pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses 1999-2008

28
PESQUISA-FORMAçãO DE PROFESSORES NAS DISSERTAçõES, TESES: 1999-2008 * Luis Eduardo Alvarado Prada ** Andréa Maturano Longarezi *** Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa-formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-2008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de pesquisa. Também resultou uma listagem de autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros. Palavras-chave: Pesquisa-formação. Metodologias de pesquisa. Pós- graduação educação. Professores.

Upload: heloisa-lemes-silva

Post on 11-Sep-2015

5 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa-formação,com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-práticoda pesquisa e da formação de professores e para a construção de umaepistemologia da formação docente”.

TRANSCRIPT

  • Pesquisa-formao de Professores nas dissertaes, teses: 1999-2008*

    Luis Eduardo Alvarado Prada**

    Andra Maturano Longarezi***

    resumo: O objetivo geral da pesquisa foi conceituar pesquisa-formao, com vistas a contribuir para a construo de um campo conceitual-prtico da pesquisa e da formao de professores e para a construo de uma epistemologia da formao docente. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominaes dadas pelos autores das dissertaes e teses dos Programas de Ps-graduao em Educao das Universidades Brasileiras (perodo 1999-2008) s modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de interveno para formao de professores. Foram encontradas 7.390 dissertaes e/ou teses. Mediante anlise dos ttulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formao de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa interveno para a formao de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominaes de tipos e/ou metodologias de pesquisa. Tambm resultou uma listagem de autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertaes e teses. Esses resultados mostram um reduzido nmero de pesquisas de interveno no pas e a hegemonia de certas concepes tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros.

    Palavras-chave: Pesquisa-formao. Metodologias de pesquisa. Ps-graduao educao. Professores.

  • 254 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    abstract: The main objective of this research was to conceptualize research-formation, with views to contribute for a construction of a conceptual-pragmatical research field and formation of teachers, and for the construction of a teacher formation epistemology. The article presents a clipping of this objective, in order to scan the denominations given by the authors of dissertations and thesis of educational post-graduate programs from Brazilian Universities (1999-2008), the modalities of research and/or methodologies performed using intervention researches for formation of teachers. 7390 dissertations and/or thesis were found. By analyzing titles, keywords, and abstracts 1353 researches about formation of teachers were identified. Of these, 177 were identified as intervention research for formation of teachers, in which more than 40 denominations were about types and/or research methodologies. Also, resulted a list of authors that substantiate the types of research or methodologies used by the authors of the dissertations and thesis works. These results show a reduced number of intervention researches in the country and the hegemony of certain traditional conceptions, most of these based on foreign authors.

    Keywords: Research-formation. Research methodology. Postgraduate formation. Teachers.

  • 255Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    Os processos de formao desencadeados pela pesquisa [...] tendem a alimentar a conscincia crtica, o questionamento, a ca-pacidade de interveno e a consolidar a unidade teoria-prtica. (LONGAREZI; SILVA, 2010a, p. 3).

    A formao de professores tem sido objeto de inmeros estu-dos, pesquisas e intervenes realizadas no mbito educacional. A crescente demanda pela investigao nesse campo coloca em foco dois aspectos s vezes antagnicos. Se por um lado, ao professor atribudo o papel de promotor e transmissor da cultura, formador de opinies e gerador de desenvolvimento humano, tecnolgico e social, o que confere a ele uma posio de destaque no concernen-te construo do esprito crtico da sociedade; por outro, ele responsabilizado pela situao da educao quando os problemas e dificuldades presentes no atual sistema de ensino so entendidos como decorrentes da m atuao docente.

    Frente complexidade dessas questes, com seus paradoxos, a formao de professores assume contornos de um verdadeiro de-safio para os pesquisadores, formadores de professores e para os elaboradores e executores das polticas pblicas de formao.

    Em muitas circunstncias se tm buscado a formao pela pes-quisa, entendida como potencializadora de processos formativos conscientizadores e desalienantes (LONGAREZI; SILVA, 2010a). A crescente busca por abordagens dessa natureza tem se firmado por diferentes metodologias: pesquisa-ao (THIOLLENT, 1987a, 1987b, 1997, 1998; BARBIER, 2004), colaborativa (IBIAPINA, 2008; GARRIDO; PIMENTA; MOURA, 2000; MOURA; FER-REIRA, 2004; MARIN et al., 2000), participante (FALS BORDA, 1978, 1981, 1990; FREIRE, 1968, 1974, 1978, 1981a, 1981b, 2007a, 2007b, 2007c; BRANDO, 1990; BOTERF, 1987; GAJARDO, 1987; EZPELETA, 1989), coletiva (ALVARADO PRADA, 1997,

  • 256 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    2005, 2006a, 2006b, 2008, 2010), trabalho metodolgico (HOR-RUITINER, 1979, 1998, 2006); superviso e formao interpares (NVOA, 2000); superviso clnica (GARCA, 1999); formao centrada na escola e no curso (IMBERNN, 2002); entre outras.

    A insero da pesquisa no mbito do trabalho do professor tem sido marcada por obstculos ou desafios, dentre eles destacam--se: a pertinncia do tipo de pesquisa desenvolvida, a disposio e interesse dos professores em participar do processo formativo, a disponibilidade de instalaes apropriadas, as necessidades da escola e dos participantes, a privacidade das prticas pedaggicas, a autonomia exagerada dos professores em detrimento de uma autonomia colegiada e a fragilidade dos mecanismos institucio-nais (cf. PUENTES; AQUINO, 2010).

    A ideia do professor como pesquisador surgiu h dcadas e desde ento vem sendo alvo de estudos e reformulaes, prin-cipalmente, pelas universidades que desenvolvem ou pretendem realizar um trabalho conjunto com os professores das redes de ensino fundamental e mdio. Assim sendo, no so quaisquer ti-pos de pesquisa que podem ser empregados com a finalidade de promover formao, somente aqueles que possibilitem uma parti-cipao efetiva dos professores na concepo e realizao das ati-vidades previstas, que apresentem uma flexibilidade em relao ao contedo investigado e cuja finalidade priorize muito mais a formao do que a mera coleta de dados.

    Nessa perspectiva, a formao continuada precisaria: 1) pri-vilegiar situaes a partir das quais os prprios educadores de-senvolvessem e produzissem prticas e saberes novos, articulados com as teorias educacionais, mediante processos de investigao e colaborao em seus espaos de trabalho; 2) ter como objeto de estudo as demandas da instituio, as necessidades e interesses

  • 257Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    formativos dos professores e as necessidades de aprendizagens dos estudantes.

    Diante dessas situaes, foi desenvolvido o projeto Pesquisa e formao de professores: contribuies para a construo de um campo conceitual-prtico da pesquisa-formao, procurando ana-lisar, no mbito das pesquisas de interveno que propuseram processos de formao de professores, a dimenso formativa de tais pesquisas, bem como a natureza investigativa desses proces-sos formativos. Tambm se procura levantar aspectos relacionados com essas intervenes que contribuam para a construo de um campo conceitual-prtico da pesquisa-formao.

    Considerou-se como sendo pesquisa de interveno sobre/com professores todos os trabalhos que propuseram estratgias junto a um ou mais professores com o intuito explcito de desencadear al-gum processo e formao de professores. Com esse entendimento procurou-se, nos enunciados sobre a metodologia utilizada e os objetivos propostos nas dissertaes e teses, identificar em quais dessas pesquisas havia ocorrido algum tipo de interveno, com o intuito de promover formao junto aos professores. Essa iden-tificao, em alguns casos, foi possvel, com a leitura apenas dos ttulos, resumos e palavras-chave; em outros, foi preciso a consulta ao captulo metodolgico ou o trabalho na ntegra.

    Dessa forma, foram levantadas, junto aos sites dos programas de ps-graduao em educao e da ANPED, todas as teses e dis-sertaes defendidas, no perodo, em 30 universidades pblicas e privadas, distribudas nas cinco regies do Brasil, no perodo de 10 anos (1999 a 2008), totalizando um nmero de 7.390 trabalhos de pesquisa desenvolvidos e defendidos nesses programas, distribu-dos pelas cinco regies brasileiras. Assim, levantado o volume de pesquisa discente no interior dos programas, procedeu-se a identi-

  • 258 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    ficao. Isso ocorreu mediante a localizao da expresso forma-o de professores nos ttulos, resumos e/ou palavras-chave dos trabalhos. Do total de 7.390 pesquisas, 1.159 ou (15,68%) foram sobre formao de professores. No GT8 formao de professores da ANPED foram apresentados 113 trabalhos. Desse modo, foram identificadas 160 teses e dissertaes de formao com interven-o nas cinco regies do Brasil e 17 trabalhos dos apresentados no GT8 da ANPED. O relacionado com o estudo desses 17 trabalhos no apresentado neste texto.

    Para a anlise das concepes de pesquisa enunciadas nas dis-sertaes e teses foram selecionadas somente aquelas disponveis na ntegra virtualmente. Isso para, quando necessrio, poder ler o trabalho completo. Assim, resultaram 104 de um total de 160 trabalhos de formao com interveno. Foram analisados 76 tra-balhos da regio Sudeste, 9 trabalhos da regio Centro-Oeste e 9 da regio Sul, nenhum trabalho na regio Norte e 10 trabalhos na regio Nordeste.

    metodologia de pesquisa enunciadas nas dissertaes e teses

    O estudo dos processos de pesquisa de/sobre formao de pro-fessores com interveno, nas teses e dissertaes defendidas no Brasil durante o perodo 1999-2008, permitiu fazer um levanta-mento das denominaes dadas por seus autores s metodologias utilizadas. Essas denominaes se apresentam na tabela a seguir.

  • 259Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    Tabela 1 Denominaes de metodologia registradas nos trabalhos das cinco regies

    denominao da metodologia n %Trabalhos sem denominao 48 25,80Pesquisa-ao 44 23,65Pesquisa qualitativa 22 11,82Estudo de caso 12 6,45Pesquisa colaborativa 8 4,30Pesquisa etnogrfica 4 2,15Pesquisa-ao colaborativa 4 2,15Pesquisa participante 4 2,15Pesquisa coletiva 2 1,07Estudo de caso etnogrfico 2 1,07Pesquisa interveno, segundo um modelo colaborativo-construtivo 2 1,07Pesquisa construtivo-colaborativa 2 1,07Trabalho colaborativo 2 1,07Pesquisa interpretativa 2 1,07Pesquisa-ao na perspectiva colaborativa 1 0,53Pesquisa-formao 1 0,53Etnopesquisa-formao 1 0,53Pesquisa qualitativa com abordagem scio-histrica 1 0,53Investigao-ao educacional 1 0,53Pesquisa descritivo-analtica 1 0,53Pesquisa associada ao modelo construtivo-colaborativo de interveno 1 0,53Pesquisa etnogrfica colaborativa 1 0,53Investigao ao-escolar 1 0,53Pesquisa interveno colaborativa 1 0,53Pesquisa cooperativa 1 0,53Estudo de caso do tipo observacional 1 0,53Pesquisa participativa 1 0,53Pesquisa-ao participativa 1 0,53Pesquisa qualitativa com caractersticas de pesquisa participante 1 0,53Pesquisa qualitativa de carter etnogrfico 1 0,53Pesquisa interveno 1 0,53Pesquisa narrativa com oportunidade de ao-reflexo-ao 1 0,53Pesquisa investigao-formao 1 0,53Mtodo dialtico 1 0,53Metodologia da equivalncia de estmulos 1 0,53Investigao descritiva 1 0,53

  • 260 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    Mtodo clnico ou crtico de Jean Piaget 1 0,53Pesquisa de campo de natureza exploratria 1 0,53Pesquisa alteridade-formao 1 0,53Pesquisa-ao participante 1 0,53Metodologia de tomada de dados 1 0,53Investigao-ao 1 0,53totaL 186 100

    Fonte: elaborao dos autores.

    No processo da pesquisa, foi analisada cada uma dessas deno-minaes e elaborado um resumo do qual se faz, para este traba-lho, uma sntese enunciando alguns de seus fundamentos e auto-res dos mesmos. A tabela a seguir visualiza a lista desses autores.

    Tabela 2 Autores referenciados para a metodologia nos trabalhos das cinco regies

    autores (metodologia) n %Autores citados apenas 1 vez 49 29,69Thiollent (1988, 1992, 1994, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005) 24 14,54Ludke e Andr (1986, 2004) 12 7,27Bodgan e Biklen (1982, 1991, 1994) 10 6,06Barbier (2002, 2004) 9 5,45Andr (1986, 1995, 2000, 2001, 2003) 8 4,84No cita autores de metodologia 7 4,24Freitas (2002) 5 3,03Pereira (2001, 2002) 5 3,03Trivins (1987, 1995) 4 2,42Cole e Knowles (1993) 3 1,81Kemmis & Wilkinson (2002) 3 1,81Macedo (2000, 2006) 3 1,81Carr e Kemmis (1998) 3 1,81Alvarado Prada (2006, 1997) 2 1,21Chizzotti 2 1,21Demo (1987, 2004) 2 1,21Fals Borda (1981) 2 1,21Kemmis (1986, 1987) 2 1,21

  • 261Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    Magalhes (1994) 2 1,21Minayo (2001) 2 1,21Morin (1998) 2 1,21Ponte (2005) 2 1,21Kemmis e MCTaggart (1988) 2 1,21totaL 165 100

    Fonte: elaborao dos autores.

    Esses tipos de pesquisa so apresentados a seguir com o intuito de ter uma ideia do que os autores dos trabalhos apresentaram. Entretanto, uma sntese dos textos que, em alguns casos, consti-turam quase um captulo da dissertao ou tese; em outros casos a denominao foi s uma frase, mas dentro da descrio dos proce-dimentos conseguimos resgatar informaes para esta sntese que apresentamos a seguir.

    Pesquisa-ao

    Em muitos trabalhos a pesquisa-ao foi definida de acordo com a perspectiva de (THIOLLENT, 2001, 2007) como um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um pro-blema coletivo em que os pesquisadores e os participantes esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

    De acordo com Fiorentini (2004), nessa metodologia de inter-veno caminham juntas a prtica investigativa, a prtica reflexiva e a prtica educativa. De acordo com Barbier (2002), outro autor citado, a pesquisa-ao tem um papel tanto social como pedag-gico e poltico.

  • 262 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    Essa metodologia foi caracterizada pelo papel ativo dos pes-quisadores junto aos sujeitos da pesquisa. Nas coletas de dados predominaram as entrevistas, questionrios, anlise documen-tal e observao participante. A realizao de reunies, cursos, grupos de estudos e encontros de formao continuada de pro-fessores fizeram parte das intervenes e do apoio oferecido aos professores.

    Um trabalho apresenta a ideia de que a atividade formativa (realizada em forma de reunies) foi elaborada de acordo com uma pauta previamente definida pelo pesquisador junto ao grupo de professores. Essa pauta se refere s necessidades formativas do grupo em contexto.

    Em dois trabalhos a pesquisa-ao foi utilizada seguindo o processo definido por Andr (1995) com o emprego cclico de ati-vidades de anlise, obteno de dados, identificao dos possveis problemas, planejamento da ao, execuo e nova obteno de dados. Outro autor referenciado nos trabalhos Pereira (1998). Para esse autor, a pesquisa-ao um [...] meio de produzir co-nhecimento sobre os problemas vividos pelo profissional, com vista a atingir uma melhora da situao, de si mesmo e da cole-tividade.

    Nessa metodologia, segundo os trabalhos analisados, a pes-quisa-ao induz ao questionamento, busca, ao papel ativo dos professores participantes, reflexo sobre suas prticas para pos-teriormente reconstru-las, permitindo, assim, a apropriao par-tilhada do conhecimento.

  • 263Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    Pesquisa colaborativa

    Os trabalhos se fundamentaram em vrios autores para concei-tuar pesquisa colaborativa, tais como Zeichner (1993), Fiorentini (2004), Candau (1996) entre outros.

    Na pesquisa colaborativa, pressupe-se a efetivao da mudan-a numa ao de parceria entre professores e pesquisadores. Um dos autores se fundamentou em Zeichner (1993) entendendo que a pesquisa colaborativa tem por objetivo criar nas escolas uma cul-tura de reflexo das prticas para a transformao dessas prticas e das aes institucionais. Outro autor se fundamenta em Kemmis (1987), entendendo que colaborao significa negociao e toma-da de deciso conjunta nas aes do formador-pesquisador que busca refazer as prticas pelas quais interage, sendo, simultanea-mente, investigador e objeto de investigao de sua prpria prtica.

    Desgagn (2003), citado em um trabalho, assinala que [...] a pesquisa colaborativa proporciona aos docentes a tomada de po-der de sua prtica reflexiva, compartilhada entre eles e o pesqui-sador. Tambm, Fiorentini (2004) referenciado apontando al-gumas caractersticas do trabalho colaborativo: participao vo-luntria, socializao de saberes, definio de tarefas e tomada de deciso por todo o grupo.

    estudo de caso

    apresentado como aquele que possibilita descrever analitica-mente e intensamente o objeto estudado (YIN, 1989). Nessa meto-dologia se enfatiza o conhecimento particular. Algumas caracters-

  • 264 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    ticas bsicas so apontadas por Ludke e Andr (2004): visa desco-berta, o pesquisador deve estar atento para os novos elementos que podem surgir, enfatiza a interpretao, busca retratar a realidade, usa variadas fontes de informaes e permite generalizaes.

    Pesquisa qualitativa

    A maioria dos trabalhos cita Bogdan e Biklen (1994) como referncia para defini-la por entender que nessa metodologia o pesquisador o principal instrumento da investigao, feita uma investigao de carter descritivo e os dados so analisados de for-ma indutiva a partir do agrupamento dos dados particulares.

    Nesses trabalhos, aps a coleta de dados mediante observaes, entrevistas e/ou questionrios, a interveno foi desenvolvida atravs da realizao de cursos de formao para os professores, encontros com os professores, criao de grupos de discusso/re-flexo, realizao de oficinas e minicursos desenvolvidos, em sua maioria, no Horrio de Trabalho Pedaggico Coletivo (HTPC).

    Construtivo-colaborativa

    A metodologia construtivo-colaborativa foi utilizada porque, segundo os pesquisadores, valoriza a prtica do professor como eixo central de anlise, partindo dessa prtica para discutir os problemas, desenvolver novos conhecimentos e elaborar poss-veis solues (LUCARELI apud REALI et al., 1995). Alm disso, segundo Cole e Knowles (1993), referenciados nos trabalhos, essa metodologia possibilita que os envolvidos, professores e pesquisa-

  • 265Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    dores, assumam papis de natureza colaborativa, aprendendo um com o outro.

    Todos os trabalhos utilizaram entrevistas, questionrios e/ou dirios reflexivos para coletar os dados sobre a formao e as ne-cessidades dos professores envolvidos.

    investigao-ao

    Nesse tipo ou mtodo (de acordo com alguns autores) de inves-tigao permite fazer questionamentos sobre a prtica educativa e os interesses de estudo esto mais nos problemas prticos do coti-diano do que em problemas tcnicos.

    Kurt Lewim referenciado pelo entendimento de que [...] a investigao-ao uma espiral de passos que se compem de um ciclo de planificao, ao e produtos acerca dos resultados da ao. (GARCIA, 1999, p. 182).

    Outro pesquisador referencia Thiollent (2004), entendendo que [...] a investigao-ao visa a emancipao dos seres huma-nos e a transformao da realidade a partir da interpretao da prtica, das concepes e dos valores das colaboradoras. Acres-centa ainda, segundo o mesmo autor, que na investigao-ao o pesquisador intervm de modo intencional e os participantes so colaboradores em ao, com papel ativo no processo.

    Pesquisa participante/participativa

    Nos trabalhos enunciado que, na pesquisa participante, os sujeitos participam junto com os pesquisadores, possibilitando

  • 266 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    o entendimento da realidade educacional de modo mais crtico (EZPELETA; ROCKWELL, 1989). Demo (2004) referenciado pelo entendimento de que, nessa metodologia, a pesquisa se re-veste de valor pedaggico e formativo, na medida em que v os sujeitos como pensantes e crticos.

    Um trabalho que nomeou sua metodologia como pesquisa participativa, escolheu-a por acreditar que os [...] problemas so-ciais devem ser refletidos a partir, e de dentro, da sua realidade que complexa e mutante. (RIZZINII, 1999).

    Pesquisa coletiva

    Nos trabalhos, referenciado Alvarado Prada (1997, 2006) en-tendendo a pesquisa coletiva como sendo uma forma de cons-truo do conhecimento na partilha com o outro, com o objetivo de conhecer e transformar a realidade coletivamente. A pesquisa coletiva, de acordo com esse autor, entendida como processo que forma pesquisando e pesquisa formando. Desse modo, so valorizados os conhecimentos dos participantes, seu pensar e o agir antes que os universalmente sistematizados.

    A pesquisa coletiva foi desenvolvida mediante uma sequn-cia de oficinas, denominadas encontros, nos quais pesquisador e sujeitos da pesquisa levantavam informaes sobre os saberes da experincia, interesses e necessidades de cada participante e do coletivo, sistematizavam essas informaes e realizavam anlises individual e coletivamente, e planejavam atividades para atender situaes problemas do coletivo institucional (escolas). Esse pro-cesso foi entendido como construo coletiva de conhecimentos.

  • 267Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    Pesquisa interveno

    Esta pesquisa foi realizada mediante entrevistas individuais e com o desenvolvimento da interveno (anlise e elaborao de casos de ensino pelas professoras, sujeitos da pesquisa). No fo-ram possveis encontros coletivos devido indisponibilidade de horrios das professoras. Os casos de ensino tiveram um potencial formativo e investigativo na reflexo das prticas das professoras.

    Pesquisa narrativa com oportunidade de comunicao-reflexo

    De acordo com MontAlverne Chaves (1999, p. 126-131), essa metodologia possibilita: evocar a experincia humana de forma significativa; tornar o pesquisador mais intimamente ligado ao processo investigativo; favorecer a reflexo sobre os relatos dos su-jeitos; dar voz aos sujeitos participantes do estudo; organizar per-cepo, pensamento, a memria e a ao.

    tomada de dados

    A partir de um levantamento das questes prvias de alunos e professores sobre os elementos da astronomia, a metodologia de tomada de dados foi realizada pela representao de objetos as-tronmicos pelos professores. Essa representao foi feita com um arranjo experimental e utilizado na discusso dos movimentos de objetos.

  • 268 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    investigao-formao

    Nvoa (apud CANDAU, 1997) entende que a investigao--formao abre a possibilidade de inserir a pesquisa em uma perspectiva na qual pesquisador e professores se relacionam mais cooperativamente de forma que ambas as partes ganhem, buscan-do conceber mudanas na prtica docente por meio da reflexo na prtica e sobre a prtica, valorizando os saberes que as pesso-as tm. O trabalho visou levar os professores a vivenciarem um projeto interdisciplinar utilizando as TIC e a refletirem na ao, sobre a ao e sobre a reflexo na ao (SCHON, 2000).

    Pesquisa cooperativa

    Fundamentado em Fiorentini (2004), o autor da pesquisa en-tende que a cooperao uma fase do trabalho coletivo em que ocorrem aes conjuntas para a execuo de tarefas que no resul-tam de negociao conjunta do grupo.

    No trabalho, utilizada a pesquisa cooperativa professor/pes-quisador, entendendo que os professores so protagonistas e res-ponsveis pela sua prpria formao.

    equivalncia de estmulos

    Fundamentado em Albuquerque e Melo (2005), um autor de trabalho entende que a metodologia da equivalncia envolve o procedimento de discriminao condicional, e em muitos estu-dos, este combinado com o procedimento de excluso. A par-

  • 269Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    tir desses procedimentos, testa-se a emergia de relaes de equi-valncia entre os estmulos. Foi realizada uma coleta inicial dos dados atravs de entrevistas com intuito de identificar os alunos com dificuldades na leitura de palavras para, ento, desenvolver um programa de formao com os professores tendente a apren-derem a manusear um software de computador que seria utilizado posteriormente em sesses com os alunos.

    Pesquisa-formao

    O autor do trabalho afirma ter optado [...] pelo mtodo da pesquisa-formao inspirado nas abordagens da pesquisa-ao em Barbier (2002) e do conceito de formao abordados nos trabalhos de Freire (1998), Macedo (2000, 2001), Nvoa (1995, 2002 e 2004), e pesquisa-formao em Josso (2004).

    Com base nisso, a pesquisa-formao definida como sendo uma metodologia que contempla a possibilidade de mudana das prticas, bem como dos sujeitos em formao. Assim, a pessoa ao mesmo tempo objeto e sujeito da formao (NVOA, 2004).

    Pesquisa qualitativa e etnogrfica

    A pesquisa etnogrfica tambm foi citada como metodologia nos trabalhos da regio Nordeste, somente em um trabalho (25%).

    Essa metodologia foi escolhida pelo autor, pois, segundo Ludke e Andr (1986), ela valoriza a contribuio dos sentidos atribudos pelos professores no seu processo formativo, bem como seu po-tencial para estudar questes da escola. A abordagem etnogrfica

  • 270 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    da pesquisa em educao diz [...] ser quase impossvel entender o comportamento humano sem tentar entender o quadro referen-cial dentro do qual os indivduos interpretam seus pensamentos, sentimentos e aes. (LUDKE; ANDR, 1986).

    etnopesquisa-formao

    Segundo o autor que utilizou esta metodologia, na etnopesqui-sa-formao o processo ocorre no interior de um problema social, que preocupa o grupo. O pesquisador se implica junto com a co-letividade na construo da problemtica e as etapas so desen-volvidas em um processo de discusso coletiva (MACEDO, 2000).

    A interveno foi realizada com a formao de Observatrios Etnoformadores (OEF).

    Pesquisa-ao na perspectiva colaborativa

    Segundo Lewin, citado por Pereira (2002) essa modalidade de investigao se caracteriza [...] por seu carter participativo, o impulso democrtico, e sua contribuio tanto para cincia quan-to para a transformao da sociedade.

    estudo de caso do tipo etnogrfico

    O pesquisador, em um dos trabalhos, entende que, com essa metodologia de pesquisa, pode-se chegar a uma descrio com-pleta do objeto de estudo e que o trabalho de campo oferece a

  • 271Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    possibilidade de participar ativamente dentro do grupo de sujeitos do estudo. Segundo Ludke e Andr (1986), a pesquisa etnogrfica valoriza a contribuio dos sentidos atribudos pelos professores no seu processo formativo, bem como seu potencial para estudar questes da escola.

    algumas reflexes sobre esses dados

    As denominaes do tipo de pesquisa por seus prprios au-tores apresentam uma grande disperso. Das 160 teses e/ou dis-sertaes analisadas, 145 nomearam explicitamente os tipos de pesquisas utilizados em seus trabalhos (ver tabela 1). A nomeao foi to variada que chegou a 40 denominaes diferentes, as quais nem sempre so excludentes e algumas nem se poderiam enten-der como tipos ou metodologias de pesquisa exemplo: Metodo-logia de tomada de dados; outras poderiam ser sinnimas sem diferena conceitual: Pesquisa participativa, pesquisa qualitativa com caractersticas de pesquisa participante, ou pesquisa-ao, investigao-ao educacional, investigao-ao, e assim su-cessivamente. A quarta parte (25%) dos trabalhos no teve deno-minao explicita e, junto com a pesquisa-ao que mostra uma porcentagem semelhante, somam quase a metade (50%). Ou seja, o restante das outras denominaes soma 50%, sendo quase um quarto do total de trabalhos analisados correspondente s deno-minaes Pesquisa qualitativa, Estudo de caso, Pesquisa colabora-tiva, Pesquisa etnogrfica, Pesquisa-ao colaborativa e Pesquisa participante. O outro quarto corresponde s denominaes em um ou dois trabalhos, e constitudo por uma enorme lista.

  • 272 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    Nos trabalhos em estudo, as denominaes dos tipos de pes-quisa para se ampararem terica e metodologicamente apresen-tam citaes de autores cujos referenciais terico-metodolgicos so diversos. Entretanto, as denominaes so mais o cumpri-mento de um requisito da formalidade metodolgica exigida pela maioria dos investigadores e, em geral, pela academia, do que uma denominao para sintetizar ou enunciar os procedimentos e/ou metodologias de uma pesquisa. Nesse sentido, so poucos os avanos observados na conceituao e construo de novas meto-dologias e menos ainda na construo de metodologias de pesqui-sas que visem tambm formao de professores.

    Levando em conta o binmio pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa observamos que, embora a pesquisa qualitativa seja enunciada com uma baixa porcentagem, 12%, pode estar includa conceitualmente, e em seus procedimentos, dentre outras deno-minaes de pesquisa aqui enunciadas, tais como colaborativa, participante, coletiva e inclusive a pesquisa-ao que enunciada, independentemente, com a maior porcentagem de todos os regis-tros nos trabalhos de pesquisa deste estudo.

    Nas pesquisas de interveno so enunciadas, de fato, aes formativas junto a grupos de professores; entretanto, essas aes so, em sua maioria, pontuais; ou seja, no pretendiam ou no conseguiram sua continuidade como processo formativo dos pro-fessores, nem como processo de constituio do grupo ou de um coletivo como tal.

    Observam-se, ainda, resultados relacionados aos nmeros e procedimentos de aes formativas com intuito de tomar a rea-lidade dos professores para refletir sobre a mesma, tentando sua mudana. Isto o que, em geral, coloca tais pesquisas como sendo de interveno. Certamente h uma intencionalidade junto aos

  • 273Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    professores de, com base em sua realidade, refletirem sobre ela e tentar mudanas via estudo ou formao.

    Entretanto, observamos metodologias e procedimentos que, mesmo pretendendo e at tentando a interveno na realidade, continuam arraigadas a modelos tradicionais positivistas, mais in-teressados com os resultados em termos acadmicos, isto , de ob-teno de dados para fundamentarem as pesquisas, do que com um compromisso poltico de construo e constituio de coletivos em e para a transformao da realidade. Existem modelos metodol-gicos estagnados e estagnantes do desenvolvimento social e da pes-quisa que dificultam a construo de conhecimentos para liberao dos poderes de dominao poltica, econmica e do conhecimento.

    A interveno como metodologia e procedimento de pesquisa nos trabalhos observados se efetiva mediante inmeras tentativas de conhecer a realidade e produzir mudanas na mesma, aproxi-mando-se dos espaos do exerccio docente e escutando os pro-fessores para ajud-los a refletir sobre seus interesses, necessida-des, possibilidades etc. Entretanto, essa interveno, mesmo como tentativa de mudana, pode ser mais um processo de dominao pelo conhecimento (nesse caso, pelos mesmos procedimentos e metodologias de pesquisa), do que um processo de mediao para a construo de autonomia individual e coletiva, entendendo a es-cola como um coletivo institucional, cujo corpo docente parte do todo escolar e social. Nesse sentido, se destaca a proposta de pesquisa coletiva que visa construo e constituio de um co-letivo de professores para sua Formao Continuada em Servio. Caracteriza-se tal proposta, segundo Alvarado Prada (2008, 2010), pela participao do coletivo escolar em seu espao e tempo de trabalho, por conseguinte, remunerada e tendo seus interesses e necessidades como objeto de pesquisa e contedos de formao.

  • 274 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    referncias

    ALBUQUERQUE, A. R.; MELO, R. M. Equivalncia de estmulos: conceito, implicaes e possibilidades de aplicao. In: RODRIGUES, J. A.; RIBEIRO, M. R. (Orgs.). anlise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicao. Porto Alegre: Artmed, 2005.

    ALVARADO PRADA, Luis Eduardo. Aes de formao continuada de professores desenvolvidas em municpios da regio de Uberaba. Projeto de pesquisa. Uberaba: UNIUBE, 2006b.

    ______. formao participativa de docentes em servio. Tautab: Cabral Editora Universitria Ltda., 1997.

    ______. Investigacin colectiva: aproximaciones terico-metodolgicas. estdios Pedaggicos, Valdivia, v. 39, n.1, 2008. Disponvel em: .

    ______. Pesquisa coletiva como um caminho na formao de professores. anais do 3 encontro de Pesquisas em educao, Uberaba: UNIUBE, 2005, p. 626-637.

    ______. Pesquisa Coletiva na Formao de Professores. revista de educao Pblica, Cuiab, v. 15, n. 28, p. 101-118, maio-ago. 2006a.

    ______; VIEIRA, Vnia Maria de Oliveira; LONGAREZI, Andra Maturano. Concepes de formao de professores nos trabalhos da ANPED 2003-2007. anais da 32 reunio anual da anPed. Caxamb: ANPED, 2009. p. 1-17.

    ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formao Continuada de Professores: Alguns Conceitos, Interesses, Necessidades e Propostas. revista dilogo educacional, v. 10, p. 367-387, maio-ago. 2010.

    ANDR, Marli. etnografia da prtica escolar. Campinas: Papirus, 1995.

    BARBIER, Ren. a Pesquisa-ao. Braslia, DF: Lber Livro, 2004.

    BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. investigao qualitativa em educao. Porto: Porto Editora, 1994.

  • 275Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    BOTERF, Guy Le. Pesquisa participante: propostas e reflexes metodolgicas. In: BRANDO, Carlos R. (Org.). Pesquisa Participante. So Paulo: Brasiliense, 1987. p. 51-81.

    BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisar-participar. In: ______. Pesquisa participante. 8. ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 9-16.

    CANDAU,V. M. C. Formao continuada de professores: tendncias atuais. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). formao de professores: tendncias atuais. So Carlos: edUFSCar, 1996.

    COLE, A.; KNOWLES, J. G. Teacher Development partnership research: a focus on methods and issues. american educacional research Journal, v. 30, 1993.

    COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. Introduo. In: VYGOTSKY, Lev Semynovitch. a formao social da mente. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 1-19.

    DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir. Braslia: Lber Livro, 2004.

    DESGAGN, S. Reflexions sur l concept de recherche collaborative. Ls Journes du Cirade. Centre Interdisciplinaire de Recherche sur I`Apprentissage et l Dveloppementem ducation, Universit du Qubec Montreal, 1998. Traduo de Adir Luiz Ferreira, em nov. 2003.

    EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa participante. 2. ed. So Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989.

    FALS BORDA, Orlando. Aspectos tericos da pesquisa participante: consideraes sobre o significado e o papel da cincia na participao popular. In: BRANDO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 8. ed. So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 42-62.

    ______. La ciencia y el pueblo. Nuevas reflexiones sobre la investigacin-accin. In: III CONGRESO NACIONAL DE SOCIOLOGA. La sociologia em Colombia. Bogot: Associacin Colombiana de Sociologa, 1981. p. 149-174.

  • 276 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    ______. Por la prxis: el problema de como investigar la realidad para transformala. In: ______ (Org.). Crtica y poltica em cincias sociales. Bogot: Punta de Lanza, 1978. v. I. p. 209-249.

    FIORENTINI, Dario. Pesquisar prticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo Carvalho; ARAJO, Jussara de Loiola (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educao matemtica. Belo Horizonte: Autentica. 2004. Cap 2, p. 47-76.

    FREIRE, Paulo. ao cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Ter-ra, 1978.

    ______. Criando mtodos de pesquisa alternativa: aprendendo a faz-la melhor atravs da ao. In: BRANDO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1981a. p. 34-41.

    ______. educao como prtica de liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007a.

    ______. educao e mudana. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007c.

    ______. Educao popular e conscientizao no meio rural latino-americano. In: WERTHEIN, J.; BORDENAVE, J. D. educao rural no terceiro mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981b.

    ______. Investigacin y metodologia de la investigacin del tema genera-dor. In: Cristianismo y sociedad: Contribucin al proceso de concienti-zacin en Amrica Latina. Uruguai: ISAL, 1968. p. 27-52. (Suplemento).

    ______. Pedagogia da autonomia. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

    ______. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007b.

    ______. Research methods. Literary discussion, p. 133-142, primavera 1974.

    GAJARDO, Marcela. Pesquisa participante: propostas e projetos. In: BRANDO, Carlos R. (Org.). Pesquisa Participante. So Paulo: Brasiliense, 1987. p. 15-50.

  • 277Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    GARCIA, Ana Maria. A experincia do conhecimento. In: HHNE, Leda Miranda (Org.). metodologia cientfica. Rio de Janeiro: Agir, 2001. p. 34-41.

    GARRIDO, Elsa; MOURA, Manoel Oriosvaldo; PIMENTA, Selma Garrido. A pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profisso do professor. In: MARIN, Alda Junqueira (Org.). educao Continuada: reflexes, alternativas. Campinas: Papirus, 2000.

    HORRUITINER, P. el trabajo metodolgico. Una concepcin desde la vicerrectora acadmica. La Habana: MES; Direccin de Formacin de Profesionales, 1998.

    ______. El trabajo metodolgico del departamento docente como un sis-tema. revista Cubana de educacin superior, La Habana, v. 3, n. 1, 1979.

    ______. La universidad cubana: el modelo de formacin. La Habana: Editorial Flix Varela, 2006.

    IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigao, formao e produo de conhecimentos. Braslia: Lber Livro, 2008.

    IMBERNN, F. formao docente e profissionalizao. Formar-se para a mudana e a incerteza. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2002. 119 p.

    KEMMIS, Stephen. Critical reflection: Staf development for school improvenient. Traduo: Ivana Ibiapina. Philadelphia: Imago Publishing, 1987.

    MARCELO GARCA, Carlos. formao de Professores: para uma mudana educativa. Porto: Porto Editora, 1999. p. 17-30.

    LEONTIEV. A. N. o desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitrio, 1978.

    LONGAREZI, Andra M.; ARAJO, Elaine S.; FERREIRA, Sueli. A psico-logia histrico-cultural na formao do profissional docente. revista s-rie estudos. Campo Grande: Editora da UCDB, p. 65-78, jan./jun. 2007.

  • 278 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    LUCARELLI, E. La capacitacin docente y la descentralizacin. Proy-eto Multinacional de Educacin Bsica. Buenos Aires: Organizacins de los Estados Americanos (OEA); Programa Regional de Desarrollo Educativo, 1990.

    LUDKE, Menga; ANDR, Marli E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986.

    MACEDO, Roberto Sidnei. a etnopesquisa crtica e multirreferncial nas cincias humanas e na educao. Salvador: EDUFBA, 2000.

    MARIN, Alda Junqueira; GUARNIERI, Maria Regina; ROMANATTO, M. C.; CHAKUR, C. R. S. L.; GIOVANNI, L. M.; DIAS DA SILVA, Maria Helena G. F. Desenvolvimento profissional docente e transformaes na escola. Pro-Posies (Unicamp), Campinas, v. 11, n. 31, p. 15-24, 2000.

    MONTALVERNE CHAVES, Iduina; GUEDES, Adrianne. educar para a sensibilidade: pressupostos tericos. Rio de Janeiro, 2005. (Mimeografado).

    MOURA, Maria da Glria Carvalho; FERREIRA, Adir Luiz. a pesquisa colaborativa e a formao continuada do professor de educao de jovens e adultos: uma reflexo necessria. 2004. Disponvel em: . Acesso em: 18 dez. 2008.

    NVOA, Antnio. Concepes e prticas da formao contnua de professores. In: ______ (Org.). formao contnua de professores: realidade e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

    ______. Os professores na virada do milnio: do excesso dos discursos pobreza das prticas. educao e Pesquisa, So Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun.1999.

    PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. Professor como Pesquisador: o enfoque da pesquisa-ao na prtica docente. In: GERALDI, Corinta M. G.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M de A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.

  • 279Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    PEsqUisA-fORMAO dE PROfEssOREs NAs dissERtAEs, tEsEs: 1999-2008

    PEREIRA, Jlio E. D.; ZEICHNER, Kenneth M. (Orgs.). a pesquisa na formao e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autntica, 2002.

    PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F. Desafios na profissionalizao da docncia universitria: entre a privacidade das prticas pedaggicas, a autonomia exagerada e a fragilidade dos mecanismos institucionais. educao e filosofia, v. 24, n. 48, p. 273-298, jul./dez. 2010.

    REALI, A. M. M. R et al. O desenvolvimento de um modelo construtivo-colaborativo de formao continuada centrado na escola: relato de uma experincia. Caderno Cedes, Campinas, n. 36, 1995.

    RIZZINI, I.; CASTRO, M. R.; SARTOR, C. S. D. Pesquisando: guia de metodologia de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: USU; Ed. Universitria, 1999.

    SCHN, D. A. educating the reflective practitioner. S. Francisco: Jossey-Bass Publ., 1987.

    ______. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NVOA, Antnio (Org.). os professores e sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78-91.

    THIOLLENT, Michel. Crtica metodolgica, investigao social e enquete operria. So Paulo: Polis, 1987a.

    ______. metodologia da pesquisa-ao. 8. ed. So Paulo: Cortez, 1998.

    ______. metodologia da pesquisa-ao. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2003.

    ______. Notas para o debate sobre pesquisa-ao. In: BRANDO, Carlos Rodrigues (Org.). repensando a pesquisa participante. So Paulo: Brasiliense, 1987b.

    ______. Pesquisa-ao nas organizaes. So Paulo: Atlas, 1997.ZEICHNER, K. formao reflexiva de professores: idias e prticas. Lisboa: Educa, 1993.

    YIN, R. Case study research: design and methods. London: Sage, 1989.

  • 280 Revista Pedaggica - UNOCHAPEC - Ano -16 - n. 29 vol. 02 - jul./dez. 2012

    LUis EdUARdO ALvARAdO PRAdAANdRA MAtURANO LONgAREzi

    Notas

    * Apoio: CNPq e Fapemig.** Professor visitante Snior CAPES/UNILA Universidade Federal da Integrao Latino-americana. E-mail: .*** Professora adjunta, Faculdade de Educao Universidade Federal da Integrao Latino-americana. E-mail: .