peixe - comaalgosaudavelpormim.com.br · peixe é essencial para quem busca saúde, ainda nos...

9

Upload: nguyenduong

Post on 25-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Peixe é essencial para quem busca saúde, ainda nos deparamos com muitos pacientes que não comem peixe porque acham difícil de fazer ou por que não sabe onde e como comprar. Enfim são muitas dúvidas que te impedem de consumir um alimento tão bom para nosso corpo.

Você sabe escolher um bom peixe?O que você deve prestar atenção na hora que

for escolher um peixe fresco?

AparênciaUm peixe fresco deve estar mantido sob

refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo. Na aparência não pode apresentar manchas, nem conter furos e cortes em sua superfície. As esca-mas têm que estar firmes e resistentes e de colora-ção translúcida e brilhante. A pele tem que estar úmida e bem aderida.

OlhosOs olhos não podem apresentar pontos es-

branquiçados no centro, devem estar brilhantes e ocupar toda a cavidade ocular. A membrana que reveste as brânquias deve oferecer resistência à sua abertura e a parte interna dela deve estar brilhante e vermelha apresentando vasos sanguí-neos cheios e fixos. As brânquias devem apresen-tar as mesmas características da membrana e não apresentar mucos observados como um líquido pastoso.

Consistência, odor e corO abdômen deve ter boa elasticidade e esta-

rem fortemente aderidos aos ossos. O odor e a cor

devem estar de acordo com a espécie escolhida.

ArmazenamentoSe você optar por comprar peixe congelado,

verifique se o produto está armazenado na tempe-ratura indicada na embalagem. Ele deve estar rí-gido e não apresentar líquidos do contrário indica-ria sinal de descongelamento e má armazenagem.

Temperos, eles que dão o charme em

qualquer preparação e em receitas com peixe eles são essenciais

Saiba quais ervas e temperos combinam com peixes e frutos do mar

Acafrão, nosso queridinho, já falamos tanto dos benefícios do açafrão, tem até vídeo no canal nutribruxa explicando seus benefícios. Vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?-v=Sk6OMZJzE5I

Alho Poró: é um alimento ainda pouco usado em nossa culinária, saiba que ele pode substituir o alho, pique bem e refogue com cebola, suas receitas vão ganhar outro sabor.

Coentro: não tem meio tempero quando assunto é coentro, ou amam ou odeiam, seu aroma e sabor característico dão um toque especial nos pratos com peixe. E ele tem propriedades incrí-veis. Ele tem ação depurativa, ou seja, elimina do nosso organismo o que não precisamos, em espe-cial metais tóxicos.

Essa receita é tão versátil que você pode via-jar na criatividade. Vale incluir de tudo, rodelas de cenoura, brócolis, salsão, ervas frescas, curry, pimenta. Azeite ou manteiga são essências para o peixe incorporar o sabor dos temperos. E você pode incrementar com leite de coco, suco de maracujá, limão, laranja e até abacaxi. Você cria a receita que quiser. Aprendendo a técnica, você cria a receita que quiser. E aí, você une a fome com a vontade de comer, faz um prato que é fonte de prazer e saúde ao mesmo tempo

Vamos ao passo a passo:Antes de mais nada corte um pedaço de papel

manteiga, grande o suficiente para fazer uma trouxinha;

Coloque a posta de peixe no centro do papelAcrescente por exemplo, cebola roxa e alho

poróTempere com sal e pimenta do reino moída. Coloque um pouco de azeite. Feche o Papelote. A ideia é fechar bem alti-

nho, deixando um pouco de ar, feche bem para que o vapor não saia. É isto que faz com que sua casa não fique com cheiro de peixe.

Leve para o forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos.

Almôndega de peixe Ingredientes:500g de linguado ou pescada limpa½ cebola picada1 dente de alhoraspas de 1 limão

Manjerona: tem o sabor bem próximo do orégano. Na medicina tradicional chinesa é muito usada como estimulante do aparelho digestivo, combatendo gases, cólicas e gastrite. Inalação com folhas de manjerona é um espetáculo para sinusite.

Tomilho: está ansioso, fadigado? Tome uma xícara de chá de tomilho por dia, ele tem uma excelente ação sedativa. Seu óleo essencial Timol, é um poderoso antioxidante. Outra dica é fazer um chá de tomilho bem concentrado, com as ervas maceradas e fazer bochechos para curar feridas e aftas.

E aí vai nossa dica de tempero pronto

caseiro para peixes: separe em quantidades iguais manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro e tomilho, as ervas devem estar secas ok? Coloque as ervas em um pote com um pouco de sal rosa. Quando for fazer alguma preparação com peixe use esse mix de ervas para temperar o peixe.

ReceitasPeixe no papeloteEssa forma de preparo é um clássico que não

poderia faltar em nosso ebook. Sabe aquela estó-ria, ahh, mas peixe deixa a casa cheirado a peixe. Com peixe no papelote não tem essa. A trouxinha de papel retém não só os aromas, mas também os sabores do peixe, Ele fica suculento e perfumado.

3 colheres de sopa de hortelã picada 1 colher de chá de sal1 pitada de pimenta do reinoazeite para untar

Modo de preparo:Preaqueça o forno a 180C. Com o auxílio de

um pedaço de papel toalha, unte uma assadeira grande com azeite

No processador de alimentos, bata todos os ingredientes por cerca de 2 minutos ou até obter uma pasta homogênea.

Para fazer as almôndegas, meça ½ colher de sopa de pasta, enrole uma bolinha com as mãos e coloque na assadeira untada com azeite. Repita o procedimento com toda a pasta.

Leve ao forno pré-aquecido para assar por 20 minutos. A cada 5 minutos, chacoalhe a assadeira para que as almôndegas assem por igual. Reserve.

CevicheNesta saudável receita, tirinhas de peixe cru

são marinadas no limão. O resultado é uma entra-da leve e saborosa, ideal para uma refeição leve para um dia de calor.

Ingredientes:200g de filé de salmão selvagem200g de filé de linguado1 ½ xícara de suco de laranja lima1 xícara de suco de limão1 xícara de tomate cereja1 cebola roxa picada4 colheres de sopa de azeite

orégano à gostoSal e pimenta do reino

Modo de preparo:Numa tábua, corte os peixes, o sentido do

comprimento em tiras de 1cm de espessura. Co-loque-as numa tigela e regue com metade do suco de laranja e com o suco de limão. Cubra com filme e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos.

Corte os tomates-cerej ao meio. Pique fino a cebola.

Após 1 hora e 30 minutos, retire o peixe da geladeira e acrescente a cebola e os tomates cere-ja. Leve á geladeira por mais 30 minutos.

Em seguida retire todo liquido qye se formou. Tempere com azeite, sal, pimenta do reino, oréga-no, coentro e o restante do suco de laranja. Mistu-re delicadamente para não quebrar o peixe e sirva a seguir.

Moqueca com leitede coco caseiroIngredientes:400 g de cação (ou o peixe de sua preferên-

cia) 2 dentes de alho 1 cebola pequena 1/2 pimentão vermelho sem sementes 2 tomates 2 colheres (sopa) de azeite 200 ml de leite de coco 1 colher (sopa) de coentro picado 1 colher (chá) de sal 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo:1. Numa tábua, pique o alho e a cebola. Corte

os pimentões e os tomates em cubinhos e o peixe em pedaços grandes. Reserve.

2. Leve uma panela com o azeite ao fogo médio. Junte a cebola, o alho e os pimentões e re-fogue por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o tomate, o leite de coco, 1/2 xícara (chá) de água e mexa bem. Coloque o peixe, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 15 minutos.

3. Transfira para uma travessa e salpique com o coentro. Sirva quente

Ainda não sabe fazer leite de coco caseiro, dê uma espiada no vídeo que a Priscila gravou no canal nutribruxa: https://www.youtube.com/wat-ch?v=i9Fm53vb78k

Bolinho de peixe com inhameIngredientes:300g de peixe branco (filé de linguado, por

exemplo) picado em cubinhos300g de inhame cozido e amassado com garfo½ xícara de folha de beterraba refogada2 colheres de cebola picada2 colheres de salsinha bem picada2 colheres de azeite½ limão espremidoSal

Modo de preparo:Misture todos os ingredientes e faça bolinhos.Em uma assadeira untada com azeite coloque

os bolinhos e leve ao forno médio por 20 minutos até dourar.

Peixe com crosta crocanteIngredientes6 filés de peixe branco (robalo, pescada ou

qualquer um de sua preferência)2 limões2 dentes de alho1/2 xícara de castanha do pará2 colheres de sopa de chia3 colheres de sopa de farinha de linhaça dou-

rada ou farinha de coco1 punhado de ervas frescas como tomilho ou

manjericão2 ovos

Modo de preparo:Deixe os filés temperando no limão e alho por

um tempo.Triture as castanhas com a chia, a linhaça e

as ervas no mixer por alguns segundos (não triture por muito tempo para que fiquem pedaços maior-zinhos).Passe os filés no ovo batido e depois passe na crosta. Leve ao forno e deixe até dourar.

Peixe na couve compurê de banana da terraIngredientes:150g a 200g de filé de anchova sem pele (ou

vermelho)2 folhas inteiras de couve (tirar o talo do

meio)½ limão sal

pimentaazeite

Purê de banana da terraIngredientes2 bananas da terra3 colheres (sopa) de leite de cocosal1 colher (sopa) de óleo de coco ou ghee

Vinagrete de coentroIngredientes:½ tomate sem semente picado em cubos¼ cebola roxa bem picadinha2 colheres (sopa) de coentro picado1 colher (café) de pimenta dedo de moça sem

semente picadasuco de 1 limão 2 colheres (sopa) de azeitesalModo de Preparo:Para o Peixe:

Temperar o filé com limão, sal e pimenta a gosto

Enrole o peixe na folha de couve por intei-ro. Não se deve deixar nenhum pedaço do peixe aparente.

Passar azeite na trouxinha de couve e peixe (em todos os lados para não queimar a couve no forno.

Ponha o peixe para assar a 180˚ graus por mais ou menos 15 minutos (forno pré-aquecido). O tempo vai variar de acordo com o tamanho do filé, espete ele para ver o ponto.

Para o purê de banana da terra:Ferver água e colocar 2 bananas da terra des-

cascadas e cortadas em 3 pedaços para cozinhar por mais ou menos 10 minutos (ou até que esteja bem molinha).

Escorra e bata no liquidificador a banana com uma pitada de sal, pimenta do reino e 3 colheres (sopa) de leite de coco. Se achar que está muito firme, adicione mais leite de coco.

Ponha em uma panela e prove o sal.Coloque 1 colher de sopa cheia de manteiga e

aqueça.

Para o vinagrete de coentro:Misture tudo e reserve

Ensopadinho de chuchucom camarãoIngredientes:1 kg de camarões descascados e limpos (nós

usamos o cinza grande) 4 chuchus 6 tomates maduros 2 cebolas 3 dentes de alho caldo de 2 limões¬ 2 xícaras (chá) de água 4 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de coentro picado sal e pimenta ¬do¬ reino moída na hora a

gosto folhas de coentro para decorar

Modo de preparo: Comece o preparo pelos tomates. Leve uma

panela média com água ao fogo alto. Lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Assim que a água ferver, coloque os tomates e deixe até que a pele comece a se soltar. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo ¬ o choque térmico faz com que a pele se desprenda mais facilmente. A partir do x, puxe a pele e descarte. Repita com todos os tomates.

Lave os camarões sob água corrente, escorra bem e transfira para uma tigela. Regue com o cal-do de limão e deixe marinando enquanto termina de preparar os outros ingredientes.

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Descasque, lave e seque bem os chuchus com um pano de prato limpo ¬ para não escorregar na hora de cortar. Corte cada um em cubos médios, de cerca de 2 cm. Corte ao meio, descarte as se-mentes e pique os tomates em cubinhos.

Sobre uma tigela, passe o camarão por uma peneira e reserve o líquido da marinada. 5. Leve uma frigideira grande com bordas altas (ou uma panela) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os camarões aos poucos, sem cobrir todo o fundo da panela ¬ se colocar todos ao mesmo tempo eles vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta do¬reino e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com ½ colher (sopa) de azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue, por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.

Junte os tomates, tempere com sal e misture, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho ¬ isso vai dar sabor ao mo-lho. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, me-xendo de vez em quando e amassando os cubinhos de tomate com a espátula, até desmanchar.

Regue com a água e o líquido da marinada dos camarões. Misture bem e acrescente os cubos de chuchu. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até o chuchu ficar macio, por cerca de 30 minutos ¬ cuidado para o chuchu não cozinhar demais e desmanchar

Assim que o chuchu estiver cozido, volte com os camarões para a panela. Misture e deixe cozi-nhar por apenas 1 minuto para aquecer. Desligue o fogo acerte o sal e a pimenta do reino, Polvilhe com coentro picado e sirva a seguir.

Quibe de PeixeIngredientes:500 g de pescada limpa½ xícara (chá) de coentro 3 colheres (sopa)

de azeite de oliva 1 ½ cebola cortada em fatias (meia-luas)1 xícara (chá) de trigo fino½ colher (chá) de raspas de laranja ½ colher (chá) de raspas de limão½ xícara (chá) de nozes picadas1 pitada de açúcar

Sal e pimenta-síria a gostoAzeite ou manteiga para untarGomos de limão para acompanhar

Modo de preparo:Preaqueça o forno a 180°C (temperatura

média). No processador de alimentos, bata os filés de

peixe com o coentro. Se não quiser usar o proces-sador, pique bem com uma faca. Reserve.

Leve uma frigideira média com 1 colher de azeite ao fogo baixo. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e uma de açúcar. Deixe cozi-nhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.

Lave o trigo com água, escorra bem e espre-ma com as mãos para tirar o excesso de água. Transfira para uma tigela. Junte o peixe, as raspas, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem e, se preciso, adicione um pouco de água para dar liga.

Unte uma fôrma refratária com óleo. Cubra o fundo da fôrma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada. Espalhe sobre a massa 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos. Sirva o qui-be frio ou quente, acompanhado de gominhos de limão.

Gostou das receitas?Aproveite e pegue mais dicas em nossos sites:

Salmão de gengibre e maracujáhttp://prisciladiciero.com.br/blog/receitas/sal-

maeo-com-gengibre-e-maracuja

Falso peixe à milanesahttp://prisciladiciero.com.br/blog/receitas/fal-

so-file-de-peixe-a-milanesa

Hambúrguer de sardinha e batata docehttp://www.nutrianapaulamartins.com.br/ham-

buguer-de-sardinha-e-batata-doce/

Não deixe de se atualizar, acompanhe nosso site, vídeos e redes sociais.

[email protected]

@pridiciero

www.prisciladiciero.com.br

Priscila: (11) 99788 8134

[email protected]

@nutrianapaulamartins

www.nutrianapaulamartins.com.br

Ana Paula: (11) 98727 2155

Assino o Canal Priscila Di Ciero Oficial no You Tubee fique por dentro das notícias e dicas exclusivas

de saúde, alimentação saudávele muito mais!