página 3cultura já abriu as matrículas para o projeto oficinas culturais de 2015, que terá 18...

16
Manifestação anunciada! Uso das águas e seu tratamento. Telefones (47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551 CEP 88215-000 Bombinhas/SC www.boletiminformativo.net FEVEREIRO 2015 Ano V - Bombinhas 12/02/2015 79 Em alguns estabelecimentos esta edição pode estar sendo vendida pelo preço proposto de R$ 0,80 e este valor retorna ao Boletim. Você também pode fazer doações para o jornal, contate pelo fone: (47) 3264.7408 BOMBINHAS e PORTO BELO. Principais pontos de distribuição: Supermercados: Veratoni, Schmit, Patris, Estrela do Mar e Zimbros. Farmácias: Esmeralda. Comércios: Papelaria Porto Belo, Papelaria Eficaz, Bazar 806, Mohr Kids, Casa dos Cosméticos e Paulinho Despachante. Restaurantes: Rancho da Ana, Buraco na Proa, Bonna Pizza e Casa d’ Praia. Prefeitura, Câmara e em todos os postos de saúde e de combustível do município de Bombinhas. Carnaval Blocos de Rua se preparam para os Desfiles em Bombinhas Página 3 Bombas Comerciantes de Bombas relatam acúmulo de prejuízos Página 5 Página 3 Contate anuncie e/ou assine [email protected] 47 3264.7408 47 9981.9037 Jornal de Bombinhas 47 3369.3107 Av. Leopoldo Zarling, 1392 Bombinhas AS MELHORES CERVEJAS DO MUNDO [email protected] DESPACHANTE PAULINHO Cred. DETRAN-SC Nº 990 [email protected] Av. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC Não sei o que é melhor, se é ler ou escrever. Av. Manoel José dos Santos, 1836 Bombinhas | SC Curta estar aqui! Lília Manfroi pg. 11 47 3264.5012 Rua Martim Pescador, 973, Bombas | [email protected] MATRÍCULAS PARA 2015 VOLTA ÀS AULAS

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Manifestação anunciada!Uso das águas e seu tratamento.

Telefones(47) 3369.2591 | (47) 3366.1116 | (47) 3369.1551

CEP 88215-000 Bombinhas/SC

w w w . b o l e t i m i n f o r m a t i v o . n e t

FEVEREIRO 2015Ano V - Bombinhas 12/02/2015

Nº 79Em alguns estabelecimentos esta edição pode estar sendo vendida

pelo preço proposto de R$ 0,80 e este valor retorna ao Boletim. Você também pode fazer doações para o jornal, contate pelo fone:

(47) 3264.7408BOMBINHAS e PORTO BELO.Principais pontos de distribuição:Supermercados: Veratoni, Schmit, Patris, Estrela do Mar e Zimbros.Farmácias: Esmeralda.Comércios: Papelaria Porto Belo, Papelaria Eficaz, Bazar 806, Mohr Kids, Casa dos Cosméticos e Paulinho Despachante.Restaurantes: Rancho da Ana, Buraco na Proa, Bonna Pizza e Casa d’ Praia.Prefeitura, Câmara e em todos os postos de saúde e de combustível do município de Bombinhas.

Carnaval

Blocos de Rua se preparam para os Desfiles em Bombinhas

Página 3

Bombas

Comerciantes de Bombas relatam acúmulo de prejuízos

Página 5

Página 3

Contateanuncie e/ou [email protected]

47 3264.740847 9981.9037

Jornal de Bombinhas

47 3369.3107Av. Leopoldo Zarling, 1392

BombinhasAS MELHORES CERVEJAS

DO MUNDO

[email protected]

DESPACHANTE

PAULINHOCred. DETRAN-SC Nº 990

[email protected]. Falcão, 228, Caixa Postal 100, Bombas, Bombinhas/SC

Não sei o que é melhor, se é ler ou escrever.

Av. Manoel José dos Santos, 1836

Bombinhas | SC

Curta estar aqui!

Lília Manfroi pg. 11

47 3264.5012 Rua Martim Pescador, 973, Bombas | [email protected]

MATRÍCULAS PARA 2015VOLTA ÀS AULAS

Page 2: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Boicote

BOMBINHAS ESTÁ sofrendo um boicote por parte da empresa Águas de Itapema, que instalou

um registro em uma das extremidades do rio Perequê, mantendo-o fechado em diversas ocasiões, fazendo com que a água não chegue até Porto Belo e Bombinhas. Nossa cidade é abastecida por este rio e existe um acordo que está sendo descumprido. É necessário que as autoridades municipais e os vereadores de Bombinhas se unam para coibir esse abuso, que prejudica o nosso turismo e a nossa população. Queremos que seja cumprido o compromisso assumido para a distribuição equitativa da água. 

Leitura Viajante

A FUNDAÇÃO MUNICIPAl de Cultura de Bombinhas, através da Biblioteca Pública Cruz e Sousa,

está oferecendo a moradores e visitantes o projeto Leitura Viajante. Trata-se de uma variedade de títulos à disposição dos transeuntes sem a necessidade de devolução. Os livros estão acessíveis

para retirada na primeira banquinha da Feira de Artesanato, na Rua Parati, no centro, no período vespertino, de segunda a sexta-feira. Quem quiser é só pegar, não é necessário assinar empréstimo, nem devolução. Após a viagem proporcionada pelo livro, o leitor pode devolver, repassar a outra pessoa, a outra instituição, ou simplesmente ficar com o título para si. A biblioteca possui estes títulos em multiplicidade, por esta razão são disponibilizados à população.

Oficinas Culturais

A FUNDAÇÃO MUNICIPAL de Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de

2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março. Haverá aulas de instrumentos musicais (violão, guitarra, violino, flauta doce, teclado, acordeon, percussão), dança, artes, canto, que são subdivididas em modalidades, e realizadas em vários espaços culturais. As aulas são ministradas durante todo o ano por professores capacitados, tendo alguns nomes renomados na Costa Esmeralda. O ano de 2015 marca, ainda, o início das oficinas para formação da futura orquestra municipal.

Esgoto

EM ALGUMAS OCASIÕES, Bombinhas amanhece com esgoto correndo pelas praias,

verdadeiro crime ambiental. Na semana passada a Prefeitura teve que acionar a empresa concessionária, Casan, para apresentar soluções emergentes para o problema. A prefeita Ana Paula da Silva desabafou dizendo que “não dá mais! Não conseguimos mais suportar esse tipo de situação: ou a Casan começa imediatamente a obra do esgoto, ou seremos obrigados a procurar outra alternativa para salvar as nossas praias”. As medidas judiciais, cabíveis e necessárias já foram tomadas.

Carnamar

UMA DAS GRANDES atrações do Carnaval de Bombinhas é, sem dúvida, o Carnamar, tradicional

desfile de embarcações devidamente customizadas, com seus tripulantes fantasiados, que percorre as praias de Canto Grande, Morrinhos e Zimbros. O evento é promovido pela Marina Canto Grande, localizada na praia de Morrinhos, e concentra centenas de foliões, em terra e no mar. Imperdível!

E-mail: [email protected] (47) 3369.1181

Rua Tié Sangue, 54 - Bombinhas - SCFacebook: Bombordo Bombinhas

Bastidores Por VALMIR GREIN

FEVEREIRO 2015 - página. 02

Excelência na Gastronomia

Aberto diariamente para almoço e jantar.De segunda a sábado com almoço executivo.

Page 3: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

COM TODA A polêmica ge-rada nos meios digitais e redes sociais pelo mundo

afora, agora aqui em Bombinhas estamos vivendo um momento interessante, não que seja o pri-meiro, mas o que mais destaque está tendo, por se tratar propria-mente de um assunto pungente.

O que tudo indica trata-se de um lado a atual presidente do Legislativo Lurdes Matias, sal-vaguardada pela comunidade de seu bairro, junto a um perfil de uma rede social e do outro lado a proprietária da empresa Au-to-fossa Bombinhas Liliani dos Santos.

O anúncio que parte da rede social não revela o nome da ve-readora nem vincula o nome dela à manifestação que está datada para 14/02. Encontra-se esta li-gação no jornal virtual Hora de Bombinhas o qual apresenta uma publicação (09/02/2015) em nome de Lurdes Matias que acusa a referida empresa de estar situada em lugar não ade-quado, por usar produtos tóxi-cos de alta periculosidade que causa sensação de asfixia nos moradores vicinais. Na mesma

publicação faz o vínculo do alto índice de probabilidade de cân-cer nas cercanias estar relacio-nado a este fato por declaração dos moradores. Por fim acusa também de a empresa despejar de forma irregular, esgoto para o curso natural do rio Passa Vinte no Sertãozinho.

Diante destas afirmações, o jornal Boletim que já havia se comunicado com a vereadora Lurdes Matias procurou tam-bém a empresa acusada, para que pudesse ter acesso a suas instalações e constatar “in loco” sinais materiais do fato exposto.

Já no local o esposo da pro-prietária, Neri Falcão, recebeu a equipe do jornal de forma respei-tosa e antes de responder quais-quer pergunta questionou se poderia primeiramente explicar e demonstrar o funcionamento do seu sistema de tratamento. Assim ele foi acompanhado pela equipe que dispensou cerca de 20 minutos para conhecer o “tra-jeto” do material que chegava “bruto” a seu sistema e que por fim resultava em possível água tratada, porém ainda imprópria para consumo humano.

Uma parte desta água, que não é absorvida pelo solo, real-mente está sendo despejada no córrego, como verificado, apre-sentando um pouco de espuma branca, porém sendo de uma transparência maior que a da própria água do leito, aos olhos não de técnicos, mas sim de lei-gos da equipe.

Findada as explicações de funcionamento, o proprietário foi questionado quanto as acu-sações.

Sobre as substâncias utiliza-das no trato da água, afirmou usar principalmente produtos já conhecidos que são o hipoclo-rito de sódio e o sulfato de alu-mínio.

Embora desconheça qualquer ligação do uso destes produtos com os índices de qualquer tipo de doença apresentados pela presidente da Câmara de Verea-dores, afirmou não poder descar-tar a existência de substâncias estranhas vindas da coleta que executa, pois o seu serviço é re-colher e tratar o material (com os produtos licenciados) das pes-soas que contratam.

Por fim disse estar impres-sionado que embora estivesse sendo acusado pela vereadora, nenhum representante do legis-lativo foi visitá-lo para verificar sua estação de tratamento.

A equipe do jornal Boletim concluiu que embora não fora possível verificar irregularidades, também não detinha o conhe-cimento aprofundado para des-cartá-las. Coisas que só através de análises de peritos e laudos técnicos pode-se chegar a um veredito.

É de suma importância o acompanhamento constante por parte dos órgãos públicos, o que fora indicado pelo próprio proprietário. Uma vez que o mu-nicípio carece de investimentos nesta área.

OS DESFILES DOS blocos de rua prometem agitar o Carnaval Bombinhas 2015. Tradicionais no

município, este ano os blocos invadem as avenidas da cidade para mostrar toda sua animação e alegria na folia de carnaval.

No total serão quatro blocos de rua, Abstrato e Vila do Sapo, que desfilam nos dias 14 e 16, na Av. Ver. Manoel José dos Santos, em Bombinhas; e no dia 15, a Turma do Leco, na Av. Flamboyant, em Canto Grande e os Amigos do Pau do Urubu na Praia de Zimbros. Os blocos são organizados pela comunidade.

Saiba mais detalhes sobre os blocos que desfilam neste carnaval:

AbstratoO bloco Abstrato se apresenta na avenida de Bombinhas, nos dias 14 e 16, com 16 alas. Informações sobre os abadás diretamente no Abstrato Bistrô, na página do Carnaval Abstrato no facebook (http://goo.gl/4bPZJC) e também pelo telefone (47) 9654.2890.

Vila do SapoCom trinta anos, a representante mais antiga do carnaval de Bombinhas desfila na avenida de Bombinhas no sábado e segunda-feira, dias 14 e 16 de fevereiro. Informações sobre os abadás na página Vila do Sapo no facebook (http://

goo.gl/3Iihrd), através dos telefones (47) 9933.7255 e (47) 9985.8449 ou diretamente no comércio local.

Amigos do Pau do UrubuPara curtir a festa na Praia de Zimbros no domingo, dia 15, os abadás podem ser adquiridos pelo telefone (47) 9665.8435.

Bloco do LecoNum dos lugares mais incríveis da Cidade, a folia no Canto Grande é comandada pelo Bloco do Leco, que desfila na Av. Flamboyant no domingo, dia 15. Informações sobre os abadás pelo telefone (47) 9706.3701.

O Carnaval Bombinhas 2015 que inicia nesta sexta-feira, dia 13, e termina no dia 17 de fevereiro conta ainda com show da cantora de Axé Diana Dias, dia 14 e do grupo de samba e pagode Art Popular no dia 16. Confira a programação completa (http://goo.gl/ScxCXt).

O Carnaval Bombinhas 2015 é uma realização da Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria do Governo do Estado, através do Fundo de Incentivo ao Turismo, Funturismo, da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

COMEÇOU NESTA segunda-feira (09), a distribuição dos flyers com a programação completa do

Carnaval Bombinhas 2015. A equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico estará realizando a distribuição junto ao comércio local e diretamente aos visitantes no Centro de Atendimento ao Turista, em Bombas, no Posto de Informações Turísticas, na Rua Parati, em Bombinhas e ações nas praias do município.

A folia começa nesta sexta-feira, dia 13, e termina no dia 17 de fevereiro. As atrações deste ano são os tradicionais desfiles

dos blocos de rua, o baile infantil para os pequenos, e shows na praia com a cantora de axé Diana Dias, em Bombinhas e o grupo de samba e pagode Art Popular, em Bombas. Confira a programação completa (clique aqui).

O Carnaval Bombinhas 2015 é uma realização da Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria do Governo do Estado, através do Fundo de Incentivo ao Turismo, Funturismo, da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte.

A estação de tratamento tem acesso livre para que se possa conhecer suas dependências, mas carece de

acompanhamento pelos órgãos públicos.

Este ano quatro blocos se apresentam no carnaval.

Secretaria de Turismo inicia distribuição do material de divulgação do carnaval.

Blocos De Rua Se Preparam Para Os Desfiles Em Bombinhas

página. 03FEVEREIRO 2015 -

Manifestação anunciada!Uso das águas e seu tratamento.

Programação De Carnaval Começa A

Ser Distribuída

Page 4: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Espaço Do Esporte por Bombinhas Esportes

NATAÇÃO NOTURNA

FICA AQUI O CONVITE para todos que estiverem em Bombinhas a presenciarem a 7ª edição da maior prova de natação noturna em mar aberto do mundo. O evento é único e abrilhanta o tradicional Ranking Travessias de Bombinhas, que esse ano traz alguns nomes novos e uma

certa renovação de nadadores na disputa pelo título. A competição será dia 21 de fevereiro (sábado) e terá início as 20h em frente a Pousada Repouso do Xerife na praia central de Bombinhas. Será uma oportunidade de prestigiar uma prova cobiçada por muitos nadadores pelo mundo afora e também de ver grandes nadadores disputando na categoria principal de 1,5km que é a 5ª etapa do ranking de um total de sete, onde no final soma-se somente as quatro melhores colocações, assim a partir dessa etapa começam os descartes e consequentemente aumentam as disputas e as estratégias. A primeira largada será da prova de 200m para crianças até 13 anos que com seus pais e parentes na areia vibrando, fazem dessa categoria a mais divertida e comemorada. A segunda largada será a prova para os iniciantes de 800m, que não perde em emoção e aventura. A última largada é da prova principal de 1,5km e como sempre proporciona um espetáculo para quem estiver na praia e contagia pela alegria, ansiedade e emoção. Assim: Imperdível, sábado (21/02) na praia central de Bombinhas, as 20h, a maior prova de natação noturna em mar aberto do mundo.

VOLTA AS AULAS (E AOS ESPORTES)

COMO A ESMAGADORA maioria de quem lê jornais são adultos, cabe a essa coluna sugerir que nessa entrada de ano possamos dar espaço para reflexões. Sobre nossas obrigações, sobre nossos deveres, sobre nossos objetivos e principalmente sobre nossa missão (a que

viemos?). Cabe a nós adultos orientar as crianças, para que nossos erros do passado sejam pelo menos o embasamento das informações que passaremos a elas. Você não evitará que seu filho fume se ele te vir tragando e baforando essa “droga”, você não pode fazer e exigir que ele não faça. Instruir uma criança é muito mais que falar, é pelo menos mostrar. Ensine com exemplos, mude seus maus hábitos, troque o vinho pela água, aposte no bem, que além de ser mais fácil é mais recompensador. Que essa volta às aulas seja “o momento” da reflexão, onde nós adultos que sabemos que o mal está, ao lado, nas drogas, na novela das oito, nas ruas, na falta de amor, longe dos livros, fora das escolas e em muitos lugares alheios, possamos resumir para nossos filhos que o bem está apenas em três lugares, na Escola (conhecimento), no Esporte (atividade física) e na Família (amor). Não viemos ao mundo a toa, não, todos temos uma missão e comparando essa missão com uma guerra, cito aqui Wiston Churchill: “Se você tiver que escolher entre a vergonha e a guerra, escolha a guerra que não terás vergonha, pois se escolher a vergonha, terás a guerra”. Faça de sua missão uma guerra pelas coisas boas, que o universo te retribuirá.

FABIANA MURER

ESSA PAULISTA DE CAMPINAS, que aos 33 anos bem poderia ser modelo fotográfico por sua beleza, continua nos orgulhando e até surpreendendo com sua longevidade dentro

desse esporte tão competitivo. Fabiana é praticante do Salto com Vara e em 2010 quebrou o recorde sul americano Indoor pela primeira vez com 4,82m e agora em 2015 superou sua própria marca ao sagrar-se campeã do Meeting Top Perche, em Nevers, na França com 4,83m. Nos jogos olímpicos de Pequim em 2008, onde era considerada uma das favoritas a medalhas, Fabiana foi atrapalha por uma perda de uma de suas varas durante a competição. Esse resultado na França é importante, pois na última olimpíada (Londres 2012) ela foi mal e não se classificou para a final causando uma enorme surpresa. Agora nossa musa reaparece e se torna mais uma esperança de medalhas para o Brasil na olimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

FEVEREIRO 2015 - página. 04

Venha conferir nossa linha gestante, bebê e infantil.Contamos também com carrinhos de bebê de algumas das melhores marcas do mercado.Aguardamos você!

Rua Jequitibá, 48 - Canto GrandePróximo ao Píer dos Pescadores - Bombinhas - SC

Page 5: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

FEVEREIRO 2015 - página. 05

Obras inacabadas da Avenida Leopoldo Zarling provocam polêmica.

OS COMERCIANTES da Avenida Leopoldo Zarling e ruas adjacentes vivem uma verdadeira situação de calamidade, devido às obras de reurbanização daquela via, que foram paralisadas em dezembro e

só terão continuidade após terminada a temporada de verão. É grande apreensão de muitos que estão passando pelo momento conturbado. Há evidente queda de negócios, há receio de muitos não poderem fazer frente aos compromissos fixos, principalmente, e comprometer a continuidade das atividades no transcorrer de 2015, até porque as obras seguirão por alguns meses, e isso leva à manutenção do estado de precariedade que vivem no momento.

O presidente da Associação Empresarial de Bombinhas (AEMB), Mário Pera, sugeriu que sejam concedidos prazos maiores e descontos para o pagamento do IPTU. E tratamento diferenciado com relação aos demais tributos como: taxas de alvarás de funcionamento e sanitário e de coleta de lixo, além do ISS aplicado sobre serviços. Mas a Prefeitura já negou esses benefícios, alegando que poderia ser punida por “renúncia fiscal”. Mário Pera disse que “seria um gesto de apoio, reconhecimento pelo momento complicado que todos estão enfrentando. Ninguém pode negar que há um prejuízo e o aperto para nas contas indiscutível”.

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Adriana da Silva, empresária que tem negócios na Leopoldo Zarling, é bom considerar que com a queda de movimento e consequente prejuízo nos negócios, podemos ter um efeito cascata. Ora, uma empresa que não atinja suas metas de faturamento, terá dificuldades para manter empregos, pagar alugueis e os impostos. Isso segue em cadeia. Redução de postos de trabalho são menos pessoas com recursos no município, deixando de pagar aluguel, resultando em perdas para o locador, para a imobiliária que deixa de faturar e pode também se tornar inadimplente no recolhimento dos impostos, o que reduz a capacidade de investimentos da Prefeitura. Mas precisamos de apoio, refresco para conseguir praticar um fluxo de caixa sem pressão e neste momento o município tem que ser parceiro”, lembra Adriana da Silva.

A reportagem do Boletim foi ouvir os proprietários de restaurantes e comerciantes da Avenida Leopoldo Zarling e pode sentir eu há um descontentamento geral. O proprietário do Armazém do Mate, Antonio Roberto Ferreira, disse que a paralisação das obras prejudicou muito o seu comércio. “Ou o turista não vem devido à poeira ou realmente está sem dinheiro”. Ele disse que a administração municipal pretendia fazer a obra em etapas, mas começou a estourar o esgoto e então resolver abrir toda a avenida, resultando nisso que está aí.

O proprietário do Ideal Lanches, Vilmar Feller, disse que as obras prejudicaram um pouco o movimento, mas reconhece que sem sacrifício não há melhorias. “Alguns turistas têm reclamado da poeira e dos buracos, mas explicamos a eles que o problema é passageiro e em breve teremos uma avenida totalmente

remodelada”.

Jandir Masiero, da Churrascaria Estrela do Mar, disse que as obras têm prejudicado bastante o movimento de clientes. “Tivemos uma queda entre 30% a 40%. Os turistas reclamam, dizem que pagam a taxa da TPA e depois se deparam com essa buraqueira toda e a poeira em seus pratos. É lamentável”.

O proprietário da loja Kanaloa Shop, Celso Duarte, disse que as obras prejudicaram muito as vendas e tem trabalhado com as portas fechadas. Ele acha que faltou planejamento por parte da administração municipal.

Paulo Morandini, do Restaurante Veleiros, disse que está tendo um prejuízo enorme. Os clientes não querem ficar na parte externa do estabelecimento, devido à poeira, que é prejudicial à saúde. “É preciso lavar o chão diversas vezes ao dia, e não há água suficiente para isso. Estamos pagando caminhão para trazer água e já perdemos diversas toalhas devido à poeira”, desabafou.

O chef William Silva, do Restaurante Bombordo, localizado na Rua Tie-Sangue, quase esquina com a Leopoldo Zarling, disse que a falta de planejamento fez com que a obra se tornasse um verdadeiro “tiro no pé”. Ele não compreende porque mandaram destruir as calçadas da sua rua, que haviam sido feitas recentemente, o que não aconteceu com outras ruas paralelas. Finalizou dizendo que está sendo muito prejudicado e que muitos clientes dizem que não voltarão mais à cidade.

Valmir Grein - Jornalista

Comerciantes de Bombas

relatam acúmulo de

prejuízos

Page 6: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

VOLTA ÀS AULAS 2015ESCOLA DE VERÃO

EDUCAÇÃO INFANTILRECREAÇÃO

PERÍODO INTEGRAL

47 3264.5012 Rua Martim Pescador, 973, Bombas | [email protected]

Todos precisam de amigos e de

infância!

Ensinando com AmorFEVEREIRO 2015 - página. 06

Av. Falcão, snº, em frente a rótula José Amândio, Bombinhas/SC

Rodízio de pizza com Bu� et de massas, porções e saladas. Todos os dias!

Page 7: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Soluções para você curtir a praia numa boa.

SAC

Sic

redi

- 08

00 7

24 7

220

/ Defi

cien

tes

Aud

itivo

s ou

de

Fala

- 08

00 7

24 0

525.

O

uvid

oria

Sic

redi

- 0

800

646

2519

.

• Cartões de Crédito e Débito• Débito Automático• Caixas eletrônicos • Rede Banco24Horas• Sicredi Fone• Sicredi Internet• Sicredi Mobi• Seguros• Crédito

FEVEREIRO 2015 - página. 07

É TEMPO DE vivenciar a maior festa da cultura popular do mundo, o Carnaval, que não é exclusivamente brasileiro (na

Itália, por exemplo, o festejo tam-bém é realizado), mas com certeza a alegria, desenvoltura e beleza, Igual ao Brasil não existe em nenhum outro lugar. Em nossa Bombinhas, há tantos anos que a conta já se perdeu, os moços e moças andavam

pelas ruas e areias nos dias que antecediam ao carnaval, com uma quantidade de água meio escondida pelo corpo. Ao se aproximarem um dos outros jogavam a água na pes-soa. Usava o que fosse mais fácil, uma canequinha, uma garrafinha ou mesmo uma engenharia inventada pelos bombinenses, que consistia num limão de cera com água dentro. Ainda havia os que usavam um

bambu e uma rolha na ponta e com um palito faziam pressão e espirrava água do outro lado (como uma seringa).

É notório a capacidade de criação do brasileiro e Bombinhas não foge a regra, nem na atualidade e tampou-co no passado. O susto era grande aos desavisados, mas a maioria já estava acostumada ao Intrudo.

Infelizmente a brincadeira caiu no esquecimento. O Intrudo deixou de ser feito, imagino eu, em grande parte pela descoberta turística. Ima-gine a reação dos desconhecidos ao serem molhados do nada na rua? Seria engraçado! Será que alguém se habilita a reviver a brincadeira? Ainda dá tempo, o Carnaval inicia somente na sexta-feira.

MESMO COM a distância imposta pelo tempo eu não poderia deixar de falar

a respeito da participação bombi-nense na 6ª Corrida do Pescador em Garopaba, que aconteceu no dia 1 de fevereiro. Bombinhas além de prestigiar a corrida de embar-cação a remo com nomes de peso da comunidade tradicional local, 45 pessoas ao todo, levou a canoa “Faísca” do Mestre Zequinha Olímpio, que competiu com duas equipes: os rapazi Olimpio e as filhas do João do Erpídio.

A competição juntou seis canoas de um pau só, e além de Bombi-nhas e Garopaba, participaram Laguna e Imbituba. Voltamos com a terceira colocação conquistada pela equipe masculina formada pelo patrão Vavá, os remeiros Juca, Marcinho, Maurício e Jerri e o chumbereiro Pequeno. Já a equipe feminina formada pela patroa Marivone, as remeiras Duceli e Alessandra (que ganharam o

reforço dos meninos Tainan e João Elpídio Júnior) e a chumbereira Mestra Salete Pinheiro, competiu com os homens, pois Garopaba não tem mulheres na corrida. E fi-zeram história por lá! Ficaram com a última colocação, mas acende-ram na mulherada de Garopaba a vontade de competir, tanto que já prometeram uma equipe na nossa corrida de canoa de um pau só no dia 15 de março.

Essa logística do deslocamento foi possível porque a FMC teve um parceiro na empreitada, o Rômulo Melo Duarte da Terraplanagem RMD, que cedeu o caminhão para levarmos a canoa, e essas inicia-tivas são importantíssimas para realização das atividades culturais.

Além da beleza da Faísca, da disposição de seu proprietário o Mestre Zequinha, da vontade in-sana de remar da nossa gente, da força dos braços dos nossos ho-mens e mulheres do mar, tivemos

mais uma prova da camaradagem deste povo sem igual. Como se precisasse!

No retorno para casa, Alessandra se envolveu num pequeno engave-tamento na Br (nada sério, sem ferimentos, apenas desgaste físico e uma pequena perda material), e o carro ficou preso ao veículo que bateu na traseira do seu. Ficamos, cerca, de três horas parados. Fica-mos, porque cada um dos nossos que passava (fomos com duas Vans, quatro carros de passeio e o caminhão que levou a canoa), parou e ficou junto na tentativa de ajudar. Ninguém arredou pé dali enquanto o problema não foi resolvido. Isto é camaradagem, estar presente, ao lado, mesmo na impossibilidade de fazer algo, apenas para que o outro saiba que não esta sozinho. A comunidade bombinense é uma lição a cada dia, só não enxerga quem não quer.

E FALANDO EM Carnaval, o grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, terá a honra de abrir o Carnaval Bombinense nos dias

de desfile, que acontece no sábado dia 14, e na segunda-feira dia 17.

A ideia é trazer a frente dos blocos carnavalescos algo diferenciado, que mostre o tradicional aliado ao mo-dernismo, despidos de preconceito e com o objetivo de difundir, ainda mais a cultura tradicional bombinense. O Eira meu Boi vem a frente do Bloco Abstrato e em seguida desfila a Vila

do Sapo.

O grupo, mesmo com uma formação recente tem menos de um ano de existência, já é referência na região e por este motivo realiza diversas apresentações pelo estado. No último domingo, dia 8, se apresentou, pela terceira vez, em São José, na 7ª Feira da Freguesia, na praça Hercílio Luz. Ainda contou com as participações, mais que especiais, do Mestre de Terno de Reis Lindomar S`Antana e do percussionista Brasil.

Coluna Culturalpor MARCINHA

É carnaval! Vamos reviver o Intrudo?

7ª Corrida do Pescador de Garopaba

Eira meu Boi abre o Carnaval Bombinense

Page 8: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Ajude-nos a ajudar!Compre uma camiseta DO BLOCO ABSTRATO e colabore com a APAE

DE PORTO BELO E BOMBINHAS

Page 9: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

página. 09FEVEREIRO 2015 -

Bom pra natureza, melhor pra você.

A TPA existe para minimizar os impactos

ao meio ambiente causados durante a alta

temporada. A taxa é totalmente revertida

em ações de infraestrutura e preservação

ambiental. Com ela, muitos benefícios

já podem ser vistos, como a instalação de

mais 60 banheiros públicos e 580 lixeiras.

E muito mais melhorias vem por aí.

Contribua e preserve.

bombinhas.sc.gov.br

Page 10: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Confira nossas linhas de óculos de sol e receituário!Parcelamento* em até 10 x nos cartões Visa e Master. *Parcela mínima R$ 60,00.

Trabalhamos com lentes de contato, óculos de sol e relógios de várias marcas.

47 3264.9307Av. Ver. Manoel José dos Santos, 1241, Sala 5 (ao lado do Nectar da Lua), Centro, Bombinhas/SC

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:Das 9:00h as 24:00h

Todos os dias(inclusive domingo)

GARANTA A SUA VAGA!!!DESCONTOS NAS MATRÍCULAS, CONFIRA!

Page 11: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

FEVEREIRO 2015 -

CRED. 255/00/SC

Fone/Fax: 47 33691430

Av. Falcão, 239 | CEP 88215-000Caixa Postal nº 100, Bombas, Bombinhas/SC

Não sei o que é melhor, se é ler ou escrever.

HOJE NA MINHA caminhada em Quatro Ilhas encontrei uma amiga de praia dos tempos em que ela gostava de praticar esportes

aquáticos e eu, uns quinze anos mais velha, ainda jovial, adorava nadar além da rebentação.

Parece que nunca tínhamos nos afastado. Nosso papo engrenou tão bem que eu, que ando caminhando trinta, quarenta minutos, caminhei mais de uma hora.

Resultado, fiquei tão cansada, que depois de almoçar deitei e não queria mais levantar. Escolhi um livro para ler e revivi minha infância, meus tempos de leitora de todas as tardes.

Lembrei-me de vários fatos daquele tempo de leitora contumaz. Da coleção Menina e Moça, das sensações de estar vivendo entre nobres, pessoas cultas cheias de etiquetas. Dos dias de nuvens viajantes que me davam sensação de estar num navio. Dos dias cheios de pássaros nos mamões que, mesmo deitada, via também da minha janela e me fazia pensar que estava naquelas terras que circundavam castelos das histórias que minha mãe contava. Dos dias de chuva que no sítio do Pica-pau Amarelo não haveria coisa melhor de fazer a não ser ler.

Eram dias muito felizes aqueles com minha família toda em casa e eu nem suspeitava de quantas histórias iria viver depois que saísse daquele conforto.

Ler era tudo para mim, vivi muitas vidas deitada algumas horas da tarde no meu quarto com um livro nas mãos e nem via o tempo passar na minha janela, mas não foi em vão, eu aprendi muito e com prazer! Não foi bem como o Chico cantou... O tempo passou na janela só Carolina não viu!

Às vezes me chamavam, mas eu só levantava quando alguma amiga vinha me chamar. Bons tempos aqueles quando os amigos entravam em nossa casa como se fossem da família. Amigos que penso até hoje como irmãos mesmo depois de cada um tomar seu rumo!

Agora, com o Face Book, aos poucos estamos nos juntando, a amizade continua a mesma. Quintana dizia “amizade é amor que não morre”. Dizia, não, ainda diz, porque ele escreveu e está lá para quem quiser ler.

Outro dia li no Face e não sei quem é o autor, mas vale a pena: “Amigos que permanecem a seu lado, independente de suas escolhas, são os melhores amigos do mundo”! Verdade!

Mas além de encontrar, também fazemos novos amigos e nos inteiramos de tudo que dá certo na cozinha, na casa, no jardim, na vida, na arte, na política e, com tristeza, o que não dá certo na política e está quebrando o Brasil.

Está chegando o Carnaval e eu gostaria de falar de fantasias, blocos, músicas e muita alegria! A Globeleza samba nua cheia de purpurina na televisão!

Desculpe, não posso, penso na Educação, nos nossos jovens, no futuro deles, no Brasil.

Alguém falou em Pátria Educadora? Sim? A presidente falou usando um termo tão amplo que ninguém sabe o que vai acontecer. Não ouvi nada sobre valorização do professor. Alguém falou que o professor deve ser considerado a figura principal assim como a escola é o centro onde o ensino se desenvolve. Isto é novidade para você? Claro que não, óbvio.

Estou vendo que querem fazer com a Educação

o mesmo que fazem com tudo que dá errado na política, na administração do nosso País. A tática é trocar pessoas, tirar os que roubam hoje e colocar outros da mesma estirpe para engambelar o povo. Na Educação falam em novos projetos e novas pessoas, até estrangeiros, usam novas palavras...

A Educação, por que será que vai mal? Parece que é a mesma coisa quando acontece um desastre aviatório. Foi por isto? Por aquilo? Não. A culpa recai no piloto! Claro, morto não se defende.

Mas eu falava de Educação. Vejo tanta gente discutindo o que fazer para melhorar o ensino, mas ninguém lembra que se o educador tiver tempo de planejar suas aulas a aprendizagem melhora!

Pense, uma professora dormiu mal porque seu filho caiu se machucou e não havia ninguém para atendê-lo, o pai estava de plantão à noite. Este fato tomou o tempo que a docente faria seus planos de aula. Então, na manhã seguinte leva a criança para alguém cuidar e sai em desabalada para cumprir seu horário às 7h 30 min.

Reflita, a professora não tinha planos de aulas para suas diversas turmas naquele dia e estava cansada. Deu várias aulas de improviso. Tudo bem, ela sabe a matéria, mas e os alunos sabem? Não, não sabem sabem tudo e perderam alguma coisa que talvez ela pense ter explicado para todos e não volte a explicar novamente. As turmas paralelas não têm o mesmo ritmo, portanto... Muita gente não entendeu.

Avalie, será que esta professora, voltará a fazer planejamento? Sim, sempre que puder, mas neste dia já houve um trombo, portanto, quando tiver muitos afazeres no lar, volte a improvisar.

Ela não tem só o filho para cuidar, tem marido, outros filhos, compromissos familiares, contas a pagar e tudo o mais que nos envolve, inclusive o preço da gasolina que subiu só depois da Presidente se colocar a faixa presidencial novamente.

A professora não tem carro, porque precisa pagar empregada, ela usa ônibus e a empregada também, mas tudo sai do bolso da professora, inclusive o INSS, o 13º e as férias e agora, o aumento das passagens.

Um dia destes, eu ouvi que falavam de estágio dos alunos de Pedagogia. Isto não é novidade. Em 1966, os egressos de Pedagogia já estagiavam e contavam com a supervisão de professores. Naquele tempo os professores já eram mal pagos.

Então observe, nenhuma novidade: estágio já havia, currículo idem, mas o salário cada vez mais defasado.

Se o povo lesse sobre política como lê sobre esporte; se escalasse governantes como sabe escalar times; se brigasse pelos direitos como briga por futebol, a vida no Brasil seria outra. Não sei a autoria desta frase, mas é de se pensar!

Por que os professores não são valorizados por seu importante trabalho na sociedade?

Não sei, ou sei, tu sabes e todos sabem que para a elite que manda no Brasil é de bom tamanho ter analfabetos que obedecem sem pensar e viram massa de manobra. E dizer que o presidente anterior antes de chegar ao cargo, combatia tanto este fato!

O Magistério está precisando com urgência ser valorizado, ser bem pago e para isto teremos que ter governantes sérios, honestos e que tenham muita empatia e respeito pelo seu semelhante, pois é, afinal, para ele que está a servir.

Vamos ensinar nosso aluno a ler, compreender e pensar! Esta é, realmente, a grande missão dos professores!

O homem não nasce sabendo, ele aprende a odiar, a amar, a falar, e se pode aprender tudo isto também pode aprender a ler e compreender o que leu.

Temos que ensinar nossos filhos a pensar e isto não é compromisso apenas da escola, também dos pais, da família.

por LÍLIA [email protected]

RIRIRIRIRIRIRIRIR Se horóscopo fosse bom, não teria câncer!

A má educação no transito é tanta, que até parece que motorista educado só anda de carona.

Tem gente que gosta tanto de carnaval, que vive o ano inteiro de máscara. Anônimo

No país do carnaval, a população nem tem o que comer. W.Huques 

Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval. - Vinícius de Moraes

MÚSICAMáscara Negra Zé KetiTanto riso, oh tanta alegriaMais de mil palhaços no salãoArlequim está chorando pelo amor da ColombinaNo meio da multidãoFoi bom te ver outra vezTá fazendo um anoFoi no carnaval que passouEu sou aquele pierrôQue te abraçouQue te beijou, meu amorA mesma máscara negraQue esconde o teu rostoEu quero matar a saudadeVou beijar-te agoraNão me leve a malHoje é carnavalA lua é dos namorados Compositor: Armando Cavalcanti/Klécius Caldas/brasinha

Todos eles, Estão errados, A lua é, 

Dos namorados. (bis)Lua... oh ! lua... Querem te passar pra traz, Lua... oh ! lua... Querem te roubar a paz, Lua que no céu flutua, Lua que nos dá luar, Lua... oh ! lua... Não deixa ninguém te pisar.

VOCÊ VAI GOSTAR, É FÁCIL DE FAZER DESTE DRINK

ADRENALINA

300 ml de Vodka150 ml de Licor de Menta200 g de Leite condensadoGelo (Picado)Como FazerBata no liquidificador a vodka, o licor de menta e o leite condensado por 20 segundos.Acrescente o gelo e bata por mais 10 segundosSe quiser sirva decorado o copo com calda de sorvete de chocolate, mas cuidado para o drink não ficar doce demais.Use umas folhas de menta ou hortrlã pra decorar.

SAIBADizia o editor José Olympio que a Coleção Menina e Moça tornar-se-ia objeto de interesse para aqueles que configuravam o sistema literário em franca evolução: editor, autor e leitores em potencial. Chamam a atenção as formas como se prescrevia um tipo de comportamento para meninas e moças à época, que oscilava entre o idealizado modelo francês de conduta e a orientação religiosa. As obras que compunham a coleção dirigiam-se à menina e à moça, entre 9/10 a 17 anos de idade, visando à formação de um público leitor específico. Estudos de tradição francesa e norte-americana na perspectiva da História Cultural indicam profícuos resultados (Chartier, 1996, 2000, 2004 e Darnton,1986) tanto na reconstituição de suportes de texto quanto em relação a práticas de leitura.

SAIBA MAIS sobre EDUCAÇÃO – VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR.

A Alfabetização contribui para a formação individual e potencializa o exercício da cidadania e autonomia.

Cidadãos capazes de fazer uma leitura de mundo e contribuir para a sustentabilidade do planeta deixarão de ser manobrados por políticos.

Se Dilma tivesse planos reais de desenvolver o lema “Pátria Educadora” deveria ter começado produzindo um documento baseado em debates sobre a concepção que seu grupo político tem para educação. Entre outros assuntos que deixou de lado pouco tratou da valorização dos professores – aspecto central para a educação de qualidade.

Precisamos reverter a atual desvalorização da profissão, onde apenas 2% dos alunos do Ensino Médio declaram o desejo de seguir a carreira de professor. A valorização do magistério passa por planos de carreira e salário compatíveis com a responsabilidade da função, e por uma radical mudança tanto na formação inicial como na formação continuada.

Em 2011, Cid Gomes, atual ministro da Educação causou polêmica em seu Estado ao declarar que professor deve trabalhar “por gosto, não por dinheiro”. Agora ele promete elevar o piso nacional do magistério, mas precisará fazer mais para dissipar o clima de desconfiança.

O pedetista faz um paralelo histórico entre o discurso da presidente e a fala do trono da princesa Isabel em 3 de maio de 1888. Foi a primeira vez, diz ele, que a monarquia defendeu oficialmente a abolição.

“A princesa afirmou que o Brasil precisava se livrar da escravidão e no mesmo dia apresentou a Lei Áurea. Dilma lançou um lema, mas não fez nenhuma proposta concreta para executá-lo”, critica o senador.

[email protected]

www.nos-eu-outros.blogspot.compoa2012.blogspot.com

página. 11

Page 12: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

ERROS DE DIGITAÇÃO e omissão de rendimentos tributáveis estão entre os enganos mais comuns dos

contribuintes que acabam caindo na malha fina após preencher a declaração do IR. A constatação é do especialista em direito tributário Francisco Arrighi. “É sempre melhor preencher a declaração com antecedência”, aconselha ele.

O prazo de entrega do Imposto de Renda começará em 2 de março neste ano e se estenderá até o dia 30 de abril, informou a Secretaria da Receita Federal. Os prazos e as regras para 2015 foram publicados nesta quarta-feira (4) no “Diário Oficial da União”, por meio da instrução normativa 1.545.

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela.

Veja abaixo 12 erros listados por Arrighi que levam muitos contribuintes a caírem na malha fina:

1. Digitar o ponto (.) em vez de vírgula (,)

O programa gerador da declaração não considera o ponto como separador de centavos, fazendo com

que o valor fique errado.

2. Não declarar todos os rendimentos tributáveis recebidos

Entre eles estão salários, pró-labores, proventos de aposentadoria, aluguéis etc.

3. Não declarar o rendimento tributável recebido pelo outro cônjuge

Isso deve ser feito quando a opção for pela declaração em conjunto.

4. Declarar o somatório do Imposto de Renda Retido na Fonte descontado do 13º salário ao Imposto de Renda Retido na Fonte descontado dos rendimentos tributáveis

Fazendo isso, o contribuinte desconta integralmente este somatório do imposto devido apurado.

5. Declarar o resultado da subtração entre os rendimentos tributáveis e os rendimentos isentos e não tributáveis

Ambos são informados no comprovante de rendimentos fornecidos pela fonte pagadora (empresa).

6. Declarar prêmios de loterias e de planos de capitalização na ficha “Rendimentos Tributáveis”

Esses prêmios devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à

Tributação Exclusiva/Definitiva.

7. Declarar planos de previdência complementar na modalidade VGBL como dedutíveis

A legislação só permite dedução de planos de previdência complementar na modalidade PGBL e limitadas em 12% do rendimento tributável declarado.

8. Declarar doações a entidades assistenciais

A legislação só permite doações efetuadas diretamente aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e limitadas em até 6% do imposto devido.

9. Declarar rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva como rendimentos tributáveis

Entre eles está o 13º salário.

10. Não declarar os ganhos ou perdas de capital quando são alienados bens e direitos.

Os rendimentos ou perdas de itens vendidos devem ser declarados.

11. Não declarar os ganhos ou perdas de renda variável

Isso deve ser feito quando o contribuinte opera em bolsa de valores.

12. Declarar despesas com planos de saúde de dependentes não relacionados na declaração do IR.

O contribuinte, titular de plano de saúde, não pode deduzir os valores referentes ao cônjuge e aos filhos quando eles declarem em separado. Só são dedutíveis na declaração os valores pagos a planos de saúde de pessoas físicas consideradas dependentes pela legislação, incluídas na declaração do responsável.

G1

FMC ABRE INSCRIÇÃO para mais um

ano letivo com uma diversidade de aulas em 18 oficinas diferenciadas.

É notório o fomento da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas em propiciar o acesso à diversidade cultural aos cidadãos. Uma das ações, que inclusive faz escola pela região, são as atividades que através do Projeto Oficinas Culturais, que desde 2009, oferece um leque de aulas que a cada ano aumenta sua pluralidade. As inscrições para o ano letivo de 2015 as inscrições iniciaram no dia 04 de fevereiro e encerram em 06 de março.

Entre tantas atividades oferecidas é possível fazer aulas de instrumentos musicais (violão, guitarra, violino, flauta doce, teclado, acordeon, percussão), dança, artes, canto, que são subdivididas em modalidades, e realizadas em vários espaços culturais, com mais de 700 vagas oferecidas. As aulas são ministradas durante todo o ano

por professores capacitados, tendo alguns nomes renomados na Costa Esmeralda, e quem precisar, conta com o transporte. O ano de 2015, ainda, marca o início das oficinas para formação da futura orquestra municipal, um objetivo ousado, mas direcionado pela FMC e em breve Bombinhas colherá mais este fruto.

As inscrições podem ser realizadas na Casa de Cultura Piana do Crivo, localizada a Rua Primavera, 28, esquina com a Avenida Girassol, no bairro Morrinhos, das 9 às 18 horas. E na sede administrativa da FMC, localizada a Rua Parati, 319, Centro, das 13 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Dúvidas podem ser esclarecidas nos telefones 3264-7478/3393-3706.

As aulas iniciam dia 9 de março. O edital pode ser acessado pleo link: http://goo.gl/dtMlIZ .

Márcia Cristina FerreiraAssessora de ImprensaFundação Municipal de Cultura de [email protected]

Dia a dia da sua empresa por Patty Weissman

Caro empreendedor, saia da informalidade e deixe que nossa equipe lhe ajude neste processo.

Portanto aproveite esta chance do Simples Nacional e deixe que o mundo conheça o seu

rosto, o seu nome e o seu negócio.

Contabilidade de Empresas e Condomínioswww.contabilidadebombinhas.com

Rua Dilma Mafra, 1722 - Sala 05 Centro - Bombinhas/SCFone: 47– 3369.0102

Agende uma visita e conheça nossos serviços.

Nossa missão é transformar sua

pequena empresa num grande

negócio.

Reduza seus custos!Pacotes a partir de:

R$ 150,00mensais.

Especialista lista os 12 erros mais comuns no preenchimento do IR

FEVEREIRO 2015 - página. 12 Estão abertas as matrículas para o Projeto Oficinas Culturais de

2015, em Bombinhas

Page 13: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

NA TARDE DE terça-feira (10/02), considerando os inúmeros problemas enfrentados pela comunidade

com os serviços prestados pela empresa CASAN, e no intuito de melhorar o abastecimento de água e a falta de tratamento de esgoto no município, foi protocolada, por meio da Casa Legislativa, uma representação contra a CASAN junto ao Ministério Público.

A representação, entregue à promotora Drª Lenice Born da Silva, foi motivada pela falta de água, o lançamento clandestino e indevido de esgoto dos caminhões contratados pela empresa nos rios da cidade, e o vazamento de uma das caixas receptoras da Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN, localizada no Bairro José Amândio, entre outros fatores.

A conversa com a promotora Dr. Lenice, durou cerca de uma hora, com a presença de todos os Parlamentares, e o Assessor Jurídico

da Casa Legislativa Ramon Souza, que relataram os casos de problemas enfrentados por moradores e visitantes nas ultimas temporadas de verão, quando é possível presenciar o transbordamento das elevatórias da rede de efluentes existentes na orla da praia do Centro, tornando-se verdadeiros rios de esgoto, correndo entre os frequentadores da praia e sendo lançados no mar.

Entre outros fatos, os vereadores falaram sobre o ocorrido nos dias 24 e 30 de janeiro, na Estação de Tratamento de Efluentes, localizada no Bairro José Amândio, as caixas receptoras de tratamento transbordaram feito cachoeiras, escorrendo para as valas e ruas do Bairro, inundando a frente das casas dos moradores com esgoto, expondo a comunidade local ao risco de inúmeras doenças.

Foi organizado um amplo dossiê que acompanha a representação, apontando a má qualidade dos serviços prestados pela empresa,

desde 2006. O Legislativo acredita que, com a representação protocolada, a situação será solucionada, antes que o caso possa se transformar em um problema mais grave de saúde pública.

A Presidente do Legislativo, Lourdes Matias, agradeceu em nome da comunidade Bombinense e do Poder Legislativo, a atenção dada pela promotora, e ressaltou, ainda, que as medidas paliativas adotadas pela CASAN não surtiram efeito, não restando alternativa senão buscar a ajuda do Estado, através do Ministério Público, na busca de soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.

O Ministério Público informou que estará à disposição do Legislativo de Bombinhas, e qualquer denúncia feita será investigada e tomada as medidas necessárias.

Assessoria de Imprensa

[email protected]

(47) 3369-2224 – Ramal 210

A MEDIDA PROVISÓRIA 664 (MP) de iniciativa da presidente

Dilma Roussef que tira do governo a obrigação do pagamento do Auxílio-Doença (encosto), a partir do 16º dia, transferindo às empresas este custo, está revoltando a classe empresarial em todo o país. E não é diferente aqui em Bombinhas. O Auxílio-Doença é um direito de todo trabalhador, garantindo pela Constituição Federal, através dos recursos arrecadados pelo Governo com a Seguridade Social, item que compõem alíquota do INSS que as empresas recolhem, da ordem 21% sobre a folha de pagamento todo mês.

Com a nova proposta o trabalhador não sofre prejuízo, mas ao invés do governo pagar, como está previsto na lei, quer mudar e repassar para as empresas, assim o governo ficará com mais dinheiro para gastar onde quiser, e nem sempre em benefício da população. A decisão impõem às empresas -todas que mantém seus funcionários

registrados, a obrigação de pagar os primeiros 30 dias em que o colaborador entre no Auxílio-Doença.

Todos sabem que o Auxílio-Doença é pago nos seus primeiros 15 dias pela empresa empregadora, independente do trabalhador ter sofrido acidente ou adquirido a enfermidade na execução do seu trabalho. Mesmo que o trabalhador se machuque, por exemplo, jogando futebol a empresa que ele tem registro tem que pagar os primeiros 15 dias de encosto, e se ele precisar ficar mais dias parados, então a partir do 16º o governo tem que assumir, através Previdência Social. Tendo que pagar mais 15 dias para o empregado ficar de repouso a empresa tem ai mais um custo, já que como dito antes, já paga no INSS valor embutido – a título de Seguridade Social – uma espécie de seguro para exatamente pagar o salário do trabalhador enquanto estiver encostado.

Por esta razão as entidades AEMB (Associação Empresarial de Bombinhas) e a CDL (Câmara de Dirigentes

Lojistas de Bombinhas), estão acionando os 16 deputados federais e os 3 senadores catarinenses para que votem contra esta mudança proposta neste MP. “Este é o presente de ano novo dado pelo governo federal à sociedade, já atolada numa carga tributária absurda. Ao invés de cortar mordomias, gastos inúteis em Brasilia por exemplo, excesso de gente nos gabinetes, gastos absurdos e combater com eficácia a corrupção que aumenta cada vez mais, temos ai mais uma obrigação do governo sendo transferido para a sociedade. Sim, porque são as empresas que vão pagar, mas indiretamente recaem sobre o conjunto da sociedade porque o dinheiro poderia ser melhor aproveitado e aplicado numa melhor remuneração dos trabalhadores. É bom lembrar que sempre que o governo tira dinheiro da sociedade e transfere para sua burocracia, diminui a capacidade de investimento e distribuição de renda, que é mais salutar para todos”, alerta Mário Pera – presidente da AEMB.

A AEMB e a CDL através de ofício protocolado junto à prefeita municipal Ana Paula da Silva, com cópia também protocolada à presidente da Câmara de Vereadores

Lourdes Matias –apresentaram proposta para concessão de isenções, descontos, suspensão de cobrança, prazos maiores para impostos e taxas municipais, que estão vencendo e que serão gerados no transcorrer do período, para proprietários de imóveis, negócios e moradores da Avenida Leopoldo Zarling e adjacências (ruas transversais, saídas para praia e inicio da Falcão).

No ofício, entidades pontuam detalhadamente a proposta. Sugerem que por exemplo, em não podendo isentar o pagamento do IPTU – por eventual restrição legal de suposta renúncia fiscal – que sejam concedidos prazos maiores para pagamento com desconto de 30%, dados aos que pagam á vista. E também relativo aos demais tributos como: taxas de alvarás de funcionamento e sanitário e de coleta de lixo, além do ISS aplicado sobre serviços.

“Há o argumento robusto de que o município em concedendo uma isenção estaria cometendo renúncia fiscal. Ocorre que há também elementos jurídicos fortes para contra argumentar, pela verdadeira calamidade em que se tornou qualquer operação de negócio em toda extensão da Leopoldo Zarling, ruas que dão acesso à praia, as adjacentes e inicio da Falcão. Seria um gesto de apoio, reconhecimento pelo momento complicado que todos estão enfrentando. Ninguém pode negar que há um prejuízo e o aperto para nas contas indiscutível”, argumenta o presidente da AEMB Mário Pera.

Por exemplo, o Governo Federal concedeu recentemente reduções e isenção de impostos para as fabricas de veículos (as montadoras), com objetivo de movimentar o mercado e manter empregos. Fez isso com outros segmentos da economia, sempre

com intuito de em primeiro lugar fazer com que as empresas possam se manter ativas e bem como os empregos.

Para a presidente da CDL Adriana da Silva, empresária que tem negócios na Leopoldo Zarling é grande apreensão de muitos que estão passando pelo momento conturbado. Há evidente queda de negócios, há receio de muitos não poderem fazer frente aos compromissos fixos, principalmente, e comprometer a continuidade das atividades no transcorrer de 2015, até porque as obras seguirão por alguns meses, e isso leva a manutenção do estado de precariedade que vivem no momento.

“É bom considerar que a queda de movimento e consequente prejuízos nos negócios, podemos ter um efeito cascata. Ora, uma empresa que não atinja suas metas de faturamento, terá dificuldades para manter empregos, pagar alugueis e os impostos. Isso segue em cadeia. Redução de postos de trabalho são menos pessoas com recursos no município, deixando de pagar aluguel resulta em perdas para o locador, para a imobiliária que deixa de faturar e pode também se tornar inadimplente no recolhimento dos impostos, o que reduz a capacidade de investimentos da prefeitura. Mas precisamos de apoio, refresco para conseguir praticar um fluxo de caixa sem pressão e neste momento o município tem que ser parceiro”, lembra Adriana da Silva.

Em resposta a Secretaria da Fazenda, através do secretário Anizio da Silva justificou que em função do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal a prefeitura não poderia atender ao pedido, com vistas a manter o equilíbrio fiscal e fazer frente aos compromissos orçamentários. Reconhece os fatos trazidos pelas entidades, quanto aos problemas enfrentados pelos contribuintes com as obras na Lepoldo Zarling. Também menciona a falta de previsão legal, lei que possibilite atender.

FEVEREIRO 2015 - página. 13

Rodrigo ou Marciel

47 8426.9252 | 8866.4046

Rua Melancia, nº 28 | Sertãozinho| Bombinhas/SC

Construções, deques de madeira, colocação de piso, portas e janelas, reformas em geral.

Legislativo ProtocolaRepresentação Contra A Casan Junto Ao

Ministério Público

AEMB e CDL pedem que parlamentares catarinenses votem contra MP 664

Avenida De Bombas: Aemb E Cdl Apresentam Proposta De Isenção, Desconto Ou Maior Prazo

Para Pagamento De Impostos

Já está circulando mais uma edição da revista “Viagens &

Eventos”.Uma publicação de Bombinhas com circulação

em todo o Brasil e países vizinhos.As principais notícias sobre turismo, hotelaria e

gastronomia.À disposição dos leitores nos principais hotéis

e pousadas da cidade e região.

Page 14: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Administrador de Empresas e Advogado

FEVEREIRO 2015 - página. 14

A bandidagem corre solta

É ASSIM QUE NOS expressamos popu-larmente quando queremos superlativar uma realidade. Mas é uma dura verdade no Brasil de hoje. Eu que na juventude

entre os anos 1977 e 1985 junto nos movi-mentos estudantis bradava com toda a turma progressista contra o estado de coisas imposto pelos militares, chego a pensar até que ponto estávamos mesmo certo. Não que defenda retorno de censura, mordaça. Nada disso. Nem volta de ditadura, regime militar. Acho que isso foi o grande erro dos militares ao chegarem ao poder e quererem impor um estado controlado no seu lado mais incontrolável: o pensamento e o desejo de liberdade de expressá-lo. A pior das democracias ainda é o melhor sistema de governo.

Mas no tempo da chamada “ditadura” tinha mas ordem, organização e respeito em quase todo o sentido. Por exemplo, a criminalidade não campeava feito hoje. E falo de crimes comuns – como assassinatos, estupros, furtos, roubos, latrocínios ...estes todos que assistimos e lemos diariamente nos noticiosos ou nos deparamos muito perto, na nossa vizinhança mesmo. Como também os crimes dos cha-mados “colarinhos brancos”, estes praticados normalmente por integrantes de cargos públi-

cos, na maioria deles por políticos e assesso-res, mancomunados com gente da inciativa privada ou da sociedade civil. Num desavergo-nhamento total. Gente, a coisa tá beirando o absurdo. Por isso que cresce na sociedade uma sensação de abandono, de insegurança a partir da ausência do Estado (como ente que tem o dever de proteger o seu cidadão), que como alguém que nem liga para suas obrigações, dá de ombros como quem não quer nada, não está nem aí para situação. E não é assim não?

A gente protestava contra a forma repres-sora do regime militar, se cobrava melhoria na educação, isto numa realidade em que a escola pública era respeitada. Todos praticamente estudavam em escolas municipais e estaduais. Nós da classe pobre só não tínhamos acesso à escola pública em nível superior –faculdade federal era só para os mais abonados – e até hoje é assim. E isso não impedia da gente procurar estudar, fazer sacrifício. E bandido era bandido. E mesmo que se dissesse que politico não ia para cadeia já naquela época – como hoje bem poucos vão – o fato é que não se roubava tanto na política. Tinha a vergonha e a ameaça de não ser mais eleito. E o povo se ligava nisso, já que velhaco (como era chama-do o corrupto ou estelionatário) não tinha vez.

Já em relação aos crimes comuns se podia ir na escola ou na igreja, no jogo de futebol, na venda comprar qualquer coisa de bicicleta a qualquer hora do dia e não se ficava sem a magrela para voltar para casa. Não tinha nem cadeado. Quem praticava crime era denuncia-do e tinha o nome exposto. Hoje estão todos protegidos. Quem enganava, passava cheque sem fundo tinha a prova do seu ato exposto no vidro da loja ou do posto de gasolina para todo mundo ver. Agora quem expuser cheque vira réu e paga mais caro que quem lhe deve, pelo chamado danos morais...isto mesmo. O cara compra, não paga ou engana com cheque sem fundos e quem corre risco de ser punido é quem foi enganado. Não era assim até bem pouco tempo atrás.

Quando vemos nos noticiosos – para onde se põem reparo está lá o caso – essa gente graúda roubando à vontade, indo aos gabine-tes confessar que desviaram milhões, coisa de bilhões, o crime está mesmo banaliza-do. É tanta grana que a impressão é que a população nem liga, mas é porque todos nós acabamos por nem dimensionar o quão seria possível comprar (sobretudo oferecer bene-fícios à população mais carente em termos de saúde, educação, segurança, assistência social, previdência), com o que estes caras rou-bam na maior cara de pau. O elemento chega e diz na frente do promotor ou juiz que desviou ou ajudar a fazer, milhões e milhões. Diz os nomes dos comprometidos que agiram com ele, a mando dele ou como chefe dele e viram todos suspeitos. Mesmo o que é pego com a mão na massa, em fragoroso flagrante, ainda assim clama pelo direito de sentir injustiçado e perseguido.

Por outro lado, deixando a vergonheira dos políticos e empresários comprometidos de lado, batemos de cara com o chamado “crime organizado”, financiado pela outra banda podre da sociedade, onde impera o tráfico de drogas. E enquanto o crime se organizou os governos se bagunçaram. Já que de Norte a Sul se verifica a fragilidade do poder público em enfrentar também esta maleza, e dia após dia vai diminuindo seu poder de reação, sem encontrar alternativas para recolocar nos trilhos e impor as regras do jogo de uma socie-dade organizada e de homens de bem. E claro, onde descamba para o errado a partir de cima, dos poderes constituídos, o mundo do crime se mistura e entramos num processo peri-goso, em que a ausência do poder se torna a senha ideal para o domínio do que é errado. Se ouvia quando criança, ensinamento popular: em casa que ninguém manda, vira bagunça.

E mudar isso passa simplesmente por meios de coerção? Da repressão? Não, já foi provado que a intervenção punitiva é meio, não um fim. Passa pela retomada do enquadramento educacional na família, célula que molda o ci-dadão para mundo, e segue na escola que lhe completa o saber, e que junto com a família im-põem limites. Doutro jeito seremos uma massa de reclamantes, de utópicos, à espera de dias melhores, porém cada vez mais apreensivos, presos em nossas próprias casas, vítimas dos desmandos públicos, assistentes contumaz de notícias horrorosas, e pior esperando que alguém faça alguma coisa, que parece não acontecer nunca. A desesperança é a pior das sensações. É o fundo do poço.

Tel.: 3264.7692Confecção direto de fábrica

Rua Salema, 781 | Centro | Bombinhas/SC

Promoção válida enquanto durarem os estoques.*a mercadoria em promoção está identificada no interior da loja. Confira!

Queima de estoque em quase toda loja*

R$69,90o quilo.

Expediente

[email protected] 14.079.697/0001-42

Rua Ilha do Bom Abrigo, 85 - Bombinhas SCTel.: 47 9981.9037 | 3264.7408

O Boletim Informativo não se responsabiliza por textos assinadose nem por seus colunistas

ResponsávelDiagramação, arte e

Projeto GráficoJosé Augusto M. Boeckmann

Assinatura/PublicidadeFernanda D. S. Boeckmann

Impressão: Grafinorte S/A

Número de páginas: 16Tiragem (exemplares): 1.800

Tipo de Papel: JornalFormato: Tablóide

Esta edição tem início de publicaçãono dia 12/02/2015

I N F O R M A T I V O

Bombinhas, destino de todos

BOMBINHAS mostrou, mais uma vez, que é o destino preferido por todos os turistas, brasileiros e de países vizinhos, durante a temporada de verão. Para cá vieram brasileiros de norte a sul, de

leste a oeste, além de vizinhos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolivia. Foi fácil identificar os visitantes, pelas placas de seus veículos.

A reportagem do Boletim Informativo saiu às ruas e fotografou várias placas de veículos estacionados em nossas ruas, para mostrar a diversidade de turistas que nos visitam nesta época do ano.

VALMIR GREIN - Jornalista

Page 15: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

É tempo de folia!A região da Costa Esmeralda já está vivendo momentos de muita diversão e alegria. A folia começa a tomar conta de Bombinhas e Porto Belo, com muita diversão e alegria para seus moradores e para os turistas que nos visitam.

Em Bombinhas haverá uma programação especial, que começa na sexta-feira com o desfile do trio elétrico do Enterro da Tristeza, e termina somente na terça-feira, dia 17, com a apresentação de Escola de Samba no Calçadão da Praia de Bombas. A semana de folia conta ainda com os tradicionais desfiles dos blocos nas ruas, baile infantil, e shows com a cantora Diana Dias e Grupo Art Popular. Uma das grandes atrações do Carnaval de Bombinhas é o Carnamar, tradicional desfile de embarcações na baía de Zimbros.

Grito de Carnaval no AbstratoNo último sábado um Grito de Carnaval movimentou o Abstrato Bistrô, em Bombinhas, com a participação da cantora Marcela e o último ensaio geral do Bloco Abstrato. Muitos turistas aproveitaram a ocasião para mostrar que também têm samba no pé. O Bloco Abstrato vai desfilar neste sábado (14) na avenida principal de Bombinhas e na segunda-feira (16) no centro de Bombas, com muita fantasia, várias alas e uma bateria afinadíssima, segundo garante e mestre Rogério Macedo.

Esquenta em Porto BeloO Grito de Carnaval movimentou o píer de Porto Belo na noite do último sábado, 7. A Caravana da Alegria animou os foliões junto com a banda Salve Salve. As atrações deixaram o público com gostinho de quero mais. O Carnaval Porto Belo Alegria será repleto de novidades este ano. Uma delas é o CarNaval. As inscrições para o desfile de embarcações estão abertas e devem ser realizadas na Fundação de Turismo.

A programação do Carnaval Porto Belo Alegria 2015 ocorre entre 13 e 17 de fevereiro. A Prefeitura preparou atrações e noites temáticas na Praça da Bandeira, na Praia do Perequê, festas infantis e a grande novidade, o CarNaval, uma festa em alto mar com desfile de embarcações.

O presidente da Fumtur, Claudio Souza, adianta que o Grito de Carnaval é para dar o gostinho de quero mais, chamando os foliões para a festa popular mais celebrada no Brasil. “Este ano, preparamos uma programação para fomentar o turismo na cidade e envolver as marinas. Queremos aproveitar a vocação náutica de Porto Belo para incrementar nossa festa”, destaca.

Shed Al Mare, o must do CarnavalMúsica, glamour, luxo, gente bonita e animação, assim se resume o Shed Al Mare. No próximo domingo, dia 15, das 11 às 19h, muitas embarcações participarão do Carnaval a bordo mais cool do litoral norte catarinense, na Enseada do Caixa d´Aço, em Porto Belo. Um show nacional com Henrique e Diego e o DJ internacional Eddie Ferrer são os grandes destaques da festa, que contará ainda com Leandro Guimarães, Wesley e André, Gabriel Borges, Paula e Pamela, João Luis, Pablo Portes, Herbert Medeiros, Edio e Thiago, Téo e Edu e Alex e William.

Maria Luiza GreinColuna Social de Bombinhas

página. 15Filiada à Associação Catarinense de Colunistas Sociais – ACCSContatos com esta colunista: (47) 3264-7691 / 9270-1394 - [email protected]

FEVEREIRO 2015 -

Aberto diariamente no almoço e para o jantar nos finais de semana

Rua Tié Sangue, 23 | Praia de B ombas , B ombinhas/SC | 47 3369.1121 - 84852121

Neste Verão Sushi todas as noites a partir das 20h.Casa d’ Praia sempre inovando!

O Grito de Carnaval do Abstrato Bistrô reuniu muita gente

animada no último sábado

Lilian e Albanir Pessin, gaúchos de Veranópolis, ficaram apaixonados

pelas belezas de Bombinhas e pela sua diversificada gastronomia.

O ator global Werner Schunemann aproveita as férias hospedado na

Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, onde descansa e recarrega as energias.

Rosane Costa com o casal Luiza e João Pedro Calçada curtindo as delícias do

restaurante Berro d´Água, em Zimbros.

O presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Cláudio Souza, recebe as

soberanas do Carnaval na “capital do turismo náutico”.

Page 16: Página 3Cultura já abriu as matrículas para o projeto Oficinas Culturais de 2015, que terá 18 oficinas diferenciadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de março

Hotelzinho • Leva e traz• Banho e Tosa • Vacinas e Cirurgia

47 3369.2486Rua Cardeal, 194, Bombas, Bombinhas, SC

47 3393.3179Av. Girassol, 1140, Morrinhos, Bombinhas - SC

Cirurgiões Dentistas

(1) Dr. Hélio IderihaCRO-SC 7580

(2) Dra. Wendy Ideriha MattosCRO-SC 8772

FONE:

(1) 47 3369.2457 | 9982.0097(2) 47 3393.3646 | 9981.2719

(1) AV. FALCÃO, 895 - BOMBAS - BOMBINHAS - SC(2) AV. GIRASSOL, 2585 - SL02 - MORRINHOS

BOMBINHAS - SC

Valquiria SlomskiCabeleireira Unissex

Beleza & Arte

Queijos • Presuntos • Salames • BaconLombinho • Temperos • Enlatados

Embalagens • Chocolates e muito mais.47 3369.0123

Urgência 8422.5895 e [email protected]

Av. Leão marinho, 222, José Amandio, Bombinhas/SC, CEP 88215-000

Valquiria SlomskiCabeleireira Unissex

Beleza & Arte

Rua Cachalote, 987 (anexo a refrigeração Atlântico)Bombas, Bombinhas SC

Clínica VeterináriaÁgua Viva

Distribuidora de Bebidas

Tele entrega: 3393.3653 | 9913.0574Av. Girassol, 439 - Morrinhos - Bombinhas/SC

Água • Gelo • Gás • Carvão

(47) 3369-3045Rua Cachalote, 80 - Sala 01 - José Amândio - Bombinhas - SC

[email protected]

TERRAPLENAGEMZANCANARO

Locação de Máquinas e Caminhões.Depósito de Areia, Fossas

Pré-Moldadas, Tubos, Aterro,Limpeza de Terrenos.

47 3393.4350 / 9123.2990Av. Araçá, nº 56, Sertãozinho, Bombinhas/SC