perfil dos participantes - ipdfarmaipd-farma.org.br/uploads/paginas/file/2015/perfil dos...

28
Perfil dos Participantes 18 e 19 de agosto de 2015

Upload: hoangdat

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Perfil dos Participantes

18 e 19 de agosto de 2015

Adriana DiafériaGrupo Farma Brasil

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Pós-graduação emDireito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Direito das Relações Sociais pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Vice-Presidente Executiva do Grupo FarmaBrasil, associaçãoprivada de empresas farmacêuticas de capital nacional. Foi Gerente Jurídica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. FoiDiretora do Departamento de Economia da Saúde, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos no Ministério da SaúdeFoi Coordenadora da Área de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.Professora de Direito no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência naárea de Direito e Gestão Pública, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em saúde,biotecnologia, propriedade industrial, biossegurança e direito, direitos da pessoa humana, genoma humano interesses difusos,biodiversidade e direito ambiental e clonagem humana.

Adriano Marim de OliveiraIPT-SP

Alceu MoreiraDeputado Federal

O deputado federal Alceu Moreira, 61 anos, é natural do Litoral Norte do RS. Na Câmara é membro das ComissõesConstituição e Justiça, Agricultura, Reforma Política, Pacto Federativo, PEC 215 e Código Comercial. Preside ainda Frente NacionalPré-sal e a Subcomissão de Política Agrícola. Trajetória política: vereador de Osório (1983/88), vice-prefeito (1993/96), prefeitoreeleito (1997/2002) e presidente da Famurs (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10), secretário de Estado da HabitaçãoDesenvolvimento Urbano (2003/06) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); deputado federal reeleito (2011/19).

Alexandre LourençoINPI

Ana Claudia DiasAbifina

Ana Lúcia RabelloFIOCRUZ

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Atualmente é pesquisadora visitante sênior aposentada do Centro de Pesquisa René Rachou, ondechefia o Laboratório de Pesquisa Clínica e o Centro de Referência em Leishmaniose. Nos últimos anos, tem também se dedicado àgestão de P&D, tendo coordenado o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública da Presidência da Fiocruz (2009 a 2012) e atualmente coordenando o Programa colaborativo de P&D de novas alternativas terapêuticas e de diagnóstico para doenças negligenciadas SCTIE-MS/Fiocruz/DNDi. Participa dos Comitês Assessores internacionais "Strategic Technical Advisory Committee -STAC- TDR/WHO" e do "Advisory Committee of Foundation for Innovative New Diagnostics - FIND)". Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana e na área de Medicina, com ênfase em Medicina Tropical. Atua principalmente nos temas: Diagnóstico das Leishmanioses e da Esquistossomose, Clínica e Terapêutica das Leishmanioses, Terapêutica Experimental das Leishmanioses, Avaliação de Tecnologias em Saúde de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Avaliação de Políticas Públicas em Doenças Infecciosas e Parasitárias. (Texto informado pelo autor)

André AbrahãoMerck Serono

Arystóbulo FreitasPróGenéricos

Benilson BarretoDAF/MS

Bruno AbreuSindusfarma

Bruno Cesar Almeida de Abreu, 43 anos, natural de Brasília/DF, é Gerente de Regulação de Mercados do Sindusfarma desde agosto de 2014.

Graduado em Direito pelo UNICEUB/DF, é especialista em Regulação, Monitoramento e Vigilância Sanitária pela Universidade de Brasília – UnB.

Atuou por 12 anos na área de Regulação Econômica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, onde ocupou vários cargos. Nessa trajetória, chefiou a área jurídica do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação – NUREM; atuou como Chefe do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da ANVISA, e a Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED.

Carlos Gil MoreiraINCA

Carlos MartinsInterface CTI

É jornalista especializado em ciência e tecnologia e editor do site Interface CTI. Nos últimos anos trabalhou como produtor de conteúdo para publicações corporativas, impressas e digitais, nas áreas de tecnologia da informação, gestão empresarial e biotecnoloiga. É fornecedor de serviços de consultoria em comunicação.

Carolina ReisCellSeq

Possui mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologida pela UFMG e graduação em Bioquímica (Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa Tem experiência na área de Bioquímica e Imunologia, Biologia Molecuar e Celular, tendo atuado no campo Doenças parasitárias, e atualmente em Células-tronco e Engenharia de Tecidos. Possui experiência principalmente nos seguintes temas: vacinas de DNA e de proteínas recombinates, cultivo de queratinócitos e fibroblatos humanos, cultivo de célulastronco mesenquimais, células-tronco embrionárias e de pluripotência induzida (iPS) associado à Engenharia de Tecidos e Biomaterias, com ênfase em células do epitélio pigmentado da retina (EPR) e sua aplicação como modelo pré-clínico para teste de fármacos e terapia celular. Atualmente, é sócia-fundadora e diretora de Tecnologia Celular e Novos Negócios da CellSeq Solutionsuma startup de biotecnologia que oferece tecnologias alternativas à experimentação animal, baseadas em células-humanas e análises de bioinformática. (Texto informado pelo autor)

Carlos VitorAché

Carlos TagliatiUFMG e InVitroCells

Farmacêutico. Mestre em Análises Toxicológicas e Doutor Fármacos e Medicamentos, ambos pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado em Toxicologia In Vitro pela Universidad de Murcia (Espanha). Revisor de várias revistas internacionais. Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de Toxicologia. Autor de capítulos de livros nas áreas deToxicologia in vivo e in vitro. Coordenador de Projetos na área de toxicidade in vivo e in vitro, como Toxicologia Bioquímica e Toxicogenômica e Inovação Tecnológica. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Professor e orientador dos seguintes programas de pós-graduação: Análises Clínicas e Toxicológicas (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica. Membro do INCT - INOFAR. Sócio fundador da empresa de biotecnologia In Vitro Cells - Pesquisa Toxicológica S.A. Possui uma transferência de tecnologia para o setor privado. Participou da criação da Sociedade Brasileira de Métodos Alternativos à Experimentação Animal, sendo membro do Conselho Fiscal. Coordenador do laboratório de Toxicologia Experimental (in vivo e in

vitro) credenciado à RENAMA (Rede Nacional de Métodos Alternativos). Coordenador da licença do programa SIMCYP SIMULATOR (Sincyp Limited, UK). Membro do Grupo de Trabalho de estudos pré-clínicos de IPD-Farma. Participou da organização de eventos científicos e de Inovação. Recebeu prêmio de "Inovação" da Coordenadoria de Transferência e Inovação e Tecnológica / UFMG. Atualmente, é professor adjunto IV de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha em toxicidade pré-clínica (in vitro e in vivo) e nefrotoxicidade. Coordena projetos para identificação de novos biomarcadores na avaliação pré-clínica de nefrotoxicidade com base Toxicologia Bioquímica e Toxicogenômica. Bolsista CNPq DT – 1D.

Claudio MaurícioIVB

Possui mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1998). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação em Saúde-PPGICS-Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde-ICICT-Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ. Biólogo e Assessor Científico do Instituto Vital Brazil. Responsável pelo Laboratório de Artrópodos do Instituto Vital Brazil. Coordenador da Comissão de Ética em Uso de Animais Vital Brazil. Atua com responsável técnico do laboratório de análises clínicas do Instituto Vital Brazil. Consultor para implantação de programas municipais de controle de aranhas e escorpiões. Ex-professor universitário- Centro Universitário Plínio Leite, ministrando fisiologia, biofísica, farmacologia e higiene social. Tem experiência na área de farmacologia, com ênfase em toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Escorpionismo, Tityus serrulatus, araneismo, Latrodectus curacaviensis e Loxosceles sp.Fisiopatologia e farmacologia de venenos aracnídicos. Prevenção e tratamento dos acidentes. Coordenador de programas de extensão e divulgação científica do Instituto VItal Brazil. Coordenador dos programas de pesquisa sobre controle químico e biológico de aranhas e escorpiões de interesse médico no Instituto Vital Brazil; ação pesticida de extratos vegetais e efeito protetor de extratos de plantas medicinais sobre a fisiopatologia de venenos de aranhas e escorpiões ; desenvolvimento de cepas de fungos entomopatogênicos para controle de aranhas de interesse médico. . (Texto informado pelo autor)

FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO2014 - atual Gerente de Produtos Biológicos – ANVISA 2010 Curso de especialização em Vigilância Sanitária

Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo CruzTítulo: Estado da Arte dos Produtos Biosimilares

2006 Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – ANVISA 2007 Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular). Universidade de Brasília, UNB, Brasília, Brasil

Título: Prevalência, Freqüência de Genótipos e de Variantes de Papilomavírus Humanos em Mulheres Co-infectadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 no Distrito Federal e Entorno.

2002 Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular). Universidade de Brasília, UNB, Brasília, BrasilTítulo: Estudo de prevalência de mutações associadas à resistência aos anti-retrovirais em amostras de indivíduos infectados

pelo HIV-1 no Distrito Federal.1998 - 2002 Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado). Universidade de Brasília, UNB, Brasília, Brasil1998 - 2003 Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura). Universidade de Brasília, UNB, Brasília, Brasil

Daniela Marreco CerqueiraAnvisa

Dyeison AntonowFM/PUC-RS

Dirceu BarbanoConsultor

Dante Alario JrPresidente do Conselho Deliberativo do IPD-Farma e da Biolab

Dante Alario formou-se em Liceu Eduardo Prado – Química Industrial. Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós graduação em Farmacotécnica pela Universidade de Gênova – Itália. Sociologia e Política - Fundação São Paulo da Universidade de São Paulo (incompleta). Pós graduação em Administração de Empresas – FAAP. Produção das 1ªs. Vacinas Antibacterianas “in vivo” no Brasil. Síntese da matéria-prima e desenvolvimento da formulação da Benzilpenicilina benzatina nacional em suspensão injetável pronta para uso. Desenvolvimento da formulação da 1.ª Ampicilina em suspensão oral pronta para uso no Brasil. Síntese e desenvolvimento da formulação da única Cobalamina de ação prolongada (age durante uma semana) no Brasil. Desenvolvimento do 1 o. Reidrante oral isotônico no Brasil. Desenvolvimento juntamente com a CODETEC (Companhia de Desenvolvimento Tecnológico) da síntese de matérias-primas farmacêuticas (ciclofosfamida, ácido undecilênico e imipramina). Gestor dos Projetos de Inovação Tecnológica Radical e Incremental junto a Institutos de Pesquisa, Hospitais e Universidades brasileiras e do exterior da Biolab Sanus Farmacêutica. Co-autor de várias patentes depositadas no Brasil e no exterior. Fundador e Ex-Presidente da CIQUIFAN - Câmara da Indústria Química Farmacêutica Nacional. Fundador, ex-Presidente e atual Vice-Presidente para Assuntos Políticos da ALANAC - Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais. Ex-presidente do Conselho Administrativo e atual Vice-Presidente do Segmento Farmacêutico da ABIFINA – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades. Fundador e Ex-Presidente da ALIFAR – Associação Latino Americana da Indústria Farmacêutica. Ex-sócio-Diretor do Laboratório Neomed Ltda. Ex-sócio-Diretor da Sanus Farmacêutica. Atual sócio-Diretor da BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda. Fundadore Conselheiro desde 2010 no Grupo FarmaBrasil. Sócio da Orygen Biotecnologia Ltda.

Eduardo CruzAxisbiotec

Graduado em Farmácia com especialização em Bioquímica e Análises Clínicas pela UFRJ, cursou Medicina na EMSM e possui MBA em Marketing (COPPEAD) e Finanças (IAG-PUC).

Eduardo Cruz iniciou sua trajetória de P&D, na década de 1990, na síntese e formulação de produtos para terapia tópica antimicrobiana e cicatrizante, tendo desenvolvido e lançado ao mercado medicamentos como Dermazine e Dermacerium.

Fundador da Axis Biotec Brasil, grupo empresarial especialista em seleção de projetos e gestão de inovação no setor de saúde e ciências da vida, lançou empresas e apoiou o desenvolvimento de produtos que se tornaram líderes em seu segmento: SilvestreLabs (1989), indústria farmacêutica ganhadora do Premio Finep de Inovação e do Indice Brasileiro de Inovação (FAPESP/UNICAMP)Chron Epigen (2001), uma das primeiras empresas no Brasil a desenvolver processos de expressão de Eritropoietina humana recombinante; Cryopraxis (2001), o primeiro e maior biobanco (banco de células tronco e outros materiais biológicos) no Brasil; CellPraxis (2008), pioneira no setor de medicina regenerativa; Rexaderm (2007), empresa focada no desenvolvimento de biomateriais nos Estados Unidos; e, mais recentemente, a PharmaPraxis (2009), no setor de biofármacos, biosimilares e expressãode proteínas recombinantes em vegetais ou animais transgênicos.

Ganhador do Prêmio Inventor Inovador FINEP 2009 - Região sudeste, coordenou a incorporação de grupos de pesquisa para os segmentos de produtos para saúde oral, biomateriais, enxertos ósseos e tecnologias relativas à Medicina Regenerativa e célulatronco.

Atualmente é o CEO do Grupo Axis Biotec Brasil cuja missão é a tradução de pesquisas em produtos e serviços inovadores no setor Saúde.

Eliziane PatricioUNIPLAC

Possui mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2014) e graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem conhecimento nas áreas de bioquímica, biologia molecular, química e farmacologia com ênfase em inflamação e processos redox. Experiência em cromatografia líquida de alta eficiência, espectrometria de massas, análise espectroscópica, biologia molecular e cultivo de células. Em 2013 recebeu os prêmios The Best SBI Abstract Award durante o 11th World Congress on Inflammation e Travel Award do Scientific Committees of the VIII Meeting of the South American Group of theSociety for Free Radicals e em 2011 "Diploma de Mérito Estudantil - Melhor aluna do Curso de Farmácia" pela Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)

Eric StobbaertsDNDi

Eric Stobbaerts é o Diretor da DNDi América Latina. Ele se juntou à DNDi em Março de 2009 como Coordenador de Politicas e Advocacy da Campanha de Chagas na ocasião do 100º aniversario da descoberta da doença. Assumiu a liderança da organização na América Latina em Janeiro de 2010. Sob sua gestão, a DNDi América Latina já disponibilizou dois produtos voltados para a população negligenciada da região e atualmente lidera atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), assim como de Advocacy, Acesso, Captação de Recursos e Comunicação. O objetivo é ampliar a missão social da organização no continente, com pesquisa científica de ponta e o empoderamento de parceiros regionais. Nos últimos 20 anos, Eric trabalhou com a organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) como Chefe de Missão e como Coordenador no Líbano, Afeganistão-Paquistão, Iraque, antiga Iugoslávia, Indonésia, Egito e outras regiões no Oriente Médio e Norte da África. Em 1998, ele se tornou o Diretor Executivo da MSF Espanha. A partir de 2004, Eric realizou trabalhos de consultoria para varias ONGs em Londres, e mais recentemente, dirigiu o escritório da MSF no Brasil. Eric Stobbaerts obteve seu MBA pela Universidade de Genebra, Suíça, depois de completar seus estudos

Fernando MarcussiAlanac

Fábio PerazzoUNIFESP

Francisca AquinoSebrae

Frederico SilvaLAS do Brasil

Gilberto De NucciUnicamp, USP, e Biolab

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (1981) e em Chimica e Tecnologia Farmaceutiche na Faculdade de Farmácia da Universidade Federico ll (2010, Nápoles, Itália) e doutorado (PhD) em Farmacologia pelo Royal College of Surgeons of England (Universidade de Londres, 1986). É membro titular da Academia Nacional deMedicina desde 2003, Academia Nacional de Farmácia desde 2009 e Academia Brasileira de Ciências (seção Ciências Biomédicas) desde 2011. Atualmente é professor titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor titular do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e professor titular na UNICASTELO. Tem experiência na área de Farmacologia Clínica e Geral (cardiovasculae inflamação). (Texto informado pelo autor)z

Henry NovionDPG/MMA

Henrique TadaAlanac

· Formado em Farmácia com habilitação em Indústria pela Universidade Federal do Paraná – UFPR;· Especialista em Produção e Controle de Medicamentos e Cosméticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP;· MBA Executivo da Indústria Farmacêutica pela Escola de Economia e Administração da FGV;· Especialista em Direito Sanitário pela Escola de Saúde Pública da USP;Trabalhou em Laboratório Oficial, Laboratórios Privados em Assuntos Regulatórios e há 12 anos atua na ALANAC –

ASSOCIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS NACIONAIS (desde 2011 como Presidente Executivo).

Heloísio RodriguesPHASE Pharma

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Farmacologia pela UFRJ35 anos de carreira na Indústria Farmacêutica, como Diretor Médico (Pesquisas Clínicas e Farmacovigilância), em empresas

farmacêuticas multinacionais e nacionais como Roussel Uclaf (atual Sanofi Aventis), Sterling Winthrop (atual Sanofi Aventis), Glaxo Wellcome (atual GSK), Wyeth, Eurofarma e Libbs.

Experiência em desenvolvimento e pesquisa clínica de novos medicamentos e novas indicações, em assuntos regulatórios e farmacovigilância, relacionamento com grupos de pacientes, sociedades médicas, centros de pesquisas, líderes de opinião e agências regulatórias.

Atual Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios, PHASE Pharma.

Henrique MenezesUFPB

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas: UNESP, UNICAMP, PUC-SP; e Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do INCT para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU). Atua principalmente com os temas: economia política internacional e política externa; desenvolvimento econômico e propriedade intelectual. E atualmente coordena os projetos “Implementando a Agendado Desenvolvimento da OMPI: a estratégia brasileira de "transversalização dos princípios da Agenda e a resistência norte-americana”, financiado pelo CNPq e “Access to knowledge, technology transfer and public health in Brazil”, em parceria com o King’s College,Londres, com financiamento da British Academy/Newton Fund.

Henry SuzukiAxonal

Igor BuenoFinep

João CalixtoUFSC

João B. Calixto é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1973), Mestre em Farmacologia pelaUniversidade Federal de São Paulo -Escola Paulista de Medicina (1976) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo,Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984). Foi um dos criadores do Departamento de Farmacologia e primeiro coordenador docurso de pós-graduação em Farmacologia da UFSC, onde iniciou sua carreira em 1976. Atualmente é professor titular (aposentado) deFarmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador nível IA do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Ciênciasdiretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP). Foi por dois mandatos consecutivos, presidente da Sociedade Brasileira deFarmacologia e terapêutica Experimental, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República(2002). Recebeu o premio Mérito Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (2002), o Prêmio Finep de Inovação (RegiãoSul) (2006), Prêmio SCOPUS/CAPES (2007), Prêmio de Inovação Natura Campus (2008), Premio Gaspar Stemmer de Inovação, categoriaprotagonista da Inovação (primeiro lugar), Governo do Estado de Santa Catarina (2010), Premio destaque pesquisador UFSC 50 anos(2010), Medalha João David Ferreira Lima da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2014); Colar Candido Fontoura do Mérito IndustrialFarmacêutico concedido pelo Sindusfarma (2015). Possui mais de 400 trabalhos científicos publicados em revistas especializadas denível internacional. Esses trabalhos foram, na sua grande maioria, realizados em parceria com alunos de graduação e de pós-graduaçãono Departamento de Farmacologia da UFSC, onde desenvolveu toda a sua carreira cientifica. Esses trabalhos receberam mais de12.000 citações (Indice H: Web of Science 54, Scopus 57; Google Scholar 69). Durante sua carreira já orientou 39 Dissertações deMestrado, 35 Teses de Doutorado e 27 estudantes de Pós-Doutorado e mais de 100 alunos de Iniciação Científica.. Participa do comitêEditorial de inúmeras revistas cientificas internacionais, serviu como Editor de 03 revistas científicas internacionais. Além disso, temparticipado ativamente como assessor de algumas dezenas de revistas científicas internacionais.Tem experiência na área deFarmacologia geral, Farmacologia da dor, inflamação e em princípios ativos de plantas. Há mais de 20 anos desenvolve pesquisa emparceria com as principais industrias farmacêutica nacionais e internacionais. Possui 24 patentes no Brasil e no exterior (solicitadasaprovadas) e participou do desenvolvimento de 04 produtos que estão atualmente no mercado. Foi por mais uma vez membro docomitê assessor BF-CNPq e sub-coordenador e posteriormente coordenador da área de Ciências Biológicas II da CAPES.Foi coordenadorgeral da rede Nacional sobre Ensino de Ciências financiada pela FINEP e CAPES " Novos Talentos da Rede Publica" que envolvepesquisadores e alunos de pós-graduação de 17 universidades em todo o Brasil. (Texto informado pelo autor)

João Carlos BasílioAbihpec

João Carlos GabagliaAgência Inovação UFRJ

João MassudSBMF e TrialsConsulting

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (1970) e Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1971). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1974). Residencia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP ( 197577). Tem experiência em farmacologia clínica, desenvolvimento de medicamentos, pesquisas clínicas e farmacovigilância. Atua comoProfessor de Ensino Superior desde 1972. (Texto informado pelo autor)

João SanchesCEO NVS Holding, Senior Advisor at ASG in Brazil, Former MSD Senior Director Strategic Alliences

CEO & ProprietárioNVS Segurarjunho de 2014 - Ate O momento (1 ano) São Paulo e Região, Brasil- Consultor Sênior da ASG - Albright Stonebridge Grupo no Brasil- Consultoria Estratégica sobre o acesso à produtos inovadores e de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Ciências Biológicas

Empresas- Aconselhar corporações novos e estabelecidos no desenvolvimento de estratégias e formação de estruturas empresariais para

operar no mercado de Healthcare do Brasil - segmentos privados e públicos- Política de Elaboração e plano de Advocacia e assuntos públicos estrutura para operar no mercado de saúde brasileiro- Desenvolvimento de valor corporativo Proposition (com base no portfólio existente ou visionária) para explorar oportunidades

de negócios de longo prazo no Brasil e na América LatinaAlianças Estratégicas Diretor SêniorMerckagosto de 2013 - maio de 2014 (10 meses) São PauloEstabelecer alianças e parcerias com instituições públicas de acordo com a Proposta de Valor Estratégico Corporativo.

Implementar cooperação em matéria de transferência de tecnologia com os governos federal e estadual.Identificar as partes interessadas e estabelecer rede para criar e implementar programas para aumentar o acesso a produtos e

vacinas inovadores.Criar programas para ajudar as políticas públicas de saúde ser mais eficaz em parcerias com o governo, instituições públicas e

privadas e academiaAcesso a Mercados e Assuntos Governo Diretor SêniorMSDnovembro de 2009 - julho de 2013 (3 anos 9 meses) São Paulo- Relações com o Setor Público na Federal, Estados e Municípios níveis.- As vendas para Federal e Governo do Estado- Desenvolvimento e implementação do Plano Estratégico para aumentar o acesso e as vendas para o setor público- Aconselhar estratégico e implementação de parcerias com instituições públicas nos níveis federal e estadual- Acesso, preços e inclusão HTA em nível federal- Política e planejamento estratégico Advocacia e execução a nível local e internacional- Membro do Conselho de particulares, comércio e organizações sem fins lucrativos: Movimento Brasil Competitivo,

Sindusfarma, Instituto Criança é Vida, Integrare e outros.Relações Públicas e Marketing Effectiveness DirectorMerckjaneiro de 2003 - outubro de 2009 (6 anos 10 meses) São PauloVendas ao governo, preços e acesso a produtos farmacêuticos inovadoresComunicações internas e externasPolítica e AdvocacyReputação CorporativaMarketing e Vendas EficáciaVendas e Marketing Trainning

João TrasmontanoBiolotus Biotech

João Transmontano é formado em Farmácia com especialização em Indústria pela Universidade de Lisboa, fez doutorado no Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique com especialização em Drug Delivery Systems, pós-graduação em Medicina Farmacêutica (com ênfase no desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos) pela Universidade de Basel, Freibourg e Strasbourg,Professor de Estratégia Global de Negócios, Liderança e Ética do MBA da International Business School em S.Diego, USA.

Tem um MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro.Trabalhou em empresas como Sandoz e Mepha em Basel na Suiça e foi responsável pelas operações nos Estados Unidos da Vifor

Suiça.Consultor da Kemin Foods nos USA, foi Diretor da Abiquifi durante 5 anos. Membro de várias associações profissionais

internacionais.Fala fluentemente 6 línguas.Ao longo da sua carreira já criou ou participou da criação de 11 novas empresas em vários países com principal foco na area de

internacionalizacao e novos mercados.Atualmente é Diretor da Biolotus Biotech no Rio de Janeiro onde atua na área de desenvolvimento de negócios com especial

foco na gestão do desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos para uso humano.

Joel Majerowicz

Anvisa

Médico Veterinário. Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil: 1981Especialização em criação animais livres de micro-organismos patogênicos específicos. Institute of Veterinary Medicine (IVM), Alemanha. 1988.Mestre em Tecnologia de Imunobiológicos. Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil. 2005.ATUAÇÃO PROFISSIONALAssessor da Diretoria de Gestão Institucional da Agência Nacional em Vigilância Sanitária / Anvisa: desde novembro de 2013Assessor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) / Fiocruz: de junho a novembro de 2013Diretor do Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) / Fiocruz: de junho de 2009 a maio de 2013 Gerente do projeto do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR) / Bio-Manguinhos /

Fiocruz: 2007 a 2009Chefe do Laboratório de Experimentação Animal (LAEAN) de Bio-Manguinhos / Fiocruz: 1996 a 2007.Chefe do Serviço de Criação de Roedores, Lagomorfos, Ovinos e Equinos do Departamento de Biotérios do Instituto de

Tecnologia em Imunobiológicos / Fiocruz: 1988 a 1995Veterinário no Centro de Criação de Animais de Laboratório: 1983 a 1988.Coordenador do Curso de Atualização Profissional em Biossegurança em Biotérios da Escola Politécnica da Saúde Joaquim

Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz.Autor do livro Boas Práticas em Biotérios e Biossegurança. Ed Interciência, 2008.

Jorge VenâncioCONEP

Jorge Luis AudyPUC-RS/Antropec/Capes e CNPq

Possui Graduação em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS (1983), Mestrado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS (1990), Especialização em Gestão de Artes e Tecologias Multimídia pela PUC Rio de Janeiro e IBM (1992) e Doutorado na áreade Sistemas de Informação pela UFRGS (2001). É Professor Titular da Faculdade de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da PUCRS. Pesquisador na área de Ciência da Computação, com linhas de pesquisa em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Gerência de Projetos. Tem experiência em Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I), nas áreas de Inovação Tecnológica, Ambientes de Inovação (Parques Científicos e Tecnológicos) e Interação Universidade, Empresa & Governo (Transferência de Conhecimento). Atualmente é Presidente da IASP (International Association of Scences Parks and Areas of Innovation) Latin America, Vice-Presidente da ANPROTEC, Coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG e Agenda Nacional de Pesquisa (MEC/CAPES), Membro do Conselho Superior Deliberativo do CNPq (MCT), do Conselho Superior da FAPERGS, do Conselho Deliberativo do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do MCTI) e do Conselho do Portal de Periódicos da CAPES. Avaliador do MEC / INEP nas áreas de Ciência da Computação e Institucional e membro da SBC - Sociedade Brasileira de Computação, SBPC, AIS - Association for Information Systems, PMI. IEEE e ACM. (Texto informado pelo autor)

José CorreiaAbiquifi

- Presidente do Conselho da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA FARMOQUIMICA E DE INSUMOS FARMACEUTICOS- Presidente da

FORMIL QUIMICA LTDA - Presidente da

FORMIL VETERINÁRIA LTDA- Conselheiro daFIESP – FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - Conselheiro do CIESP – CENTRO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO- Ex-Presidente e Fundador da

ABIFINA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE QUIMICA FINA

Juliana ValliniAISA/MS

• Experiência na área internacional adquirida através de participação emnegociações bilaterais e multilaterais, além de análise jurídico-internacional daspropostas de negociação e seus impactos no ordenamento jurídico nacional.• Participação técnica efetiva no processo negociador em duas reuniões de AltoNivel das Nações Unidas, em Assembleias Mundias de Saúde, e em GruposIntergovernamentais da própria Organização Mundial de Saúde, no Conselho deTRIPS e Comitê de Barreirras Técnicas ao Comércio, da Organização Mundial deComércio, na Assembleia da OMPI e de alguns dos seus Comites.• Experiência em negociação internacional e cooperação em temas afetos àvigilância em saúde e sanitária.• Vasta experiência em matéria de propriedade intelectual e saúde pública.• Profissional com habilidades de comunicação, negociação e trabalho em grupo;

Lauro MorettoANF - Academia Nacional de Farmácia

Possui graduação em Farmácia e Bioquimica pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo(1963), especialização em Mecanismo de Reações Químicas pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo(1966), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo(1974), doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo(1988), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Grupo Escolar de Bariri e Ginário Estadual de Bariri(1954) e ensino-medio-segundo-graupelo ColégioEstadual Presidente Roosevelt de São Paulo(1958). Atualmente é Membro de corpo editorial da Pharmaceutical Technology -Brasil. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Leandro SafatleCMED

SECRETARIA EXECUTIVA DA CAMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS (SCMED) Secretário-Executivo: Leandro Pinheiro Safatle É economista pela Universidade de Brasília (UNB) e da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

(EPPGG) do Governo Federal desde 2011. Trabalhou e coordenou equipes para diversos órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e outros na área de

economia da saúde. Possui mais de uma dezena de artigos publicados nessa área em Textos de Discussão do IPEA e em revistas, como: Planejamento e Pesquisa Pública do IPEA e Economia Aplicada da USP. Desde 2011, vem trabalhando no Ministério da Saúde com política industrial e regulatória do setor de saúde.

Lelio MaçairaLaborvida

Engenheiro Químico e Mestre em Síntese Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , atualmente é Presidente do Laborvida Laboratórios Farmacêuticos LTDA e Vice-Presidente do Complexo Químico da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Abifina.

Luciene Amaral INPI

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2006), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Concluiu Curso deEspecialização em Propriedade Intelectual na PUC (2003) e Bacharelado em Direito, pela UNESA (2006). Foi examinadora de Patentesno INPI (1998-2000), examinadora de Patentes na ANVISA para fins de Anuência Prévia (2001-2005), assessora em Propriedade Industrial da Diretoria Executiva da COOPI/ANVISA (2001-2005), orientadora e supervisora da equipe técnica em Propriedade Industrial na COOPI/ANVISA (2001-2005), consultora em Propriedade Industrial no Centro Biotecnológico da Amazônia - CBA Manaus, especialista em Propriedade Intelectual da Gerência de Inteligência Competitiva do Escritório de Negócios de Farmanguinhos (julho 2005), Perito do Juízo - Química e Propriedade Industrial (Fármacos, Química e Propriedade Intelectual), assessora em Propriedade Industrial ao Setor de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - DAF/SCTIE/MS - no Ministério da Saúde (Janeiro/2006). Atuou como especialista em Propriedade Industrial - Farmanguinhos/Fiocruz desempenhando as atividades de Vigilância Tecnológica em fármacos e medicamentos, identificação, compilação, análise dos dados e elaboração de pareceres destinados a fornecer informações sobre o desenvolvimento dos medicamentos de provável interesse no Ministério da Saúde, com intuito de identificar novas tecnologias eacompanhar as já existentes. Atualmente ocupa o cargo de Especialista Sênior em Propriedade Industrial no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial na Diretoria de Cooperação para o desenvolvimento - DICOD, atuando como Docente Permanente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação - ACAD, na Coordenação de Programas de Pós-Graduação - COPPG.

Luis Carlos MarquesUNIAN

Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná (1987), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Professor de Farmacognosia da Universidade Estadual de Maringá de 1989-2006. Diretor de Assuntos Fitoterápicos da Apsen Farmacêutica S.A. na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos fitoterápicos de 2004-2008. Membro suplente, representando a Academia, no Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Governo Federal (2009 a 2012). Professor da Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian-SP), atuando na disciplina de Farmacognosia e Farmacobotânica (campus ABC) colaborador no Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde e como Coordenador do Mestrado Profissional em Farmácia. Presidente da Comissão Especial de Inovação Tecnológica da Unian-SP (2009-2014). Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (Apfit), gestão 2012-2015. (Texto informado pelo autor)

Luiz Carlos DiasUnicamp

Nascido em Balneário Camboriú, SC, possui Graduação em Química (UFSC, 1988), Doutorado em Química (UNICAMP, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É PROFESSOR TITULAR do IQ/UNICAMP onde atua como Docente desde 06/1992 e PESQUISADOR 1A do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese total de compostos com atividade farmacológica destacada, controle da estereoquimica relativa em sistemas aciclicos e Química Teórica (NBO). Seu grupo realizou asíntese de vários compostos bioativos com elevada complexidade estrutural, incluindo a síntese da atorvastatina, princípio ativo do Lipitor. Tem 95 publicações em periódicos de elevado fator de impacto, 1 capítulo de livro e 2 patentes, ministrou 141 conferências (108 nacionais, 33 internacionais), incluindo várias conferências de abertura de eventos científicos, tem 100 textos/entrevistas em jornais/revistas/rádio/TV e 11 Editoriais nos periódicos JBCS e Química Nova. Tem cinco publicações em destaque como CAPA dosperiódicos J. Med. Chem. (2014), Eur. J. Org. Chem. (2009), Quim. Nova (2009), Chem. Soc. Rev. (2008) e Synthesis (2003) e uma publicação em destaque como VIP article no periódico Chemistry - A European Journal, em 2011. Orientou 23 alunos de Mestrado, 15de Doutorado, 28 de Iniciação Científica e supervisionou 14 pós-doutorandos. Em 2008, teve seu laboratório credenciado pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (WHO) como Centro de Referência Mundial da WHO para síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas. Atualmente tem colaborações com a MMV (www.mmv.org) e com a DNDi (www.dndi.org) na área de doenças parasitárias tropicais. Foi Secretário Geral do 8th BMOS (1996-1998). Na SBQ, foi Secretário Geral em dois mandatos (2000-2004),Presidente da Comissão Organizadora de quatro reuniões anuais, Editor do Boletim Eletrônico por 6 anos (2000-2006), Membro do Conselho Consultivo (2006-2008) e EDITOR do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS, de 2005 a 2013). Foi Membro de Comissões Organizadoras e Científicas de vários eventos internacionais, Membro do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq(2007-2010), Representante dos Editores da Área de Ciências Exatas no Comitê Consultivo SciELO Brasil, Coordenador Adjunto da Área de Química na CAPES (2008-2011) e Coordenador da Área de Química na CAPES (2011-2014). Atua como referee de diversos Periódicos Internacionais e como assessor de Agências de fomento nacionais e internacionais. Atualmente é membro do EditorialAdvisory Board dos periódicos Chem. Soc. Rev. e Organic & Biomolecular Chemistry (Royal Society of Chemistry) e Asymmetric Catalysis (Versitá), membro do Corpo Editorial da Revista Virtual de Química (RVQ) e membro do Comitê Gestor do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Tem trabalhos premiados em congressos e recebeu vários prêmios e homenagens, destacando: em 1999, a MEDALHA JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY (JBCS); em 2003 e em 2008, as Medalhas de Mérito Científico comemorativas dos 40 e dos 45 anos, respectivamente, do PPG em Química da UFRJ; em 2009, o PRÊMIO DE RECONHECIMENTO ACADÊMICO ZEFERINO VAZ (UNICAMP), em 2013 o PRÊMIO CAPES DE TESES NA ÁREA DE QUÍMICA, em 2014, o PRÊMIO WALTER BORZANI, do CRQ IV Região e o PRÊMIO SANTANDER UNIVERSIDADES-CIÊNCIA E INOVAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE e em 2015, a MEDALHA SIMÃO MATHIAS, da Sociedade Brasileira de Química. É MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (ACIESP, 2008), COMENDADOR DA ORDEM NACIONAL DO MÉRITO CIENTÍFICO (Presidência da República, 2010), MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC, 2011) e FELLOW DA ROYAL SOCIETY OF CHEMISTRY (2014).

Luiz VillarinhoENSP/FIOCRUZ

Doutorando em Sociologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), é mestre em saúde pública/políticas públicas e saúde pela ENSP/Fiocruz e graduado em farmácia pela UFRJ. Atua em pesquisas no campo da saúde pública em parceria comos grupos: "Patente, Inovação e Inteligência Competitiva" coordenado por Wanise Barroso e Marilena Correa (Farmanguinhos/Fiocruze IMS/UERJ), "Núcleo de Assistência Farmacêutica" coordenado por Jorge Bermudez (ENSP/Fiocruz) e "Núcleo de estudos de Carga deDoença" coordenado por Joyce Schramm (ENSP/Fiocruz).

Luzia FrancoHerbarium

Sou Graduada em Farmácia Industrial pela UFPR (2004), mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR (2009) e curso MBA em Gestão de Projetos. Atuei por 8 anos como pesquisadora de Desenvolvimento Analítico no Herbarium Laboratório Botânico Ltda e

Marcelo QuintãoGrupo FarmaBrasil

Marcio FalciAssessor para Presidência Científica da Biolab

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Fellow Of The Faculty Of Pharmaceutical Medicine - Faculty Of Pharmaceutical Medicine Of The Royal Colleges Of Physicians Of T (1992). Atualmente é diretor de P&D e Inovação - Biolab Sanus Farmacêutica Ltda. (Texto informado pelo autor)

Marco TorronteguyMMK Advogados

É Associado em Mattos Muriel Kestener Advogados Associados em São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, atua na área de "Life Sciences" e litígios complexos, com ênfase em Direito Sanitário (atuando perante o Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, Secretarias Estaduais de Saúde e demais órgãos reguladores). É vice-presidente da Comissão de Direito Sanitário da Seção da OAB do Estado de São Paulo.

Marcus SimõesMDIC

Engenheiro Químico formado pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou durante 28 anos na iniciativa privada e atua há 7 anos no Governo Federal, com passagem pelo Ministério da Saúde DECIIS/SCTIE, no CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos/MCTI e atualmente é diretor do Departamento das Indústrias intensivas em Capital e Tecnologia da SDP – Secretaria do Desenvolvimento da Produção do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Marcus SoalheiroNortec

Maria das Dores Dutra BehrensFarmanguinhos/Fiocruz

Maria Luisa Campos LealABDI

Natural de Belo Horizonte, Maria Luisa é economista com vasta experiência nas áreas de pesquisa econômica, planejamento, desenvolvimento industrial, e formulação, execução e avaliação de políticas públicas.

Maria Luisa ocupou vários cargos de direção no governo federal e do estado de Minas Gerais. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, foi diretora do seu Centro de Estudos Econômicos, Superintendente Central de Planejamento Econômico e Social do Estadode Minas Gerais e Secretária-Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais (CDES).

No poder executivo federal foi Secretária Adjunta e Secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e Assessora Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR). Atualmente é diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Mariangela BurgosLABMOL

Mauro PacanowskiFGV Projetos

ÁREA ACADEMICAProfessor universitário área de Marketing e Comunicação (FGV/UFRJ/ESPM) - Pós Graduação/MBA desde 1998.Escritor Livro publicado “Marketing de Varejo” - editora FGV - ano 2005 4ºedição;Artigos publicados na área de Direito Empresarial vinculado à área de propriedade Intelectual e Patente.Artigos publicados em jornais e revistas especializadas em negócios farmacêuticos e varejo.

ÁREA PROFISSIONALConsultor da Fundação Getúlio Vargas - FGV Saúde, assessorando e auxiliando projetos em gestão, governança corporativa,

processos e inovação para setor público, em especial para os laboratórios farmacêuticos oficiais desde 2012.Executivo de laboratórios multinacionais e responsável por lançar mais de 50 medicamentos. (experiencia nacional e

internacional) com passagens pela Alemanha, Suíça e Estados Unidos desde 1995.Executivo pioneiro no lançamento da 1ª linha de medicamentos genéricos do país (linha Basf Generix do grupo Basf) lançando 10

medicamentos em três anos obtendo 1º lugar na prescrição de alguns deles auditados pela IMSHEALTH de 1993 a 1998.Executivo de empresas de Higiene, Beleza e Cosméticos com lançamento de cerca de 20 produtos e responsável pela área de

marketing e vendas de 1980 a 1992.Assessor especial do Ministro da Saúde Dr. Jamil Haddad para assuntos relacionados à legislação e regulação de medicamentos

genéricos de 1994 a 1998ÁREA INSTITUCIONAL

Representante do Grupo Farmacêutico Alemão junto ao Ministério da Saúde desenvolvendo relacionamentos institucionais com Instituições de Saúde como OMS e OPAS e membros do Congresso de 1994 a 1998.

Membro do Conselho de Política Econômica do Ministério da Saúde para assuntos de normas/regulação e legislação sobre medicamentos genéricos trabalhando com diversas Associações, Sindicatos e Instituições nacionais e internacionais de 1994 a 1998.

Membro do Grupo WORLDWIDE GENERICS PRODUCTS desde 1994.Jurado do Prêmio ABERJE de Comunicação Empresarial desde 2008

FORMAÇÃO ACADEMICAMestrado em Direito Empresarial e Propriedade Industrial UERJPós Graduação em Direito Empresarial FGVBacharel em Direito IMBMBA Comunicação com Mercado – STEW LEONARD’S University USAPós em Gerencia de Negócios FGV

Mirian FrancoCEP e UNIFESP

Natália CerizeIPT-SP

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo; Doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012), na área de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo no Núcleo de BioNanomanufatura, Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas. Desenvolve projetos relacionado a sistemas nanocarreadores para ativos com aplicações em diversas Áreas: Farmacêutica, Cosmética, Veterinária, Química, dentre outras. Tem experiência em Tecnologia Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: nanotecnologia, liberação controlada de ativos, sistemas nanoestruturados, nanoencapsulação e processos químicos. (Texto informado pelo autor)

Norberto RechConsultor

Octávio Augusto França PresgraveINCQS / Fiocruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1986) e mestrado em Biologia Celular e Molecular pelaFundação Oswaldo Cruz (2003). Defendeu seu Doutorado em Vigilância Sanitária (INCQS), aguardando a publicação doartigo paraobtenção do título. Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/FIOCRUZ) e colaborador da Agência Nacional

Vigilância Sanitária, onde é membro da Câmara Técnica de Cosméticos (CATEC). Tem experiência na área de Farmacologia eToxicologia, com ênfase em Métodos Alternativos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos alternativos, toxicologia,cosméticos, controle da qualidade, pirogênio, irritação ocular e cutânea . Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da FIOCRUZdesde 1999, foi coordenador da mesma de 2006 a 2008, retornando a coordená-la desde 2010. Coordena o BraCVAM - CentroBrasileiro para a Validação de Métodos Alternativos.

Ogari PachecoCristália

Ogari de Castro é médico, pós graduado pela Universidade de São Paulo (1964), diretor-presidente do laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., desde a sua fundação em 1972. Atualmente exerce o cargo de Presidente da Abifina, é Conselheiro Titular do CIESP (Reg. Campinas) desde 2007 e Conselheiro Consultivo da Fundação Faculdade Medicina de São Paulo desde 2008. Foi eleito o Empreendedor do Ano, em 2000 pela Ernst&Young. Em 2006, recebeu a Medalha do Conhecimento, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em 2011 foi eleito o melhor industrial do ano pelo CIESP (Reg. Campinas).

Patrícia TeixeiraIE/UFRJ

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), Especialista em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos Farmanguinhos/Fiocruz. Especialista em Direito Ambiental pela UCAM. Mestranda em Engenharia de Biossistemas –UFF. Experiência na área de Gestão da Inovação, com ênfase em trabalho participativo realizado através de Redes de Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, mata atlântica, biodiversidade e saúde, legislação de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, tecnologias sociais e desenvolvimento socioambiental territorializado. Atuei na gestão da Redefito Mata Atlântica RJ, do Sistema Nacional de Redesfito, realizando acompanhamento de projetos desenvolvidos nos APLs (Arranjos Produtivos Locais) e articulando os atores econômicos, políticos e sociais.

Pedro BinsfeldDIMON/Anvisa

Pedro BernardoInterfarma

Pedro Bernardo graduou-se em Economia pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro e fez MBA em Direito Econômico na Fundação Getúlio Vargas.

Começou sua carreira, em 1975, no Ministério da Fazenda, onde trabalhou durante 25 anos, tendo atuado em diversos departamentos: Conselho Interministerial de Preços; Departamento de Abastecimento e Preços; Secretaria de Política Econômica e Secretaria de Acompanhamento Econômico.

No ano de 2000 ingressa na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA/ Ministério da Saúde exercendo até maio de 2012 os diferentes cargos: Chefe do Núcleo de Assessoramento e Regulação Econômica; Secretário Executivo Adjunto da CMED; Gerente Geral de Regulação Econômica e Monitoramento de Mercado.

Atualmente é diretor de acesso da Interfarma – Associação da indústria farmacêutica de pesquisa.

Pedro OharaAvanti

Pedro Sato Takeo Ohara é Gerente de Operações Clínicas da Avanti Pesquisa Clinica Ltd. O Sr. Ohara possui 10 anos de experiência em pesquisa clínica.

Antes de ingressar na Avanti, o Sr. Ohara fez parte da AAIPharma, Inc., onde ocupou a posição de Gerente de Unidade de Suprimentos Clínicos para o Brasil e países da América Latina. Durante seu período na empresa, ele desempenhou um papel fundamental na cadeia de suprimentos clínicos para os vários ensaios clínicos com produtos farmacêuticos e dispositivos médicos.

A carreira profissional do Sr. Ohara em pesquisa clínica começou em 2005, na CRO brasileira Instituto de Pesquisa Clínica de SãoPaulo Ltd (IPCSP), onde desenvolveu a sua carreira em pesquisa clínica ocupando as posições de CRA e Coordenador da Unidade Suprimentos Clínicos e Gerente da Unidade de Suprimentos Clínicos.

Em 2007, o IPCSP fundiu-se com AAIPharma Inc e de 2007 a 2009 o Sr. Ohara ocupou o cargo de Gerente da Unidade Clínica Suprimentos para países da América Latina.

O Sr. Ohara trabalha na implementação e no gerenciamento de suprimentos de ensaios clínicos de fases I, II e III no Brasil e temexperiência em várias áreas terapêuticas, como cardiologia, oncologia, dispositivos médicos, oftalmologia e doenças infecciosas.

Pedro PalmeiraBNDES

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Chefe de Departamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, sendo responsável pelas ações da instituição junto ao Complexo Industrial da Saúde.(Texto informado pelo autor)

Priscila ScheinbergOrygen

Priscila Scheinberg é biomédica, mestre em farmacologia, trabalha na área de assuntos regulatórios e relações institucionais daOrygen Biotecnologia, uma joint venture das empresas Eurofarma e Biolab. Priscila possui mais de 10 anos de experiência internacionalna área de pesquisa clínica, dos quais oito anos no NIH - Instituto Nacional de Saúde dos EUA, trabalho que resultou em váriaspublicações científicas em revistas médicas de alto impacto. Atualmente, dentre vários outros projetos está envolvida em iniciativas deelaboração de cursos de treinamento e capacitação profissional aplicado à biotecnologia farmacêutica juntamente com outras

empresas de biotecnologia, universidades (nacionais e internacionais), entidades representativas, e o governo.

Reginaldo ArcuriGrupo Farma Brasil

Renata RaffinInventiva

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2002), com habilitação em farmácia industrial e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2007). Realizou doutorado sanduíche na Università degli Studi di Parma (2006). Realizou pós doutorado em nanotecnologia na UFRGS (2009). Atuou com professora substituta na UFRGS nas disciplinas deFarmacotécnica e Cosmetologia (2008). Recebeu o prêmio Capes de Teses da área de Farmácia. É sócia da empresa Inventiva, ondeatua como Diretora Industrial e professora adjunta do Centro Universitário Franciscano, atuando no Pós Graduação em Nanociências, orientado mestrado e doutorado. É autora de diversos artigos em periódicos internacionais nas áreas de tecnologia farmacêutica, micro e nanotecnologia e cosmetologia.

Ricardo DiasCentroflora

Ricardo EccardAnvisa

Especialista em Vigilância Sanitária – Fundação Oswaldo Cruz – FiocruzMestrado em Ciências da Saúde – Universidade de Brasília – UnBDoutorando em Ciências da Saúde – Universidade de Brasília – UnBInspetor em Boas Práticas Clínicas qualificado pelo Organização Mundial da Saúde – OMSMembro do grupo E17 – Ensaios Clínicos Multi regionais da Conferência Internacional de Harmonização - ICH

Sergio FrangioniBlanver

Graduou-se em 1986 Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, e no ISE/IESE business school .

Atuou em diversas áreas de um grupo químico de 1980 a 1984 , ingressando na Blanver desde sua fundação em 1984, iniciou na área administrativa e financeira e finalmente a área comercial em 1987, elaborando a estratégia comercial que basearam o crescimento da empresa até os dias de hoje tanto no mercado interno quanto no mercado externo de excipientes utilizados na indústria farmacêutica e de alimentos. Passou a ser acionista em 1991 e em 2010 assumiu a Presidência da Diretoria colegiada daBlanver Farmoquimica Ltda.

Atualmente a Blanver tem duas unidades fabris em São Paulo, esta presente em 100 países, é o terceiro fabricante mundial dos excipientes que fabrica, produz medicamentos para tratamento de AIDS e emprega mais de 500 colaboradores.

Silvia BarretoConsultora

Graduada pela Universidade de Santo Amaro – UNISA em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (1984) e Pós-Graduação em Imunogenética com especialização em Doença de Chagas. Universidade de Campinas - UNICAMP e Instituto Pasteur de Paris (1995).

Atuou como supervisora técnica da área de Produção de animais SPF e do Departamento de Criobiologia do Centro de Bioterismo (CEMIB) da Universidade de Campinas – UNICAMP entre 1988 a 1995.

Foi Diretora Técnica do Centro de Bioterismo da Faculdade de Medicina, visando a Produção de animais SPF (Specific Pathogene Free) para Pesquisa dos vários laboratórios de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP de 1998 a 2007.

Atuou como Gerente Geral da Instituição do Instituto de Educação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Royal entre 2013 e 2014 Administrando recursos oriundos de estudos biológicos realizados para Indústria farmacêutica e recursos do governo federal, para o desenvolvimento de pesquisas na área de pré-clínicos.

Foi Gerente da Área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em Estudos Pré-Clínicos para novos medicamentos Laboratório Cristália – Indústria Farmacêutica de 2014 a 2015

Consultorias a Instituições Públicas e Privadas desde 2007 – presente Universidades:UFPE, UFC, UNIFOR, USP, UFJF, UFSC, UFRJ, UFRGS, PUCRGS, UNIFESP, CESUMAR, UNB e Instituições: -Hospital

Sírio Libanês, Hospital Albert Einstein, FIOCRUZ, 3M, Pfizer, RECEPTA- Biopharma. Há mais de 27 anos atuando na área de pesquisa em Ciência de Animais de laboratório, modelos biológicos usados em pesquisa básicas e pré-clínicas, -Orientação ao Projeto arquitetônico, Planejamento e dimensionamento do plantel dos animais, -Planejamento dos Laboratórios necessários à pesquisa com animais, -

Orientação e elaboração de Plano diretor e de negócios-Gerenciamento e Coordenação de centro de pesquisa, tanto na elaboração de protocolos científicos, bem como nas atribuições

e orientações de técnicos e pesquisadores envolvidos.

Silvia Berlanga de Moraes BarrosUSP

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (1972), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (1980) elivre-docência em Patologia Geral pela mesma Universidade. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, editora-chefe da Revista Brasileira de Toxicologia (1415-2983) e membro do conselho editorial do Brasilian Journal of Pharmaceutical Sciences além de referee de várias revistas nacionais e internacionais. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESC e CNPq. Membro do Conselho da Toxicology Education Foundation, USA e da Hispanic Organization of Toxicology da SOT, USA. Coordena e ministra aulas no Latin America Risk Assessment Workshop organizado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia e pela International Union of Toxicology. É especialista na área de Toxicologia e consultora em Avaliação do Risco de substâncias química. Suas áreas de investigação abrangem os seguintes temas: antioxidantes, Avaliação de atividade fotoprotetora de principios ativos naturais em modelos in vivo e in vitro, Atividades fotoprotetora e antineoplásica de Pothomorphe umbellata e 4-nerolidilcatecol, toxicologia, estresse oxidativo, hepatotoxicidade e biotransformação. (Texto informado pelo autor)

Simone Sotto MayorMayor Consultoria

Simone Hengeltraub FananTridskin e SBMAlt

Sylvia LolomaThomsonReuters

- Formada em Medicina Veterinária na Universidade de São Paulo- Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo- Ano: 2000 – 2005: Trabalhei 5 anos com promoção, qualificação e venda de ativos farmacêuticos na empresa Forlab

Chitec e na área de Marketing da empresa, com promoção de eventos técnicos- Ano 2005 – 2009: Trabalhei 5 anos como gerente de Novos Negócios responsável pela gestão de portfólio e gestão de

Novos Negócios na Mantecorp- 2009-2014: Start up Lomachemie, com representação de ativos farmacêuticos e licenças- 2014 – atual: responsável pela gestão de soluções estratégicas para clientes farmacêuticos de pequeno e médio porte

Thiago Mares GuiaBionovis

Cargo atual: Gerente Médico e Científico - Bionovis

Médico pela Faculdade de Medicina da UFMG (1998), com Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela mesma instituição (2006). Research Fellow do Diabetes Research Institute, University of Miami School of Medicine (2001). Pós-Doutorado em Biotecnologia e Terapia Celular pela Universidade de São Paulo (USP, 2008).

Experiência de 20 anos em P&D em biotecnologia. Atualmente é Gerente Médico e Científico da Bionovis S.A.Pesquisador Associado do NUCEL/NETCEM (USP).

Vera Lucia LuizaENSP

Yuri TukoffIPT-SP

Yuri Basile Tukoff Guimarães é Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (2013), Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) e Técnico em Informática Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2005). Atua profissionalmente como Pesquisador Assistente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, junto à Coordenadoria de Planejamento e Negócios, vinculada à Diretoria de Inovação da mesmInstituição. Possui experiência nos seguintes temas: Gestão da Inovação Tecnológica, Propriedade Industrial e Valoração de Tecnologias.

Vanderlan BolzaniUNESP/Capes e SBPC

Walter Gaspar BrittoUniversidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM)

Acadêmico de Direito na Fundação Getulio Vargas. Tem experiência nas áreas de: propriedade intelectual, jogos eletrônicos, direitos humanos, regulação de internet, cultura digital e pirataria. (Texto informado pelo autor)