percursos georeferenciados - parques e jardins da amadora

19
Ano lectivo 2008/2009

Upload: alfredo-garcia

Post on 23-Jun-2015

1.278 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Alunos do 12º 4, da Escola Secundária de Seomara da Costa Primo, na Amadora, em Maio de 2009, nas disciplinas de Área de Projecto e de Sociologia, participaram na organização de percursos geo-referenciados, no âmbito do Projecto GO: Mobilidade na Educação. Estando já no fim do ano lectivo, apresentaram uma proposta para a realização geo-referenciada sobre os Parques e Jardns da Amadora.

TRANSCRIPT

Page 1: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

Ano lectivo 2008/2009

Page 3: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PERCURSOS GEOREFERENCIADOS O QUE SÃO?

São caminhos que se baseiam na construção de referências GPS e na recolha de informação do nosso património. Para a recolha da informação utilizamos Um PDA com GPS integrado com o auxílio de um software próprio.

No fim juntamos todos os dados no software com o objectivo de construir percursos representativos no Google earth.

Page 4: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

OBJECTIVOS PRINCIPAIS:

fomentar o interesse das pessoas pelo património. desenvolver projectos de partilha de informação

dos percursos. estimular o espírito de trabalho em grupo na

pesquisa e tratamento da informação dos percursos Incentivar a utilização das T.I.C. para o tratamento

da pesquisa e a sua publicação. Promover as relações escola – comunidade através

de parcerias entre escolas e algumas entidades que promovem a utilização e divulgação dos percursos e roteiros elaborados.

Page 5: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

QUAIS OS PERCURSOS POSSÍVEIS NA CIDADE DA AMADORA?Percurso 1 - Parques e Jardins da Amadora:

Parque central Parque Aventura Parque Delfim Guimarães Parque da Fantasia Parque Luís Vaz de Camões Parque Pinheiro Borges Parque Urbano Dr. Armando Romão Parque Terra da Bonita Parque do Zambujal Parque da Ribeira Parque Goa Parque Urbano da Buraca Parque Largo da Parreirinha Parque da ilha mágica do lido

Page 6: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE CENTRAL DA AMADORA

  Localizado na freguesia da Mina e inaugurado em Abril de 1985, o Parque Central é

constituído por 3 zonas distintas:Zona 1 – anfiteatro; Zona 2 – lago (com dois géisers com 12 metros de altura), coreto e zona de lazer com um restaurante-bar; e Zona 3 – polidesportivo (basquetebol e futebol de 5), balneários, zona de 3.ª idade, parque infantil e o Eco-espaço.

Zona de excelência de convívio e passeio dos cidadãos, este Parque tem sido alvo de diversas acções de beneficiação e adaptação à realidade actual.

  O Parque Central conta desde 2004 com um circuito de manutenção para idosos e

pessoas com necessidades especiais, composto por um conjunto de equipamentos que permitem exercitar os membros superiores e inferiores, as articulações e o sistema vascular.

Foi construída uma moderna estrutura dupla de sombreamento numa zona equipada com mesas, cadeiras e bancos, que é muito utilizada pela população sénior, e reconstruídos os caminhos pedonais. O lago foi recuperado, com a colocação de dois géisers com 12 metros de altura e nova iluminação. Foi também removida a vedação existente e construídas doze novas entradas do parque.

Page 7: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE AVENTURA O Parque Aventura foi concluído em Setembro de 2005. Ocupa uma zona urbana na envolvente

da Ribeira da Falagueira, anteriormente muito descaracterizada e desqualificada.Situa-se na confluência de 3 Freguesias: São Brás, Mina e Falagueira.

Com uma área de cerca de 5 ha, o Parque Aventura inclui zonas verdes pedonais e cicláveis e elementos do património arquitectónico valorizadores daquele espaço: uma Casa Rural da Ordem de Malta,uma ponte e um caneiro da mesma época (séc. XVI), um troço do Aqueduto de São Brás, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres, e construções associadas (mãe de água, respiradouros e desaguador).A Ribeira da Falagueira corre em toda a extensão do Parque.

Os desportos aventura são o tema do Parque, que inclui diversos equipamentos, nomeadamente uma ludoteca, um circuito de mini-golfe, uma escola de trânsito (ligação à Educação – Escola Fixa de Trânsito) para as crianças e diversos parques infantis de grandes dimensões, com torres com escorregas, torres para trepar, molas e baloiços. Há ainda diversas zonas de estadia, fontes e cascatas.

  Para potenciar os efeitos da vegetação do Parque, foi instalado um sistema de iluminação

directa e colorida, que realça as suas características próprias, permitindo, com efeitos de luz/sombra/cor, criar um ambiente diferente no parque durante a noite.

Estrada da Serra da Mira, Falagueira.

Page 8: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DELFIM GUIMARÃES

Este Jardim/Parque foi inaugurado pelo então Presidente da República, General Óscar Carmona, em 27 de Julho de 1937.O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao poeta Delfim de Guimarães.

Com uma área com cerca de 1 ha, este jardim apresenta um desenho de conjunto equilibrado com uma pérgola central e boa arborização, o que o torna um espaço de lazer bastante aprazível.

A imagem actual deste jardim constitui o resultado do conjunto de obras de beneficiação efectuadas em 1996/97, que mantiveram o desenho original daquele espaço verde.

  Esta remodelação contemplou o melhoramento dos pavimentos, a automatização da rede de

rega, a reformulação do parque infantil, e a colocação de novo mobiliário urbano destinado às diversas faixas etárias da população. Foram ainda pavimentados com calçada “à portuguesa” os dois arruamentos a nascente e a poente do parque, que foram fechados ao trânsito automóvel.

Do ponto de vista das acessibilidades, o Parque Delfim Guimarães localiza-se no centro da cidade da Amadora, na freguesia da Venteira, próximo da estação de comboios, da paragem de autocarros e de uma praça de táxis.

Aqui realizam-se anualmente a Feira do Livro da Amadora, a FEIRARTE e a Venda de Natal, eventos que estimulam a vida da cidade e aproximam os cidadãos da Amadora.

A entidade responsável pelo jardim é a Câmara Municipal da Amadora, assim como pelo parque infantil, em parceria com a Junta de Freguesia da Venteira.

O parque é de entrada livre a todos os utentes.

Page 9: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DA FANTASIA

Com uma área de aproximadamente 1 ha, o Parque da Fantasia localiza-se na freguesia da Venteira, junto aos campos de ténis, no bairro do Borel. Foi construído em 2005. Trata-se de um espaço verde urbano dotado de equipamentos infantis inovadores, para actividades de longa duração, zonas de lazer e de estadia, especialmente concebidas a pensar nos jovens e idosos, e percursos de ligação pedonal, que proporcionam uma boa fruição do espaço.

  O parque é aberto, sendo o acesso feito através de três entradas. A

entrada principal tem como "pórtico" uma avioneta, simbolizando o pioneirismo da aviação na Amadora (ver Pioneiros da Aviação Portuguesa).O Parque da Fantasia está ainda equipado com um teleférico, dois parques infantis vedados e uma zona de estadia equipada com estrutura de sombreamento.

 

Page 10: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE URBANO DR. ARMANDO ROMÃO

Este espaço de lazer da freguesia da Reboleira foi inaugurado em 1993. O nome Armando Romão surgiu em homenagem ao Vereador da Câmara Municipal da Amadora, entretanto falecido.

O Parque compreende zonas de desporto com campos de jogos, zona de recreio com um parque infantil, uma fonte e espaços verdes

Page 11: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE PINHEIRO BORGES

Este espaço ajardinado e de lazer da freguesia de Alfragide encontra-se equipado com mobiliário urbano e de recreio, e equipamento de recreio infantil, cujo tema são os Dinossáurios.

Possui boa arborização, amplos relvados e bancos.

O espaço foi requalificado em 2004.

Page 12: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE TERRA DA BONITA

Situado na freguesia da Falagueira, o Parque Terra da Bonita foi construído em 2005. Apresenta uma zona de estadia com cobertura de sombreamento e mobiliário urbano contemporâneo, papeleiras e conjuntos de mesas com bancos.

Conta ainda com um parque de estacionamento e uma zona ajardinada.

Junto ao limite Norte, encontra-se o Aqueduto das Águas Livres, que foi enquadrado pelo ajardinamento.

Page 13: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DO ZAMBUJAL

O Parque do Zambujal foi construído em 2004/05, ocupando uma área de cerca de 3 ha.

Situado na freguesia da Buraca, este Parque possui amplos relvados, arborização com predominância de espécies autóctones e galeria ripícola.

Tem dois campos de jogos, uma pista de patinagem e um relvado polivalente para jogos.

Está ainda dotado com uma rede de caminhos pedonais em saibro e pontes em madeira sobre a linha de água

A Norte, é atravessado pelo Aqueduto das Francesas, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres.

 

Page 14: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DA RIBEIRA

O Parque da Ribeira está localizado na freguesia da Buraca e abrange uma área de cerca de 2 ha.

Construído em 2000/01, possui amplos relvados, campos de jogos e dois parques infantis.

Além de uma rede de caminhos pedonais em saibro, tem também uma ponte em madeira sobre a linha de água e zonas de estar, com mesas e bancos. A ribeira de Algés corre junto ao limite Nascente.

Page 15: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE GOA

Com cerca de 1690 m2, este espaço verde urbano localiza-se na freguesia da Damaia. É dotado de um parque de estacionamento, mobiliário urbano, iluminação pública, um espaço central e uma zona com estrutura de sombra, equipada com conjuntos de mesas/bancos, permitindo a estadia e o convívio da população.

Foi construído em 2005.

Page 16: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE URBANO DA BURACA

O Parque Urbano da Buraca foi inaugurado em Abril de 1991, estando destinado ao recreio, lazer e à prática desportiva, contando com campos de jogos descobertos.No limite Norte, é atravessado pelo Aqueduto das Águas Livres.

Page 17: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DO LARGO DA PARREIRINHA

Em 2004, a requalificação do Parque do Largo da Parreirinha veio devolver uma zona verde de lazer à freguesia da Brandoa. Existem brinquedos infantis e baloiços no parque infantil, bem como diverso mobiliário urbano. Este espaço tem ainda uma zona de estadia e um campo de jogos descoberto.

Page 18: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora

PARQUE DA ILHA MÁGICA DO LIDO

Foi construído em 2005 e localiza-se na Freguesia da Venteira, entre a Ribeira de Carenque e a Ribeira da Amadora. Tem como tema a água e os desportos radicais.

Uma das maiores atracções da Ilha Mágica do Lido é um lago, com cerca de 500 m2 de área e de profundidade reduzida. No seu centro está uma ilha com um mastro central, cujo objectivo é trepar. Essa ilha deverá ser conquistada por crianças e pais que, para o efeito, poderão utilizar barcos, jangadas, pontes e rappel para atravessar a água.

Existem diversas zonas de recreio infantil: combinados com escorregas, molas para baloiçar, plataformas giratórias, estruturas de trepar, um slide e um teleférico. Na zona Sul do Parque, encontra-se uma pista para skates e bicicletas, para a realização de campeonatos nacionais e internacionais, e um circuito de manutenção. Para os adultos, são propostas diversas zonas de estadia e repouso ao longo do parque, equipadas com bancos, e uma área equipada com mesas e bancos para os mais idosos.

O Parque encontra-se fechado no período nocturno.No período diário, tem o seguinte horário de funcionamento:Verão: 9.00h às 20.00hInverno: 9.00h às 18.00h

A entrada é livre.

Page 19: Percursos Georeferenciados - Parques e Jardins da Amadora