períodos da música ocidental

7
Períodos da Música Ocidental Períodos da Música Ocidental Para melhor compreender e usufruir uma Para melhor compreender e usufruir uma peça musical é conveniente saber situá-la peça musical é conveniente saber situá-la no tempo. Mesmo quem não tem no tempo. Mesmo quem não tem formação musical, com algumas audições, formação musical, com algumas audições, rapidamente saberá distinguir, grosso rapidamente saberá distinguir, grosso modo, as várias fases, épocas ou eras da modo, as várias fases, épocas ou eras da história da música história da música : :

Upload: cecilianoclaro

Post on 07-Jul-2015

8.077 views

Category:

Technology


4 download

DESCRIPTION

Descrição breve dos períodos da música ocidental e suas características.

TRANSCRIPT

Page 1: Períodos Da Música Ocidental

Períodos da Música OcidentalPeríodos da Música Ocidental

Para melhor compreender e usufruir uma Para melhor compreender e usufruir uma peça musical é conveniente saber situá-la peça musical é conveniente saber situá-la no tempo. Mesmo quem não tem no tempo. Mesmo quem não tem formação musical, com algumas audições, formação musical, com algumas audições, rapidamente saberá distinguir, grosso rapidamente saberá distinguir, grosso modo, as várias fases, épocas ou eras da modo, as várias fases, épocas ou eras da história da músicahistória da música::

Page 2: Períodos Da Música Ocidental

Música medievalMúsica medieval (antes do (antes do século XVséculo XV) ) – Música muito simples, dotada apenas de Música muito simples, dotada apenas de

melodia e com ritmo irregular. Começou melodia e com ritmo irregular. Começou essensialmente monofônica, tornando-se essensialmente monofônica, tornando-se polifônica apenas no fim do período. polifônica apenas no fim do período. Relaciona-se com o movimento literário Relaciona-se com o movimento literário TrovadorismoTrovadorismo..

Page 3: Períodos Da Música Ocidental

Música RenascentistaMúsica Renascentista ( (século XVséculo XV) ) – Começa-se a repetição de melodias inteiras e Começa-se a repetição de melodias inteiras e

surge a notação métrica, abandonando-se os surge a notação métrica, abandonando-se os ritmos medievais. Em substituição ao ritmos medievais. Em substituição ao sistema modalsistema modal surgem as tonalidades surgem as tonalidades maiores e menores. Surge o maiores e menores. Surge o cromatismocromatismo e e aumenta-se o uso de instrumentação. um dos aumenta-se o uso de instrumentação. um dos principais estilos da época foi o principais estilos da época foi o MadrigalMadrigal..

Page 4: Períodos Da Música Ocidental

BarrocoBarroco (primeiro período no (primeiro período no século XVIséculo XVI; ; segundo período no segundo período no século XVIIséculo XVII) ) – Uso do baixo contínuo, do Uso do baixo contínuo, do contrapontocontraponto e da e da

harmonia tonal. Nesta época surgem os harmonia tonal. Nesta época surgem os gêneros musicais puramente instrumentais gêneros musicais puramente instrumentais como como suítesuíte e e concertoconcerto. Surge também o . Surge também o virtuosismovirtuosismo, que explora ao máximo os , que explora ao máximo os talentos dos compositores em seus talentos dos compositores em seus instrumentos. Nesta época aumenta-se a instrumentos. Nesta época aumenta-se a popularidade dos instrumentos de teclas, popularidade dos instrumentos de teclas, como o como o cravocravo..

Page 5: Períodos Da Música Ocidental

ClassicismoClassicismo (primeiro período no (primeiro período no século XVIIIséculo XVIII; ; segundo período no segundo período no século XIXséculo XIX) ) – É caracterizado pela claridade, simetria e equilíbrio. É caracterizado pela claridade, simetria e equilíbrio.

Seu período coincidiu com o Seu período coincidiu com o IluminismoIluminismo, que , que enfatizava a razão e a lógica. Os cravos e outros enfatizava a razão e a lógica. Os cravos e outros instrumentos de teclas no Barroco são substituídos instrumentos de teclas no Barroco são substituídos pelo pelo pianopiano..

– Como já foi dito, a "música clássica", propriamente Como já foi dito, a "música clássica", propriamente dita, corresponde a um período da história da música, dita, corresponde a um período da história da música, também referido como Classicismo vienense. Alguns também referido como Classicismo vienense. Alguns autores preferem escrever, para evitar confusões, autores preferem escrever, para evitar confusões, música Clássica (com o C maiúsculo) para referir-se a música Clássica (com o C maiúsculo) para referir-se a música Erudita composta no período do Classicismo.música Erudita composta no período do Classicismo.

Page 6: Períodos Da Música Ocidental

RomantismoRomantismo (primeiro e segundo (primeiro e segundo períodos no períodos no século XIXséculo XIX) ) – Diferente do Classicismo, o Romantismo é Diferente do Classicismo, o Romantismo é

mais flexível quanto às formas musicais, mais flexível quanto às formas musicais, focando mais o sentimento que a precisão. A focando mais o sentimento que a precisão. A mudança de tom acontecia de maneira mais mudança de tom acontecia de maneira mais brusca que anteriormente, e as modulações brusca que anteriormente, e as modulações ocorriam entre tons cada vez mais distantes; ocorriam entre tons cada vez mais distantes; atenção maior à melodia e ao ritmo.atenção maior à melodia e ao ritmo.

Page 7: Períodos Da Música Ocidental

ImpressionismoImpressionismo ( (século XIXséculo XIX) )

ExpressionismoExpressionismo ( (século XXséculo XX) )

ModernismoModernismo ( (século XXséculo XX) ) – Representa a crise nos valores do Representa a crise nos valores do

Classicismo; enquanto alguns autores Classicismo; enquanto alguns autores consideram que representa uma progressão consideram que representa uma progressão (continuação) do estilo de século XIX, outros (continuação) do estilo de século XIX, outros consideram que foi a completa negação do consideram que foi a completa negação do método de composição clássico.método de composição clássico.

VanguardismoVanguardismo ( (século XXséculo XX) )