pele que fala

14
apresenta: UMA EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE A HISTÓRIA DA PINTURA CORPORAL NO MUNDO

Upload: ricardo-maia

Post on 25-Jul-2015

45 views

Category:

Marketing


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pele que Fala

apresenta:

UMA EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBREA HISTÓRIA DA PINTURA CORPORAL

NO MUNDO

Page 2: Pele que Fala

“A Pele que Fala” será uma exposição interativa sobre a arte da pintura corporal no mundo.

Mais do que um fenômeno de manifestação globalizada, vamos mostrar que essa forma de expressão cultural é muito antiga.

Desde seus primórdios o homem se utiliza de seu próprio corpo e, mais especificamente de sua pele para manifestar, expressar seus sentimentos e expor sua sociedade e cultura.

A exposição vai apontar para as variadas formas que o homem recorre para retratar seu tempo e superar a efemeridade da vida. Dentre elas estão a pintura corporal indígena brasileira e a febre mais recente das tatuagens que superam o mero gesto estético e contam verdadeiras histórias de vida através da arte e das mensagens impressas no corpo.

Por ser um tema de grande interesse do momento (cultura, estética e curiosidades), contaremos com grande visibilidade para o projeto nos principais meios de comunicação.

Estimamos um público superior a 5 mil pessoas por 3 dias de evento, em São Paulo – SP.

Page 3: Pele que Fala

Ficha Técnica:

. 3 dias de evento em São Paulo – SP: sexta, sábado e domingo – datas a definir

. Horário de funcionamento: das 09 as 17 horas

. Entrada gratuita

. Conteúdo: painéis, fotos, vídeos, obras de arte e artesanato, atividades interativas

. Público total previsto superior a 5 mil pessoas

. Equipe técnica de aproximadamente 50 profissionais

Page 4: Pele que Fala

Fotos de Referência

Page 5: Pele que Fala

A exposição será distribuída nas seguintes áreas:

Pintura na Pele: A exposição se inicia com imagens de pintura corporal de tribos indígenas brasileiras. Neste momento retrata-se o uso da pintura para mostrar momentos do cotidiano, sagrado, guerra, festas e simplesmente de estética. Apresenta também o uso da pintura de Hena no Norte da África, Médio Oriente e Sul da Ásia sua história e utilização. A arte dos aborígenes australianos que tem início na pré-história e passou a ser referência da cultura da Austrália a partir da década de 50.

Projeção da pintura corporal em objetos: Nesse momento a exposição mostra que outro recurso de expressão de arte corporal se faz de forma “projetada”, assim, podem ser vistos objetos que retratam a cultura de um povo em objetos do cotidiano. Este é o caso das bonecas Karajás que desde a pré-história apresentam seu dia a dia através da arte. Estas bonecas são pintadas como as mulheres da tribo e retratam suas atividades diárias. Também mostraremos artes como as bonecas de porcelana tatuadas, a tatuagem na moda, e por aí vai.

Page 6: Pele que Fala

A arte da Tatuagem: Trata-se do ápice da exposição em que conta a história da tatuagem e sua aceitação oscilante na sociedade, pois, ora ela é bem vista, ora é considerada marginal. Pretende-se apresentar o uso das tatuagens em diversos nichos culturais e sua forma de expressão sócio-cultural nos dias atuais. Procura-se apontar para seu uso banal como forma de manifestar “amor eterno” que muitas vezes é efêmero. Da forma exclusiva a determinados grupos(marinheiros, gangues, presidiários) à popularização através de artistas, celebridades e do público em geral.

Todo o acervo a ser exibido será prospectado em museus brasileiros, junto à consulados, artistas tatuadores, artistas plásticos e junto aos estilistas que se utilizaram da idéia de tatuagem para criarem suas peças. Pretende-se buscar vídeos e imagens que possam ilustrar a exposição em estúdios de tatuadores no Brasil e exterior.

Page 7: Pele que Fala

Atrações interativas:

• Aplicativo onde o público interage escolhendo celebridades e tatuagens para elas. Ex: Audrey Hepburn e uma tatoo de um gato ou caveira, etc

• Um dia com alguns tatuadores que farão tatuagens no público- com agendamento e limitação prévia

• Coletar depoimentos de pessoas explicando porque se tatuaram ou gostariam de se tatuar, com exibição na exposição

• Disponibilizar informações, fotos e curiosidades no Instagram, Pinterest, Facebook

• Fotografar e divulgar visitantes tatuados que desejarem ver suas tatuagens nas redes sociais

Page 8: Pele que Fala

Fotos de Referência

Page 9: Pele que Fala

Mídia:

• Anúncios em jornais locais de grande circulação• Chamadas em rádios locais de grande audiência• Cartazes posicionados em locais de grande circulação do público• Filipetas distribuídas gratuitamente• Programa da exposição• Site do projeto• Redes sociais• Assessoria de imprensa

Page 10: Pele que Fala

Fotos de Referência

Page 11: Pele que Fala

Quem somos:

• Jeanlise Velloso Couto: arqueóloga formada pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, atuou em diversas escavações com foco histórico e pré-histórico. Foi uma das pioneiras em escavação de salvamento em hidrelétricas como as que ocorreram na Amazônia durante a construção da Hidrelétrica de Balbina- Amazonas, AM, projeto sob imposição do Banco Mundial com vistas a minimizar os impactos ambientais na região. Atuou também em escavações de sambaquis no Estado do Rio de Janeiro e junto à equipe franco-brasileira do Musée de L'Homme/ CNRSS Paris e Universidade de São Paulo nas pesquisas de ocupação humana pré-histórica no interior do Estado de São Paulo. Foi também Produtora do evento “Qualidade de Vida e Viver Bem”, realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Page 12: Pele que Fala

Quem somos:

• Ricardo Maia: publicitário (com especialização em Administração de Marketing pela FGV), produtor cultural e há mais de 20 anos vem realizando projetos culturais e de entretenimento em conjunto com diversas empresas nacionais e internacionais. Trabalhou em agências de publicidade (atendimento e criação) e na produção de comerciais para TV (Coca-Cola, McDonald´s, entre outros). Implantou e coordenou a Gerência de Projetos Especiais da CIE – Corporação Interamericana de Entretenimento (atual Time For Fun) – uma das maiores empresas de entretenimento ao vivo do mundo, responsável por trazer para o Brasil grandes produções como Eric Clapton Tour, Les Misérables, A Bela e A Fera, Ópera Carmina Burana, entre outros, e proprietária de casas de espetáculo como o Credicard Hall, Teatro Abril, Citibank Music Hall. Prestou assessoria em Marketing Cultural e de Entretenimento para diversas empresas como Sunshine Entertainment, Clear Channel Entertainment (maior empresa de entretenimento ao vivo do mundo), Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, entre outras. A partir de 2009, a Ricardo Maia Produções Artísticas passou a coordenar a programação cultural de espaços como o World Trade Center São Paulo (Teatro WTC, arena multiuso Golden Hall e área de eventos do Shopping D&D), e Shopping Villa-Lobos, entre outros - realizando mais de trinta atrações culturais por ano.

Page 13: Pele que Fala
Page 14: Pele que Fala

Contato:

Ricardo Maia(11) 2667-9428, [email protected]