perguntas e respostas - regularização de divergências gfip x gps

3
Tamanho do Texto + | tamanho do texto PERGUNTAS E RESPOSTAS REGULARIZAÇÃO DE DIVERGÊNCIAS GFIP x GPS Fonte: Receita Federal 06/12/2011 Adaptado pelo Guia Trabalhista 1. O que é Intimação para Pagamento de valores não recolhidos em GPS e declarados em GFIP? Os Créditos Tributários contidos nessa intimação têm origem exclusivamente nas informações prestadas pelo contribuinte por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social GFIP. A partir de 1999, os valores declarados em GFIP são confrontados com os valores recolhidos, de acordo com o código de pagamento da GPS (Guia da Previdência Social) compatível com a Situação/FPAS extraída da GFIP. Sendo assim, as divergências resultantes do confronto entre GFIP e GPS serão consideradas confissão de dívida. 2. Como proceder para regularizar as Intimações para Pagamento? O correto preenchimento da GFIP e da GPS é essencial para evitar o envio de intimações indevidas. Recebendo uma Intimação para Pagamento dos débitos declarados em GFIP, antes de procurar o Atendimento da RFB, verificar se as informações declaradas em GFIP e os respectivos recolhimentos estão corretos. Maiores esclarecimentos encontramse no Manual da GFIP/SEFIP para usuários do SEFIP 8.x./SEFIP. Caso persistam dúvidas quanto ao preenchimento da GFIP, o contribuinte deverá comparecer ao endereço da Unidade da RFB, constante da Intimação para Pagamento. 3. Caso reconheça o débito, o que devo fazer? O contribuinte deverá providenciar o pagamento dos débitos. As GPS poderão ser emitidas por meio do sítio da Receita Federal do Brasil, no link Empresa/Todos os Serviços/Cobranças e Intimações/Regularização de Divergências GFIP x GPS , utilizando o número da IP e o CNPJ/CEI constante na Intimação. 4. O que acontecerá se a Intimação não for regularizada no prazo estipulado? Os débitos serão encaminhados para inscrição em Dívida Ativa da União. 5. Caso constar somente erro de preenchimento da GFIP e já tenha transmitido a retificadora no prazo estipulado na Intimação para Pagamento, devese comparecer a uma Unidade da RFB para impedir a Inscrição em Dívida Ativa? Não há necessidade de comparecimento à Unidade da RFB. 6. A Intimação não foi regularizada no prazo estipulado e os débitos foram Inscritos em Dívida

Upload: tecjadir

Post on 25-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

INSS

TRANSCRIPT

Tamanho do Texto + | tamanho do texto

PERGUNTAS E RESPOSTAS REGULARIZAÇÃO DE DIVERGÊNCIAS GFIP x GPS

Fonte: Receita Federal 06/12/2011 Adaptado pelo Guia Trabalhista

1. O que é Intimação para Pagamento de valores não recolhidos em GPS e declarados em GFIP?

Os Créditos Tributários contidos nessa intimação têm origem exclusivamente nas informações prestadaspelo contribuinte por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social GFIP.

A partir de 1999, os valores declarados em GFIP são confrontados com os valores recolhidos, de acordocom o código de pagamento da GPS (Guia da Previdência Social) compatível com a Situação/FPASextraída da GFIP.

Sendo assim, as divergências resultantes do confronto entre GFIP e GPS serão consideradas confissão dedívida.

2. Como proceder para regularizar as Intimações para Pagamento?

O correto preenchimento da GFIP e da GPS é essencial para evitar o envio de intimações indevidas.

Recebendo uma Intimação para Pagamento dos débitos declarados em GFIP, antes de procurar oAtendimento da RFB, verificar se as informações declaradas em GFIP e os respectivos recolhimentosestão corretos.

Maiores esclarecimentos encontramse no Manual da GFIP/SEFIP para usuários do SEFIP 8.x./SEFIP.

Caso persistam dúvidas quanto ao preenchimento da GFIP, o contribuinte deverá comparecer aoendereço da Unidade da RFB, constante da Intimação para Pagamento.

3. Caso reconheça o débito, o que devo fazer?

O contribuinte deverá providenciar o pagamento dos débitos. As GPS poderão ser emitidas por meio dosítio da Receita Federal do Brasil, no link Empresa/Todos os Serviços/Cobranças eIntimações/Regularização de Divergências GFIP x GPS, utilizando o número da IP e o CNPJ/CEIconstante na Intimação.

4. O que acontecerá se a Intimação não for regularizada no prazo estipulado?

Os débitos serão encaminhados para inscrição em Dívida Ativa da União.

5. Caso constar somente erro de preenchimento da GFIP e já tenha transmitido a retificadora noprazo estipulado na Intimação para Pagamento, devese comparecer a uma Unidade da RFB paraimpedir a Inscrição em Dívida Ativa?

Não há necessidade de comparecimento à Unidade da RFB.

6. A Intimação não foi regularizada no prazo estipulado e os débitos foram Inscritos em Dívida

Ativa da União. Estes débitos, porém, já haviam sido pagos antes do envio à Dívida Ativa daUnião. O que fazer? Se o contribuinte efetuou a arrecadação (pagamento) anteriormente à inscrição do débito em DívidaAtiva da União, deve preencher o Formulário de Solicitação de Revisão de DCG/LDCG, juntar osdocumentos comprobatórios(cópias), com os originais para conferência e entregar à Unidade da RFB desua jurisdição.

7. Quais são os critérios para determinação da decadência nas Intimações para Pagamento?

a) Quando na competência não houver pagamento efetuado nem GFIP entregue, o direito de efetuar olançamento, constituindo o crédito, se extinguirá após decorridos 5 anos, a contar do exercício seguinteao de vencimento da competência.

Exemplos:

Compet. 12/2003 – venct. 02/01/2004 – sem pagamento e sem GFIP – decadência a partir de01/01/2010;Compet. 13/2003 – venct. 20/12/2003 – sem pagamento e sem GFIP – decadência em 01/01/2009.

b) Quando na competência houver pagamento parcial efetuado, o direito de efetuar o lançamento,constituindo o crédito, se extinguirá após decorridos 5 anos, a contar da ocorrência do fato gerador.Considerase ocorrido o fato gerador no último dia do mês a que se refere.

Exemplos:

Compet. 12/2003 – com pagamento em 02/01/2004, mas sem apresentação de GFIP – ocorrênciado fato gerador = 31/12/2003 – decadência a partir de 01/01/2009;Compet. 13/2003 – com pagamento, sem GFIP – ocorrência do fato gerador = 31/12/2003 –decadência partir de 01/01/2009.

8. Qual o procedimento em relação à retificação de competência cujo prazo decadencial já tenhaocorrido?

Se o contribuinte receber uma Intimação para Pagamento cobrando divergências em relação acompetências cujo prazo decadencial haja transcorrido, conforme regras explicadas na questão 7, econstatar que os débitos apurados decorrem exclusivamente de erro no preenchimento dadeclaração, deverá proceder à retificação da GFIP para correção dos dados declarados, transmitindoavia Conectividade Social.

Preencher o formulário de Requerimento para Comprovação de Erro (RCE), disponível no sítio daReceita Federal do Brasil, e o protocolizar na Agência da Receita Federal do Brasil/CAC, juntamentecom a documentação indicada no roteiro de preenchimento do formulário.

Essa GFIP retificadora transmitida ficará com seu processamento pendente e será submetida atratamento manual.

9. Quais são os erros frequentes no preenchimento da GFIP?

a) O contribuinte não informa na GFIP os valores de retenção, deduções (saláriofamília e/ou saláriomaternidade) e compensação, conforme o caso;

b) O contribuinte envia GFIP retificadora para corrigir o FPAS e não envia o pedido de exclusão daGFIP anterior de FPAS errado;

c) O contribuinte informa o código de "Outras Entidades" (terceiros) na GFIP sem deduzir o códigorelativo às entidades para as quais tem convênio;

d) O contribuinte não informa na GFIP que a Empresa é optante pelo Simples;

e) O contribuinte informa na GFIP dedução de salário família ou salário maternidade divergente dadedução efetivamente abatida na GPS.

10. Quais são os erros frequentes no preenchimento da GPS?

a) O contribuinte efetua o pagamento da GPS em código divergente do código da GPS gerada peloSistema SEFIP;

b) O contribuinte ou agente arrecadador informa indevidamente os valores de Outras Entidades e Fundosjuntamente com o valor do INSS no campo 6 da GPS (Valor do INSS) ou informa tudo no campo 9 daGPS (outras Entidades e Fundos);

c) O contribuinte ou agente arrecadador informa na GPS a competência e/ou o CNPJ divergente doinformado na GFIP;

d) O contribuinte ou agente arrecadador preenche o campo Valor arrecadado com valor divergente dasoma dos devidos campos da GPS;

e) O contribuinte ou agente arrecadador efetua deduções indevidas no campo 9 da GPS ( OutrasEntidades e Fundos).

11. Como retificar os erros de preenchimento de GPS?

Para retificar os erros de preenchimento de GPS é necessário preencher o formulário Ajuste de Guia –GPS e comparecer ao CAC ou ARF ingressando com esse pedido.

Guia Trabalhista | CLT | Rotinas Trabalhistas | CIPA | PPP | Auditoria Trabalhista | Prevenção RiscosTrabalhistas | Terceirização | RPS | Modelos Contratos | Gestão RH | Recrutamento e Seleção | Segurança eSaúde | Cálculos Trabalhistas | Cargos e Salários | PLR | Direito Previdenciário | Departamento Pessoal |Direitos Trabalhistas | Boletim Trabalhista | Publicações | Simples Nacional | Contabilidade | Tributação |

Normas Legais | Publicações Jurídicas