pÁgina 06 pÁgina 10 pÁgina 16 - vale...

16
Vale do Paraíba, Junho de 2010 Ano II - nº 24 PÁGINA 10 PÁGINA 06 4 Edição Quinzenal PÁGINA 16 Ministro projeta São José como cidade subsede para Copa 2014 De olho na segurança, Taubaté discute regras para bares da periferia Universidade de Taubaté empossará novo reitor em julho Leitores ressaltam trabalho profissional do ValeEmpresarial PÁGINA 11 Especial Indústria Estação de Reuso de Água é ação inédita da Tenaris Confab A Tenaris Confab de Pindamonhangaba lançou recentemen- te uma nova modalidade de ação em seu Sistema de Gestão Ambiental: inaugurou uma inédita Estação de Reuso de Água. Com investimento superior a R$ 1 milhão, a empresa demons- tra incrível comprometimento com o meio ambiente, fazendo além do exigido pela legislação ambiental em vigor. O ValeEmpresarial conferiu as atividades da estação inau- gurada e traz nesta edição o Especial Indústria, mostrando detalhes dessa enaltecida prática, que serve de exemplo para as empresas do Vale do Paraíba. Especial Indústria – Páginas 08 e 09 Ciesp discutiu futuro logístico do Vale na 9ª Logisvale em São José Rebatizada como Logisvale Internacional – Feira da Indústria, Serviços e Comércio Exterior do Vale do Paraíba, a feira foi realizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos e focou três importantes setores das indústrias de maior força na região: aeroespacial e defesa, automotivo e saúde. Com mais de 50 expositores e com recorde de visitação, o evento contou com a participação da indústria e do setor de serviços, além das em- presas que atuam nas áreas de transporte, logística e comércio internacional. PÁGINA 07 Expovap 2010 espera bons negócios em Pinda Sob a organização do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, a Expovap 2010 espera a reali- zação de bons negócios para o público da região. Bons shows, rodeio profissional de alto nível, tor- neio leiteiro de qualidade e variada exposição de animais são algumas das atrações da festa. A enti- dade é presidida pelo empresário e pecuarista Jeferson Tadeu de Barros, que conta com total apoio de sua diretoria. PÁGINA 13 Rainha e Princesa da Expovap 2010 Aspecto da estação de tratamento da empresa que reutilizará grande parte da água em sua planta Roberto Faria Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Vale do Paraíba, Junho de 2010 Ano II - nº 24

PÁGINA 10PÁGINA 06

4

Edição Quinzenal

PÁGINA 16

Ministro projeta SãoJosé como cidade

subsede para Copa 2014

De olho na segurança,Taubaté discute regraspara bares da periferia

Universidade deTaubaté empossará

novo reitor em julho

Leitores ressaltamtrabalho profissionaldo ValeEmpresarial

PÁGINA 11

Especial Indústria

Estação de Reuso de Água é ação inéditada Tenaris Confab

A Tenaris Confab de Pindamonhangaba lançou recentemen-te uma nova modalidade de ação em seu Sistema de GestãoAmbiental: inaugurou uma inédita Estação de Reuso de Água.Com investimento superior a R$ 1 milhão, a empresa demons-tra incrível comprometimento com o meio ambiente, fazendoalém do exigido pela legislação ambiental em vigor.

O ValeEmpresarial conferiu as atividades da estação inau-gurada e traz nesta edição o Especial Indústria, mostrandodetalhes dessa enaltecida prática, que serve de exemplo paraas empresas do Vale do Paraíba.Especial Indústria – Páginas 08 e 09

Ciesp discutiu futuro logísticodo Vale na 9ª Logisvale em São José

Rebatizada como Logisvale Internacional –Feira da Indústria, Serviços e Comércio Exteriordo Vale do Paraíba, a feira foi realizada no ParqueTecnológico de São José dos Campos e focoutrês importantes setores das indústrias de maiorforça na região: aeroespacial e defesa, automotivoe saúde.

Com mais de 50 expositores e com recordede visitação, o evento contou com a participaçãoda indústria e do setor de serviços, além das em-presas que atuam nas áreas de transporte, logísticae comércio internacional. PÁGINA 07

Expovap 2010 esperabons negócios em Pinda

Sob a organização do Sindicato Rural dePindamonhangaba, a Expovap 2010 espera a reali-zação de bons negócios para o público da região.Bons shows, rodeio profissional de alto nível, tor-neio leiteiro de qualidade e variada exposição deanimais são algumas das atrações da festa. A enti-dade é presidida pelo empresário e pecuaristaJeferson Tadeu de Barros, que conta com total apoiode sua diretoria. PÁGINA 13

Rainha e Princesa da Expovap 2010

Aspecto daestação de

tratamento daempresa que

reutilizarágrande parteda água em

sua planta

Roberto Faria

Akim/AgoraVale

Lucas Lacaz Ruiz/A13

Page 2: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 02 Vale Empresarial

Editorial Debate & Idéias○

Expediente ValeEmpresarialRua Pinheiro da Silva, 359 – Boa Vista

Pindamonhangaba/SP - CEP: 12401-020

Telefone: (12) 3648-4252

JORNALISTAS RESPONSÁVEISAlexandre Pereira Costa – MTb 28.364

Gerson José Jorio Rodrigues – MTb 49.957

Estagiária - Claudia Borges

DEPARTAMENTO COMERCIALFelipe César / Carlos Marcelo César

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA:Rildo Costa Nogueira

GRÁFICA E IMPRESSÃO - 5 mil exemplaresGráfica Imperial – São José dos Campos

Envie sua carta, artigo, opinião, crítica ou

sugestão para nossa redação através do e-mail:

[email protected].

As colunas e artigos assinados não refletem

necessariamente a opinião do jornal e seus autores

não mantêm vínculo empregatício com esta empresa.

O novo perfil dos profissionaisde Recursos Humanos

(*) Celso Eduardo da SilvaO perfil do profissional de Recur-

sos Humanos, que surgiu no iníciodos anos 70, foi se modificando como tempo, recebendo os impactosdas mudanças sociais, econômicas,políticas e tecnológicas no decor-rer dos anos. A Área de RecursosHumanos viu-se obrigada, graças áabertura de mercado, focar suasações no desenvolvimento de pes-soas, remuneração, tecnologia daInformação, comunicações, clima,competências e muitas outras, po-rém, atravessaram momentos dramáticos deReengenharia, Downsizing e da Terceirização reali-zada com parceiros, que posso chamar de aventu-reiros, sem qualquer expertise na operação. Hoje omercado exige destes profissionais um perfil estra-tégico dentro das organizações, voltada efetivamentepara a gestão de pessoas e equipes, contribuindopara os resultados das empresas, a partir de umaconsciência de que sem pessoas qualificadas emotivadas, a organização jamais terá sucesso. Ascaracterísticas deste profissional devem incluir com-petências nas áreas técnicas internas de RH como:desenvolvimento de recursos humanos e de remu-neração e administração de recursos humanos. In-cluem-se também as atividades de planejamento;recrutamento; seleção; treinamento; avaliação de de-sempenho; competências e potencial; desenvolvi-mento de lideres; cargos e salários; benefícios erelações trabalhistas. Conhecer profundamente ocore business da empresa é fundamental. Sua atua-ção deve estar pautada como agente conciliador,que através de sua habilidade e conhecimentotecnológico dará suporte e estrutura para evoluçãodos colaboradores de diversos níveis da empresaem busca de resultados. Não podemos deixar decitar a necessidade do conhecimento em legisla-ção trabalhista, que por muitas vezes oneram asempresas, mesmo que este trabalho seja distribuí-do para empresas parceiras especializadas emquestões específicas. Nos anos 90, após a aberturado mercado internacional, as empresas, para atingi-rem um nível maior de competitividade, passaram aperceber que o fator humano seria o maior diferen-cial ou causador das mudanças visando alcançarresultados. A partir disto, a atuação dos RecursosHumanos passou a ser fundamental no avanço dodesenvolvimento profissional, passando a valorizaras pessoas dentro de um processo de performance.

Em busca do hexaCom a chegada de mais uma Copa do Mundo é

perfeitamente possível percebermos que as sele-ções dos diversos países que participam do torneioestão cada vez mais preparadas.

Escretes que antigamente não representavamnenhum perigo aos favoritos, hoje jogam em pé deigualdade com os demais.

Para vencer esses obstáculos, muitos técnicosestão buscando inspiração nas empresas que es-tão obtendo sucesso no caminho da excelênciaempresarial e da competitividade.

Dunga, técnico da seleção brasileira, não foge àregra, no período que antecedeu a Copa do Mundoele buscou através da leitura de livros e palestrascom especialistas, ferramentas que pudessem dotarseus jogadores da energia positiva e disposição paravencer as barreiras que certamente irão encontrar.

Um dos livros que muito está lhe ajudando nestaempreitada é “O Futuro da Humanidade”, do psiqui-atra paulista Augusto Cury – que já vendeu 11 mi-lhões de unidades no Brasil.

Em entrevista ao programa Fantástico, da RedeGlobo de televisão, Dunga falou coisas que mos-tram o que tem aprendido nos livros de autoajuda,dentre elas a seguinte frase: “Ao cumprimentarmos umapessoa nós estamos ajudando ela e nos ajudando,porque ela nos transmite energia positiva, vibração”.

Numa conversa com Augusto Cury, autor do li-vro, Dunga citou a palavra comprometimento 14 ve-zes. Ou seja, o comprometimento, a seu ver, é abase de tudo. Suas últimas entrevistas mostram comoele tem se preparado para enfrentar o desafio decomandar uma equipe vencedora.

São frases que citam a importância do foco notrabalho e, principalmente, a necessidade de nãoperder de vista o que foi planejado.

“Acho que em todos os setores, podemos acharos pontos positivos e negativos, não estamos aquipara achar desculpas e sim soluções”, comenta otécnico da seleção brasileira de futebol.

Finalizando, gostaríamos de dizer que tudo issofoi escrito antes da partida entre Brasil e Coréia doNorte, jogo “morno” e sem criatividade.

Placar de 2 x 1, resultado pequeno para umaseleção que busca grandes vitórias

Mas, vamos nos conformar, a história tem nosmostrado que a maioria das conquistas não sãoobtidas através de revoluções. O caminho mais se-guro é o da evolução, é o crescimento diário, pas-so a passo. Por isso, desejamos boa sorte ao Dungae a Seleção Brasileira. Que o Brasil tenha muito su-cesso na Copa do Mundo.

Com a mudança de atuação, a áreade Recursos Humanos deve contarcom parceiros operacionais para re-alização dos processos pertinentesà processamento de folha de pa-gamento, seleção e treinamentos,ficando o direcionamento estratégi-co por conta do profissional de RHda empresa. O profissional de Re-cursos Humanos, através de suashabilidades e sua nova característi-ca, poderá direcionar e valorizar acapacitação e evolução humana

voltando para obtenção de resultados, através detécnicas e ferramentas que mensurem a necessida-de da formação técnica para os colaboradores al-cançarem resultados satisfatórios. Após a exposi-ção das tendências de mercado em relação aosprofissionais ligados aos Recursos Humanos, levoos senhores a uma reflexão sobre esta área em suaempresa ou ao próprio profissional, fazendo as se-guintes perguntas:

O profissional de Recursos Humanos está pre-parado para realizar projetos que visam o desen-volvimento de seus colaboradores e, emconsequência, os bons resultados de suaempresa?Você, como profissional de recursos hu-manos, já realizou projetos que objetivam alcançarbons resultados para empresa, através do compro-metimento e motivação dos colaboradores?

Se isto nunca ocorreu é hora de direcionarsuas ações para este perfil, pois o mercado ten-de a ser veloz e, principalmente, seus concor-rentes. A falta de políticas bem definidas de re-cursos humanos poderá levar a empresa perdergrandes talentos para o mercado e a busca depor um novo talento e sua capacitação envolvemcustos diretos e indiretos. Aos profissionais deRecursos Humanos que não observam esta ten-dência, dificilmente poderão criar planos de con-tingência que visam á retenção e desenvolvimentodesses e aos resultados da empresa. A estesprofissionais, sugiro atualizar-se, ao invés de doarseus esforços para o trabalho que não traz resul-tados (operacional). Foque na estratégia e desen-volva ferramentas que tragam retorno a organiza-ção. Aos empresários que ainda não investiramem seus profissionais de Recursos Humanos,direcionem parte de seu capital para desenvolvê-lo ou convidem empresas ou profissionais quepossam mudar esta realidade.

* Celso Eduardo da SilvaDiretor Executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH e Professor da Anhanguera Educacional

Divulgação

Sérgio Louza da Dokar éhomenageado pela CâmaraO empresário e diretor da Dokar (Concessionário da

Volskwagen em Pindamonhangaba), Sérgio dos Santos Louza,recebeu em Sessão Especial uma homenagem da Câmara deVereadores de Pindamonhangaba. A indicação da honraria foide autoria do vereador Abdala Salomão Neto (PSDB). O empre-sário recebeu um cartão de prata e agradeceu pelo reconheci-mento fruto de seu trabalho. O evento foi acompanhado por fami-liares e amigos e funcionários da empresa Dokar.

Akim/AgoraVale

Page 3: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 03Vale Empresarial

Política na Região

Padre Afonso: mais recursos para a regiãoO Deputado Estadual Padre Afonso Lobato (PV)

comemorou recentemente a liberação de mais R$775 mil reais para os orçamentos de dez prefeiturasda região. Os recursos são destinados para a com-pra de equipamentos de saúde e beneficiam as ci-dades: Bananal, Guaratinguetá, Igaratá, Lagoinha,Lorena, Monteiro Lobato, Piquete, Queluz, Roseirae Silveiras.

Padre Geraldo: Cidadão TaubateanoA Câmara Municipal de Taubaté, através do Pre-

sidente Henrique Nunes entregará o título de cida-dão taubateano ao cônego Geraldo Carlos da Silva,carinhosamente conhecido com Padre Geraldo, quedurante muitos anos atuou nas paróquias da cidadee atualmente comanda a Paróquia São Vicente dePaula, em Pindamonhangaba. Ele é presidente daFundação Dom José Antonio do Couto, entidade quepertence à Diocese de Taubaté e que tem por finali-dade prestar assistência social, religiosa,evangelizadora e cultural por meio da divulgaçãofalada, escrita, bem como pela formação das voca-ções religiosas.

Destaque Empresarial

Com 20 anos em Pinda, ColégioObjetivo é excelência em ensino

Com grandes instalações que vão além das salas de aula, somadas a uma infra-estruturae equipe pedagógica preparada para receber seus alunos, o Colégio Objetivo Pinda apresentacomo conduz seu trabalho na formação de pessoas preparadas para o mercado de trabalho,

vestibular e convívio ético na sociedade.

A unidade dispõe de áreas que vão desde oberçário até o ensino fundamental e ensino médiopré-vestibular. O colégio ainda conta com uma par-ceria junto à Universidade Paulista, Unip, que o tor-na pólo da instituição, disponibilizando cursos degraduação e pós-graduação à distância. A novidadeé que recentemente o OBJETIVO recebeu a apro-vação de três cursos de níveis técnicos que sãonovidade no Brasil, todos aprovados, registrados epublicados no Diário Oficial. Sendo eles: controleda qualidade, gestão de administração gestão eambiental.

Contendo um sistema eficaz, a unidade Pinda sediferencia no requisito contextualização de teorias,trabalhando e justificando por meio das aulas emlaboratório, o conteúdo dado em sala. Desse modo,o aluno passa a compreender a matéria, o que faci-lita a aplicação e melhora seu desempenho.

A equipe pedagógica é reconhecidamente umadas melhores do país.

O Colégio Objetivo Pinda destacou-se recente-mente por ser a primeira unidade do Brasil, repre-sentando a rede, ao conquistar o primeiro lugar nocampeonato mundial do Japão em tecnologia na áreade robótica e em quarto lugar no mundo em pesqui-sa em robótica, justificando a credibilidade e a efi-cácia do sistema.

O diretor da unidade, Antônio José Hinz, defineo método como “um ponto fora da curva”, ou seja,um ensino diferenciado perante os demais.

Hinz também ressalta a preocupação da institui-

ção com a formação de um cidadão completo emseus princípios, preservando a ética, o meio ambi-ente, inserido na sociedade e família. Para isso, ocolégio desenvolve atividades que promovam no-ções de regra, comportamento, respeito, trabalhoem equipe, projetos de robótica, leitura e interpreta-ção de textos, projetos de meio ambiente comtecnologia de estudos meteorológicos, astronomiae projeto áudio e vídeo para desenvolver expres-são oral corporal.

Transferir conhecimento é o compromisso doOBJETIVO, e as pesquisas de satisfação dos alu-nos com a escola apontam o resultado de um traba-lho bem desempenhado. A média registrada entreos quesitos esclarecimento de dúvidas pelos pro-fessores, apresentação com clareza do conteúdo,disciplina mantida em sala de aula e relacionamentocordial foi de 92%.

São ao todo 450 alunos na unidade, que está há20 anos no município. Os números contabilizam100% de aprovação do aluno OBJETIVO do terceiroano do ensino médio para a faculdade. “Para o alu-no que estiver a fim de ser um profissional correto,ético, com fundamentos e base para desenvolver oque ele desejar, pode vir para o nosso colégio.”,assegurou Hinz.

As matrículas ficam disponíveis o ano todo. Paraos interessados o Colégio Objetivo Pinda fica naAv. Antonio Cozzi, no 97, bairro Lessa. Mais informa-ções pelo telefone (12) 3644-3636 ou pelo sitewww.objetivopinda.com.br.

Construtora Reflora investe no Altosde Santana em Pindamonhangaba

Conceituada na região, a construtora Refloraestá investindo entre outros empreendimentos noAltos de Santana, com apartamentos na regiãodo Santana, próximo ao supermercado SEMAR,na Av. São João Bosco.

O maior diferencial da construtora está na pre-ocupação com o bem-estar de seus clientes. AReflora procura a melhor localização para suasobras e desenvolve projetos modernos e funci-onais aliados a áreas verdes e de lazer, o quegarante ainda mais qualidade de vida aos seusmoradores.

A construtora conta com um histórico de maisde 200 mil m² de área construída e 1.150 unida-des habitacionais entregues com total sucesso.

O residencial Altos de Santana apresenta apar-tamentos com 47m² de área útil, sendo dois dor-mitórios, sala dois ambientes, cozinha, área deserviço e uma vaga de garagem. As unidadesapresentam custos a partir de R$ 65.500,00 comsubsídios de até R$ 17.000,00.

O empreendimento apresenta completa áreade lazer e é constituído de três torres com umtotal de 65 unidades numa área de 10 mil m².

Antonio Hinz, diretor do colégio Objetivo em Pinda

Unidade infantil do Objetivo localizado no bairro do Lessa

Claudia Borges

Claudia Borges

Steinbruch e Cervoneassumem as presidências

da Fiesp e do Ciesp

Envie notas e sugestões para o [email protected]

O empresário Benjamin Steinbruch assumiuo cargo de presidente em exercício da Fede-ração das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp). Steinbruch é diretor-presidente daCompanhia Siderúrgica Nacional (CSN) e dogrupo Vicunha.

Já a presidência do Centro das Indústriasdo Estado de São Paulo (Ciesp) será ocupadapelo presidente da Technotex Ltda. e do Sin-dicato da Indústria Têxtil do Estado de SãoPaulo (Sinditêxtil-SP), Rafael Cervone.

Os dois empresários assumiram as entida-des em substituição a Paulo Skaf, que se li-cenciou dos cargos para concorrer ao gover-no do Estado de São Paulo, pelo PSB.

Mesmo com a divisão na direção das duasentidades, a bandeira da Fiesp e do Ciespcontinuará a mesma: construir um ambiente fa-vorável, oportuno e competitivo para as indús-trias do País, além de dar continuidade às ne-gociações sobre redução da carga tributária,queda nos juros e realização das reformas es-truturais, gargalos que tanto inibem o desen-volvimento industrial brasileiro.

Benjamin Steinbruch, Paulo Skaf e Rafael Cervone

Divulgação

Page 4: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 04 Vale Empresarial

Qualificação Profissional

Com novos cursos, FATEC Pinda recebe obras de ampliaçãoEmpresas da cidade auxiliam poder público na formação de mão de obra qualificada

AMBGEO inicia atividades no setor ambientalem busca de soluções empresariais

A Prefeitura de Pindamonhangaba estáampliando o prédio da Fatec (Faculdadede Tecnologia) da cidade, para atender ademanda por vagas. A obra, que teve iní-cio em abril, deve ser finalizada em ju-lho, para ser utilizada no segundo semes-tre.

“A Fatec vem oferecendo novos cur-sos, como o de solda, que está come-çando agora, então o espaço físico tam-bém precisava ser ampliado. Estamosfazendo novas salas de aula,consequentemente, mais banheiros, to-dos adequados a portadores de neces-sidades especiais, e terminaremos a obraaté o fim de julho, para que as novas sa-las possam ser utilizadas no segundo se-mestre letivo”, salientou o engenheiroKennedy Flores, da Secretaria de Obras local.

Segundo o engenheiro, as obras de ampliaçãoda Fatec mostram que a administração municipal temo foco na educação e na inclusão social, proporcio-nando à população a chance de uma formação su-perior e, mais que isso, de uma oportunidade nomercado de trabalho. “A Prefeitura tem o interessede melhorar a condição de atuação do município,atendendo às indústrias com mão de obra qualifica-da e oferecendo oportunidades de capacitação àspessoas. Isso atrai mais investimentos, capacita à

indústria da região e aumenta as oportunidades nomercado de trabalho aos estudantes”, comentaKennedy.

A Fatec foi implantada em Pinda, às margens darodovia SP-62 (Pinda/Moreira) - trecho vereador AbelFabrício Dias, em 2006, com 40 vagas para o cursode Metalurgia. O projeto é fruto da parceria entre aPrefeitura, Governo do Estado e indústrias da cida-de. “Desde o início do projeto, contamos com oapoio das indústrias de Pinda, sobretudo Villares eConfab, que nos ajudaram a definir o curso mais

apropriado para nosso município. Depoiselas nos apoiaram na elaboração da gra-de curricular, permitindo que oferecêsse-mos um curso que formasse profissionaiscom o perfil procurado por essas empre-sas. Depois da implantação do curso,elas continuaram nos auxiliando, com do-ação de recursos, espaços para aulas eaté mesmo professores. Esse compro-metimento foi fundamental para que aFatec se tornasse realidade em Pinda”,afirmou o prefeito João Ribeiro.

Caçapava oferece cursosprofissionalizantes gratuitos

A Secretaria Municipal de Educaçãode Caçapava, por meio da Seção deCursos Profissionalizantes está oferecen-

do cursos gratuitos de qualificação. Os cursos ofe-recidos são: Desenhista Copista - 120h (tarde); Ope-rador de Telemarketing - 40h (noite) e Recepcionista- 40h (tarde).

Para se inscrever é necessário ter mais de 16anos e possuir o ensino fundamental completo, apre-sentando no ato da inscrição o RG, CPF e compro-vante de escolaridade. O critério de classificação ésorteio. Durante o ano são realizados vários proje-tos com oferta de cursos gratuitos certificados peloSENAI.

Obras de ampliação em ritmo acelerado devem ser concluídas em julho

Divulgação/PMP

Com início em janeiro deste ano, a empresa deconsultoria e engenharia de meio ambiente,AMBGEO, reúne o conhecimento de profissionaisatualizados com a promoção do desenvolvimentosustentável das atividades empresariais. O empre-endimento presta serviços auxiliando os empresári-os do ramo industrial a se adequarem às normasambientais, de maneira que os interesses do clien-te se aliem aos propó-sitos da empresa.

Localizada no muni-cípio de Pindamonhan-gaba, o engenheiroambiental e responsá-vel pelo departamentotécnico da AMBGEO,Fabricio Cruz, explicaque a importância deuma empresa voltadapara prestações deserviços ambientais noVale se deve em ra-zão desta ser uma áreaem expansão, já queas leis ambientais na região estão começando a sedestacar, exigindo do empresário a regularizaçãode sua indústria perante os órgãos ambientais.

Os serviços disponibi l izados apresentamlicenciamento ambiental em geral, reserva legal,topografia, regularização de postos de combustí-veis, destinação de resíduos sólidos industriais,racionalização na exploração de recursos hídricoscomo reuso de água, estações de tratamento deágua e estações de tratamento de efluentes in-dustriais, além de um departamento exclusivo para

tratar de áreas contaminadas, com estudos depassivo ambiental.

A empresa conta com uma equipe de alto ní-vel profissional em constante aperfeiçoamentopara acompanhar o mercado. “As áreas de atua-ção estão divididas em diferentes segmentos,cada uma atuando de forma integrada com as de-mais. Assim, em todos os serviços prestados há

um enfoquemultidisciplinar”, res-salta Fabrício.

De acordo com ele,as cidades atendidasatualmente pelaAMBGEO comportamos municípios do Valedo Paraíba, Litoral Nor-te e Baixada Santista,Serra da Mantiqueira egrande São Paulo.

Estar em harmoniacom os ecossistemas,controlando, adequan-do e recuperando o

impacto das atividades industriais é o compromis-so da companhia. Os clientes que necessitaremde soluções, por meio da busca constante portecnologia e evolução profissional podem entrarem contato com a AMBGEO pelo telefone (12)3643-1570.

O escritório da empresa fica na rua Pinheiroda Silva , nº 359, bairro Boa Vista. Para mais in-formações acesse o site: www.ambgeo.com. Paramais informações acesse o si te:www.ambgeo.com.

Rafael e Fabrício comandam a AMBGEO

Claudia Borges

Taubaté doa áreas paraempresas e prevê

geração de empregosA Câmara de Taubaté aprovou recentemente

em Sessão Ordinária, três projetos de lei do Exe-cutivo que prevê a doação de áreas a empresas,que prometem gerar 142 vagas de emprego nomunicípio.

As empresas beneficiadas com o incentivosão: Elevadores Villarta (que atua no ramo de ele-vadores e escaladas rolantes e receberá um ter-reno na área industrial do Piracangaguá), a fabri-cante de tintas e vernizes F & L Comercial (quedeve instalar sua empresa no bairro do Uma) e oInstituto Nacional de Processos de EmbalagensVazias – Inpev (que terá autorização para sublo-car o terreno que havia sido doado pela Prefeitu-ra à empresa Campo Limpo Reciclagem e Trans-formação de Plástico).

Novo shoppingA Câmara aprovou o envio à Prefeitura do re-

latório final da CEE (Comissão Especial de Estudos)que analisou a situação do terreno doado à empre-sa Vega para a construção do shopping Via Vale.

Para realizar a avaliação da concessão, a co-missão, formada pelos vereadores HenriqueNunes (PV), Mário Ortiz (DEM) e Luizinho da Far-mácia (PR), havia solicitado cópias de documen-tos oficiais, correspondências trocadas entre Pre-feitura e empresa e alterações contratuais.

A CEE, após análise dos documentos, nãoconstatou irregularidades no processo de doação,porém confirmou que a empresa Vega é umaestruturadora de negócios e não tem condiçõesfinanceiras de arcar com os custos da obra.

Page 5: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 05Vale Empresarial

Sua segurança

é o nosso alvo

(12): 3645-6641

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 112 - Pinda/SP

* Monitoramento de Alarme * Zeladoria Patrimonial* Segurança em geral

www.alvosegurança.com / diretoria@alvosegurança.com

Promoções do Comércio

Comércio de Taubaté e Shopping de Guarácontemplaram ganhadores de promoções

A Associação Comercial de Taubaté (ACIT) e o Burity Shopping de Guaratinguetá contemplaramneste mês os ganhadores de campanhas promocionais realizados entre os consumidores.

Shopping premiou com carro 0 km

Frigorífico Boi Brasil firma suasatividades na nova unidade Pinda

Fazendo parte da promoção “Copa de Prê-mios” do Burity Shopping de Guaratinguetá, foisorteado na Praça de Eventos do centro decompra o veículo Peugeot 207 contemplandoa consumidora Maria Salete Martins, moradorade Guaratinguetá. Mais de 50 mil cupons queforam depositados nas urnas espalhadas peloshopping.

O Burity Shopping está no clima de Copado Mundo e oferece a seus clientes outra pro-moção: Caneca Térmica da Copa. A cada R$50,00 em compras + R$ 7,00 em dinheiro o cli-ente leva um dos três modelos colecionáveisda Caneca Térmica da Copa, para torcer peloBrasil.

A promoção é válida até o dia 11 de julho.O stand para a troca f ica no piso superiorshopping, com funcionamento de segunda a

sábado, das 12h às 22h e domingos das 13hàs 20h.

O Buriti Shopping funciona em seu horárionormal, de segunda-feira a sábado: das 10h00às 22h00. Nos domingos e feriados, as lojasabrem das 14h00 às 20h00 e a Praça de Ali-mentação, das 11h00 às 22h00.

ACIT premiou vencedor dacampanha do Dia dos Namorados

A ACIT (Associação Comercial e Industrialde Taubaté) sorteou o premiado da CampanhaAmor Maior Que o Meu, realizada para fomen-tar as vendas no comércio de Taubaté, durante operíodo de compras para o Dia dos Namorados.

O ganhador fo i o consumidor daConstrusantos, José Claudinei Prado, que op-tou pelo prêmio que beneficiou ele. Os prêmi-

os foram uma TV LCD 32, um Playstation 3 eum ano de academia. Já sua mulher ganhouum par de sapa tos , um k i t bás ico demaquiagem e uma bolsa.

Caso a escolha do ganhador favorecesse amulher, os prêmios seriam um notebook, umvale-compras no valor de R$ 1.500,00, em umaloja de sapatos ou roupas, e seis meses desalão de cabeleireiro equivalente a R$ 100,00por mês. Já o homem ganharia um par de chu-teira, uma camisa de futebol e uma mochila.

O vendedor que efetuou a venda ao consu-midor que ganhou, também recebeu um vale-compras no valor de R$ 300,00.

Cupom é sorteado na sede Acit

Divulgação/ACIT

A rede Frigorífico Boi Brasil estabelece suasatividades em Pinda mantendo o progresso dasvendas desde a inauguração em janeiro desteano. Com unidades em Guarulhos, Mairiporã, SãoPaulo e Taubaté, Pinda é o mais novo local dofrigorífico na região.

Reconhecido pelas carnes de qualidade porum preço acessível, o Frigorífico Boi Brasil ofere-ce carnes bovinas, suínas e embutidos, além dosserviços de temperados e espetinhos por enco-menda.

Com uma média de 17 funcionários, incluindoos que estão em fase de experiência, as carnesvendidas são todas inspecionadas e previamen-te avaliadas pela vigilância sanitária, que aprovoua qualidade das carnes da nova filial.

No atendimento ao cliente, o gerente da uni-dade Pinda, Helder C. Borges, passa aos funcio-nários o conceito de colocar-se no lugar do com-prador. Helder garante ainda a higiene do estabe-lecimento com a utilização do uniforme exigido,que inclui uso de luvas e tocas por todos os fun-cionários que realizam o manuseio das carnes.

As normas exigidas são rigorosamente cum-pridas pela casa que atende de segunda à sextadas 8h às 19h, aos sábados das 7h às 15h e aosdomingos e feriados das 8h às 13h. Para os cli-entes que desejaram fazer encomendas ou paramais informações o telefone é (12) 3642-4505. OFrigorífico Boi Brasil está localizado na rua Dr.Campos Sales, no 40 – Centro.

Claudia Borges

Salão e Escola CidaMedeiros abre vagaspara cursos em julho

O Salão e Escola de Cabeleireiros CidaMedeiros Beleza e Arte está com inscrições aber-tas para os cursos que serão ministrados em julho.Confira a programação dos cursos e faça sua ins-crição.Manicure e Pedicures com Decoração06/07 e 03/08 3ª e 5ªf 14h às 17hBásico Cabeleireiros – 9 meses05/07 e 02/08 2ª e 4ªf 14h às 17h e 18h às 22hAperfeiçoamento Cabeleireiros – 3 meses05/07 e 02/08 2ª e 4ªf 14h às 17h e 18h às 21hDepilação05/07 e 02/08 2ª e 4ªf 14h às 17hMaquiagem e Penteado – especial09/08 e 13/09 2ª e 4ªf 18h às 21hMassagem e Limpeza de Pele05/07 e 02/08 3ª e 5ªf 18h às 21h

O Salão ainda comunica aos clientes que estácom promoção às segundas e quintas-feiras paraa realização de escova, relaxamento, progressiva,hidtratação, aplicação de tintura, cauterização e cor-te. Outras informações pelo telefone 3642-7422 ouno local, à rua Gal. Julio Salgado, 36 – centro.

3648

4252

Ligue e anuncie

Page 6: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 06 Vale Empresarial○

Eu RecomendoDivulgação

Quem contribui com o “Eu Recomendo”desta edição é o jovem empresário, FábioMoreira Rodrigues, diretor-proprietário daDesigna Soluções, empresa especializada

em Tecnologia da Informação.

Suas indicações para os leitoresdo jornal ValeEmpresarial, são:

O Futuro da HumanidadeAutor: Augusto Cury – Editora Sextante

Este livro nos oferece uma rara oportunidade derepensarmos a sociedade e o rumo de nossas vi-das.

Utilizando a força do diálogo e da psicologia,acaba causando uma verdadeira revolução em nos-sa mente e coração.

É um livro que representa a luta contra as injusti-ças e a força de um jovem corajoso e dotado deuma imensa paixão pela vida e pelas pessoas.

O Futuro da Humanidade nos leva a uma fasci-nante viagem pelo mundo da psicologia.

Sua linguagem é clara, seus conceitos apresen-tados de forma simples, nos fazem refletir sobre orumo que a sociedade está tomando.

O Monge e o ExecutivoAutor: James C. Hunter – Editora Sextante

Este livro conta uma história sobre a essência daliderança, através da qual um grupo, durante umasemana, estuda com um dos maiores especialistasem liderança dos Estados Unidos.

Leonard Hoffman, um famoso empresário queabandonou sua brilhante carreira para se tornar mon-ge em um mosteiro beneditino, é o personagemcentral desta envolvente história criada para ensinarde forma clara e agradável os princípios fundamen-tais dos verdadeiros líderes.

Se você tem dificuldade em fazer com que suaequipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria dese relacionar melhor com sua família e seus ami-gos, vai encontrar neste livro personagens, idéias ediscussões que vão abrir um novo horizonte em suaforma de lidar com os outros.

É impossível ler este livro sem sair transforma-do.

“O Monge e o Executivo” é, sobretudo, uma li-ção sobre como se tornar uma pessoa melhor.

Legislação para o Comércio

Câmara de Taubaté discute projetocom regras para bares da periferia

Farmácias de Caçapava terão prazode 90 dias para disponibilizarem assentos

Senai Pinda define convênio com Sindicatodos Metalúrgicos para curso de eletricista

O presidente da Câmara deTaubaté, Henrique Nunes (PV),entregou ao presidente da Co-missão de Segurança, verea-dor Mário Ortiz (DEM), o ante-projeto da lei fecha-bar. A pro-posta é estabelecer o horáriolimite de 22h para funcionamen-to dos bares e similares quetenham registros de ocorrênciapolicial no último ano, que nãorespeitem às regras relativasao impacto de vizinhança, quenão gerem, no mínimo, doisempregos diretos e que nãopossuam distância mínima dosestabelecimentos de ensino de qualquer natu-reza, que será definia pelo Executivo na regu-lamentação da lei.

Mário Ortiz afirmou que o texto será anali-sado pela Comissão. “O próximo passo será aconvocação de uma audiência pública para queos setores envolvidos possam participar dadefinição das regras.”

O anteprojeto caracteriza como bares ou si-milares estabelecimentos em que haja venda

de beb idas a lcoó l i cas paraconsumo imediato no local .Excetua da limitação de horá-rios restaurantes, pizzarias, pa-darias, bares e similares loca-l izados na região central domunicípio, além daqueles situ-ados em hotéis, flats, clubes eshopping centers.

Henrique Nunes lembra quea criação da lei foi colocadaem pauta já na primeira reuniãorealizada pela Câmara com ocomando da Polícia Militar, emmarço deste ano, para discutirações no combate à violência,

após a divulgação de dados da Secretaria deEstado da Segurança Pública que apresenta-ram o Vale do Paraíba como região mais vio-lenta do Estado.

“Legislação de igual teor aprovada em ou-tros municípios já contribuiu efetivamente pararedução dos índices de criminalidade e emconsequência passou a garantir melhor quali-dade de vida às populações locais”, justificouo vereador.

Vereador Henrique Nunes - PV

Divulgação

A Câmara Municipal de Caçapava aprovou eo prefeito Carlos Vilela sancionou a Lei nº 4964,de autoria do vereador Henrique LourivaldoRinco de Oliveira, que dispõe sobre a colocaçãode assentos nas farmácias e drogarias de Caçapava.

De acordo com a Lei, estes estabelecimentosdeverão ter assentos em suas dependências, emnúmero não inferior a três e em lugar visível ao pú-blico. Os assentos serão ocupados preferencialmen-te por pessoas idosas, portadores de deficiências,gestantes e pessoas com criança de colo.

A farmácia ou drogaria que não se adequar à Leireceberá advertência, multa, poderá ter as ativida-des suspensas por até 180 dias e até ter a cassa-ção do alvará de funcionamento.

Em caso de cassação do alvará, um novo alvaráserá concedido somente quando o infrator compro-var que se adequou à Lei. A Lei entrou em vi-gor na data de sua publicação, 10 de junho.Os responsáveis pelos estabelecimentos te-rão o prazo de noventa dias para se adequa-rem à nova Lei.

Foi formalizado no início deste mês, o convênioentre o Senai Pindamonhangaba e o Sindicato dosMetalúrgicos de Pindamonhangaba para a realiza-ção do curso Eletricista Residencial.

Através desta iniciativa os sócios do Sindicato eseus dependentes terão a oportunidade de partici-par gratuitamente deste curso de qualificação profis-sional. A diretoria do Senai disponibilizou 32 vagase o curso terá duração de 160 horas, sendo minis-

trado na própria sede do sindicato, com instrutoresenviados pelo Senai.

Os alunos serão divididos em duas turmas, sen-do uma das 8h às 12h e outra das 18h às 22h, desegunda a sexta-feira.

As inscrições poderão ser feitas na sede ousubsede do sindicato e as vagas serão definidaspor ordem de inscrição. Outras informações pelotelefone: 0800-7718-589.

Page 7: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 07Vale Empresarial

Exemplo ambiental

Empresa LG realiza doação de mudas de árvores ao CEMTE“Madre Cecília”, em Taubaté A empresa LG Eletronics – unidade de Taubaté realizou neste mês a doação de 40 mudas de árvores

ao CEMTE - Centro Educacional Municipal de Terapêutico Especializado “Madre Cecília”.O evento contou com a participação do funcioná-

rio da empresa, Rogério Cipano, que na oportunida-de comentou sobre as várias ações da LG em proldo meio ambiente. “Este trabalho se concilia com oDia do Voluntariado, data definida internamente pelaLG, onde seus funcionários realizam trabalho volun-tário em prol da comunidade”, comentou.

A primeira dama e presidente do FUSSTA, Fun-do Social de Solidariedade de Taubaté, Profª. Lú

Peixoto, recebeu a doação e declarou que a LG éuma grande parceira do CEMTE. “A LG sempre es-teve conosco nesta caminhada, nos ajudando a rea-lizar a inclusão de nossos alunos especiais, eu sóposso dizer, muito obrigada”, declarou a primeiradama de Taubaté.

O plantio das mudas foi realizado por funcionári-os da fábrica em trabalho voluntário, por alunos eprofessores do CEMTE.

Empresa amplia atuação na Fórmula 1A LG Electronics

ampliou sua atua-ção na Fórmula 1™por meio de umaparceria com aequipe VirginRacing. ParceiraGlobal eTecnológica da Fór-mula 1™ desde oinício da temporadade 2009 e fornece-dora oficial da equi-pe Lotus Racing eda fabricante demotores Cosworth,a LG agora é também uma fornecedora oficial daVirgin Racing.

A Virgin Racing passa a usar os produtos LG naspistas e em sua fábrica. A equipe é um dos três ti-mes que estrearam esta temporada no CampeonatoMundial de Fórmula 1™ da FIA.

Graeme Lowdon, CEO da Virgin Racing, comen-ta que “estamos muito felizes com a parceria com aLG. Além de oferecer uma variedade incrível de pro-dutos em seu portfólio, a LG é pioneira em tecnologia

de ponta, o que tor-na a Virgin Racinguma companheiraperfeita para ela. AVirgin Racing já uti-liza os produtos LGnos grandes prêmi-os de Fórmula 1TMe em nossa fábricaem Dinnington, fa-zendo deste umacordo totalmenteintegrado que, es-peramos, continua-rá por muitos anos.”

Para AndrewBarrett, VP de Patrocínios Globais da LG Electronics,“a Virgin Racing representa uma marca forte na Fór-mula 1TM e a LG está feliz em apoiar os esforços daequipe em seu primeiro ano na principal categoriado esporte automobilístico”.

Sobre a empresaA LG Electronics, Inc. é uma líder global que de-

senvolve tecnologia inovadora em eletrônicos deconsumo, celulares e dispositivos para comuni-cação móvel, e eletrodomésticos. Possui cerca

de 80 mil funcionários em mais de 115 operaçõesem todo o mundo. Com vendas globais de US$43,4 bilhões em 2009, a LG é composta por cincounidades de negócios — Entretenimento Domés-tico, Comunicação Móvel, Eletrodomésticos, Con-dicionadores de Ar e Soluções Corporativas.

Operando no Brasi l desde 1996, a LGElectronics comercializa no País um extenso lineup de produtos, com mais de 350 itens, entre TVs,DVDs, Home Theaters, Mini Systems, MicroSystems, Som Automotivo, Monitores LCD LED,LCD e CRT para PCs, Notebooks, Netbooks, Dis-positivos Ópticos, Digital Photo Frame, Celulares,Smartphones, Condicionadores de Ar, AdegasResidenciais, Micro-ondas, Forno 2 em 1 –Solardom, Aspiradores de Pó, Refrigeradores,Lavadoras de Roupa e Lavadoras/Secadoras deRoupa.

A companhia fabrica localmente a maioria dosprodutos que comercializa no Brasil e para issomantém em Taubaté um de seus dois parques in-dustriais, totalizando mais de 5 mil colaboradoresno País.

Prefeitura e empresa LG participaram da ação ambiental

Divulgação/PMP

Graeme Lowdon (Virgin Racing) e Andrew Barrett (LG)

Divulgação/LG

Com foco ampliado e organizado pelo CIESP, Logisvale discutiuo futuro logístico da região

Um das maiores e mais tradicionais feiras denegócios do Vale do Paraíba, a Logisvale fechou aedição 2010 atingindo seus objetivos. Realizada noParque Tecnológico com mais de 50 expositores ecom recorde de visitação, a 9ª edição do evento con-tou também com a participação da indústria e do setorde serviços, além das empresas que atuam nas áreasde transporte, logística e comércio internacional.

Rebatizada como Logisvale Internacional – Feira daIndústria, Serviços e Comércio Exterior do Vale doParaíba, a feira apresentou três pilares principais, querepresentam os setores industriais de maior força naregião: Aeroespacial e Defesa, Automotivo e Saúde.

Diversas empresas da região participaram comestandes, como Embraer, General Motors e Johnsone Johnson. Também estiveram presentes represen-tantes das indústrias de Telecomunicações, Quími-ca e Farmacêutica, Eletroeletrônicos, Têxtil eMetalúrgica.

Na área de transportes, logística e comércioexterior, o evento contou com a participação de gran-

des players do setor, que já marcam presença naLogisvale há anos, como a Infraero e Codesp/Portode Santos, Santos Brasil, Localfrio.

A feira realizou palestras que debateram temas im-portantes para a economia da região como: “Futuro doAeroporto de São José dos Campos e Região”, “Pla-no Nacional de Logística e Transporte”, “TAV – Trem deAlta Velocidade” e “Oportunidades do Setor de Petró-leo e Gás”, que foram debatidos com técnicos do Mi-nistério dos Transportes, Infraero, ANTT – Agência Na-cional de Transportes Terrestres e Petrobras.

Almir Fernandes, presidente da CIESP/São José, discursa na abertura do evento

Fotos: Lucas Lacaz Ruiz/A13

Page 8: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 08 Vale Empresarial

Comprometida com o Meio Ambiente, TenarisConfab inaugura Estação de Reuso de Água

Empresa dá passos além do cumprimento da legislação ambiental, investe R$ 1,3 mi e entra em nova fase de seu Sistema de Gestão de Meio Ambiente

Empresa implantou ISO 14001 e executa diversas ações de proteção ao meio ambiente

Conhecida por sua política de respeito a nor-mas ambientais, a Tenaris Confab dePindamonhangaba investiu R$ 1,3 milhões, deuum passo além de suas obrigações e inaugurouuma inédita Estação de Reuso de Água.

Líder na produção e comercialização de tubossoldados para o mercado energético brasileiro elíder na exportação desses produtos para oMercosul e América Latina, a Tenaris Confab pas-sa a partir de agora a utilizar grande parte de suaágua interna já tratada em sua eficiente estaçãode tratamento de efluentes líquidos.

A planta da empresa gera atualmente 12.500m³/mês de efluentes sanitários e 1.750m³/mês deefluentes de processos produtivos, encaminha-dos para setores distintos da Estação de Trata-mento de Efluentes (veja a frente como funcionao sistema).

“Realmente é um dia muito especial para nos-sa empresa apresentar esse grande avanço emsua prática e procedimento ambiental. É um gran-de orgulho para nós e todos os seus colaborado-res”, afirmou Nicolás Serra, Diretor de RecursosHumanos.

A apresentação na Estação de Reuso de Águacontou com a participação de técnicos e direto-res da empresa, como Luis Cornaglia – Diretor deOperações, bem como com a presença de técni-cos e funcionários da Cetesb, que aprovaram ainiciativa da empresa (veja texto a seguir).

Para o consultor ambiental da Tenaris Confab,engº Eduardo San Martin, a empresa dá um gran-de passo para adotar práticas de produção maislimpa, usar melhor e conservar a água e evitardesperdício. “Fiquei surpreso com o comporta-mento da empresa, que não apresenta nenhumtipo de pendência ambiental e que tem uma polí-tica global e quer fazer aqui além do exigido pelalegislação”, salientou San Martin.

Sobre a empresaA planta da Tenaris Confab em

Pindamonhangaba tem capacidade anu-al de produção de 550 mil toneladas detubos de aço soldados, além de contarcom duas fábricas de revestimento e mo-dernos laboratórios para realização deensaios não destrutivos, testes mecâni-cos e químicos.

Os produtos da Tenaris Confab têmapl icação nas áreas de petróleo,petroquímica, e gás, mineração, sanea-mento, construção civil e industrial.

Unidade da empresa emPindamonhangaba gera mais de14.000m³ de efluentes por mês

Especial Indústria

Investir pesado em ações e práticas corretivas epreventivas de respeito ao meio ambiente, quemonitoram todo o processo industrial da TenarisConfab. Desde que certificou-se com o ISO 14001,essa tem sido a grande meta da empresa, querealiza trabalhos para atingir a excelência em degestão no meio ambiente.

Diversas ações já são desenvolvidas há algum

tempo, tais como: ágil comunicação com seus fun-cionários e comunidade local, melhoria constantedo controle de produtos químicos, coleta seletivade material reciclável interna e uma equipe defacilitadores distribuída em todo o processo pro-dutivo da fábrica que desenvolve ações, leva con-ceitos e difunde ações do cotidiano.

“Nosso objetivo está além do cumprimento dalegislação ambiental. Nosso sistema de gestão écomposto por inúmeras ações que somadas tra-zem uma eficiente e respeitosa política de con-servação ambiental”, destacou Ana Luiza Olivei-ra, engenheira de Meio Ambiente da empresa.

Segundo ela, a empresa vem investindo cons-tantemente neste setor e destaca ações como:ampliação do galpão de resíduos, novo posto decombustível e ampliação da estação deseparadores de óleo, com capacidade para 100m³/dia.

Para o gerente de operações da empresa, LuisCornaglia a empresa tem preocupação constantecom sua gestão de meio ambiente. “A empresapreocupa-se com tudo: melhorar a iluminação,reduzir o consumo de energia, contemplar o ver-

de com jardinagem, próximo ao posto de gasolina,motivando os funcionários e dando exemplo parafuturas gerações”, afirmou.

Ana Luiza Oliveira, engenheira de Meio Ambiente da Tenaris Confab

Gerente de operações, Luis Cornaglia

Page 9: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 09Vale Empresarial

Especial Indústria

Como funciona a Estação de Reuso de Água da Confab

Cetesb cumprimenta Confab e destaca iniciativa ousada

Com a nova implantação da Estação de Reusode Água, a Tenaris Confab deixa de depositar emcórrego a água tratada em sua estação interna epassa a partir de agora a reaproveitar essa água,retornando-a à caixa d´água, através da implantaçãode duas redes diferenciadas.

Para essa nova prática, a empresa instalou umanova tubulação para interligar o tanque de água dereuso à caixa d´água da empresa. O reservatórioelevado foi reformado com três divisões, sendo umaespecialmente para água de reuso. Dessa forma,uma nova rede hidráulica conduz a água de reusodo reservatório para os vasos sanitários, para as li-nhas de produção e para a umectação dos pátios.O remanescente de água de reuso deve ser desti-nado ao atendimento de demanda externa da em-presa.

“Investimos mais de R$ 1 milhão de reais nesseprojeto. A empresa tem uma mentalidade de queinvestimento em segurança e meio ambiente nãoexige-se planilha de compesação. Quando modifi-camos um equipamento, adquirimos uma máqui-

na estudamos o impacto e a relação custo x be-nefício. Em ação ambiental a empresa não requi-

sita isso e investe para trazer melhor qualidadede vida”, frisou Cornaglia.

Durante o evento de apresentação de sua es-tação de reuso de água, a Tenaris Confab rece-beu uma numerosa representação da Cetesb

(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)– que emite o licenciamento ambiental da empre-sa.

A visita contou com a presença de diretoresde São Paulo como Carlos Roberto Santos e JoséRoberto Costa e diretores de agências regionais:José Roberto Schmidt (Aparecida) e Mário LuizAlves (Taubaté), bem como técnicos da compa-nhia como engenheira Maria Judith MarcondesSalgado Schmidt, Antonio Carlos Miranda e o ge-rente de laboratório de Taubaté Osvaldo Usier Fi-lho.

“Saudamos a Confab pela ação ousada. Temosuma grande satisfação de ver empresas como oporte da Confab investir em ação como essa. Aempresa já nasceu fazendo a lição de casa, im-plantando uma gestão ambiental adequada e essa

Mário Luiz Alves, diretor da agência TaubatéCarlos Roberto Santos e José Roberto Costa

iniciativa de reutilizar a água no processo indus-trial é muito importante para o meio ambiente”,afirmou Mário Luiz Alves, gerente da agênciaTaubaté.

Flashes da inauguração da estação de reuso de água da Tenaris Confab

Nicolás Serra (RH Confab), João Ribeiro (prefeito),Eduardo San Martin (Consultor Ambiental) e CarlosRoberto dos Santos (gerente Cetesb São Paulo)

Diretores da Confab e técnicos da Cetesb no momento do corte inaugural da fita no lançamento da estação de reuso de água

Consultor Eduardo San Martin e o diretor deOperações da Tenaris Confab, Luiz Cornaglia com

técnicos da empresa e da Cetesb

Fotos Roberto Faria

Page 10: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 10 Vale Empresarial○

American Tips

Professor Nelson Geraldo - Entre em contato:[email protected] / 9148-7888

Você sabe a diferença entre os númeroscardinais e ordinais em inglês?

Os números cardinais demonstram uma numera-ção, enquanto que os ordinais, como seu próprionome diz nos dizem uma ordem a ser seguida.

CARDINAISSeguem algumas dicas para a formação:

* As dezenas são sempre terminadas em ty:Ex: 20 - twenty, 30 - thirty, 40 - forty, 50 - fifty, etc.* As centenas são escritas da forma “uma centena” enão “cem”, como no português, acrescentandohundred:Ex: 100 - One hundred, 200 - Two hundred, etc.* Para a formação dos milhares, segue-se a regrada dezena, apenas trocando “hundred” por“thousand”:Ex: 1000 = One thousand, 2000 = Two thousand, etc* Os milhões funcionam da mesma maneira, só tro-cando por “million”:Ex: 1,000,000 = One million, 2,000,000 = two million, etc

Notas:1. Diferentemente da língua portuguesa, o divisor demilhar é uma vírgula (,) e não o ponto.Ex: 1,730,014 - One million seven hundred thirtythousand and fourteen2. Para hundred, thousand e million, billion use sem-pre a ou one antes.Ex: 100 - a hundred / one hundred1,000 - a thousand / one thousand201,000 - two hundred and one thousand3. Separação do cardinal entre a centena e dezena:São geralmente separados pela preposição and,mas esta regra não é necessariamente seguida noinglês americano.Ex: 110 - one hundred and ten1,250 - one thousand, two hundred and fifty2,001 - two thousand and one4. São escritos sempre no singular.Ex: two hundred Eurosseveral thousand light years

O plural é usado somente para hundred, thousand,million, billion se não estiver modificado por outronúmero ou outra expressão:Ex: hundreds of Eurosthousands of light years

ORDINAISPara a formação dos números ordinais, basta

acrescentar a terminação th aos números que vãode 4 a 0; Somente os números com finais 1,2 e 3 éque são diferentes. No entanto, tome cuidado poisalguns números mudam a grafia:Ex: twenty - twelfth nine - ninth

Nota:Até o número 20, os números têm denominação

própria. A partir do número 20, a parte da dezena érepresentada pela dezena em número cardinal e aparte da unidade é representada pelo número ordinalde 1 a 9.Ex: 66th - sixty-sixth (sixty = 60, sixth = 6º).

Intensivo de Férias - 1 ano em 1 mês- O desafio do ano.

Pense no seu futuro - Não perca tempo- Invista em você hoje!

ALPS Idiomas - 3674-1047

Turismo e Investimento

Em São José, Ministro do Esportetraz oportunidade de negócioscom Copa 2014 e Olimpíadas

Em evento com cerca de 300 pessoas, Ministro afirma que em uma década,Copa do Mundo pode agregar mais de R$ 183 bilhões à economia brasileira.

A Regional do SindusCon-SP de São José dos Campos,em parceria com a prefeituralocal, realizou recentementeno hotel Blue Tree Tower, umapalestra com empresário e au-toridades da região sobreoportunidades de negócios edesenvolvimento social ofere-cidas com a realização no Bra-sil da Copa do Mundo, de 2014e as Olimpíadas, de 2016.

Prefeitos, deputados, se-cretários de esportes e secre-tários de turismo da região ede São Paulo, além do presidente do SindusCon-SP, Sérgio Watanabe acompanharam o evento.

O ministro explanou sobre como as cidades daregião devem se preparar para receber as delega-ções estrangeiras e turistas e como as empresaspodem obter lucros com estes eventos. Um estudode impacto econômico encomendado pelo Ministé-rio do Esporte indica que entre os anos de 2010 e2019 a Copa do Mundo de Futebol vai agregar R$183,2 bilhões à economia brasileira.

Em sua palestra, o ministro Orlando Silva disseque a região do Vale do Paraíba tem boas chancesde se destacar na Copa, por estar estrategicamentelocalizada no eixo Rio de Janeiro/São Paulo e queSão José dos Campos tem o aeroporto em condi-ções de receber vôos fretados e executivos, alémde pontos turísticos muito atraentes. “A promoçãopara o país e para as cidades que forem subsedesé muito grande, por oferecer grande visibilidade, poismais de três bilhões de pessoas estarão acompa-nhando o desenrolar da competição e milhares dejornalistas no mundo todo estarão com a atenção

voltada para tudo o que acon-tece. Uma das virtudes des-tes eventos é antecipar asmetas de melhorias para a po-pulação, bem como amelhoria dos serviços, comoaperfeiçoamento daintegração dos forças de se-gurança e dos serviços parti-culares, como do setor hote-leiro e melhoria das unidadesesportivas com padrões deexigências internacionais” de-clarou Orlando Silva.

Segundo o diretor da re-gional do SindusCon-SP de São José dos Campos,José Roberto Alves, o momento é muito oportuno,pois a construção civil está em franca evolução e “acidade que abrigar uma delegação estrangeira queparticipará da Copa do Mundo terá oportunidade decaptar recursos financeiros para modernizar o muni-cípio, o que representa a melhoria de equipamen-tos sociais, capacitação de mão de obra para rece-ber turistas estrangeiros, aperfeiçoamento dehotelaria, comércio, serviços e restaurantes” comen-tou José Roberto.

Segundo o secretário de esportes de São Josédos Campos, Sérgio Francisco Theodoro (Theo), éimportante a cidade avançar nos setores de servi-ços e hotelaria, inclusive afirmou que existem ne-gociações em andamento para a atração de empre-endedores para a criação de um resort atendendoas exigências da FIFA. “É importante resolver asquestões de serviços e infraestrutura com um obje-tivo claro de deixar um legado a ser usufruído pelasociedade após estas disputas internacionais,” com-pletou Theo.

Ministro Orlando Silva esteve em São José

Akim/AgoraVale

Indústria paulista abre 16,5 mil vagas em maioe regional Taubaté se destaca no Estado

O Índice de Nível de Emprego da Fiesp e doCiesp divulgado recentemente confirma que a in-dústria de São Paulo prosseguiu com seu bom de-sempenho no mês de maio, em virtude da aberturade 16,5 mil novas vagas de trabalho em relação aabril. O estudo mostra que das três diretorias regio-nais do Ciesp no Vale do Paraíba, a região deTaubaté é a que apresenta os melhores índices.

O saldo acumulado no ano indica que já foraminaugurados 139 mil postos de trabalho, ou 5,95%de crescimento.

Números do Vale do ParaíbaA regional de Taubaté apresentou um crescimento

acumulado em 2010 de 6,9% (acima da média do Esta-do), seguida pela regional de Jacareí com 2,47% eSão José dos Campos com 1,43%. Com isso, a regio-nal de Taubaté é a sétima das 36 regionais do Ciespque mais gerou emprego no Estado de São Paulo em2010, no setor industrial. Contabilizando apenas o mêsde maio, a região de Taubaté apresentou um cresci-mento na geração de emprego no setor industrial de1,12%, Jacareí 0,70% e São José dos Campos 0,55%.

Page 11: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 11Vale Empresarial

Aniversário do jornal

Leitores do ValeEmpresarial ressaltam qualidadeda informação e relacionamento com empresas

O Jornal ValeEmpresarial completou o primeiro ano de circulação prestigiando seus leitores e empresários que acompanham a execuçãode um trabalho desenvolvido com profissionalismo e responsabilidade e que colabora na divulgação das notícias e o progresso dos municípios

do Vale do Paraíba e região. Em agradecimento ao reconhecimento, convidamos leitores para uma entrevista.

ÂNGELA W. LIMA

Possui formação na área Administrativa,é Headhunter há 09 anos. É especialista

em Networking e Promotora de eventos e proprietária do site www.valeempregos.com.br.

VE - De que forma o jornal auxilia no relaciona-mento e interação com outras empresas?

Ângela: O Jornal ValeEmpresarial veio no mo-mento certo para suprir nossa necessidade de co-municação escrita e de recepção de informaçõesrelativas ao meio empresarial. É um veículo sério,com excelente formato, bem escrito, conceituado eprincipalmente lido pela maioria dos gestores e exe-cutivos da nossa região.

VE - Como o ValeEmpresarial contribui para asua empresa?

Ângela: Hoje tanto meu nome como Headhunter,como o nome do Vale Empregos é infinitamente maisconhecido devido a abrangência e aceitação doJornal ValeEmpresarial nas indústrias da nossa re-

gião. A divulgação dos meus cursos no jornal tam-bém traz ótimo retorno, o link de cursos do meu sitepassou a ser muito mais acessado depois que pas-sei a divulgar pelo jornal.

VE - Qual é a importância de ter um jornal dedi-cado aos interesses empresariais para o Vale doParaíba?

Ângela: É essencial termos um jornal nos mol-des do ValeEmpresarial veiculando dentro das nos-sas indústrias, consequentemente destaca o Valedo Paraíba como importante pólo industrial e eco-nômico.

VE -Você tem alguma sugestão para o JornalValeEmpresarial?

Ângela: Sim, uma coluna de Recursos Humanos,direcionada a profissionais da nossa região. Pode-mos ter também uma parte destinada a fornecedo-res, como um classificados de fornecedores indus-triais e prestadores de serviços para a indústria, seriamuito útil. Talvez uma possível parceria com o CIESPda regional Jacareí e São José dos Campos e coma ACI local aumentasse o número de empresas atin-gidas nesta região.

SR. JOSUÉ BONDIOLI

Professor aposentado Josué Bondiolié um leitor assíduo do jornal e colecionador de

todas as suas edições. Aos 70 anos, ele temorgulho de acompanhar o desenvolvimento

econômico de nossa região.

VE – Como ficou conhecendo o jornalValeEmpresarial?

Sr. Bondioli: Eu fiquei conhecendo o jornal atra-vés da minha curiosidade e vontade de tomar co-nhecimento por tudo que se refere àPindamonhangaba e ao progresso da cidade.

VE – Por que se interessou pelo jornal?Sr. Bondioli: É um órgão de impressa original

de Pindamonhangaba, o que eu valorizo muito,pois engrandece a cidade. O jornal valoriza muitoa imprensa local.

VE – Como o veículo auxilia no setor empre-sarial?

Sr. Bondioli: Em todos os aspectos: econô-mico, político, turístico e social. Abrange outrascidades da região e do Estado, o que promove ainteração entre as empresas de diversos locais eo envolvimento da população nesse setor, estan-do em contato com as informações veiculadas nojornal.

VE – O que o jornal traz como benefício paraos leitores?

Sr. Bondioli: Na área empresarial é de sumaimportância o aspecto de informação e divulga-ção de notícias.

VE – O que o ValeEmpresarial acrescenta aoseu cotidiano?

Sr. Bondioli: A mim, particularmente, me en-vaidece muito como pindamonhangabense. Comouma pessoa nascida e criada na cidade, eu de-sejo sempre o progresso e modernização do mu-nicípio. Então, pessoalmente isso me deixa or-gulhoso e eu acho que Pindamonhangaba estásendo privilegiada com este empreendimento.

VE – Você tem alguma sugestão para o Jor-nal ValeEmpresarial?

Sr. Bondioli: Essa entrevista com a comuni-dade é muito importante. Serve para inspirar o ci-dadão de Pinda ao se fazer participativo na vidada cidade em todos os setores.

CECOMPI promoveu palestrasobre Gerenciamento de Projetos

O Centro de Treinamento do CECOMPI – Centrode Competitividade e Inovação do Cone LestePaulista, realizou no último dia 22 a Pa Palestra so-bre Gerenciamento de Projetos , no Auditório 3 doParque Tecnológico de São José dos Campos

O evento abordou temática sobre a contribuiçãona melhoria dos resultados dos empreendimentosexecutados pelas empresas e de que forma issopode influenciar o desenvolvimento de carreira. Apalestra foi ministrada por Marcelo Johanson de Sou-

za (PMP) e Hebert Y. Fukayama (MSc, PMP, MBA).Escola Superior de Guerra

O CECOMPI ainda recebeu recentemente a visitade alunos do Curso de Gestão de Recursos de Defe-sa, da Escola Superior de Guerra ESG, que tem comoobjetivo propiciar aos participantes conhecimento so-bre os processos de ges-tão de recursos de defe-sa no âmbito da adminis-tração pública e privada.

Page 12: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 12 Vale Empresarial○

Mercado Automotivo

Manutenção de veículos aumentacom o fim da redução do IPI

O fim da reduçãodo IPI - Imposto so-bre Produtos Indus-trializados, e a con-seqüente queda nasvendas de carrosnovos, está aque-cendo o movimentonas of ic inasespecial izadas.Osproprietário de car-ros usados estãobuscando na revisãode seus veículosuma forma de econo-mizar e assim adiara troca, equipando e realizando a manutenção doseu carro.

De acordo com os dados divulgados pelaFenabrave (Federação Nacional da Distribuição deVeículos Automotores), as vendas de carros no-vos vêm caindo a cada mês. Só em Taubaté, emabril, comparado a março, a queda foi de 19,86%.Já no mês de maio, com relação a abril a reduçãofoi de 9,53%.

“O carro seminovo sempre precisa de uma ma-nutenção: pneus novos, serviços de alinhamento ebalanceamento, entre outros, e tem também aque-

les que resolvem nãotrocar de carro e equi-par o seu com sommais potente, alarmese rodas esportivas”,explica Pedro Ribeiro,proprietário da Ribei-ro Pneus.

Segundo Ribeiro,nos últimos meses, omovimento na autocenter está mais inten-so. “Percebemos queestamos atendendoum número maior deveículos a cada mês

e a tendência é melhor agora, devido ao períodode férias, já que muitos procuram a manutenção an-tes de viajar”.

O gerente da loja, Saulo Júnior, explica que fa-zer um check-up nos veículos a cada três mesesevita gastos maiores no futuro. “A conta de uma ma-nutenção só fica mais cara para os motoristas quedeixam para trocar as peças quando não tem maiscondições de usar. Além do risco de um acidente,uma peça ruim danifica uma boa. Por isso é impor-tante sempre fazer um check-up para ver se estátudo certo”.

Divulgação

Movimento em umas das oficinas de Taubaté

Promoção

Taubaté Shoppingsorteia 10 TVs/LCD

Finalizando a promoção do Dia dos Namorados,o Taubaté Shopping sorteará no próximo dia 1º dejulho aos seus clientes 10 aparelhos de TVs de LCDde 32 polegadas, cada uma no valor de R$ 1.400,00.

Para participar o consumidor concorria a um cu-pom, a cada compra realizada no valor de R$ 150reais. Em caso de compras efetuadas com o cartãoVisa no débito ou crédito, o cliente teve direito acupons em dobro. O sorteio acontece às 20 horas,em frente à loja Renner.

ACIP já sorteou contempladosPindamonhangaba já conhece os vencedores da

campanha promocional da Associação Comercialrealizada para os consumidores do comércio local.O primeiro cupom sorteado saiu para Edson Alvesde Souza Junior, morador do bairro Vila São José,que vai receber dois aparelhos Netbooks, um paraele e um para a namorada.

Mais dois Netbooks foram para o cupom emnome de Anderson Wallace Monteiro, que mora nobairro Vila Rica. A terceira premiação, dois apare-lhos Ipods, saiu para Flávia R. D. Guedelha, mora-dora do Bairro do Socorro.

www.valeempregos.com.br

Emprego é Notícia

CONTADOR: Formação: Superior ou Técnico emcontabilidade com CRC Ativo, atuação em toda ro-tina fiscal e contábil, analise e escrituração de No-tas Fiscais de Entradas e Saídas, Apuração e Cál-culo de Impostos Lucro Real: ICMS, IPI, Pis/Cofins,CSLL e IRPJ entre outros conhecimentos.ANALISTA DE CUSTOS: Experiência Industrial, depreferência em Multinacionais, inglês fluente e ex-periência em auditorias.ENGENHEIRO DE PROCESSOS: Formação em En-genharia e Pós em áreas inerentes. Conhecimentode Automação Industrial, treinamentos em APQP,PPAP, 8D, QSB, FMEA e necessário inglês avan-çado. ANALISTA DE PCP: Formação superior comple-ta, excel avançado e experiência Industrial em PCP. ENCARREGADO DE LOGÍSTICA: Superior com-pleto, experiência em Multinacional com grande va-riedade de componentes, conhecimentos emWMS, experiência em atendimento a montadorase conhecimentos LEAN.ENGENHEIROS PROJETISTAS (elétrico): Paraexecução e coordenação dos trabalhos, com ex-periência em CATIA (v4/v5) / See XP (diagramaselétricos).

Divulgação

Consumidores contemplados serão conhecidos dia 1º

“Marcas e Patentes” foi tema do Café deNegócios promovido pela Incubadora de Pinda

A Inovattore –Incubadora deEmpresas dePindamonhangaba,promoveu recen-temente um CaféEmpresarial queabordou o tema“Marcas e Paten-tes ” . O even tocontou com oapoio do Sebrae,

ACIP e Prefeitura de Pindamonhangaba e com apresença de diversos empresários e comerci-antes do município.

O evento contou com a palestra de PedroMeneghatti, da Vilage Marcas e Patentes, queabordou a importância das empresas teremacesso a ferramentas para fortalecer a marcada sua própria empresa. A palestra abordoutemas como importância da realização de pes-quisa de mercado para criar uma marca, formas deproteger a identidade da empresa e patente.

O evento contou com a participação do pre-feito João Ribeiro; do vice-presidente da ACIP,empresário Marcelo Guerrero e do gerente re-gional do Sebrae, Augusto Ferreira dos Reis.

Sobre a IncubadoraImplantada pelo Sebrae há 25 anos, a políti-

ca de Incubadora de Empresas completou trêsanos de atuação em Pindamonhangaba. NoPaís, o programa conta com mais de 400 incu-badoras, incentivando mais de 6 mil novos em-preendimentos, gerando 33 mil empregos di-

retos e gerando um faturamento anual superiora R$ 2 bilhões.

Fazem parte da Inovattore – Incubadora dePinda, as seguintes empresas: Arroz PretoRuzene, Biomas Naturais, Designa Soluções,Edargê Marcondes Assessoria, Fernanda Ribei-ro Ateliê, Odontologia do Futuro, Oficina do Co-municação, Pro Loja Tecnologia Digital, Cons-t ru to ra Ro i f Engenhar ia e Jorge SantosConsultoria Empresarial. Alexandre Pió

Pedro Meneghatti

Alexandre Pió

Ângela Lopes,gestora da

IncubadoraPinda

Page 13: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 13Vale Empresarial

Feiras e Negócios

Expovap 2010 firma-se como grande festaagropecuária do interior paulista

Com grande programação de 6 a 11 de julho, aExpovap 2010 acontecerá no Parque da Cidade, emPindamonhangaba e se firma como uma das maio-res festas agropecuárias da região, contando com apresença de artistas e um competitivo torneio derodeio.

O evento é organizado pelo Sindicato Rural dePindamonhangaba e neste ano tem como Rainha daFesta a jovem Sabrina Silvério, estudante de Edu-cação Física.

O show de abertura da Expovap 2010 ficará porconta de Almir Sater e acontecerá no dia 06 de ju-lho. A entrada será um quilo de alimento não perecí-vel – exceto açúcar e sal. A festa ainda terá: LuanSantana (07), Jammil (08), Hugo Pena e Gabriel (09);Edson e Você (10) e Michel Teló (11).

Rodeio PBROutra grande sensação da festa é a realização

do rodeio, considerado um dos mais competitivosdo país. A competição tem a honra de sediar a únicaetapa do Circuito BRAHMA SUPER BULL PBR naregião do Vale do Paraíba , recebendo competido-res de destaque de todo país.

A Etapa Prata do Circuito nos dias 08, 09, 10 e 11de julho com prêmios em dinheiro que serão dividi-dos entre os melhores peões. A locução é de RafaelVilella e as provas serão transmitidas pelo CanalRural.

A PBR (Professional Bull Riders)é uma empresa norte-americana quepromove competições internacionaisde montaria em touros. Com sedeem Pueblo (Colorado/EUA), foi fun-dada em 1992 por um grupo de 20peões, e hoje já é considerado ocircuito de rodeio mais rico e impor-tante do mundo.

O circuito norte-americano doProfessional Bull Riders já é vistoem 84 países por mais de 100 mi-lhões de telespectores a cada ano.A grande final, realizada em Las Vegas, reúne umpúblico de 90 mil pessoas, e as mais de 300 etapasanuais envolvem cerca de 1.200 peões dos Esta-dos Unidos, Austrália, Brasil, Canadá e México.

MissaDesde 2008 a EXPOVAP realiza a Missa de

Ação de Graças em agradecimento pela realiza-ção dessa tradicional festa de Pindamonhangabae região. Para este ano, a missa será realizadana arena de rodeio a partir das 10 horas da manhãdo domingo, dia 11 de Julho, com celebração doPadre Salesiano Silvio César da Silva.

Prefeito João Ribeiro, rainha Sabrina e Tadeu Salgado

Akim/Agoravale

Associação Comercial de Guará empossa nova presidenteA nova diretoria que comandará a Associação

Comercial Empresarial de Guaratinguetá (ACEG)no biênio 2010-2012 foi empossada no início dejunho. A nova presidente da entidade é a empre-sária Marcia Bandeira Molina, proprietária da LojaLa Bella.

A nova diretoria é composta por: Presidente:

Marcia Aparecida Bandeira Molina (Loja La Bella),Vice-Presidente: João Bosco Jardim (Relevo ArtesGráficas), 1º Secretário: Paulo Santos Klinkerfuss(Rejor Modas), 2º Secretário: Gildevan Feitosa dosSantos (Casa da Fazenda), 1º Tesoureiro: Ana Cecí-lia Menezes Vieira (Salto Alto) e 2º Tesoureiro: LuizAdolfo Belekevicius (Palácio dos Colchões).

Page 14: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 14 Vale Empresarial

Faculdade de Pinda lança inédito programade Alfabetização pela Bíblia

Programa é uma parceria da faculdade com a Secretaria Municipalde Educação e visa oficializar nova disciplina do curso de Pedagogia

A FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã –através da FAPI (Faculdade de Pindamonhangaba)lançou em seu campus a Ação Cristã pelaErradicação do Analfabetismo, que inclui o Pro-grama de Alfabetização pela Bíblia e a oficializaçãoda disciplina Metodologia de Ensino em Alfabeti-zação pela Bíblia no curso de Pedagogia da Ins-tituição.

O programa é um pioneiro projeto educacio-nal criado pelo pastor Gilberto Stevão há 25 anos,em Curitiba. O projeto visa ensinar adultos e cri-anças a ler e escrever através da Bíblia, o livromais antigo e mais lido no mundo.

“Há um tempo tive um sério problemade saúde e o médico me recomendouque ficasse em casa. Neste período,como pastor e com grande experiênciacomo educador, comecei a ver a bíbliacom certa particularidade e tive a idéia decriar um método para ensinar a ler com asagrada escritura. Organizei-me didaticamente e deiinício ao projeto, ainda inédito no mundo”, explica.

No ano passado, o pastor Gilberto Stevão es-teve visitando a Faculdade de Pindamonhangabae propôs uma parceria para desenvolvimento doprograma pela Instituição. A proposta foi aceita de

Operadora Tim realizou ação promocional para empresas em São José

Divulgação

Pastores Gabriel, Gilberto Stevão e Luís Otávio Palhari

imediato.De acordo com o também pastor e capelão da

FAPI, Gabriel Aquino, responsável pela execuçãodo projeto na faculdade, o programa é um projetopiloto que poderá ser expandido para a Rede Mu-nicipal de Ensino.

Uma equipe de 30 consultores da TIM (foto) realizou nestemês uma ação promocional diferenciada pelas ruas centrais deSão José dos Campos. A ação, chamada Onda Azul, que tam-bém foi realizada em algumas das principais cidades do Esta-do, teve o objetivo de apresentar as vantagens das ofertas.

A equipe apresentou as promoções: Uno (internet ilimitadapor R$ 119,90/mês), Due (internet ilimitada + Plano Liberty R$88,00/mês) e Tre (móvel Liberty + internet ilimitada + fixo ilimita-do por R$ 138,00/mês), voltadas para empresas que contrata-rem os serviços junto com um ou mais acessos móveis. Diver-sas empresas da cidade receberam a visita dos consultores.

Divulgação

Page 15: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Fotos:

Portal

AgoraVale

Lucas Lacaz Ruiz

Silvio Serrano, Fabíola Ronconi, Felipe César Fº, Lucia,Tânia e Arthur dos Santos prestigiaram evento da Expovap 2010

O empresário Carlos André César (PindaVale Shopping)e convidados no Rainha da Expovap 2010

Rodrigo Vilela, Tiago e Cristina Giovanelli,e Guto em recente evento realizado na Vinil Rock Bar

Engº Edarge Marcondes, advogado João de Deus Pinto Monteiro Netoe Engº Paulo Afonso Del Mônaco em evento da Incubadora de Empresas de Pinda

Biasi (Sindicato dos Comerciários Pinda)e Alex Corrêa (grupo NetCom) participaram do Café de Negócios na ACIP

O advogado e diretor da ACIP Daniel Machado e oGerente de Relacionamento Empresarial da AgênciaCaixa em Pinda, Alexandre Salum Benjamin marcarampresença em evento da Incubadora

A empresária Marcia Aparecida Bandeira Molina(Loja La Bella) assumiu a presidência da AssociaçãoComercial e Empresarial de Guaratinguetá

Diretores do jornal ValeEmpresarial, Felipe César e ojornalista Alexandre Pió comemoram o primeiroaniversário do órgão e cumprimentam o empresário esócio Carlos Marcelo pelo sucesso dos 10 anosdo Portal AgoraVale/PindaVale

Colaboradoresda Cetesb Maria

Amélia, PauloGuedes, engª

Maria Judith,Cícero Homem

de Melo(Sabesp) e

Roselisprestigiam o

lançamento daEstação Reuso

de Água daTenaris Confab

em Pinda

Page 16: PÁGINA 06 PÁGINA 10 PÁGINA 16 - Vale Empresarialvaleempresarial.com.br/wp-content/uploads/2013/04/edicao24.pdf · Akim/AgoraVale Lucas Lacaz Ruiz/A13. Página 02 Vale Empresarial

Página 16 Vale Empresarial

Mudança Acadêmica

Universidade de Taubaté empossaráo novo reitor José Rui CamargoAcontece no próximo dia 3 de julho, a posse do novo Reitor da Universidade de Taubaté,

professor dr. José Rui Camargo, nomeado pelo prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto,após vencer com maioria dos votos as duas etapas da eleição na Universidade.

Na consulta prévia, realizada em entre osdias 10 e 15 de maio, com alunos, professo-res e funcionários, Camargo obteve 55,67% dosvotos e na segunda etapa, que envolveu a vo-tação do Colégio Eleitoral Especial, o profes-sor conquistou 93,6% dos votos.

Para José Rui Camargo, a nomeação repre-senta a concretização de uma importante eta-pa dentro da Universidade de Taubaté. “Sinto-me feliz em ser o próximo a assumir a gestãoda UNITAU e em contar com o apoio da comu-nidade acadêmica e do prefeito de Taubaté paradesenvolver novos projetos que visam o forta-lecimento da nossa Universidade”, ressaltouCamargo. O novo vice-reitor da Universidadeé o prof. dr. Marcos Roberto Furlan. “Toda aminha formação como professor foi na UNITAU.Sinto-me feliz e preparado para ajudar na ad-ministração da Universidade.”

O prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto, afir-mou que sua escolha visou respeitar a vonta-de da Universidade. “Escolhi os professoresJosé Rui Camargo e Marcos Roberto Furlanporque eles foram os candidatos mais votadose porque confio na capacidade técnica e ad-ministrativa dos dois. Acredito que eles desen-volverão um bom trabalho à frente da UNITAU.”

PrioridadesO novo reitor destaca que sua gestão será

marcada pelo diálogo constante e a união detodos os setores que compõem a Universida-de. Dentre suas principais propostas estão aimplantação de um novo modelo administrati-vo que ofereça mais agilidade nas decisões;a maior integração entre ensino, extensão epesquisa com políticas que reconheçam o va-

lor do professor; a implementação de incuba-doras de empresas e cooperativa dos alunose a valorização da formação e atualização dosfuncionários.

“Durante todo o processo eleitoral recebi su-gestões de todos os segmentos da Universi-dade, sugestões que, certamente, contribuirãopara o meu plano de gestão para os próximosquatro anos. Pretendo formar uma equipe fortee bem preparada para assumir os desafios deestar à frente da maior instituição de ensinosuperior do Vale do Paraíba.”

Conheça o perfil do novo Reitor e ViceProf. dr. José Rui Camargo é graduado em

Engenharia Mecânica, em 1977, pela Universi-dade Federal de I ta jubá e ingressando naUNITAU em março de 1981. É Mestre em En-genhar ia Mecân ica pe la Un ivers idade deTaubaté (UNITAU) e Doutor em Engenharia Me-cânica, na área de Transmissão e Conversãode Energ ia , pe la Un ivers idade Es tadua lPaulista (UNESP) e atualmente desempenha opapel de vice-reitor prof. dr. Marcos RobertoFurlan – Graduou-se em Engenharia Agronômi-ca, em 1981, pe la Univers idade EstadualPaulista Júlio de Mesquita Filho e é Mestre eDoutor em Agricultura pela mesma Universida-de, na área de concentração em Horticultura.Ingressou na UNITAU em 1984, onde foi Chefede Departamento de Ciências Agrárias no pe-ríodo de 1995 a 1996. Atualmente é professorAssistente III da Universidade de Taubaté, co-ordenador do Centro de Estudos em PlantasMedicinais, Aromáticas e Condimentares daUNITAU.

Jorge Santana/UNITAU

Jorge Santana/UNITAU

Prefeito RobertoPeixoto (centro) eautoridadesrecebem novosrepresentantes daUnitau

9º Pro-Vale reúneprofissionais doVale em Taubaté

Sob a organização de Vale Eventos, aconteceno próximo dia 16 de julho, no Clube da Associaçãoem Taubaté a nona edição do Pro-Vale Profissionaisdo Vale do Paraíba. O evento, idealizado com oobjetivo de reconhecer e homenagear gestores eempresário da região, é considerado o maiornetworking do Vale do Paraíba.

De acordo com a organização do evento, estãosendo esperados mais de 400 profissionais das in-dústrias de Taubaté, São José dos Campos,Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena e região

Business Coffee - Uma rodada de negócios dife-rente é uma das propostas do evento, visando ofe-recer aos participantes a possibilidade de estabele-cer novos contatos. A atividade está programada paraacontecer das 13h às 17h. Após o bussines coffeacontecerá a homenagem aos profissionais da re-gião e em seguida o evento será finalizado com duaspalestras e coquetel festivo.

Dentre as empresas âncoras já inscritas estão:Autometal, Firstwave, Gestamp Automocion, IFF,Malteria do Vale, Novelis, Rieter Automotive, Stolberg,TRBR e WA Welding Alloys. As inscrições devemser feitas pelo site www.pro-vale2010.com.br.

Câmara exalta caráterdemocrático e espera parcerias

O presidente da Câmara de Taubaté, HenriqueNunes (PV), ressaltou o caráter democrático do pro-cesso eleitoral que levou à escolha do professordr. José Rui Camargo para ocupar o cargo de rei-tor da Unitau entre 2010 e 2014.

Pela primeira vez nos 35 anos de história daUnitau, a comunidade acadêmica, formada por pro-fessores, funcionários e alunos, votou na eleiçãopara a reitoria, disputada por três chapas.

“O que espero da nova gestão da Unitau é quesejam feitas mais parcerias com empresas, com aadministração municipal, para que os alunos dasdiversas faculdades possam prestar serviços à co-munidade, supervisionados pelos professores. Osalunos ganham, tendo na cidade um laboratório per-manente, e a população sei beneficiada,” afirmouHenrique Nunes.

ReitorJosé Rui Camargo e prefeito Roberto Peixoto