percurso literário em santarém

7
1 Percurso literário em Santarém Roteiro Vamos constatar que a nossa Literatura e os conteúdos programáticos de Português estão presentes no nosso quotidiano: diariamente, convivemos com os nomes e as memórias de figuras maiores do nosso património linguístico e literário. Santarém é uma cidade intimamente ligada à história, à língua, à literatura e à cultura. Afinal, podemos estudar Português a partir do espaço envolvente! A. Roteiro 1. Santa Clara 2. S. Francisco 3. Estalagem da Felícia 4. Igreja de Nossa Senhora da Piedade 5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas 6. Largo do Seminário 7. Rua Serpa Pinto 8. Palácio Landal 9. Rua Luís de Camões 10. Largo da Atamarma 11. Jardim das Portas do Sol 12. Largo da Igreja da Graça 13. Biblioteca Braamcamp Freire 14. Igreja do Milagre 15. Igreja da Misericórdia 16. Largo ‘Fora de vila’ 17. Convento das Donas 18. Ruas Almeida Garrett e Lopo de Sousa Coutinho 19. Rua Frei Luís de Sousa 20. Convento de S. Domingos 21. Estátua de Frei Luís de Sousa (Jardim da Liberdade) 22. Palácio dos Condes de Unhão 23. Rua Guilherme de Azevedo Visita literária em SANTARÉM Os nossos objetivos: Contrastar a realidade atual com os textos/ ficção dos séculos XVII a XXI. Testemunhar a ligação física da cidade à Literatura e aos conteúdos programáticos de Português. Reconhecer os locais visitados como património/testemunha de realidades histórico-literárias. Estabelecer relações entre a Literatura e outras artes.

Upload: celeste-gregorio-lopes

Post on 21-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Um percurso literário em Santarém, a partir da obra 'Viagens na minha terra'.

TRANSCRIPT

Page 1: Percurso literário em Santarém

1

Percurso literário em Santarém

Roteiro

Vamos constatar que a nossa Literatura e os conteúdos programáticos de Português estão presentes

no nosso quotidiano: diariamente, convivemos com os nomes e as memórias de figuras maiores do nosso património linguístico e literário. Santarém é uma cidade intimamente ligada à história, à língua, à literatura e à cultura. Afinal, podemos estudar Português a partir do espaço envolvente!

A. Roteiro

1. Santa Clara 2. S. Francisco 3. Estalagem da Felícia 4. Igreja de Nossa Senhora da Piedade 5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas 6. Largo do Seminário 7. Rua Serpa Pinto 8. Palácio Landal 9. Rua Luís de Camões 10. Largo da Atamarma 11. Jardim das Portas do Sol 12. Largo da Igreja da Graça 13. Biblioteca Braamcamp Freire 14. Igreja do Milagre 15. Igreja da Misericórdia 16. Largo ‘Fora de vila’ 17. Convento das Donas 18. Ruas Almeida Garrett e Lopo de Sousa Coutinho 19. Rua Frei Luís de Sousa 20. Convento de S. Domingos 21. Estátua de Frei Luís de Sousa (Jardim da Liberdade) 22. Palácio dos Condes de Unhão 23. Rua Guilherme de Azevedo

Visita literária em SANTARÉM

Os nossos objetivos:

Contrastar a realidade atual com os textos/ ficção dos séculos XVII a XXI. Testemunhar a ligação física da cidade à Literatura e aos conteúdos programáticos de Português. Reconhecer os locais visitados como património/testemunha de realidades histórico-literárias. Estabelecer relações entre a Literatura e outras artes.

Page 2: Percurso literário em Santarém

2

No percurso pedestre em Santarém vamos:

testemunhar que Santarém é História, Arte e Literatura visitar, como Garrett, alguns monumentos de Santarém passear como Bocage deambular como Cesário observar a toponímia registar imagens anotar os pedaços que resistiram ao tempo e à gente que “...está fazendo e deixando fazer há mais de

século em Santarém.”

Em suma, vamos constatar o que Garrett afirmou nas Viagens na Minha Terra:

Roteiro – anotações

De cerúleo gabão, não bem coberto,

passeia em Santarém chuchado moço, mantido às vezes de sucinto almoço,

de ceia casual, jantar incerto;

dos esburgados peitos quase aberto, versos impinge por miúdo e grosso;

e do que em frase vil chamam caroço, se o quer, é vox clamantis in deserto.

Pede às moças ternura, dão-lhe motes! Que tendo um coração como estalage, vão nele acomodando a mil pexotes.

Sabes, leitor, quem sofre tanto ultraje, cercado de um tropel de franchinotes?

É o autor do soneto - é o Bocage!

Santarém é um livro de pedra em que a mais interessante e poética parte das nossas crónicas está escrita. Rico de iluminuras, de recortados, de florões, de imagens, de arabescos e arrendados primorosos, o livro era o mais belo e precioso de Portugal. Encadernado em esmalte de verde e prata pelo Tejo e suas ribeiras, fechado a broches de bronze por suas fortes muralhas góticas, o magnífico livro devia durar sempre enquanto a mão do criador se não estendesse para apagar as memórias da criatura.

Page 3: Percurso literário em Santarém

3

Page 4: Percurso literário em Santarém

4

http://www.panoramio.com/map/#lt=39.237628&ln=-8.685400&z=1&k=1&a=1&tab=1&pl=all

As Viagens e a atualidade

‘Fora de vila é um vasto largo, irregular e caprichoso como um poema romântico; (…) Palácios, conventos, igrejas ocupam gravemente e tristemente os seus antigos lugares, enfileirados sem ordem aos lados daquela imensa praça…’

Page 5: Percurso literário em Santarém

5

1. Convento do Sítio (de Jesus) À esquerda o imenso convento do Sítio ou de Jesus…

2. Convento das Donas logo o das Donas…

3. Convento de S. Domingos …depois o de S. Domingos, célebre pelo jazigo do nosso Fausto português…

Page 6: Percurso literário em Santarém

6

4. Convento de S. Francisco …e ao pé as baixas arcadas góticas de S. Francisco…

5. Convento de Santa Clara …Defronte o antiquíssimo mosteiro das Claras…

6. Palácio dos Condes de Unhão …aquela massa negra é o resto ainda soberbo do já imenso palácio dos condes de Unhão

7. Portas do Sol …sentámo-nos ali a gozar da majestosa vista…

Page 7: Percurso literário em Santarém

7

8. Porta da Atamarma …Inclinando um pouco à direita, demos na chamada porta de Atamarma…

9. Largo da Igreja da Graça …fomos passar diante do arrendado e elegante frontispício gótico da Graça…

10. Biblioteca Braamcamp Freire …Fomos seguindo até casa do barão de A. (barão de Almeirim)…

11. Igreja do Milagre …A visita ao Santo Milagre não é completa sem se ir ver a casa onde ele se operou…

12. Largo do Seminário / Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Colégio dos Jesuítas …estamos no Colégio, edifício grandioso, vasto, magnífico…

Fotografias captadas por alunos da ESSB em visita de estudo, exceto a 1ª, de Luís Lopes.