Perturbações e ondas Qualquer alteração em qualquer propriedade física em um ponto de um meio denomina-se perturbação. Conceito de onda Onda é uma perturbação.

Download Perturbações e ondas Qualquer alteração em qualquer propriedade física em um ponto de um meio denomina-se perturbação. Conceito de onda Onda é uma perturbação.

Post on 22-Apr-2015

112 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

<ul><li> Slide 1 </li> <li> Perturbaes e ondas Qualquer alterao em qualquer propriedade fsica em um ponto de um meio denomina-se perturbao. Conceito de onda Onda uma perturbao que se propaga pelos pontos do meio onde foi gerada. Propriedade fundamental da propagao ondulatria Onda transporta energia e transfere impulso. Onda no transporta matria. </li> <li> Slide 2 </li> <li> Classificao das ondas quanto sua natureza Ondas mecnicas Necessitam de um meio material elstico para se propagar. Portanto, no se propagam no vcuo. Ondas eletromagnticas No necessitam de um meio material para se propagar. Portanto, so ondas que podem se propagar tanto no vcuo quanto em meios materiais. Equao Fundamental: v = .f </li> <li> Slide 3 </li> <li> Ondas transversais STUDIO CAPARROZ Propagao Ondas longitudinais STUDIO CAPARROZ Compresso Sentido da propagao Distenso Movimento oscilatrio da fonte das ondas (mo) Movimento oscilatrio dos pontos do meio (mola) </li> <li> Slide 4 </li> <li> Corrente eltrica Corrente eltrica o nome dado ao movimento ordenado de cargas eltricas. Nos condutores metlicos, os portadores de carga eltrica que constituem a corrente so os eltrons. Nas solues inicas, os portadores de carga eltrica da corrente so ons positivos (ctions) e ons negativos (nions). Nos gases ionizados, os portadores de carga da corrente eltrica so ons e eltrons. STUDIO CAPARROZ o e i </li> <li> Slide 5 </li> <li> Potncia e energia eltrica Potncia a grandeza fsica que indica a rapidez com que determinado trabalho realizado ou a rapidez com que determinada quantidade de energia convertida de uma forma em outra. Assim: A unidade de medida recebe o nome de watt (W). P = tt joule (J) segundo (s) joule por segundo JsJs </li> <li> Slide 6 </li> <li> Para a maioria dos equipamentos eltricos, a quantidade de energia correspondente a 1 J muito pequena. Por essa razo, as companhias eltricas medem a quantidade de energia eltrica consumida em quilowatt-hora (kWh). Um quilowatt-hora (1 kWh) corresponde energia eltrica consumida por um equipamento de potncia 1 kW (1.000 W) durante 1 hora (3.600 s). Portanto: 1kWh = 1kW h 1kWh = 1.000 W 3.600 s 1kWh = 3,6 10 6 J </li> <li> Slide 7 </li> <li> Resistores e resistncia eltrica Denomina-se resistor o elemento de circuito eltrico cuja funo converter energia eltrica em energia trmica ou limitar a intensidade de corrente que passa por determinados componentes de um circuito. Lmpada de tungstnio IGOR KOVALCHUK/SHUTTERSTOCK SRGIO DOTTA/CID Resistncia de chuveiro </li> <li> Slide 8 </li> <li> Clculo do custo da Energia Eltrica Custo = Potncia x tempo de utilizao x valor do kwh </li> <li> Slide 9 </li> <li> Magnetismo e fontes de campo magntico </li> <li> Slide 10 </li> <li> Magnetismo terrestre O m Terra ADILSON SECCO </li> <li> Slide 11 </li> <li> Campo magntico e linhas de induo STUDIO CAPARROZ </li> </ul>

Recommended

View more >