pensamento científico: uma visão geral unidade 2 criando trabalhos acadêmicos

29
Pensamento científico: Pensamento científico: Uma Visão Geral Uma Visão Geral Unidade 2 Unidade 2 Criando trabalhos Criando trabalhos acadêmicos acadêmicos

Upload: internet

Post on 21-Apr-2015

114 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Pensamento científico: Uma Pensamento científico: Uma Visão GeralVisão Geral

Unidade 2Unidade 2

Criando trabalhos Criando trabalhos acadêmicosacadêmicos

Page 2: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

As diferenças entre senso As diferenças entre senso crítico e o senso comumcrítico e o senso comum

• As pessoas que não estão habituadas as As pessoas que não estão habituadas as pesquisas e com métodos científicos, utilizam o pesquisas e com métodos científicos, utilizam o “senso comum”,“senso comum”, para emitir opiniões sobre para emitir opiniões sobre fatos, através de informações ou experiências fatos, através de informações ou experiências casuais.casuais.

• Porém os cientistas buscam a verdade através Porém os cientistas buscam a verdade através do do “senso crítico”,“senso crítico”, na medida que procura na medida que procura evidenciar as causas e a lógica de suas evidenciar as causas e a lógica de suas ocorrências.ocorrências.

Page 3: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA PRÁTICAPRÁTICA

• Método históricoMétodo histórico remete aos pesquisadores o resgate das remete aos pesquisadores o resgate das raízes daquilo que pretende pesquisar, por exemplo, a vida, raízes daquilo que pretende pesquisar, por exemplo, a vida, as instituições. as instituições.

• Método comparativoMétodo comparativo, com a finalidade de reconhecer , com a finalidade de reconhecer semelhanças ou diferenças, ex: confrontar 2 histórias, e ver semelhanças ou diferenças, ex: confrontar 2 histórias, e ver em cada uma delas, se o mesmo fenômeno evoluiu, no em cada uma delas, se o mesmo fenômeno evoluiu, no tempo e em função das mesmas condições. tempo e em função das mesmas condições.

• Método do estudo de casoMétodo do estudo de caso, é definido como um estudo , é definido como um estudo profundo, amplo, detalhado, e justificável (verdadeiro). Ex: profundo, amplo, detalhado, e justificável (verdadeiro). Ex: Estudo do financeiro de uma empresaEstudo do financeiro de uma empresa

Page 4: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA MÉTODOS DE APLICAÇÃO DA PRÁTICAPRÁTICA

• Método estatístico ou matemáticoMétodo estatístico ou matemático, dados , dados manipulados estatisticamente, característico de frieza manipulados estatisticamente, característico de frieza e credibilidade dos números, ex: pesquisa política, que e credibilidade dos números, ex: pesquisa política, que poderá sofrer alterações pois somos imprevisíveis.poderá sofrer alterações pois somos imprevisíveis.

• EtnografiaEtnografia [...] é o estudo de pessoas e de grupos, em primeira [...] é o estudo de pessoas e de grupos, em primeira

mão, durante um período de tempo, que utiliza a mão, durante um período de tempo, que utiliza a observação participante ou entrevistas para desvendar observação participante ou entrevistas para desvendar o comportamento social. (GIDDENS 2004, p. 514) o comportamento social. (GIDDENS 2004, p. 514)

Page 5: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

A diversidade de A diversidade de trabalhos acadêmicostrabalhos acadêmicos

• TIPOS :TIPOS :1.1. Trabalhos de graduação:Trabalhos de graduação: Iniciação científica, Iniciação científica,

devendo ser apresentados dentro de uma devendo ser apresentados dentro de uma sistemática e raciocínio científico, assimilando sistemática e raciocínio científico, assimilando um conteúdo específico. um conteúdo específico.

2.2. Trabalhos de final de curso ou Trabalho de Trabalhos de final de curso ou Trabalho de conclusão de curso(TCC):conclusão de curso(TCC): Reflexão sobre Reflexão sobre determinados temas, e transpor idéias para o determinados temas, e transpor idéias para o papel na forma de pesquisa ou relatório.papel na forma de pesquisa ou relatório.

Page 6: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

A diversidade de A diversidade de trabalhos acadêmicostrabalhos acadêmicos

• TIPOS :TIPOS :3.3. MonografiaMonografia ( especialização ), parecida com ( especialização ), parecida com

trabalho de final de curso, apenas para obter trabalho de final de curso, apenas para obter título de especialista em curso de pós- graduação.título de especialista em curso de pós- graduação.

4.4. Dissertações:Dissertações: direcionada para pós-graduação, é direcionada para pós-graduação, é uma reflexão sobre determinado assunto, sobre uma reflexão sobre determinado assunto, sobre idéias expostas de maneira ordenadas e idéias expostas de maneira ordenadas e fundamentadas.fundamentadas.

5.5. Tese:Tese: Usada para mestrado, para expor algo novo Usada para mestrado, para expor algo novo e inédito naquele campo do conhecimento.e inédito naquele campo do conhecimento.

Page 7: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

A diversidade de A diversidade de trabalhos acadêmicostrabalhos acadêmicos

• TIPOS :TIPOS :6.6. Artigos periódicos e eventos científicos:Artigos periódicos e eventos científicos: Busca Busca

idéias novas ao público interessado, através de idéias novas ao público interessado, através de estudos realizados. Aqui lembramos do estudos realizados. Aqui lembramos do paperpaper, , muito comum aos artigos, que é adotado na muito comum aos artigos, que é adotado na UNIASSELVI.UNIASSELVI.

7.7. Comunicação científica:Comunicação científica: Baseada em um relato Baseada em um relato público, apresentação do que o pesquisador público, apresentação do que o pesquisador concluiu até aquele momento da sua pesquisa, concluiu até aquele momento da sua pesquisa, porém de uma forma objetiva.porém de uma forma objetiva.

Page 8: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Elementos constitutivos dos Elementos constitutivos dos Trabalhos AcadêmicosTrabalhos Acadêmicos

PARTE EXTERNA CAPA

PARTE INTERNA Elementos Pré-Textuais Capa;Folha de Rosto;Folha de apresentação

    Dedicatória(s) (Opcional);Agradecimentos(s) ( Opcional)

    Resumo em língua vernácula;Resumo em língua estrangeira

    Lista de ilustrações(opcional);Lista de tabelas (opcional)

    Lista de abreviaturas e siglas(opcional);Sumário

  Elementos Textuais Introdução

    Desenvolvimento

    Conclusão ou Considerações Finais

  Elementos Pós-Textuais Referências

    Apêndice(s) (opcional)

    Anexo(s) (opcional)

    Índice(s) (opcional)

Fonte: Elaborado pelos autoresFonte: Elaborado pelos autores

Page 9: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Elementos constitutivos dos Elementos constitutivos dos Trabalhos AcadêmicosTrabalhos Acadêmicos

• ELEMENTOS PRÉ - TEXTUAIS:ELEMENTOS PRÉ - TEXTUAIS: Capa;Folha de Rosto;Folha de apresentação; Capa;Folha de Rosto;Folha de apresentação;

Dedicatória(s) (Opcional);Dedicatória(s) (Opcional); Agradecimentos(s) (Opcional); Resumo em língua Agradecimentos(s) (Opcional); Resumo em língua

vernácula;Resumo em língua estrangeira; vernácula;Resumo em língua estrangeira; Lista de ilustrações(opcional);Lista de tabelas Lista de ilustrações(opcional);Lista de tabelas

(opcional); Lista de abreviaturas e (opcional); Lista de abreviaturas e siglas(opcional);Sumário.siglas(opcional);Sumário.

Page 10: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Elementos constitutivos dos Elementos constitutivos dos Trabalhos AcadêmicosTrabalhos Acadêmicos

ELEMENTOS TEXTUAIS:ELEMENTOS TEXTUAIS: Introdução:Introdução: As razões da pesquisa de tal tema, idéias As razões da pesquisa de tal tema, idéias

centrais do trabalho. Justificativa do tema e o objetivo centrais do trabalho. Justificativa do tema e o objetivo da pesquisa.da pesquisa.

Desenvolvimento:Desenvolvimento: Revisão literária, permite ao leitor Revisão literária, permite ao leitor conhecer o tema, o que tem sido comentado em conhecer o tema, o que tem sido comentado em torno do assunto ( livros, periódicos, internet). torno do assunto ( livros, periódicos, internet). Momento de elaboração do texto.Momento de elaboração do texto.

Conclusão ou considerações finais:Conclusão ou considerações finais: Resumo Resumo sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho.do trabalho.

Page 11: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAISELEMENTOS PÓS – TEXTUAISReferências – bibliográficas e eletrônicas, utiliza-se Referências – bibliográficas e eletrônicas, utiliza-se

ABNT, para normatizar as referências apontados ABNT, para normatizar as referências apontados durante o trabalho.(unidade 3, mais detalhes)durante o trabalho.(unidade 3, mais detalhes)

Apêndices – documentos auxiliares, como:tabelas, Apêndices – documentos auxiliares, como:tabelas, entrevistas, formulários,elaborado pelo autor.entrevistas, formulários,elaborado pelo autor.

Anexos – não elaborado pelo autor, tais como: Anexos – não elaborado pelo autor, tais como: tabelas, gráficos, organogramas tabelas, gráficos, organogramas

Elementos constitutivos dos Elementos constitutivos dos Trabalhos AcadêmicosTrabalhos Acadêmicos

Page 12: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Orientações para digitação:Orientações para digitação:• fonte texto fonte texto times new romantimes new roman, 12;, 12;• 3cm na margem superior e 3cm margem da esquerda, 2cm margem inferior e 2cm 3cm na margem superior e 3cm margem da esquerda, 2cm margem inferior e 2cm

margem direita;margem direita;• espaçamento de linha 1,5;espaçamento de linha 1,5;• títulos separados dos textos por 1,5cm entre linhas;títulos separados dos textos por 1,5cm entre linhas;• folhas numeradas a partir da folha de rosto;folhas numeradas a partir da folha de rosto;• citações e notas de rodapé com fonte 10.citações e notas de rodapé com fonte 10.

as referências apontados durante o trabalho.as referências apontados durante o trabalho.Apêndices – docEumentos auxiliares, como:tabelas, entrevistas, formulários,elaborado Apêndices – docEumentos auxiliares, como:tabelas, entrevistas, formulários,elaborado

pelo autor.pelo autor.Anexos – não elaborado pelo autor, tais como: tabelas, gráficos, organogramas Anexos – não elaborado pelo autor, tais como: tabelas, gráficos, organogramas

Uniformização Gráfica de Uniformização Gráfica de trabalhos acadêmicostrabalhos acadêmicos

Page 13: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

Para poder publicar os resultados dos seus trabalhos, Para poder publicar os resultados dos seus trabalhos, terá que adequá-los ao formato terá que adequá-los ao formato paperpaper, adotado aqui , adotado aqui

na UNIASSELVI.na UNIASSELVI.

O PAPERO PAPER

Similar ao artigo científico, iremos nos familiarizar Similar ao artigo científico, iremos nos familiarizar a este tipo de publicação, a seguir as orientações para a este tipo de publicação, a seguir as orientações para

configuração do configuração do paperpaper

Geralmente apresentam de seis a doze páginas...Geralmente apresentam de seis a doze páginas...

Page 14: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

ARTIGO E PAPER SÃO SIMILARESARTIGO E PAPER SÃO SIMILARESO PAPERO PAPER

Segundo Lakatos e Marconi(1991) em relação as Segundo Lakatos e Marconi(1991) em relação as características dos características dos artigos:artigos:

a – não se constituem em matéria de um livro;a – não se constituem em matéria de um livro;b – são publicadas em pesquisas e periódicos especializados;b – são publicadas em pesquisas e periódicos especializados;c – permitem ao leitor, por serem completos, repetir a c – permitem ao leitor, por serem completos, repetir a

experiência.experiência. Podendo ser Podendo ser artigo original ou de revisãoartigo original ou de revisão, ambos analisam e , ambos analisam e

discutem informações, o primeiro temas próprios e o segundo discutem informações, o primeiro temas próprios e o segundo informações já publicadasinformações já publicadas

Page 15: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

PAPER apresenta o formato gráfico do ARTIGO, é o fato de PAPER apresenta o formato gráfico do ARTIGO, é o fato de comunicar, além de resultados de pesquisa, idéias, de maneira clara comunicar, além de resultados de pesquisa, idéias, de maneira clara e objetiva, ou ainda refletir a análise de um determinado tema.e objetiva, ou ainda refletir a análise de um determinado tema.

A escolha do assunto deve fazer com que o autor se sinta realizado A escolha do assunto deve fazer com que o autor se sinta realizado ao escrever sobre ele.ao escrever sobre ele.

ARTIGO E PAPER SÃO SIMILARES ARTIGO E PAPER SÃO SIMILARES

Page 16: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER O paper O paper não énão é (ROTH,1994,P.4): (ROTH,1994,P.4): (a) um resumo de um artigo ou livro(ou outra fonte);(a) um resumo de um artigo ou livro(ou outra fonte); (b)idéias de outras pessoas,repetidas não criticamente;(b)idéias de outras pessoas,repetidas não criticamente; (c)uma série de citações,não importa se habitualmente (c)uma série de citações,não importa se habitualmente

postas juntas;postas juntas; (d) opinião pessoal não evidenciada,não (d) opinião pessoal não evidenciada,não

demonstrada;demonstrada; (e) cópia do trabalho de outra pessoa sem reconhecê-la, (e) cópia do trabalho de outra pessoa sem reconhecê-la,

quer o trabalho seja ou não publicado,profissional ou quer o trabalho seja ou não publicado,profissional ou amados: ISTO É PLÁGIOamados: ISTO É PLÁGIO

Page 17: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

exemplo_paper_2010.doc

Page 18: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,pag.168pag.168

ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS: ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS: 1- Cabeçalho:1- Cabeçalho:

a) Título deve ser claro e preciso, a fim de identificar o a) Título deve ser claro e preciso, a fim de identificar o conteúdo do paper.conteúdo do paper.

b) Subtítulo é opcionalb) Subtítulo é opcional

c) Nome do(s) autor(s)inserido após o título e c) Nome do(s) autor(s)inserido após o título e subtítulo(quando houver)subtítulo(quando houver)

d)Instituição, curso/habilitação e disciplina: inseridos após d)Instituição, curso/habilitação e disciplina: inseridos após a indicação da autoria,ex: Centro Universitário Leonardo a indicação da autoria,ex: Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVIda Vinci – UNIASSELVI

e) Data: inserida na última linha do cabeçalho,no formato e) Data: inserida na última linha do cabeçalho,no formato dd/mm/aadd/mm/aa

Page 19: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS: ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS: 2- Resumo:2- Resumo:

Elemento essencial, em um único parágrafo, Elemento essencial, em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho, no destacando os pontos mais relevantes do trabalho, no máximo 15 linhas ou 150 palavras.máximo 15 linhas ou 150 palavras.

Divide-se em fragmentos de 1 a 5 :Divide-se em fragmentos de 1 a 5 :

1- O assunto tratado; 1- O assunto tratado;

2 – O objetivo do trabalho; 2 – O objetivo do trabalho;

3 – método;3 – método;

4- resultados e 4- resultados e

5- conclusão.5- conclusão.

Page 20: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS: ELEMENTOS PRÉ – TEXTUAIS:

3- Palavra chave:3- Palavra chave:

Palavras e expressões que representam o Palavras e expressões que representam o assunto abordado no artigo. São 3 palavras assunto abordado no artigo. São 3 palavras separadas entre si.separadas entre si.

Page 21: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS:

1 - Introdução:1 - Introdução: Delimitação do assunto, objetivos, Delimitação do assunto, objetivos, justificativa e outros elementos necessários(metodologia justificativa e outros elementos necessários(metodologia adotada na pesquisa) . No último parágrafo deve mostrar adotada na pesquisa) . No último parágrafo deve mostrar para o leitor a estrutura do artigo,ex: Inicialmente se para o leitor a estrutura do artigo,ex: Inicialmente se abordará... ou Primeiramente...abordará... ou Primeiramente...

2 - Desenvolvimento:2 - Desenvolvimento: Uso de livros, revistas, e Uso de livros, revistas, e identificar seus autores, obra, para incluir nas referências.identificar seus autores, obra, para incluir nas referências.

Fundamentação teórica( citações), procedimentos Fundamentação teórica( citações), procedimentos metodológicos(métodos, população) resultados e metodológicos(métodos, população) resultados e discussão(gráficos, tabelas)discussão(gráficos, tabelas)

Page 22: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS:

2.1 – Citações: 2.1 – Citações: São informações extraídas de São informações extraídas de outras fontes, ou seja, não elaboradas pelos outras fontes, ou seja, não elaboradas pelos acadêmicos e sim por autores, caso não identificarmos acadêmicos e sim por autores, caso não identificarmos as nossas fontes, estaremos cometendo plágio.as nossas fontes, estaremos cometendo plágio.

Fundamentação teórica precisa de citações, Fundamentação teórica precisa de citações,

EX:EX:

As citações “[...]se revelam úteis para sustentar As citações “[...]se revelam úteis para sustentar o que se afirma pelo autor no decorrer do seu o que se afirma pelo autor no decorrer do seu raciocínio”(OLIVEIRA NETTO, 2006,p. 112). raciocínio”(OLIVEIRA NETTO, 2006,p. 112).

Page 23: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS:

2.1 – Citações podem ser 2.1 – Citações podem ser • LONGAS = Mais de 3 linhas, formato bloco, as letras LONGAS = Mais de 3 linhas, formato bloco, as letras

estarão em times new roman 10, espaçamento normal estarão em times new roman 10, espaçamento normal entre linhas, recuo de 4cm da esquerda.entre linhas, recuo de 4cm da esquerda.

• CURTAS = Com até 3 linhas, recebem aspas no início e CURTAS = Com até 3 linhas, recebem aspas no início e no fim, como a citada anteriormente, a letra continua no fim, como a citada anteriormente, a letra continua no mesmo tamanho do restante do texto, times new no mesmo tamanho do restante do texto, times new roman, 12; espaçamento de 1,5 entre linhas.roman, 12; espaçamento de 1,5 entre linhas.

exemplo de citação.doc

Page 24: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS:

2.2- Figuras 2.2- Figuras Complementam e ajudam a ilustrar o trabalho, Ex: Complementam e ajudam a ilustrar o trabalho, Ex:

FIGURA FIGURA 12 ( em que 12 representa o número da Figura), 12 ( em que 12 representa o número da Figura), no no centro e acima da figura.Logo abaixo da figura, indica-centro e acima da figura.Logo abaixo da figura, indica-se a fonte, devendo aparecer a expressão FONTE:se a fonte, devendo aparecer a expressão FONTE:

2.3 – Gráficos2.3 – Gráficos Semelhante as figuras, os gráficos facilitam a Semelhante as figuras, os gráficos facilitam a

compreensão dos dados numéricos, em função da compreensão dos dados numéricos, em função da apresentação(cores, linhas)apresentação(cores, linhas)

Page 25: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

2.4- Tabelas 2.4- Tabelas Da mesma forma das figuras, gráficos e quadros, as Da mesma forma das figuras, gráficos e quadros, as

tabelas são representações numéricas de dados tabelas são representações numéricas de dados quantitativos , sempre obedecendo as normas ABNT. quantitativos , sempre obedecendo as normas ABNT. Para apresentar corretamente as tabelas ao longo do Para apresentar corretamente as tabelas ao longo do paper:paper:

a)a) As tabelas devem conter número independenteAs tabelas devem conter número independente

b)b) Na parte superior da tabela deve haver: TABELA Na parte superior da tabela deve haver: TABELA 11, em , em que que 11 é o número da ordem do texto, e se separa o é o número da ordem do texto, e se separa o título por hífen da palavra TABELA.título por hífen da palavra TABELA.

c)c) No rodapé deve indicar a fonte, assim: FONTE:No rodapé deve indicar a fonte, assim: FONTE:

Page 26: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS:

2.5 Quadros 2.5 Quadros Assim como gráficos, tabelas e figuras, podemos inserir Assim como gráficos, tabelas e figuras, podemos inserir

quadros.Quadros e tabelas são semelhantes, com tudo é quadros.Quadros e tabelas são semelhantes, com tudo é um conjunto de palavras, dispostas em linhas e colunas, um conjunto de palavras, dispostas em linhas e colunas, com ou sem indicações de dados numéricos.com ou sem indicações de dados numéricos.

2.6– Notas de Rodapé 2.6– Notas de Rodapé • Indicar a fonte de onde é tirada a citaçãoIndicar a fonte de onde é tirada a citação• Inserir reflexões e acréscimos pertinentesInserir reflexões e acréscimos pertinentes• Definir conceitos e termos utilizados no textoDefinir conceitos e termos utilizados no texto

Page 27: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

ELEMENTOS TEXTUAIS: ELEMENTOS TEXTUAIS: 2.7 – Títulos de 2.7 – Títulos de seções seções SEÇÃO EXEMPLO FORMATAÇÃO

Primárias 1 INTRODUÇÃO Maiúsculas, em negrito, alinhadas à

  2 MERCADO COMPETITIVO esquerda

  3 NETWORKING  

  4 A CONSTRUÇÃO DA MARCA  

  5 CONHECENDO O MARKETING PESSOAL  

Secundárias 5.1 PRODUTO Maiúsculas, sem negrito,

  5.2 PREÇO alinhadas à esquerda

  5.3 PROMOÇÃO  

  5.4 PONTO DE DISTRIBUIÇÃO  

Terciárias, 5.4.1 Critérios para avaliação Apenas a primeira letra em maiúsculas,

quaternárias,   alinhadas à esquerda

quinárias…    

Page 28: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER,

CONFIGURAÇÕES FINAISCONFIGURAÇÕES FINAIS• Apresentações das conclusões, contribuições Apresentações das conclusões, contribuições

de seu trabalho e sugestões para estudos de seu trabalho e sugestões para estudos futuros.futuros.

Page 29: Pensamento científico: Uma Visão Geral Unidade 2 Criando trabalhos acadêmicos

O PAPERO PAPER

A ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPERA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PAPER

ELEMENTOS PÓS - TEXTUAIS:ELEMENTOS PÓS - TEXTUAIS:

1 – Referências: 1 – Referências: Apresenta-se em todos os Apresenta-se em todos os documentos consultados para o paper. Cada documentos consultados para o paper. Cada documento (livro, artigo de livro, sites ou documento (livro, artigo de livro, sites ou artigos on-line)artigos on-line)

2 – Apêndice e anexos2 – Apêndice e anexos: : Funcionam Funcionam como materiais suplementares, afim de como materiais suplementares, afim de complementar sua argumentação.complementar sua argumentação.