perÍodo unidade n.º competÊncias conteÚdos … · classificação das palavras quanto à...

23
ANO LETIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 6.º ANO 1 PERÍODO UNIDADE TEMÁTICA N.º AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO 1.º P E R Í O D O Unidade 0 20 Expressão Oral Leitura CEL Jogos de Apresentação e de Relação O Telejornal “As Duas Cabras” (Histórias em Quadradinhos) Textos “A Minha Melhor Amiga e Eu", Alexandre Honrado, "O Macaco e a Viola", Francisco Oliveira "Como se Chama" (Rimas Infantis) "O Livro e o Leitor", António Torrado "Indigo e Cristal", Inês de Barros Batista Retratos físico e psicológico Descrição Tipos de narrador Narrador/leitor Personagens Elementos paratextuais Organização do Manual Obra, Autor, Editora Recursos expressivos ou retóricos Contexto espacial da ação Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos: conjugação verbal Graus dos adjetivos Tipos de frase Frase afirmativa/frase negativa Funções sintáticas Falar para construir e expressar conhecimentos Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Participar em situações de interação oral Interagir com espontaneidade e à-vontade em situações informais de comunicação. Produzir textos orais Apoiar-se em recursos audiovisuais e informáticos. Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos. Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas. Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Detetar informação relevante essencial e acessória. Detetar em sequências de enunciados orais ou escritos características inerentes à textualidade: autoria; atualização do sentido feita por um leitor/ouvinte/intérprete. Utilizar diferentes processos de negação em enunciados e frases. Explicitar propriedades distintas de classes e subclasses de palavras. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Sistematizar processos sintáticos.

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

1

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 0

20 Expressão Oral Leitura CEL

Jogos de Apresentação e de Relação O Telejornal “As Duas Cabras” (Histórias em Quadradinhos) Textos “A Minha Melhor Amiga e Eu", Alexandre Honrado, "O Macaco e a Viola", Francisco Oliveira "Como se Chama" (Rimas Infantis) "O Livro e o Leitor", António Torrado "Indigo e Cristal", Inês de Barros Batista Retratos físico e psicológico Descrição Tipos de narrador Narrador/leitor Personagens Elementos paratextuais Organização do Manual Obra, Autor, Editora Recursos expressivos ou retóricos Contexto espacial da ação Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos: conjugação verbal Graus dos adjetivos Tipos de frase Frase afirmativa/frase negativa Funções sintáticas

Falar para construir e expressar conhecimentos Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Participar em situações de interação oral Interagir com espontaneidade e à-vontade em situações informais de comunicação. Produzir textos orais Apoiar-se em recursos audiovisuais e informáticos. Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos. Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas. Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Detetar informação relevante essencial e acessória. Detetar em sequências de enunciados orais ou escritos características inerentes à textualidade: – autoria; – atualização do sentido feita por um leitor/ouvinte/intérprete. Utilizar diferentes processos de negação em enunciados e frases. Explicitar propriedades distintas de classes e subclasses de palavras. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Sistematizar processos sintáticos.

Page 2: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

2

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 0

Compreensão do Oral Escrita

“Uma Verdadeira Princesa", Hans Christian Andersen Jogos de Escrita "Eu sou..." (escrita criativa) "Como se chama?" (alfabeto sem juízo) Redigir notícias (telejornal)

Escutar para aprender e construir conhecimento Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: – indicar o significado global, a intenção do locutor e o essencial da informação ouvida. – responder a perguntas acerca do que ouviu. Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Redigir com correção enunciados para responder a diferentes propostas de trabalho: – organizar as respostas de acordo com o foco da pergunta ou pedido; – controlar as estruturas gramaticais mais adequadas à resposta a fornecer; – combinar os enunciados numa organização textual com coesão e coerência; – cuidar da apresentação final do texto escrito.

Page 3: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

3

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 1 +

Unid a de 6

29 Leitura

Textos Sequência 1 "Pronto para a Escola?", in Visão Júnior Sequência 2 "Sou do 6.º F", António Mota Dia das Bruxas – 31 de outubro " Dia das Bruxas", Townsend Sue Sequência 3 “Pedir a Palavra", Alexandre Honrado Dia de S. Martinho – 11 de novembro "Um Magusto à Beira-mar", Odete Boaventura Sequência 4 “A Eleição do Delegado de Turma", Catarina da Fonseca Sequência 5 “Um Porco de Estimação", Manuel Rui Aspetos paratextuais Autor/Obra/Editor Provérbios Tipos de narrador Retrato físico Contexto espacial da ação

Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos. Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções. Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos anteriores. Fazer uma leitura que possibilite: – confirmar hipóteses previstas; – identificar o contexto a que o texto se reporta; – identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas; – detetar informação relevante; – explicitar o sentido global de um texto. Utilizar técnicas adequadas ao tratamento da informação: – preencher grelhas de registo. Localizar a informação a partir de palavra ou expressão chave. Ler para apreciar textos variados Distinguir diferentes “vozes” (perspetivas) no interior de um mesmo texto e valores (socioculturais, éticos, estéticos ou outros) que veiculam. Ler textos literários Explicitar os temas dominantes e características formais de poemas. Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literário. Expor o sentido global de um contexto narrativo ou de partes específicas do mesmo.

Page 4: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

4

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 1 +

Unid a de 6

CEL

Compreensão do Oral

Formas verbais: tempos do modo indicativo Classes de palavras: determinantes, nomes, adjetivos Nome comum coletivo Discurso direto/Discurso indireto Determinantes possessivos Preposições Tipos de frase Frase afirmativa/Frase negativa Recursos expressivos ou retóricos Constituintes da frase Processos não morfológicos de formação de palavras: sigla e acrónimo Determinantes: subclasses Pronomes: subclasses Funções sintáticas

Textos “Rita", in Visão Júnior "Os Postais", Ilse Losa "Conversas de Bicho", in Visão Júnior

Identificar e classificar os sons da língua – distinguir sons orais e sons nasais; – distinguir ditongos orais de ditongos nasais; – classificar palavras quanto ao número de sílabas ; – distinguir sílaba tónica e sílaba átona; – classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica; – identificar diferentes estruturas silábicas nas palavras. Explicitar regras: ortográficas; de acentuação gráfica. Explicitar regras de uso de sinais de pontuação para: – delimitar constituintes da frase; – representar tipos de frase. Aplicar regras de uso de sinais auxiliares da escrita. Aplicar regras de configuração gráfica dos textos, das unidades textuais ou das palavras. Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Identificar as características que justificam a inclusão (ou exclusão) de palavras numa classe Explicitar algumas regras de flexão adjetival e verbal. Distinguir os constituintes principais da frase. Identificar relações de significado entre palavras. Explicitar relações semânticas de semelhança e oposição. Desambiguar sentidos que decorrem de relações entre a grafia e a fonia de palavras.

Escutar para aprender e construir conhecimento Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: – cumprir instruções dadas; – indicar o significado global, a intenção do locutor e o essencial da informação ouvida; – referir pormenores relevantes para a construção do sentido global; – fazer inferências e deduções; – explicitar o assunto, tema ou tópico; Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida: – registar tópicos.

Page 5: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

5

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 1 +

Unid a de 6

Expressão Oral

"Sucesso escolar" (debate) "A história da nossa turma" "Brainstorming/Chuva de ideias" Perfil do delegado de turma "Vêm aí as Bruxas"

Falar para construir e expressar conhecimentos Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Usar com precisão um repertório de termos relevantes para o assunto tratado. Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas Respeitar princípios reguladores da atividade discursiva: – na apresentação de factos e opiniões; Produzir textos orais: – combinar com coerência uma sequência de enunciados; – distinguir com clareza uma introdução e um fecho; – emitir opiniões, construir uma argumentação, através de discurso convincente. Ler em público, em coro ou individualmente. Participar em situação de interação oral. Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situações mais formais: – pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez; – apresentar os seus pontos de vista e fundá-los em argumentos válidos; – facilitar o entendimento entre os participantes; – relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes; – sintetizar o essencial.

Page 6: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

6

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 1 +

Unid a de 6

Escrita

PowerPoint – Conclusões do debate sobre o sucesso escolar "Já estou no 6º ano" (texto narrativo) "As minhas férias" (narrar vivências) Carta Descrição das tradições de Halloween Recolha de provérbios sobre o S. Martinho Descrição de um magusto

Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Redigir com correção enunciados para responder a diferentes propostas de trabalho: – organizar as respostas de acordo com o foco da pergunta ou pedido; – combinar os enunciados numa organização textual com coesão e coerência; – cuidar da apresentação final do texto escrito. Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informação. Escrever em termos pessoais e criativos Escrever textos para expressar experiências, sensibilidade e imaginário. Escrever textos, experimentando novas configurações textuais, com marcas intencionais de literariedade.

Ficha de Revisão "As Botas do Meu Pai ", Matilde Rosa Araújo

Page 7: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

7

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 2 +

Unid a de 6

29 Leitura

Textos Sequência 1 "O Principezinho", Antoine Saint-Exupéry Sequência 2 “O Castelo da Ratosa", Susanna Tamaro Sequência 3 “Calvin & Hobbes", Bill Watterson Sequência 4 “Os Meninos da Minha Rua", Ricardo Alberty Sequência 5 “Urgentemente", Eugénio de Andrade "Ter um Amigo é Maravilhoso", Leif Kristiansson Natal "Nenhum Dia é Igual", Manfred Mai "Esta Palavra Presépio", Maria Alberta Menéres

Contextos espacial e temporal da ação

Tipos de narrador

Retrato f ísico

Recursos expressivos ou retór icos

Provérbios

Personagens

Banda Desenhada

Elementos paratextuais

Descrição

Título/Autor/Obra

Versif icação: estrofe

Ler para construir conhecimento(s)

Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar

informações e conhecimentos.

Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de

actividades ou tarefas.

Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a

tarefa a realizar.

Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos

anteriores.

Fazer uma leitura que possibilite:

– confirmar hipóteses previstas;

– identif icar o contexto a que o texto se reporta;

– identif icar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de

palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas;

– detetar informação relevante;

– explicitar o sentido global de um texto.

Utilizar técnicas adequadas ao tratamento da informação:

– preencher grelhas de registo;

– esquematizar.

Localizar a informação a partir de palavra ou expressão-chave.

Ler para apreciar textos variados

Distinguir diferentes “vozes” (perspetivas) no interior de um mesmo

texto e valores socioculturais que veiculam.

Fazer apreciações crít icas sobre um texto, incidindo sobre o

conteúdo e sobre a linguagem.

Identif icar marcas de literariedade nos textos: mundos representados.

Manifestar-se em relação a aspetos da linguagem que conferem a

um texto qualidade literária.

Ler textos literários

Explicitar os temas dominantes e caracter ísticas formais de poemas.

Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto

literário.

Expor o sentido global de um texto narrativo ou de partes espec íf icas

do mesmo.

Page 8: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

8

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 2 +

Unid a de 6

CEL Compreensão do Oral

Acentuação Classe dos adjetivos: subclasses (qualificativos e numerais) Classe dos adjetivos: subclasses Classe dos advérbios: subclasses Classe dos determinantes: subclasses Classe dos nomes: subclasses Constituintes da frase: GN, GV Contextos espacial e temporal da ação Frase afirmativa/Frase negativa Funções sintáticas: vocativo, sujeito, complemento direto e complemento indireto Processos morfológicos de formação de palavras: derivação Pronomes indefinidos Pronomes pessoais: função de CD e CI Relação entre palavras Sinais de pontuação Tipos de sujeito: simples, composto, nulo Utilização das aspas Verbos regulares e irregulares Frase afirmativa/frase negativa "Pobby e Dingan – amigos invisíveis", Ben Rice "Traz Outro Amigo Também", José Afonso (poema musicado)

Distinguir contextos geográficos e sociais que estão na origem das diferentes variedades do português. Explicitar categorias relevantes para a flexão das classes de palavras africanas variáveis e invariáveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Explicitar padrões de formação de palavras complexas. Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos. Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras. Distinguir os constituintes principais da frase. Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções Identificar diferentes realizações da função sintática de sujeito. Distinguir modos de reprodução do discurso no discurso, quer no modo oral quer no modo escrito. Desambiguar sentidos que decorrem de relações entre a grafia e a fonia de palavras. Escutar para aprender e construir conhecimento Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: – cumprir instruções dadas; – responder a perguntas acerca do que ouviu; – indicar o significado global, a intenção do locutor e o essencial da informação ouvida; – explicitar o significado de expressões de sentido figurado; – referir pormenores relevantes para a construção do sentido global;

– fazer inferências e deduções.

Manifestar a reação pessoal ao texto ouvido, tendo em conta a sua

tipologia.

Page 9: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

9

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 2 +

Unid a de 6

Expressão Oral Escrita

Reconto oral encadeado Debate sobre o tema “Amizade” “Natal”, Maria Alberta Menéres (versão musicada de um poema) Debate sobre a mensagem do poema de José Afonso “Traz Outro Amigo Também” Reconto (situação inicial, elemento perturbador, peripécias, desenlace) Imaginar o final de uma história Resumo Jogo poético

Falar para construir e expressar conhecimento Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Respeitar princípios reguladores da atividade discursiva. Produzir textos orais: – combinar com coerência uma sequência de enunciados; – distinguir com clareza uma introdução e um fecho; – exprimir o(s) conhecimento(s), emitir opiniões, construir uma argumentação, através de um discurso convincente e com alguma complexidade. Participar em situações de interação oral Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situações mais formais: – relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes. Escrever em termos pessoais e criativos Escrever textos para expressar experiências, sensibilidade e imaginário.

Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informação. Definir a temática, a intenção, o tipo de texto, o(s) destinatário(s) e o suporte em que o texto vai ser lido. Usar com precisão o repertório de termos relevantes para o assunto tratado. Fazer um plano, esboço prévio ou guião do texto: – estabelecer objetivos; – selecionar conteúdos; – organizar e hierarquizar a informação.

Page 10: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

10

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

1.º

P E R Í O D O

Unid a de 2 +

Unid a de 6

Redigir o texto: – articular as diferentes partes planificadas; – selecionar o vocabulário ajustado ao conteúdo; – construir os dispositivos de encadeamento (crono)lógico, de retoma e de substituição que assegurem a coesão e a continuidade de sentido; – dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; – respeitar regras de utilização da pontuação; – adotar as convenções (orto)gráficas estabelecidas.

Ficha de Revisão “O Cavalinho das Sete Cores", Teófilo Braga

Page 11: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

11

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 3 +

Unid a de 6

36 Leitura

Textos Sequência 1 “Ulisses e o Cavalo de Troia", Maria Alberta Menéres

Sequência 2 “Volta ao Mundo sozinha aos dezasseis anos”, in Visão Júnior “A História das „Tripas à Moda do Porto‟”

Sequência 3 “Robinson Numa Ilha Deserta”, Daniel Defoe

Sequência 4 “A Ilha Voadora”, Jonathan Swift

Sequência 5 “A viagem do Rato do Campo”, Jean de La Fontaine

Carnaval “Mascarado de Estrambólico”, André Boaventura

Dia dos Namorados "Pombinho Correio", Luísa Ducla Soares

Autor/Obra/Editor Contextos espacial e temporal da ação Descrição Elementos paratextuais Estratégias narrativas Estrutura da narrativa: coesão textual Leitor Tipos de narrador Personagens Recursos expressivos ou retóricos

Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar

informações e conhecimentos.

Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de

atividades ou tarefas.

Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a

tarefa a realizar.

Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos

anteriores.

Fazer uma leitura que possibilite:

– confirmar hipóteses previstas;

– identif icar o contexto a que o texto se reporta;

– identif icar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de

palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas;

– detetar informação relevante;

– explicitar o sentido global de um texto.

Utilizar técnicas adequadas ao tratamento da informação:

– preencher grelhas de registo;

– esquematizar.

Localizar a informação a partir de palavra ou expressão chave.

Ler para apreciar textos variados Distinguir diferentes “vozes” (perspetivas) no interior de um mesmo

texto e valores socioculturais que veiculam.

Fazer apreciações crít icas sobre um texto, incidindo sobre o

conteúdo e sobre a linguagem.

Identif icar marcas de literariedade nos textos: mundos representados.

Manifestar-se em relação a aspetos da linguagem que conferem a

um texto qualidade literária.

Ler textos literários Explicitar os temas dominantes. Expressar ideias e sentimentos provocados pela le itura de um texto

literário.

Expor o sentido global de um texto narrativo ou de partes espec íf icas

do mesmo.

Page 12: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

12

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 3 +

Unid a de 6

CEL Compreensão do Oral

Classe dos advérbios: subclasses – advérbio de predicado (valor locativo, temporal e de modo) advérbios de quantidade e grau; advérbios de afirmação; advérbios de negação; advérbio de inclusão; advérbio de exclusão Classe das conjunções: conjunções coordenativas Classe do quantificador: subclasses quantidade e grau; quantificadores numerais (cardinais, multiplicativos, fracionários) Preposições Funções sintáticas Constituintes da frase: GN, GV, GPrep, GAdv Verbos defetivos "Viajar", Alves Redol "Mineiros Salvos" in Visão Júnior

Sistematizar as propriedades de distinção entre palavras variáveis e invariáveis. Explicitar categorias relevantes para a flexão das classes de palavras variáveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras. Distinguir os constituintes principais da frase. Sistematizar processos sintáticos. Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções sintáticas por eles desempenhadas. Desambiguar sentidos que decorrem de relações entre a grafia e a fonia de palavras. Escutar para aprender e construir conhecimento Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: – cumprir instruções dadas; – responder a perguntas acerca do que ouviu; – indicar o significado global, a intenção do locutor e o essencial da informação ouvida; – referir pormenores relevantes para a construção do sentido global; – fazer inferências e deduções. – relatar o essencial de uma ocorrência.

Page 13: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

13

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 3 +

Unid a de 6

Expressão Oral Leitura

Relato: apresentação de uma viagem (num universo de seis viagens estudadas)

Falar para construir e expressar conhecimento Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Usar com precisão um repertório de termos relevantes para o assunto tratado. Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas. Respeitar princípios reguladores da atividade discursiva: – na apresentação de factos e opiniões; Produzir textos orais: – combinar com coerência uma sequência de enunciados; – distinguir com clareza uma introdução e um fecho; – emitir opiniões, construir uma argumentação, através de discurso convincente. Ler em público, em coro ou individualmente. Participar em situações de interação oral. Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situações mais formais: – pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez; – apresentar os seus pontos de vista e fundá-los em argumentos válidos; – facilitar o entendimento entre os participantes; – relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes; – sintetizar o essencial.

Page 14: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

14

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 3 +

Unid a de 6

Escrita

Contar uma lenda Resposta a um inquérito Relato de uma vivência

Escrever em termos pessoais e criativos Escrever textos para expressar experiências, sensibilidade e imaginário. Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informação. Definir a temática, a intenção, o tipo de texto, o(s) destinatário(s) e o suporte em que o texto vai ser lido. Usar com precisão o repertório de termos relevantes para o assunto tratado. Fazer um plano, esboço prévio ou guião do texto: – estabelecer objetivos; – selecionar conteúdos; – organizar e hierarquizar a informação. Redigir o texto: – articular as diferentes partes planificadas; – selecionar o vocabulário ajustado ao conteúdo; – construir os dispositivos de encadeamento (crono)lógico, de retoma e de substituição que assegurem a coesão e a continuidade de sentido; – dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; – respeitar regras de utilização da pontuação; – adotar as convenções (orto)gráficas estabelecidas.

Ficha de Revisão “Alex Nada Com um Golfinho". Isabel Allende

Page 15: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

15

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 4 +

Unid a de 6

36 Leitura

Sequência 1 “O Pilha-Galinhas", Teresa Rita Lopes

Sequência 2 “As Mãos" Manuel Alegre "O Sonho", Sebastião Gama "Ode", Fernando Pessoa "A Traça. Bicho Marau. Só come Farinha de Pau", José Vaz "Debaixo d'Aquela Pipa", Adolfo Coelho "Chuva", Luísa Ducla Soares “Para Contar até Dez”, Alice Vieira "Varre, Varre", António Cabral "Sola, Sapato", António Cabral

Sequência 3 “Jade, a Rapariga Voadora", Álvaro Magalhães

Sequência 4 “O Mundo de Bieber”, in Visão Júnior

Sequência 5 “O Grupo de Teatro”, Ana Maria Magalhães Isabel Alçada "Moeda Invisível", in Visão Júnior

Dia do Pai “Calvin & Hobbes”, Bill Watterson

Páscoa "Domingo de Páscoa", Mónica Baldaque

Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos. Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas. Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos anteriores. Fazer uma leitura que possibilite: – confirmar hipóteses previstas; – identificar o contexto a que o texto se reporta; – identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas; – detetar informação relevante; – explicitar o sentido global de um texto. Utilizar técnicas adequadas ao tratamento da informação: – preencher grelhas de registo; – esquematizar. Localizar a informação a partir de palavra ou expressão chave.

Ler para apreciar textos variados Distinguir diferentes “vozes” (perspetivas) no interior de um mesmo texto e valores socioculturais que veiculam. Fazer apreciações críticas sobre um texto, incidindo sobre o conteúdo e sobre a linguagem. Identificar marcas de literariedade nos textos: mundos representados. Manifestar-se em relação a aspetos da linguagem que conferem a um texto qualidade literária.

Page 16: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

16

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 4 +

Unid a de 6

CEL

Texto lírico Versificação Verso Estrofe Recursos expressivos ou retóricos Retrato físico Narrativa em verso Obra Personagens Indicações cénicas ou didascálicas

Falas das personagens Contexto espacial da ação

Campo lexical Classe de palavras: nomes, determinantes, adjetivos, preposições, verbos Classificação das orações coordenadas Conjunções subordinativas Constituintes da frase – GPrep, GAdv, GAdj Formas verbais não finitas Frase ativa/Frase passiva Frase simples/Frase complexa Funções sintáticas: complemento oblíquo; modificador predicativo do sujeito; complemento agente da passiva Frase afirmativa/Frase negativa Subclasse do verbo: principal (intransitivo e transitivo), copulativo, auxiliar Verbos regulares e irregulares Discurso direto/discurso indireto

Ler textos literários Explicitar os temas dominantes. Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literário. Expor o sentido global de um texto narrativo ou de partes específicas do mesmo.

Sistematizar as propriedades de distinção entre palavras variáveis e invariáveis. Explicitar categorias relevantes para a flexão das classes de palavras variáveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Explicitar padrões de formação de palavras complexas. Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos. Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras. Explicitar padrões de formação de palavras complexas. Distinguir regras de formação de palavras por composição de duas ou mais formas de frase. Distinguir os constituintes principais da frase. Sistematizar processos sintáticos. Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções sintáticas por eles desempenhadas. Desambiguar sentidos que decorrem de relações entre a grafia e a fonia de palavras.

PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

Page 17: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

17

TEMÁTICA AULAS

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 4 +

Unid a de 6

Compreensão do Oral

Expressão Oral

“História de uma Conta de Somar", Manuel António Pina "O Balão Resistente", in Visão Júnior

Leitura dramatizada Lengalengas, rimas e destrava-línguas Texto instrucional "Moeda Invisível"

Escutar para aprender e construir conhecimento

Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar poss ível:

– cumprir instruções dadas;

– responder a perguntas acerca do que ouv iu;

– indicar o signif icado global, a intenção do locutor e o essencial da

informação ouvida;

– referir pormenores relevantes para a construção do sentido global;

– fazer inferências e deduções.

Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida

– registar tópicos, tomar notas;

– pedir informações e explicações complementares;

– esquematizar relações.

Falar para construir e expressar conhecimentos

Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito

regular.

Usar com prec isão um repertório de termos relevantes para o

assunto que está a ser tratado.

Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas

gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas.

Respeitar princípios reguladores da atividade discursiva:

– na apresentação de factos e opiniões;

Produzir textos orais:

– combinar com coerênc ia uma sequência de enunciados;

– dist inguir com clareza uma introdução e um fecho;

– emitir opiniões, construir uma argumentação, através de um

discurso convincente.

Ler em público, em coro ou individualmente.

Partic ipar em situações de interação oral.

Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou

grupo, em situações mais formais:

– pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez;

– apresentar os seus pontos de vista e fundá- los em argumentos

válidos;

– relac ionar os seus contributos com os dos restantes participantes.

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

Page 18: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

18

2.º

P E R Í O D O

Unid a de 4 +

Unid a de 6

Escrita

Jogo poético Texto à semelhança de… Texto descritivo Entrevista Contar uma história a partir de um BD Construir uma personagem a partir de uma pintura

Escrever em termos pessoais e criativos Escrever textos para expressar experiências, sensibilidade e imaginário. Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informação. Definir a temática, a intenção, o tipo de texto, o(s) destinatário(s) e o suporte em que o texto vai ser lido. Usar com precisão o repertório de termos relevantes para o assunto. Fazer um plano, esboço prévio ou guião do texto: – estabelecer objetivos; selecionar conteúdos; organizar e hierarquizar a informação. Redigir o texto: – articular as diferentes partes planificadas; – selecionar o vocabulário ajustado ao conteúdo; – construir os dispositivos de encadeamento (crono)lógico, de retoma e de substituição que assegurem a coesão e a continuidade de sentido; – dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; – respeitar regras de utilização da pontuação; – adotar as convenções (orto)gráficas estabelecidas .

Ficha de Revisão " História de um Papagaio", António Torrado "Golfinho", Rosa Lobato de Faria

Page 19: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

19

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

3.º

P E R Í O D O

Unid a de 5 +

Unid a de 6

48 Leitura

Sequência 1 “Entrada Mágica", Inês Pedrosa “Mitos da Criação", Heather Couper; Nigel Henbest "Eu Bem vi Nascer o Sol", Alice Vieira Sequência 2 "A Lenda do Tambor Africano", Manuel Ferreira Sequência 3 “Alice Cai na Toca do Coelho", Lewis Carrol Sequência 4 “O Rapaz Transformado em Gnomo”, Selma Lagerlof Dia do Livro Infantil "A Fada dos Livros", Rosa Lobato de Faria Sequência 5 “A Escola Assombrada", in “Terra do Nunca”, Notícias Magazine Dia da Mãe "Se a Minha Mãe me Pedisse...", Alice Sturiale Sensações auditivas Retrato físico e psicológico Recursos expressivos ou retóricos Estratégias narrativas Contexto espacial da ação Elementos paratextuais Ordenar uma história: coesão textual

Ler para construir conhecimento(s) Ler em voz alta com fluência e expressividade para partilhar informações e conhecimentos. Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas. Detetar o foco da pergunta ou instrução, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos anteriores. Fazer uma leitura que possibilite: – confirmar hipóteses previstas; – identificar o contexto a que o texto se reporta; – identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de palavras, expressões ou fraseologias desconhecidas; – detetar informação relevante; – explicitar o sentido global de um texto. Utilizar técnicas adequadas ao tratamento da informação: – preencher grelhas de registo; – esquematizar. Localizar a informação a partir de palavra ou expressão chave.

Page 20: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

20

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

3.º

P E R Í O D O

Unid a de 5 +

Unid a de 6

CEL

Compreensão do Oral

A frase complexa: orações coordenadas ; subordinação; orações subordinadas adverbiais Classes de palavras: conjunções, determinantes, nomes, advérbios, adjetivos, pronomes Conjugação verbal Coordenação entre frases Orações subordinadas completivas e relativas Flexão verbal Frase afirmativa/Frase negativa Frase ativa/Frase passiva Funções sintáticas Grau dos adjetivos Grau dos nomes Grupos constituintes da frase: GN, GV, GAdv, GPrep Processos morfológicos de formação de palavras: derivação; composição Quantificador numeral Subclasses do verbo Tipos de frase Voz ativa/voz passiva Relações entre palavras

"Mãe Negra", Aguinaldo da Fonseca

Sistematizar as propriedades de distinção entre palavras variáveis e invariáveis. Explicitar categorias relevantes para a flexão das classes de palavras variáveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Explicitar padrões de formação de palavras complexas. Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos.

Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras. Explicitar padrões de formação de palavras complexas. Distinguir regras de formação de palavras por composição de duas ou mais formas de frase.

Distinguir os constituintes principais da frase. Sistematizar processos sintáticos. Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções sintáticas por eles desempenhadas. Desambiguar sentidos que decorrem de relações entre a grafia e a fonia de palavras. Escutar para aprender e construir conhecimento Prestar atenção ao que ouve, de modo a tornar possível: – cumprir instruções dadas; – responder a perguntas acerca do que ouviu; – indicar o significado global, a intenção do locutor e o essencial da informação ouvida. Manifestar a reação pessoal do texto ouvido, tendo em conta a sua tipologia.

Page 21: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

21

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

3.º

P E R Í O D O

Unid a de 5 +

Unid a de 6

Expressão Oral

Mitos da Criação: apresentar um dos mitos da criação Recontar o mito da criação do dia, na versão da Lua Partilhar informação sobre a pesquisa de outros mitos

Falar para construir e expressar conhecimentos Usar da palavra de modo audível, com boa dicção e num débito regular. Usar com precisão um repertório de termos relevantes para o assunto que está a ser tratado. Produzir enunciados, controlando com segurança as estruturas gramaticais correntes e algumas estruturas gramaticais complexas. Respeitar princípios reguladores da atividade discursiva: – na apresentação de factos e opiniões; Produzir textos orais: – combinar com coerência uma sequência de enunciados; – distinguir com clareza uma introdução e um fecho; – emitir opiniões, construir uma argumentação, através de um discurso convincente. Ler em público, em coro ou individualmente. Participar em situações de interação oral. Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situações mais formais: – pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez; – apresentar os seus pontos de vista e fundá-los em argumentos válidos; – facilitar o entendimento entre os participantes; – relacionar os seus contributos com os dos restantes participantes; – sintetizar o essencial.

Page 22: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

22

PERÍODO UNIDADE

TEMÁTICA N.º

AULAS COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS DESCRITORES DE DESEMPENHO

3.º

P E R Í O D O

Unid a de 5 +

Unid a de 6

Escrita

Texto paralelo a partir de “Eu Bem Vi Nascer o Sol” Texto narrativo “A história da nossa escola”

Escrever em termos pessoais e criativos Escrever textos para expressar experiências, sensibilidade e imaginário. Escrever para construir e expressar conhecimento(s) Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informação. Definir a temática, a intenção, o tipo de texto, o(s) destinatário(s) e o suporte em que o texto vai ser lido. Usar com precisão o repertório de termos relevantes para o assunto que está a ser tratado. Fazer um plano, esboço prévio ou guião do texto: – estabelecer objetivos; selecionar conteúdos; organizar e hierarquizar a informação. Redigir o texto: – articular as diferentes partes planificadas ; – selecionar o vocabulário ajustado ao conteúdo; – construir os dispositivos de encadeamento (crono)lógico, de retoma e de substituição que assegurem a coesão e a continuidade de sentido; – dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; – respeitar regras de utilização da pontuação; – adotar as convenções (orto)gráficas estabelecidas.

Page 23: PERÍODO UNIDADE N.º COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS … · Classificação das palavras quanto à acentuação Classes e subclasses: nomes, adjetivos, determinantes Classe dos verbos:

ANO LETIVO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS – 6.º ANO –

23

AE de Vila d‟Este, Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia, 8 de setembro de 2016

Grupo disciplinar de Português 2.º ciclo do Ensino Básico