBM 38 82

5. 133.352-5 1º Ten BM Vitor Costa Leite CAT 38 82

6. 136.875-2 1º Ten BM Fabrício Rocha Xavier 10º BBM 36 78

7. 150.252-5 2º Ten BM Luiz Henrique Moreira Fagundes 2º BBM 36 78

8. 133.355-8 1º Ten BM Heitor Aguiar Mendonça 10º BBM 35 76

9. 147.848-6 2º Ten BM Wilker Tadeu Alves da Silva 2º BBM 34 74

10. 149.895-5 2º Ten BM Rodrigo Alves de Jesus CAT 34 74

11. 133.349-1 1º Ten BM Bruno César Amorim Machado CAT 33 72

12. 136.019-7 2° Ten BM Gustavo Moraes Falcão 3º BBM 33 72

13. 149.878-1 2º Ten BM Adler Augusto Dias Silva 7º BBM 33 72

14. 149.879-9 2º Ten BM Tobias Procópio Martins Torres 5º BBM 33 72

15. 133.427-5 1º Ten BM Felipe Augusto Maciel de Faria Mota Oliveira DAÍ 32 70

16. 136.011-4 2º Ten BM Wanderson de Souza Araujo 10º BBM 32 70

17. 143.155-0 2° Ten BM Adilson Nunes da Silva 6º BBM 30 66

18. 150.232-7 2º Ten BM Luciana Silva Procópio Fagundes 2º BBM 29 64

19. 148.029-2 2° Ten BM Aldeir Soares Franco 6º BBM 29 64

20. 149.872-4 2° Ten BM Estevão Matos de Miranda 6º BBM 28 62

CANDIDATOS ELIMINADOS

(Aproveitamento menor que 60%)

Ord. Nº BM GRAD. NOME Unidade Acertos Nota

1. 143.153-5 2º Ten BM Diogo Braga Chelini Pereira 4º BBM 26 58

2. 133.287-3 1º Ten BM Silvio Alves Barbosa ABM 25 56

3. 149.890-6 2º Ten BM Mateus Campos Cunha 10º BBM 25 56

Page 30: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

960

Visto do Ajudante Geral

CANDIDATOS FALTOSOS

Ord. Nº BM GRAD. NOME Unidade

1. 132.813-7 Cap BM Marcus Anderson Viana Soares ABM

2. 133.393-9 1º Ten BM Rodrigo Pires de Avelar Vaz 5º BBM

3. 136.867-9 1º Ten BM Gabriel Patrício de Andrade CAT

4. 136.105-4 1º Ten BM Eudes Humberto de Souza Correa 5º BBM

5. 143.083-4 2º Ten BM Christian Coelho Cordeiro 1º BBM

6. 147.836-1 2° Ten BM Eliseu Washington G. Marques 6º BBM

7. 149.892-2 2° Ten BM Euneise Ferreira Costa 6º BBM

8. 147.891-6 2º Ten BM Leonardo Piekarz 1º BBM

9. 142.897-8 2º Ten BM Paulo César Souza Costa 5º BBM

10. 136.307-6 2º Ten BM Rodrigo Turci de Almeida 1º BBM

11. 147.971-7 2º Ten BM Thales Gustavo de Oliveira Costa 10º BBM

12. 148.093-8 2° Ten BM Tiago da Silva Neves 6º BBM

13. 143.144-4 2º Ten BM Rafael de Figueiredo Barbosa 1º BBM

14. 136.220-1 Asp BM Gilberto José dos Santos ABM

Belo Horizonte, 18 de julho de 2012.

(a) MARCELO TADEU DE SOOUZA BRITO, CORONEL BM

RESP. P/ DIRETORIA DE ENSINO

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 124.1/12 – DRH.1

O CORONEL BM COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições legais, c/c o art. 122, da Lei 5.301/69 -EMEMG, e tendo em vista a Sindicância Administrativa Ordinária de Portaria SAO Nº 59/2012 – 5º BBM, que versa sobre pedido de licença remunerada para tratar problemas de saúde em pessoa da família, e as fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 124.1/12 - DRH.1, RESOLVE:

I – CONHECER o requerimento apresentado nº 155.133-2, Sd BM Lucas Henrique Silva, lotado no

5º BBM, na qual pleiteia a concessão de 30 (trinta) dias de licença por motivo de doença em pessoa da família. II – CONCEDER ao nº 155.133-2, Sd BM Lucas Henrique Silva, lotado no 5º BBM, 30 (trinta) dias de

licença remunerada por motivo de doença em pessoa da família (pai), conforme consta nos autos da Sindicância Administrativa Ordinária, Portaria nº 59/2012 – 5º BBM, de 23Jun12, e parecer nº 124.1/12-DRH.1.

DRH em Belo Horizonte, 10 de Agosto de 2012

(a) PEDRO ALVARENGA, CORONEL BM

Diretor de Recursos Humanos

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 219/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado Nº 092.631-1, 3º SGT BM PEDRO PAULO DE SOUZA, do 3º BBM. Solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 219/12-SCTT/DRH-1, resolve:

Page 31: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

961

Visto do Ajudante Geral

I – Homologar o parecer de n° 219/12 da SCTT/DRH-1;

II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente incluído em data anterior a 13/07/1993, para

fins de adicionais (QQ) e aposentadoria, 00 ano e 60 dias referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, relativo ao período de 01/05/1987 a 30/06/1987, com retroação dos efeitos da averbação a 20/07/2012, data do respectivo requerimento;

III – Desconsiderar para cômputo o período de 01/02/2006 a 31/03/2006 e 01/04/2007 a 30/04/2007 por

se tratar de tempo sobreposto à inclusão no CBMMG. Publique-se, registre-se. DRH, em Belo Horizonte, 17 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 220/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 136.448-8, 2º TEN BM SUZANA DE SOUZA BRAGA, do 3º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das

fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 220/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 220/12 da SCTT/DRH-1;

II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 01 ano e 360 dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado à Secretaria de Educação de Minas

Gerais, certificado pelo Instituto Nacional de Seguro Social - relativo ao período 01/01/1996 a 31/12/1998.

Publique-se, registre-se.

DRH, em Belo Horizonte, 13 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 221/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 147.952-6, SD BM IGOR RODRIGUES BARBOSA, do 7º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 221/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 221/12 da SCTT/DRH-1;

II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria 01 ano e 079 dias

referentes ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, no período de 02/12/2002 a 20/02/2004.

Publique-se, registre-se.

Page 32: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

962

Visto do Ajudante Geral

DRH, em Belo Horizonte, 17 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 222/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº. 247, de 20abr07 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 090.752-7, 1º SGT BM GERALDO MAGELA SILVINO, do 4º BBM, solicitando a Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 222/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 222/12 da SCTT/DRH-1;

II– Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, adicional(s) e

férias-prêmio, 05 anos e 30 dias, relativo ao período de 01/03/1977 a 09/04/1982, prestados em atividade vinculada à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, na extinta Guarda Mirim, mediante Ação de Justificação Judicial, julgada na 4º Vara da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da Comarca de Belo Horizonte - MG, pelo MMª. Juíza de Direito, Drª. Riza Aparecida Nery, sob Processo de Justificação Judicial nº 0024.10.243.284-6;

III – Retroagir os direitos à 24/07/2012, data do requerimento.

Publique-se, registre-se. DRH, em Belo Horizonte, 17 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM

DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 223/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 155.281-9, SD BM FABRICIO FERREIRA ROSA, do 1º BBM; solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 223/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 223/12 da SCTT/DRH-1; II– Averbar nos assentamentos funcionais da requerente, para fins de aposentadoria, 01 ano e 245

dias, prestados junto ao CEFET/MG como Aluno-Aprendiz de curso Técnico em Informática Industrial, conforme Certidão anexa, no período de 01/02/2002 a 31/12/2003.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 33: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

963

Visto do Ajudante Geral

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 224/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 155.247-0, SD BM EVERALDO NERES DOS SANTOS, do 3º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 224/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 224/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria 05 anos e 146

dias referentes ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, nos períodos de 01/02/2003 a 12/09/2003, 28/06/2004 a 25/09/2004 e 16/05/2005 a 01/12/2009.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 225/12 RETIFICAÇÃO DO ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO n.º 259/07 de 25/10/2007 (*) O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 127.500-7, SD BM MARCOS LUCIANO RIBEIRO, do 8º BBM, no qual a Unidade solicita correção Ato de Despacho em Requerimento n.º 259/07 de 25/10/2007, publicado no BGBM n.º 044 de 01/11/2007, no qual consta lançamento incorreto no item 5 do Parecer e alínea II do Ato de Despacho em Requerimento, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 225/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 225/12 da SCTT/DRH-1; II– No item II do ato de despacho em requerimento Ato de Despacho em Requerimento n.º 259/107de

25/10/2007 (*); Onde se lê: ―... onde se lê: 02/02/1998 a 05/10/1995...‖; Leia-se: ―... leia-se 02/02/1998 a 04/07/1998...‖. Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 227/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº. 247, de 20abr07 e considerando nova solicitação de averbação de tempo de serviço,

Page 34: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

964

Visto do Ajudante Geral

relativa ao requerimento apresentado pelo Nº 090.882-2, 3º SGT BM JUAREZ BENEDITO DE SOUZA, do 7º BBM, para averbação de tempo de serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 227/12 -SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 227/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de contagem de tempo,

aposentadoria/reserva, adicional(ais), 06 anos e 357 dias, relativo ao período de 03/04/1978 a 31/12/1984, prestado junto à antiga FEBEM-MG, na condição de Aluno-Aprendiz, constante da Certidão emitida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS;

III – Retroagir os direitos à data de 03/08/2012, data do requerimento. Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 228/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 126.397-9, CB BM SANDRO DE SOUZA NASCIMENTO, do 4º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 228/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 228/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 01 ano e 173

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 01/02/1991 a 26/01/1992, 18/06/1992 a 16/09/19922 e 01/07/1996 a 28/09/1996.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 229/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 123.279-2, CB BM GIL NUNES ESPINHEIRA JÚNIOR, do 1º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 229/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 229/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 06 anos e 178

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 01/02/1988 a 04/07/1989, 13/11/1989 a 30/12/1989, 05/02/1990 a 15/01/1992, 01/01/1993 a 20/04/1995, 04/05/1995 a 18/10/1995 e 11/04/1996 a 30/06/1996;

Page 35: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

965

Visto do Ajudante Geral

III – Desconsiderar para cômputo o período de 01/08/2007 a 01/11/2007 e 01/03/2008 a 02/09/2009

por se tratar de tempo sobreposto a data de inclusão no CBMMG. Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 230/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 135.977-7, SD BM ANDRÉ NASCIMENTO SOARES, do 1º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 230/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 230/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria 03 anos e 156

dias referentes ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, no período de 25/02/1997 a 24/02/1998 e 25/02/1998 a 31/07/2000.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 231/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, Inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado Nº 135.977-7, SD BM ANDRÉ NASCIMENTO SOARES, do 1º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 231/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 231/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente, para fins de aposentadoria 04 anos e 064

dias, referente ao tempo de serviço prestado junto à Aeronáutica - EPCAR, relativo ao período de 01/08/2000 a 03/10/2004.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 36: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

966

Visto do Ajudante Geral

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 233/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 155.443-5, SD BM LASSIF VANDER BARTLES CABRAL GOMES, do 6º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 233/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 233/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria 01 ano e 229 dias

referentes ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, no período de 04/09/2007 a 01/05/2008, 17/12/2008 a 14/04/2009 e 08/05/2009 a 31/12/2009.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 234/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 111.671-4, CB BM FÁBIO GOMES ALEIXANDRE SANTOS, do 6º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 234/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 234/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 00 ano e 270

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 01/12/1990 a 31/01/1991, 01/07/1991 a 31/07/1991 e 01/09/1991 a 29/02/1992.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 235/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, Inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado Nº 155.443-5, SD BM LASSIF VANDER BARTLES CABRAL GOMES, do 6º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 235/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 235/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente, para fins de aposentadoria 09 anos e 120

dias, referente ao tempo de serviço prestado junto à Marinha do Brasil, relativo ao período de 23/01/1998 a 23/05/2007.

Page 37: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

967

Visto do Ajudante Geral

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 236/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 118.359-9, CB BM PEDRO PAULO VICTORINO MARQUES, do 4º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 236/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 236/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 07 anos e 015

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 26/06/1979 a 19/10/1993, 16/11/1982 a 26/03/1983, 03/03/1986 a 30/04/1988, 13/06/1988 a 18/04/1989, 03/07/1989 a 01/08/1989, 01/06/1993 a 07/06/1993 e 01/12/1993 a 28/02/1994.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 237/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº. 247, de 20abr07 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 126.085-0, CB BM MARCOS ANTÔNIO LARA, do 4º BBM, solicitando a Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 237/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 237/12 da SCTT/DRH-1; II– Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, adicional(s)

e férias-prêmio, 04 anos e 206 dias, relativo ao período de 01/02/1990 a 24/08/1994, prestados em atividade vinculada à Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, na extinta Guarda Mirim, mediante Ação de Justificação Judicial, julgada na Vara da Fazenda Pública e Autarquias Estaduais da Comarca de Juiz de Fora - MG, pelo MM. Juiz de Direito, Dr. Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães, sob Processo de Justificação Judicial nº 0145.09.545.843-9;

III – Retroagir os direitos à 31/07/2012, data do requerimento. Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

Page 38: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

968

Visto do Ajudante Geral

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 238/12

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 136.119-5, CB BM CARLOS EDUARDO LÚCIO DA SILVA, do 4º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 238/12-SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de n° 238/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria 02 anos e 162

dias referentes ao tempo de serviço prestado em atividade vinculada ao INSS, no período de 19/05/2000 a 30/03/2001, 02/04/2001 a 24/05/2002 e 14/07/2003 a 10/11/2003.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 239/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 112.192-0, CB BM ARTHUR DE SOUZA CAMPOS NETO, do 4º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 239/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 239/12 da SCTT/DRH-1; II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 01 ano e 128

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 13/12/1989 a 07/07/1990, 02/05/1991 a 19/08/1991 e 01/01/1993 a 30/06/1993;

III – Desconsiderar para cômputo o período de 02/01/1989 a 16/01/1987 e 01/03/2012 a 31/03/2012

por se tratar de tempo já averbado e sobreposto à inclusão junto ao CBMMG, respectivamente. Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

ATO DE DESPACHO EM REQUERIMENTO N° 240/12 O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21jan00 c/c art. 5º, inciso II da Resolução nº 358, de 21jan10 e considerando o requerimento apresentado pelo Nº 112.289-4, CB BM WELLINGTON DE ANDRADE AMARAL, do 4º BBM, solicitando Averbação de Tempo de Serviço, além das fundamentações fáticas e de direito aduzidas no parecer nº 240/12 - SCTT/DRH-1, resolve:

I – Homologar o parecer de nº 240/12 da SCTT/DRH-1;

Page 39: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

969

Visto do Ajudante Geral

II – Averbar nos assentamentos funcionais do requerente para fins de aposentadoria, 03 anos e 283

dias, referente ao tempo de serviço prestado em atividade vinculado ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, relativo aos períodos 13/07/1987 a 04/07/1989, 22/01/1990 a 06/12/1990, 01/11/1991 a 10/03/1992 e 02/01/1993 a 31/07/1993.

Publique-se, registre-se. DRH em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) PEDRO ALVARENGA, CEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA nº 152.907-2, Sd BM Larissa dos Santos Queiroz, lotada na DAL, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 111.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA os militares abaixo relacionados, a ausentarem-se do país de acordo com o ato Nº 112.1/12 - DRH-1. A saber:

Nº 113.788-4, Maj BM Kênia Prates Silva Maciel de Freitas – DAT; Nº 113.793-4, Cap BM Luciana Silva Lopes de Oliveira Fróis – DRH; Nº 100.667-5, Cap BM Saulo Rodrigues da Costa – COB; Nº 109.605-6, Cap BM Eduardo Cota Ramos – DRH; Nº 109.574-4, Cap BM Fernando Augusto Alves Silva – COB; Nº 113.861-9, Cap BM Farley Rocha Soares – BOA; Nº 126.401-9, Sd BM Fernando Vieira Fróis de Oliveira – 1º BBM. O ato se encontra arquivado nas respectivas pastas dos militares.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o nº 133.352-5, 1º Ten BM Vitor Costa Leite, lotado na DAT, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 114.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

Page 40: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

970

Visto do Ajudante Geral

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS

O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o nº 148.199-3, Sd BM Thales Juan de Oliveira, lotado na DTS, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 115.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o nº 154.882-5, Sd BM Cinthya Caroline Teles Batista, lotada no 7º BBM, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 116.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o nº 136.533-7, 1º Ten QOSBM Lucia Bueno Nogueira, lotada no 9º BBM, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 117.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA nº 128.391-0, Cap BM Pedro Luiz Santos Marques, lotado no BOA, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 121.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o

Page 41: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

971

Visto do Ajudante Geral

nº 149.882-3, 2º Ten BM Wallace de Faria, lotado no 2º BBM, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 122.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

AUTORIZAÇÃO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS O Coronel BM Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso

das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo Ato nº 016.1/12, que subdelegou a competência do Comandante-Geral do CBMMG prevista no inciso VI, artigo 1º, do Decreto nº 40.874, de 18jan00, AUTORIZA o nº 118.355-7, Cb BM Egydio Mauro Fraga da Silva, lotado no 4º BBM, a ausentar-se do país de acordo com o ato Nº 123.1/12 - DRH-1.

O ato se encontra arquivado na pasta do militar.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM Diretor de Recursos Humanos

DESPACHO ADMINISTRATIVO Nº 1041/2012 Anexo: Autos de Relatório Anônimo, contendo 41 (quarenta e uma) fls. Ref.: Despacho n. 7414/12 – EMBM. O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR e SUBCOMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS

MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso das suas atribuições legais previstas na Lei Complementar n. 54, de 13 de dezembro de 1999, c/c a Resolução n. 05, de 18 de fevereiro de 2000, à vista do relatório anônimo alusivo ao CHO BM 2012, e,

1 CONSIDERANDO: 1.1 o disposto no Art. 10, da Lei 14.184, de 31 de janeiro de 2002 e o dever da Administração de emitir

decisão em matéria de sua competência, consoante as disposições do Art. 46 desta mesma lei; 1.2 tratar-se tal demanda de relatório anônimo, em que o autor do documento se vale do anonimato

para proferir acusações relativas ao desenvolvimento do processo seletivo ao CHO BM 2012 e ao final requerer providências acerca da alteração do gabarito oficial e anulação de questões da prova objetiva após julgamento dos recursos dos candidatos;

1.3 que nos termos do Art. 5º, inciso IV, da CF/88, é livre a manifestação de pensamento, sendo, contudo, vedado o anonimato;

1.4 as disposições do Art. 12, da Lei 14.184, segundo as quais o requerimento do interessado deve conter a sua identificação ou daquele que o represente;

1.5 que o Memorando 1075/06 – EMBM dispõe que todos os documentos ou assuntos deverão ser conduzidos respeitando a cadeia de comando, e que o descumprimento do disposto no referido memorando implica no desconhecimento da matéria;

1.6 que no Edital n. 19, de 28 de dezembro de 2011, que regulou o processo seletivo ao CHO BM 2012, não há previsão de novo recurso em face da decisão proferida pelo Diretor de Ensino nas demandas recursais que lhe foram apresentadas para solução, sendo esta de caráter definitivo na esfera administrativa;

2 RESOLVE: 2.1 Deixar de conhecer e analisar o mérito das informações constantes no relatório, por não contemplar

a matéria os requisitos de admissibilidade; 2.2 Determinar a publicação desta decisão.

Page 42: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

972

Visto do Ajudante Geral

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 21 de agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM

Chefe do Estado-Maior/Subcomandante-Geral

DESPACHO EM REQUERIMENTO

Indefere requerimento de retroação na data de promoção por tempo de serviço apresentado pelo Nº 117.842-5, CB BM RODNEY BARBOSA DE ALMEIDA, do 3º BBM.

O CORONEL BM DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE

MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas no inciso II, art. 2º, da Resolução nº. 01, de 21Jan00, considerando o requerimento apresentado pelo Nº 117.842-5, CB BM RODNEY BARBOSA DE ALMEIDA, lotado no 3º BBM, em que solicita a retroação em sua data de promoção por tempo de serviço à graduação de Cabo do QPBM, ocorrida em 25Dez2005, alegando que deveria ter sido promovido com dez anos de efetivo serviço a partir da inclusão,

CONSIDERANDO: - que quando da publicação da Lei Complementar 74, em 08Jan2004, exigia-se que os dez anos de

efetivo serviço fossem na graduação de Soldado de Primeira Classe:

Lei 5.301/69, com alteração da Lei Complementar 74, em 08Jan2004 – Art. 214. A promoção por tempo de serviço é devida ao Soldado e ao Cabo que tiverem, no mínimo, dez anos de efetivo exercício na mesma graduação e que satisfizerem os seguintes requisitos: I – estar no mínimo, no conceito B – 24 ou equivalente, nos termos da Lei nº 14.310, de 19 de junho de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais; II – estar, exceto o Soldado, apto no treinamento policial básico ou equivalente, nos termos de normatização administrativa baixada pelo Comandante-Geral; III – não estar sub judice, nos termos deste Estatuto. - que somente em 22Dez2009, por ocasião da Lei Complementar 109, a promoção por tempo de serviço ao Soldado de 1ª Classe passa a ocorrer aos dez anos de efetivo serviço a partir da data de inclusão; - que o impetrante deve estar atento ao prazo previsto na §1º, do Art. 223, da Lei 5.301/69; - que ao administrador público cabe cumprir o que a lei determina, não podendo ultrapassar os limites ali determinados; - que após conferência dos documentos disponíveis, verificou-se que a data de promoção do impetrante encontra-se correta, assim como sua posição no almanaque;

RESOLVE: I - conhecer o pedido; II - INDEFERIR O PEDIDO, face aos motivos descritos. Belo Horizonte, 20 de agosto de 2012.

(a) Pedro Alvarenga, Coronel BM

Diretor de Recursos Humanos

DESPACHO EM REQUERIMENTO Nº 1024

Indefere requerimento de transferência apresentado pelo militar nº 126.511-5, Cb BM Adriano Vitor Luciano dos Santos lotado no 10º BBM-Formiga para o CSM.

O Coronel BM Chefe do Estado Maior Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, no uso das atribuições legais previstas do inciso I, do artigo 2º, c/c o artigo 5º, da Resolução nº 73, de

Page 43: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

973

Visto do Ajudante Geral

16 de abril de 2002, que ―delega competência para movimentação de pessoal no CBMMG‖, e considerando que:

I – O Ten Cel BM Comandante do 10º BBM não é favorável à movimentação em virtude dos processos

administrativos em andamento em que o militar solicitante encontra-se envolvido; II – Há claro no quadro de Cb/Sd no efetivo do 10º BBM- Formiga/MG, não sendo possível efetivar a

movimentação do militar em epígrafe. RESOLVE: 1. Indeferir o requerimento de movimentação apresentado pelo nº 126.511-5, Cb BM Adriano Vitor

Luciano dos Santos do 10º BBM-Formiga que pleiteia sua movimentação para o CSM. 2. Publicar este ato em BGBM. 3. Arquivar em pasta funcional do militar. EMBM, Belo Horizonte, 21 de agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM Chefe do Estado Maior / Subcomandante Geral

DESPACHO EM REQUERIMENTO Nº 1160/2012

Conhece o recurso em 2ª Instância apresentado pelo 2º Sgt BM Clóvis Helbert de Souza Santos, contra desligamento do CAS BM/12.

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS,

pela atribuição que lhe compete o art. 5º, XV da Resolução 357, de 21 de janeiro de 2010, considerando que: a) o militar não alcançou a frequência mínima exigida para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento

de Praças (CASBM); b) não apresentou fato novo que motiva a retificação do ato 01/12 de 01 de junho de 2012 e do ato

04/12 de 18 de julho de 2012, ambos expedidos pelo Comandante da Academia de Bombeiros Militar. RESOLVE: Conhecer e indeferir o pedido do militar. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 20 de agosto de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO

DESPACHO EM REQUERIMENTO Nº 4.0281/12 – DE-4

O CORONEL BM DIRETOR DE ENSINO DO CBMMG, no uso de suas atribuições legais, e considerando o Edital nº 06/12, que dispõe sobre o Processo Seletivo ao Curso de Tripulante Operacional para o ano de 2012, RESOLVE:

– Desconhecer o recurso apresentado pelo nº 136.478-5, 3º Sgt BM Deusdet Moreira de Souza,

lotado no 9º BBM, considerando a inobservância do art. 30 do Edital nº 06/12.

Page 44: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

974

Visto do Ajudante Geral

Belo Horizonte, 12 de julho de 2012.

(a) EDSON ALVES FRANCO, CORONEL BM

DIRETOR DE ENSINO

DESPACHO ADMINISTRATIVO Nº 1042/2012 SOLUÇÃO DE REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO

Anexo: Autos de Requerimento Administrativo, sem numeração de folhas Ref.: Ofício n. 5244/12-DE. O CORONEL BM COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS

GERAIS, no uso das suas atribuições previstas na Lei n. 5.301/69, na Lei Complementar n. 54/99 e no Decreto n. 44.557/07, e,

2 CONSIDERANDO QUE: 1.1 o n. 155.567-1, Sd 2ª Cl BM Matheus Felipe Ávila de Castro, da ABM, requereu a revisão do Ato

de Resultado Final do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar do ano de 2010 (CFSd 2010) e, por conseqüência, a sua promoção à graduação de Soldado de 1ª Classe BM, com retroação a data de 04 de agosto de 2010;

1.2 o requerente foi matriculado no CFSd BM por força de liminar judicial, exarada no Processo de n.

0146924-70.2010.8.13.0105 da 5ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares; 1.3 constam dos autos anexos que o militar concluiu com aproveitamento o CFSd BM, sendo aprovado

em todas as disciplinas constantes da grade curricular, tendo sido aprovado em segunda época na disciplina de Educação Física;

1.4 o requerente, apesar de ter concluído com aproveitamento o curso, não participou da formatura e

nem foi promovido à graduação de Soldado de 1ª Classe, em observância as disposições previstas no § 2º, do Art. 70, da Resolução n. 083, de 02 de Setembro de 2002, que vedava a formatura ou promoção de militar enquanto não transitasse em julgado a sentença judicial que determinara a matrícula em curso;

1.5 o requerente fundamenta o seu pedido na alteração ocorrida no §2º, do Art. 70, da Resolução n. 83,

que impedia sua promoção a Soldado de 1ª Classe em virtude de ter realizado o CFSd mediante liminar judicial;

1.5.1 deduz que, com a alteração ocorrida, deixa de existir impedimento para sua promoção à data de

conclusão do curso, que ocorreu em 04/08/10; 1.6 em 17 de abril de 2012 foi assinada a Resolução n. 458, alterando o §2º, do Art. 70, da Resolução

n. 083/02, que passou a ter a seguinte redação: “§ 2º - O aluno que freqüentar o curso mediante liminar e que obtiver aproveitamento em todas as disciplinas poderá ser considerado apto para a formatura ou promoção ainda que o mérito da ação judicial proposta não tenha transitado em julgado”;

1.6.1. a Resolução nº 458 ainda dispõe em seu artigo 2º que seus efeitos retroagirão à 25Nov11; 1.7 da análise do requerimento verifica-se que: 1.7.1 o Ato de Resultado Final de curso combatido pelo requerente encontra-se acabado e com seus

efeitos já produzidos, tendo sido realizado em estreita observância às normas legais, vigentes ao tempo da sua expedição;

1.7.2 não há que se falar em revisão do Ato de Resultado Final do CFSd BM 2010, pois não foram

Page 45: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

975

Visto do Ajudante Geral

verificadas nulidades ou quaisquer vícios que pudessem ensejar a pretensa revisão;

1.7.3 por consequência não merece acolhida o pleito do requerente em relação à promoção retroativa à

data de formatura do CFSd BM 2010 (04/08/2010), haja vista que, à época, havia impedimento normativo à sua formatura e conseqüente promoção;

1.7.4 à vista da alteração do §2º, do Art. 70, da Resolução n. 083/02, efetivada pela Resolução n.

458/12, deixa de existir impedimento normativo à promoção do Sd 2ª Classe Matheus Felipe Ávila de Castro, a partir da data de 25Nov11;

2 RESOLVE: 2.1 conhecer do requerimento apresentado pelo n. 155.567-1, Sd 2ª Cl BM Matheus Felipe Ávila de

Castro, da ABM; 2.2 deferir parcialmente o pedido: 2.2.1 manter o Ato de Resultado Final do CFSd BM 2010 como foi exarado; 2.2.2 promover o requerente à graduação de Soldado de 1ª Classe, retroagindo a promoção à data de

25/11/2011, em observância ao disposto nos Art’s. 1º e 2º da Resolução 458/12; 2.2.3 indeferir o pedido de retroação da promoção à data de 04/08/2010, pelos motivos já expostos; 2.4 determinar à Diretoria de Recursos Humanos a adoção das providências relativas à promoção do

requerente; 2.5 determinar a publicação desta decisão em Boletim Geral do Corpo de Bombeiros (BGBM); 2.6 determinar o retorno dos autos à origem para conhecimento e adoção das demais providências. 2.7 recomendar às Unidades envolvidas adotar as medidas necessárias ao fiel cumprimento desta

decisão. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 17 de agosto de 2012.

(a) Sílvio Antônio de Oliveira Melo, Coronel BM Comandante-Geral

DESPACHO ADMINISTRATIVO Nº 1043/2012 SOLUÇÃO DE REQUERIMENTO ADMINISTRATIVO

Anexo: Autos de Requerimento Administrativo, sem numeração de folhas. Ref.: Ofício n. 5244/12-DE. O CORONEL BM COMANDANTE-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS

GERAIS, no uso das suas atribuições previstas na Lei n. 5.301/69, na Lei Complementar n. 54/99 e no Decreto n. 44.557/07, e,

3 CONSIDERANDO QUE: 1.1 o n. 155.546-5, Sd 1ª Cl BM Thales Leite Braga, da ABM, requereu a revisão do Ato de Resultado

Final do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar do ano de 2010 (CFSd 2010) e, por conseqüência,

Page 46: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

976

Visto do Ajudante Geral

a sua promoção à graduação de Soldado de 1ª Classe BM, com retroação a data de 04 de agosto de 2010;

1.2 o requerente foi matriculado no CFSd BM por força de liminar judicial, exarada no Processo de n.

0024.09.695.179-3 da 3ª VFPA/BH; 1.3 constam dos autos anexos que o militar concluiu com aproveitamento o CFSd BM, sendo aprovado

em todas as disciplinas constantes da grade curricular; 1.4 o requerente, apesar de ter concluído com aproveitamento o curso, não participou da formatura e

nem foi promovido à graduação de Soldado de 1ª Classe, em observância as disposições previstas no § 2º, do Art. 70, da Resolução n. 083, de 02 de Setembro de 2002, que vedava a formatura ou promoção de militar enquanto não transitasse em julgado a sentença judicial que determinara a matrícula em curso;

1.5 o requerente fundamenta o seu pedido na alteração ocorrida no §2º, do Art. 70, da Resolução n. 83,

que impedia sua promoção a Soldado de 1ª Classe em virtude de ter realizado o CFSd mediante liminar judicial;

1.5.1 deduz que, com a alteração ocorrida, deixa de existir impedimento para sua promoção à data de

conclusão do curso, que ocorreu em 04/08/10; 1.6 em 17 de abril de 2012 foi assinada a Resolução n. 458, alterando o §2º, do Art. 70, da Resolução

n. 083/02, que passou a ter a seguinte redação: “§ 2º - O aluno que freqüentar o curso mediante liminar e que obtiver aproveitamento em todas as disciplinas poderá ser considerado apto para a formatura ou promoção ainda que o mérito da ação judicial proposta não tenha transitado em julgado”;

1.6.1. a Resolução n. 458 ainda dispõe em seu artigo 2º que seus efeitos retroagirão à 25Nov11; 1.7 da análise do requerimento verifica-se que: 1.7.1 o Ato de Resultado Final de curso combatido pelo requerente encontra-se acabado e com seus

efeitos já produzidos, tendo sido realizado em estreita observância às normas legais, vigentes ao tempo da sua expedição;

1.7.2 não há que se falar em revisão do Ato de Resultado Final do CFSd BM 2010, pois não foram

verificadas nulidades ou quaisquer vícios que pudessem ensejar a pretensa revisão; 1.7.3 por consequência não merece acolhida o pleito do requerente em relação à promoção retroativa à

data de formatura do CFSd BM 2010 (04/08/2010), haja vista que, à época, havia impedimento normativo à sua formatura e conseqüente promoção;

1.7.4 à vista da alteração do §2º, do Art. 70, da Resolução n. 083/02, efetivada pela Resolução n.

458/12, o requerente já foi promovido a Soldado de 1ª Classe, conforme decisão exarada no Despacho Administrativo n. 1018/2012, publicada no BI n. 18/Aj. Geral, de 07Mai12;

2 RESOLVE: 2.1 conhecer do requerimento apresentado pelo n. 155.546-5, Sd 1ª Cl BM Thales Leite Braga, da

ABM; 2.2 indeferir totalmente o pedido: 2.2.1 manter o Ato de Resultado Final do CFSd BM 2010 como foi exarado; 2.2.2 manter a data de promoção do requerente à graduação de Soldado de 1ª Classe como sendo o

dia 25 de novembro de 2011, em observância ao disposto nos Art’s. 1º e 2º da Resolução 458/12;

Page 47: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

977

Visto do Ajudante Geral

2.2.3 indeferir o pedido de retroação da promoção à data de 04/08/2010, pelos motivos já expostos; 2.4 determinar a publicação desta decisão em Boletim Geral do Corpo de Bombeiros (BGBM); 2.5 determinar o retorno dos autos à origem para conhecimento e adoção das demais providências. 2.6 recomendar às Unidades envolvidas adotar as medidas necessárias ao fiel cumprimento desta

decisão. Publique-se, registre-se e cumpra-se. Belo Horizonte, 17 de agosto de 2012.

(a) Sílvio Antônio de Oliveira Melo, Coronel BM Comandante-Geral

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 68/2012 O Tenente-Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 68/12, referente ao pleito da Responsável Técnica Dilça Gonçalves Silva, CREA Nº 80.570/D, relativo à aprovação da escada como enclausurada e manutenção da largura e tipo das escadas de acesso aos mezaninos para a edificação situada à Avenida Raja Gabáglia, Nº 1093, Bairro Luxemburgo, Belo Horizonte/MG, com Projeto Técnico nº 062.4452.2011.04133, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO: 1) Tratar-se de edificação existente desde 1996, conforme documento comprobatório apresentado; 2) Não houve proposta que mitigasse a deficiência da ventilação na escada de emergência; 3) A proposição da RT se deu apenas com base na impossibilidade de compartimentar a comunicação

da escada no nível de descarga, através de iluminação e sinalização; 4 Há condições de adaptação da escada existente à escada enclausurada protegida (EP), de forma a

mitigar a deficiência de ventilação. 5) A deficiência da largura e tipo de escada dos mezaninos da ocupação comercial; RESOLVE: 1) DEFERIR o pleito da RT quanto à não adaptação da escada existente para escada à prova de

fumaça e quanto à manutenção da largura e tipo das escadas de acesso aos mezaninos da ocupação comercial, condicionado ao atendimento das seguintes exigências:

a) Adaptar a escada existente para escada enclausurada protegida, garantindo abertura para saída de ar conforme item 5.7.8.2 da IT 08, além de captação de ar puro conforme item 5.7.8.4 da IT 08;

b) Instalar placas S17 dentro da escada em todos os pavimentos, de forma a orientar os ocupantes quanto ao nível de descarga;

c) Instalar sistema de detecção automático de incêndio na ocupação comercial, visando reduzir o tempo de evacuação dos ocupantes devido à deficiência das escadas dos mezaninos.

Publique-se.

Belo Horizonte, 13 de julho de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

Page 48: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

978

Visto do Ajudante Geral

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 36/2012

O Tenente-Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 36/12, referente ao pleito do Responsável Técnico João Carvalho Wollentarski Júnior - CREA nº. 85.549/D, alusivo à solicitação de dispensa das medidas previstas na Instrução Técnica 30 – Subestações Elétricas, da edificação situada na Rua Rio Comprido, 4580, Bairro Cinco – Contagem / MG, com Projeto Técnico nº. 062.4452.2011.00964, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) Trata-se de subestação particular, refrigerada à óleo, com potência de 300 KVA, reduzindo a tensão

de 13.800 V para 220-127 V; 2) A compartimentação em relação ao restante da edificação é imprescindível para a segurança dos

ocupantes da edificação; 3) Há necessidade de instalação de dispositivo que impeça vazamento do líquido refrigerador para os

compartimentos adjacentes à subestação elétrica da edificação; RESOLVE: DEFERIR o pleito do Responsável Técnico, desde que sejam atendidas as seguintes exigências, além

das medidas já propostas no PSCIP: a) Compartimentação da subestação através de paredes resistentes ao fogo e porta corta-fogo abrindo

para o exterior da edificação; b) Instalação de bacia de contenção e drenagem no interior da subestação de forma a reter o líquido

dos transformadores em eventual vazamento; Publique-se em BGBM. Belo Horizonte, 19 de julho de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE COMISSÃO DE RECURSO EM 2º GRAU 10/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, fundamentado no inciso II do artigo 13 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e no item 6.9.4 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer da Comissão para Análise de Recursos em 2º Grau nº 10/12, quanto ao pleito do Responsável Técnico Luciano Gil de Oliveira Torres, CREA Nº 73.820/D, de aprovação do PSCIP sem adaptação da escada existente para a edificação situada na Rua Doutor Mozart Furtado, 317, Bairro Mercês, Uberaba/MG, com Projeto Técnico nº 560/2011, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) A escada existente apresenta deficiências quanto à ventilação para saída de ar quente e entrada

de ar puro, além de possuir comunicação entre a descarga e a área destinada ao estacionamento de veículos; 2) Não ficou comprovada a impossibilidade de pressurização da caixa de escada, conforme

parâmetros da IT 10; 3) Não foi proposta medida de segurança mitigadora para a edificação, mas apenas aparelho exaustor

a ser instalado no interior da caixa de escada; 4) Não foi apresentado laudo técnico conforme Circular nº 04/2009; 5) O RT não apresentou detalhamento técnico e referência normativa do aparelho proposto, o que

impossibilita a análise por esta Comissão. RESOLVE:

Page 49: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

979

Visto do Ajudante Geral

INDEFERIR o pleito do Responsável Técnico, devendo ser apresentadas informações e

argumentações técnicas, embasadas em normas técnicas ou trabalhos científicos, que comprovem a eficiência da medida proposta para posterior análise por Corpo Técnico.

Publique-se em BGBM. Belo Horizonte,19 de julho de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 94/2012 O Tenente-Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas

Gerais, no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 94/12, referente ao pleito do Responsável Técnico Jadir Carneiro Avelino, CREA Nº 38.147/D, relativo à aprovação do PSCIP com limitação de público de acordo com as saídas de emergência utilizando-se placas M2, para a edificação situada na Rua Israel Pinheiro Nº 1315, Esplanadinha, Governador Valadares/MG, com Projeto Técnico nº 672/2011, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) Trata-se de edificação existente com impossibilidade técnica 2) A população máxima possível no 1º pavimento (pavimento superior) supera a capacidade das

unidades de passagem das escadas existentes; 3) Há necessidade de garantir que a população do 1º pavimento seja evacuada da edificação em

tempo hábil, em um eventual incêndio no pavimento térreo; 4) A implantação de brigada de incêndio permanente durante os eventos, aliada à instalação de

sistema de alarme de incêndio permitirá que o tempo total de evacuação seja reduzido; 5) Há necessidade de garantir que as portas das rotas de fuga do salão de festas tenham abertura no

sentido de evacuação da edificação. RESOLVE: DEFERIR o pleito do RT, desde que sejam atendidas as seguintes exigências: a) Implantação de brigada de incêndio para atuar inclusive durante os eventos; b) Instalação de sistema de alarme de incêndio em toda a edificação (prédio principal); c) Instalação de placa indicando limitação de público em no máximo 600 pessoas no salão do 1º

pavimento (pavimento superior) do prédio principal, devendo garantir o controle de público de forma a comprovar aos vistoriadores o público presente durante fiscalização;

d) Manter abertura das portas do salão do 1º pavimento do prédio principal no sentido das rotas de fuga;

Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 91/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

Page 50: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

980

Visto do Ajudante Geral

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 91/12, referente ao pleito da Responsável Técnica Maria Saleth Neves Ferreira, CREA: 44.398/D, relativo ao pleito de isenção de atendimento ao balanceamento de degrau, previsto na sub-seção 5.7.3.1, alínea ―c‖, Instrução Técnica 08, para a edificação situada na rua Prudente de Morais, 714, Centro, Governador Valadares/MG, PSCIP nº 619/2011, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) Trata-se de edificação existente, com impossibilidade de adaptação dos degraus da escada de

emergência. 2) A proposta da RT não irá minimizar o risco, tendo em vista que o termo empregado não é conhecido

pela população da edificação. 3) A deficiência de balanceamento dos degraus oferece risco de acidentes aos ocupantes em eventual

situação de emergência; 4) A sinalização complementar dos degraus irregulares na rota de fuga permitirá visualização dos

desníveis pelos ocupantes. 5) As portas da descarga não poderão permanecer fechadas durante o funcionamento dos

estabelecimentos. RESOLVE: DEFERIR o pleito da RT, desde que atendidas as seguintes exigências: a) Projetar sinalização complementar de piso nos degraus em leque e sinalização de obstáculo nos

degraus dos patamares, observando a IT 15; b) Manter portas da descarga abertas durante todo expediente e instalar placa indicando esta

obrigatoriedade, conforme proposto pelo RT. Fica dispensada a instalação das placas ―ATENÇÃO ESCADA EM LEQUE‖. Publique-se. Belo Horizonte,16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 96/2012

O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº. 96/12, referente ao pleito do Responsável Jadir Carneiro Avelino, CREA 38.147/D, alusivo à Impossibilidade Técnica quanto à adequação da escada a prova de fumaça e compartimentação vertical da edificação situada a AV. Gov. Milton Campos, Centro, 3.505, Bairro Centro Guanhães - MG, com Projeto Técnico nº 117/2011, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO: 1) Trata-se de edificação existente, com área de ampliação superior a 50% da área da edificação, com

impossibilidade técnica referente às exigências de escada PF e compartimentação vertical; 2) Há deficiência de ventilação na escada, embora se tenha previsto proteção por porta corta-fogo,

necessitando de adequações para minimizar o risco de contaminação da escada por fumaça; 3) Há necessidade de garantir a rápida evacuação dos ocupantes antes da contaminação da caixa de

escada por fumaça; RESOLVE: DEFERIR o pleito do RT, desde que sejam atendidas as seguintes exigências, além das medidas já

Page 51: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

981

Visto do Ajudante Geral

projetadas:

a) Instalação de porta corta-fogo no depósito em comunicação com a descarga da edificação; b) Instalação de sistema de detecção de incêndio na ocupação comercial, no 1º pavimento garagem; c) Instalação de alçapão de alívio de fumaça mantido aberto permanentemente com área efetiva

mínima de abertura de 1,0 m²; d) Garantir abertura para entrada de ar no pavimento térreo com área efetiva mínima de 1,20 m², de

forma análoga ao item 5.7.8.4 da IT 08; Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 95/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 95/12, referente ao pleito da Responsável Técnica Alessandra Ambrósio Horsth, CREA: SP 5060599139/D, relativo ao pleito de aprovação das escadas de emergência com largura inferior ao exigido pela IT 08, da edificação situada na Rua Amaral Franco, 252, Bairro: Centro, Manhuaçu/MG, com Projeto Técnico nº 002/2012, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) Trata-se de edificação já existente desde 2003; 2) As propostas alternativas apresentadas pela RT não mitiga o risco resultante da deficiência das

larguras das escadas da edificação que atendem à ocupação F6; 3) Há necessidade de um total de 11 unidades de passagem para o 1º pavimento, no entanto há

apenas 04 unidades de passagem nas duas escadas existentes; 4) Há necessidade de 6 unidades de passagem para a para a escada do mezanino, no entanto a

escada possui apenas 02 unidades de passagem; 5) Há um estreitamento na rota de fuga da escada do salão 01, no corredor de acesso à descarga,

com largura de 0,90 m, além de portas na rota de fuga com abertura em sentido contrário ao fluxo de evacuação;

6) A fuga da população da ocupação F6 ocorrerá através de corredor da ocupação C2 que possui largura de 2,15 m, quando devia possuir largura compatível para a população do 1º pavimento, cerca de 11 unidades de passagem, 6,05 metros.

7) A deficiência de unidades de passagem nas escadas e no corredor de descarga da edificação se apresenta como grande risco de pânico à população da boate em uma situação eventual de sinistro.

RESOLVE INDEFERIR o pleito da RT, devendo ser atendidas as exigências previstas pela IT 08 para fins de

dimensionamento de das saídas de emergência. Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

Page 52: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

982

Visto do Ajudante Geral

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 89/2012

O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº. 89/12, referente à solicitação de Parecer de Corpo Técnico por parte do analista, tendo em vista a omissão de norma relativa à utilização de GNC (Gás Natural Comprimido), da edificação situada na Rua da Ponte, Nº 12-A, Bairro Siderúrgica, Sabará/MG, com Projeto Técnico nº 062.4452.2011.02879, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) No caso do PSCIP em questão há omissão de regra geral e específica, conforme prescrito no artigo

29 do Decreto 44.746/08. 2) A NBR 15600/10 faz referência sobre Estação de Armazenagem e descompressão de Gás Natural

Comprimido – Projeto, Construção e Operação em instalações industriais; 3) A NBR 15358/08 faz referência a rede de distribuição interna para gases combustíveis em

instalações industriais – projeto e execução; RESOLVE: Para fins de exigências de segurança contra incêndio e pânico quanto à utilização de Gás Natural

Comprimido na edificação referente ao PSCIP Nº 0624452201102879, deverão ser observadas as seguintes determinações:

a) Adotar as normas NBR 15358/2008 e NBR 15600/2010 para subsidiar as exigências da legislação

estadual; b) A proteção por extintores deverá ser feita com base na IT 23, de forma análoga às exigências para

GLP; c) A proteção por resfriamento deverá ser feita de forma análoga ao item 5.12.1 da IT 19; Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 80/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 80/12, referente ao pleito do RT Alisson Ricardo Fonseca Teixeira, CREA 90.975/D, isenção da exigência de escada enclausurada a prova de fumaça, da edificação situada à Rua Álvares Cabral, 917, Belo Horizonte/MG, PSCIP nº 0624452201200747, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1) A edificação é existente desde o ano de 1973; 2) Foi proposto pelo RT alarme de incêndio e acionadores manuais em todos os pavimentos; 3) A largura da escada atende ao pavimento de maior população da edificação. 4) Existem condições de ventilação nos pavimentos da edificação e compartimentação da descarga. RESOLVE: DEFERIR o pleito do RT, desde que atendidas as seguintes exigências: a) Instalar sinalização complementar de piso, conforme IT 15, em toda extensão da rota de fuga;

Page 53: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

983

Visto do Ajudante Geral

b) Garantir ventilação através de alçapão de tiragem de fumaça conforme NBR 9077, janelas com

abertura para saída de ar conforme item 5.7.8.2 da IT 08 e abertura pra entrada de ar conforme item 5.7.8.4; c) Implantar sistema de alarme conforme proposta; d) Instalar porta corta-fogo nas aberturas da descarga em comunicação com estacionamento. Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 108/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 108/12, referente ao pleito do RT Alisson Ricardo Fonseca Teixeira, CREA 90.975/D-MG, impossibilidade de se alterar a constituição dos degraus ingrauxidos da escada, da edificação situada à Av. Brasil, 510, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG, PSCIP nº 0624452201200817, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: a. Trata-se de edificação existente com impossibilidade de adaptação dos degraus ingrauxidos da

escada da edificação. b. A edificação é classificada como baixa, em relação à altura, e possui escada não enclausurada com

largura de 1,10 m. c. A legislação permite que a edificação possua uma escada formada por lanços curvos, desde que

balanceados. d. O sistema de alarme de incêndio proposto para a edificação reduzirá o tempo de evacuação. e. A sinalização complementar de piso permitirá melhor visualização dos degraus irregulares na

escada. RESOLVE: f. DEFERIR o pleito do RT, desde que atendidas as seguintes exigências: a) Instalação de alarme de incêndio conforme proposto pelo RT; b) Instalação de sinalização complementar de piso nos degraus ingrauxidos. Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 109/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 109/12, referente ao pleito do RT Marcus Vinícius Mendes Pereira, CREA 61.958/D, de dispensa do cumprimento da Tabela 3 da IT-22, da edificação situada à Av. Desembargador Milton dos Reis, 151, Itapoã, Belo Horizonte/MG, PSCIP nº 0624452201200025, exarando os seguintes despachos:

Page 54: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

984

Visto do Ajudante Geral

CONSIDERANDO QUE: g. Trata-se de edificação existente com PSCIP aprovado desde o ano de 2004; h. Não se trata de armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, não cabendo, portanto,

aplicação dos parâmetros da IT -22, uma vez que o local dispõe de tanque para armazenagem de gás natural; i. O tanque de gás natural não constava no PSCIP aprovado anteriormente pelo CBMMG, cabendo o

cumprimento das exigências normativas em vigor; RESOLVE: DEFERIR o pleito do RT, devendo observar às seguintes exigências: 1. Definir qual a forma de utilização (gás comprimido ou gás liquefeito) e a capacidade correta dos

tanques de gás natural, observando as exigências da IT 24/2012; 2. Adotar a NBR 12236 caso haja utilização de gás natural comprimido e NBR 15244 caso haja

utilização de gás natural liquefeito, complementarmente à IT 24/2012; Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE CORPO TÉCNICO Nº 106/2012 O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

no uso das atribuições legais, c/c o artigo 29 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e subseção 6.8 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer do Corpo Técnico nº 106/12, referente ao pleito do RT Alisson Ricardo Fonseca Teixeira, CREA 90.975/D-MG, impossibilidade de retirada dos degraus em leque, da edificação situada à Rua Pirapetinga, 322, Serra, Belo Horizonte/MG, PSCIP nº 0624452201101554, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: j. Trata-se de edificação existente, com alegação pelo RT de impossibilidade de retirada dos degraus

ingrauxidos da escada da edificação; k. A brigada de incêndio, proposta pelo RT, neste caso auxiliará a descida dos ocupantes em caso de

emergência; l. A complementação por sistema de alarme de incêndio auxiliará na redução do tempo de evacuação

da edificação; m. A instalação de sinalização complementar de piso permitirá melhor visualização dos degraus

irregulares no interior da caixa de escada. RESOLVE: DEFERIR o pleito do RT, desde que atendidas as seguintes exigências: a) Instalação de sistema de alarme de incêndio para toda a edificação, complementar à brigada de

incêndio proposta pelo RT; b) Instalação de sinalização complementar de piso nos degraus curvos da escada de emergência. O PSCIP deverá retornar ao RT para correções, e posteriormente ao analista para continuidade da

análise. Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

Page 55: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

985

Visto do Ajudante Geral

HOMOLOGAÇÃO DE PARECER DE COMISSÃO DE RECURSO EM 2º GRAU 23/2012

O Tenente Coronel BM, Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais,

fundamentado no inciso II do artigo 13 do Decreto 44.746/08 – Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico, e no item 6.9.4 da Instrução Técnica 01 – Procedimentos Administrativos, homologa o parecer da Comissão para Análise de Recursos em 2º Grau nº 23/12, quanto ao pleito da Responsável Técnica Adriana Cristina de Almeida Moura, CREA Nº 81911/D-MG, anulações dos itens 01 e 02 do Relatório de Vistoria de Liberação de nº 1068590 de 22/11/11, referente à utilização de terraço e à não instalação de corrimão interno da escada (parte residencial), da edificação situada na Avenida Augusto de Lima, Nº 869, Centro, Belo Horizonte/MG, com Projeto Técnico nº 0624640200100051, exarando os seguintes despachos:

CONSIDERANDO QUE: 1 - Trata-se de edificação existente desde a década de 1950, aprovada em vistoria com certidão

expedida em 28/03/2005 com base no Decreto Municipal nº 2912/1976; 2 - O PSCIP aprovado em 2004 já previa instalação de corrimão em ambos os lados da escada na

parte residencial, além de utilização de terraço descoberto; 3 - Não há exigências de medidas de segurança no PSCIP aprovado para a área destinada a terraço

da ocupação residencial; RESOLVE: 1 - DEFERIR o pleito da RT quanto à utilização de terraço conforme PSCIP aprovado em 21/09/2004; 2 - INDEFERIMENTO quanto a não instalação do corrimão no lado interno da escada de emergência

na parte residencial. Publique-se. Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) ALEXANDRE BRASIL PEREIRA – TENENTE CORONEL BM DIRETOR

TRANSFERÊNCIA DE PRAÇAS – INTERESSE PRÓPRIO

O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO MAIOR DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 2º, inciso II, da Res. 073, de 16/04/02, e nos termos do artigo 175, item III (interesse próprio), da Lei 5.301, de 16/10/69 – EMEMG, resolve transferir a militar abaixo relacionada, conforme se segue:

Nº Grad. Nome Origem Destino

124.566-1 3º Sgt QPE BM Viviane Campos Ribeiro ABM AAS

Publique-se, registre-se e cumpra-se.

EMBM, em Belo Horizonte, 17 de Agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Cel BM

Chefe do Estado Maior / Subcomandante Geral

TRANSFERÊNCIA DE PRAÇAS – INTERESSE PRÓPRIO Nº 1050

O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO MAIOR E SUBCOMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 2º, Inciso I, da Resolução 073, de 16/04/02, e nos termos do artigo 175, item III, da Lei nº 5.301, de 16/10/69 - EMEMG, transfere para a Unidade abaixo o seguinte militar:

Page 56: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

986

Visto do Ajudante Geral

Nº Grad. Nome Origem Destino

106.888-1 1º Sgt BM Glayson Santos Ferreira 1º BBM CAT

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Estado Maior em Belo Horizonte, 16 de agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM

Chefe do Estado Maior/Subcomandante Geral

TRANSFERÊNCIA DE PRAÇAS – INTERESSE PRÓPRIO Nº 1051

O CORONEL BM CHEFE DO ESTADO MAIOR E SUBCOMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 2º, Inciso I, da Resolução 073, de 16/04/02, e nos termos do artigo 175, item III, da Lei nº 5.301, de 16/10/69 - EMEMG, transfere para a Unidade abaixo o seguinte militar:

Nº Grad. Nome Origem Destino

119.085-9 Cb BM Edivaldo Gomes dos Santos Filho 3º BBM AAS

Publique-se, registre-se e cumpra-se. Estado Maior em Belo Horizonte, 21de agosto de 2012.

(a) Ivan Gamaliel Pinto, Coronel BM

Chefe do Estado Maior / Subcomandante-Geral

TERCEIRA PARTE ASSUNTOS DIVERSOS

ATO DE CONCESSÃO DA MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO IMPERADOR DOM PEDRO II

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, no uso de suas atribuições

legais que lhe confere o art. 5º do Decreto 43.194 de 15 de fevereiro de 2003, que contém o Regulamento das Medalhas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, concede a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II às pessoas abaixo indicadas:

RELAÇÃO DE AGRACIADOS ORD. NOME FUNÇÃO

1. DESEMBARGADOR JOAQUIM HERCULANO RODRIGUES

PRESIDENTE DO TJMG

2. LINCOLN PORTELA DEPUTADO FEDERAL

3. LUIZ FERNANDO RAMOS FARIA DEPUTADO FEDERAL

4. PAULO ABI ACKEL DEPUTADO FEDERAL

5. ANTÔNIO CARLOS ALVES COUTINHO BRIGADEIRO-DO-AR

6. WANDERLEY ÁVILA TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

7. CÉLIA PITCHON OUVIDORA GERAL DO ESTADO

8. PLÍNIO SALGADO CONTROLADOR GERAL DO ESTADO

9. RÔMULO DE CARVALHO FERRAZ SECRETÁRIO DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL

10. BRÁULIO JOSÉ TANUS BRAZ SECRETÁRIO DE ESTADO DE ESPORTES

11. DOROTHEIA FONSECA FURQUIM WERNECK

SECRETÁRIO DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

12. AGOSTINHO CÉLIO ANDRADE PATRUS SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO

13. CAPITÃO DE MAR E GUERRA ROGÉRIO PAULO VAZ DE ARAÚJO

14. CORONEL EB ORIENTE LEAL FILHO CHEFE DO ESTADO MAIOR DA 4ª RM

Page 57: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

987

Visto do Ajudante Geral

15. CORONEL EB MÁRCIO GONÇALVES DE ALMEIDA

NEVES COORDENADOR DE SEGURANÇA DE ÁREA

16. CORONEL R1 EB ROGER ANTÔNIO SOUZA MATTA

17. CORONEL AVIADOR ADALBERTO FONTOURA GOMES DIRETOR DO PAMA/LS

18. ARLEN DE PAULO SANTIAGO FILHO DEPUTADO ESTADUAL

19. INÁCIO FRANCO DEPUTADO ESTADUAL

20. LIZA FERNANDES PRADO DEPUTADO ESTADUAL

21. ALEXANDRE CARVALHO DESEMBARGADOR

22. SAULO DE TARSO PAIXÃO MACIEL PROCURADOR DE JUSTIÇA

23. CORONEL BM SÉRGIO SIMÕES COMANDANTE GERAL DO CBMERJ

24. CORONEL BM CARLOS HELBINGEN JÚNIOR COMANDANTE GERAL DO CBMGO

25. CORONEL BM LUIZ ANTÔNIO HONORATO DA SILVA COMANDANTE GERAL DO CBMAL

26. DENILSON FEITOZA PACHECO SECRETÁRIO ADJUNTO DE DEFESA SOCIAL

27. DELEGADA-GERAL MARIA DE LURDES CAMILLI CHEFE ADJUNTA DA POLÍCIA CIVIL

28. PAULO SÉRGIO MARTINS ALVES SECRETÁRIO ADJUNTO DA SEPLAG

29. DELEGADO-GERAL JOAQUIM FRANCISCO NETO E SILVA ASSESSOR DO CHEFE DE POLÍCIA CIVIL

30. CORONEL PM DILMAR FERNANDES CROVATO COMANDANTE DA 9ª RPM

31. CORONEL PM EDUARDO CAMPOS DE PAULO COMANDANTE DA 7ª RPM

32. CORONEL PM VICENTE GOMES DA MOTA

33. CORONEL PM ANTÔNIO NORBERTO DOS SANTOS

34. CORONEL PM EDILSON IVAIR COSTA COMANDANTE DA 18ª RPM

35. CORONEL PM SÉRGIO AUGUSTO VELOSO BRASIL CMT DA APM

36. CORONEL PM GERALDO HENRIQUE GUIMARÃES DA SILVA

37. CORONEL PM QOR SÓTER DO ESPÍRITO SANTO BARACHO ASSESSOR DE APOIO TÉCNICO DO IPSM

38. CORONEL PM QOR JOSÉ GUILHERME DO COUTO VICE PRESIDENTE DO COPM

39. WALTER FRANCISCO DE ÁVILA DELEGADO GERAL

40. JOENILSON DONIZETI LOPES JUIZ CRIMINAL DE UBERLÂNDIA

41. MARCOS JOSÉ VEDOVOTTO JUIZ CRIMINAL DE ITUIUTABA

42. INSPETOR ALTEMIRO OLINTO CRISTO CHEFE DE DELEGACIA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

43. DELEGADO RODRIGO TEIXEIRA POLÍCIA FEDERAL

44. CARLOS EDUARDO FERREIRA PINTO PROMOTOR

45. DIÓGENES BALEEIRO NETO PROCURADOR DO ESTADO

46. CLÁUDIO RODRIGUES DAMASCENO DE ANDRADE AUDITOR DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO

47. WAGNER GERALDO RAMALHO LIMA DEFENSOR PÚBLICO

48. JOBSON DE ANDRADE PRESIDENTE DO CREA-MG

49. LUIS CLÁUDIO DA SILVA CHAVES PRESIDENTE DA OAB -MG

50. LEONEL RICARDO DE ANDRADE

GRÃO MESTRE DA GRANDE LOJA MAÇONICA DE MINAS GERAIS

51. TENENTE-CORONEL AVIADOR JOSÉ LUIS JARDIM GOUVEIA COMANDANTE DO CORPO DE ALUNOS DO CIAAR

52. TENENTE-CORONEL PM RENATO BATISTA CARVALHAIS ASSESSOR DO TJMG

53. TENENTE-CORONEL PM FABIANO VILLAS BOAS SECRETÁRIO EXECUTIVO DA CEDEC/MG

54. TENENTE-CORONEL PM HELBERT FIGUEIRÓ DE LOURDES COMANDANTE DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS/APM

55. RONALDO DE ASSIS PRESIDENTE AOPMBM

56. RAQUEL STARLING DE ANDRADE CHEFE DE GABINETE SEDS

57. CÉSAR POMÁRICO CHEFE DE GABINETE SETOP

58. ROBERTO LUCIANO FAGUNDES PRESIDENTE DA ACMinas

59. SUBTEN RAIMUNDO NONATO MENEZES DE ARAÚJO PRESIDENTE DA ASPRA

60. REGINA SANT'ANA PRESIDENTE DA AFAS

61. LUISA CARDOSO BARRETO CHEFE DO NÚCLEO CENTRAL DO GERAIS

62.

CLAUDIA APARECEIDA PEREIRA BRÍGIDO

SUPERINTENDENTE DE INTEGRAÇÃO E PROMOÇÃO DA QUALIDADE OPERACIONAL DO SISTEMA DE DEFESA SOCIAL

63. ANA CAROLINA MIRANDA LOPES SUPERINTENDENTE DE CONTROLE E EMERGÊNCIA AMBIENTAL

64. ILMA CÂNDIDO SOBRINHO COORDENADORA COMDEC BRUMADINHO

65. KARLA EMANUELA VELOSO PINTO ASSESSORA PEDAGÓGICA DO NÚCLEO AMIGO DO PROFESSOR – NAP

66. ANDRÉ LAMOUNIER DIRETOR-GERAL DA REVISTA ENCONTRO

67. RICARDO CARLINI DIRETOR DE JORNALISMO DA TV ALTEROSA

68. JOSÉ AMARO GUIMARÃES DE SIQUEIRA DIRETOR DE COMUNICAÇÃO DA REDE GLOBO

69. RÁDIO INCONFIDÊNCIA

70. MÁRCIO DA CONCEIÇAO DOTTI DIRETOR DE JORNALISMO DA RÁDIO ITATIAIA

Page 58: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

988

Visto do Ajudante Geral

71. PATRÍCIA GRAZIELLE NASTASITY MAIA XAVIER PROCURADORA-CHEFE DO IPSM

72. HELIO DOS SANTOS PIRES JUNIOR ADMINISTRADOR DA UNICARGA TRANSPORTES

73. PAULO VITOR BRITO DE OLIVEIRA DIRETOR ADMINISTRATIVO DA EMPRESA VIAÇÃO SÃO FRANCISCO

74. PAULO ROBERTO LUCIANO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DA EMPRESA ALCOA ALUMÍNIO S/A

75. HEBE MARIA DE OLIVEIRA AMARAL SECRETÁRIA ESPECIAL DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL

76. MIRIAM MENDONÇA BADARÓ ASSESSORA JURÍDICA

77. HIRAN DE PAIVA CAMPOS ADVOGADO E BOMBEIRO PROFISSIONAL DA FIAT

78. OLGA DE LOURDES AQUINO DUARTE PEDADOGA

79. CAP PM QOR OSCAR JOSÉ FERREIRA

80. CAP BM EMERSON RAMALHO DOS SANTOS

81. CAP BM LAÉRCIO DE OLIVEIRA FERREIRA

82. CAP BM PAULO GIOVANI PARREIRA

83. CAP BM PERON BATISTA DA SILVA LAIGNIER

84. CAP BM PAULO EDUARDO SANTIAGO MESQUITA

85. CAP BM MARCUS VINICIUS DE SANTANA MAIA

86. CAP BM JEFFERSON DE OLIVEIRA SILVA

87. CAP BM JOSÉ MARIA SCHNEIDER BORGES

88. CAP BM RAFAEL NEVES COSENDEY

89. CAP BM MARCOS VINICIUS DE ASSIS

90. CAP BM QOS LUCIANE RUGANI TELES CORRÊA

91. TEN QOR ANTÔNIO DIAS DA SILVA

92. TENENTE PM QOE ROGÉRIO EUSTÁQUIO MOREIRA

93. 1º TEN BM QOS LILIAN ALANA BARBOSA CAMARGOS

94. 1º TEN BM QOS LÚCIA BUENO NOGUEIRA

95. 1º TEN BM ELLEN CAMPOS GOULART PEREIRA

96. 1º TEN BM MÁRCIO GUSTAVO GUERRA DE TOLEDO

97. 1º TEN BM NORTON ORNELA PRATES

98. 1º TEN BM GRAZIANNI BATISTA DE MESQUITA CÁPOLLI

99. 1º TEN BM HERBERT AQUINO MARCELINO

100. 1º TEN BM EUDES HUMBERTO DE SOUZA CORREA

101. 1º TEN BM EDVANI VICENTINI

102. 1º TEN BM GUILHERME SOARES RIBEIRO

103. 2º TEN BM AÍLTON DONIZETE LIMA

104. 2º TEN BM DAVI LEVI DE FARIA

105. 2º TEN BM RAFAEL VICENTE ROSA

106. Al CHO BM CLÁUDIA AZEVEDO GOMES DE PAULA

107. SUBTEN BM ROGÉRIO HENRIQUES NOLASCO

108. SUBTEN BM FACEBER MENEZES ALVES

109. SUBTEN BM ADEMIR CONCEIÇÃO SOARES

110. SUBTEN BM EDERVAN DE PAULA VITO

111. SUBTEN BM WAGNER EDUARDO JAQUES

112. SUBTEN BM WALTER LUIZ PINTO

113. SGT PM QPR ENOCK DE CARVALHO

114. SGT PM QPR WILLIAN JOSÉ DO PAU BRASIL

115. 1º SGT BM PAULO AFONSO FERREIRA

116. 1º SGT BM ENOCK GONÇALVES DO NACIMENTO

117. 1º SGT BM JOSÉ BISPO DINIZ DA SILVA

118. 1º SGT BM JOSÉ ANTONIO FERREIRA DE MELO

119. 1º SGT BM WILLIAM PINTO DE VASCONCELLOS

120. 1º SGT BM CLAUDENIR MIGUEL

121. 1º SGT BM DENÍLCIO JOSÉ DA SILVA

122. 1º SGT BM SELMO DE ANDRADE LOPES

123. 1º SGT BM EVANDRO JOSE DA SILVA

124. 1º SGT BM VICENTE DE PAULO DO NASCIMENTO

125. 1º SGT BM CARLOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA

126. 1º SGT BM EDENILSON PATRICIO OLIMPIO

127. 1º SGT BM ELAINE APARECIDA CARMO DE FREITAS

128. 1º SGT BM CLAUDIONOR RIBEIRO DOS SANTOS

129. 1º SGT BM MARCOS ANTONIO DIAS

130. 1º SGT BM WELLINGTON DA COSTA LEOPOLDINO

131. 2º SGT BM QPE ISMENE DE FÁTIMA SILVA

132. 2º SGT BM SÉRGIO HUMBERTO VIEIRA

133. 2º SGT BM JOÃO ROQUETE FRANCO FILHO

134. 2º SGT BM JOSÉ MARCELO LIMA DE OLIVEIRA

135. 2º SGT BM ELSON MOREIRA ALVES

Page 59: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

989

Visto do Ajudante Geral

136. 2º SGT BM SEBASTIÃO FERREIRA FILHO

137. 2º SGT BM LEONARDO DE FREITAS

138. 2º SGT BM ANA PAULA SANTOS FERREIRA

139. 2º SGT BM CLÁUDIO FRANCISCO DE JESUS

140. 2º SGT BM LEDSON DENIZ SOUZA

141. 3º SGT BM CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA

142. 3º SGT BM GUSTAVO FERREIRA DELFINO

143. 3º SGT BM FERNANDO VIEIRA FROIS DE OLIVEIRA

144. 3º SGT BM EDUARDO RAMOS SOUZA

145. 3º SGT BM WANDERLEY DE PAULA

146. 3º SGT BM REMERSON LANCASTER ROCHA

147. 3º SGT BM JULIANA CRISTIANA MARCHITTO GOMES

148. 3º SGT BM JEAN WENDELL MOULAZ DE SOUZA

149. 3º SGT BM ROBSON ALVES CAMPOS

150. CB BM ANTONIO CARLOS PAULINO

151. CB BM RINALDO CEZAR FONTES CRUZ

152. CB BM SERGIO MOTA PENHA

BOMBEIRO HONORÁRIO

ORD. NOME FUNÇÃO

1. CORONEL PM LUIS CARLOS DIAS MARTINS CHEFE DO GABINETE MILITAR DO GOVERNADOR

2. EDUARDO PERENTE MENEZES PRESIDENTE DA MRS LOGÍSTICA

Belo Horizonte, 21 de agosto de 2012.

(a) SÍLVIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELO, CEL BM

COMANDANTE-GERAL

Observações: 1) Os agraciados deverão comparecer as chancelarias com 01 (uma) hora de antecedência ao início

do evento; 2) O uniforme dos militares agraciados será o 2º A (túnica cinza), sendo os oficiais armados de

espada; 3) O traje para os agraciados civis será o passeio.

QUARTA PARTE JUSTIÇA E DISCIPLINA

ATO DE SOLUÇÃO DE SAO PORTARIA Nº 14/2011 - EMBM

Ementa: CONCORDAR com o parecer do CEDMU Nº 03/12 e CONCEDER aos militares sindicados um ELOGIO INDIVIDUAL.

O CORONEL CHEFE DO ESTADO-MAIOR E SUBCOMANDANTE GERAL DO CORPO DE

BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais previstas no inciso II do artigo 45 e inciso III do artigo 52 Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais, c/c com inciso III, artigo 35 do Decreto 42.843/02 e inciso III do art. 260 da Resolução 215/06 (MATEPPAD), depois de acurada análise dos autos de SAO de Portaria nº 14, de 03 de novembro de 2011, com o fito de se verificar a possibilidade de concessão de recompensa aos militares nº 100.480-3, Major Maurício de Lima Ramos - BOA; nº 109.610-6, 1º Sgt Ronaldo Lopes - 9º BBM; nº 106.823-8, 2º Sgt Luiz Henrique Dias - 1º BBM; nº 127.067-7, 3º Sgt Carlos Eduardo de Oliveira - DE e o nº 155.297-5, Sd Rafael Pereira de Carvalho - 1º BBM, considerando que os militares trabalharam de forma exaustiva, em horário de folga e de forma voluntária na execução da melhoria da estrutura da ABM, localizada no bairro Praia, com o objetivo que o CFS e CFC fossem recepcionados de forma adequada e condizente com a demanda do curso.

1. CONSIDERANDO (que): 1.1 - Relatório 1.1.1 - Não há nulidades processuais;

Page 60: Página BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012 931 Visto do … 34.23.08.12... · 2019-07-04 · CURSO E VAGAS Art. 2º As vagas, o local de funcionamento e o período de formação

BGBM Nº 34 DE 23 DE AGOSTO DE 2012

Página

990

Visto do Ajudante Geral

1.1.2 - Restou provado nos autos que a missão confiada aos bombeiros militares foi difícil,

considerando o tempo exíguo e a necessidade de habilidades específicas. Ademais, o esforço desenvolvido foi inegavelmente decisivo para o sucesso da missão que repercutiu de maneira positiva, sobretudo para a execução dos Cursos de Formação no ano de 2011;

1.1.3 - Durante a apuração ficou comprovada também a participação do 1º Sgt Fábio Cândido Rosa e 1º Sgt Adenilson Alves da Silva, apesar do nome desses graduados não constar na Portaria;

1.1.4 - Restou provado também que somente pelo esforço dos militares foi possível terminar em tempo hábil às duas salas de aula, imprescindíveis para que a ABM pudesse receber o CFC e posteriormente o CFS.

1.2 - Análise 1.2.1 - O CEDMU nº 03/2012-EMBM, por unanimidade de votos, emitiu parecer favorável a concessão

de ELOGIO INDIVIDUAL aos militares sindicados com base no artigo 7º do Decreto 42.843/02, uma vez que para a concessão do elogio individual na atividade meio, o militar tem que desenvolver trabalho com extremo grau de dificuldade e complexidade, que tenha exigido dedicação além do normal ou atuação destacada em atividades que tenha produzido efeitos positivos com reflexos além da Unidade, sendo que no caso em lide, os militares desenvolveram um destacado trabalho na recuperação e adaptação das estruturas da ABM para os cursos de formação.

2. RESOLVE: 2.1 - Concordar com o parecer do CEDMU nº 03/12-EMBM; 2.2 - Conceder aos militares de nº 100.480-3, Major Maurício de Lima Ramos - BOA; nº 089.518-5, 1º

Sgt Fábio Cândido Rosa - DE; nº 109.610-6, 1º Sgt Ronaldo Lopes - 9º BBM; nº 112.123-5, 1º Sgt Adenilson Alves da Silva - BOA; nº 106.823-8; 2º Sgt Luiz Henrique Dias - 1º BBM; nº 127.067-7, 3º Sgt BM Carlos Eduardo de Oliveira - DE e o nº 155.297-5, Sd Rafael Pereira de Carvalho, do 1º BBM, um ELOGIO INDIVIDUAL, com fulcro no artigo 6º do Decreto 42.843/02, pelo profissionalismo e dedicação no trabalho de recuperação e adaptação das estruturas da ABM, com o objetivo que o CFS e CFC fossem recepcionados de forma adequada e condizente com a demanda dos referidos cursos;

2.3 - Remeter esta solução à Ajudância Geral para publicação em BGBM, lançamento da recompensa no sistema SIGP, envio da cópia da solução às unidades envolvidas e arquivo dos autos na pasta funcional do militar mais antigo.

Publique-se, registra-se e cumpra-se, Estado-Maior em Belo Horizonte, 22 de agosto de 2012.

(a) IVAN GAMALIEL PINTO, CORONEL Chefe do Estado-Maior/Subcomandante Geral

IVAN GAMALIEL PINTO – CEL BM CHEFE DO ESTADO-MAIOR / SUBCOMANDANTE-GERAL

Confere com o Original,

MARINALDO FERREIRA LIMA – MAJ BM AJUDANTE GERAL

3º Sgt BM Bicalho Boletinista