pesquisa - thomas edison

7
Thomas Edison Thomas Alva Edison, nascido a 11 de Fevereiro de 1847, na Vila de Milan Ohio, EUA. Empresário, produtor de cinema e acima de tudo inventor, conduzido e influenciado pela grande revolução industrial que se avizinhava. Marceneiro e carpinteiro, seu pai Samuel Edison de origem Holandesa e sua mãe Nancy Eliot Edison, ex-professora canadense, Thomas Edison era dos 7 filhos, o mais novo. Desde cedo mostrou grande interesse pelo Mundo da ciência. Edison desistiu da escola desde cedo e sua mãe se encarregara da educação. Vários empregos na adolescência e num dos seus experimentos num pseudo laboratório dele acabou por ficar surdo. Decide ir para Nova Iorque e lá vende a sua primeira invenção por cerca de 40 mil dólares. Conhece Mary Stilwell de 16 anos e casa-se em 1871. A jovem morre 12 anos depois. Cada vez mais famoso, ampliava as suas actividades e em 1871 abriu um centro de pesquisa em Menlo Park. Uma verdadeira cidade industrial. Neste centro de pesquisa Thomas em 4 anos patenteou 300 das suas mais de 1000 invenções. Em 1984 abriu uma impressa de cinema, Thomas Company que em muito influencia o cinema Americano. Aperfeiçoou o telefone e a criação do fonógrafo. Criação bastante importante para a época, mas em 1878 com 31 anos é que decide começar a estudar aquilo que o viria a tornar famoso. O desafio de obter luz a partir de energia eléctrica que já outros pesquisadores como Nernst e Swan o tinham tentado. Só um ano após, consegue finalmente acender uma lâmpada eléctrica por cerca de 48 horas. Em conjunto, essas realizações, criações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente uns dos grandes passos para a tecnologia actual. Thomas Alva Edison morreu a 18 de Outubro de 1931.

Upload: joao-costa

Post on 10-Aug-2015

349 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pesquisa - Thomas Edison

Thomas EdisonThomas Alva Edison, nascido a 11 de Fevereiro de 1847, na Vila de Milan Ohio, EUA.Empresário, produtor de cinema e acima de tudo inventor, conduzido e influenciado pela grande revolução industrial que se avizinhava.

Marceneiro e carpinteiro, seu pai Samuel Edison de origem Holandesa e sua mãe Nancy Eliot Edison, ex-professora canadense, Thomas Edison era dos 7 filhos, o mais novo.Desde cedo mostrou grande interesse pelo Mundo da ciência. Edison desistiu da escola desde cedo e sua mãe se encarregara da educação.

Vários empregos na adolescência e num dos seus experimentos num pseudo laboratório dele acabou por ficar surdo. Decide ir para Nova Iorque e lá vende a sua primeira invenção por cerca de 40 mil dólares.

Conhece Mary Stilwell de 16 anos e casa-se em 1871. A jovem morre 12 anos depois. Cada vez mais famoso, ampliava as suas actividades e em 1871 abriu um centro de pesquisa em Menlo Park. Uma verdadeira cidade industrial. Neste centro de pesquisa

Thomas em 4 anos patenteou 300 das suas mais de 1000 invenções.Em 1984 abriu uma impressa de cinema, Thomas Company que em muito influencia o cinema Americano.

Aperfeiçoou o telefone e a criação do fonógrafo. Criação bastante importante para a época, mas em 1878 com 31 anos é que decide começar a estudar aquilo que o viria a tornar famoso. O desafio de obter luz a partir de energia eléctrica que já outros pesquisadores como Nernst e Swan o tinham tentado. Só um ano após, consegue finalmente acender uma lâmpada eléctrica por cerca de 48 horas.Em conjunto, essas realizações, criações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente uns dos grandes passos para a tecnologia actual. Thomas Alva Edison morreu a 18 de Outubro de 1931.

Page 2: Pesquisa - Thomas Edison

Técnica e equipamento

Thomas Alva Edison não foi propriamente uma figura comum de modelo cientista.Com poucos meses de escola, desistiu desta, mas mesmo assim com a ajuda da mãe, ex-professora, tornou-se um incondicional na história Mundial.

Produtor de cerca de dezena filmes e alguns sons, trabalhava com os poucos recursos que existiam na altura. Em Fevereiro de 1888, a projecção de imagem em movimento já era uma das suas pesquisas favoritas. Adquiriu os direitos de autor do Phantascope (Vitascope após adquirido) por volta de 1896 e investiu neste, melhorando-o. Os projectores para o público era o seu grande alvo, tal como o modo de gravar algo que depois, reproduzido desse movimento.

Em 1984 abriu uma impressa de cinema onde passou cerca de 1200 filmes entre curtas e longas metragens. Edison Campany foi um dos centros cinematográficos da América. Thomas criou entre outras invenções, alguns factos importantes para o cinema tais como: Cinetógrafo (Kinetograph): Máquina de filmar.Cinescópio ou Cinetoscópio (Kinetoscope): Uma caixa com imagens filmadas vistas no seu interior.Cinefone (Kinetophone) : Versão do cinescópio com som síncrono gerado por um fonógrafo.

Vitascópio (Vitascope) : Projector de filmes em tela.

Contudo podemos afirmar ainda que com uma das suas últimas criações, a lâmpada incandescente, o cientista acabou por mais uma vez, revolucionar a indústria do cinema. A luz é essencial nos takes, porque nos permite fazer filmagens mais rápidas não dependendo do estado do tempo para ter a luz perfeita para o cenário.Claramente as suas intervenções no cinema foram bastas e necessárias directamente ou indirectamente.

Page 3: Pesquisa - Thomas Edison

Legado de Thomas Edison

Nos seus 84 anos de vida Edison deixou um legado tanto ele escrito nos livros de história, como na nossa vida e ainda foi um elevador para a tecnologia actual.Produtor de cerca de 10 filme e algumas bandas sonoras, foi um dos primórdios e muito importante no cinema Mundial mas principalmente Americano.

Dentro das suas mais de 1000 invenções patenteadas surgem nomes como o fonógrafo e Ditafone criado em 21 de Novembro de 1877, que basicamente é um antecessor do gira disco actualmente. Inicialmente era apenas um aparelho para registo de voz, mas logo se desenvolveu como difusor de música. Neste ponto Edison alargou a indústria musical popular. O ditafone tinha a particularidade de gravar mensagem ou discursos para serem ouvidos mais tarde. Actualmente temos isso nas nossas casas como gravador de mensagens por telefone.

Telefone criado por volta do ano de 1879. As míticas imagens de pessoas a fazer girar uma manivela enquanto ouviam no receptor. A criação de um microfone e de um receptor eram necessários para uma ligação.

O telegrafo já tinha sido criado por Samuel Finley Breese Morse, que em 1844 criou oficialmente uma linha telegráfica. Thomas Edison em 1869 adaptou o mesmo com o nome de Telegrafo Multiplex, que transmitia as últimas cotações da Bolsa de Valores para as impressoras de outros escritórios, através de fios.

A luz eléctrica foi outros dos fascínios de Edison. Embora não a inventasse, teria com sorte sido outra das suas grandes conquistas. Sempre fascinado pela energia tentou por volta de 1878 gerar luz a partir dela. A lâmpada incandescente, surge assim após quase um ano de experiencias e pesquisas. Uma criação que nos é mais do que necessária hoje em dia à sobrevivência humana.

Page 4: Pesquisa - Thomas Edison

A nível de progresso cinematográfico Thomas foi mais uma vez essencial.

Pela sua vida o cinema começou a surguir e depressa evoluiu. Em muito contribuiu este Homem para o cinema, não só pelos filmes que produziu, mas também por aquilo que inventou para produzi-los e reproduzi-los.Destacam-se assim o cinetografo, que é um antepassado pioneiro da maquina de filmar.

Cinescópio teve uma sua posterior evolução muito importante. Este aparelho era no fundo uma caixa com filmagem no seu interior. Espreitar por um pequeno orifício far-nos-ia ver umas pequenas imagens em movimento.

Cinefone é a versão do cinescópio mais evoluída. A grande diferença desta é que já imitia som através do fonógrafo.

O Vitascópio, projector de filmes em tela, não era uma criação de Edison, mas sim dos irmãos Lumière. O aparelho inicialmente designado de Cinematografo, não foi comercializado na altura, sendo que muitos electricistas tentaram pegar no mesmo conceito e desenvolver algo melhor. Edison comprou a patente e conseguiu ele próprio melhorar este invento, dando-lhe o nome de Vitascópio.A primeira exibição pública do Vitascope decorre a 23 de Abril de 1896, no Koster and Bial's Music Hall, em Nova Iorque.

A Thomas Company foi também sem dúvida uma grande industria de cinema Americana. Thomas Edison não era só investigador nem cientista e o seu lado mais conhecido como inventor era criado em paralelo quase, com o seu lado artístico na área de cinema.

Page 5: Pesquisa - Thomas Edison

Vencedor de várias medalhas de mérito e ainda o facto de ser considerado um dos maiores inventores de sempre da história, Edison foi também considerado um dos homens que tornou o quotidiano das pessoas num estado bastante agradável. As suas invenções comuns serviam essencialmente para o bem estar das pessoas e uma maior comunicação entre estas.

A nível cinematográfico para além de ser essencial na história do cinema pela construção do equipamento, foi também um grande produtor.

Produziu curtas e longas metragens possíveis na altura.

The Execution of Mary Stuart Fatima's Coochee-Coochee - 1895The Execution of Mary Stuart - 1896Fatima's Coochee-Coochee Dance - 1896Blackton Sketches, No. 3 - 1896Blackton Sketches, No. 2 - 1896Butterfly Dance - 1897The Passion Play of Oberammergau - 1898Electrocuting an Elephant - 1903Parsifal - 1904Frankenstein or the Modern Prometheus - 1910Lucia di Lammermoor – 1911

Salientar que um dos primeiros filmes de terror é datado de 1895, (The Execution of Mary Stuart), precisamente, tanto pelo que se sabe a primeira curta metragem de Thomas Edison. Apenas com cerca de 18 segundos retrata a execução de Mary Stuart.

Page 6: Pesquisa - Thomas Edison

Para além de produtor, gravou ainda inúmeros sons para os seus filmes e até para outras curtas e longas metragens.

Nursery Favorites - 1913A Minstrel Show - 1913The Irish Policeman - 1913Her Redemption - 1913Julius Caesar - 1913The Patchwork Girl of Oz – 1914

A história de Thomas Edison é de tão fascinante como também de bizarra.Ainda na adolescência perdeu a audição, mas mesmo assim conseguiu fazer invenções ligadas ao som. É difícil por vezes perceber, por falta de informação aquilo que realmente fez e não fez. A parte dos seus experimentos iniciais com curtas metragens são de rara utilização.

Todo o seu legado hoje deixado serve-nos de utilidade constante.Lançou o cinema com a criação dos equipamentos necessários para a filmagem e posterior reprodução.A gravação de música e comunicações quase o devemos a ele. As suas criações comuns são ainda hoje usadas, se não directamente, então apenas foram com o tempo evoluíndo, mas o inicial esta lá.

Em 1960 foi eleito para a "Galeria da Fama dos Grandes Americanos" na Universidade de Nova Iorque. O seu laboratório em West Orange e a sua casa em Glenmont, próximo do laboratório, foram dedicados em conjunto como sendo o "Ponto Histórico Nacional de Thomas Edison". Jornais e os primeiros modelos de invenções estão exibidos ali, e os seus legados foram preservados como foram deixados pela família Edison.

Thomas Edison faleceu em 18 de Outubro de 1931 e foi sepultado em Orange, New Jersey.

Sobre trabalho e genialidade, Thomas Edison disse o seguinte:"Não há substituto para o trabalho duro"

"Génio é 2% inspiração e 98% transpiração".

Page 7: Pesquisa - Thomas Edison

Webgrafia, Bibliografia e Autoria

Webgrafia/Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edisonhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrialhttp://www.thomasedison.com/http://www.thomasedison.com/biography.htmlhttp://www.eb23-caldas-taipas.rcts.pt/Jornal_Online/Janeiro/imagens/Thomas_Edison.jpghttp://www.spedromar.net/disciplinas/cinema/edison.pdfhttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/thomas-alva-edison/thomas-alva-edison-4.phphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinemahttp://geniosmundiais.blogspot.com/2006/01/biografia-de-thomas-alva-edison.html

Autoria:

João Paulo Gonçalves Costa