página 1 fgts inss - sindvend |...

12
Ano 54 - nº 459 - São Paulo - novembro/dezembro - 2006 Segurança Pública Graças à Base de Radiopatrulha Aérea da Praia Grande (BRPAe), com sede na Vila Mirim, a popu- lação da Baixada Santista pode viver mais tranqüila. A Base pos- sui instalações e efetivo adequa- dos para sua realização a fim de atender toda a região, que compre- ende, além de Praia Grande, os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente. Leia na página 3. Para dar boas-vindas a 2007, associados lotaram as dependências da Colônia de Férias, no período de 29 de dezembro a 1º de janei- ro. O réveillon foi muito animado, com saudação do presidente Edson Ribeiro Pinto aos presentes. Páginas 11 e 12. Novas fotos da festa temática promovida na Colônia de Férias. Página 5. Bierfest Adeus, ano velho! Caneca fabricada especialmente para a festa FGTS Multa de 40% do FGTS, aos aposentados que continuaram traba- lhando e que foram despedidos nos últimos dois anos. Decisões re- centes concedem o direito. Página 2. INSS Aposentado do INSS que recebe mais um salário mínimo. Reajus- tes menores. Possibilidade de pleitear recuperação parcial de per- das nos últimos anos. Página 2. Nuclave 2007 Para o ano que se inicia, o Núcleo de Aperfeiçoamento em Vendas amplia ainda mais seus cursos. Veja quais são e leia a matéria sobre encontro de empresas. Páginas 6 a 10. Previdência Leia matéria sobre o censo dos benefícios por invalidez e achata- mento das aposentadorias. Página 4. Direitos ameaçados Uma combinação perversa de fatores está colocando em risco direi- tos trabalhistas históricos, como o acesso à Justiça, a fiscalização das condições de trabalho e até a coação para a renúncia de direitos violados. Página 5.

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 1nov/dez - 2006 - O Arauto

Ano 54 - nº 459 - São Paulo - novembro/dezembro - 2006

SegurançaPública

Graças à Base de RadiopatrulhaAérea da Praia Grande (BRPAe),com sede na Vila Mirim, a popu-lação da Baixada Santista podeviver mais tranqüila. A Base pos-sui instalações e efetivo adequa-dos para sua realização a fim deatender toda a região, que compre-ende, além de Praia Grande, osmunicípios de Bertioga, Cubatão,Guarujá, Itanhaém, Mongaguá,Peruíbe, Santos e São Vicente.Leia na página 3.

Para dar boas-vindas a 2007, associados lotaram as dependênciasda Colônia de Férias, no período de 29 de dezembro a 1º de janei-ro. O réveillon foi muito animado, com saudação do presidenteEdson Ribeiro Pinto aos presentes. Páginas 11 e 12.

Novas fotos da festa temáticapromovida na Colônia de Férias.Página 5.

Bierfest

Adeus, ano velho!

Caneca fabricadaespecialmente

para a festa

FGTSMulta de 40% do FGTS, aos aposentados que continuaram traba-lhando e que foram despedidos nos últimos dois anos. Decisões re-centes concedem o direito. Página 2.

INSSAposentado do INSS que recebe mais um salário mínimo. Reajus-tes menores. Possibilidade de pleitear recuperação parcial de per-das nos últimos anos. Página 2.

Nuclave 2007Para o ano que se inicia, o Núcleo de Aperfeiçoamento em Vendasamplia ainda mais seus cursos. Veja quais são e leia a matéria sobreencontro de empresas. Páginas 6 a 10.

PrevidênciaLeia matéria sobre o censo dos benefícios por invalidez e achata-mento das aposentadorias. Página 4.

Direitos ameaçadosUma combinação perversa de fatores está colocando em risco direi-tos trabalhistas históricos, como o acesso à Justiça, a fiscalizaçãodas condições de trabalho e até a coação para a renúncia de direitosviolados. Página 5.

Page 2: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 2 nov/dez - 2006 - O Arauto

EDITORIAL

Ano novo – Esperanças renovadas!Estamos no limiar de um novoano. Como sempre, as esperan-ças se renovam. Dentre elas, oque mais almejamos para 2007,além de saúde e paz para as fa-mílias de todos nós, será a mul-tiplicação de oportunidades naárea de vendas, promoção edemais funções complementa-res, que perfazem nossa cate-goria profissional, com empre-gos suficientes para todos. De nossa parte, colocamos àdisposição dos companheirosos serviços de colocação denosso Nuclave. Nosso desejo, enfim, é que2007 finalmente seja o ano doinício do desenvolvimento sus-

tentado que a nação tanto per-segue há anos e objeto de pro-messas de vários governos. Quando o desenvolvimentovier, nossa categoria estará apostos, como sempre esteve,para fazer circular a riqueza na-cional, seja com os recursosmodernos de comunicação (e-mail, fax, telefone), seja com apresença física de cada profis-sional vendedor ou promotorde vendas nos mais longínquosrincões nacionais. De outro lado, nossa entidadesindical continuará a postos,como sempre esteve, na defesados direitos e interesses de nos-sos companheiros e da catego-

ria como um todo, junto a to-das as autoridades constituídas,seja no Congresso Nacional,seja diante da administraçãopublica, seja no Judiciário.Continuará atenta para a manu-tenção das conquistas e pugna-ções por novas, seja nas inten-sas negociações para obtençãode convenções e acordos cole-tivos, ou, na negativa, para lu-tar por Dissídios Coletivos quesão ajuizados contra os resis-tentes. Além disso, a nossa entidadetem promovido campanhaspara recuperação de perdas dedireitos dos trabalhadores denossa categoria. A última, rea-lizada com sucesso, referiu-se

a perdas de juros progressivosdo FGTS, reduzidos indevida-mente de 6% para 3%, em se-tembro de 1971. Para janeiro de 2007, estare-mos divulgando aos membrosda categoria representada, re-cuperação da multa dos 40%do FGTS para os aposentadosque voltaram a trabalhar e fo-ram despedidos nos últimos 2anos. Também para os aposentadosque têm benefício do INSS su-perior ao salário mínimo, há apossibilidade de recuperaçãoparcial das perdas em relaçãoao salário mínimo. Vamos bus-car a recuperação.

ANÁLISE TRABALHISTA

Conforme já mencionamos no úl-timo número de O Arauto, por de-terminação do presidente do Sin-dicato divulgamos a pesquisa fei-ta com o levantamento de váriashipóteses de perdas de direitos queos trabalhadores membros da ca-tegoria, igualmente aos demais,vêm sofrendo ao longo dos anos. Deste modo, os Vendedores Em-pregados, Viajantes e Pracistas, doEstado de São Paulo, inclusive emfunções similares ou complemen-tares (promotores de vendas, su-pervisores, chefes, gerentes etc.),que pertencem à categoria profis-sional diferenciada (Parágrafo 3o

do art. 511-CLT), definida nos ar-tigos 1o e 10o da Lei 3.207/57 (V.Quadro Geral de Atividades e fun-ções do art. 577-CLT), represen-tados por este sindicato, tiveramum painel resumido destas perdas. Dentre elas, destacamos aqui, con-forme mencionado pelo presiden-te, as perdas mais duramente im-postas aos companheiros do Sin-dicato.

São elas:a) FGTS – As multas de 40%

sobre o FGTS não pagas aosaposentados despedidos nosúltimos 2 anos, e, conformeo caso, redução de juros: 6%para 3%, e

Ainda sobre perdas de direitosimputadas aos trabalhadores

Dr. Nivaldo Pessinib) INSS (na área previdenciá-

ria) – Perdas impostas àsaposentadorias pelas dife-renças de reajustes: dadas aosalário mínimo (este ano, porexemplo, foi de 16,67%) e asem geral (este ano foi de5,01%).

São perdas muito significativas ede cunho social muito grave, alémde embutir uma injustiça muitogrande e, agora, de comprovadailegalidade.

Multa de 40% FGTSRecuperação possívelcontra a empregadora

– Despedida nos2 últimos anos

Neste caso das multas do FGTS,o empregado que ao se aposentarnão se desligou da empresa, nemfoi despedido, mas, ao contrario,continuou empregado na mes-ma empresa, ao ser despedidoposteriormente, a Justiça entendiaque a aposentadoria extinguia ocontrato, e, assim, a multa de 40%incidia apenas sobre o FGTS de-positado após a aposentadoria.Não incidia sobre o FGTS depo-sitado antes dela. Ocorre que em recente decisão

do Supremo Tribunal Federal, fi-cou certo que a aposentadorianão extingue o contrato. Portanto, se o empregado, aoaposentar-se, não pediu demis-são, nem foi despedido, e, aindacontinuou trabalhando como em-pregado, ao ser despedido, nosúltimos 2 anos, tem direito àmulta de 40%, sobre o FGTSdesde o início do contrato atéa despedida. Ou seja, os 40% de multa são de-vidos também sobre a parte doFGTS já sacada na época poraposentadoria (assim como sãodevidos na parte do FGTS depo-sitado após a aposentadoria, até arescisão atual). O direito à multa é frente à em-pregadora. E só é cabível nas des-pedidas ocorridas nos últimos 2anos, em face da prescrição.

Diferença de jurosprogressivos

contra a Caixa OBS.: Se a despedida acima cita-da, foi há mais de 2 anos e se ocontrato com a empresa iniciou-se antes de setembro de 1971,não haverá a multa de 40%, porprescrita, como dito, mas haverá

a diferença de juros progressivos,visto que a Caixa, quando toma co-nhecimento da aposentadoria, abreconta nova do FGTS com juros deapenas 3% (mas, as contas doFGTS, abertas anteriormente asetembro de 1971, pagavam ju-ros de 6% ao ano, havendo então,nestes casos, as diferenças de ju-ros progressivos, de 3% para 6%ao ano sobre o FGTS). Este pleito é contra a Caixa.

Aposentadoria emnúmero de saláriomínimo – Perdas.

Recuperação parcialdas perdas a quem

recebe aposentadoriamaior que o mínimo

Como é do conhecimento de to-dos, não é possível a recupera-ção da aposentadoria por núme-ro de salário mínimo. Assim, porexemplo, quem se aposentoucom sete salários mínimos e hojeteve sua aposentadoria reduzidaem número de salário mínimo,para quatro ou cinco, não temfundamento para pleitear a voltaaos sete salários mínimos, desteexemplo dado.

Há projetos de lei neste sentido,mas não acreditamos que vin-guem, pois as despesas para a Pre-vidência seriam muito altas. Em-bora justos, certamente serão ve-tados. Entretanto, não há duvida que, aolongo dos anos, diferença de per-centual de reajuste entre o pagoao salário mínimo e aos benefí-cios em geral ocasiona perdassignificativas a quem recebe apo-sentadoria acima do mínimo. Assim, quem possui aposentado-ria maior que um salário míni-mo tem fundamento legal parapleitear a recuperação parcial des-tas perdas, em relação aos reajus-tes concedidos aos salários míni-mos. Tais recuperações podem sersignificativas, dependendo da épo-ca da aposentadoria. São recuperações justas, de acor-do com a lei e, ademais, perfeita-mente suportáveis pela Previdên-cia, o que nos dá a certeza de suaconcessão pelo Judiciário.

Dr. Nivaldo Pessinié advogado em São Paulo

e membro do DepartamentoJurídico do Sindicato

dos Empregados Vendedorese Viajantes do Comérciono Estado de São Paulo.

Deste modo, cumpre nossa en-tidade sindical seu papel de de-fender os interesses da catego-ria, inclusive determinando aspesquisas necessárias e divul-gando-as de modo a propiciara busca pelos companheiros darecuperação de suas perdas. Enfim, esperamos que 2007seja venturoso para todos, as-sim para os aposentados na ca-tegoria, como para os compa-nheiros na ativa. E, mais umavez, conclamamos a todos oscompanheiros de vendas e fun-ções complementares: Associ-em-se! Fortaleçam seu Sindi-cato. Feliz 2007!

Page 3: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 3nov/dez - 2006 - O Arauto

SEGURANÇA PÚBLICA

O Grupamento de RadiopatrulhaAérea (GRPAe) da Polícia Militar,com sede em São Paulo, noaeroporto Campo de Marte, foicriado em 15 de agosto de 1984 comum helicóptero e hoje conta com 13helicópteros, cinco aviões e, alémde sua sede, administra cinco Basesde Radiopatrulha Aérea, sediadasnas cidades de Campinas, São Josédos Campos, Bauru, Praia Grandee Ribeirão Preto. O GRPAe atua nasdiversas modalidades depoliciamento (policiamento de área,ambiental, rodoviário etc.), emapoio ao Corpo de Bombeiros eDefesa Civil.

Criação - A Base de RadiopatrulhaAérea da Praia Grande (BRPAe) foicriada em 26 de dezembro de 2005,com sede no bairro Mirim, eprojetada para ter condições deapoiar o policiamento da BaixadaSantista, o Corpo de Bombeiros e aDefesa Civil; possui instalações eefetivo adequados para a suarealização a fim de atender toda aregião da baixada santista, resultadode uma somatória de esforços dospoderes públicos Estadual eMunicipal. Sua área de atuaçãocompreende os municípios deBertioga, Cubatão, Guarujá,Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe,Praia Grande, Santos e São Vicente.Durante o ano, a equipe trabalhacom um helicóptero. Durante asférias na Operação Verão, são duasaeronaves que efetuam opatrulhamento.

População - A Base deRadiopatrulha Aérea da PraiaGrande atende uma região quecompreende 24 municípios, deBertioga a Iguape e pelolevantamento do IBGE - 2005,possui uma população de 1.928.492habitantes, recebendo umapopulação flutuante de 2.272.100habitantes, aumento decorrente dosperíodos de férias escolares eferiados prolongados, totalizando4.200.592 habitantes neste período.Os municípios da Baixada Santistarecepcionam turistas de todos oslugares do Brasil, mas principalmentedo Estado de São Paulo, em razão dafacilidade de acesso e da proximidadecom a região metropolitana de SãoPaulo, resultando num aumentovertiginoso da população nosmunicípios praianos.

A BRPAe da Praia Grande atendeao longo do ano a população quereside nestas cidades e nos

Grupamento Aéreogarante tranqüilidade à população

períodos de temporada, feriadosprolongados e finais de semanaatende também os turistas everanistas, aumentandosubstancialmente os atendimentosde ocorrências policiais e desalvamento aquático e terrestre.

Ações - A BRPAe Praia Grande,de 26 de dezembro de 2005 a 31de dezembro de 2006, voou 649,1horas e atendeu 1085 missões,sendo que dessas missões, com oapoio direto da aeronave etripulação, 138 infratores da leiforam detidos, 47 autos foramlocalizados, 59 pessoas foramsalvas no mar e na mata, e foramrealizadas 4.086 prevenções napraia, orientando os banhistas nasáreas de risco.

O serviço de inteligência realiza-do pela Polícia, aliado à tecnolo-gia, apresentou excelentes resul-tados na Baixada Santista, poisoperacionalmente a Base é admi-nistrada pelo Comando de Polici-amento do Interior-6, com sede emSantos e as determinações sãoágeis e com foco nos problemasda Região.Colônia de Férias dos Vendedores

- Conforme palavras de seu Co-mandante, Capitão PM Eduar-do Alexandre Beni, “a BRPAePraia Grande sempre teve, desdeantes de sua inauguração, estreitovínculo de amizade e respeito pelaColônia de Férias dos Empregados

Vendedores e Viajantes do Comér-cio, pois sempre recepcionou oGRPAe nos períodos da OperaçãoVerão. A Colônia presta um exce-lente serviço social, pois se preo-cupa com seus sócios, mas tam-bém com moradores e veranistas

da Praia Grande e a Base faz partedeste sistema integrado e temoscom todos muita estima pelo res-peito dado a nós, que reflete dire-tamente num melhor atendimentoao público e numa ótima presta-ção de serviço.”

O mapa apresenta a área de atuação da BRPAe Praia Grande e demonstra quão importante é a realização deste serviço emrazão das características da região

Foto aérea da Base na Vila Mirim

Page 4: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 4 nov/dez - 2006 - O Arauto

VOCÊ E A PREVIDÊNCIA

A redução média é de 0,5% emrelação aos benefícios concedidosaté novembro de 2006. Rombo daPrevidência? Só se for no bolsodos segurados!

As aposentadorias concedidaspelo INSS a partir de 1º de dezem-bro de 2006 estão, em média, 0,5%menores em relação aos benefíci-os de novembro passado. A redu-ção deve-se à entrada em vigor dosnovos fatores previdenciários queserão aplicados nas aposentadori-as concedidas entre 1º de dezem-bro de 2006 e 30 de novembro de2007.

Os valores foram atualizados deacordo com a tabela de sobrevidamédia do brasileiro (ano de 2005),divulgada pelo IBGE no dia 1º/12.

O fator previdenciário é um redu-tor aplicado sobre os valores ini-ciais das aposentadorias que oINSS deveria pagar a seus segu-rados. Ele é formulado a partir detrês variáveis: idade, tempo decontribuição e expectativa de vida.

Na hora de calcular a aposentado-ria, o INSS considera quanto tem-po terá que pagar o benefício parao segurado. Se o trabalhador tiveruma sobrevida longa (ou seja, seele demorar a morrer), o valor desua aposentadoria será menor.

O problema é que a cada ano oIBGE divulga nova tabela de ex-pectativa de vida. Como há uma

Novas aposentadorias estão mais achatadasSílvia Bárbara

“Rombo” na contas da Previdênciaou no bolso dos aposentados?

Obs: o gráfico acima considerou:� início da contribuição ao INSS aos 18 anos de idade� tempo de contribuição exigido pela C.F.: 35 anos (homem); 30 anos

(mulher e professor de educação básica) e 25 anos (professora deeducação básica)

� aplicação do fator previdenciário atualizados a partir de 1º dedezembro de 2006.

contínua elevação do tempo de vidamédio dos brasileiros, a redução dobenefício é cada vez maior.

Se, por exemplo, um homem de53 anos se aposentar aos 35 anosde contribuição será punido como fator previdenciário de 0,6811(68,11%). Supondo que a médiadas contribuições pagas ao INSStenha resultado em R$ 1.000,00,sua aposentadoria será de apenasR$ 681,10. Em novembro de 2006,com o fator previdenciário anteri-or, o benefício teria sido de R$683,80.

Hoje, quem ingressou no merca-do de trabalho aos 18 anos só teráo benefício integral se contribuirpara o INSS por, no mínimo, 41anos (homens), 39 anos (mulhe-res e professores de educação bá-sica) ou 37 anos (professoras deeducação básica).

Desde que o fator previdenciáriofoi introduzido, o achatamentoacumulado nas aposentadorias(supondo ingresso no mercado aos18 anos) foi de 31,8% (homens);42,74% (mulheres e professoresde educação básica) e 51,33%(professoras de educação básica).

Rebaixamento mesmo, só no va-lor das aposentadorias. No mesmoperíodo, o teto de contribuiçãosaltou aumentou em 123,20%(contra um INPC acumulado de68,45%). Que todos os trabalha-dores tenham esses dados presen-

Evolução do Fator Previdenciáriodesde sua criação em 1999

tes quando assistirem a certos se-tores da sociedade reclamandouma nova reforma previdenciária.

Sílvia Bárbara

é colaborada

do Diap, professora

e diretora

da Fepesp

- Federação

dos Professores

do Estado de São Paulo.

(Publicado do Jornal do Diap de 4/dez/2006)

Obs: para efeito de comparação, assimulações consideraram:

� aplicação integral do fatorprevidenciário desde 1999

� início da contribuição ao INSS aos 18anos de idade

� tempo de contribuição exigido pela C.F.:35 anos (homem); 30 anos (mulher eprofessor de educação básica) e 25 anos(professora de educação básica)

O INSS começará a convocar, em2007, os aposentados por invalidezpara exames periódicos. O objetivodesse “novo censo” é verificar arecuperação dos segurados e, comisso, reduzir os gastos com opagamento desses benefícios. Há 4,4 milhões de segurados querecebem algum tipo de benefício porincapacidade de trabalho. Desses, 2,8milhões são aposentados porinvalidez.Os aposentados que foremconsiderados reabilitados ouparcialmente aptos para o trabalhoterão o benefício cancelado. O critériode corte leva em conta o grau derecuperação do aposentado e porquanto tempo ele recebe o benefício. Segundo o INSS, os exames serãofeitos de dois em dois anos e osaposentados terão ajuda paraconseguir emprego, após passarempor um programa de reabilitação.Mesmo quem não conseguir emprego,

INSS: censo dosbenefícios por invalidez

Marilena dos Santos Seabramas for considerado apto, terá obenefício cancelado.Para quem recebe o benefício há maisde cinco anos e estiver totalmenterecuperado, o cancelamento seráautomático.Se for identificada a recuperaçãoparcial do aposentado que recebe obenefício há mais de cinco anos, opagamento será canceladogradativamente em um ano e meio.Nos primeiros seis meses após oexame, ele receberá o valor integral;nos seis meses seguintes, só 50%, e,nos seis meses finais, só 25%.Para os aposentados com benefícioconcedido há menos de cinco anos, ecom recuperação total de capacidadede trabalho, o corte será automático.Se o aposentado conseguir umemprego em outra função em umanova empresa, ele receberá obenefício do INSS por alguns meses- um mês a mais a cada ano járecebido.

A Polícia Federal investiga a atuaçãode quadrilhas de falsificação deauxílios-doença em cinco Estados:São Paulo, Minas Gerais, Rio deJaneiro, Pernambuco e Bahia. O modode atuação desses falsificadores ésemelhante ao descoberto no RioGrande do Sul, onde a PF desarticulouuma quadrilha que deu prejuízo depelo menos R$ 6,7 milhões àPrevidência Social.As investigações em curso fazemparte de ações da Força TarefaPrevidenciária, composta por agentesda PF, fiscais do INSS e procuradoresdo Ministério Público Federal. Elasforam planejadas a pedido dogoverno, depois de detectado oaumento elevado na concessão deauxílio-doença.Segundo as investigações da PF, nãohá uma quadrilha nacional organizada

PF investiga fraudesem auxílio-doença

atuando no país. São grupos regionaisque, eventualmente, podem até secomunicar para trocar informaçõessobre métodos mais “eficientes” defraudar o INSS.Até agora, a força-tarefa descobriuque existem pelo menos dois métodos:no primeiro, o médico participa daquadrilha e fornece atestados falsos atrabalhadores que solicitam opagamento do auxílio-doença; nosegundo, as falsificações são feitassem a participação de médicos - aquadrilha utilizava registros demédicos verdadeiros, que não tinhamconhecimento do esquema.Em alguns processos apurados pela PF,os médicos envolvidos cobravam R$50,00 por atestado falsificado. Em outros,os operadores das fraudes cobravam R$400,00 pelo serviço completo até aobtenção do auxílio-doença.

Agentes da PF descobriram que osmédicos envolvidos no esquemaestavam instruindo as pessoas a comose comportar na entrevista com operito da Previdência no momento detentar obter o benefício.Entre as recomendações, estavam nãodormir na noite anterior, usar roupasamarfanhadas, falar de formadesorientada e até ingerir algum tipode medicamento para demonstrarcerto nível de alucinação.A maior parte das fraudes descobertasenvolvia licenças concedidas pordoença mental, mais subjetivas nomomento da análise pelos peritos.

Marilena dos SantosSeabra atende em nossa

Sede as terças e quartas-feiras.É necessário marcar horário.

Telefone: 3116-3750.

Page 5: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 5nov/dez - 2006 - O Arauto

ANÁLISE POLÍTICA

Uma combinação perversa de fato-res está colocando em risco direitostrabalhistas históricos, como o aces-so à Justiça, a fiscalização das con-dições de trabalho e até a coaçãopara a renúncia de direitos violados.O Diap tem alertado as entidadessindicais, em geral, e seus filiados,em particular, sobre a tramitação eos desdobramentos dos projetos queembutem tais ameaças.A primeira ameaça está associadaa um aspecto da reforma do Judi-ciário (Emenda Constitucional nº45/2004, alterando o § 2º do art.114 da CF), que condiciona o in-gresso de dissídio coletivo na Jus-tiça do Trabalho, ao “de comumacordo” entre as partes. Ou seja,havendo impasse na negociaçãocoletiva, por ocasião da data-base,o sindicato de trabalhadores sópoderá ingressar com dissídio co-letivo de natureza econômico sehouver a concordância do patrão.O principal defensor dessa medi-da, objeto de um destaque paravotação em separado durante aapreciação da Proposta de Emen-da à Constituição da Reforma doJudiciário em 2002 na Câmara, foio deputado de oposição RicardoBerzoini (PT/SP), atual presiden-te licenciado do PT e ex-ministroda Previdência e do Trabalho eEmprego no Governo Lula.A segunda ameaça, cuja concreti-zação ou não dependente da san-

Direitos trabalhistas ameaçadosAntônio Augusto de Queiroz

ção ou veto do presidente da Re-pública, está relacionada aos as-pectos trabalhistas (artigos 51, 55e 75) do Projeto de Lei Comple-mentar nº 123/2004, que dispõesobre a Lei Geral das Microem-presas e das Empresas de Peque-no Porte, classificadas como talaquelas com faturamento anual atéR$ 2,4 milhões.O artigo 51 do referido projeto delei complementar diz textualmen-te: “As microempresas e as empre-sas de pequeno porte são dispen-sadas: I - da fixação de Quadro deTrabalho em suas dependências; II- da anotação das férias dos em-pregados nos respectivos livros ouficha de registro; III - de empre-gar e matricular seus aprendizesnos cursos dos Serviços Nacionaisde Aprendizagem; IV - da possedo livro intitulado ‘Inspeção doTrabalho’; e V - de comunicar aoMinistério do Trabalho e Empre-go a concessão de férias coleti-vas”.O artigo 55, da mesma proposição,institui a fiscalização orientadoranos aspectos trabalhista, metroló-gico, sanitário, ambiental e de se-gurança, e adota o critério de du-pla visita para efeito de lavraturade autos de infração. Isto signifi-ca que a fiscalização, mesmo queencontre irregularidade nas rela-ções de trabalho, nos pesos e me-didas, em condições de higiene e

na agressão ao meio ambiente, nãopoderá lavrar o auto de infração,que só poderá ser expedido na se-gunda visita. Com a carência defiscais, dificilmente as empresasserão multadas por descumpri-mento da lei.O caput do artigo 75 cuida de es-timular a utilização dos instrumen-tos de conciliação prévia, media-ção e arbitragem para solução dosconflitos, inclusive os de nature-za trabalhista, e o § 1º do mesmoartigo diz expressamente que “se-rão reconhecidos de pleno direitoos acordos celebrados no âmbitodas comissões de conciliação pré-via”, dando plena quitação e ne-gando o questionamento judicialde acordo feito no âmbito da em-presa.Entre os fatores perversos, con-vém chamar a atenção para algunsaspectos que deixam os trabalha-dores impotentes diante da pres-são de setores do mercado, do go-verno, de lideranças políticas e decerta apatia de lideranças sindicaisimportantes em relação às políti-cas públicas sob apreciação doCongresso Nacional.O primeiro aspecto diz respeito àinclusão na Lei Geral - requeridapela Constituição Federal, no art.145, para disciplinar as questõestributárias e fiscais, e no inciso IXdo art. 170, para o tratamento fa-vorecido às empresas de pequeno

porte - de temas alheio à exigên-cia Constitucional, como a partesobre relações de trabalho.Aliás, o PLP nº 123/2004, de au-toria do deputado Jutahy Junior(PSDB/BA), o anteprojeto do Se-brae, e o PLP 125/2004, do depu-tado Eduardo Paes (PSDB/RJ),que deram origem ao substitutivodo relator, só cuidava dos aspec-tos tributários, fiscais, de desbu-rocratização e de favorecimento àsempresas de pequeno porte naaquisição de bens e serviços pelogoverno. No entanto, o PLP 210/2006, do Poder Executivo, anexa-do ao PLP 123, introduziu outrasmatérias, especialmente as de na-tureza trabalhista.O segundo aspecto é que o relatorda matéria na comissão especial,deputado Luiz Carlos Hauly(PSDB/PR), construiu seu substi-tutivo em negociação com a equi-pe econômica do Ministério daFazenda, representada pelo Secre-tário-Executivo da Pasta, econo-mista Bernard Appy, que não ce-deu um milímetro sequer no quediz respeito aos aspectos negati-vos da parte trabalhista, previstono PLP 210 do Poder Executivo.Até a supressão do item que redu-zia o FGTS de 8% para 0,5% dostrabalhadores dessas empresas foifeita pelo relator à revelia do re-presentante do Governo.O terceiro é que, em nome da go-

vernabilidade e na ânsia de apro-var a matéria, houve enorme pres-são das autoridades constituídas,inclusive dos órgãos dirigentes daCâmara e do Senado, sobre os par-lamentares que condicionavam avotação da matéria à retirada dosaspectos prejudiciais aos trabalha-dores. Na Câmara, apenas comohomenagem aos que resistiram,destacamos o deputado SérgioMiranda (PDT/MG), e no Senado,o senador Paulo Paim (PT/RS),que ficou impossibilitado de des-tacar as partes contrárias ao tra-balhador em razão do acordo delíderes para que a votação fossesimbólica.Por último, o fato de o presidenteda República ser um ex-dirigentesindical, em lugar de condescen-dências com a equipe econômica,que à revelia da retórica presiden-cial patrocina matérias contra ostrabalhadores, o movimento sindi-cal deveria pressionar para assegu-rar avanços e não admitir retroces-sos dessa ordem. O presidente cer-tamente agradeceria. Pelo veto aosaspectos trabalhistas da Lei Geraldas micro e pequenas empresas.

Antônio Augusto de Queiroz

é jornalista, analista político e Diretor

de Documentação do DIAP

- Departamento Intersindical de

Assessoria Parlamentar.

(Publicado no Jornal do Diap de 11/dez/2006)

Novas fotos da festa temática promovida na Colônia de Férias, de 1º a5 de novembro, por nosso Departamento Social, através dos diretoresGuilherme Rodolpho Ertner e Jorge Zósimo dos Santos.

SINDVEND BIERFEST

GALERIA DE FOTOS

Jorge Zósimo dos Santos e Guilherme Rodolpho Ertner

Page 6: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 6 nov/dez - 2006 - O Arauto

PA

LE

ST

RA

GR

AT

UIT

A

Objetivos: Estabelecer metas na vida profissional e pessoal para agir hoje!

Data: 23/janHorário: 19hDia da semana: terça-feiraVagas: Limitadas

FORÇA, LIBERDADE E RIQUEZA:POR QUE NÃO AGORA?

PESQUISA MENSALDA CLASSIFICAÇÃO DE ANÚNCIOS*

OUTUBRO/2006

PESQUISA DE SALÁRIOS E CONDIÇÕES POR AMOSTRAGEM PROFISSIONAL DE VENDASExtraídos do setor de homologações do SIVENVI

NOVEMBRO/2006

Boletim nº 75

Total de anúncios : 655 238 893

ESTADÃO % FOLHA % TOTAL %

POSSUIR VEÍCULO 146 22,29 38 15,97 - 0,00

IDADE

18 a 25 192 29,31 96 40,34 288 32,25

25 a 35 76 11,60 41 17,23 117 13,10

35 a 40 - 0,00 - 0,00 - 0,00

Acima de 40 - 0,00 - 0,00 - 0,00

ESCOLARIDADE

2º Grau 405 61,83 135 56,72 540 60,47

Técnico 25 3,82 11 4,62 36 4,03

Superior 28 4,27 - 0,00 28 3,14

Pós - Graduação 0,00 - 0,00 - 0,00

REGIÃO QUE RESIDE

Norte 19 2,90 18 7,56 37 4,14

Sul 16 2,44 5 2,10 21 2,35

Leste 20 3,05 9 3,78 29 3,25

Oeste 11 1,68 16 6,72 27 3,02

Interior 4 0,61 2 0,84 6 0,67

Grande São Paulo 3 0,46 - 0,00 3 0,34

TEMPO DE EXPERIÊNCIA

Até 3 anos - 0,00 0,00 - 0,00

acima de 5 anos - 0,00 0,00 - 0,00

Experiência comprovada 655 100,00 238 100,00 893 100,00

CONHEC. INFORMÁTICA 240 36,64 98 41,18 338 37,85

IDIOMAS

INGLÊS 9 1,37 2 0,84 11 1,23

ESPANHOL 3 0,46 - 0,00 3 0,34

ALEMÃO - 0,00 - 0,00 - 0,00

FRANCÊS - 0,00 - 0,00 - 0,00

DISPONIB. P/ VIAGENS 106 16,18 38 15,97 - 0,00

REGISTRO 549 83,82 200 84,03 749 83,87

AUTÔNOMO 106 16,18 38 15,97 144 16,13

* O Levantamento levou em conta os títulos de Vendedores e Representantesnas datas de 05/ 12/ 19 e 26 de novembro 2006.

Total de Homologações: 153/ Total de Amostragens: 12

TIPO DE REMUNERAÇÃOFIXO + COMISSÕES 6SOMENTE FIXO 5SOMENTE COMISSÕES 1

MÉDIA SALARIAL

MÍNIMA R$ 1.071,77

MÁXIMA R$ 2.432,45

Ref: outubro/2006

AGENDA DE EVENTOS

JANEIRO A MARÇO 2007

Total de anúncios : 845 531 1376

ESTADÃO % FOLHA % TOTAL %

POSSUIR VEÍCULO 247 29,23 198 37,29 - 0,00

IDADE18 a 25 308 36,45 198 37,29 506 36,77

25 a 35 270 31,95 80 15,07 350 25,44

35 a 40 12 1,42 12 2,26 24 1,74

Acima de 40 - 0,00 - 0,00 - 0,00

ESCOLARIDADE2º Grau 435 51,48 286 53,86 721 52,40

Técnico 62 7,34 28 5,27 90 6,54

Superior 27 3,20 - 0,00 27 1,96

Pós - Graduação - 0,00 - 0,00 - 0,00

REGIÃO QUE RESIDENorte 16 1,89 17 3,20 33 2,40

Sul 14 1,66 3 0,56 17 1,24

Leste 15 1,78 24 4,52 39 2,83

Oeste 8 0,95 7 1,32 15 1,09

Interior 2 0,24 4 0,75 6 0,44

Grande São Paulo 7 0,83 16 3,01 23 1,67

TEMPO DE EXPERIÊNCIAAté 3 anos - 0,00 - 0,00 - 0,00

acima de 5 anos 10 1,18 - 0,00 10 0,73

Experiência comprovada 835 98,82 531 100,00 1.366 99,27

CONHEC. INFORMÁTICA 165 19,53 78 14,69 243 17,66

IDIOMASINGLÊS 21 2,49 - 0,00 21 1,53

ESPANHOL - 0,00 - 0,00 - 0,00

ALEMÃO - 0,00 - 0,00 - 0,00

FRANCÊS - 0,00 - 0,00 - 0,00

DISPONIB. P/ VIAGENS 247 29,23 198 37,29 - 0,00

REGISTRO 598 70,77 333 62,71 931 67,66

AUTÔNOMO 247 29,23 198 37,29 445 32,34 * O Levantamento levou em conta os títulos de Vendedores e Representantes

nas datas de 01/ 08/ 15/ 22 e 29 de outubro 2006.

CLASSIFICAÇÃO POR ÁREASINDÚSTRIA 10COMÉRCIO 3

SERVIÇOS 0

No ano de 2007, o Núcleo de Aperfeiçoamento em Vendas – Nuclave amplia seus

cursos. Para os primeiros meses do ano, estão reservados cursos novos e dinâmicos,

para associados ou não. Com instalações de ponta, e infra-estrutura exemplar, aliado

a consultores e professores com excelência de conhecimentos, o Nuclave sempre

colabora no aperfeiçoamento do profissional de vendas para que desempenhe melhor

e com mais vigor suas funções. Afinal, no século 21, o “tirador de pedidos” já morreu.

Total de Homologações: 106/ Total de Amostragens: 21

TIPO DE REMUNERAÇÃOFIXO + COMISSÕES 13SOMENTE FIXO 8SOMENTE COMISSÕES 1

MÉDIA SALARIAL

MÍNIMA R$ 2.249,19

MÁXIMA R$ 4.410,89

Ref: novembro/2006CLASSIFICAÇÃO POR ÁREASINDÚSTRIA 19COMÉRCIO 4

SERVIÇOS 1

COMO CRIAR E IDENTIFICAR ESTRATÉGIASEMPRESARIAIS DE SUCESSO

Objetivos: Apresentar aos participantes uma visão genérica das estratégiasde negócios mais usadas pelas empresas, oferecendo ao aluno condiçõespara a análise de situações práticas envolvendo gestão empresarial eadministração financeira.

Programa:• Análise de mercado e definição de estratégias de negócios;• Aspectos que devem ser considerados para entendimento da estratégia deuma empresa;

• Ações baseadas na estratégia para motivação e o desenvolvimentoprofissional dos empregados e colaboradores;

• Estratégias Genéricas;• A importância do cliente nas análises estratégicas.

Início: 29/janTérmino: 01/fevHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Page 7: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 7nov/dez - 2006 - O Arauto

Boletim nº 75

DESENVOLVENDO UM PLANO DE NEGÓCIOS EFICAZES

Programa:• Entendimento dos conceitos de um Plano de Negócios;• Metodologia de Desenvolvimento;• Desenvolvimento Detalhado;• Fatores críticos de sucesso na Implementação.

Início: 05/fevTérmino: 08/fevHorários: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Objetivos: Utilização dos recursos avançados da Planilha de Cálculos.Pré-requisito: Curso de Excel Básico.

Carga Horária: 24 horas.Metodologia: Exposição da teoria com aplicação prática imediata em exercíciosde assimilação; 01 aluno por micro; turmas reduzidas e salas climatizadas.

Programa:• Revisão das noções básicas do Excel;• Operadores matemáticos (Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão);• Referências relativas e absolutas;• Formatação e Funções da Planilha e Classificando uma planilha de Informações;• Criando gráficos a partir de dados da planilha e usando gráficos para analisar dados;• Encadeamentos da função SE;• Filtros, Congelar Painéis, Senhas, Configurações, Escala;• Revisão do Aplicativo;• Formatação Avançada;• Funções complementares do Excel;• Classificação de Dados;• Recursos de Banco de Dados, Formulários, Validação,Tabelas Dinâmicas e Macros.

EXCEL AVANÇADO

Programa:• Preparação Física e Mental para encontrar o cliente;• Abordagem;• Descobrindo o perfil do cliente;• Formas de Apresentação do Produto ou Serviço;• Lidando com objeções;• Fechamento: Atitudes e Técnicas;• Índice de Inadimplência;• Média de cancelamentos e desistências de clientes;• Reclamações constantes no serviço de atendimento;• Excesso de devoluções ou trocas;• Prospects indicados por clientes de amigos;• Pós-venda, ligações feitas após a venda, feedback do cliente

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto).

Início: 29/janTérmino: 01/fevHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

COMO MEDIR A QUALIDADE DA VENDA

Objetivos: O participante adquire conhecimentos sobre os conceitos e técnicasrelacionados à elaboração e desenvolvimento de um plano de negócios.

Incluso: Material Didático,Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Início: 05/fevTérmino: 01/marHorários: 19h às 22h

Objetivos: O participante aprende estratégias para aumentar as vendas no mercadovarejista, utilizando técnicas de marketing focadas nas necessidades do cliente e noalcance de sua fidelização.

Programa:• História do varejo;• O processo de vendas;• Os processos para a tomada de decisões;• Abordagem ativa;• Sondagem;• Apresentação dos produtos ao cliente;• Técnicas para o fechamento da venda;• Controle de objeções dos clientes;• Estratégias de pós-venda para fidelizar o cliente.

TÉCNICAS DE VENDAS NO VAREJO

Início: 12/fevTérmino: 15/fevHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Objetivos: O participante aprende a realizar a venda com etapas definidas, apontando pontos fracos efortes, contribuindo para o desenvolvimento do profissional.

Objetivos: Desenvolver técnicas usuais denegociação em venda. Propiciar aosparticipantes oportunidades para conhecertáticas, técnicas e estratégias modernas denegociação e desenvolver habilidades eatitudes que assegurem êxito nasnegociações em vendas.

HABILIDADES EM RENEGOCIAÇÃO EVENDAS COMPLEMENTARES

Programa:• Fundamentos da negociação em vendas;• Técnicas de vendas e aperfeiçoamento dos vendedores;• A importância da comunicação e qualidade do atendimento;• Como lidar com tipos diferentes de clientes;• A empatia como requisito eficaz no processo de atendimento;• A comunicação e seus efeitos nos relacionamentosinterpessoais;

• As etapas de Atendimento Telefônico correto;• Postura e ética profissional no contato com o público;• Automotivação dos vendedores.

Início: 12/fevTérmino: 15/fevHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Objetivos: O participante aprendeconceitos de telemarketing e suasdiversas estratégias de venda.

TELEMARKETING:O SUCESSO POR UM FIO

Programa:• Introdução ao mercado: marketing, marketing direto etelemarketing;

• Principais aplicações e vantagens do telemarketing;• Exemplos de sucesso “cases” em telemarketing;• Visão de sistema: planejamento - execução e controle;• Estilos de operação: receptivo e ativo;• O que aprender sobre produtos ou serviços;• Como planejar ações de telemarketing;• Como vender benefícios;• Como descobrir as vantagens competitivas de produtos ou serviços;• A importância da argumentação planejada;• O que é e como desenvolver um roteiro para atendimento receptivo;• O que é e como desenvolver um script para abordagens ativas;• Fechamento por alternativas e perguntas participativas;• Combate às objeções;• A voz como instrumento de trabalho;• Comunicação: pessoal e por telefone;• Voz, fala, linguagem e audição;• Disfonia - saúde vocal - saúde auditiva.

Início: 26/fevTérmino: 01/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Page 8: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 8 nov/dez - 2006 - O Arauto

Boletim nº 75

Incluso: Material Didático,Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% dedesconto)

Programa:• O que é Marketing?• O que é Merchandising?• Megatendências incidentes sobre o varejo brasileiro;• Fatores de sobrevivência do segmento varejista para oséculo XXI;

• Merchandising e Planejamento Estratégico Varejista;• Marketing Mix - os 6 P’s; Conceitos de Aplicações doMerchandising;

• Perfil do Cliente de Varejo Brasileiro;• Perfil do Profissional de Merchandising;• Técnicas de Merchandising Aplicado;• Os diversos tipos de iluminação;• Áreas de Circulação;• Tendências do Merchandising.

Início: 12/marTérmino: 15/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Objetivos: Visa oferecer aos profissionaisatuantes na área, oportunidades de desenvolveremou aperfeiçoarem competências no processo denegociação; ações de merchandising e reposiçãode produtos, criando diferenciais de qualidade emsua atuação profissional.

Objetivos: O participante conhece a sistemática para montagem de planilhade custos, criação de métodos para formação dos preços, conhecimento daconcorrência, estabelecer posição competitiva no mercado e dicas paramanter a integridade dos preços.

COMO LIDAR COM OBJEÇÕES AO PREÇO

Programa:• Analisando Custos e Despesas;• Levantamento dos Gastos Fixos e formatação de planilha;• Determinação dos Gastos Variáveis;• Projeção de Faturamento e Formação de Preços;• Definição dos Preços de Venda;• Como suportar o preço apresentado;• Como vender vantagens competitivas, diferenciações e relacionamento,menos o preço.

Início: 26/fevTérmino: 01/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Objetivos: Proporcionar o desenvolvimento de suas habilidades decomunicação, cultivando relações produtivas entre colaboradores, incluindoas principais responsabilidades para treino e seu desenvolvimento.

Programa:• Sensibilização para mudanças (abertura para mudanças);• Seu papel como supervisor;• Ampliação da capacidade gerencial;• Planejamento, organização e controle;• O papel dos gestores e chefias intermediárias. O que é ser líder?• Gerenciamento do tempo;• Delegação de poderes;• Comunicação interpessoal;• Tomada de decisões;• Liderança e motivação humana;• Como transformar equipe em potencial em times de alta performance;• Treinamento e desenvolvimento do pessoal/avaliação de desempenho;• Administração de conflitos;• Empregabilidade e Marketing Gerencial.

Início: 05/marTérmino: 08/marHorários: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 150,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

DESENVOLVENDO HABILIDADES GERENCIAIS

Objetivos: Fazer uma amplaanálise sobre nossa relação como dinheiro, suprir em parte a faltade conhecimento financeiro,romper os paradigmas sobre osmeios de subsistência, destacar anecessidade e as maneiras de se formar capital, indicar formas dediagnosticar nossas finanças e criar condições para a elaboração deum planejamento financeiro pessoal que visa alcançar objetivos quepodem ser, desde um simples objeto de desejo, até a almejadaindependência financeira.

Programa:• Planejamento, Execução, Controle e Operação;• Comportamento, a importância de Poupar, Círculo Vicioso, Ativos;• Visão Financeira;• Ativos Reais;• Alternativas de Investimento;• Imóvel - Ativo Real;• Negócio Próprio;• Mercado de Ações;• Equívocos ao investir no Mercado de Ações;• Previdência Privada;• Tributação, Conhecimento Financeiro, Crédito Responsável eIndependência Financeira.

Início: 05/marTérmino: 08/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático, Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

DISCUTINDO A RELAÇÃOCOM O DINHEIRO

TÉCNICAS AVANÇADASDE MERCHANDISING

ASSOCIE-SE:TRABALHADOR

SINDICALIZADO

É TRABALHADOR AMPARADO.

Page 9: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 9nov/dez - 2006 - O Arauto

Boletim nº 75FRONTPAGE

Início: 12/marTérmino: 29/marHorários: 19h às 22hDias da semana: segunda aquintaCarga horária: 24 horasInvestimento: R$ 250,00

Incluso: Material Didático,Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Programa:• Conceitos da Internet e Conceitos sobre World Wide Web;• Conceitos do FrontPage Webs e o Microsoft FrontPage Explorer;• Editor do Microsoft FrontPage; HTML (Básico);• Conceitos sobre JAVA;• Criando Hyperlinks, Bookmarks e Frames;• Trabalhando com imagens (Gifs Animados e outros formatos);• Criando páginas ativas;• Criando e utilizando formulários;• Conceitos de FTP;• Características dos recursos avançados do FrontPage;• Conceitos sobre ASP (Banco de dados) e Como funciona umaLoja Virtual.

Objetivos: Utilizado para construção de páginas World Wide Web(www) da internet.Pré-requisitos: Aconselhável experiência no uso da Internet e noções doambiente Windows.Carga horária: 24 horas.Metodologia: Exposição da teoria com aplicação prática imediata emexercícios de assimilação; 01 aluno por micro; turmas reduzidas e salasclimatizadas.

LOGÍSTICA, MARKETING E VENDAS

Objetivos: O participante entende todo o processo logístico e suas interfacescom as áreas de Marketing e Vendas. Torna-se capaz de criar subsídios para asoperações logísticas, criando soluções sincronizadas e atendendo as necessidadesde seus clientes.

Programa:• Conceitos relacionados à logística, marketing & vendas;• Os ambientes do marketing;• Interface logística e marketing;• Vendas;• O impacto da logística e do serviço ao cliente em marketing;• Interface logística, vendas e marketing;• ECR (Efficient Consumer Response).

COMO SELECIONAR NOVOSPROFISSIONAIS PARA O MERCADO

Objetivos: O participante aprende a obter eficácia e eficiência em contratações,delimitando as estratégias específicas para contratação e recrutamento deprofissionais.

Programa:• Reconhecimento do indivíduo: quem é quem no mercado;• Competência e Talento: desenvolvendo ambos no contextoprofissional;

• Competência e Expectativa: a pessoa certa no lugar certo;• Desenvolvimento de Potenciais: identificando os melhores ângulospara novos projetos;

• Planejando a Seleção: etapas construtivas;• Entrevistas: aplicação de técnicas específicas;• Dinâmicas de Grupo: a importância da aplicação de técnicasvivenciais;

• Curriculum: diferencial de mercado;• Headhunter: os novos profissionais e suas competências.

Início: 26/marTérmino: 29/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 130,00

Incluso: Material Didático,Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Início: 19/marTérmino: 22/marHorário: 19h às 22hDias da semana: segunda a quintaCarga horária: 12 horasInvestimento: R$ 100,00

Incluso: Material Didático,Certificado e Coffee-Break.(Associados: 40% de desconto)

Através de depósito bancário em nome do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes doComércio no Estado de São Paulo - Banco Itaú - Agência 0725 C/C nº 88205-4. Enviar o comprovan-te de depósito para validar a inscrição pelo fax: (11) 3104-2387. O participante que não puder compa-recer ao evento em que se inscreveu terá o valor do seu pagamento garantido como crédito para novasinscrições por 12 meses.

P A G A M E N T O

No final do ano passado, provavelmente você gastou mais do quedevia e comprometeu sua renda de diversos meses deste ano. Comose não bastasse, surgem despesas que sempre aparecem neste iníciode ano, como impostos (IPVA e IPTU) e despesas escolares. Nestecenário, se tudo der certo, isto é, se não perder o emprego, se nãohouver algum gasto emergencial, um imprevisto etc., talvez você con-siga reequilibrar suas finanças entre setembro e outubro deste ano. Oano mal começou e você já tem preocupações de sobra para quase oano inteiro.

O pior de disso tudo é que, passadas estas dívidas, certamente vocêirá contrair novas fechando um ciclo vicioso que não o levará a lugarnenhum. Sei que o apelo ao consumo é muito forte, estou ciente queos produtos e serviços que adquirimos nos faz sentir bem – ainda quemomentaneamente – mas também sei que a previdência pública nãovai me garantir uma aposentadoria sequer decente e também estouciente que ao comprar algo financiado, pago por um produto o valorde dois.

Você pode até se justificar dizendo que é assim que todo mundo fazou até citar uma frase, que estou cansado de ouvir: “para que guardardinheiro se posso morrer amanhã?”. Respondendo à primeira ques-tão, é fato que muitas pessoas deste grupo de “todo mundo” estãoerradas, afinal 85% da população brasileira gasta tudo, ou até maisdo que ganha, portanto, não servem de parâmetro para direcionarseus atos. Quanto ao fato de termos abreviada nossa vida, o ser hu-mano é o único ser vivo deste planeta que tem a consciência que umdia vai morrer. Mas, vamos ser francos, a possibilidade de se perdero emprego, sofrer um acidente, ficar meses sem poder trabalhar etantas outras tragédias, são bem maiores, portanto, este argumentotambém não vale.

Seja franco consigo mesmo, admita que levar a vida endividado nãolhe traz nenhuma felicidade duradoura, apenas lampejos de alegria.Muitas pessoas começam a perceber isso e estão cientes deste pro-blema, mas, infelizmente não tomam nenhuma ação, pois não sabemquando e por onde começar.

Use este início de ano como uma oportunidade de fazer algo diferen-te em sua vida, e responda a questão de quando começar: agora.

A resposta de por onde começar, você não vai encontrar em nenhu-ma instituição financeira, esta é a parte final da resposta. O inicio detudo está em seu comportamento, em seus objetivos de vida, em es-tabelecer um padrão de vida que esteja abaixo do que ganha. Somen-te assim você terá uma vida mais feliz e equilibrada.

Saber administrar bem esta parte de nossas vidas vem ganhando im-portância, pois, livros, cursos e seminários têm sido cada vez maisprocurados, tanto é verdade que o Nuclave lançará no início de mar-ço o curso: “Discutindo a relação... com o dinheiro”, que vai lheajudar a materializar seu desejo de equilibrar suas finanças.

Adriano Corrêa Teixeira é instrutor e consultor de finanças pessoais.

Atuou como vendedor por 13 anos em empresas como Unisys, Xerox, IBM, Telefônica e AT&T.

Ano novo, vida nova?

Page 10: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 10 nov/dez - 2006 - O Arauto

Boletim nº 75Dia 22 de novembro, o Nuclave re-alizou evento que reuniu diversasempresas, como FS Vendas e Re-presentações Ltda., Polimold Indus-trial S.A., Frigor Hans, M. CassabInd. e Com. Ltda., Uniquímica, Ca-non do Brasil, Lua Nova Ind. e Co-mércio de Produtos AlimentíciosLtda., Center Líder e Mitsui Alimen-tos.O objetivo foi integrar os partici-pantes ao conhecimento e à trocade experiências, além de possibili-tar novos negócios aos participan-tes, bem como maior aprendizadoe aplicações para rotina de traba-lho através do treinamento e envol-vimento com nosso Sindicato eseus benefícios.

Os presentes participaram de umtreinamento sobre “Motivação: OComportamento que Vende”, como instrutor Eduardo Congentino.

Pela manhã, o café foi servido naSede do SindVend, com boas-vin-das do presidente Edson RibeiroPinto e os diretores Amílcar Olivei-ra Calmont de Andrade, Jorge Evan-gelista Lima e Hélio Manfredini.Após, todos seguiram de microôni-bus para a Colônia de Férias, emPraia Grande, para visita ao CentroHermes de Lazer e Negócios, espa-ço localizado na própria Colônia deFérias. Após o almoço de confrater-nização, o grupo participou doworkshop “Automotivação - A Cha-ve para o Sucesso”.

Nuclave promove palestra e encontro de empresas

O café da manhã foiservido no terraço daSede

JorgeEvangelista,Manfredini,

Edson eAmílcar

presidem ostrabalhos

EduardoCongentino: "Motivação- O Compromissoque Vende"

Edsoncumprimenta

Congentino aofinal do

treinamento

Fernanda(Marketing) eKeila (Treinamento& Desenvolvimento)do Nuclave

Maria(coordenadora

do Nuclave)e Keila,no café

da manhã

NUCLAVEPara participar de nossos

cursos e palestras ligue para:(11) 3116-3750 - Ramais:

147, 148 e 149• Mantenha seu cadastro

atualizado.Visite nossa home-page:www.sindvend.com.br

• E-mail:[email protected] em nossa sede:

Rua Santo Amaro, 2553º andar

• Metrô Anhangabaú 01315-903 - São Paulo - SP

BOLSA DE EMPREGOSMantemos um cadastro decurrículos de vendedores comacesso às empresas. Envie oseu para ser indicado a novasoportunidades no mercado detrabalho.

O rio e o oceanoDiz-se que, mesmo antes de um riocair no oceano ele treme de medo.Olha para trás, para toda a jornada,os cumes, as montanhas, o longocaminho sinuoso através das flores-tas, através dos povoados, e vê à suafrente um oceano tão vasto que en-trar nele nada mais é do que desa-parecer para sempre.Mas não há outra maneira. O rio nãopode voltar. Ninguém pode voltar.Voltar é impossível na existência.Você pode apenas ir em frente.

O rio precisa se arriscar e entrar nooceano. E somente quando ele en-tra no oceano é que o medo desapa-rece. Porque apenas então o rio sa-berá que não se trata de desapare-cer no oceano. Mas tornar-se ocea-no. Por um lado é desaparecimentoe por outro lado é renascimento.Assim somos nós: voltar é impossí-vel na existência.Você pode ir em frente e se arris-car. Coragem: torne-se oceano.

(Autor desconhecido)

Page 11: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 11nov/dez - 2006 - O Arauto

COLÔNIA DE FÉRIAS

Promovida pelo Departamento Social, di-retores Guilherme Rodolpho Ertner e Jor-ge Zósimo dos Santos, e ainda nosso dire-tor responsável pela Colônia, Amílcar Oli-veira Calmont de Andrade, o réveillon de2006 foi comemorado em grande estilo.

Como ocorre em datas festivas, os monito-res da equipe Só Rindo desenvolveram otrabalho de recreação junto a crianças eadultos.

Com piscina lotada, a hidroginástica foiuma das atividades preferidas, pois, alémde refrescar-se do calor, os associados eli-minaram alguns “quilinhos” a mais.

Os salões estiveram lotados, tanto o de re-feições quanto o de jogos.O cardápio esteve esplendoroso e diversi-ficado, com destaque para a cascata de fru-tas. Tudo graças aos profissionais de nossacozinha, sob supervisão de Amílcar.

Para animar mais ainda a passagem do anovelho para o ano novo, a festa contou coma presença e animação da competente Ban-da Acapulco, que soube mesclar sucessosatuais e antigos. Isso fez com que os “pés-de-valsa”, de todas as idades, não deixas-sem o salão.

Réveillon agita e alegra Praia GrandePara dar adeus a 2006, e boas-vindas a 2007, associados e convidados lotaram todas as dependências

da Colônia de Férias no período entre 29 de dezembro e 1º de janeiro

Durante o evento, houve distribuição de brindes, de acordo com sorteio do número doapartamento. Os contemplados foram:

1 - Nicolau Bazzarelli Neto (ap. C-2) - um liquidificador;2 - José Francisco Azenha (ap. D-12) - uma batedeira;3 - Neroude Peres Barreto (ap. D-33) - um aparelho de DVD.

A competenteequipe da

cozinha deu seutoque

Detalhe da mesa com a cascata de frutas

O salão de refeições esteve sempre lotado

Equipe de monitores da Só RindoHidroginástica para ganhar agilidade � � �

Page 12: Página 1 FGTS INSS - Sindvend | Vendedoressindicatodosvendedores.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Arauto_459.pdfFeliz 2007! nov/dez - 2006 - O Arauto Página 3 SEGURANÇA PÚBLICA

Página 12 nov/dez - 2006 - O Arauto

E X P E D I E N T E

• Redação e Administração: R. Santo Amaro, 255 - Bela Vista - SP - CEP 01315-903. Tel.: (0xx11) 3116-3750 - Fax: (0xx11) 3106-3750 Registrado no DNPI sob nº 253.158.• Presidente: Edson Ribeiro Pinto• Diretor-Secretário: Amílcar O. Calmont de Andrade• Diretor-Tesoureiro: Jorge Evangelista Lima

Este jornal é Órgão Oficial do Sindicato dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo

• Jornalista responsável: Lilly D. Portella (MTb 10.394)• Editoração eletrônica: Agnaldo Almeida Eugenio• Fotos: Camarão e Arquivo Esta é uma publicação bimestral, com distribuição gratuita.• Home-page: www.sindvend.com.br• Impressão: Taiga Gráfica e Editora Lda. (As matérias assinadas não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal).

COLÔNIA DE FÉRIAS

Saudação de Edson Ribeiro Pinto

Em rápidas palavras, o presidente do SindVend deu boas-vindas aos associados:

Estamos terminando mais um ano. Hora de festa e dereflexão. Hora de tentativa de um recomeço de vida maishumano, mais sincero, da entrada em um novo ano semlamentações inoportunas, sem acusações, semressentimentos, sem desamor.

Todos vêem no ano que chega um marco para novasrealizações, uma oportunidade de novas conquistas, ofechamento de novos projetos.

Ainda bem que as festas de fim de ano proporcionam umapausa forçada em nossa labuta diária. Elas nos oferecemtempo suficiente para reavaliar o que fizemos e o quepretendemos realizar.

Para o nosso Sindicato, 2006 foi um bom ano.

Cumprimos nossas metas sindicais, todos os senhorestêm acompanhado nossas defesas nos locais por ondetemos estado, principalmente em Brasília, na Câmarae no Senado - Casas nas quais temos conversado compolíticos, até influenciando ou tentando corrigir leisque consideramos injustas ou prejudiciais a nossacategoria.

O Nuclave cresceu em cursos oferecidos e em alunosinscritos; a Colônia promoveu reuniões de congraçamentoque não serão esquecidas.

Meus amigos, com tudo isso, feliz eu estou, realizado,ainda não.

Realização para mim, significa acomodação e esta palavranão pertence ao vocabulário da categoria dos vendedores,que tenho a honra de presidir. O vendedor não se acomoda,ele é um questionador e sua palavra de ordem é luta!

Essa é a força que me impulsiona, é a única garantia quetenho para lutar, lutar sempre pela nossa classe,vislumbrando tantos terrenos a conquistar, tantos fatoresa melhorar, tantos direitos a proteger.

Como todos os associados, eu sou também um vendedor,um eterno perseguidor de novas metas, novas conquistas,novos desafios.

E já que a hora é de reflexão, pensemos nos velhos eimutáveis sentimentos humanos, transformando-os nopresente que gostaríamos de oferecer:

Ao nosso inimigo, demos o perdão.A um adversário, ofereçamos tolerância.Aos amigos, entreguemos nosso coração.Aos clientes, bons serviços.Com todos, partilhemos caridade.Com cada criança, deixemos um bom exemplo.

E de todos receberemos respeito.

Que a noite de hoje seja repleta de harmonia, paz efraternidade cristã.

Feliz 2007!

BandaAcapulcodeu showno salão

Ensaio"ao vivo"dos passes

Não faltouanimação aos

foliões

Na alegria,adultos e

crianças semisturam

� � �